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Auditoria contábil ajuda a garantir integridade financeira

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Utilizada para verificar os registros contábeis e as demonstrações financeiras de uma empresa, a auditoria contábil desempenha um papel estratégico para companhias que buscam transparência, controle e credibilidade no mercado. Mais do que um procedimento técnico, esse processo permite a verificação da precisão das demonstrações contábeis, prevenindo fraudes e fortalecendo os mecanismos de gestão.

Seu impacto pode ir além da conformidade com normas regulatórias, já que as empresas que adotam esta prática têm maior segurança na tomada de decisões e ainda ampliam a confiança de investidores e credores, como explica Myke Oliveira Gomes, advogado e diretor jurídico da Rocha Gomes Auditoria Tributária.

“A auditoria é um instrumento essencial para a tomada de decisões mais informadas e estratégicas, tanto para gestores quanto para investidores. Ela garante a confiabilidade das informações, identifica riscos, melhora a eficiência e aumenta a transparência”, afirma.

Segundo o advogado, a auditoria também tem um papel fundamental na prevenção de irregularidades. “Ao examinar registros contábeis e avaliar a conformidade com normas financeiras e regulatórias, o processo é capaz de identificar riscos, pontos frágeis nos controles internos e possíveis desvios que podem comprometer a saúde da empresa. Isso permite que os gestores tenham acesso a informações confiáveis, facilitando o planejamento estratégico e a avaliação de investimentos”, explica.

Auditoria interna, externa e revisão contábil: entenda as diferenças

O processo de auditoria pode ser realizado de forma interna ou externamente por meio de empresas especializadas. Gomes destaca que, ao ser conduzida internamente, a auditoria tem como objetivo a melhoria dos procedimentos e controles da empresa. “Já a externa é conduzida por auditores independentes, que avaliam a conformidade dos balanços contábeis com as normas vigentes”.

“Por outro lado, a revisão contábil é um procedimento mais específico e de menor alcance, voltado apenas à identificação de erros e inconsistências nas demonstrações financeiras”, acrescenta. Esse processo pode ser utilizado como apoio para corrigir distorções antes da publicação oficial dos números.

Para o especialista, a auditoria é uma ferramenta essencial para aprimorar a eficiência e a segurança dos controles internos da empresa. “Este processo ajuda a identificar pontos de melhoria ao analisar se os controles estão efetivamente funcionando, se as regras estão sendo seguidas e se há falhas ou desvios nos processos”, explica.

Tecnologia impulsiona a auditoria contábil

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem transformado diversos segmentos do mercado. E no setor de auditoria contábil não tem sido diferente. De acordo com o advogado, softwares especializados estão sendo usados para automatizar tarefas repetitivas e ampliam a capacidade de análise de grandes volumes de dados.

Ferramentas de inteligência artificial (IA), por exemplo, têm permitido auditorias mais precisas e proativas, otimizando a detecção de riscos e irregularidades. “A tecnologia está tornando a auditoria mais eficiente, permitindo uma análise mais detalhada e melhorando a capacidade de detecção de falhas e fraudes”, destaca Gomes.

No entanto, para que os resultados sejam bem aproveitados, o especialista ressalta que é fundamental a integração entre auditoria, contabilidade e setor financeiro para gerar relatórios mais claros e precisos. “Os dados devem ser compartilhados de forma transparente, garantindo que gestores os utilizem de forma mais informada durante a tomada de decisões”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://rochagomesaudtributaria.com.br/



Lavanderia investe em acessibilidade para público 50+

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A  #1 Lavanderia tem registrado um aumento significativo no número de clientes com mais de 50 anos em suas unidades de autoatendimento. Segundo dados internos da rede de lavanderias de autosserviço, esse público busca cada vez mais praticidade, agilidade e autonomia nos serviços de lavanderia, especialmente em regiões urbanas.

De acordo com Raphael Marques, CEO da #1 Lavanderia, o principal motivo para essa adesão é a conveniência: “Muitos desses clientes valorizam a possibilidade de lavar e secar roupas em menos de uma hora, sem depender de terceiros ou da estrutura doméstica”. Recentemente, a #1 Lavanderia atingiu a marca de 210 unidades em 22 estados brasileiros. 

Investimentos em acessibilidade e usabilidade

Para atender melhor ao público formado por pessoas com mais de 50 anos de idade, a rede #1 Lavanderia implementou novas funcionalidades em infraestrutura e automação: 

  • Máquinas posicionadas em alturas adequadas;
  • Assentos de espera e rampas de acesso;
  • Sinalização com melhor visibilidade;
  • Interfaces simplificadas nas máquinas de autoatendimento, com ícones grandes e linguagem direta.

“Ampliamos o tamanho das fontes, aumentamos o contraste das cores e padronizamos o uso de linguagem simples, sem jargões técnicos. Nosso objetivo é que qualquer pessoa, independentemente da idade, se sinta confiante ao utilizar nossos serviços”, afirma Marques.

De acordo com o CEO, as mudanças já geram resultados. “Observamos um aumento na frequência de uso por parte desse público e também uma maior fidelização. Os clientes tendem a valorizar quando se sentem bem atendidos, retornam com frequência e indicam para outras pessoas”, destaca. 

Expansão do mercado de lavanderias de autosserviço

Ainda de acordo com o especialista, o mercado brasileiro de lavanderias de autoatendimento está em expansão, impulsionado por mudanças no estilo de vida, redução de espaços residenciais e busca por praticidade. “Acreditamos que investir em acessibilidade e inovação é essencial para acompanhar essa tendência e nos tornarmos uma das referências no setor”, afirma Marques.

A nível global, o mercado de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021 (R$ 609,06 bilhões), apresentando uma Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) de 2,1% desde 2016, segundo indicativos do relatório da Research and Markets. Segundo a estimativa, o segmento pode atingir U$145,8 bilhões (R$ 849,48 bilhões) em 2031. 

“Com as iniciativas implementadas para os clientes com mais de cinquenta anos de idade, a #1 Lavanderia busca reforçar o compromisso em atender um público diversificado, com objetivo de garantir facilidade, conforto e eficiência em seus serviços”, conclui Marques.



Estudo: artroscopia all-inside é eficaz em tratar tornozelo

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O estudo internacional intitulado “Resultados clínicos da reconstrução artroscópica totalmente interna dos ligamentos laterais do tornozelo para instabilidade lateral crônica: uma série prospectiva com resultados mínimos de 12 meses”, publicado na revista científica Foot and Ankle Surgery, concluiu que a técnica é uma opção de tratamento segura e eficaz para a condição.

A pesquisa foi realizada com 36 pacientes com instabilidade lateral crônica do tornozelo – que não responderam a pelo menos seis meses de tratamento com fisioterapia – em três hospitais do Reino Unido, entre novembro de 2020 e novembro de 2022. Para observar os resultados, os pacientes foram acompanhados por pelo menos um ano após a cirurgia.

Dr. Gabriel Ferraz Ferreira, médico ortopedista especialista em cirurgia minimamente invasiva do pé e tornozelo e coautor do estudo, afirma que a análise apresenta resultados relevantes para a prática ortopédica moderna. 

“O estudo demonstrou que a reconstrução ligamentar do tornozelo pode ser feita a partir de técnica minimamente invasiva, com rápido retorno às funções diárias, melhora dos sintomas de dor e função”.

Segundo o médico, a técnica “all-inside” (ou totalmente interna, em português) tem ganhado espaço por apresentar menor taxa de complicações e recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia aberta tradicional. “É uma técnica minimamente invasiva com resultados excelentes, rápido retorno às atividades do dia a dia e baixo índice de complicações. Dos 36 pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, apenas dois tiveram uma perda de sensibilidade transitória do nervo da região dorsal do pé, que foi resolvida com o tempo”.

Métodos cirúrgicos e protocolos clínicos aplicados

A artroscopia “all-inside”, técnica cirúrgica empregada no estudo para a reconstrução ligamentar do tornozelo, é um procedimento minimamente invasivo. A cirurgia é feita através de pequenas incisões na pele para a introdução de um artroscópio (instrumento semelhante a um tubo fino com uma câmera de vídeo e uma fonte de luz), que permite aos cirurgiões identificar com precisão os ligamentos comprometidos.

De acordo com o relatório, a reconstrução utilizou o próprio ligamento rompido e reinserido no local original do tornozelo. A reconstrução anatômica dos ligamentos lesionados buscou restaurar a estabilidade da articulação do tornozelo e promover a recuperação da função e a melhora da qualidade de vida dos pacientes afetados pela instabilidade crônica.

“A principal vantagem da técnica artroscópica ‘all-inside’ reside na sua natureza minimamente invasiva, que se traduz em potenciais benefícios para o paciente. Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, o procedimento geralmente acarreta menor trauma tecidual, resultando em redução da dor pós-operatória, menor edema e um processo de reabilitação potencialmente mais célere”, ressalta o cirurgião.

O pesquisador explica que, no pós-operatório, os pacientes permanecem com imobilização ortopédica temporária. “A carga é permitida a partir da segunda semana conforme tolerado e a fisioterapia inicia entre a terceira e quarta semana”, acrescenta.

Segundo o ortopedista, entre a quarta e a sexta semana, os pacientes migram para o uso da órtese apenas durante as atividades e o início do treino esportivo específico acontece por volta da 12ª semana. 

