Home Blog Page 1192

Brasil tem 30 milhões pessoas que sofrem com hipertensão

0

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta 30 milhões de pessoas com hipertensão arterial, sendo apenas 10% delas com o controle adequado da doença. A condição é um dos problemas cardíacos mais comuns e é definida por níveis tensionais superiores a 140 × 90 mmHg, como explica a dra. Ana Luiza Sales, cardiologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). Abril foi o mês escolhido para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data de alerta para a doença e suas possíveis complicações. 

A hipertensão arterial não costuma causar sintomas e é considerada uma doença silenciosa que, aos poucos, vai causando avarias no coração, nos rins, no sistema nervoso central e em todo o sistema arterial.Por essa razão, recomendam-se visitas regulares ao cardiologista ou clínico geral para monitorar a saúde em busca de sinais de alteração na pressão arterial, entre outras patologias. A detecção e o tratamento precoce da condição previnem lesões em órgãos, em especial no coração.

“A pressão arterial descontrolada no longo prazo pode sobrecarregar o músculo cardíaco com consequente evolução para a disfunção dele. Tal evolução pode promover o desenvolvimento de insuficiência cardíaca, por exemplo, condição clínica em que o coração não consegue bombear de maneira adequada o sangue oxigenado pelos tecidos do corpo”, explica a Ana Luiza Sales.

Segundo a médica o controle adequado da pressão arterial, por meio de acompanhamento médico regular, é fundamental para evitar a progressão da hipertensão arterial e transformá-la num quadro avançado de insuficiência cardíaca. 

“O tratamento da hipertensão varia de acordo com as características do paciente e a gravidade dos sintomas. Em geral, um medicamento e/ou a combinação de fármacos se fazem necessárias para o controle adequado da pressão arterial. Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas, a cessação do tabagismo e o controle dietético, são também fundamentais. Pacientes que evoluem para insuficiência cardíaca podem precisar, além de medicamentos e mudanças de estilo de vida, de terapias complexas como procedimentos cirúrgicos, implante de marca-passo ou corações artificiais e transplante cardíaco. Nesses casos, prevenção e cuidado precoce fazem toda a diferença”, esclarece a Ana Luiza.

Como recomendação, a especialista indica que a melhor forma de controlar e prevenir a hipertensão e suas complicações é ter uma vida mais saudável: “É de extrema importância manter uma rotina com bons hábitos alimentares (não abusar do sal, evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados), controlar o peso, parar de fumar e praticar regulamente atividades físicas. Manter as consultas e os exames de rotina em dia é fundamental.”



Driblar a alta de preços, exercício diário dos brasileiros

0

A inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses registrou 11,3% no último mês de março deste ano. A maior variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que chegou a 13,98%, maior índice desde outubro de 2003. Neste cenário, o brasileiro passou a ter que driblar a alta de preços para que o consumo possa ser realizado sem que o orçamento doméstico seja prejudicado.

 

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no início desde ano o aumento de preços da cesta nacional Abrasmercado, composta por 35 produtos registrou um aumento de 1,30%, passando a R$ 709,63 e no acumulado em 12 meses a cesta registrou alta de 11,50%. Sendo as pesquisas de preços uma alternativa para contribuir no auxílio para busca da redução dos efeitos da inflação no bolso do consumidor.

 

Como a alta da inflação está bem acima da meta de inflação, estabelecida pelo Banco Central, que varia entre 2% e 5% para 2022, a pesquisa de preços pode gerar uma economia significativa na hora da compra e assim, contribuir para redução deste gap entre a inflação medida pelo IPCA e a estabelecida pelo Banco Central. Fazendo com que o consumidor passe a negociar mais junto aos locais de compra e com fornecedores, em busca de menores preços.


Segundo o Serasa Ensina, há uma ferramenta que pode auxiliar o consumidor na pesquisa de preços que é um guia de supermercado criado pela Proteste, onde pode ser feita a consulta para verificar o melhor supermercado de acordo com o preço dos produtos e a localização.

 

Segundo Aline Soaper, Formadora e Mentora de Educadores Financeiros, ter um orçamento doméstico bem elaborado e um bom controle financeiro é fundamental para esses momentos mais desafiadores de alta de preços.

 

Soaper destaca que o indicado é fazer um controle semanal, pois assim é possível ir acompanhando quando e quanto foi gasto, no mercado, com combustível, remédios e demais despesas, buscando economizar no que for possível e fazer os devidos ajustes.

