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Filmes, livros e contos são recursos para quem quer saber mais sobre o Japão

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Em um país tão diverso quanto o Brasil, é importante respeitar, entender e conhecer as diferentes culturas que o compõem. Quando o assunto é a cultura japonesa, especialmente intrínseca no cotidiano dos brasileiros, conhecer um pouco da história por meio de filmes, livros, mangás e animes pode ser uma forma de despertar novos interesses, especialmente no período de formação das crianças e jovens.

Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura. Dentre as principais expressões cotidianas, que podem ser ouvidas em muitas produções para TV e cinema, estão o ohayo (bom dia), konnichiwa (boa tarde), kombanwa (boa noite), arigato (obrigado) e gomennasai (desculpe), além do sumimasen, que significa um “com licença”, mas num misto de gratidão com humildade.

Para quem busca referências culturais, é possível recorrer a sites e instituições especializados na cultura nipônica, como é o caso da Japan House São Paulo, que disponibiliza diversos vídeos em seu canal no YouTube sobre lendas, contos e atividades ligadas ao universo japonês. Algumas das lendas e histórias tradicionais disponíveis na plataforma online, em vídeos legendados e com tradução em Libras, são opções lúdicas e divertidas para apresentar crianças e adolescentes, já habituados ao universo dos mangás e animes, aspectos e valores do cotidiano do Japão.

Entre os exemplos, alguns contos produzidos em parceria com a Japan Society New York como o conto da “Chaleira Encantada”, onde são narrados acontecimentos em torno de uma chaleira misteriosa, que esconde uma identidade secreta, somente revelada quando colocada no fogo por um monge; as histórias da Princesa Kaguya (Kaguya Hime), uma das lendas mais antigas do Japão, que fala sobre a vida dessa mulher misteriosa encontrada ainda bebê dentro de uma árvore. Já o conto de “Issunboshi, O Pequeno Guerreiro”, se assemelha à história do “Pequeno Polegar”, conhecida na cultura ocidental, e narra as aventuras do rapaz que parte do campo para viver na cidade grande. Em “Momotaro, o Menino Pêssego”, a história segue o protagonista em uma aventura para ajudar o seu povo e mostra o poder de compartilhar o conhecimento e o amor. Outro garoto também inspira a lenda de “Urashima Taro”, um jovem que vê sua vida mudar completamente após salvar uma pequena tartaruga das maldades de outros garotos.

Os vídeos, narrados por nomes como Mônica Salmaso e Moreno Veloso, são inspirados no kamishibai, tradicional teatro de papel japonês utilizado para contação de histórias através das gerações. Além deles, o canal da instituição no YouTube ainda oferece conteúdos voltados para brincadeiras tradicionais japonesas, artesanato, gastronomia e outras ações para aprender sobre a cultura japonesa, sem sair de casa.

Serviço:

YouTube da Japan House São Paulo

Conto A Chaleira Encantada

Conto da Princesa Kaguya (Kaguya Hime)

Conto Issunboshi, O Pequeno Guerreiro

Conto Momotaro, O Menino Pêssego

Conto Urashima Taro



Serviço de repotencialização de rolamentos reduz em 26% emissão de CO2

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Em um momento em que as empresas buscam alternativas para reduzir a emissão de dióxido de carbono, a NSK, fabricante de rolamentos, tecnologia linear e sistemas de direção, revela que estudos realizados por sua área de engenharia de aplicação e serviços evidenciaram que, quando comparados os processos de repotencialização e de fabricação de um rolamento novo – sem contar o de obtenção do aço – as emissões de CO2 foram reduzidas em 26%.

“Nossa base de estudos foi efetuada utilizando uma ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa”, explica Daniel Vieira De Almeida, Supervisor de Engenharia & Serviços da NSK. Segundo o profissional, a repotencialização é uma tecnologia que proporciona o aumento da vida útil do rolamento com a restauração da condição operacional das peças que apresentaram o princípio do mecanismo de falha (sem atingir fadiga de material ou avaria impactante na performance) durante operação ou em inspeções durante manutenções programadas.

“Consequentemente, a prática promove a redução de custos, maior disponibilidade operacional das máquinas e equipamentos e a redução de impactos ambientais com a economia de recursos naturais e energia. A economia gerada pode ser de até 70% quando comparada com a fabricação de um rolamento novo”, afirma Daniel.

Rolamentos autocompensadores de rolos esféricos, rolamentos de rolos cilíndricos, rolamentos axiais autocompensadores de rolos, rolamentos de rolos cônicos e rolamentos de esferas (Radiais e Axiais) são modelos que fazem parte do programa. Entre as principais vantagens, além da extensão da vida útil e redução dos custos de manutenção e a expressiva redução do impacto ambiental, estão a redução de paradas emergenciais e do tempo de inatividade das máquinas e equipamentos, a revitalização e redução do estoque, a redução do custo em aquisição de rolamentos (maior lucro), o feedback sobre a aplicação, as ações corretivas e preventivas relacionadas à análise de falhas e o serviço especializado direto do fabricante.

O serviço de repotencialização da NSK pode ser executado em rolamentos industriais de todas as principais marcas fabricantes dos mais diversos segmentos industriais, como metais, siderurgia, mineração, papel e celulose, açúcar e álcool, químico e petroquímico, processamento de cimentos e minérios, marítimo, petrolífero, automotivo, ferroviário, alimentos e bebidas e automotivo.



Franquias de tecnologia têm avanço de 9,9% no faturamento no 4º TRI de 2021

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As franquias do setor de tecnologia crescem de forma exponencial no Brasil. Segundo dados do último relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a categoria de Serviços e Outros Negócios, que engloba as franquias de tecnologia, registrou um aumento de 9,9% no faturamento  no 4º trimestre de 2021, comparado com 2020.

O setor de tecnologia no geral se mostra um mercado promissor, segundo a consultoria IDC Brasil. Um levantamento mostra crescimento de mais de 46% em 2021, representando atualmente mais de 6,8% do PIB brasileiro. Com a chegada do 5G e outras tecnologias emergentes, a expectativa é que esse setor cresça 8,2% em 2022.

Inserida neste cenário, a Omie, plataforma SaaS de gestão (ERP) na nuvem, foi uma das franquias reconhecidas com o Selo de Excelência em Franchising 2022, na categoria Serviços e Outros Negócios. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a chancela existe há 31 anos e reconhece as melhores redes de franquia a partir da avaliação dos próprios franqueados.

Desde 2015 no setor de franquias, a Omie já conta com 120 operações no Brasil, entre unidades próprias e franqueadas, e estreou no reconhecimento da ABF este ano. Para André Silva, gerente de expansão da Omie, o reconhecimento traduz a evolução da empresa no modelo de franchising e o potencial para alcançar patamares ainda maiores. “Ficamos muito orgulhosos pela chancela da ABF, sendo uma instituição tão importante no setor de franquias. Mostra que estamos no caminho certo e que nosso trabalho e dedicação com os franqueados tiveram bons resultados durante esses anos. Pois, mais do que oferecer suporte e serviços de qualidade, construímos uma relação de confiança entre a marca e nossos franqueados”, diz André.

A avaliação para a conquista do Selo é feita com base em uma pesquisa respondida pelos próprios franqueados, que considera quesitos como apoio fornecido pela marca franqueadora, processo de seleção do franqueado, cumprimento das estimativas de investimento, suporte e treinamentos, comunicação, custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento, entre outros pontos.

Franqueado da Omie desde 2019, Gabriel Pigatto conta que implementou o Omie nas empresas em que ajudava a família a gerenciar e, depois de conhecer o potencial do software para os negócios, decidiu se tornar um franqueado. “Achei o produto da Omie fantástico. Até então, não tinha experiência com franquias, mas tem sido exponencial nosso aprendizado com a empresa e com esse crescimento acelerado que ela proporciona”, conta Gabriel.

