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Empresa de soluções de logística cresce 50%

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A Meu Locker, especializada em soluções de hardware e software para logística de distribuição, registrou um crescimento de 50% em 2024. A empresa, que tem como objetivo coordenar o fluxo de mercadorias, peças e insumos, viu sua expansão impulsionada pelo sistema de lockers personalizados, com atuação no Brasil e em quatro países da América Latina: Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina. A empresa oferece uma solução para o desafio da logística de e-commerce, proporcionando flexibilidade, segurança e conveniência para consumidores e empresas

Com mais de 1.230 equipamentos instalados, cada um com capacidade mínima de dez portas, a empresa processa aproximadamente 3.500 entregas por dia em todo o Brasil. O sistema de lockers permite que os produtos cheguem aos consumidores com flexibilidade e segurança, mesmo quando eles não estão em casa para receber as encomendas. A solução é integrada a plataformas de e-commerce, condomínios e grandes empresas, como CNH, Neodente e Nespresso, que utilizam o sistema para gerir estoques e facilitar o fluxo de mercadorias.

“Nosso equipamento, junto com nossos softwares, cria um entreposto logístico, ou seja, um local temporário de entrega no meio do trajeto. Essa simples questão permite concentrar locais de entrega em um só ponto e flexibiliza, para o destinatário, a data e hora da retirada. Esse fator leva a uma grande economia logística e uma boa experiência de compra aos destinatários finais,” afirma Gabriel Peixoto, CEO da empresa.

O mercado de lockers personalizados vem crescendo no Brasil, e a Meu Locker se destaca como empresa mineira no segmento. Com duas rodadas de investimento que somam R$ 5 milhões, a empresa reinveste anualmente R$ 1,2 milhão em tecnologia e equipamentos para continuar inovando e ampliando sua presença.

O modelo de lockers personalizados é utilizado em rede pública, como os Correios, na qual os consumidores não pagam pela utilização, e em condomínios, que pagam pela gestão de encomendas, como lavanderias e subserviços. A flexibilidade do sistema, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, oferece comodidade e segurança tanto para empresas quanto para consumidores finais.

Com um time direto de 22 colaboradores e cerca de 50 profissionais indiretos, a empresa tem investido fortemente para consolidar sua presença no mercado.

 



Qualidade de vida é principal fator de motivação no trabalho

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O equilíbrio entre vida pessoal e profissional se tornou, pela primeira vez em 22 anos, a principal prioridade para trabalhadores, representada por 83%, superando a tradicional importância do salário, que detém 82%, de acordo com dados da pesquisa Randstad Workmonitor 2025.  

O estudo ouviu mais de 26 mil profissionais em 35 países e concluiu que a remuneração continua a ser importante, mas atualmente os talentos têm expectativas multifacetadas. A análise indica uma mudança nas prioridades no ambiente de trabalho, pautadas nos pilares Porquê, Quem e Como.

Kaleb Costa, coordenador de Projetos da SISQUAL® WFM, empresa especializada em soluções de Gestão da Força de Trabalho, acredita que a pandemia de COVID-19 desempenhou um papel fundamental nessa mudança de perspectiva, a partir da adoção do trabalho remoto.

“Muitas pessoas passaram a refletir sobre o tempo perdido com deslocamentos, perceberam que é possível manter a produtividade fora do ambiente corporativo tradicional, e passaram a valorizar ainda mais os momentos com a família e o cuidado pessoal”, pontua o especialista.

Para o coordenador de projetos da SISQUAL® WFM, a experiência em sociedade levou a uma mudança profunda de prioridades, em que o bem-estar passou a ser mais valorizado do que o status profissional ou a remuneração.

“O ineditismo do equilíbrio entre vida pessoal e profissional como prioridade é uma nova tendência do mercado de trabalho, após um período crítico de pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais seu tempo e, com isso, buscar mais equilíbrio entre o pessoal e o profissional”, afirma Costa.

De acordo com a pesquisa, o Porquê é uma motivação personalizada, ou seja, um alinhamento de valores entre empresa e empregado. Em 2025, 48% dos entrevistados não aceitariam emprego em uma empresa com valores diferentes dos seus. Em 2024, esse índice era de 38%.

Já o pilar Quem refere-se ao sentido de comunidade e o desejo de pertencer. Segundo dados do estudo, oito em cada dez entrevistados afirmam que um sentido de comunidade os ajuda a ter um melhor desempenho no trabalho e 44% já se despediram de um emprego por causa de uma cultura tóxica.

Por fim, o Como é definido pelo estudo como as oportunidades geradas a partir do desenvolvimento de competências. O relatório apontou que, em 2024, 29% dos trabalhadores se demitiriam se não fossem oferecidas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, enquanto em 2025 o percentual subiu para 41%, e 44% não aceitariam um emprego sem oportunidades de desenvolver competências relevantes para o futuro.

Fator motivador para o trabalho no cenário brasileiro

A pesquisa da Randstad revela que, no Brasil, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal está empatado como principais fatores de motivação para os trabalhadores brasileiros, o índice é de 92% para ambos os aspectos. No entanto, a flexibilidade dos horários de trabalho é um fator importante para 83% dos brasileiros, índice acima da média global de 73%.

Kaleb Costa observa que, no contexto do mercado brasileiro, as respostas refletem uma insatisfação crescente dos profissionais. “As políticas ultrapassadas ainda predominam no mercado de trabalho brasileiro. Fica evidente que muitas empresas precisam se modernizar e adaptar suas práticas às novas expectativas dos trabalhadores”.

O estudo também aponta que os trabalhadores brasileiros estão mais propensos a deixar um ambiente de trabalho tóxico do que a média global, já que o índice de brasileiros que se demitiram de um emprego devido a um ambiente de trabalho tóxico é de 53%, enquanto a média mundial chega a 44%.

Além disso, 58% dos entrevistados brasileiros afirmam que não aceitariam um emprego em uma empresa cujos valores sociais ou ambientais não estivessem alinhados com os seus. 

“No passado, o mercado de trabalho brasileiro era fortemente impulsionado por oportunidades salariais. Um aumento de apenas 10% oferecido por outra empresa já era, muitas vezes, suficiente para que um colaborador optasse por mudar de emprego”, lembra Costa.

Todavia, o especialista ressalta a importância da valorização dos colaboradores para a retenção de talentos. “Hoje, no entanto, com os efeitos da globalização e a evolução das relações de trabalho, as empresas que desejam reter bons profissionais precisam ir além da remuneração. Investir em inovação, bem-estar e valorização humana tornou-se essencial para construir ambientes mais atrativos e sustentáveis”.

Para Costa, a adaptação contínua das políticas de gestão de pessoas é uma necessidade. “É fundamental que as empresas estejam dispostas a revisar e atualizar constantemente suas políticas de gestão de pessoas, desde a criação de um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo, até a implementação de programas de desenvolvimento profissional e pessoal que atendam às necessidades e expectativas dos colaboradores”.

O especialista alerta para que as empresas observem e aprendam com boas experiências e referências já consolidadas em outros mercados, especialmente aqueles que têm investido em inovação, bem-estar e valorização humana. Ele destaca um passo importante: identificar se as ações implementadas estão, de fato, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para os colaboradores.