Para mais informações, basta acessar: https://entorsedetornozelo.com.br



Turismo cresce com o sucesso do Carnaval do Recife

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Conhecido como uma das maiores festas de rua do Brasil e do mundo, o Carnaval do Recife atraiu 3,5 milhões de foliões neste ano ao longo dos seis dias oficiais de festa, conforme noticiado no site da Prefeitura de Recife

Foram mais de três mil apresentações culturais, sendo 98% compostas por atrações da cultura popular. A comemoração impactou a economia, com R$ 2,7 bilhões circulando na cidade, uma taxa de ocupação hoteleira de 97% e a geração de 58 mil empregos temporários no período.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Nacional Inn Recife Aeroporto, esse recorde foi resultado da combinação de alguns fatores, como tradição, boa organização e uma programação variada. “É um evento gratuito, espalhado por 50 polos na cidade, então ninguém fica de fora. Foram mais de três mil apresentações, sendo a maioria de artistas locais”, detalha.

O profissional também destaca curadoria musical, que contou com artistas famosos como João Gomes, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Alcione, Ferrugem, Ney Matogrosso Nação Zumbi, Alceu Valença, Elba Ramalho, Priscila Senna, Raphaela Santos e Devotos.

“As atrações de renome nacional e internacional ajudaram a atrair visitantes e movimentar ainda mais a cidade. Já os artistas regionais fortaleceram o vínculo do Carnaval com suas raízes, ao mesmo tempo que atraíram um público interessado em experiências autênticas”, explica.

Os polos espalhados pela cidade contribuíram para tornar o evento mais acessível e inclusivo, segundo o especialista. “Os vários estilos musicais, como frevo, samba, maracatu e até música instrumental, garantiram que tanto os foliões locais quanto os turistas encontrassem algo que combinasse com seu estilo, aumentando o engajamento e a adesão à festa”, ressalta.

Diversidade de turistas e impacto na infraestrutura

De acordo com Ricardo Aly, o perfil dos turistas que visitaram Recife durante o Carnaval de 2025 foi diverso e incluiu visitantes de várias regiões do país, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Além disso, o pessoal do Sudeste e do Sul do Brasil veio em peso, e o mais interessante foi o aumento expressivo de turistas estrangeiros – especialmente da América Latina e da Europa. Isso mostra que o Carnaval do Recife está ganhando ainda mais projeção internacional”, analisa.

A alta movimentação fez com que a ocupação hoteleira chegasse a 97%. “Isso pode ser um sinal de que há espaço para crescer em infraestrutura e hospedagem, garantindo que ainda mais gente consiga aproveitar tudo de perto”, explica Ricardo.

O impacto positivo da festa, conforme Ricardo relata, serviu como uma vitrine para o turismo local. A expectativa é que alguns visitantes retornem em outros meses do ano para conhecer mais atrativos da cidade.

“O grande desafio agora é manter a demanda aquecida. Para isso, parcerias entre hotéis e eventos culturais podem ser um diferencial importante. Se Recife souber capitalizar o sucesso do Carnaval, promovendo festivais de música, gastronomia e cultura ao longo do ano, a rede hoteleira pode manter altos índices de ocupação mesmo fora da alta temporada”, discorre.

Estratégias para o futuro

Para as próximas edições, o especialista da Nacional Inn acredita que a estratégia de marketing pode focar na autenticidade da capital pernambucana. “Apostar na divulgação do Carnaval como um dos maiores do mundo, criar pacotes que combinem a festa com turismo histórico e, claro, fortalecer a presença em mercados internacionais”, sugere.

Segundo o profissional, o evento demonstrou que a cidade tem estrutura e segurança para receber turistas ao longo do ano, o que pode favorecer o turismo fora da alta temporada. “O modelo de organização eficiente foi um dos trunfos deste ano. O Centro de Operações do Recife (COP) provou ser essencial para garantir um Carnaval seguro e tranquilo. Manter essa estrutura e investir em ainda mais tecnologia e planejamento permitirá que o evento continue crescendo, sem perder sua essência e garantindo sempre uma experiência inesquecível para os foliões”, conclui.  

Para mais informações, basta acessar:
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacional-inn-recife-aeroporto 



Festival sertanejo aquece turismo e comércio em Curitiba

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Nos dias 24 e 25 de maio, a capital do Paraná receberá a 16ª edição do Curitiba Country Festival, um dos eventos mais renomados e tradicionais da música sertaneja e popular no Brasil. O festival será realizado no Expotrade Convention Center e contará com atrações como Luan Santana, Pedro Sampaio, Fernando & Sorocaba, Maiara & Maraisa e Wesley Safadão, conforme noticiado no site da rádio 98FMCuritiba.

Para acomodar os milhares de fãs que assistirão aos shows, a rede hoteleira da cidade já está se preparando e reforçando suas equipes, a fim de garantir um atendimento mais ágil, conforme explica Ricardo Aly, Diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, responsável pela unidade Dan Inn Curitiba.

“Devido à alta demanda, muitos estabelecimentos aproveitam para criar pacotes especiais para o evento, incluindo vantagens como transporte até o Expotrade ou condições diferenciadas para reservas antecipadas”, exemplifica.

Segundo Ricardo, Curitiba conta com uma rede hoteleira bem estruturada, “mas, mesmo assim, quando um evento dessa magnitude acontece, a busca por acomodações dispara”. O profissional também ressalta que, além do setor hoteleiro, a economia local se beneficia de eventos como o Country Festival.

“Restaurantes, bares e lanchonetes costumam registrar um aumento expressivo no movimento, já que os visitantes aproveitam a estadia para conhecer a gastronomia local. Os serviços de transporte, como aplicativos de mobilidade, táxis e até vans de turismo, também observam um crescimento na demanda, especialmente para levar o público ao Expotrade e garantir o retorno seguro”, analisa.

Além disso, de acordo com Ricardo, o comércio em geral, desde lojas de conveniência até shoppings, também se beneficia, pois muitos visitantes aproveitam a viagem para fazer compras ou levar lembranças da cidade.

Eventos de grande porte, como o Country Festival, costumam gerar empregos temporários, que vão desde funções dentro do próprio festival, como seguranças, atendentes e equipe de produção, até oportunidades indiretas em hotéis, restaurantes e serviços de transporte. “Muita gente consegue uma renda extra nesses dias, o que é ótimo para a cidade”, comemora.

No entanto, o profissional faz um alerta: é essencial se preparar e organizar tudo com antecedência. “Com um evento dessa magnitude, o principal desafio é equilibrar a alta demanda com a qualidade do serviço. No setor hoteleiro, isso significa reforçar equipes, agilizar processos como check-in e check-out e lidar com eventuais imprevistos, como overbooking ou necessidade de realocação de hóspedes”, ressalta.

Ricardo também destaca a importância do planejamento logístico, pois, com um volume maior de visitantes chegando simultaneamente, aeroportos, rodoviárias e o transporte público ficam mais movimentados, o que pode gerar atrasos e dificuldades para quem precisa se deslocar até o hotel.

“O segredo está na preparação: quem se planeja com antecedência consegue garantir um serviço de qualidade e aproveitar ao máximo o boom econômico que eventos como esse trazem para a cidade”, finaliza.

Dan Inn Curitiba

Próximo de atrações turísticas conhecidas da capital paranaense, como o Passeio Público e o Teatro Guaíra, o Dan Inn Curitiba fica localizado no centro da cidade, Rua Amintas de Barros, número 71. A unidade, que é pet friendly, dispõe de seis categorias de acomodações, café da manhã incluso na diária, comodidades como academia, estacionamento, salas para eventos e local com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

Para mais informações, basta acessar
https://www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-dan-inn-curitiba 



Exames Essenciais para Cirurgias Plásticas: Guia Completo

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O Brasil é o país que mais realizou cirurgias plásticas em 2023 e o segundo com o maior número de intervenções não cirúrgicas, que compreendem as aplicações injetáveis, conforme indicativos do último relatório da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Nesse cenário, destaca-se a fase pré-operatória, fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica. 

Segundo a Dra. Márcia Frigerio, cirurgiã plástica, uma avaliação médica detalhada e a preparação física são essenciais para reduzir riscos e garantir uma recuperação mais rápida. A avaliação pré-operatória define o plano cirúrgico personalizado e garante que o paciente esteja em condições ideais para a cirurgia. Essa fase inclui a realização de exames clínicos e laboratoriais para avaliar a saúde geral e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 

“Além disso, a fase pré-operatória pode incluir o ajuste de medicamentos que podem interferir no procedimento e otimização da saúde com dieta, exercícios e a suspensão de hábitos prejudiciais”, prossegue. 

Exames essenciais antes da cirurgia

De acordo com a Dra. Márcia Frigerio, a realização de determinados exames antes do procedimento cirúrgico é fundamental para que a cirurgia seja bem-sucedida. “Entre os exames laboratoriais, pedimos: hemograma, exame de coagulação, função renal e hepática, glicemia, hormônios tireoidianos, dentre outros”.

A médica conta que, entre os exames cardiológicos, vale fazer um eletrocardiograma e ecocardiograma (se necessário), além de imagem, por meio de um ultrassom de mama ou abdômen (dependendo da cirurgia). “Avaliamos desde anemia até distúrbios hormonais para evitar complicações”, detalha. 

