A Ford anunciou uma atualização da Assistência de Emergência para os seus veículos equipados com a central multimídia SYNC de primeira geração. A Assistência de Emergência é uma função que liga automaticamente para o serviço de atendimento de… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…urgência, SAMU, por meio de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.

Os modelos da marca equipados com o chamado SYNC 1 incluem o Ka, New Fiesta, Focus, EcoSport e Ranger. Com a atualização, além de informar as coordenadas de GPS para a localização do acidente e envio de socorro, a Assistência de Emergência gera dados sobre o tipo de colisão – frontal,  lateral, traseira ou capotamento –, se houve abertura de airbag, número de cintos afivelados e o delta de desaceleração do veículo.

“Com essas informações, os socorristas conseguem avaliar a gravidade do acidente de acordo com a desaceleração do veículo e também o número de passageiros para prestar o atendimento necessário”, diz Ricardo Bastos, engenheiro de Carros Conectados da Ford.

Para atualizar o SYNC 1, basta informar o número do chassi do veículo no site da Ford, baixar o arquivo de atualização através do link que será fornecido e instalar no SYNC, usando um pen-drive. No site www.ford.com.br, o caminho é Serviços ao Cliente/ SYNC/ Atualização do software do SYNC, ou por este link: https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/sync/#overlay/content/ford/br/pt_br/site-wide-content/overlays/form-overlays/sync-usb-download-vin-search.html.

Outra opção é fazer a atualização no distribuidor Ford.

Caso real
Um caso real ocorrido em julho ajuda a mostrar a utilidade da Assistência de Emergência. O estudante carioca Pedro Soares de Moraes bateu seu Ford Ka SEL 1.0 contra um caminhão numa das vias mais movimentadas do Rio de Janeiro e foi socorrido em menos de 10 minutos graças ao equipamento. Depois, ele narrou sua experiência no

“Tive um acidente violento na Avenida Brasil em que o carro sofreu perda total, ficou destruído. Das colunas dianteiras para trás, o habitáculo do carro ficou intacto, assim como a barra de proteção frontal. Eu que estava dirigindo e meu amigo que estava no carona, ambos de cinto, saímos absolutamente ilesos e o sistema SYNC, através do assistente de emergência, enviou o SAMU sem que eu precisasse tocar no meu celular. Cerca de 5 a 10 minutos depois, duas ambulâncias chegavam ao local para prestar o devido socorro. Os sistemas de segurança do carro como um todo funcionaram de forma exemplar”, conta.

O estudante de engenharia, de 21 anos, estuda em Itaguaí, na região metropolitana do Rio, e dirige diariamente 150 km para ir e voltar da faculdade. No dia do acidente, ele retornava ao Rio com um amigo guiando o Ford Ka do seu avô pela faixa central da Avenida Brasil, quando avistou um caminhão à frente.

Ele decidiu mudar para a faixa da direita, mas não viu outro caminhão que trafegava devagar à frente. O Ka atingiu a traseira do caminhão e continuou em movimento até colidir com a mureta de proteção da pista. O forte impacto da colisão foi absorvido pela parte frontal do carro, os airbags foram acionados e Pedro e seu amigo saíram ilesos.

“Eu deixo o celular pareado para ouvir músicas e também porque já sabia da importância da Assistência de Emergência. Também sempre aciono o Bluetooth para atender ligações. Mas não tinha percebido que o SAMU havia sido chamado”, relata Pedro. “Ao verem o estado do carro, os enfermeiros disseram que nós nascemos de novo.”

Além da segurança demonstrada pelo Ka, Pedro ressaltou também o baixo consumo do carro. E completou: “Eu me sinto confiante e seguro, protegido dentro de um veículo da Ford, graças à excelente estrutura e conjunto do produto da marca. Estou aqui para comemorar uma segunda data de aniversário. Eu me mantenho fiel à marca e já adquiri outro veículo da Ford.”

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Ford anuncia atualização da assistência de emergência para veículos com Sync 1