“As empresas podem medir e avaliar o sucesso de suas iniciativas por meio de indicadores como taxa de absenteísmo e de turnover, de aplicação de pesquisas de clima organizacional e de satisfação, além do acompanhamento da adesão e uso efetivo dos benefícios relacionados ao bem-estar”, orienta o coordenador de Projetos da SISQUAL® WFM.

Para mais informações, basta acessar: sisqualwfm.com/



Franquias de food service registram crescimento de 16%

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Em 2024, as franquias de food service obtiveram um crescimento de 16,1% no faturamento no Brasil, alcançando mais de R$ 46 bilhões, revela uma pesquisa elaborada e divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O segmento de food service abrange os estabelecimentos que vendem alimentos para consumo fora de casa, como restaurantes, lanchonetes, delivery, pizzarias, entre outros. 

Segundo a ABF, alguns fatores ajudam a explicar o crescimento registrado em 2024. Entre eles, o movimento contínuo de retorno ao trabalho presencial (que estimula a alimentação fora de casa), aumento da massa salarial e do consumo de produtos de maior valor agregado.

“Esse crescimento reflete um movimento natural de retomada e adaptação do setor. No nosso caso, percebemos que os consumidores estão mais conscientes em relação à alimentação e, ao mesmo tempo, buscam praticidade no dia a dia. Franquias que oferecem produtos saudáveis, com processos bem definidos e operação enxuta, conseguiram crescer com consistência”, afirma Filipe Falcão, sócio-diretor da Sucão, franquia de alimentação saudável.

Além disso, de acordo com o empresário, há o movimento de profissionalização dos franqueadores, com suporte mais estruturado, uso de dados na tomada de decisão e um olhar estratégico para canais como delivery e aplicativos próprios, o que contribui para o bom desempenho.

“Automação e inteligência artificial (IA) deixaram de ser tendência e se tornaram ferramentas essenciais na operação. Hoje conseguimos prever demanda, ajustar estoques em tempo real e criar campanhas de marketing personalizadas com base no comportamento do cliente. Isso gera eficiência, reduz desperdício e melhora a experiência do consumidor, que percebe uma entrega mais ágil e precisa”, detalha Falcão.

Expectativas

Para 2025, a ABF mantém uma expectativa de crescimento para as franquias em geral, embora mais conservadora em decorrência de fatores como incertezas no campo internacional e pressão inflacionária sobre o poder de compra da população. O crescimento estimado do faturamento é de 8% a 10%, sinaliza a entidade.

Diante desse cenário, Falcão destaca a importância de ter atenção ao que os consumidores esperam em termos de conveniência, qualidade e atendimento. 

“O cliente de 2025 quer agilidade, mas sem abrir mão da qualidade e da personalização. Ele espera ser bem atendido tanto na loja física quanto no delivery. Por isso, é necessário investir muito em treinamento, padronização dos processos e tecnologia para que cada ponto de contato com a marca seja consistente. A conveniência também passa por cardápios mais claros, combos inteligentes e até embalagens que facilitam o consumo no dia a dia corrido”, exemplifica.

Falcão aponta ainda a digitalização e o marketing de influenciadores como elementos que ajudam as franquias de food service a expandir negócios. “É possível testar um novo produto em diferentes mercados, entender a aceitação, ajustar o portfólio e atrair investidores interessados em novas regiões”, afirma. 

O marketing de influenciadores, por outro lado, ajuda a gerar autoridade e desejo pela marca. “Quando bem feito, com criadores alinhados aos valores da franquia, ele aproxima a marca do público de forma autêntica”, diz Falcão.

“Acredito que o maior desafio — e também a maior oportunidade — das franquias hoje é crescer sem perder a essência. Escalar mantendo o sabor e os valores. O consumidor está cada vez mais exigente, e isso é ótimo, porque nos obriga a evoluir”, reflete.

Para saber mais, basta seguir a empresa no Instagram:
https://www.instagram.com/sucao.br/#



Marca: falta de registro pode levar à perda de exclusividade

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De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Brand Finance, a Global 500 2025, a Apple lidera o ranking que classifica as marcas mais valiosas do mundo. A empresa tem um valor estimado em US$ 574,5 bilhões, seguida pela Microsoft, que ocupa o segundo lugar, com um valor de US$ 461,1 bilhões. Além da Apple e da Microsoft, o Google aparece na terceira posição, enquanto a Amazon ocupa o quarto lugar e o Walmart, o quinto. 

Para a advogada Fabiola Melo, o que essas cinco marcas têm em comum, além do investimento em marketing, são a inovação, a qualidade e as estratégias de mercado. Ela explica que construir uma marca sólida é um processo que pode levar anos e exige um investimento constante. 

“De nada adianta uma identidade visual bem construída ou um nome bem elaborado, gastos com branding se a marca não consegue gerar credibilidade no mercado. É por este motivo que um bom investimento começa com um passo simples, porém, nem sempre, o mais utilizado desde o início da concepção deste ativo: o registro”, detalha.

A profissional alerta que apenas o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) gera exclusividade.

Ainda segundo Fabiola, o fato de empresas de grande porte e estrangeiras serem as que mais possuem registros de marcas pode gerar a impressão de que esse processo é importante apenas para grandes empresários. 

“Para desconstruir esse mito, é primordial compreender o processo de registro e os riscos envolvidos na ausência dele para perceber que todo negócio deveria contemplar o registro do seu nome ou de sua identidade visual desde o início. Se empreender é arriscado, fazê-lo sem segurança jurídica é um cenário ainda pior”, frisa.

Riscos de investir em branding sem registro

A advogada reforça que investir em branding sem antes registrar a marca pode colocar o negócio em risco. Ela elenca as principais consequências: “Sem o registro, sua marca pode ser usada indevidamente por terceiros. O pedido de registro já permite certa proteção, mas não garante o direito definitivo. Antes de notificar terceiros, é preciso cautela e análise do cenário”. 

Investir em uma marca sem antes verificar sua disponibilidade no INPI pode gerar prejuízos, o empresário corre o risco de usar, sem saber, uma marca já registrada, o que pode resultar em conflitos legais, perda de tempo e gastos financeiros. 

“Você pode acabar perdendo todo o investimento feito e precisar começar do zero. Criar uma nova marca envolve custos altos, incluindo o que já foi gasto com marketing e o rebranding. Para qualquer empresa — especialmente as que estão começando — evitar gastos desnecessários é essencial, pois os custos podem impactar diretamente a competitividade do negócio”, alerta.

De acordo com Fabiola, o registro tem validade de dez anos e pode ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, além de proteção em todo território nacional. “Empreender já é um processo, por si só, desafiador. Portanto, empreender sem segurança jurídica pode ser um fator decisivo para o não sucesso do negócio. Nesse cenário, a ausência do registro de marca pode trazer prejuízo, perda de oportunidades, além de outros transtornos desnecessários”, conclui.