Hábitos 

A Dra. Márcia Frigerio detalha que há uma série de hábitos que devem ser evitados na fase pré-operatória a fim de evitar problemas pós cirúrgicos:

  • Tabagismo: a nicotina prejudica a cicatrização e aumenta risco de necrose;
  • Álcool: interfere na coagulação e metabolização de anestésicos;
  • Anti-inflamatórios e anticoagulantes: podem aumentar sangramentos;
  • Dieta inflamatória: pode prejudicar a recuperação.

Um estudo publicado na revista Surgery, noticiado pela CNN Brasil, mostrou que pacientes que se exercitam antes da cirurgia têm 56% menos complicações pós-operatórias. “Quem tem melhor condicionamento cardiovascular e massa muscular se recupera mais rápido, com menor risco de trombose e melhor circulação”, afirma Dra. Márcia Frigerio.

Cirurgia plástica integrativa: preparação completa

A título de exemplo, Dra. Márcia Frigerio conta que, em sua clínica, o pré-operatório inclui:

  • Ajuste hormonal e nutricional;
  • Programa de emagrecimento (se necessário);
  • Dieta personalizada para o pós-operatório;
  • Acompanhamento com fisioterapia e esteticista. 

Para concluir, a especialista em cirurgia plástica integrativa conta que um pré-operatório bem feito é a chave para uma cirurgia plástica segura e com resultados satisfatórios. “Siga as orientações médicas, prepare seu corpo e chegue no dia do procedimento no seu melhor estado físico e emocional”, finaliza.

A Dra. Márcia Frigerio (CRM: 98729-SP RQE Nº: 98195) é médica especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). 



Médica explica os malefícios das dietas restritivas

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As dietas restritivas, que prometem resultados rápidos e milagrosos, são frequentemente vistas como a solução para quem busca emagrecer. Saúde, estado de humor e conveniência estão entre os principais atrativos para a escolha da modalidade, segundo um estudo divulgado no periódico Perceptual and Motor Skills e compartilhado pela CNN Brasil.

Este panorama ocorre enquanto, no Brasil, ​uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com a farmacêutica Novo Nordisk revelou que 59% dos brasileiros apresentam sobrepeso ou obesidade, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados, também divulgados pela CNN Brasil, ainda pontuam que apenas 11% dos entrevistados relataram ter recebido um diagnóstico formal sobre seu estado de saúde, o que destaca a necessidade de maior conscientização para o enfrentamento da obesidade. 

Dra. Bruna Vieira, médica endocrinologista especialista em emagrecimento saudável, alerta para os perigos da abordagem de dietas restritivas, destacando que a individualidade de cada paciente é fundamental para um plano de emagrecimento eficaz e sustentável. Segundo Vieira, a restrição extrema pode causar uma série de malefícios, a começar pela perda de massa muscular e deficiências nutricionais.

“Dietas muito restritivas, especialmente sem acompanhamento profissional especializado, podem levar à perda de massa muscular e deficiências de vitaminas e minerais – o que, a longo prazo, se traduz em queda de cabelos, sensação de fraqueza, cansaço, sintomas depressivos e ganho de peso”, explica.

A fala da especialista é corroborada por dados de uma pesquisa  publicada por uma editora francesa, que acompanhou 4761 voluntários que seguiram diferentes dietas por, pelo menos, dois anos. Segundo o estudo, intitulado “Dukan e Depois?” e noticiado pelo portal GShow, 75% dos indivíduos afirmaram que ganharam de volta o peso que haviam perdido. Além disso, o fracasso da dieta causou um sentimento de culpa em 60% do grupo.

De acordo com a Dra. Bruna Vieira, essa abordagem também pode causar impacto no metabolismo e equilíbrio hormonal. “O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento que, embora seja restritiva, pode ser muito útil no processo de emagrecimento e já existem estudos evidenciando diversos benefícios metabólicos”.

Ainda assim, prossegue, é importante que o jejum intermitente seja feito com acompanhamento profissional especializado e como parte de uma estratégia nutricional, para evitar perda de massa magra e redução de níveis de vitaminas e minerais essenciais para um funcionamento metabólico adequado. 

A médica traz à tona o perigo da insustentabilidade de uma dieta a longo prazo: “Um emagrecimento muito rápido e ligado a dietas restritivas é insustentável a longo prazo. Dentro de um período de até cinco anos, a maioria dos pacientes acaba reganhando o peso perdido, e isso é um dos maiores desafios quando se trata de emagrecimento”, alerta.

Qual é a importância da Individualidade?

A Dra. Bruna Vieira explica os principais benefícios de uma dieta com foco na individualidade de cada paciente:

  • Planos personalizados: olhar o paciente de forma individualizada é entender que cada organismo responde melhor a uma estratégia diferente. Cada indivíduo tem sua rotina, seus hábitos, limitações, e sua própria identidade metabólica que pode responder melhor a um tipo ou outro de tratamento;
  • Ajuste ao estilo de vida: personalizar um plano alimentar significa ajustar a alimentação ao estilo de vida da pessoa, às preferências e necessidades individuais, e não o contrário. O processo de emagrecimento não precisa ser encarado como um sofrimento, do contrário existem grandes chances de reganho de peso;
  • Resultados sustentáveis: seguir dietas de baixa caloria, principalmente as que não levam em conta aspectos individuais de cada um, além de geralmente causar deficiências nutricionais e prejudicar o metabolismo como um todo, acaba sendo uma medida que a curto prazo resulta em reganho de peso.

“Hoje em dia, temos diversos estudos na área de obesidade e diversas possibilidades terapêuticas, não faz mais sentido se prender a dietas padronizadas e que são insustentáveis a longo prazo”, ressalta a especialista.

Qual é o papel do acompanhamento profissional?

A Dra. Bruna Vieira destaca que o acompanhamento profissional é importante para reeducação metabólica, mas também para equilíbrio hormonal: “A obesidade é uma patologia multifatorial. Por isso, o tratamento deve abordar múltiplos aspectos: alimentação, atividade física, suporte psicológico e motivacional e, muitas vezes, o uso de medicamentos”.

Em alguns casos, segundo a especialista, é preciso fazer ajustes metabólicos e correção de alterações hormonais que podem estar interferindo na perda de peso saudável.

Ela também fala sobre os tratamentos modernos: “Hoje, temos opções medicamentosas que chamamos de ‘análogos de GLP-1/GIP’ e ‘imitam’ hormônios naturalmente produzidos pelo organismo em condições normais e que resultam em saciedade”.

Porém, acrescenta Dra. Bruna Vieira, é preciso lembrar que os tratamentos mais eficazes incluem adoção de medidas saudáveis, como a prática de atividade física frequente, sono de boa qualidade e uma alimentação balanceada.

Para concluir, Dra. Bruna Vieira enfatiza que o emagrecimento saudável é um processo gradual e individualizado, que requer acompanhamento profissional e respeito às necessidades do corpo. “Dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas seus malefícios a longo prazo superam os benefícios”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://drabrunavieira.med.br/home/



Especialistas defendem conselheiros inovadores em empresas

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No mundo dos negócios, é comum que empresas de diferentes áreas tenham um conselho consultivo, isto é, um grupo de profissionais experientes que oferece aconselhamento, recomendações, sugestões e insights para acionistas, empresários e executivos tomarem decisões assertivas. Mas, afinal, como deve ser o perfil e a atuação de um conselheiro?

Para Gillian Borges, presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation, é importante que a pessoa que ocupa essa posição seja um “visionário estratégico”. Em outras palavras, alguém com olhar para o presente e futuro, capaz de antecipar tendências, orientar negócios em um cenário dinâmico e conectar inovação e crescimento sustentável à longevidade empresarial.

“Os conselhos precisam parar de olhar apenas para o passado e para os relatórios financeiros. O papel de um conselheiro vai além: é preparar a empresa para o futuro, garantindo que inovação e governança caminhem juntas para a sustentabilidade do negócio”, explica Borges.

O conselheiro deve ser capaz de ajudar também na mitigação de riscos, diminuindo as chances de a empresa passar por crises. Leandro Herculano, vice-presidente da Conselheiros TrendsInnovation, reforça essa visão.

“A comunicação estratégica dentro do conselho é fundamental para mitigar riscos. Empresas que se preparam para crises antes que elas aconteçam são as que garantem sua perenidade”, diz Herculano.

Os riscos incluem desde o avanço da concorrência até ameaças cibernéticas, mudanças regulatórias, processos judiciais (causas trabalhistas ou tributárias, por exemplo) e danos de imagem que uma empresa pode enfrentar. “Mas principalmente o risco de obsolescência, quando as empresas não conseguem identificar novos modelos disruptivos de negócios em seus segmentos de atuação”, acrescenta Herculano. 

Além disso, ​um bom conselheiro deve ser capaz de adaptar modelos tradicionais de governança para empresas de diferentes portes, incluindo startups e scaleups, diz Márcio Teschima, membro do Conselho Consultivo e presidente da Associação dos Conselheiros TrendsInnovation na gestão 2023.

“A excelência deve estar no DNA da equipe, guiando decisões e ações diárias. Pequenos ganhos marginais podem gerar impactos extraordinários na longevidade das empresas”, acrescenta Teschima. 