 

 

 



CNB LG UltraGear anuncia nova Peneira LG UltraGear de League of Legends

0

O CNB Esports, uma das mais tradicionais e pioneiras organizações do cenário brasileiro de esportes eletrônicos, segue se destacando na formação de novos jogadores e anuncia a 9ª edição de sua famosa Peneira LG UltraGear Preparando Campeões de League of Legends, cujas inscrições já estão abertas.

O lançamento acontece junto com a celebração de mais um case de sucesso:  o do top laner Cleber “SuperCleber” Nantes, que foi selecionado na edição de 2019 da seletiva, atuou por dois anos na base do clube – nos times CNB Brutalizer (categoria platina ao diamante) e CNB Trinity (categoria mestre ao desafiante) – e foi contratado pela equipe de base Flamengo Academy, onde venceu CBLoL Academy no último dia 16/4.

“Sempre tivemos em nosso DNA esse objetivo de fomentar, capacitar e formar novos talentos. A cada ano que passa, estamos implementando novas metodologias, melhorando o processo seletivo e aprimorando os treinamentos para proporcionar cada vez mais oportunidades de transformar a vida de outros jogadores. Acompanhar mais um jovem talento realizando um sonho de se tornar um pro-player só comprova que estamos no caminho certo e que não podemos parar”, comemora Carlos Fonseca, cofundador do CNB LG UltraGear.

“A peneira foi um dos melhores períodos da minha evolução, pois aprendi muito e conheci várias pessoas incríveis”, declara SuperCleber. “Eu entrei no CNB Brutalizer, depois fui para o CNB Trinity e depois para o Flamengo onde tive a oportunidade de ficar como reserva no 2ª Split do CBLoL de 2021, mas não cheguei a jogar. Eu estava levando muito a sério aquele Split para aprender. Neste ano veio a oportunidade de jogar e ser campeão”.

SuperCleber é só um dos vários talentos que o CNB já revelou ao longo das oito edições da Peneira LG UltraGear Preparando Campeões. Entre atletas e treinadores, já são 24 nomes que passaram pelo projeto e conseguiram chegar ao profissional. Entre eles: Yan “Yampi” Petermann, Willyan “Wos” Bonpam, Pablo “pbO” Yuri, Benjamin “Hyoga” de Barbi, Leonardo “Erasus” Faria, Jefferson “Devo” de Aguiar, Lucas “LRK” Quero, Franklin “Aoshi” Coutinho, Carlos “Nappon” Rücker, Mateus “Mewkyo” Ferraz, Vinícius “bydeki” Hideki, Victor “Vahvel” Vieira e Francisco “Duclou” Duclou.

Inscrições abertas
Os interessados em participar da 9ª edição da Peneira LG UltraGear Preparando Campeões de League of Legends podem se inscrever até dia 24 de maio, pelo valor de R$ 30 por rota (posição no jogo), no site. Jogadores de todos os elos, com 13 anos completos até o fim de 2022 ou mais, de qualquer gênero e região do país podem participar. Além do tradicional apoio da LG UltraGear, nesta edição, o projeto também terá a Warrior, divisão gamer da Multilaser, como uma das patrocinadoras oficiais.

Após passar por quatro fases (prova teórica com 80 questões, desafio em partidas ranqueadas, campeonato com partidas 5×5 e entrevistas individuais), 30 jogadores serão selecionados, sendo dez para cada time de base do CNB divididos em categorias: CNB Trinity (Mestre ao Desafiante), CNB Brutalizer (Platina e Diamante) e CNB Dorans (Ferro ao Ouro).

Treinamento e premiação
Os 30 escolhidos receberão monitores da LG UltraGear, kit de periféricos da Warrior e um treinamento de seis meses com a comissão técnica das categorias de base do CNB, tendo toda a estrutura necessária para se desenvolver como atleta profissional de elite. Durante esse período, os jogadores são preparados não só na parte técnica, mas em habilidades essenciais para chegar ao profissional e ter sucesso, como, por exemplo, o trabalho em equipe.

Como forma de preparação, os times de base disputam campeonatos amadores, como a Empoliga, considerada a principal liga da 3ª divisão do cenário nacional, na qual os times do CNB já conquistaram por duas vezes o título, um deles no último domingo (24).