Para Andréa Jacoto, franqueada desde 2019, empreender foi uma decisão muito importante. Mãe de quatro filhos, ela buscava um projeto para conciliar o profissional e o pessoal e encontrou na Omie a solução. “Me encantei pela proposta. Empreender era algo novo para mim e fui muito bem recebida e orientada por toda a equipe, desde a diretoria até a consultoria. A Omie cresceu de forma exponencial nos últimos anos e está inovando o mercado de franquias. O investimento em capacitação é algo inédito. Isso demonstra o quanto se preocupa em nos preparar para atender os clientes da melhor forma possível”, diz a franqueada.


Omie no Franchising e metas para 2022

André Silva compartilha também que as expectativas para o modelo de franquias da Omie são promissoras. “Temos fortes planos de crescimento no setor de franchising e esse reconhecimento da ABF nos dará ainda mais fôlego e relevância de mercado. Pretendemos abrir mais 250 unidades até final deste ano, sendo 200 microfranquias, modelo Light, ‘home-based’, de menor investimento e menor tempo de retorno, lançado no segundo semestre de 2021”, afirma o executivo.

O modelo de microfranquia é a grande aposta da Omie para a expansão de 2022. O formato foi pensado para atuar em cidades menores, como forma de atingir regiões locais de forma estratégica e direcionada. “É um modelo de franquia bastante acessível. Com investimento menor, flexibilidade – já que franqueados podem trabalhar remotamente, junto ao contato presencial com os clientes – e retorno financeiro mais rápido que os modelos tradicionais, a microfranquia da Omie é uma excelente opção para quem quer empreender”, explica André.



Brasil busca ampliar conexão com a internet levando a regiões necessitadas

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No ano de 2021, o Governo Federal Brasileiro, por meio do Programa Wifi Brasil, visa distribuir internet gratuita para regiões de difícil acesso no país. Através da lei 14.173/21, haverá uma redução dos encargos para as estações terrenas de internet via satélite. O WIFI Brasil, de acordo com o governo brasileiro, será norteado por quatro ações: ampliação de acesso à internet, no modelo via satélite, e inclusão de famílias de alunos da educação básica; acesso à recursos educacionais digitais; participação remota de alunos em atividades educacionais e políticas públicas que implementem a conectividade.

Segundo o governo, “o programa WIFI Brasil é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadoras de serviço de internet. Os pontos de conexão Wi-Fi Brasil Livre são instalados em locais em que inexiste oferta adequada de acesso à internet em banda larga”.

A conexão com a internet é algo indispensável pela sociedade nos tempos atuais, sempre presente em momentos importantes do cotidiano. De acordo com levantamento do Comitê Gestor da Internet do Brasil, centro responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil, em 2020, o Brasil chegou a 152 milhões de pessoas com acesso à internet, com um aumento de 7% em relação ao ano anterior. A pesquisa mostra, portanto, que 81% da população com mais de 10 anos possui internet em casa. 

Mesmo com acesso chegando à maioria da população, há no país regiões onde se chega pouca ou nenhuma conexão com a internet. Em uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que, no mesmo ano, 25% dos brasileiros não possuem internet, sendo 46 milhões de pessoas no país no total. Se levarmos em conta apenas pessoas que vivem em áreas rurais, esse percentual chega a 53,5%, contra 20,6% de quem vive em áreas urbanas. 

Esse problema afeta também o mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Locomotivas e a empresa de consultoria PwC, essas condições dificultam o dia a dia de uma parcela da população que trabalha de maneira remota, que alegam problemas de instabilidade do sinal, velocidade da conexão, qualidade e até mesmo falta de conhecimento para usar a internet no trabalho. Se conectar no campo também tem sido problemático. Segundo o Ministério da Agricultura e a associação ConectarAgro, a conexão com a internet tem avançado nos últimos anos em regiões rurais, porém 73% das propriedades do campo ainda não possuem sinal. 

Em relação ao mundo virtual para fins educativos, quase metade (48%) das escolas brasileiras que se localizam em zonas rurais operam sem conexão com a internet, conforme o levantamento do TIC Educação. Se levarmos em consideração às zonas urbanas, esse percentual cai para 46%. Nas regiões do Norte do país, 48% da escolas não possuem internet em 2020 e 23% no Nordeste. Para efeito de comparação, nas demais regiões do Brasil, esse percentual cai consideravelmente, tendo 6% no Sudeste, 3% no Sul e 2% na região Centro-Oeste.

Murillo Trivella, especialista em telecomunicações, diz que a conexão de internet via satélite, escolhida pelo governo, atende às necessidades de quem mora em locais mais afastados dos grandes centros urbanos, como zonas rurais e pequenas cidades, onde não há opção de internet via cabo ou fibra óptica. Porém, ele relata que essa não é a mais adequada para quem necessita de uma conexão sem interferências, por trazer alta instabilidade em dias de chuva.

De acordo com Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, as desigualdades brasileiras, como dificuldades no acesso à internet em áreas rurais ou mais afastadas dos grandes centros, já existiam e foram agravadas pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a tecnologia e o acesso à internet ajudam no desenvolvimento dos alunos nas escolas, mas existem outras alternativas.

“Não dá para achar que todos os alunos têm um celular à disposição deles. Há casas em que só existe um aparelho, usado pelo pai, por exemplo, que trabalha como motorista de aplicativo. O filho só vai poder acessar a internet à noite, depois do expediente”, afirma .Precisamos buscar estratégias diferentes, porque os cenários variam muito no país. O ensino à distância pode usar a internet para os grupos que têm acesso a ela. Mas outras alternativas devem existir, como aulas pela TV ou distribuição de cadernos impressos de exercício”, diz Corrêa.



WhatsApp lançará “Comunidades” depois das eleições

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O WhatsApp confirmou na quarta-feira (27) que o lançamento do recurso “Comunidades” só deverá ser lançado no Brasil após o período eleitoral. De acordo com representantes do aplicativo, foi uma decisão tomada exclusivamente pela empresa Meta, gerenciadora do dispositivo, visando a “confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo”. 

Neste sentido, de acordo com a nota divulgada, tal decisão “não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)” – a  medida foi contestada por grupos políticos envolvidos no pleito deste ano, mas elogiada por especialistas, que indicaram que a medida propiciará um controle maior das chamadas “fake news”.

Em janeiro deste ano, o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reuniu-se com Will Cathcart, diretor do WhatsApp, para debater as ações a serem implementadas pelo aplicativo de mensagens para combater fake news. Na ocasião, o WhatsApp se comprometeu a não implementar no Brasil até o fim das eleições novas funcionalidades que possam impactar de forma significativa o uso da plataforma.

Ao UOL, o WhatsApp reconheceu que assinou “memorando de entendimento” com o TSE para combater a disseminação de notícias falsas no Brasil e reforçou o fato de ser signatário do Programa de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral desde 2019.

Além da questão “fake news” no WhatsApp, outra questão que tem gerado debate diz respeito ao cyberbullying, que poderia ganhar mais espaço em um ambiente virtual mais amplo como este proporcionado pela criação das “comunidades” no aplicativo. 

De acordo com a definição da Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância), o cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais, que pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. “É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas”.

Para Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita, especialista em bullying e segurança digital, é necessário que ambientes mais suscetíveis à ocorrência de casos de cyberbullying – como escolas, colégios e outros ambientes com grande concentração de crianças e adolescentes – tenham um esforço redobrado para a contenção deste problema.