Segundo ele, um bom conselheiro incorpora boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), além de princípios de diversidade e inclusão (DEI) como eixos estruturantes da empresa, garantindo que não sejam apenas modismos, mas parte da cultura organizacional.

A dinâmica do mercado exige que haja diversidade nos conselhos, como destaca Thierry Cintra Marcondes, associado da Conselheiros TrendsInnovation. “A diversidade no conselho não é uma questão de agenda ESG. É uma estratégia real de competitividade. Grandes inovações surgem quando há olhares diferentes sobre o mesmo problema”.

Dessa forma, o conselheiro não deve apenas acompanhar mudanças. Ele precisa ajudar a moldá-las. Empresas que contam com conselhos preparados para integrar governança, inovação e visão de futuro terão maior resiliência para enfrentar desafios e se posicionar como líderes de mercado, resumem os especialistas.

Qual formação um conselheiro deve ter?

“O conselheiro deve ser um generalista. Sendo assim, não é importante sua área de formação. Ele pode ser engenheiro, economista, advogado, administrador, jornalista, comunicador, especialista em ciência de dados, filósofo, psicólogo, médico, etc. Mas é fortemente desejável que faça uma formação em governança”, afirma Borges.

Ela explica que, sentindo uma necessidade de preparar profissionais para atuar nessa função, a própria Conselheiros TrendsInnovation oferece palestras e workshops voltados para a área. Para Gillian, existem também algumas soft skills (habilidades comportamentais) importantes para quem deseja se tornar um conselheiro

Entre elas estão poder de persuasão, escuta ativa, gestão de conflitos, habilidade em facilitação e moderação, pensamento crítico e sistêmico, resiliência e flexibilidade.

Para saber mais, basta acessar: https://conselheiros.pro/



Maioria dos brasileiros pretende presentear no Dia das Mães

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Uma pesquisa nacional conduzida pela Vinklo, plataforma de presentes da FestaLab.Co, com consumidores brasileiros, aponta um cenário otimista para o comércio no Dia das Mães de 2025. O levantamento, realizado no final de abril com base em dados quantitativos, busca identificar o comportamento de consumo da população em relação à data, considerada uma das mais importantes do calendário varejista.

Segundo os dados apurados, a maioria dos entrevistados (59,1%) pretende gastar o mesmo valor que no ano anterior. Já 17,6% afirmaram que devem gastar mais, enquanto 23,3% planejam reduzir os gastos.

“O Dia das Mães é uma das datas mais significativas para o varejo, tanto em volume de vendas quanto em engajamento emocional com o consumidor. Esta pesquisa nos permite entender melhor o comportamento de compra e planejar ações mais alinhadas à realidade do mercado. A alta intenção de consumo revelada reforça o potencial da data para impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento entre marcas e clientes”, diz Erik Santana, CEO da Vinklo.

Quanto ao valor médio dos presentes, 43,2% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 99,99; seguido de 29,2% que desejam investir entre R$ 100 e R$ 199,99. Já 17,2% planejam comprar algo de até R$ 49,99, enquanto 6,8% buscam por opções com um custo entre R$ 200 e R$ 299,99. Apenas 3,6% dos entrevistados pensam em gastar com algo acima de R$ 300.

Categorias de presentes em destaque

A pesquisa também aborda as categorias de presentes mais procuradas pelos consumidores. Lideram as preferências perfumes e cosméticos, com 21,3%, seguida de roupas, com 20,4%, acessórios aparece com 12,4%, ao lado de calçados, com 12,3%. Itens como chocolates, cestas, presentes personalizados, joias e semijoias, livros, itens de decoração e vales-presente, também são citados como opções consideradas pelos consumidores.

Canais de compra e pesquisa de preço

A internet se destaca como o principal canal de compra para os presentes do Dia das Mães, com 56,7% dos consumidores que optam por adquirir um produto via on-line. As lojas físicas aparecem na preferência de 18,8% dos consumidores. Enquanto 24,3% dizem que podem escolher o presente tanto por meio de um e-commerce quanto em um shopping center ou loja de rua.

A pesquisa de preço antecipada também é apontada como uma prática comum entre os consumidores, onde 89,7% afirmam que pretendem pesquisar antes de realizar a compra. Os fatores mais importantes considerados para efetivar uma compra são: ofertas e promoções (48,5%), preço (45,6%), ter o produto específico que desejam comprar (30,8%), diversidade de produtos (21,5%), preço do frete (19,4%) e entre outros.

Formas de pagamento

A forma de pagamento mais citada na pesquisa é o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (41,9%). O cartão de débito (11,4%) e o dinheiro (1,6%), aparecem em menor escala, o que remete a uma predominância de meios digitais e parcelados nas compras.

Metodologia da pesquisa

A Vinklo ouviu cerca de 950 pessoas de todas as regiões do país, acima de 17 anos e diversos gêneros. Em termos de distribuição geográfica, a maior parte dos entrevistados está localizada na Região Sudeste (74,8%), seguida pelo Nordeste (9,7%), Centro-Oeste e Sul (ambos com 5,9%) e Norte (3,7%).

 
Sobre a Vinklo

A Vinklo é uma plataforma de presentes criada pela FestaLab.Co, uma das principais plataformas de convites on-line do Brasil, e também composta pelo site de Mensagens de aniversário, e tem como objetivo simplificar a escolha de um presente por meio da tecnologia.



Tecnologia pode transformar mercado da construção civil

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A Forbee Engenharia, empresa especializada na utilização de tecnologias para realizar laudos de inspeção predial de edificações residenciais, comerciais, shoppings, hospitais, tem transformado os processos de avaliação estrutural ao implementar ferramentas tecnológicas como ressonâncias, ultrassom, drones subaquáticos e drones térmicos com objetivo de oferecer diagnósticos mais eficientes ao setor.

De acordo com Giovanni Fermino, diretor de engenharia da empresa, o uso destas tecnologias têm permitido análises mais detalhadas das estruturas e garantido maior segurança das inspeções, minimizando também os riscos para os profissionais que as executam.

“A durabilidade das edificações é aprimorada por meio da detecção precoce de desgastes e falhas estruturais, permitindo intervenções ágeis. A manutenção se torna mais eficaz com a análise detalhada proporcionada pelas novas tecnologias, podendo resultar em economia de custos e prolongamento da vida útil das construções”, avalia o engenheiro.

Impactos na precisão e velocidade

O especialista da Forbee afirma que a utilização de tais ferramentas tem proporcionado vantagens ao segmento, tornando as análises mais rápidas. Problemas estruturais que antes exigiam longos períodos para serem identificados e solucionados agora podem ser diagnosticados em tempo recorde.

“A capacidade de capturar e processar informações detalhadas em tempo real permite diagnósticos mais rápidos e possibilita tomar decisões mais informadas, em até quatro dias úteis, em alguns casos. Isso pode resultar em manutenção mais eficaz e redução de custos operacionais”, afirma Fermino.

Ele explica que as técnicas como ultrassom e ressonância magnética são comumente empregadas para identificar potenciais níveis de corrosão, vazios e outras anomalias internas em materiais de construção. “O ultrassom utiliza ondas sonoras de alta frequência para detectar descontinuidades, enquanto a ressonância avalia o nível do potencial de corrosão da edificação, fornecendo informações sobre a integridade estrutural sem a necessidade de intervenções invasivas”.

“Já os drones subaquáticos são fundamentais para inspecionar áreas de difícil acesso, como piscinas e reservatórios. Eles permitem a avaliação detalhada dessas estruturas sem a necessidade de drenagem ou mergulho humano, aumentando a segurança das inspeções”, acrescenta.

Segundo o engenheiro, os drones térmicos são responsáveis por monitorar variações de temperatura em sistemas estruturais, auxiliando na detecção de falhas em isolamento ou sobrecarga térmica.

Crescimento do mercado e perspectivas

Dados da Mordor Intelligence apontam que o mercado global de serviços de inspeção de construção deverá crescer a um CAGR de mais de 10% entre 2022 e 2027, impulsionado por avanços tecnológicos e pela crescente demanda por edificações seguras e duráveis.

Paralelamente, no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou para 3,5% a projeção de expansão do setor em 2024, refletindo o aquecimento do mercado de trabalho e o bom desempenho da área imobiliária de padrão econômico.

Buscando estar alinhada a essas tendências, a Forbee Engenharia segue investindo na adoção de tecnologias, com foco em ofertar inovação e diagnósticos mais precisos e acessíveis ao setor de construção civil. “Queremos buscar nossa posição de liderança, atendendo às demandas de um mercado em constante evolução”, finaliza Fermino.



BTO impulsiona desempenho financeiro com tecnologia

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A transformação digital se consolidou como um fator determinante para o crescimento sustentável das empresas. De acordo com estudo da McKinsey & Company, organizações com alta maturidade digital apresentam desempenho financeiro até três vezes superior ao de suas concorrentes no Brasil — índice que chega a cinco vezes no cenário global. Esse dado reforça o papel da digitalização como alicerce competitivo no ambiente empresarial atual.
 
Nesse contexto, o Business Transformation Outsourcing (BTO) surge como uma evolução natural do tradicional BPO (Business Process Outsourcing). Mais do que terceirizar tarefas operacionais, o BTO combina tecnologia de ponta, como inteligência artificial (IA) e automação, com conhecimento especializado e visão estratégica.
 