Para mais informações sobre registro de marca, basta acessar: www.fabiolamelo.com.br 



YellowIpe conecta empresas a talentos globais de TI

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Uma empresa abre um processo seletivo para contratar profissionais da área de tecnologia da informação (TI). Após vários meses de busca e de entrevistas, nenhum candidato com o perfil desejado é encontrado. A situação é comum no mercado: entre 2021 e 2025, o déficit de trabalhadores de tecnologia alcançará o número de 530 mil no Brasil, segundo o Google for Startups

Diante desse cenário, a YellowIpe, uma empresa portuguesa fundada por brasileiros, atua prestando consultoria de TI. A companhia ajuda outros negócios a encontrar mão de obra qualificada e a desenvolver seus projetos. Entre os serviços oferecidos pela empresa, estão: Recrutamento e Seleção de Profissionais de TI (Alocação e Hunting), Squads Dedicados, Fábrica de Software, Fábrica de Teste, Soluções de Segurança, Soluções de Big Data & Analytics, IA & Machine Learning e Desenvolvimento de Sistemas Web e Apps.

“A escassez de profissionais de tecnologia é um desafio global que afeta empresas de todos os setores. Na YellowIpe, enxergamos esse cenário como uma oportunidade de oferecer soluções para suprir essa lacuna de talentos. Nossa presença internacional e modelo de negócios flexível tem como objetivo acessar e alocar profissionais qualificados com agilidade”, afirma Vinicius Simionato, CEO da empresa.

De acordo com dados internos da empresa, a companhia conta com mais de 400 colaboradores totais, sendo 150+ funcionários internos e mais de 250 profissionais alocados globalmente, distribuídos em três centros de desenvolvimento. “Nossa capacidade de entrega alcança mais de 50.000 horas mensais em projetos, atendendo mais de 85 clientes enterprise através de 30+ projetos ativos simultaneamente. Além disso, temos um banco de talentos que ultrapassa 50.000 profissionais, fazendo com que a gente consiga manter uma taxa de retenção de clientes de 97%, realizando, em média, 45 novas alocações por mês”, conta Simionato. 

“Nossa operação permite um setup médio de equipes em apenas 15 dias, contribuindo para um crescimento anual sustentável de 40%”, acrescenta. 

De acordo com o CEO, a empresa busca suprir a demanda por meio de um modelo híbrido que combina alocação de times especializados e desenvolvimento de soluções tecnológicas personalizadas. 

Ele dá o exemplo de um cliente da área da saúde atendido pela YellowIpe. A empresa buscava desenvolver um aplicativo para iOS e Android, mas estava com dificuldade em encontrar desenvolvedores especializados no Brasil dentro do orçamento.

Com o auxílio da YellowIpe, foram recrutados desenvolvedores de iOS da Polônia, especialistas em Android de Portugal e arquitetos de software do Brasil. O resultado foi a entrega do aplicativo para ambas plataformas em um período de quatro meses. 

“Nosso modelo de times sob demanda permite que os clientes acessem os perfis de que precisam, por períodos determinados, sem a necessidade de contratações permanentes. Isso busca garantir agilidade, redução de custos e maior foco no core business. Além disso, nossas soluções customizadas são desenvolvidas com base nas necessidades específicas de cada cliente, com foco em entregar resultados mensuráveis”, detalha o CEO da YellowIpe.

Simionato diz que o modelo de trabalho da empresa tem como premissa permitir uma redução de 30% a 40% dos custos que o cliente teria com uma contratação local e eliminar também os custos com infraestrutura e uma gestão convencional de recursos humanos (RH). 

O empresário lembra que a tendência é que a escassez de mão de obra continue nos próximos anos. “O cenário projetado pela McKinsey de 1 milhão de vagas em TI não preenchidas no Brasil até 2030 é preocupante. Acreditamos que esse déficit de talentos digitais será um dos principais desafios para as empresas nacionais manterem sua competitividade”, avalia.

Na sua visão, as empresas precisam estar preparadas para atuar nessa realidade, buscando expertise global e modelos ágeis para suprir a demanda crescente por profissionais qualificados.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/yellowipe.io/, https://www.linkedin.com/company/yellowipe/?viewAsMember=true ou https://www.yellowipe.io/



SPAR Brasil conquista prêmio internacional no SHOP! Global Awards 2025

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A SPAR Brasil, empresa especializada em soluções de merchandising para o varejo, foi uma das vencedoras da edição 2025 do SHOP! Global Awards, premiação internacional promovida pela SHOP! Association, entidade com sede nos Estados Unidos. A companhia brasileira foi reconhecida na categoria Visual Merchandising & Window Dressing pelo projeto “Casa de Neve: Cuidado Intenso para o Inverno Perfeito”, desenvolvido para a marca de cosméticos NIVEA.

O anúncio ocorreu em 9 de abril, na Carolina do Norte (EUA), durante cerimônia que reuniu cases vencedores de premiações regionais afiliadas, como o Prêmio POPAI Brasil. Os projetos selecionados concorreram em categorias internacionais, avaliados por um painel de jurados de diversos países, com critérios que consideraram inovação, impacto no ponto de venda, estratégia de ativação e execução criativa.

A instalação premiada, montada na loja Ikesaki, em Santo André (SP), destacou-se pela ambientação temática de inverno, com um chalé de caixas de papelão e elementos decorativos produzidos com materiais recicláveis e biodegradáveis. A ação buscou aliar impacto visual e responsabilidade ambiental, reforçando a identidade da marca NIVEA e criando um ponto de interação sensorial para os consumidores.

Esta é a segunda premiação consecutiva da SPAR Brasil em edições internacionais do SHOP! Global Awards com projetos da NIVEA. Em 2024, a companhia foi reconhecida na categoria Field & In-Store Promotion pela mesma premiação.

O desempenho da empresa busca acompanhar o avanço das ativações físicas no varejo, que seguem relevantes mesmo com o crescimento das vendas digitais. 



Aumento das taxas para cidadania italiana gera protestos

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O recente Projeto de Lei Orçamentária de 2025, que propõe uma taxa de 600 euros para cada requerente nos processos de reconhecimento da cidadania italiana, tem gerado reações intensas entre juristas e especialistas na área. A medida é considerada um obstáculo financeiro significativo para descendentes de italianos que buscam formalizar seus direitos, especialmente aqueles de países com economias instáveis, e pode afetar o acesso à cidadania de forma desproporcional. Atualmente, é cobrada uma taxa de 545 euros (cerca de R$3.350) por processo.

Segundo o advogado da Bonato Cidadania, o italiano Giovanni Bonato, a proposta do governo é colocar uma taxa de custos judiciais de 600 euros para cada requerente que entra em um processo, ainda que ele seja feito de forma coletiva, conjunta. “Isso é uma novidade, porque o valor da causa que determina o das custas na Itália sempre foi calculado por processo e nunca por requerente. O que estão tentando fazer é discriminar os ítalo-descendentes, lucrando com eles”, afirma.

“Foram apresentadas agora 4.500 emendas para modificar a lei orçamentária, e veremos se a proposta de suprimir e eliminar esse aumento de custos nos processos de cidadania será acolhida. Veremos isso nos próximos dias, nas próximas semanas, porque a definição da lei orçamentária será no final de dezembro. Precisamos lutar para que essa proposta seja eliminada, pois poderia inviabilizar o processo de cidadania para milhões de pessoas, que enfrentariam uma barreira econômica”, conclui.