“Com esse lançamento [do WhatsApp], teremos mais casos de cyberbullying caso das escolas não implementem políticas de prevenção ao bullying nos termos da Lei 13.185/15, por meio de palestras e cursos de conscientização da comunidade escolar”, afirma ela, citando a legislação que versa sobre o assunto, sancionado pela ex-presidenta Dilma Rousseff, que promulgou o “Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)” em todo o território nacional. Segundo o Instituto de Pesquisa Ipsos, o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes. 

Buscando se resguardar a respeito destes problemas, o WhatsApp anunciou que, dentre as novas funcionalidades do aplicativo que serão implementadas após as eleições, ferramentas serão criadas para que administradores gerenciem conversas e possam apagar mensagens ou arquivos de mídia abusivos ou inadequados para todos os membros do grupo.

Além disso, durante a apresentação para jornalistas, o WhatsApp reforçou o fato de que a nova ferramenta poderá ser de grande valia para o ambiente escolar, explicando que, dentro de uma mesma comunidade poderá haver grupos com pais de diferentes séries ou um grupo para organizar caronas, por exemplo. “Acreditamos que comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias”, disse o anúncio da empresa.

A especialista Ana Paula Siqueira avalia que tais funcionalidades, de fato, podem ser positivas, mas reforça a necessidade de uma série de cuidados. “A gestão escolar eficiente necessita de políticas claras de compliance escolar” , afirma. “A aplicação de todas as leis relativas ao direito digital irão permitir a blindagem da escola contra ações judiciais milionárias”, completa.

Para saber mais, basta acessar o ebook gratuito sobre cyberbullying https://educacaodigital.classnet.tech/ebook-antibullying 



Grupo Manitou investe em soluções para o agronegócio

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O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021, atingindo uma participação de 27,4% no PIB brasileiro. Em meio a este cenário, o Grupo Manitou participou da Agrishow 2022, de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, apresentando suas novidades para o setor.

“O agronegócio é a mola propulsora da economia do nosso país, principalmente neste momento de recuperação pós-pandemia. As safras vêm batendo recordes a cada ano, e isso nos deixa muito animados com as oportunidades que vêm pela frente”, afirma Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para Brasil e América Latina. “Temos um plano de desenvolvimento de negócios para os próximos cinco anos, no qual o setor do agronegócio é o foco principal”.

Para atingir seus objetivos, o Grupo Manitou focará na rede de distribuidores, além de estruturar os serviços de vendas, serviços, peças, financeiro e logística para atender o mercado brasileiro. O portfólio de equipamentos impacta diretamente no resultado da empresa e, por isso, a empresa investe no desenvolvimento de novas máquinas, para toda a América Latina, aumentando o conhecimento de marca.

Portfólio

Durante a Agrishow 2022, a Manitou apresentará seus mais recentes lançamentos para o mercado de agro: a retroescavadeira MBL-X 900 e o Manipulador Telescópico MLT-X 841 – 145 PS+.

O modelo MBL-X 900 possui sistema de tração 4X4, nova cabine desenvolvida pela Manitou Group, potência de 90cv e motor Kirloskar.  Opera em todos os tipos de terreno, incluindo terrenos lamacentos, irregulares e desnivelados. 

Já o Manipulador Telescópico MLT-X 841 – 145 PS+ é dedicado a atividades agrícolas da linha MLT NewAg XL, que oferece uma cabine ergonômica e visibilidade de 360º e capacidade aproximadamente de 4,1 t para levantamento em altura de 7,60 em extensão de lança.

“Dedicado a aplicações intensivas com uso diário o ano todo, essa máquina é destinada principalmente a grandes fazendas e cooperativas do agronegócio no geral. Compartilhando o mesmo DNA da linha agrícola Manitou, ela foi projetada para oferecer desempenho e lucratividade”, afirma Fabio Miskulin Ferreira, gerente comercial da Manitou Brasil.

Além disso, o MLT-X841 – 145 PS+ vem equipado com motor Yanmar de 141 HP, sendo 4 HP a mais do que o MLT-X840 – 140 PS e possui suspensão pneumática adaptativa no assento; Easy Step para fácil acesso à cabine; pacote de câmeras SafeView; câmera HighView; Joystick JSM; hidráulica inteligente; e consumo de combustível reduzido, utilizando o sistema Ecostop.

De acordo com Bracco, os agricultores brasileiros ainda desconhecem os atributos e diferenciais dos manipuladores e acabam optando por tratores e carregadeiras. Os manipuladores possuem baixo custo operacional, alta produtividade e ainda proporcionam segurança no manuseio das cargas. “Nesses pontos os manipuladores ganham de qualquer outro equipamento na agricultura. Esse mercado ainda tem muito a ser explorado no Brasil, basta que os agricultores conheçam o produto”, reforça Bracco.

“Com a substituição do acessório, a mesma máquina realiza diversas tarefas de movimentação de carga com agilidade e segurança, minimizando os custos logísticos na operação”, conclui Bracco, referindo-se aos manipuladores telescópicos.

Além dos recentes lançamentos, a Manitou trouxe para a Agrishow um mix de seu portfólio, idealizado para o trabalho no campo, abastecimento de distribuidores de fertilizante e calcário, movimentação de Big Bags de semente e fertilizante, empilhamento de fardos etc. Para cada aplicação, a empresa possui acessórios próprios dimensionados para proporcionar maior rendimento.

 



Como evitar que a tatuagem ou piercing inflame

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Cada vez mais presente nos corpos, a tatuagem deixou de ser uma prática de minorias e passou a ser popular no mundo, inclusive no Brasil, mesmos endo um procedimento invasivo. Na tatuagem, a pele é pigmentada por substâncias e corantes de origem vegetal ou mineral, através de agulhas ou similares.

Sem os devidos cuidados básicos de higiene, esta prática poderá trazer riscos como alergias, queloides (má-cicatrização), infecções por bactérias e até mesmo a possibilidade de infecção por vírus HIV e hepatite. Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, em uma entrevista para o site www.nsctotal.com.br, de 05/10/2020: “Inflamar não é comum, mas o risco não pode ser totalmente descartado. É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção” explica.

“A fixação dos pigmentos na pele ocorre por meio do processo inflamatório local que levará ao aparecimento de células chamadas macrófagos, que tentam destruir o pigmento, mas não conseguem e acabam formando o desenho da tatuagem”, esclarece o dermatologista.

A tatuagem pode inflamar por diversos fatores, sendo os 3 principais, a falta de assepsia adequada pelo tatuador, ingestão de alimentos contraindicados e a exposição ao sol antes do período de cicatrização.

Após tatuar, é comum sentir dor e febre no local por 2 ou 3 dias. Afinal, foi necessário lesionar a pele para inserir o pigmento, porém alguns outros sintomas podem indicar que a tatuagem inflamou. Os sintomas:

— Irritação e aumento da vermelhidão no local da tatuagem;

— Secreção amarelada;

— Mau cheiro;

— Dor e febre prolongada.

Apresentando estes sintomas, procurar um dermatologista e investigar a causa da infecção e iniciar o tratamento mais adequado para o caso. Recomenda-se que após um procedimento de tatuagem ou piercing, lista recomendações a seguir:

— Higienização adequada: fazer a limpeza do local com um sabonete neutro e água gelada;

— Evitar o contato de plásticos e algumas peças de roupa: o plástico e tecidos grossos podem abafar a região, impedindo com que a pele respire. Isso poderá se tornar propício para o desenvolvimento de uma inflamação;

— Evitar exposição ao sol: a luz solar pode dificultar o processo de cicatrização e interferir no alojamento da pigmentação nas camadas da pele;

— Não retirar as casquinhas ou coçar a tatuagem, ou região perfurada: isso facilita a infecção da região, tornando-a exposta às bactérias;

— Utilizar uma pomada do tipo antibiótico bacteriostático quando solicitado pelo tatuador ou piercer: esta pomada é indicada para infecções cutâneas, evitando o desenvolvimento de bactérias e ajudando na cicatrização.