Para Mauro Inagaki, fundador e CEO da B2Finance, o BTO representa uma mudança de mentalidade. “Muitas empresas reconhecem a importância da inovação e da digitalização, mas não têm estrutura interna para conduzir essa transição. O BTO preenche essa lacuna. Atuamos como parceiros estratégicos, unindo tecnologia, ERP e inteligência de dados para impulsionar a maturidade digital e a competitividade dos nossos clientes”.
 
A B2Finance, especializada em soluções integradas de transformação empresarial, auxilia empresas a migrarem do modelo tradicional de BPO para o BTO, oferecendo um ecossistema que vai além da execução de processos: entrega inteligência aplicada ao negócio. “Nosso compromisso é garantir que os processos estejam a serviço do crescimento estratégico da empresa. Isso inclui ganhos reais em agilidade, redução de custos, precisão na tomada de decisão e melhor experiência para o cliente final”, afirma Inagaki.
 
A abordagem BTO também se destaca pela capacidade de adaptação frente às mudanças do mercado. Em um cenário de incertezas e velocidade crescente, contar com parceiros que unem visão de negócio e expertise técnica se torna um diferencial competitivo importante. “Transformar exige coragem, mas também método. O BTO proporciona esse caminho com segurança, estrutura e clareza”, reforça o executivo.

 



Acidentes de trabalho e afastamentos marcam mês do trabalhador

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O Dia do Trabalhador é comemorado mundialmente no dia 1º de maio. No Brasil, a data foi definida como feriado nacional pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de figurar como feriado, a data abre espaço para conscientização sobre a manutenção das garantias dos direitos conquistados e a criação de um ambiente de trabalho favorável ao trabalhador.

De acordo com Rodrigo Oliveira, advogado e integrante da Comissão de Aprovados e Excedentes do Concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), em 2025 o mês será marcado pela elevação dos indicadores de adoecimento e de sofrimento no trabalho. “A cada 46 segundos, um trabalhador sofre acidente no ambiente laboral. A cada 3h30, um trabalhador morre. Reflexo de um ambiente inseguro, pressão por produtividade e da falta de fiscalização”, frisa.

Também integram o rol afastamentos por jornadas exaustivas, condições precárias e remuneração desvalorizada – em alguns casos até sem.

Nesse contexto, o representante da comissão de AFT aponta que garantir a legislação trabalhista é o caminho ideal, “é comum ver empresas contratando fora das regras da CLT, sob o argumento de que os trabalhadores teriam um valor de salário maior, mas ao fazer isso é ignorada a proteção em caso de afastamento e também a seguridade após rescisão do contrato”.

Diante das irregularidades, cabe atuação de Auditores Fiscais

O auditor é essencial para o desenvolvimento social e econômico do país por atuar em prol do trabalho formal, viabilizando o acesso da população à renda, à saúde e à previdência. Atualmente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), recomenda a atuação de 5.441 auditores no Brasil, mas o país conta com apenas 1.842 em exercício.

A Comissão de Aprovados e Excedentes do Concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) é composta por candidatos aptos a ocuparem o cargo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme Concurso Nacional Unificado (CNU – 2024).



CISSP: certificação em cibersegurança pode impulsionar carreiras no Brasil

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De acordo com Dario Caraponale, CEO da Strong Security Brasil, a certificação CISSP (Certified Information Systems Security Professional) tem se consolidado como um dos principais diferenciais para profissionais que desejam crescer na área de segurança da informação. Emitida pelo ISC2 e reconhecida internacionalmente, essa credencial atesta o domínio técnico e estratégico de especialistas — em um momento em que a cibersegurança ganha protagonismo diante do avanço constante das ameaças digitais.

Segundo uma pesquisa do Vultus Cybersecurity Ecosystem, empresas brasileiras podem enfrentar perdas de até R$ 2,2 trilhões até 2027 por conta de ataques cibernéticos. Esse cenário eleva a urgência por profissionais capacitados, especialmente aqueles certificados com a CISSP, que dominam práticas essenciais para a proteção de dados e ativos digitais.

Alta demanda por especialistas certificados

Relatório da consultoria Robert Half, citado pela revista Exame, aponta a área de segurança da informação entre as mais promissoras para 2025. Com o crescimento das ameaças on-line, organizações passaram a valorizar profissionais com preparo técnico e certificações reconhecidas. A CISSP responde diretamente a essa demanda, cobrindo oito domínios da segurança da informação, como gestão de riscos, criptografia e arquitetura de sistemas seguros.

O que é a certificação CISSP

Emitida pelo ISC2 (International Information System Security Certification Consortium), a certificação exige que o candidato comprove no mínimo cinco anos de experiência prática em ao menos duas áreas cobertas pelo exame. Conhecida por seu alto nível de complexidade, a avaliação exige domínio técnico e raciocínio estratégico para tomada de decisões em cenários reais.

Benefícios da certificação CISSP

Entre os principais benefícios apontados por especialistas estão o aumento da empregabilidade, acesso a salários mais altos e posições em cargos estratégicos. Segundo levantamento da Robert Half, profissionais certificados podem receber remunerações que variam entre R$ 6.000 e R$ 23.000, conforme a função e a experiência. Por ser reconhecida globalmente, a certificação também permite atuação em empresas multinacionais e projetos internacionais.

Reconhecimento e liderança no setor

“Quem conquista a CISSP demonstra não apenas domínio técnico, mas também uma visão estratégica sobre segurança digital. É um diferencial que abre portas para posições de gestão, consultoria e liderança em empresas que valorizam a proteção de seus dados”, destaca Dario Caraponale.

Além do reconhecimento técnico, a certificação permite acesso a comunidades internacionais de especialistas, conferências globais e oportunidades de networking, facilitando a atualização contínua dos profissionais.

Como se preparar para obter a CISSP

Diante da complexidade do processo de certificação, muitos profissionais optam por treinamentos especializados. A Strong Security Brasil, referência nacional em capacitação em cibersegurança, oferece programas de preparação alinhados às exigências do ISC2, com simulações práticas e mentoria técnica.

A empresa também apoia o desenvolvimento de carreiras sólidas, fornecendo conteúdos atualizados, suporte especializado e estratégias para quem busca se destacar no setor.

Sobre a Strong Security Brasil

A Strong Security Brasil é especializada em soluções integradas de segurança da informação, com foco em treinamentos, consultoria e serviços gerenciados. Atuando em todo o Brasil, a empresa tem como missão capacitar profissionais e fortalecer a proteção digital de organizações públicas e privadas.



Gabarito Educação participa da Bett Brasil sobre inovação com foco no humano

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A 30ª edição da Bett Brasil, feira de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina, ocorreu de 28 de abril a 1º de maio de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, o evento reuniu mais de 450 palestrantes nacionais e internacionais para refletir sobre como transformar conhecimento em sabedoria e promover um crescimento educacional resiliente e contínuo.

Além dos debates e das oficinas voltados a práticas pedagógicas inovadoras, a Bett Brasil 2025 reforçou sua dimensão internacional e sua amplitude de oferta: ao longo de quatro dias, o Expo Center Norte recebeu quase 50.000 participantes de mais de 28 países e reuniu mais de 330 expositores.

Participação do Gabarito Educação

O Gabarito Educação enviou um grupo de 23 profissionais para explorar congressos, oficinas e estandes. Entre eles, Poliana Diniz, gestora pedagógica, e Márlen Sousa, diretor administrativo, destacaram aspectos que podem influenciar diretamente como projetar o futuro pedagógico da instituição.

Para Poliana, a palestra de abertura, com o presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari, foi fundamental: “Nenhuma tecnologia substitui a formação dos profissionais da educação”. Ela reforça que, embora as soluções tecnológicas sejam inúmeras – de plataformas de inteligência artificial a materiais de cultura maker e programas bilíngues –, o principal recurso de toda instituição educacional continua sendo o capital humano. “Somente os educadores podem transformar substancialmente a escola”, enfatiza.

Poliana também elogiou workshops voltados à Educação Inclusiva (Priscila Boy), cultura STEAM e letramento científico (Lilian Bacich) e a palestra sobre currículo e cidadania, ministrada por Dr. Phil Lambert, da Universidade de Sydney.

Além disso, Márlen destaca a onipresença das gigantes Arco e Somos, que ditam tendências em soluções maker, STEAM, socioemocionais e bilíngues. Porém, foi a inteligência artificial o tema que mais se consolidou na Bett 2025. Em suas palavras, “a cada ano, a inteligência artificial toma mais frente em todas as soluções apresentadas”.

Para o diretor administrativo, a experiência reforça que a formação integral do aluno deve contemplar não apenas o domínio didático, mas também competências socioemocionais e de liderança. Segundo ele, um dos pontos altos foi a discussão dos “quatro Hs” do líder educacional – humildade, humor, honestidade e habilidade técnica – como base para gestão e inovação pedagógica.

Conexões e parcerias

Ambos os gestores reforçaram a importância do networking na Bett. Poliana valorizou o contato com o coordenador de um colégio em Fortaleza para expandir a participação de alunos em olimpíadas científicas, assim como a oportunidade de conhecer o escritor e formador Thomaz Veloso, autor de “Acompanhamento Pedagógico Multinível”, que entrará no roteiro de estudos da equipe. Márlen, por sua vez, ressaltou trocas de experiências com mantenedores de escolas em Goianinha e no Rio de Janeiro, ampliando perspectivas para possíveis visitas e cooperações futuras.

Perspectivas para o Gabarito Educação

A equipe do Gabarito retorna da Bett 2025 com reflexões profundas sobre os rumos da educação no Brasil e no mundo. Mais do que ferramentas tecnológicas, o evento proporcionou uma imersão em práticas pedagógicas que valorizam o desenvolvimento integral dos estudantes, a formação continuada dos educadores e o fortalecimento da cultura escolar. Para Poliana e Márlen, o maior aprendizado é que a inovação mais potente continua sendo a que coloca o ser humano no centro do processo educativo, a fim de promover uma escola mais inclusiva, consciente e preparada para formar cidadãos críticos e engajados.



Recip 2025 abre inscrições para cooperativas financeiras

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Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip), programa promovido pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), com apoio do Banco Central e patrocínio do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Cooperativas financeiras singulares e independentes podem se inscrever até o dia 30 de junho. 

O objetivo da premiação é avaliar e fortalecer o potencial de inovação com foco em impacto social das cooperativas financeiras singulares, considerando cinco aspectos fundamentais: ESG, Finanças Verdes, Participativa, Colaborativa e Desenvolvimento de Capacidades.

Flávia Dutra, analista de projetos na Fenasbac, explica que um dos principais propósitos do Recip é mapear e identificar de que maneira os princípios do cooperativismo estão sendo aplicados de forma inovadora, gerando transformações concretas nas comunidades onde essas cooperativas atuam. Dessa forma, o programa busca evidenciar como a inovação se manifesta e é incorporada no dia a dia dessas organizações.

Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação e Estratégia na Fenasbac, comenta que “as cooperativas de crédito têm papel fundamental não só na inclusão, mas no exercício pleno da cidadania financeira em cada comunidade em que atuam. O Recip tem como objetivo ser um modelo de referência para que elas possam inovar com foco no impacto social que proporcionam. Por isso, o reconhecimento de organizações é fundamental para fortalecer e dar visibilidade às ações de impacto desenvolvidas pelo setor cooperativo”, afirma.

Segundo Dutra, esse reconhecimento contribui para legitimar os esforços locais, inspirando outras cooperativas a seguirem o mesmo caminho e inovarem com propósito, sempre priorizando o bem-estar coletivo.

A jornada do Recip acontece ao longo do ano e envolve diversas etapas: desde as inscrições iniciais, passando por entrevistas de validação e devolutivas personalizadas, até a publicação do Panorama, um relatório público que reúne e dá visibilidade aos impactos gerados pelo cooperativismo financeiro na sociedade.

“O ciclo é encerrado com o evento de premiação, realizado na sede do Banco Central, em Brasília, para a entrega dos selos de reconhecimento às participantes com as melhores práticas”, informa a analista de projetos na Fenasbac.

A quarta edição do Recip também está alinhada aos objetivos do Ano Internacional das Cooperativas, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”. Flávia ressalta que a proposta do Recip 2025 foi ampliada com o lançamento do Diálogos Recip — uma série de encontros on-line que reúne especialistas para debater temas relevantes para o futuro do setor cooperativo.

“Participando do programa, as cooperativas financeiras têm a oportunidade de fortalecer a intercooperação, aprender com especialistas, melhorar sua gestão da inovação e, ainda, podem ser reconhecidas nacional e internacionalmente”, adiciona.

Para este ano, a meta do programa é alcançar pelo menos metade das cooperativas de crédito do Brasil, com foco na relevância e no potencial de transformação das iniciativas apresentadas por cada participante. “Os projetos estão cada vez mais robustos, com alto potencial de transformação, contribuindo para um ecossistema financeiro mais justo e sustentável, alinhado à entrega de inovação com impacto social na ponta”, analisa Sara Oliveira, Coordenadora de Consultoria e Gestão na Fenasbac

Podem participar do Recip cooperativas de crédito singulares ou independentes de todo o Brasil e as inscrições estão abertas até 30 de junho através do link: https://bit.ly/inscricao-recip-2025

Para mais informações sobre o programa, basta acessar: https://recip.fenasbac.io/



Diageo e FIFA: Parceria Oficial para a Copa do Mundo 2026

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A FIFA e a Diageo estão se unindo em uma parceria inédita na América do Norte, Central e do Sul para a Copa do Mundo da FIFA 26™.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250508828162/pt/

Diageo é anunciada como apoiadora oficial de destilados na América do Norte, Central e do Sul para a Copa do Mundo da FIFA 26™

Diageo é anunciada como apoiadora oficial de destilados na América do Norte, Central e do Sul para a Copa do Mundo da FIFA 26™

Líder global em bebidas destiladas e com marcas consagradas no Canadá, México e Estados Unidos — onde será realizado o torneio —, a Diageo entrará para a festa como apoiadora oficial do torneio, com a sua própria seleção de bebidas emblemáticas, incluindo as tequilas Casamigos e Don Julio, os uísques Buchanan’s e Johnnie Walker e a vodka Smirnoff.

Aproveitando o seu histórico de apoio ao esporte, a Diageo utilizará suas marcas emblemáticas e sua reconhecida capacidade criativa em marketing para envolver os torcedores por meio de ações de ativação, iniciativas no local do evento e campanhas de varejo — todas destacando o consumo responsável e a celebração em comunidade.

“Temos orgulho de aprofundar a nossa parceria com o esporte, brindando a Copa do Mundo da FIFA 26 com o nosso portfólio sem igual”, disse Cristina Diezhandino, diretora-executiva de marketing da Diageo. “O futebol é o maior esporte do mundo e, com esse torneio prestes a ser o maior da história, enxergamos nisso uma oportunidade única de celebrar com os torcedores de formas novas e significativas”.

O diretor-executivo comercial da FIFA Romy Gai acrescentou: “Estamos muito felizes em receber a Diageo como patrocinadora oficial do Programa Comercial da Copa do Mundo da FIFA 2026. É uma honra colaborar com a líder global em bebidas destiladas na maior celebração do futebol mundial. Com este acordo, a Diageo vai criar experiências únicas para os fãs, promovendo a celebração responsável no maior palco do mundo.”

A Diageo realizará ações de ativação nas 16 cidades-sede de Canadá, México e Estados Unidos, e promoverá a colaboração por toda a região das Américas.

Este comunicado à imprensa não é direcionado a ninguém que não tenha a idade legal para o consumo ou a compra de álcool, e não se destina a países com restrições relacionadas à publicidade de bebidas alcoólicas.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas premium com um portfólio de marcas consagradas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, entre outras, e está presente em 180 países. A empresa é comprometida com a iniciativa “Sociedade 2030: Espírito do Progresso”. Centrada em três pilares, a estratégia promove o consumo responsável de álcool, fomenta a diversidade e inclusão e garante a sustentabilidade da cadeia de produção do grão ao copo. Como parte dessa agenda, a Diageo promove globalmente o consumo responsável por meio do DRINKiQ, plataforma digital que reúne orientações e dicas para moderação.

A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DOE). Para obter mais informações sobre a Diageo, nossas pessoas, marcas e desempenho, visite-nos em www.diageo.com e no Instagram @diageobrasil.

Contato:
Diageo USA and Canada Press Office (New York)

napressoffice@diageo.com

Diageo Latin America & Caribbean Press Office (Miami)

Lacpressoffice@diageo.com

Fonte: BUSINESS WIRE



WHOOP revela WHOOP® 5.0 e WHOOP® MG: novos dispositivos poderosos com recursos inovadores de saúde e longevidade

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WHOOP, a empresa de desempenho humano, apresenta hoje o WHOOP 5.0 e o WHOOP MG, dois dispositivos portáteis de última geração projetados para um novo enfoque à saúde pessoal e à longevidade. Junto com uma experiência WHOOP reconfigurada, os dispositivos oferecem bateria com duração de 14 dias em um formato mais elegante e 7% menor, apresentando recursos que definem a categoria, incluindo Healthspan com WHOOP Age, rastreador cardíaco com ECG sob demanda, informações sobre pressão arterial e muito mais.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250508948468/pt/

WHOOP Unveils Next Generation WHOOP® 5.0 and WHOOP® MG

WHOOP apresenta o WHOOP 5.0 e o WHOOP MG, dois dispositivos portáteis de última geração.

Estas inovações chegam em um momento vital, em que sistemas de saúde deficientes custam mais e entregam menos. A WHOOP está desenvolvendo uma nova solução e um método melhor, que capacita as pessoas a conectar suas decisões diárias a resultados de desempenho e saúde que podem ser medidos e sentidos. Enquanto outros rastreiam tendências superficiais, a WHOOP oferece longevidade através da profundidade, ao converter os sinais mais vitais do corpo em orientações que estendem a expectativa de vida saudável, não apenas a expectativa de vida.

“Este não é apenas o lançamento de um produto. É um novo capítulo para a WHOOP e para nossos membros”, disse Will Ahmed, Fundador e Diretor Executivo da WHOOP. “Aproveitamos tudo o que aprendemos na última década e criamos uma plataforma para ajudar nossos membros a obter um ótimo desempenho e viver ao máximo por mais tempo. Não poupamos esforços.”

Imagens do WHOOP 5.0 e WHOOP MG aqui.

NOVOS RECURSOS DE SAÚDE E DESEMPENHO NO APLICATIVO

  • Healthspan com WHOOP Age1: Obtenha informações e orientações sobre como seus hábitos diários impactam sua saúde a longo prazo com o Healthspan, uma nova e poderosa forma de quantificar sua idade fisiológica e desacelerar seu ritmo de envelhecimento. Desenvolvido em parceria com o Dr. Eric Verdin, Diretor Executivo do Instituto Buck de Pesquisa sobre Envelhecimento, o Healthspan faz uso de nove métricas diferentes relacionadas à saúde a longo prazo para calcular sua idade WHOOP e seu ritmo de envelhecimento.
  • Rastreador cardíaco com ECG2: Seu coração, em suas mãos. O WHOOP agora inclui um recurso de ECG aprovado pela FDA, permitindo que uma leitura seja feita a qualquer momento, diretamente do seu pulso, e compartilhada diretamente com um profissional de saúde. O rastreador cardíaco detecta sinais de fibrilação atrial (Afib)3, uma das principais causas de AVC, e fornece notificações de ritmo cardíaco irregular4 (IHRN) para maior tranquilidade.
  • Informações sobre pressão arterial5: Uma tecnologia com patente em pendência que fornece informações diárias sobre a pressão arterial, diretamente de seu pulso. Obtenha leituras estimadas de pressão sistólica e diastólica e saiba como a pressão arterial afeta o bem-estar e o desempenho.
  • Informações de hormônios femininos6: O WHOOP vai além do acompanhamento do ciclo menstrual, ao oferecer educação com base científica e informações personalizadas sobre como as mudanças hormonais influenciam a recuperação, o sono, o estresse e o desempenho. Seja na menstruação, na gravidez ou na perimenopausa, o WHOOP se adapta a você.
  • Atualização de desempenho do sono: Desfrute de melhores noites e melhores dias. O índice do sono reformulado oferece um reflexo mais preciso da qualidade do sono, ajudando os membros a se recuperarem com mais eficácia e a se sentirem mais fortes a cada dia.
  • WHOOP Advanced Labs7: Faça parte da lista de espera para a próxima evolução em saúde personalizada. Em breve, o WHOOP Advanced Labs irá permitir que os membros agendem exames de sangue e recebam relatórios médicos integrados diretamente ao aplicativo WHOOP, que cria uma visão mais abrangente de sua saúde e oferece medidas práticas para melhorá-la.
  • Acompanhamento completo do condicionamento físico: Desde passos diários e VO₂ Máx. até o esforço muscular durante o treinamento de força e mais de 145 atividades com suporte, os membros agora podem otimizar o condicionamento físico para desempenho e resultados de saúde a longo prazo.

HARDWARE REINVENTADO PARA DESEMPENHO E PRECISÃO

  • Sensores de Precisão. Design Menor. Maior Potência: O WHOOP 5.0 e o MG incorporam mais tecnologia em um formato 7% menor. Melhores sensores captam dados 26 vezes por segundo, enquanto um processador reconfigurado oferece 10 vezes mais eficiência energética, permitindo obter informações mais completas sem sacrificar a duração da bateria ou o conforto.
  • Bateria com mais de 14 dias de duração. Novo carregador sem fio8: Mais de 14 dias por carga com o WHOOP 5.0 e hardware MG. Agora, os membros que possuem seus dispositivos com o novo carregador sem fio têm acesso a um mês inteiro de duração da bateria.
  • Acessórios elevados: Complete a experiência com uma nova linha de acessórios WHOOP, incluindo o novo LeatherLuxe, feito de couro italiano genuíno para nosso visual e toque de mais alto nível até o momento.
  • Capacidade de uso 24 horas por dia, 7 dias por semana: O WHOOP continua sendo o único dispositivo portátil verdadeiramente vestível, projetado para uso 24 horas por dia, 7 dias por semana, em diversas partes do corpo. Com a tecnologia WHOOP Body e AnyWear™, nossos trajes de uso técnico se integram perfeitamente a seu dispositivo para obter dados com precisão incomparável, independentemente de seu esporte, estilo de vida ou movimento.
  • ECG de grau médico: Disponível exclusivamente no WHOOP MG, mantenha a tranquilidade com leituras de ECG de grau médico que você pode fazer no conforto de seu lar. Basta colocar o polegar e o indicador no fecho condutor de ECG e obter uma leitura de grau médico em segundos.

ESCOLHA SUA EXPERIÊNCIA

Para tornar estas inovações ainda mais acessíveis, o WHOOP também está introduzindo três novos níveis de assinatura. Estes níveis permitem que os membros da WHOOP escolham o dispositivo de hardware, os recursos e os preços que fazem mais sentido para eles:

  • WHOOP One: Informações de condicionamento físico de nível profissional pelo nosso melhor preço de US$ 199 por ano
  • WHOOP Peak: Informações avançadas sobre saúde, condicionamento físico e longevidade, concebidas para ajudar você a alcançar seu máximo desempenho por mais tempo. Preço de US$ 239 por ano.
  • WHOOP Life: O WHOOP mais poderoso de todos os tempos, com informações de saúde e desempenho de grau médico. Preço de US$ 359 por ano.

Veja abaixo os preços internacionais.

“O WHOOP é uma ferramenta fantástica. É como um médico em meu pulso”, disse Cristiano Ronaldo, jogador de futebol profissional, investidor e embaixador mundial da WHOOP. “Ele me permite monitorar meu comportamento facilmente e me mostra que ser consistente e priorizar a saúde vale a pena. Estou feliz por ser parte desta empresa e pelo lançamento do WHOOP 5.0 e do MG.”

O WHOOP 5.0 e o MG já estão disponíveis para compra em WHOOP.com.

Preços internacionais

MOEDA

ONE

PEAK

LIFE

USD

199

239

359

CAD

259

349

529

EUR

199

264

399

GBP

169

229

349

AUD

299

419

629

NZD

359

489

739

AED

699

919

1.379

SAR

799

1.029

1.549

QAR

699

879

1.319

Sobre a WHOOP

A WHOOP, empresa de desempenho humano, oferece um instrutor de saúde e condicionamento físico vestível para ajudar as pessoas a conquistarem suas metas. A assinatura da WHOOP oferece a melhor tecnologia vestível, retorno prático e recomendações sobre recuperação, sono, treinamento e saúde. O WHOOP 5.0 e o WHOOP MG proporcionam inovações revolucionárias em saúde, incluindo recursos de saúde cardiovascular; o Healthspan, que quantifica o ritmo de envelhecimento e propicia aos membros a idade WHOOP; e um dispositivo portátil único em seu tipo com informações sobre a pressão arterial. A WHOOP é a companheira de saúde perfeita para quem busca otimizar sua saúde e desempenho. Fundada em 2012, a WHOOP tem sede em Boston e levantou mais de US$ 400 milhões em capital de risco. O dispositivo WHOOP está disponível para entrega em 56 mercados ao redor do mundo e o aplicativo WHOOP está disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (América Latina). O WHOOP pode ser adquirido na Amazon nos EUA, Reino Unido e Austrália, bem como na Best Buy (EUA), Dick’s Sporting Goods (EUA), Flipkart (Índia) e Virgin Megastore (GCC), entre outras.

Para saber mais ou iniciar um teste gratuito de um mês, acesse whoop.com e se conecte com a WHOOP no Instagram, X, Facebook, LinkedIn e YouTube.

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1Este recurso não está disponível para usuários menores de 18 anos.

2Este recurso não se destina a usuários com arritmias conhecidas além de fibrilação atrial ou menores de 22 anos. Não é recomendado para usuários com marca-passo cardíaco, ICDs ou outros dispositivos eletrônicos implantados. Este é um recurso regulamentado por médicos e não está disponível em todas as regiões no momento.

3https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33516402/

4Este recurso não se destina a usuários com fibrilação atrial conhecida ou menores de 22 anos. Trata-se de um recurso regulamentado por médicos e não está disponível em todas as regiões no momento.

5O monitor de pressão arterial não é um dispositivo médico e não pode diagnosticar ou tratar condições médicas. Ele não proporciona aconselhamento médico. Consulte sempre seu médico em caso de problemas de saúde e nunca adie ou altere o atendimento médico com base em suas informações.

6O Menstrual Cycle Insights não deve ser utilizado para controle de natalidade ou monitoração de fertilidade. Os indicadores da fase ovulatória são apenas estimativas. O Menstrual Cycle Insights não é um dispositivo médico e não pode diagnosticar ou tratar condições médicas. Ele não proporciona aconselhamento médico. Sempre consulte seu médico em caso de problemas de saúde e nunca adie ou altere o atendimento médico com base em suas informações.

7Somente nos EUA no lançamento.

8O carregador sem fio é oferecido com as assinaturas Peak e Life. Bateria com fio disponível no One.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Sophie Holt

Jack Taylor PR

whoop@jacktaylorpr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia Nacional de Prevenção da Alergia: Vedacit dá dicas para evitar mofo

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O Dia Nacional de Prevenção da Alergia, celebrado em 7 de maio, reacende o alerta para um inimigo silencioso nas casas e construções: o bolor. Causado por umidade excessiva e falta de ventilação, o mofo compromete não apenas a integridade das paredes e estruturas, mas também afeta diretamente a saúde de quem convive nesses ambientes, podendo agravar ou desencadear crises alérgicas, respiratórias e dermatológicas.