Especialistas apontam que a nova proposta de contribuição unificada pode impactar o acesso à cidadania italiana para descendentes, ao introduzir uma taxa que pode representar um desafio econômico adicional. Segundo eles, a medida poderia afetar o reconhecimento da cidadania italiana para pessoas que já enfrentam obstáculos financeiros e burocráticos, além de suscitar discussões sobre possíveis implicações em princípios constitucionais, como igualdade de tratamento e direito de defesa.



Brasil registra 17 milhões de diabéticos e debate estética segura

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Pesquisas mostram que no Brasil existem aproximadamente 17 milhões de diabéticos. No ranking mundial, o país ocupa a quinta colocação em número de casos em 2021. Além disso, a publicação também menciona que de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 50% da população não sabe que tem a doença – que é silenciosa e se desenvolve ao longo do tempo. Dados divulgados na décima edição do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 74 milhões de casos.

Além de ter números expressivos, a doença exige uma série de cuidados específicos para garantir o bem-estar e a qualidade de vida. Quando se trata de procedimentos estéticos, a dúvida comum é se pessoas com diabetes podem realizá-los com segurança. De acordo com a biomédica especializada em estética integrativa e ortomolecular, Karine Maia, a resposta é sim, desde que os pacientes adotem medidas de segurança e estejam com os níveis de glicose controlados.

Para pacientes diabéticos, o controle rigoroso dos índices de glicose é essencial antes de se submeterem a qualquer procedimento estético, seja ele invasivo ou não. “A diabetes não é uma contraindicação absoluta, mas demanda uma avaliação cuidadosa. É fundamental que o paciente esteja com a glicose bem controlada e que haja uma comunicação clara entre ele e os profissionais de saúde envolvidos”, explica a biomédica. Ainda segundo ela, essa abordagem diminui os riscos de complicações, como infecções e dificuldades de cicatrização, e permite que o procedimento seja realizado com mais tranquilidade.

Karine Maia também orienta que, além do controle glicêmico, os pacientes diabéticos devem informar seu histórico de saúde e tratamentos contínuos aos especialistas em estética. Esse compartilhamento de informações contribui para que o procedimento seja ajustado às condições de saúde do paciente, garantindo um resultado seguro e satisfatório. “A estética para diabéticos precisa ser personalizada e integrativa, considerando o organismo como um todo e focando na saúde antes da beleza”, acrescenta a especialista.

“Assim, com os cuidados adequados, pacientes diabéticos podem sim usufruir de procedimentos estéticos, aproveitando seus benefícios sem comprometer a saúde. Esse cenário reforça a importância de profissionais capacitados e de uma abordagem integrada, unindo saúde e bem-estar”, conclui.



Patrus Transportes investe em ESG no transporte de cargas

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De acordo com dados do Observatório do Clima (OC), o Brasil foi o sexto maior emissor de gases do efeito estufa em 2022, com 2,3 bilhões de toneladas brutas lançadas na atmosfera. Diante desse cenário, a Patrus Transportes reforça seu compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, a empresa mineira desenvolve e implementa uma série de iniciativas que visam reduzir o impacto ambiental de suas operações.

Em 2023, a Patrus Transportes investiu cinco milhões de reais em projetos sustentáveis, englobando os pilares ambiental, social e econômico, reafirmando sua missão de promover impactos positivos tanto no meio ambiente como nas comunidades onde atua.

“Como transportadora de carga fracionada, enfrentamos os desafios do setor em termos de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito às emissões de CO pelos caminhões. No entanto, é valor da empresa seguir defendendo a descarbonização do planeta e agindo de acordo com as melhores práticas do ESG. Isso mostra que é possível fazer a diferença, mesmo em setores considerados desafiadores em termos de sustentabilidade”, afirma Marcelo Patrus, presidente da Patrus Transportes.

A empresa se comprometeu com o objetivo Net Zero da B Corp, que estabelece a meta de alcançar neutralidade de carbono até 2030. Juntamente com outras 500 empresas, faz parte de uma rede dedicada a fornecer soluções climáticas para proteger a saúde do planeta para as gerações futuras.

Entre alguns dos projetos da empresa está o Programa Minas Verde, que incentiva a conversão de veículos a gasolina e a diesel para o uso de gás natural veicular (GNV). O GNV é uma fonte energética que emite 96% menos partículas sólidas na atmosfera e oferece uma economia de cerca de 20% em relação ao custo do óleo diesel e outros combustíveis. Desde o início do programa mais de 300 veículos foram convertidos. Além disso, a Patrus Transportes já utiliza carros elétricos para realizar entregas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promovendo uma alternativa eficiente e limpa para o transporte urbano.

Agora, a Patrus transportes, em parceria com a Raízen, está investindo em veículos flex em seu Last Mile, para que todos possam usar o etanol. Com o programa Shell Box, os motoristas são incentivados a abastecer com etanol, visando realizar as entregas de forma mais sustentável. O incentivo varia de acordo com a região e os prestadores de serviço podem ter até R$0,20 de descontos nos postos. Com essa mudança, cada litro de etanol substituindo a gasolina pode reduzir em até 1,5 kg a emissão de CO. São 1.870 veículos no Last Mile no escopo do projeto.

A empresa também investiu na geração de energia renovável, com a instalação de placas fotovoltaicas nos terminais de Montes Claros e Uberlândia, ambos localizados em Minas Gerais. Essa infraestrutura sustentável é capaz de gerar energia suficiente para abastecer integralmente as operações dessas unidades.

Certificações

Com todos esses esforços, em 2018, a Patrus Transportes foi reconhecida internacionalmente pela transparência, responsabilidade e desempenho socioambiental.“Ser uma empresa B Corp vai além de práticas sustentáveis. Representa o nosso compromisso de unir o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento humano e do planeta”, acrescenta Marcelo Patrus.

Em 2021, a empresa aderiu ao Pacto Global Brasil, iniciativa voluntária de responsabilidade social corporativa lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a Patrus Transportes conquistou o selo BV ESG 360, emitido pelo Grupo Bureau Veritas, que certifica as políticas de sustentabilidade e governança corporativa implementadas pela empresa.

A Patrus Transportes também é reconhecida como Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, investindo no bem-estar e desenvolvimento dos seus 3.200 colaboradores.

Sobre a Patrus Transportes

A história da Patrus Transportes começou em 1973, em Belo Horizonte (MG), com o Dr. Marum Patrus. Desde então, a empresa tem conquistado clientes e expandido a atuação pelo país. Hoje, está presente em 11 estados com 95 unidades próprias e franqueadas, atendendo toda a região Sul e Sudeste, além dos estados da Bahia, Sergipe e Ceará. Até o final de 2024, a Patrus Transportes terá realizado 14 milhões de entregas no ano.



Empresa de seguros de vida projeta crescimento em 2025

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O ano de 2024 ainda não terminou, mas já existem empresas se preparando para o ano que vem. Mesmo com as indefinições em torno da movimentação dos juros, da inflação e da performance no próprio setor, a masterClassic, empresa especializada em seguros de vida e assistências 24 horas, projeta um 2025 ousado: a ideia é estabelecer um crescimento em torno de 8% e iniciar uma expansão no setor de tecnologia.

Além de aumentar o faturamento, a companhia pretende reduzir os custos operacionais por meio da introdução de ferramentas capazes de melhorar o tempo de resposta nos procedimentos internos. “Investir em tecnologia permite automatizar esses processos, reduzir os custos operacionais e facilitar a tomada de decisões com base em dados”, esclarece Hélio Loreno, CEO da masterClassic.

Com 34 anos de atuação no mercado, a empresa rompe com a crença de que contratar um seguro de vida e assistências 24 horas é uma tarefa burocrática. “A digitalização de todo o atendimento, sem perder o foco na qualidade, é uma mudança de paradigma do próprio mercado de seguros. Isso melhora a experiência do cliente, garante a segurança dos seus dados e oferece flexibilidade para se adaptar às mudanças de mercado”, afirma.

Atualmente, a masterClassic já consegue operar em todo o território nacional, justamente graças à sua plataforma online. O ambiente facilita o acesso às informações necessárias, mas, garante Hélio, isto não significa que não haja um relacionamento mais humanizado com o cliente. A masterClassic mantém uma equipe de consultores, com a experiência de 34 anos da empresa, para dialogar diretamente com o cliente.

“Estamos vivendo um momento de grande transformação na masterClassic. Somos hoje uma empresa de tecnologia em seguros de vida e assistências 24 horas. Decidimos inovar a forma como conduzimos as vendas no mercado de seguros, adotando novas tecnologias e estratégias que priorizam a experiência do cliente e ofereçam soluções mais ágeis, eficientes e acessíveis”, sustenta o CEO.

Em 2025, afirma, o foco é consolidar as inovações, ampliando a presença no mercado e fortalecendo a confiança dos clientes. Além disso, explica, o atendimento às necessidades individuais é uma tendência com a qual a masterClassic já está familiarizada, mas cujo trabalho tende a ser ampliado no próximo ano.

“Nosso propósito é investir em modernidade no setor de seguros de vida e assistências 24 horas, proporcionando segurança e tranquilidade aos clientes de maneira cada vez mais prática e personalizada”, finaliza.



Interesse masculino por cirurgias plásticas muda mercado

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As mulheres ainda dominam com sobras o mercado de procedimentos estéticos, mas as clínicas especializadas estão longe de desprezar a fatia de homens que recorrem a esses procedimentos. Até porque eles estão em alta. No ano passado, um estudo realizado pela empresa farmacêutica Allergan, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mostrou que 82,5% dos homens no país já estariam abertos a realizar algum procedimento estético.

Isso vai ao encontro do número de cirurgias plásticas que também cresceram no Brasil em 2023. Somente no ano passado, os procedimentos estéticos ultrapassaram os dois milhões de cirurgias, de acordo com projeção da SBCP-SP. Para o cirurgião-plástico Felipe Villaça, que possui uma clínica em Belo Horizonte, o aquecimento do mercado no Brasil se deve também à procura dos homens.

“Já faz alguns anos que nós notamos uma presença mais constante de homens interessados em procedimentos. E as cirurgias plásticas também são para eles. Não é uma exclusividade para as mulheres, ainda que elas sejam uma grande maioria dos pacientes”, analisa o médico. “Enquanto elas buscam por intervenções que valorizam as curvas femininas, os homens buscam principalmente por cirurgias corretivas”, compara.

É o caso da procura por ginecomastia, procedimento que retira o excesso de tecido mamário que eventualmente pode ser comparado com as mamas femininas. Felipe Villaça também cita a rinoplastia, cuja intervenção consiste em ajustar a região nasal. Além disso, a busca pela blefaroplastia também vem sendo recorrente. “Nesta cirurgia, nós retiramos o excesso de pele nas pálpebras, uma condição que tende a ocorrer com o envelhecimento”, afirma o cirurgião-plástico.

“Há um mundo ainda a ser explorado pelos homens entre as cirurgias estéticas. Por inibição ou mesmo um desmazelo físico, muitos ainda dispensam esse tipo de transformação. Mas elas trazem um retorno importante, não apenas para a percepção física como também para a autoestima. O público masculino que se rende aos procedimentos reconhece uma mudança integral e positiva no seu cotidiano”, aponta Felipe Villaça.



Hospital investe R$ 2,5 milhões em terapia hiperbárica

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Com o objetivo de oferecer tratamentos mais modernos e eficientes para seus pacientes, o Hospital São Rafael, de Belo Horizonte, realizou um investimento de R$ 2,5 milhões no serviço de oxigenoterapia hiperbárica. A técnica, que já é amplamente utilizada em hospitais de referência, é especialmente benéfica para o tratamento de diversas condições médicas.

A oxigenoterapia hiperbárica consiste em um procedimento no qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto permanece em uma câmara pressurizada, onde a pressão é de duas a três vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar.

A Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) lista uma série de benefícios que o tratamento pode oferecer após uma cirurgia plástica. Dentre eles estão a redução do risco de complicações, tratamento da necrose de tecidos, recuperação mais rápida e confortável e a minimização de cicatrizes.

O Hospital São Rafael, conhecido por suas cirurgias eletivas multiespecialidades particulares, conta com três câmaras hiperbáricas, que funcionam 24 horas por dia, atendendo pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos e buscam uma recuperação mais rápida e eficaz.

Flávia Nápoles, diretora executiva do Hospital São Rafael, ressalta que o serviço é uma prova do investimento contínuo da unidade hospitalar, que busca oferecer tecnologia de ponta disponibilizando a medicina hiperbárica em favor dos usuários. “A ampliação dos nossos serviços com a terapia hiperbárica demonstra nosso compromisso em proporcionar um aumento da qualidade de vida do paciente recém-operado. Este investimento visa não apenas aperfeiçoar os tratamentos, mas também assegurar uma recuperação mais confortável e ágil”, afirma Flávia Nápoles.



Facetas e coroas de porcelana revitalizam a estética dental

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A busca por um sorriso esteticamente agradável e funcional é cada vez mais comum. Para atender a essa demanda, a odontologia oferece diversas soluções, entre elas as facetas e coroas de porcelana. No Brasil, a busca pelo melhor “sorriso” é grande. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), são cerca de 12 milhões de brasileiros que frequentam o cirurgião-dentista em busca de uma maior qualidade de vida, além da autoestima.

“Elas são soluções eficazes e amplamente utilizadas na odontologia estética para melhorar a aparência dos dentes e devolver a confiança no sorriso. Ambas as técnicas oferecem benefícios funcionais e estéticos, sendo personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente”, ressalta o mestre e especialista em implantodontia, Dr. Paulo Coelho Andrade.
 
