O Governo do Paraná criou um novo sistema de gestão da frota pública que deve gerar uma economia anual de 20% nos custos de manutenção. Além disso, está prevista a ampliação do número de oficinas mecânicas credenciadas de 37 para 220.

A empresa vencedora de licitação, a JMK Serviços, assinou o contrato no dia 28. Antes, o Estado mantinha contatos isolados com 37 oficinas de manutenção de veículos com condições e critérios diferentes. Com apenas um contrato, a intenção é que o Departamento de Transporte Oficial (Deto), da Secretaria da Administração e da Previdência, tenha maior controle na gestão da frota e na fiscalização da empresa.

Pelo novo contrato, a empresa deverá dar um diagnóstico detalhado, a cada 120 dias, de cada veículo que compõe a frota pública. Os veículos serão cadastrados no sistema com fotos e dados de identificação como placa, chassi, número de registro, marca, tipo, ano e cor. À medida que os veículos forem considerados inservíveis, serão recolhidos e submetidos a leilão.



O controle dos gastos também foi considerado no novo contrato. A empresa é obrigada a apresentar três orçamentos e o serviço só será executado com aprovação do órgão estadual ao qual o veículo faz parte. Além do Deto, os órgãos estaduais também poderão fiscalizar e supervisionar os trabalhos. Outra exigência é a criação de um histórico de revisões ou manutenções do veículo, com a comprovação dos gastos com peças e mão de obra, bem como informações do condutor, datas e horários.

A empresa será obrigada ainda a divulgar periodicamente balanços que mostrem o desempenho do custo total da frota, além do custo do veículo por quilômetro rodado.



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