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Nova técnica de criolipólise permite maior redução de gordura localizada

0

A evolução dos chamados procedimentos estéticos não invasivos – que consistem em técnicas que não utilizam agulhas ou cirurgias – tem ganhado força no Brasil ao longo das últimas décadas. Um desses métodos voltados especificamente para o emagrecimento do paciente é a criolipólise. 

O procedimento baseia-se no congelamento do tecido adiposo (a gordura corporal) através da aplicação de temperaturas muito baixas durante um determinado período de tempo, sendo possível, com isso, separar a gordura dos tecidos, induzindo-a à eliminação de forma natural e controlada. 

O processo é feito com o uso de um aparelho que promove uma espécie de sucção na pele e pode ser aplicado em coxas, abdômen, flancos, tórax posterior e nos braços. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma única sessão pode destruir entre 20% e 25% das células de gordura da área tratada, embora os resultados só tendem a aparecer ao longo das semanas seguintes ao procedimento. 

Buscando desenvolver um processo que traga resultados mais assertivos, em São Paulo, a farmacêutica esteta Isa Thomazini desenvolveu uma nova técnica de criolipólise, batizada de CrioFit. De acordo com a profissional, o procedimento foi desenvolvido junto ao médico Dr.Guilherme Thomazini, que avaliou os resultados e o método aplicado, garantindo a segurança para os pacientes. 

O que diferencia a novidade do processo anterior, explica ela, é a posição do equipamento no corpo do paciente. “Levamos em consideração a anatomia muscular em relação ao tecido adiposo, conseguindo, assim, que uma quantidade maior de gordura seja atingida”, explica Dra. Thomazini. “O tempo de resfriamento para cada região, além disso, também é maior: o paciente fica em média de 6 a 8 horas na máquina”.

Para a farmacêutica esteta, o método, ainda que tenha se popularizado no Brasil, havia permanecido “estagnado, sem evolução” nos últimos anos. A profissional conta, porém, que a maneira como o equipamento é colocado no paciente e um maior tempo de exposição podem resultar em resultados mais assertivos, com a possibilidade de redução de até 60% da gordura localizada em uma sessão.

Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), agência que regula alimentos e medicamentos no país, considera a criolipólise um procedimento seguro desde 2008, ao passo que, no Brasil, o método é regulamentado pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), sendo necessário que os equipamentos utilizados tenham certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), as contraindicações relacionadas ao procedimento “são mínimas”, podendo ser registrado casos de hérnia no local, urticária ao frio e crioglobulinemia (doenças relacionadas ao frio). 

Há, ainda, um distúrbio chamado hiperplasia adiposa paradoxal, que faz com que as células de gordura aumentem ao invés de escolherem, formando uma área endurecida de gordura localizada. De acordo com estudo publicado em 2014 na revista científica JAMA Dermatology, da Associação Médica Americana (AMA, na sigla em inglês), porém, as chances de isso acontecer são de apenas 0,0051%.

De acordo com reportagem da BBC, estima-se que, a cada ano, sejam realizados mais de oito milhões de tratamentos desse tipo em todo o planeta.

Para saber mais, basta acessar: www.isathomazini.com.br



Apesar de baixa nas mortes, OMS não descarta quadro de pandemia

0

A redução significativa no número de internações e mortes decorrentes da Covid-19 ainda não é o suficiente para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare que o mundo está livre da pandemia. Para chegar ao patamar de endemia, uma série de medidas precisam estar consolidadas. É o que aponta o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional do órgão, que se reuniu dia 13 de abril.

Dentre as medidas está o cumprimento da meta de vacinar pelo menos 70% das populações de todos os países até julho de 2022. A meta é desafiadora, uma vez que a própria OMS reconhece que 21 nações não vacinaram nem 10% de seus cidadãos. O Brasil, que atualmente declarou o fim do estado de emergência por conta da pandemia, apesar das recomendações contrárias do organismo internacional, conta hoje com apenas 85,8% do país imunizado com as duas doses da vacina contra a doença.

Outro compromisso a ser seguido pelos países é a atualização dos planos nacionais de preparação e resposta à pandemia, de acordo com as prioridades e cenários potenciais descritos no plano estratégico criado pela Organização Mundial da Saúde para acabar com o estado de emergência contra a doença em todo o mundo ainda em 2022. Ou seja, constantes avaliações dos esforços atuais e futuros em resposta a possíveis necessidades impostas pela doença.