O especialista explica, ainda, que as facetas de porcelana são finas lâminas de cerâmica que são coladas na parte frontal dos dentes. Elas são personalizadas para cada paciente, permitindo corrigir uma variedade de problemas estéticos e são usadas para corrigir uma série de problemas, como:

-Manchas: para dentes amarelados, manchados por alimentos ou medicamentos, as facetas ajudam a recuperar a coloração original e a luminosidade do sorriso.
– Espaçamentos: elas podem fechar pequenos espaços entre os dentes, promovendo um alinhamento mais harmonioso.
– Dentes quebrados ou lascados: facetas são utilizadas para reparar e cobrir áreas danificadas, devolvendo a forma e a integridade dos dentes.
– Dentes desgastados: para pacientes com bruxismo, o desgaste pode ser compensado com facetas que restauram a forma original dos dentes.
– Dentes desiguais: as facetas permitem ajustar a proporção e o alinhamento dos dentes, de forma rápida e discreta.
– Forma dos dentes: elas também são usadas para alterar o formato dos dentes, contribuindo para um sorriso mais harmonioso.
 
Dr. Paulo Coelho conta que as coroas são finas camadas de porcelana que recobrem toda a superfície do dente, oferecendo maior resistência e durabilidade do que as facetas. “Elas são indicadas para casos de dentes muito danificados, com grandes restaurações, casos de bruxismo, etc.”, fala.

“Tanto as facetas e principalmente as coroas de porcelana são duráveis e apresentam uma aparência natural, imitando com precisão a cor e o brilho dos dentes naturais. Essas soluções estéticas são indicadas para quem deseja transformar o sorriso de forma rápida e segura, com resultados personalizados e duradouros”, complementa, o mestre e especialista em implantodontia, Dr. Paulo Coelho Andrade.



Cirurgias de lipo avançam em eficiência e mais segurança

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A tecnologia vem proporcionando cada vez mais avanços à medicina, particularmente aos procedimentos estéticos. Isto acontece porque as cirurgias estéticas também ficaram menos invasivas. É o que avalia o cirurgião-plástico Felipe Villaça, cuja clínica funciona em Belo Horizonte. “Hoje nós utilizamos técnicas muito mais avançadas, que permitem resultados melhores a partir de incisões mínimas. Isso ajuda muito inclusive na recuperação do paciente, sem falar no tamanho da cicatriz”, pontua.

Ele dá como exemplo o Safer, uma tecnologia que de lipoaspiração assistida por ultrassom. Basicamente, o procedimento facilita a remoção da gordura de forma precisa. A aplicação ultrassônica emulsifica a gordura, dando a ela uma consistência mais líquida. Além de facilitar a extração, o processo reduz consideravelmente o trauma que uma lipo costumeiramente provoca nos tecidos ao redor.

“O Safer tem a capacidade de eliminar somente a gordura, e preservar todos os outros tecidos, vasos sanguíneos e até o colágeno, responsável pela elasticidade da pele. Ou seja, além de realizar a lipoaspiração, o paciente ainda mantém a capacidade orgânica de manter a pele saudável. E isso com um tempo muito menor de recuperação”, afirma o cirurgião-plástico. “Eu já utilizo essa técnica, e reconheço que ela é um avanço significativo quando comparada à lipo tradicional”, afirma.

O procedimento chama a atenção por ser o mais procurado em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), somente em 2023 foram realizadas 2,2 milhões de cirurgias, quantidade semelhante ao ano anterior.

Capacitação profissional

Por conseguir fazer uma remoção seletiva da gordura, o Safer auxilia também na promoção de remodelagem corporal, sobretudo porque pode eliminar os excessos de regiões como braços, abdômen e costas. Entretanto, ele adverte que esse procedimento ainda é bastante recente, e não é todo profissional que está habilitado a utilizar essa técnica.

“Por usar uma tecnologia bastante avançada de ultrassom, é necessário que o profissional tenha treinamento especializado. É direito do paciente cobrar isso e certificar-se de que todo o processo será conduzido com excelência. A emulsificação exige um cuidado considerável, e evitar pegar outros tecidos adjacentes é uma habilidade essencial”, adverte.



Adão nu: pintura polêmica será restaurada em Ferros

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Citada no romance de Roberto Drummond, Hilda Furacão, a pintura contendo o “Adão nu”, repercutiu na mídia nacional e internacional. A obra de arte da artista plástica mineira Yara Tupynambá, também foi palco de debates que movimentaram a década de 60. Tudo começou quando Yara Tupynambá foi convidada para pintar um mural decorativo para o altar da nova igreja de Ferros (MG), cidade que na época tinha cerca de 22 mil habitantes. A pintura “A árvore da vida”, que traz a imagem de Adão nu e Eva seminua, levou cerca de um ano para ficar pronta.

A imagem que causou controvérsias foi considerada o trabalho mais sério e admirável para Yara. “É o meu mais sério e importante trabalho que deveria chamar muito mais atenção pelo Cristo Glorioso que pintei em primeiro plano em tamanho maior que pelas outras figuras”, afirma Yara em entrevista para o jornal Diário Minas, em janeiro de 1973.

Nas cenas retratadas na minissérie Hilda Furacão, exibida em 1998 pela rede Globo, é possível notar que as mulheres entravam de costas na Igreja da Matriz e rezavam de olhos fechados, devido a pintura do “Adão nu”, fato este também tratado em diversos jornais da época. O prefeito de Ferros naquela ocasião, José Virgílio Gonçalves, realizou um seguro do mural, para resguardar a obra de depredações. O ex-chefe da COSEG (Coordenação Geral de Segurança), delegado Thacyr Mendes, “frisou que julgava não competir às autoridades policiais censurar obras de arte”. Ainda afirmou que só faria “intervenção policial para punir quantos ameaçam a vida alheia ou promovem perturbação ao poder público, seja por causa do painel ou não”, mas o fato é que se tornou uma questão de ordem e segurança pública.

Em entrevista para o jornal Estado de Minas em 2013, Yara relembra um pouco da polêmica: “Roberto Drummond fez uma matéria onde comentou sobre o nu na pintura. O caso acabou virando uma polêmica, com repercussão nacional e internacional”. Yara conta ainda que, “como tivemos opiniões diferenciadas na cidade, houve uma convocação dos bispos e, durante dois anos, vários deles vieram a Minas ver a obra. Como não conseguiram chegar a um consenso, o caso seguiu para o Vaticano, que analisou e considerou a pintura boa, em acordo com a igreja em decisão do Papa Paulo VI”.

Após 62 anos, a pintura será restaurada pela equipe técnica do Instituto & Memorial Yara Tupynambá, única com direitos legais para intervir, restaurar, autenticar as diversas manifestações artísticas da artista plástica Yara Tupynambá. A coordenação da restauração ficará por conta do vice-presidente do Instituto, David Faria, responsável pelas tratativas desde o início do projeto. “Todo processo de restauração merece uma atenção extrema. A princípio, não temos expectativas de data de início e fim. Porém, o respeito com a obra, suas técnicas e sua história, serão extremamente observadas e respeitadas, o que pode estender o prazo de sua conclusão”, afirma David.

Para a presidência do Instituto, “a importância do painel ‘A árvore da vida’, é preservar a imagem e o legado cultural de um patrimônio já tombado pelo patrimônio histórico, e perpetuá-lo para as futuras gerações”.

