Home Notícias Corporativas Microbiologia apoia gestão da qualidade na produção de cerveja

Microbiologia apoia gestão da qualidade na produção de cerveja



A indústria cervejeira nacional cresceu nos últimos anos, chegando a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que configura um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020. Mais do que nunca, a gestão da qualidade, a fim de evitar contaminações, tornou-se um diferencial crítico.

É preciso ter acesso rápido a informações precisas durante a produção e pós-embalagem, para manter a qualidade do produto, proteger a imagem da marca e a saúde do consumidor.

A bioMérieux apresentará um portfólio de soluções em microbiologia para apoiar esse mercado, fruto de décadas de experiência na detectação de micro-organismos em produtos alimentícios, na Brasil Brau 2022 – XVI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que será realizada em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 1º de junho.

A feira é o maior evento da indústria cervejeira no país e reúne toda a cadeia produtiva do setor, incluindo tecnologias, produtos e serviços. Além do congresso, que reunirá palestrantes de sete países, o evento conta também com o Brewer Lounge, um espaço informal, dedicado à apresentação de conteúdo com novas abordagens onde, a convite da bioMérieux, o especialista Rodrigo Elizalde fará a palestra ‟Brindando com Confiança”.



Em seu estande, a bioMérieux irá apresentar ao público um portfólio de ferramentas de detecção de micro-organismos que pode ser usado por cervejarias de todos os portes, em várias aplicações e estilos de cerveja.

Cada produto tem como alvo um micro-organismo prejudicial à cerveja que, se não for detectado durante a produção, pode afetar a qualidade do produto e a reputação da marca. Essa solução inclui testes direcionados a uma ampla variedade de micro-organismos, como Lactobacillus, Pediococcus e Pectinatus, cujas origens podem estar na matéria prima (água, lúpulo, malte), na própria linha de produção, no ambiente e até mesmo nas pessoas.

Os métodos tradicionais de teste de qualidade, se implementados corretamente, podem até identificar problemas, mas não conseguem fazê-lo com rapidez e eficiência. Informações atrasadas levam a decisões de qualidade reativas feitas após o dano já ter ocorrido. Além disso, essas tecnologias normalmente exigem fluxos de trabalho complicados, caros e difíceis de usar, e os resultados dos testes podem ser ambíguos em relação ao risco de deterioração de um micro-organismo específico.

Por tudo isso, detectar a presença de deteriorantes em tempo real é fundamental para evitar a contaminação das instalações, retenções de produtos ou o envio de cerveja que traga risco ao consumidor.

Mais informações e inscrições: https://brasilbrau.com/

Atuante na área de diagnóstico in vitro há mais de 55 anos, a bioMérieux desenvolve soluções de diagnóstico (sistemas, reagentes, software, serviços) que determinam a origem da doença e o tipo de contaminação. Seus produtos são utilizados principalmente para o diagnóstico de doenças infecciosas. Eles também são usados para detectar micro-organismos em produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.

De origem francesa, a bioMérieux está presente em 44 países e fornece a mais de 160 países com o apoio de uma rede de distribuidores.

Microbiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cervejaMicrobiologia apoia gestão da qualidade na produção de cerveja

Previous articleCooperativa gera retorno de R$ 12 milhões para seus cooperados
Next articleFerramentas low-code auxiliam na produtividade dos colaboradores
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna