NOVIDADES

Novo ransomware quer transformar você em criminoso digital


by 9 de dezembro de 2016 0 comments

Um novo ransomware pode levar usu√°rios a entrarem no mundo do crime virtual. Chamado de Popcorn Time (mesmo nome do programa de compartilhamento de v√≠deo), esse malware opera de modo semelhante aos Crysis Ransomware e TeslaCrypt. Ap√≥s infectar uma m√°quina, ele come√ßa a criptografar dados. Podem ser pastas ou um HD inteiro, n√£o importa, tudo fica sem qualquer chance de ser acessado. √Č uma esp√©cie de sequestro digital.

Contudo, a diferença do Popcorn Time Ransomware é o pedido de resgate. Em geral, os ransomwares exigem unicamente dinheiro para liberar os dados criptografados. Após o travamento, aparece uma tela com o valor (em geral em moeda virtual bitcoin) e o modo para fazer o depósito (sempre em algum país isolado e com poucas regras para isso). Mas o Popcorn Time faz mais do que isso. Para destravar o HD, ele dá a opção para que o usuário infecte outros dois computadores.

O novo tipo de exig√™ncia e o novo ransomware foram descobertos pelo MalwareHunterTeam. Eles alertam que parece uma forma nova de aumentar os valores do resgatem em esquema de pir√Ęmide. Em vez de um resgate, os criminosos pode conseguir dois, depois quatro, depois 16 e assim por diante em expans√£o geom√©trica.

Prazo
O Popcorn Time é ainda mais assustador. A mensagem que aparece para o usuário diz que ele só tem sete dias para se decidir. Pagando o resgate ou se tornando comparsa, o prazo final é imutável. Após esse período, a chave que servirá para descriptografar os dados será sumariamente deletada e tudo ficará impossível de ser acessado novamente.

Alguns ransomwares j√° possuem chaves conhecidas e s√£o facilmente destravados ap√≥s o ataque. Mas no n√ļmero desse tipo de infec√ß√Ķes tem aumentado mais do que as empresas de seguran√ßa conseguem decifrar seu funcionamento. No caso do Popcorn Time n√£o √© diferente. Ele ainda n√£o tem uma salva√ß√£o. E pior. Se o usu√°rio tentar destrav√°-lo mais de tr√™s vezes com chaves erradas, ele come√ßa a deletar os dados que sequestrou.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.