Sequelas para a vida – Classificado como “imprevisível”, o vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19, foi lembrado durante a reunião da OMS em abril como responsável por causar altos níveis de morbidade e mortalidade, particularmente entre populações mais vulneráveis, agravada pela sua ampla circulação e fácil transmissibilidade.

Para os pacientes que sobrevivem ao tratamento, muitas são as sequelas hoje já identificadas pela medicina e que precisam ser tratadas por equipe multiprofissional. Entre os doentes que foram intubados e passaram por ventilação mecânica, por exemplo, as consequências podem durar a vida toda.

Uma delas é a estenose de traqueia, que é o estreitamento deste órgão responsável por levar o ar para os pulmões. Em consequência, o paciente passa a sentir falta de ar e estridor, que é um ruído áspero durante a respiração. “Em 90% dos casos, a estenose traqueal ocorre após a intubação para ventilação mecânica. Os sintomas podem aparecer dias ou meses após a interrupção desse tipo de atendimento”, disse a médica especialista em cirurgia geral e cirurgia torácica, Dalila Caroline do Amaral Coimbra.

Estudo divulgado em 2021 pelo grupo Coalizão Covid-19 Brasil, formado por hospitais e centros de pesquisa, atestou que 25% dos pacientes intubados por casos graves de Covid-19 morrem em até seis meses após a alta hospitalar. Entre pacientes que não precisaram da ventilação mecânica, a taxa de mortalidade foi de 2%.

Para Coimbra, que tem sete anos de experiência na área médica, é indiscutível que a ventilação mecânica, quando indicada, salva vidas, entretanto, é necessário observar algumas complicações que podem surgir posteriormente. “O diagnóstico pode ser feito com o exame clínico durante a consulta médica e confirmado com exames, como tomografia computadorizada e a broncoscopia. A estenose de traqueia tem tratamento e ele é feito pelo cirurgião torácico. Existem opções cirúrgicas e endoscópicas com uso de próteses e dilatações, sendo este individualizado caso a caso”, explicou.

Sintomas de pós-Covid-19 afetam mais de 30% dos contaminados pela doença, diz Ministério da Saúde

Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, entre 30% e 75% dos pacientes que tiveram Covid-19 apresentam sintomas que indicam sequelas da doença. De acordo com a pasta, alguns desses sintomas são cansaço, falta de ar aos esforços, tosse, dor torácica, cefaleia, tontura, falta de memória, perda do olfato ou paladar, ansiedade e depressão.

Esses sintomas e as condições em que eles se apresentam após a doença, de acordo com o Ministério, podem manifestar-se de diferentes maneiras e dependem da extensão e gravidade da infecção, dos órgãos afetados e dos cuidados tomados durante a fase aguda da doença.

Ao justificar o investimento de R$ 160 milhões para o tratamento de sintomas pós-Covid-19, anunciados em fevereiro passado, a pasta citou dois estudos publicados em revistas científicas renomadas sobre o tema. Um deles, publicado pela The Lancet, demonstrou que, seis meses após a infecção aguda, 76% dos 1.733 pacientes avaliados apresentavam algum sintoma persistente. O cansaço e a fraqueza muscular foram sintomas mais comuns, presentes em 63% dos casos, seguidos por dificuldade para dormir, ansiedade e depressão. O estudo da Lancet também mostrou que entre os que desenvolveram casos de infecção, 56% apresentaram algum tipo de alteração pulmonar significativa. 

O segundo estudo, publicado no Epidemiology Infection, acompanhou 767 pacientes que tiveram a doença. Pelo menos 51,4% do total ainda se queixavam de sintomas após aproximadamente 80 dias do quadro agudo. Os sintomas mais comuns foram fadiga e dispneia (falta de ar) aos esforços. E 30,5% ainda apresentavam consequências psicológicas pós-traumáticas. Difusão pulmonar prejudicada foi encontrada em 19% dos pacientes avaliados.



CSCs pretendem manter o modelo híbrido no pós-pandemia

0

O mercado de trabalho brasileiro não será o mesmo após a pandemia de Covid-19. Exemplo disso, cerca de 60% dos CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) pretendem manter o modelo híbrido após o fim da pandemia, enquanto somente 12% deles pretendem voltar ao formato 100% presencial. A informação é do Relatório “Pesquisa Perspectivas CSC COVID-19 – Parte 6”, desenvolvido pelo IEG (Instituto de Engenharia de Gestão).

