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Medidas de segurança causam queda de produtividade para 91% dos profissionais

 

… políticas de gestão de acesso baseadas no contexto em que as organizações se inserem – no lugar das políticas genéricas, com base em estatísticas de acesso – poderia aumentar a produtividade dos colaboradores, sem comprometer a segurança da informação.

Embora quase 100% dos profissionais de TI entrevistados reconheçam os benefícios de uma abordagem de segurança baseada no contexto, apenas 28% afirmaram que suas organizações adotam totalmente esse tipo de política. Mais de 60% indicaram que a falta de conhecimento sobre essa tendência representa a maior barreira para a adoção desses modelos nas empresas.

“O crescimento dos ataques e dos casos de vazamento de informações criaram um cenário no qual as empresas acabaram, muitas vezes, criando políticas de segurança tão restritivas, que não permitem que os colaboradores tenham acesso a informações essenciais”, afirma Vladimir Alem, Gerente de Marketing da Dell Security para América Latina. “O que esse estudo mostra é que, cada vez mais, as organizações vão ter de buscar um equilíbrio, ao criar políticas que permitam ao usuário ter os dados necessários para seu trabalho, sem afetar a produtividade dos negócios e a segurança da informação”, complementa.

Boa parte do problema com as políticas atuais de gestão de acesso ocorre pelo fato de que a abordagem se baseia em riscos pontuais e em ambientes que hoje são divididos em silos. O fato de as organizações criarem diferentes senhas de acesso para tudo – com múltiplos fatores de autenticação -, somada a regras específicas para trabalhadores remotos, BYOD (na qual os profissionais trazem dispositivos pessoais para o trabalho) e proteção contra ameaças externas resulta em políticas ruins, que afetam a produtividade e expõem a empresa ainda a mais riscos – na medida em que os profissionais buscam alternativas de acesso.



Outras descobertas

• Mais de 90% dos entrevistados das áreas de negócio usam várias senhas diariamente e 92% consideram que são impactados de forma negativa quando há a exigência de uma segurança adicional para o trabalho remoto

• Ao analisar as alterações feitas em políticas de segurança corporativa nos últimos 18 meses, mais da metade dos profissionais dizem que isso impactou negativamente o trabalho do dia-a-dia

• Quase 70% dos profissionais de TI dizem que os funcionários buscam alternativas para evitar medidas de segurança impostas pela TI e que isto ainda aparece como um dos maiores risco para a organização.

 

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