Home Cultura Noites de verão: como dormir melhor na estação mais quente do ano

Noites de verão: como dormir melhor na estação mais quente do ano

Confira cinco dicas para garantir um despertar mais tranquilo mesmo no calor

A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, vem aquela dificuldade para ter uma noite de sono tranquila e reparadora que afeta muitas pessoas. As altas temperaturas tornam mais difícil para o corpo dissipar o calor e esfriar antes de dormir. Por esse motivo, as noites quentes e úmidas de verão podem dificultar o adormecimento e o sono contínuo, reduzindo a sua eficiência.

“O calor pode interromper o tempo que passamos em cada estágio do sono, que são essenciais para regular os processos metabólicos e hormonais do corpo e contribuem com a eliminação de toxinas e o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, ter uma boa alimentação à noite e resfriar o corpo são só algumas práticas que ajudam a ter um sono contínuo e de qualidade”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma.

Mas, afinal, como despertar pela manhã se sentindo renovado nesse calorão? Confira cinco dicas! 

Mantenha o quarto fresco
Manter as janelas e cortinas fechadas durante o dia é uma maneira eficaz de evitar que o quarto aqueça com a luz do sol. Você ainda pode abrir as janelas de manhã cedo e à noite para ajudar o vento a circular e deixar o ambiente mais fresco.

Encontre um bom colchão
A temperatura do nosso corpo cai 1,5 graus Celsius quando atingimos o estágio de sono profundo. No entanto, em noites de verão extremamente quentes, chegar a esse estágio pode ser impossível. Por isso, investir em colchões tecnológicos com isolamento térmico que ajudam a regular a temperatura corporal é uma boa opção para as noites mais quentes.



Refresque-se com um banho antes de dormir
Tomar uma ducha com a água mais quente antes de dormir pode induzir um sono melhor, fazendo com que a temperatura corporal central diminua. O calor faz com que os vasos sanguíneos em nossas mãos e pés se dilatem, permitindo que o corpo elimine o excesso de calor corporal e permaneçam mais frios.

Atenção à alimentação
Uma refeição farta antes de dormir pode dificultar o esfriamento do corpo, que ainda estará digerindo a comida. Além disso, alimentos picantes aumentam a temperatura corporal, e o álcool pode causar suores noturnos que diminuem a qualidade do sono.

Resfrie pontos de pulsação
Pulsos, têmporas e pernas são algumas áreas que, quando mantidas em local fresco, ajudam a reduzir a temperatura geral do corpo. Se você está sofrendo com o calor, tente jogar um pouco de água nesses pontos para um alívio imediato.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articleVai sair de férias? Confira 10 dicas para descansar seu cérebro nas próximas semanas
Next articlePlural, híbrido e conectado: o que esperar do Marketing em 2022