Instituto e Memorial Yara Tupynambá
Idealizado pela artista plástica mineira Yara Tupynambá, o Instituto que integra também seu Memorial é uma instituição sem fins lucrativos, sediado na sua própria casa. O Memorial, previsto pela artista em 2019, no sentido de eternizar seus feitos e o ideal de representar com exclusividade suas obras e manifestações artísticas, amparado nas instruções em manuscritos e documentos registrados, confiadas a seu genro e atual presidente, Geraldo Porfírio da Silva, que acompanha a artista há mais de 5 décadas, o qual foi nomeado para representar seus desejos, surgindo então o Instituto e Memorial Yara Tupynambá como concretização dos desejos e anseios de Yara Tupynambá. A lado do vice-presidente David Luiz Valdez de Faria, e dando continuidade aos ideais da artista, o Instituto tem por finalidade a promoção das artes e dos ofícios, a propagação da cultura, dos costumes e das tradições, entre outras de relevância social, cujos projetos, que levaram seu nome em parceria com o poder público e a iniciativa privada beneficiaram milhares de pessoas em diversas regiões do estado e do país.



Fábrica de Bolo Vó Alzira investe no uso de IA para crescer

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A Fábrica de Bolo Vó Alzira, criada em 2007, pela carioca Alzira Ramos, viu seu faturamento crescer de forma exponencial após implementar programas de inteligência artificial em diversos processos internos, em especial na área de vendas. Atualmente com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca apostou na no uso da ferramenta para ampliar as vendas e evitar o desperdício de insumos nas lojas da rede. 

A tecnologia criada por Bruno Salles, responsável pelas tecnologias de vendas no Grupo Z+, para solucionar um problema interno com a ajuda de Machine Learning e IA generativa, rendeu programas capazes de prever a quantidade de compras para cada uma das lojas com base em tempo, temperatura, além de ajudar na questão de desperdício e exposição de produtos. A utilização dessa ferramenta fez com que a empresa elevasse o faturamento em cerca de 200% nos últimos cinco anos, segundo dados da marca.

“Essa tecnologia nos permite analisar um grande volume de dados em tempo real, e identificar padrões e tendências que atende às principais demandas do mercado”, afirma a CEO da empresa, Tatiana Lanna.

Até o final deste ano serão abertas 80 novas lojas, sendo 75% previstas para serem abertas no estado de São Paulo.

Com mais de dez anos de história e em plena expansão, a Fábrica de Bolo Vó Alzira conta atualmente com 80 bolos em seu portfólio, divididos em três categorias: tradicional com ou sem calda, recheados e linha festa. Além de bolos de pote, mini cakes e salgadinhos para compor kit festa.

Mais informações sobre produtos, franquias e história da marca, podem ser acessadas no https://www.instagram.com/fabricadebolovoalziraoficial 

Informações à imprensa

TAO PR Public Relations

Carolina Goulart
Head de PR 

carolina@taopr.com.br

Catha Castro

Public Relations

catha@taopr.com.br 

Monique Paoletti

Sócia-diretora

monique@taopr.com.br



Expomafe foca em IoT e inovação para diretor da Metal Work

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A diretoria da Metal Work, fabricante de equipamentos pneumáticos para automação industrial, considera que nesta edição de 2025 da Expomafe o setor de máquinas e equipamentos continuará focado na sua contribuição para o fortalecimento da economia brasileira, na sua produtividade e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), além de aplicações em mercados específicos e principalmente no avanço da tecnologia.

Segundo o diretor da Metal Work Pneumática do Brasil, Hernane Cauduro, sua empresa é especializada em automação industrial e robótica, e uma das suas contribuições para o setor tem sido o desenvolvimento de produtos e sistemas com automatização para melhorar a eficiência e reduzir falhas na produção.

“Ao nosso ver, os produtos expostos na Expomafe deste ano devem se direcionar para a inovação e tecnologias mais eficientes, que melhorem a produtividade com automação daquelas tarefas mais complexas, e que precisam ser feitas com precisão e flexibilidade”, analisa o executivo.

Na opinião de Cauduro, a Internet das Coisas (IoT) vai ser um dos aspectos de maior interesse nessa edição porque facilita a conectividade das máquinas. E ela, ao facilitar os links com a internet, tem vantagens como a coleta de dados e monitoramento da operação em tempo real. “Uma grande contribuição dessa tecnologia para a indústria 4.0 está na manutenção preditiva, porque pode gerar diagnósticos e antecipar possíveis falhas. O monitoramento de consumo de energia por meio desse recurso ajudará também a encontrar possíveis perdas e assim vai aprimorar bastante a eficiência energética”, observou.

Neste momento, a IoT, no entender do diretor da Metal Work, é essencial para produzir produtos e sistemas cada vez mais miniaturizados, com mais funcionalidades de conectividade e velocidade. Além disso, para ele, a tecnologia vai contribuir na otimização dos investimentos em instalação e manutenção, proporcionando menos despesas com energia, além de gerar mais segurança no processo.

Ainda que haja preocupação com a economia internacional em razão das medidas tomadas na taxação de produtos no comércio exterior, Hernane Cauduro está confiante que a produtividade cada vez maior da indústria de máquinas e equipamentos, as aplicações em ampliação em mercados específicos e os números sucessivos de crescimento do PIB serão um contraponto ao cenário mundial.

Sobre o Grupo Metal Work

O Grupo Metal Work foi fundado em 1967, na cidade de Brescia, na Itália, com o propósito de produzir conexões para ar comprimido. Hoje, produz e comercializa equipamentos pneumáticos para automação industrial, e fabrica e desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e toda a América Latina. O grupo também tem atuado em mais de 70 países.

Seu portfólio de produtos conta com mais de 15 mil itens. Entre as principais famílias de produtos estão: cilindros pneumáticos, cilindros elétricos, lineares e rotativos; válvulas pneumáticas e eletroválvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis e estruturas de máquinas em alumínio.

A Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe) acontece de 06 a 10 de maio e apresenta diversas experiências e inovações para o setor. Mais de 1.100 marcas nacionais e internacionais vão mostrar lançamentos, tendências e soluções. Os visitantes e expositores têm oportunidade de fechar negócios e de realizar networking com mais de 65 mil profissionais esperados nesta edição.



Aprender línguas na infância amplia chances de trabalho

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Em um mundo cada vez mais globalizado, a proficiência em múltiplos idiomas tornou-se uma habilidade essencial em diversos setores profissionais. De acordo com um relatório da Language Testing International, 56% dos empregadores nos Estados Unidos indicaram que a demanda por profissionais bilíngues aumentará nos próximos cinco anos. Além disso, um em cada quatro empregadores relatou ter perdido oportunidades de negócios devido à falta de funcionários com habilidades em idiomas estrangeiros.

O domínio de uma segunda língua está associado ao acesso a cargos de liderança, especialmente em setores como comércio exterior, diplomacia, marketing internacional e tecnologia. O relatório “Languages for the Future”, publicado pelo British Council, destaca que quanto mais cedo uma criança tiver contato com outro idioma, maiores são as chances de fluência e retenção a longo prazo.

Para Juliana Teodoro dos Santos, pedagoga e bacharel em Tradução e Interpretação de Inglês, o ensino de idiomas desde a infância é uma forma concreta de preparar as crianças para esse futuro mais competitivo e multicultural. “A infância é o período ideal para a aquisição de novos idiomas, pois as crianças possuem maior plasticidade cerebral, o que facilita a assimilação de diferentes estruturas linguísticas e culturais”, afirma.