Também conhecido como SSC (Shared Service Center, na sigla em inglês), um CSC é um modo de negócio que possibilita a integração de setores e informações de uma empresa, considerando desde o modelo de atendimento até a gestão de pessoas, passando por governança empresarial, processos e ferramentas tecnológicas.

Vanessa Saavedra, CEO e fundadora do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), explica que um CSC pode ser definido como uma unidade ou área de uma organização responsável por processos que possuem sinergia entre os negócios da empresa, absorvendo as atividades de suporte que apresentam grande volume transacional, como “Contas a Pagar”, “Contas a Receber” e “Folha de Pagamento”, dentre outras. “Os CSCs se apresentam como um modelo de gestão ideal focado na melhoria da qualidade dos processos, eficiência, controle e redução de custos”, diz.

Segundo a empresária, por ter em seu escopo atividades de cunho administrativo, o CSC tende a ser uma estrutura propícia para o formato de trabalho remoto, pois a maioria delas não exige que a prestação de serviço aconteça de forma presencial.

Vanessa observa ainda que a pandemia de Covid-19 forçou as companhias e suas equipes a adotarem o home office sem nenhum planejamento. “Problemas como conexão de internet instável, barulho em residências dos funcionários, instabilidade no acesso VPN, gestão de atividades pessoais e profissionais coexistindo, entre outros, tornaram-se a realidade de diversas empresas”, explica. “Apesar disso, com o avançar da crise sanitária, esses problemas foram trabalhados intensamente pelas organizações”.

Vanessa destaca que elementos como melhoria na qualidade de vida dos funcionários e nas entregas, aumento da produtividade e foco em resultados foram alguns dos principais benefícios apontados pelos executivos no estudo do IEG em relação às suas equipes no modelo home-office.

“Soma-se a isso o fato de que, segundo dados de estudos realizados pelo IEG, durante a pandemia, quase 80% das empresas reduziram ou mantiveram o custo total do CSC, quando comparado com 2019, ano que precedeu a pandemia, gerando uma economia significativa para 34% das organizações”, reporta.

Agora, prossegue, passada a fase mais crítica da pandemia, com a redução e flexibilização de grande parte das medidas de combate à Covid-19, muitas empresas estão questionando a retomada das atividades in loco. Até janeiro de 2022, apenas 20% dos CSCs que estavam em home office tinham retornado com 100% do time ao escritório.

“O modelo de trabalho híbrido vem se mostrando o mais apropriado para a maioria das organizações, pois alia o melhor dos dois modelos: economia e conveniência do trabalho remoto – com melhor gestão do tempo, qualidade de vida, entre outros – e o contato humano do formato presencial – com fortalecimento da cultura da organização e maior agilidade nas decisões, etc.”, afirma.

CSCs desempenham papel importante no mercado

Vanessa explica que, no Brasil, o modelo de serviços compartilhados já é consolidado há mais de duas décadas pelas maiores empresas do país e vem evoluindo gradualmente, com mais de duzentas companhias com CSCs já implantados. Nos últimos 5 anos, a taxa média de crescimento dos Centros foi de 14%. “Na maioria das empresas, o CSC é mandatório, consiste em um departamento da organização e mais de 80% se reportam à Diretoria Corporativa, Presidência, Vice-presidência ou Estrutura Global”.

Segundo a CEO e fundadora do IEG, as áreas mais comuns no escopo dos CSCs brasileiros são: Financeiro (Contas a Pagar, Contas a Receber etc.), Fiscal, Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Facilities e Jurídico. Todavia, atividades de perfil mais analítico e estratégico estão sendo cada vez mais incorporadas.

“Com o mercado cada vez mais competitivo, o modelo de serviços compartilhados ajuda as empresas a terem um melhor desempenho, pois promovem elementos como centralização de processos, economia de escala e eficiência, padronização e otimização de processos, melhoria na qualidade dos serviços, desoneração das áreas e maior controle”, detalha.

Na visão de Vanessa, o sistema de trabalho híbrido é recomendado, em maior e menor grau, de acordo com a cultura e estratégia de cada negócio. “Esse modelo [híbrido] vem ganhando muita força para as empresas que não querem realizar uma mudança radical, seja para adotar o modelo remoto como o oficial ou para retornar todos os colaboradores para o trabalho 100% presencial”, articula. “Nesta linha, a empresa pode minimizar as desvantagens de cada formato e tirar melhor proveito dos benefícios de cada um deles”.

Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/



Carol Manciola conduz leitor a um diálogo sobre como mudar vale a pena

0

Em Coragem e mais alguns Cês da Vida, lançamento da DVS Editora, a escritora e empresária Carol Manciola reflete sobre o que impede das pessoas de mudar. A maioria crê que é o medo, mas o que inibe a tomada de decisão é a falta de coragem. Para ela, “coragem não é o contrário do medo; coragem é agir apesar dele”.

Carol traça uma rota de transformação para que o leitor identifique o incômodo, faça uma análise das possibilidades, tome uma decisão, comunique a mudança, implemente e assuma as consequências. No lançamento, a empresária reflete de maneira leve sobre a palavra coragem e acredita que o maior desafio para a evolução das pessoas é a falta dela. Em um diálogo aberto com o leitor, a autora ensina como usar o sentimento para promover mudanças.

“Coragem é saber que tudo pode dar errado, é ter certeza de que ficar onde se está é muito mais seguro, é ouvir um monte de gente o aconselhando a ser mais prudente, é ter todas as justificativas do mundo para não mudar e não saber se deve ou não fazer, mas simplesmente ir, porque, no fundo, seu coração é mais importante do que sua cabeça.” (Coragem e mais alguns Cês da Vida, p. 28)

Este é o terceiro livro da empresária fundadora da Posiciona, empresa de educação corporativa especializada em treinamento de vendas. Ela também é autora de Os Cês da Vida e do best-seller Bora Bater Meta. A cada capítulo, sempre intitulado com palavras que começam com a letra C, Carol Manciola entrega uma nova perspectiva sobre o caminhar e compartilha uma vida com mais consciência, coerência, consistência e, é claro, coragem.

Ficha Técnica

Título: Coragem

Subtítulo: e mais alguns Cês da Vida

Editora: DVS Editora

Autora: Carol Manciola

Páginas: 208

Formato: 23×16 cm

ISBN: 978-65-5695-055-6

Preço: R$ 45,00

Link de venda: https://amzn.to/3Jp9M8P

Redes Sociais:

Instagram: @carolmanciola

LinkedIn: br.linkedin.com/in/carolmanciola



NielsenIQ e Abras selam parceria estratégica de olho no fortalecimento do varejo

0

A NielsenIQ, empresa líder global no fornecimento da visão mais completa e imparcial do comportamento do consumidor, e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciam uma parceria estratégica para lançamento da ferramenta Key Account Data com objetivo de estreitar relacionamento da indústria com o varejo.

A ferramenta tem a capacidade de fornecer informações granulares sobre o desempenho de determinado produto em uma região ou cadeia de varejo específica. Com isso, a indústria poderá melhorar o processo de tomada de decisão em relação a volume de fornecimento e precificação, por exemplo.

É uma forma também de responder aos desafios impostos por um ambiente macroeconômico mais complexo e por um consumidor cada vez mais rigoroso em relação a preço, marca e produto.

“A indústria quer cada vez mais aprofundar esse relacionamento e o varejo precisa cada vez mais desta maior conexão para minimizar os desafios existentes nesse ambiente econômico mais complexo”, disse o diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Roberto Butragueño, que lidera o projeto.

O Key Account Data (KAD), como a ferramenta é chamada, tem como visão ser uma linguagem comum entre indústria e varejo, com dados oficiais e imparciais da NielsenIQ, com recomendação da Abras para todos os seus associados. A utilização é voltada para o desenvolvimento de planos de negócios completos e assertivos, acompanhamento da performance semana a semana, facilitando o gerenciamento de categorias e de projetos específicos. Ou seja, afinar a parceria entre varejistas e indústrias em seus mais diversos projetos em comum.

“Nossa base de dados está já completa e operacional. Tudo de forma simples fornecemos dados cruciais de região a região, varejista a varejista, loja a loja a loja e item a item”, afirmou Butragueño.

Para a Abras, a parceria estratégica possibilitará fortalecer todos os atores da indústria. “A aliança estratégica entre a ABRAS e a NielsenIQ traz para o varejo e para a indústria a informação no tempo, formato e linguagem que necessitam.”, destacou o presidente da Abras, João Galassi.



Nova plataforma busca empréstimos com juros mais baixos para servidores de SP

0

Os brasileiros que precisam de empréstimos estão sentindo os impactos do aumento da taxa Selic. Mesmo os servidores públicos, que podem optar pelo consignado, desconto em folha, não estão livres de tarifas maiores ao recorrer aos bancos. Uma fintech está mudando essa realidade, driblando as taxas altas, por meio de um aplicativo disponível para os servidores estaduais de São Paulo.