Segundo Anderson Mendes, gerente técnico da Vedacit, prevenir o surgimento de bolor começa com ações simples, mas precisa ir além da limpeza rotineira. “É essencial atuar na causa da umidade, não apenas no efeito visível. A impermeabilização correta é o primeiro passo para garantir ambientes mais saudáveis e duráveis”, explica ele.

Para prevenir o aparecimento do mofo e manter a casa livre de bolor e fungos, o especialista sugere algumas recomendações:

1 – Impermeabilizar paredes e lajes

Aplicar produtos impermeabilizantes em áreas sujeitas à umidade, como banheiros, cozinhas, paredes externas e lajes, evita infiltrações e bloqueia a entrada de água nas estruturas. Hoje, já existem soluções acessíveis e fáceis de aplicar, inclusive por quem gosta de fazer pequenos reparos em casa.

2 – Verificar calhas e telhados regularmente

Telhas quebradas ou calhas entupidas favorecem infiltrações. A manutenção preventiva é fundamental, especialmente antes das estações chuvosas.

3 – Manter a ventilação dos ambientes

Mesmo em dias frios, é importante permitir a circulação de ar natural para evitar o acúmulo de umidade. O ideal é abrir janelas e portas sempre que possível.



Gestão especializada do serviço médico evita deslocamento de pacientes

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Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) estão evitando deslocamento de pacientes para capitais, investindo em equipes médicas especializadas. Por meio de parcerias estratégicas com empresas que fazem a seleção e a administração de escalas de trabalho, os gestores públicos de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e Dianópolis, no Tocantins, de duas regiões distantes entre si em mais de 1.800 quilômetros, mostram que a administração hospitalar se beneficia da terceirização.

Os relatórios demonstram que tanto o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), na Baixada Fluminense (RJ) quanto o Hospital Regional de Dianópolis (HRD), em Tocantins, viraram referências regionais de atendimento. “Conseguimos ofertar excelentes profissionais e, também, gerir com competência e eficiência o trabalho médico nessas unidades, independentemente da localização”, afirma Tiago Simões Leite, diretor médico da Medplus, empresa que faz a gestão dos profissionais especializados nas duas unidades. “Os relatórios oficiais comprovam: houve crescimento expressivo no volume de atendimentos nos dois hospitais”, finaliza Leite.

Terceirização

No Tocantins, dados da Secretaria da Saúde (Sesau) registram aumento de 26% nos atendimentos do HRD em 2024, passando de 34.625 em 2023 para 43.747 no último ano. O aumento no número de atendimentos, aliado à redução das transferências, evidencia a efetividade da prestação do serviço. Hoje, 97,75% dos pacientes são tratados na própria unidade, sem necessidade de encaminhamento para serviços de maior complexidade.

Em Duque de Caxias (RJ), nesses três anos de municipalização do Hospital Adão Pereira Nunes, que coincide com o início da parceria com a Medplus, a prefeitura divulgou os resultados obtidos: mais de 500 mil atendimentos, 9.094 partos, 56.618 internações, 636.721 exames de imagem e 61.076 cirurgias. A capacidade mensal de atendimento dobrou — de 8 mil para 16 mil pacientes — e o volume cirúrgico saltou de 700 para mais de 2.600 procedimentos mensais, tornando-se um novo recorde para a unidade.

Referências

Os números da Medplus revelam mais resultados semelhantes entre as duas unidades. Ambas são referências regionais e, independentemente do seu porte, se traduzem em qualidade de vida para os cidadãos.

O HMAPN segue como unidade referência de urgência e emergência de média e alta complexidade, por conta de sua excelência nas especialidades e serviços de clínica médica; ortopedia e traumatologia; neurocirurgia; cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica, bucomaxilofacial e obstétrica, entre outras. Todas geridas pela Medplus.

É assim também em Tocantins, onde o HRD é referência para procedimentos de média complexidade, com atendimento hospitalar de urgência, emergência e eletivo. O hospital atende oito municípios do sudeste do Tocantins: Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio da Conceição, Porto Alegre, Almas, Taipas e Taguatinga. São 43 leitos operacionais, sala de parto e pré-parto, duas salas cirúrgicas, sala de recuperação pós-anestesia, serviços de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia ginecológica e obstétrica e cirurgia ortopédica.

Distâncias

Duque de Caxias está a cerca de 24 quilômetros da capital carioca, o Rio de Janeiro. No entanto, a viagem pode ser difícil e demorar mais do que a distância sugere devido ao trânsito e à complexidade do transporte público, segundo o Rome2Rio. Uma simulação num aplicativo de transporte feita numa segunda pela manhã mostrava um tempo médio de 2h38 para vencer essa distância.

Dianópolis está a cerca de cinco horas de carro de Palmas, a capital do Tocantins. São 349 quilômetros de distância que, por ônibus, são percorridos em nove horas, segundo o Rome2Rio.



A PLATAFORMA AUTOMATIZADA DE PRESERVAÇÃO DE FERTILIDADE DAVITRI DA OVERTURE LIFE OBTÉM APROVAÇÃO REGULATÓRIA NO BRASIL

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A Overture Life, inovadora na modernização dos tratamentos de fertilidade para otimizar a liberdade reprodutiva, anuncia que sua plataforma DaVitri para preservação de fertilidade foi autorizada para uso comercial como dispositivo médico de classe I pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (ANVISA), para as clínicas de fertilização in vitro (FIV) do país. Esta última autorização torna o Brasil o sexto país da América Central e do Sul onde o DaVitri pode ser utilizado para automatizar a vitrificação. Os embriologistas brasileiros agora se juntam aos seus colegas no Panamá, Chile, Peru, República Dominicana e Argentina para melhorar a qualidade e consistência do delicado protocolo de vitrificação, utilizando o DaVitri para ajudar a padronizar o tratamento [e, em última instância, reduzir o número de ciclos de FIV necessários para ter um bebê saudável].

“Agradecemos aos auditores da ANVISA por sua revisão exaustiva dos dados técnicos, desempenho e segurança do DaVitri”, disse Hans Gangeskar, CEO da Overture Life. “A reputação da ANVISA por seu rigor não apenas oferece segurança àqueles no Brasil que buscam tratamentos de fertilidade, mas também respalda nossa crença de que o uso generalizado do dispositivo automatizado DaVitri marcará o início de uma nova era para a medicina reprodutiva de qualidade e acessível.”

A missão da Overture é desenvolver e implementar tecnologia de ponta para modernizar os métodos manuais e obsoletos da medicina reprodutiva. Isso inclui o uso de inteligência artificial, automação, análise de perfil metabolômico e tecnologia de microfluidos para garantir que futuras mães possam acessar serviços de fertilidade de alta qualidade, independentemente de sua renda, localização geográfica ou seguro de saúde. Em particular, o dispositivo de bancada DaVitri pode eventualmente permitir a vitrificação no consultório de um especialista, tornando a medicina reprodutiva mais acessível em qualquer parte do mundo.

“Estamos utilizando o sistema DaVitri há 10 meses (desde junho de 2024) para automatizar a vitrificação. Ele aumenta nossa eficiência e torna nosso trabalho mais reproduzível e seguro para pacientes e médicos”, disse o Dr. Jorge Castillo Baso, especialista em ginecologia e obstetrícia e sócio fundador da Fertidonors no Panamá. “Melhora a consistência dos resultados e elimina a variabilidade causada pela intervenção humana, onde erros podem ocorrer. Também reduz a carga de trabalho dos nossos embriologistas, permitindo que a Fertidonors realize mais procedimentos sem comprometer a qualidade.”

Antes de solicitar a aprovação regulatória nos EUA, a Overture validou clinicamente o DaVitri em um estudo clínico multicêntrico nos EUA e na Argentina. Além disso, a Overture Life está planejando o lançamento comercial do DaVitri no Peru em 27 de abril, na Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida (REDLARA) em Lima.

Sobre a Overture Life

A Overture Life integra engenharia, medicina reprodutiva e validação de grau regulatório para modernizar os procedimentos de laboratório de embriologia, particularmente a preservação de fertilidade e o manejo de embriões, de modo a reduzir os ciclos necessários, aumentar o rendimento e diminuir o custo geral da medicina reprodutiva. Com P&D na Espanha e operações ativas nos EUA, incluindo um laboratório licenciado pela CLIA para seleção não invasiva de embriões, a Overture combina robótica, análise e rigor clínico para oferecer ferramentas nas quais clínicas e pacientes podem confiar. A plataforma DaVitri da empresa busca aumentar a confiabilidade e consistência nos tratamentos de fertilidade, dando a mulheres e famílias de todo o mundo mais controle sobre seus reflexos biológicos. A Overture conta com o apoio de investidores como Overwater Ventures, GV (anteriormente Google Ventures), Khosla Ventures e outros comprometidos em avançar o futuro da fertilidade.

Contato:
Contato de Imprensa

overture@consortpartners.com

Fonte: BUSINESS WIRE



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