Essas são algumas dicas para se atentar ao fazer a primeira tatuagem ou para quem já tem o costume e quer se atentar sobre as questões relacionadas à saúde e bem-estar.

Serviço

iTattooClub

Dr. Paulo Vieira, 156, Sumaré, São Paulo

Estúdio rotativo de tatuagem

Atendimento com horário agendado

Contato: (11) 98623-2991



Cidades Inteligentes geram benefícios socioeconômicos para pessoas e empresas

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De acordo com o estudo “Tornando cidades inteligentes e IoT uma realidade na América Latina”, de novembro de 2018, elaborado pela GSMA, as aplicações de IoT e de cidades inteligentes podem superar os desafios do final do século 20 e se tornarem líderes do século 21, gerando benefícios socioeconômicos substanciais para cidadãos e empresas. Além disso, o relatório da GSMA, “A Economia Móvel na América Latina 2021”, prevê um crescimento do 4G na região de 55% em 2020 para 67% em 2025. Segundo o relatório, nesse mesmo ano, o 5G representará 12% das conexões totais. Em termos de IoT, a América Latina deve alcançar um total de 1,2 bilhões de conexões em 2025, gerando receitas de aproximadamente 31 bilhões de dólares naquele mesmo ano.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estabelece uma relação direta entre desenvolvimento, largura de banda e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Os analistas do BID estimam que um aumento de 10% na penetração da banda larga nos países da América Latina poderia proporcionar um aumento de 3,19% no PIB e 2,16% na produtividade. Em seu Relatório anual do Índice de Desenvolvimento da Banda Larga, o BID ressalta que a modernização da infraestrutura de todas as sub-regiões da América Latina é urgente.

Saida Ortiz Sedano, diretora de canais da Vertiv América Latina, conta que além do tradicional foco em estradas e pontes, vários analistas preveem que 2022 terá um forte foco em tecnologias de infraestrutura inteligente. “São soluções que prepararão o terreno para maiores eficiências, sustentabilidade e crescimento no longo prazo. De acordo com a Forrester Research, em seu informe “Predictions 2022″, os investimentos em infraestrutura inteligente devem aumentar em 40% neste ano”, explica Saida.

A executiva da Vertiv relata que recentemente, os Estados Unidos, a União Europeia e a China lançaram planos ambiciosos de desenvolvimento e modernização de suas infraestruturas. “A meta era apontar caminhos de crescimento para a economia pós-pandemia. A América Latina – a região mais urbanizada do mundo – não deveria ser uma exceção a essa tendência. É essencial aproveitar esse momento para estimular a inovação nas cidades de forma a torná-las mais inteligentes”, ressalta Ortiz Sedano.

Saida enfatiza que rodovias, que por muito tempo foram vistas como infraestrutura tradicional, também devem se tornar mais inteligentes, transformando-se em uma plataforma importante de dados e de comunicação. A diretora da Vertiv afirma isso com base no artigo “US investment in smart roadways will pave the path to an economic boom”, de dezembro de 2021, da TechCrunch, que aponta que os investimentos dos EUA em rodovias inteligentes causarão um boom econômico.

Saida Ortiz Sedano explica que para facilitar a recuperação da pandemia, os planejadores urbanos priorizarão iniciativas para proporcionar aos cidadãos conectividade via internet. “De acordo com o estudo “Predictions 2022″, da Forrester, a meta é endereçar as questões da saúde pública e gerenciar os recursos críticos (por exemplo: água, energia e iluminação) usando medidores inteligentes e monitoramento preditivo da rede elétrica,” afirma Saida.

Além disso, Ortiz Sedano conta que segundo o relatório da Forrester, os stakeholders também aproveitarão as informações capturadas dos dispositivos no edge e da infraestrutura IoT para modificar os padrões de tráfego de forma a reduzir o congestionamento e avaliar dados de multimídia. “Isso é essencial para entregar insights para aplicações de segurança e/ou combinar 5G, veículos-para-qualquer coisa (V2X, Vehicle-to-Everything) e tecnologias de edge para habilitar veículos autônomos (por exemplo: caminhões de contêineres, veículos dirigidos automaticamente) em portos e aeroportos”, explica Saida.

Para a executiva, à medida que dependemos, confiamos e entregamos mais de nossas vidas à tecnologia, um número crescente de pesquisadores sobre transportes e provedores de infraestrutura inteligente está adotando novos métodos criativos para melhorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade. Ortiz sustenta esse pensamento com base no artigo da TechCrunch, que observa que há mais de 4 milhões de milhas de rodovias públicas nos EUA. “O artigo da TechCeunch deixa claro que rodovias inteligentes são uma solução óbvia e acessível para transformar a infraestrutura para a próxima geração de veículos, pessoas e cidades”, ressalta Saida Ortiz Sedano.



Inflação em 2022 deve fechar em alta de 7,65%

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Após algumas semanas sem novas publicações, o Banco Central voltou a divulgar o Relatório Focus, que mostra as expectativas de mercado para os próximos meses. No dia 26/04 foi divulgado o Relatório Focus que mostrou a previsão de mercado para a inflação no final do ano. A previsão é que IPCA feche o ano em 7,65%, diferente da última previsão que estimava uma inflação de 6,86%

Esse valor ultrapassou e muito a expectativa das instituições financeiras e principalmente a meta do Banco Central, que deseja manter a inflação controlada entre 2% e 5%. Não à toa, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já revelou que o Comitê de Políticas Monetária (COPOM) deverá aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual na próxima reunião.

Somente em abril, o IPCA-15 acelerou e subiu 1,73%, sendo essa a maior variação mensal para o indicador desde fevereiro de 2003, quando o índice subiu 2,19%. O valor também é o maior para o mês de abril desde 1995 quando a inflação subiu 1,95%. Apesar de ser um valor alto, ainda veio abaixo das expectativas de mercado, que projetava uma alta de 1,85%.

No dia a dia da população já é possível perceber as altas em produtos cotidianos, como verduras, legumes, carne bovina, gasolina, entre outros. A expectativa é que os aumentos das taxas de juros ajudem a controlar um pouco a inflação e tragam alívio financeiro para a população.

Mas outra solução para se proteger da inflação é alocar o capital em investimentos com rentabilidade superior à inflação. Desse modo, ao invés de se desvalorizar, o dinheiro parado pode inclusive render e se valorizar no médio e longo prazo.



SOL Copérnico apresenta módulos e inversores fotovoltaicos na AgriShow 2022

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Para atender à demanda e entregar aos consumidores soluções de kits fotovoltaicos, a SOL Copérnico marca presença na AgriShow este ano, feira internacional de tecnologia agrícola considerada a segunda maior do segmento no mundo, a maior da América Latina e que traz novidades para o campo. O evento acontece de 25 a 29 de abril, no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (SP).

Além da participação no evento e das parcerias que serão anunciadas, a SOL Copérnico apresenta a oportunidade de os fazendeiros realizarem a compra das instalações fotovoltaicas por meio do financiamento pelo Banco Safra.

“É uma honra estar em um dos maiores eventos do AgriShow, mostrando o quanto podemos contribuir para este segmento tão importante para a economia brasileira e para o setor de energia solar, mostrando todos os nossos serviços à disposição da sustentabilidade das empresas e dos negócios que envolvem o setor de agribusiness”, comenta André Laloni, CEO da SOL Copérnico.

Compartilha da mesma opinião Daniela Robledo, diretora de Marketing da SOL Copérnico. “É uma alegria para nós estarmos em um evento tão significativo, mostrando todos os nossos esforços em prol da Sustentabilidade e da democratização da energia solar. Acreditamos que todos têm o direito ao acesso a uma energia sustentável para o planeta e de baixo custo para o bolso do consumidor. É tempo de reduzir gastos e aumentar os impactos positivos para o nosso meio ambiente”, ressalta Daniela.

Na ocasião, a SOL Copérnico – que nasceu justamente com o propósito de democratizar a energia solar e sustentável no Brasil – vai apresentar importantes parcerias com fornecedores internacionais para abastecer o segmento solar e oferecer módulos, inversores e estruturas metálicas.

Entre as parcerias estão o grupo Chint Power, para fornecer 600 MW de inversores, equipamentos considerados de primeira linha, com corpo totalmente de alumínio e que chegam a 275 kWp. Todos têm mais de 10 anos de garantia, e os primeiros carregamentos chegam já no início de março de 2022. Além disso, a oferta de 1 GW com a Astronergy.

Outra sinergia realizada é com a Hoymilles, para atender o crescente mercado de microinversores com a tecnologia MLPE. Esses microinversores possuem garantia de 12 anos, podendo ser estendida para 25 anos. E a SunGrow, também parceira, é líder global, com 196 GW já entregues no mundo.

Além dessas, outra parceria é com a SSM, uma das poucas empresas de fornecimento de estruturas metálicas para os kits fotovoltaicos, com garantia de 30 anos para estrutura de fixação e com a Longi.

Segundo Hugo Albuquerque, superintendente comercial da SOL Copérnico, as instalações para geração de energia solar fotovoltaica registraram um avanço significativo nos últimos anos, com o aumento de incentivos e o número de empresas apostando no setor. “No entanto, o momento agora é de alerta para a qualidade, a garantia e o seguro das placas solares, e estamos de olho em todo esse processo”, comenta.



O que é Seguro Patrimonial e por que ele é tão importante?

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O roubo a residências é uma das maiores ocorrências de crime no estado de São Paulo. Apenas em 2021, foram mais de quatro mil casas roubadas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Isso significa que a cada duas horas, pelo menos um lar foi invadido no estado.

No meio empresarial a situação não é diferente. Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2017 revelou que uma em cada três indústrias brasileiras foi vítima de roubo, furto ou vandalismo. As perdas com esses crimes consumiram cerca de R$ 27 bilhões do faturamento das indústrias naquele ano.

Uma forma de proteger e reduzir os danos a esses bens, sejam eles condomínios residenciais, escritórios, consultórios ou indústrias, é contratando um Seguro Patrimonial. Trata-se de um plano destinado para pessoa física ou jurídica que resguarda o patrimônio contra incidentes, como incêndio, danos elétricos, furtos e roubos.

“A perda ou dano a um patrimônio, além de causar grandes prejuízos, pode levar à falência de um negócio ou afetar gravemente a qualidade de vida de uma família, por isso a contratação deste seguro é tão importante”, falou o especialista em seguros Vamberto Ribeiro, diretor de marketing da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.

Além da cobertura básica, que protege contra incêndio, queda de raios e explosão, é importante contratar coberturas adicionais, contra:

• Impacto de veículos;

• Quebra de vidros;

• Responsabilidade civil familiar;

• Furto e roubo de bens;

• Perda ou pagamento de aluguel;

• Escritório em residência;

• Desmoronamento;

• Vazamento de tubulações;

• Assistência 24 horas, etc.

Como o Seguro Patrimonial é calculado

O cálculo do Seguro Patrimonial é feito com base no valor em risco do bem, isso significa que não basta apenas definir o imóvel segurado, como uma casa ou empresa, por exemplo, é preciso especificar detalhes importantes, como localização da instalação, atividade desempenhada, móveis e maquinários existentes, entre outros. Também é feita uma análise de risco de deslizamentos ou alagamentos na região e o índice de assaltos nas imediações.

Além disso, existem diversas modalidades no seguro patrimonial e limites de garantia determinados em casa apólice. “Como trata-se de um seguro com diversas variações, o melhor caminho é procurar uma corretora experiente, que poderá auxiliar da melhor forma, listando as prioridades de cobertura com uma operadora que garante a melhor oferta, trazendo para o segurado segurança financeira e blindagem dos patrimônios protegidos”, finalizou Vamberto Ribeiro, da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.



Especialista explica o que não fazer ao realizar lavagem de sofá

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Assuntos relacionados a DIY (Do It Yourself, na sigla em inglês – “Faça Você Mesmo”, em português) experimentaram um boom na internet brasileira durante a pandemia de Covid-19. As pesquisas pelo termo em ferramentas de busca aumentaram 36% em 2020 em comparação a 2019, conforme balanço realizado pela Anamaco (Associação Nacional Comerciantes Material Construção).

De forma síncrona, em média, 42% dos usuários aumentaram seus gastos com melhorias para o lar desde 2020, e 7 em cada 10 internautas buscam novas ideias para melhorar a residência de forma contínua, segundo indicativos da pesquisa Insights do Target Group Index Flash Pandemic, publicados na edição de abril de 2021 do Data Stories, newsletter que reúne insights das soluções da Kantar Ibope Media.

Grande parte dos brasileiros que se sentem inspirados a “colocar a mão na massa” e fazer as coisas por si mesmos são inspirados por famosos e influenciadores digitais. No país, 67% dos usuários do Instagram seguem influencers. Destes, 55% já fizeram ao menos uma compra depois que um produto foi indicado por um influencer.

Vinicius Finavaro, responsável pela SP Serviços, lavanderia de estofados profissional, destaca que, apesar de seu lado positivo, o fenômeno de influência pode fazer com que pessoas comuns se arrisquem a fazer determinados procedimentos por conta própria, como limpeza de sofás, colocando em risco a sua segurança e de sua família, além de poder causar sérios danos aos estofados.

Aliás, um estudo realizado em 2019 pela Universidade de Glasgow, na Escócia, apontou que cerca de 90% dos influenciadores digitais compartilham informações que são pouco precisas. A seguir o especialista comenta o que pode, e o que não se pode fazer, para a limpeza correta de estofados:

Receitas caseiras

Finavaro alerta que misturas caseiras, comumente indicadas por influenciadores, podem manchar tecidos mais delicados de forma irreversível devido ao seu pH – potencial hidrogeniônico, escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica –  muito alcalino.

“A grande maioria das misturas caseiras utilizam na sua composição bicarbonato de sódio. Esse composto é excelente para retirada de manchas, porém tecidos mais delicados e rústicos, como algodão e linho, não podem ser limpos com pH alcalino, pois amarelam e podem causar manchas irreversíveis”, explica.

Excesso de água

O especialista afirma que o excesso de água pode afetar a estrutura do sofá. “Um erro muito comum é utilizar mangueiras e água em excesso para a limpeza do estofado. Esse exagero de água pode penetrar na madeira do sofá e danificá-la, deixando ela mais mole. Além disso, pode a madeira pode quebrar e soltar tinta sobre o tecido”.

Equipamento errado

De acordo com o responsável pela SP Serviços, não ter o equipamento apropriado para realizar o enxágue e retirar o resíduo do produto é outro erro usado em uma limpeza de sofá caseira. Ele conta que, como a maioria dos produtos de limpeza não são degradáveis, podem deixar resíduos no tecido, o que faz com que estes fiquem com um aspecto grosseiro, podendo manchar e mudar de textura.

“Essas limpezas não removem bactérias e microrganismos que causam doenças. Nas limpezas profissionais, por outro lado, são utilizados bactericidas e fungicidas que, além da limpeza, efetuam uma higienização completa, eliminando microrganismos patogênicos do tecido e evitando doenças”, complementa.

Segundo uma pesquisa realizada pela WAO (World Allergy Organization – Organização Mundial da Alergia, na tradução para o português), 40% dos casos de rinite alérgica estão relacionados ao mofo. Paralelamente, um estudo da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) revelou que crianças que vivem em casas com mofo têm três vezes mais chances de desenvolver asma. 

“Por isso, vale considerar a contratação de uma empresa especializada em limpeza de estofados, que possui os conhecimentos adequados para efetuar a limpeza completa e eficaz, sem perigo de estragar o seu sofá”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/



Dados apontam dificuldades das mulheres no mercado de trabalho

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Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) divulgado no portal Folha Vitória, a participação de mulheres no mercado de trabalho brasileiro é 20% abaixo quando comparada à dos homens. A pesquisa apresentou que 51,56% das mulheres possuíam um emprego em 2021, e os homens, 71,64%. Além disso, o número de mulheres em busca de trabalho no Brasil foi apontado como sendo de 16,4% no período observado – ou seja, 7,5 milhões.

Envelhecimento da população causa reflexos negativos às mulheres no mercado de trabalho
De acordo com a pesquisa Tsunami8 Latam divulgada no portal Metrópoles, nos próximos 30 anos, a quantidade de pessoas da América Latina com 65 anos vai dobrar. Isso vai impactar diretamente a vida e o mercado de trabalho para as mulheres.

Está previsto que, em 2050, 18% dos latino-americanos terão mais de 65 anos, e 5%, 80 anos. No ano de 2020, 13% das pessoas já possuíam mais de 60 anos e, em 2050, esse número será de 27,5%. Ainda segundo o levantamento, em 2090, a terceira idade latina será 36,4% do total de pessoas – número acima da América do Norte e Europa.

A pesquisa foi realizada por meio de perguntas feitas a habitantes da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México e Peru, mostrando que, com a população se tornando mais velha, mais pessoas se voltam aos cuidados de familiares idosos. Na Colômbia, entre os que se candidatam a cuidar de idosos, 86% são mulheres e apenas 34% conseguem um emprego remunerado. Já no México, 29% das mulheres com mais de 60 anos são analfabetas e um terço acima de 65 anos trabalha. Desse número, 51% são homens e apenas 19%, mulheres.

Na realidade chilena, as mulheres conseguem menos empregos e possuem menor representatividade social. De acordo com o estudo, elas “contribuem com 70,1% do valor econômico do trabalho não remunerado realizado por toda a população com mais de 60 anos em um ano”. Os pesquisadores investigaram, por seis anos, os dados a respeito da população com idade superior a 65 anos e o mercado de trabalho para mulheres, a fim de coletar informações para que essa realidade fosse melhorada.

O mesmo estudo foi feito no Brasil em 2018, mostrando que, em 2050, o país será o sexto do mundo com o maior número de pessoas com mais de 60 anos – atualmente, pessoas com essa idade são as provedoras das famílias. De acordo com a Tsunami60+, no Brasil, falta planejamento financeiro e espaço para trabalhar, ofertas de consumo e marcas destinadas aos 60+, espaços nas cidades e agendas públicas, além de problemas relacionados à saúde e à dependência. Assim, é de extrema importância pensar sobre benefícios flexíveis nas empresas.



Mês da Terra: como a agricultura regenerativa beneficia o planeta

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Todos os anos, o mês de abril, que marca o Dia da Terra, leva à discussão sobre a saúde do planeta. Este ano, o tema da data, celebrada no dia 22, foi #InvistaNoNossoPlaneta, um chamado para a construção de economias sustentáveis, que considerem a sustentabilidade como o caminho para a prosperidade dos negócios. 

O futuro da produção de alimentos, que tem como base da cadeia a agricultura e a pecuária, exige que as empresas despertem para o assunto e invistam em sistemas de produção inovadores, que compensam ou neutralizam as emissões de carbono, além de restaurarem a biodiversidade local e regenerarem o solo. Esse é o caso da agricultura regenerativa, uma técnica que reconhece o papel dos agricultores e o impacto positivo da agricultura, tendo em conta a sua viabilidade econômica, para restaurar os ecossistemas, contribuindo para mitigar as mudanças climáticas e garantindo sistemas agroalimentares resilientes para alimentar as próximas gerações.

A Danone é uma das grandes indústrias que incorporou a agricultura regenerativa em seu negócio como parte de sua estratégia de combate às mudanças climáticas e neutralização de carbono. Há dois anos, a empresa vem reestruturando fazendas de produtores de leite parceiros, utilizando o sistema silvipastoril, por meio do reflorestamento dos locais e da criação livre dos animais. O Projeto Flora, como foi denominado, já funciona em uma fazenda, de Minas Gerais, e deve ocupar mais duas até o final do ano no mesmo estado. O objetivo é avançar para, ao menos, 40 fazendas parceiras até 2023.

“A sustentabilidade é um aspecto observado em todas as tomadas de decisões e desenvolvimento de projetos na Danone. No Projeto Flora, encontramos uma grande oportunidade de avançarmos em nosso objetivo de produzir um leite de qualidade, mais sustentável, incentivando pequenos produtores e gerando benefícios ao meio ambiente”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras de Leite da Danone Brasil.

Para realizar o projeto, a companhia se aliou ao IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), designado para desenvolver a fazenda-escola, no projeto-piloto; à MSD Saúde Animal, responsável por monitorar e manter a saúde do gado; e à Fuzil, empresa de insumos agrícolas, além de contar com o suporte técnico da AJAGRO, consultoria em pecuária leiteira.

“O Projeto Flora investe na sustentabilidade da cadeia láctea utilizando recursos naturais que, em sinergia, trabalham para a melhoria da resiliência do solo, do cuidado com a água e do conforto dos animais em um sistema de produção totalmente benéfico ao meio ambiente que, em consequência, gera um ciclo virtuoso para a produção de leite”, completa Andrew Jones, diretor da AJAGRO.

Além disso, o Projeto Flora é capaz de proporcionar benefícios, como: redução de erosões no solo, aumento da ciclagem dos nutrientes e da água, aumento do estoque de carbono, aumento da diversidade de micro e macrorganismos, conforto térmico e liberdade para os animais, além de monitoramento constante da saúde.

A Danone irá investir cerca de R$ 1 milhão, por ano, em capacitação e assistência técnica aos produtores de leite e profissionais ligados à iniciativa no Brasil, e € 2 bilhões em ações de combate às mudanças climáticas, nos próximos três anos, no mundo.



Entidade aprova investimento de R$ 400 milhões para a Indústria 4.0

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O processo de automação é um caminho sem volta para a indústria, especialmente após a ascensão da chamada Indústria 4.0, que tem a tecnologia como um dos seus principais pilares. No início do mês, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou o aporte de R$ 400 milhões para projetos de inovação desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a empresa norte-americana Rockwell, uma das líderes em automação industrial.

Segundo o que a entidade divulgou, o montante será aplicado na criação de uma infraestrutura de pesquisas e de formação profissional voltada para ampliar a capacidade de inovação da indústria brasileira. Os investimentos da entidade que representa o setor, no Brasil, vai ao encontro da tendência mundial em investir em inovação – e especialmente em automação – para garantir a competitividade dos seus negócios, especialmente nos pós-pandemia.

Um levantamento da Consultoria Everis, do Grupo NTT Data, divulgado em 2021, revelou que os investimentos em automação cresceram 300% na América Latina durante a pandemia da Covid-19. Outro dado, da consultoria global Gartner, indica que 80% dos líderes empresariais que participaram da Pesquisa de Líderes de I&O 2021, consideram a automação como uma das principais táticas para alcançar a otimização de custos.

Além da otimização de custos, a automação, especialmente na indústria, também possibilita a redução de desperdícios e de acidentes nas áreas de produção. “Entende-se por desperdício, perdas de matéria-prima e tempo. Recursos estes que são vitais para os números de uma indústria. Máquinas automatizadas podem trabalhar muito mais horas por dia com índices baixíssimos de perda de material, o que torna mensurável o consumo destes bens de uma forma geral. O tempo por sua vez tem sido cada vez mais otimizado pelos avanços tecnológicos que produzem equipamentos cada vez mais eficazes, sem contar o consumo energético, em que tecnologias já conseguem reaproveitar parte da energia utilizada”, explica o tecnólogo especialista em automação industrial, Lucas Mendes Guerra.

Empresas que possuem produtividade sequenciada conseguem medir seus custos por produto, uma vez que tais informações estejam controladas por automação, explica ele. “Existem, inclusive, sistemas que conseguem detectar se a matéria prima está na qualidade adequada para que seja processada e, em caso de uma divergência no padrão, o sistema rejeita o uso de determinado material, evitando trabalho desnecessário. Nesta mesma linha, os produtos acabados também podem ser vistoriados e qualificados de acordo com padrões estabelecidos pela garantia da qualidade, evitando que um produto chegue ao destino com avarias e cause ainda mais custos”, completa o profissional, que tem 12 anos de experiência na área.

A automação pode minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho, defende especialista da área

Outra importante vantagem da automação na indústria é a garantia de segurança do trabalhador no local de produção. De acordo com Lucas Guerra, em ambientes tomados por máquinas, como as semiautomatizadas e que dependem da operação humana, podem se tornar locais perigosos. Para evitar acidentes, a atenção às normas regulamentadoras e novas tecnologias em automação podem salvar vidas.

“Felizmente, o crescente número de tecnologias de segurança em automação tem acompanhado a demanda e novos equipamentos são lançados frequentemente para atender a grande diversidade de ambientes industriais. Áreas como a indústria automotiva ganham destaque com seus sensores de barreira, ou ainda sensores de área, em que dentro de um espaço mapeado pelo sensor, qualquer elemento que invada este monitoramento causa a parada segura do equipamento sem quaisquer danos ao ser humano”, exemplifica.

As inovações em máquinas e softwares também contribuem com a segurança das operações, especialmente nas áreas de produção. Segundo o especialista em automação, as mais modernas máquinas têm dispositivos contra eventuais fraudes, ou os chamados “jumpers”, que podem burlar a segurança.

“A integração dos dispositivos de segurança e os controladores de automação vêm sendo cada vez mais efetivos. Devido a aplicação das normas regulamentadoras, a demanda por esse tipo de trabalho está em alta no setor industrial. Além da construção mecânica destes dispositivos ser especial, a integração elétrica/eletrônica tem sido capaz de prever os mais diversos tipos de acidentes que possam ser ocasionados mesmo se um dispositivo apresentar algum tipo de falha. Isso pode ser monitorado e assim definir uma parada de máquina de forma segura”, completa Lucas Guerra.



Dicas para renegociar as dívidas e sair do vermelho

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Dívidas vencidas são um grande obstáculo para o controle financeiro de muitas pessoas, afinal, quanto mais o tempo passa, mais os juros aumentam. Todavia, é comum que consumidores não saibam o que fazer para renegociar e pagar o valor devido, sem prejudicar ainda mais o orçamento pessoal.

A boa notícia é que boa parte dos credores se mostra aberta a negociar com o devedor, e os acordos podem ser vantajosos para ambas as partes. Contudo, quem deseja renegociar suas dívidas precisa estar atento a alguns pontos importantes para que tudo corra bem. Nesse sentido, vale a pena observar aspectos como os apontados nos próximos tópicos:

Analisar a situação

A primeira coisa que deve ser feita é analisar cuidadosamente todas as partes da dívida. Nesse sentido, é preciso somar todas elas e considerar quanto tempo será necessário para pagá-las. Aliás, por menor que seja algum valor, ele não deverá ser deixado de lado.

Conversar com os credores

Muitas dívidas atrasadas são cobradas por empresas especializadas. No entanto, sempre que possível deve-se procurar renegociar diretamente com o credor. Isso pode ajudar a evitar gastos adicionais e até facilita um acordo mais flexível.

Ser amigável

Sem dúvidas, problemas financeiros geram muito estresse, por isso, é muito fácil que o devedor se emocione ou exagere nas reações ante o credor. Contudo, é necessário ser o mais amigável possível para manter o foco no assunto.

É preciso ter em mente que a calma na hora de negociar as contas é essencial para uma boa comunicação e, claro, para o pensamento racional.

Conhecer os direitos

Antes de tentar uma renegociação, o consumidor com contas atrasadas precisa conhecer bem os seus direitos. Infelizmente, muitos cobradores de dívidas podem agir de má-fé e tentar tirar vantagem do devedor.

Buscar benefícios

Embora seja uma situação crítica e complicada, o processo de renegociação de dívidas pode possibilitar algumas coisas vantajosas para o devedor. Por exemplo, quando o credor sabe que tem poucas chances de ganhar uma ação judicial contra o consumidor, é mais provável que esteja aberto a um pagamento parcial.

Qual o valor que será pago

Tão importante quanto pagar uma dívida em atraso é saber se as parcelas da negociação para sair do vermelho não vão comprometer ainda mais o orçamento. Por isso, o devedor, antes de oferecer uma proposta de pagamento, precisa estar ciente de suas receitas e despesas, incluindo possíveis eventualidades.

Cortar gastos e realizar um planejamento financeiro

Salvo em casos de imprevistos, as dívidas surgem e se acumulam em decorrência da falta de um planejamento financeiro. Sendo assim, esse ponto deve estar bem definido antes mesmo de a pessoa decidir negociar com seu cobrador.

Além de avaliar quanto poderá pagar por mês, também vale a pena listar onde os gastos poderão ser cortados, visando uma economia maior e uma recuperação financeira mais rápida.

Uma planilha ou até um simples caderno de anotações podem ajudar nesse controle.

Comunidade Financeira

O Bullla é uma plataforma de empréstimos online voltada para pessoas físicas, com soluções e serviços financeiros sem burocracia, com parcelas e juros acessíveis.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/



Cupons de descontos são opção no setor de turismo, diz especialista

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Muita coisa mudou desde que os cupons de desconto ficaram conhecidos, em 1887, quando o magnata norte-americano Asa Candler apostou na distribuição de vouchers impressos em revistas como estratégia de marketing para um lançamento da Coca-Cola. Na ação, os cupons podiam ser trocados por refrigerantes grátis em pontos de venda.

De lá para cá, o mercado de cupons de desconto seguiu um caminho de evolução, marcou presença no mundo digital e gerou mais de R$ 10 bilhões para o e-commerce brasileiro durante o ano de 2021, conforme estudo realizado pelo portal Cuponomia.

Neemias Benício da Silva, afiliado da CupomDDesconto, destaca que o negócio de cupons de descontos abrange diversos segmentos, como o mercado de turismo – um dos filões mais importantes a serem explorados pelo setor. “Fazer viagens e conhecer novos lugares é o desejo de muitos brasileiros. Poder viajar com economia une o prazer de conhecer novos lugares sem aquela preocupação com um orçamento apertado, o que gera o interesse por alternativas para economizar, como os cashbacks”, afirma.