O aplicativo Konsi recebe as informações do Portal do Servidor, após cadastro e autorização do cliente, e faz essa busca entre as diversas instituições financeiras. “O consignado oferece juros pelo menos quatro vezes mais baixos que o crédito pessoal comum. Mesmo assim, existem variações entre os bancos, entre 1 e 2% ao mês. Queremos ajudar o servidor a buscar a melhor opção”, explica Paulo Fontes, CEO da fintech.

Já atuando no serviço público da Bahia, o aplicativo possui mais de 6.500 usuários e cerca de 11 mil downloads, totalizando R$ 22,5 milhões em movimentações bancárias. Os empréstimos consignados são firmados no próprio aplicativo, evitando que o usuário tenha que ir a bancos e enfrentar filas. “Queremos ajudar pessoas a fazer escolhas financeiras mais conscientes e não cair em armadilhas. Alcançamos um alto Índice de Satisfação dos Clientes [NPS], mostrando que realmente a plataforma gera bons resultados”, avalia Fontes.

No primeiro momento, o aplicativo deve fazer cotações e fechar contratos para um crédito novo, mas Paulo Fontes afirma que nos próximos meses, assim como ocorre na Bahia, o servidor paulista poderá fazer a portabilidade do empréstimo para instituições que tenham taxas mais baixas, acarretando em redução do valor das parcelas a serem pagas. Em alguns casos, a fintech afirma que a economia pode chegar a mais de R$ 30 mil, no caso de portabilidade.

Robôs que cotam em tempo real

A Konsi é composta pela combinação de vários robôs que, com o consentimento do cliente, processam e cruzam informações de bancos que oferecem crédito consignado com as informações e histórico do funcionário público. O aplicativo mostra a margem consignável do servidor, que pode sofrer alterações mensalmente, e apresenta oportunidades personalizadas.

Em segundos, o algoritmo simula múltiplas operações com foco em trazer o melhor cenário para o cliente. “Se antes o público ficava refém de informações difíceis de acessar e entender, oferecidas pelos bancos, a ideia é que ele agora tenha tudo isso no seu celular de fácil acesso, o guiando para melhores escolhas. Além de coibir ligações e assédio via telefone de financeiras com taxas abusivas”, finaliza Fontes.



Jurema Águas Quentes realiza Festival Brasil Japão

0

Com objetivo de celebrar a união entre Brasil e Japão fortalecida pela imigração japonesa no país, entre os dias 1 e 6 de maio, o complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes apresenta o Festival Brasil Japão. O evento atrai o público com uma programação diversificada que inclui jantar especial com comidas japonesas, show musical do artista Nabuhiro Hirata, oficinas culturais de diversos temas, como bonsais e mangás, aula de Bom Odori e atividades esportivas.

Contemplando a gastronomia japonesa, o festival oferece um jantar com menu especial de comidas orientais. Para animar o público, o artista Nabuhiro Hirata apresenta seu show no intuito de propagar a cultura e música japonesa por todo o país. As oficinas oferecidas ensinam sobre bonsais, mangás, caligrafia japonesa e origami.

A imersão ao Japão segue com uma exposição dos principais tipos de kimonos usados atualmente no país, a Kimono Experience. As aulas de Bon Odori ensinam a dança realizada em um dos principais festivais anuais do Japão. Para complementar a diversidade das atrações, haverá sessões diárias de alongamento Tai Chi Chuan.

“Jurema Águas Quentes apresenta o Festival Brasil Japão para homenagear a incrível mistura singular entre os dois países, contribuindo para a preservação e divulgação da cultura, tradição, esporte e culinária japonesa. Contamos com uma programação diversificada para agradar diferentes públicos”, afirma Marcos Vileski, diretor de vendas e marketing de Jurema Águas Quentes.

As reservas podem ser feitas diretamente pelo site do complexo, pela central de reservas no 0800 443131 ou pelo WhatsApp +55 44 99146-2507.



Especialista explica passo a passo para evitar desperdício de água

0

De gota em gota, um vazamento residencial pode fazer a diferença em um futuro em que a falta de água pode afetar 5 bilhões de pessoas até 2050, conforme um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) apresentado no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em 2018. De acordo com a estimativa da ONU, 5 bilhões de pessoas ficarão sem água por, pelo menos, um mês ao ano, até a metade do século – o que corresponde à metade da população mundial estimada para a data.