Juliana, que atua com educação regular e tem ampla experiência com alunos de diversas faixas etárias, ressalta que o aprendizado de uma segunda língua não deve ser encarado como pressão, mas como uma jornada prazerosa de descoberta. “Quando o ensino é lúdico e conectado com o universo da criança, ela aprende naturalmente. Eu trabalho para que o aprendizado de inglês, por exemplo, faça sentido dentro das experiências dela: em histórias, brincadeiras, músicas e projetos”.

Ela utiliza metodologias como o ensino comunicativo, projetos interativos e técnicas de imersão lúdica. “Gosto de aplicar a aprendizagem baseada em tarefas porque ela aproxima a linguagem da vida real. Isso fortalece o vínculo do aluno com o idioma e amplia sua autoconfiança”.

Juliana também destaca o impacto emocional do bilinguismo precoce: “A criança que aprende outro idioma desde cedo se torna mais aberta ao diferente. Ela aprende que o mundo é grande, plural, e isso reflete na forma como ela se relaciona com as pessoas e com os desafios”.

Para finalizar, Juliana reforça: “É uma construção. A criança não vai sair fluente em um ou dois anos, mas ela estará ganhando estruturas sólidas, sensibilidade auditiva, vocabulário e, acima de tudo, naturalidade com a língua — e isso não tem preço. É um presente para o futuro dela”.

 



Gestão forte é o alicerce das escolas que mais se destacam

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Uma pesquisa conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dez escolas públicas paulistas, todas com contextos socioeconômicos semelhantes, revelou uma diferença clara: as instituições com melhores desempenhos acadêmicos eram justamente aquelas com modelos de gestão mais eficientes. O estudo reforça que o papel do gestor escolar vai muito além da burocracia — ele influencia, de forma concreta, o cotidiano de professores e alunos.

Para Isabela da Silva Oliveira, profissional licenciada em Pedagogia e técnica em Logística com ênfase em gestão de pessoas, a integração entre os setores administrativo e pedagógico é a chave para o bom funcionamento da escola. Com vivência tanto na área educacional quanto na administrativa, ela reforça: “A comunicação clara entre a secretaria, os professores e a comunidade escolar é essencial. Quando todos os setores trabalham em sintonia, a escola funciona melhor para todos”.

Isabela também destaca que a proatividade é um diferencial na rotina da gestão escolar. Antecipar problemas, buscar soluções e manter o diálogo aberto entre os setores são atitudes que fazem a diferença.

“Liderar a equipe da secretaria e colaborar com outros setores não é só importante — é essencial. É assim que garantimos que os processos administrativos realmente apoiem as atividades pedagógicas”, afirma a especialista Isabela da Silva Oliveira.

Ainda segundo o estudo da FGV, escolas com boa gestão apresentam menor rotatividade de professores e maior engajamento dos alunos — dois fatores que influenciam diretamente o desempenho acadêmico. Um ambiente mais estável e organizado contribui para uma aprendizagem mais fluida e acolhedora.

“Quando a parte administrativa está bem estruturada, os professores conseguem focar no que mais importa: ensinar. E os alunos se beneficiam disso com um ambiente mais leve, eficiente e acolhedor”, pontua. 

Para a profissional, em tempos de desafios constantes para a educação, valorizar a gestão administrativa é mais do que necessário — é estratégico. Afinal, uma escola de qualidade começa pela base, e essa base é feita de organização, diálogo e cooperação entre todas as partes.

 



Eletrocar Show 2025 chega como nova feira de eletromobilidade no Brasil

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A eletromobilidade ganha um novo palco de negócios no Brasil com a primeira edição da Eletrocar Show 2025, que acontecerá de 23 a 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento será uma feira com foco no segmento de veículos elétricos, reunindo fabricantes, distribuidores, prestadores de serviço, investidores e tomadores de decisão do ecossistema de mobilidade eletrificada.

“Ao contrário de eventos voltados ao consumidor final, festivais e encontros, a Eletrocar Show 2025 foi concebida para fomentar relações comerciais e criar um ambiente propício à geração de negócios. Com a presença dos principais players do setor, os participantes poderão conhecer inovações e explorar novas oportunidades em um mercado com alto potencial de crescimento nos próximos anos”, afirma Daniel Zanetti, diretor-executivo da Eletrocar Show 2025.

Organizado pelo Grupo Eletrolar, o evento se beneficia da sinergia com a Eletrolar Show, que será realizada simultaneamente no mesmo local. Com essas características, o objetivo é atrair um público qualificado de compradores e decisores, ampliando as oportunidades comerciais para expositores e participantes.

A Eletrocar Show 2025 pode ser um One Stop Shop para empresas gestoras de frotas, Facility Managers, incorporadoras, profissionais de ESG e outros agentes interessados na transição para a mobilidade elétrica. “Estamos criando um ambiente propício para o networking e a tomada de decisões estratégicas, conectando empresas e impulsionando um setor que movimentará bilhões em negócios e investimentos”, destaca Zanetti.

Conteúdo e experiências

A feira contará com uma programação diversificada, incluindo exposição de veículos elétricos, Test Drive e Test Ride, além de painéis e palestras com especialistas do setor. Os debates abordarão temas que pretendem abordar possíveis avanços da eletrificação no Brasil, como infraestrutura de carregamento, inovações tecnológicas, tendências de mercado e legislação.

Entre os destaques do evento, está o Fórum Eletrocar, que reunirá especialistas do mercado para compartilhar conhecimento e experiências com o público. O objetivo é desmistificar as tecnologias de eletromobilidade e conscientizar agentes públicos sobre a necessidade de incentivos para a adoção de veículos elétricos.

“Nosso propósito é oferecer todas as ferramentas necessárias para quem deseja fazer a transição para uma frota eletrificada, desde o planejamento até a implementação da infraestrutura adequada. Durante a Eletrocar Show 2025, traremos uma programação estratégica baseada em experiências imersivas, que devem impactar positivamente o mercado”, explica Zanetti.

Tendências e futuro da eletromobilidade

Em 2024, foi registrado um recorde de veículos elétricos em circulação. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), entre janeiro e dezembro foram emplacados 177.358 veículos eletrificados leves, um aumento de 89% em relação aos 93.927 registrados em 2023. Apenas em dezembro do ano passado, as vendas alcançaram 21.634 unidades.

Entre as principais tendências que ganharão força no setor de veículos elétricos, destacam-se a eletrificação de frotas, o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e a evolução da autonomia dos veículos elétricos. O evento também abordará soluções para integração com IoT e Inteligência Artificial, além de novos modelos de pagamento para recarga de baterias, inspirados nas melhores práticas internacionais.

“A Eletrocar Show 2025 pretende impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável e conectada. Nosso papel é proporcionar o ambiente ideal para que empresas apresentem suas soluções e se conectem com investidores e compradores estratégicos. A mobilidade elétrica não é mais uma aspiração, mas uma realidade em expansão”, conclui Zanetti.

Mais informações sobre a feira: www.eletrocarshow.com.br.



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