NOVIDADES

Mais de 60 cidades brasileiras darão adeus à TV analógica


by 22 de março de 2018 0 comments

partir da próxima quarta-feira (28), 10 municípios do Maranhão (incluindo a capital, São Luís) e mais 53 cidades do interior de São Paulo, como Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital.

A ação faz parte da transição nacional que vem sendo normatizada e regulamentada pelo governo brasileiro com a ajuda do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007.

‚ÄúA mudan√ßa vem para garantir √† popula√ß√£o mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Al√©m disso, a expectativa √© que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (Emergency Warning Broadcast System) estejam dispon√≠veis em breve‚ÄĚ, afirma o presidente do F√≥rum SBTVD, Jos√© Marcelo.

No entanto, o aspecto mais importante dessa transi√ß√£o ainda est√° por vir. ‚ÄúA chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudan√ßa, ser√° poss√≠vel pensar em trazer para o Brasil tecnologias que j√° s√£o utilizadas ao redor do mundo, como o 4K‚ÄĚ, finaliza Jos√© Marcelo.

Uma das exig√™ncias para que haja o desligamento √© que a maioria dos televisores estejam preparados para receber o sinal digital nas regi√Ķes. De acordo com a Anatel (Ag√™ncia Nacional de Telecomunica√ß√Ķes), entre as cidades que participar√£o do ‚Äúswitch off‚ÄĚ, a recordista √© S√£o Lu√≠s, que soma mais de 92% das resid√™ncias com acesso ao novo sinal.

Para que o usu√°rio tenha uma melhor experi√™ncia ao desfrutar da TV digital, o F√≥rum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numera√ß√£o dos anal√≥gicos. Na pr√°tica, isso significa que os n√ļmeros dos canais permanecer√£o iguais, evitando confus√£o e proporcionando ao telespectador uma melhor experi√™ncia ao assistir a TV aberta.

Confira abaixo a lista das cidades que iniciam o desligamento no dia 28/03:

Região de Bauru: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Pirajuí, Piratininga e Presidente Alves.

Regi√£o de Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, √Ālvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilian√≥polis, Flora Rica, Indiana, Irapuru, Junqueir√≥polis, Martin√≥polis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feij√≥, Ribeir√£o dos √ćndios, Santo Anast√°cio, Santo Expedito e Tarabai.

Regi√£o de S√£o Jos√© do Rio Preto: Adolfo, Altair, Bady Bassitt, B√°lsamo, Cedral, Guapia√ßu, Ipigu√°, Jaci, Jos√© Bonif√°cio, Mendon√ßa, Mirassol, Mirassol√Ęndia, Neves Paulista, Nova Alian√ßa, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales, S√£o Jos√© do Rio Preto e Ubarana.

Munic√≠pios do Maranh√£o: Alc√Ęntara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Pa√ßo do Lumiar, Raposa, Ros√°rio, S√£o Bento, S√£o Jos√© de Ribamar e S√£o Lu√≠s.

Fonte: Portal Vida Moderna

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.