A afirmação do especialista é confirmada por números: 43% dos brasileiros possuem planos de viajar, segundo a análise “Pulso Expectativa 2022”, conduzida pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com a a B&Partners, solução de data retail e shopper experience da Score Group que entrevistou 1.800 pessoas.

Paralelamente, um balanço realizado pelo site Booking.com, no final do último ano apontou que 79% dos brasileiros estão ansiosos para socializar durante as férias e 73% desejam conhecer novas pessoas quando voltarem a viajar, em 2022.

Cupons são alternativa para turistas e empresários

Silva destaca que a internet facilitou o acesso a informações sobre locais de viagem e dicas de economia. ”O mundo digital facilitou a comparação de preços de passagens aéreas, hotéis, transfer e passeios”. E, neste meio, também tem crescido o uso de cupons de desconto, quer seja por sites de compra coletiva, quer seja por aplicativos com oferta, complementa. O fenômeno não é de hoje: uma pesquisa realizada em 2018 pelo Mind Miners, a pedido da Paypal, revela que 92% dos viajantes buscam informações de preços e destinos antes de concluírem as compras.

“Para os turistas, os cupons são uma oportunidade de economia em restaurantes, hotéis e passeios”, pontua. “Para os empresários do setor de turismo, por sua vez, os cupons se configuram como uma forma de alcançar mais clientes, principalmente nos períodos de baixa temporada”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://cupomddesconto.com.br/



Exposição de fotos sobre transformação feminina é prorrogada

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No dia 27 de abril, a fotógrafa Ananda Souza inaugurou sua exposição na Casa Tegra, em São Paulo, com o tema “Transformação”, inspirado em mulheres. O público pôde conferir retratos de mulheres fortes, transformadas, decididas e autênticas. A mostra quis levantar o debate sobre a representação da mulher nas artes e as temáticas que cercam o seu cotidiano, mas que não definem tampouco limitam o universo feminino.

“Mulheres que estão em busca de transformação. Mulheres que não conseguem sair de um relacionamento abusivo, ou estão em um determinado emprego por se sentir diminuída. Até mesmo problema com auto conhecimento e auto estima. A inspiração desta transformação é auxiliar mulheres, que se sentem sufocadas por parceiros, líderes e família. É enxergar uma luz no fim do túnel. Quis mostrar que mudar, se transformar, não é ruim. Ruim é se sentir presa. Cada obra é inspirada em um processo da evolução ”, reforça Ananda.

O protagonismo feminino foi o tema da exposição, composta por 12 fotos, e foi feita para discutir a representação da mulher nas artes e as temáticas que norteiam seu cotidiano. A exposição vai ficar aberta para o público até o dia 11/05 na Casa Tegra, na rua Oscar Freire, número 1009, das 10h às 18h.

“Estou muito feliz que o meu trabalho vem ganhando espaço. É que as mulheres têm se identificado. Estou muito grata”, diz Ananda. 

A exposição contou também com parceiros que fizeram o evento acontecer. A decoração ficou por conta do decorador Diego Silva e toda a organização do evento ficou por conta do empresário Fernando Peixe.



Grupo Educacional Bom Jesus melhora resultados após adequação à LGPD

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Com o objetivo de estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, o Grupo Educacional Bom Jesus estabeleceu parceria com a Privacy Tools, plataforma de gerenciamento de privacidade e uma das pioneiras no Brasil na oferta de soluções para LGPD. A Privacy Tools já foi classificada como uma das empresas mais atraentes para o mercado pelo ranking da 100 Open Startups.

O Grupo Educacional Bom Jesus, mantenedor da FAE Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus, junto com a Universidade São Francisco (USF) iniciaram seu processo de adequação à LGPD ainda em 2018, à época de publicação da lei, por meio de discussões internas sobre a aplicabilidade da legislação em relação à empresa.

“Em março de 2019 lançamos oficialmente o plano de ação de adaptação. Depois contratamos uma consultoria especializada em Direito Digital para fazer a análise do mapeamento de dados realizado internamente, elaboração do assessment, consultoria em segurança da informação, contratação de ferramentas tecnológicas e demais etapas, como a definição da encarregada de proteção de dados, adaptação de contratos, treinamento de funcionários, tratativas com fornecedores, elaboração de políticas, revisão de processos etc.”, explica a DPO do Grupo Educacional Bom Jesus, Ana Paula Copetti.

A proteção dos dados pessoais sempre foi um fator de grande importância para a instituição. “Isso se reflete na credibilidade da instituição perante o mercado, nossos alunos e seus responsáveis, nossos colaboradores e demais stakeholders”, comentou a DPO, que conduziu a implementação da Privacy Tools na instituição. De acordo com Ana Paula, quando direcionamos o bate-papo para o encerramento, lhe questionando quais as premissas para a tomada de decisão de uma ferramenta que a lhe auxiliasse e direcionasse ao processo de compliance, foi a “confiabilidade, experiência, segurança e vontade de nos apoiar desde o primeiro contato”.



Investimentos em tecnologia na saúde têm recorde depois da pandemia

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A pandemia de Covid-19 causou profundas transformações em todas as áreas da sociedade e, principalmente, na área da saúde exigiu reestruturações significativas, colocando a tecnologia em um papel central. De acordo com os dados do relatório State of Digital Health, da plataforma norte-americana de inteligência de mercado CB Insights, o investimento global em saúde digital alcançou um recorde em 2021, atingindo a marca de US$ 57,2 bilhões de dólares, um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Em 2020, os investimentos globais nessa área foram de US$ 32 bilhões de dólares.  

Neste novo cenário, diversas iniciativas digitais ganharam relevância, como a ascensão da telemedicina, o uso de inteligência artificial para análise de riscos, Big Data e os aplicativos móveis. Com os avanços científicos, médicos e pacientes são beneficiados, otimizando tempo, recursos e, também, muitas vezes, reduzindo os custos dos serviços para quem é atendido. A tecnologia na saúde gera forte impacto tanto na prevenção de doenças, como em seu rápido diagnóstico e tratamento, possibilitando salvar vidas.  

Em 2021, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou um guia com 150 páginas intitulado “Ética e Governança da Inteligência Artificial para a Saúde”, resultado de 18 meses de pesquisa e discussão entre os principais especialistas em ética, tecnologia digital e saúde do mundo. No relatório, a OMS aponta as diretrizes para garantir que o uso da inteligência artificial seja um real benefício para todos os países.

Contexto brasileiro

No Brasil, a Pesquisa TIC Saúde 2021, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), também revela o avanço das tecnologias digitais nos estabelecimentos de saúde nacionais, depois do advento da pandemia. Mesmo nas unidades públicas houve um crescimento nas funcionalidades eletrônicas básicas por meio do uso de tablets, notebooks e internet. No entanto, a segurança e a proteção dos dados armazenados ainda é um desafio no país. Segundo a pesquisa, apenas um terço dos estabelecimentos de saúde tem uma política definida sobre segurança da informação, sendo o percentual dos públicos (21%) menor em relação ao dos privados (cerca de 40%).

Para aprimorar a proteção dos dados dos pacientes e desenvolver uma gestão automatizada, a parceria com healthtechs tem sido recorrente no Brasil e no mundo. Como aponta Camila Vilar, Chief Project Officer da AmorSaúde, rede de clínicas populares que, recentemente, firmou uma parceria com a healthtech Neomed, que atua no segmento de laudos médicos, a tecnologia é uma aliada fundamental na área da saúde, pois possibilita salvar mais vidas, com rapidez e segurança. “Os avanços tecnológicos trazem soluções inovadoras que possibilitam ampliar o atendimento com qualidade”, destaca Vilar. 

 



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