Ao longo dos últimos 36 anos, o Brasil perdeu 15% da superfície de água, segundo mapeamento do MapBiomas sobre a dinâmica da água em território nacional. A análise demonstra que diversos estados do país já têm de lidar com as consequências dos baixos níveis de água nas bacias hidrográficas.

Neste panorama, Cesar Felipe de Lima, técnico responsável da Agência Leão, que presta serviços para a Doctor Caça Vazamentos e Desentupidora, afirma que é necessário empreender medidas para a prevenção de vazamentos residenciais. A seguir, a reportagem organizou os procedimentos que, segundo o especialista, podem ser realizados para evitar o desperdício de água:

  1. Cronometrar o banho

Lima afirma que mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água. Um banho de 15 minutos, por exemplo, pode consumir até 135 litros de água. “Se você reduzir o tempo de banho para 5 minutos, usa apenas 45 litros. Além disso, para maximizar a economia, desligue o chuveiro ao lavar e ensaboar o cabelo”, aconselha.

  1. Fechar a torneira ao escovar os dentes

O especialista destaca que as torneiras são uma das principais causas de desperdício. “Escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos com a torneira desperdiça 12 litros de água. Portanto, mantenha-os bem fechados quando não estiver usando água”.

  1. Ensaboar todos os pratos de uma vez

“Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida com um guardanapo ou papel toalha, depois lave com sabão de uma só vez com a torneira fechada. Em seguida, enxágue”, indica Lima. Outra dica do especialista é lavar primeiro os utensílios menos gordurosos. Assim, a gordura não se espalha para outros itens.

  1. Limitar o uso de máquinas de lavar

De acordo com o técnico responsável da Agência Leão, o ideal é manter sempre a água cheia e usar a máquina para um ciclo de lavagem completo. “Para isso, acumule mais roupas e lave tudo de uma vez. Alguns aparelhos mais novos também oferecem um modo econômico que reduz a água e a energia em até 30%”.

  1. Reutilizar a água da máquina de lavar

A água usada na máquina de lavar geralmente é descartada no esgoto, observa Lima. No entanto, como contém apenas resíduos de sabão, pode ser reutilizada e usada para lavar pisos, quintais e regar plantas. “Para guardar a água por alguns dias, use um pouco de cloro para evitar que os micróbios se multipliquem, causando um odor desagradável”.

  1. Não usar mangueiras de água nas calçadas

“Limpar a calçada com mangueira é uma atitude um tanto autoconsciente que pode representar um desperdício de 120 litros de água. Em Fortaleza, por exemplo, quem continuar usando água durante essa atividade é multado. Por isso, prefira limpar o quintal e a calçada com uma vassoura”, afirma.

  1. Implementar uma descarga de válvula de dupla ação

Para Lima, é um desperdício usar sempre a mesma quantidade de água em uma descarga. “Sistemas foram desenvolvidos para drenar a água para o banheiro sob demanda. As válvulas de dupla ação podem ser instaladas em ralos de parede e em caixas de acoplamento”.

  1. Verificar e corrigir quaisquer vazamentos

O técnico conta que infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que os moradores percebam – o que pode impactar nas contas do final do mês. “Vazamentos e manchas nas paredes são sinais de problemas maiores com instalações longas. Outros sinais são: mofo, tinta de espuma, tinta úmida e bolor. Nesses casos, o ideal é procurar ajuda profissional”.

  1. Fechar a torneira

Uma torneira pingando desperdiça até 40 litros de água por dia, afirma Lima. “Se você notar esse problema, ele deve ser substituído ou reparado. Se demorar alguns dias para resolver, certifique-se de coletar a água para que possa ser reutilizada”.

  1. Lavar o carro com um balde

“Não use mangueira para lavar o carro – opte por um balde para evitar o desperdício”, recomenda o especialista. “Outra forma de economizar é a eco-lavagem, que utiliza menos de um litro de água. “Você só precisa de dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavar e um borrifador com 400ml de água Seguir medidas como essas pode fazer a diferença e contribuir para o futuro de todos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://doctorvazamentos.com.br/



Usa muito o Zoom? Saiba como ele protege seus usuários

0

O Zoom apresentou detalhes do funcionamento interno da plataforma em suas iniciativas para proteger seus usuários. A empresa recebeu este mês uma variedade de certificações e atestados, e anunciou atualizações em seus produtos e programas, com o intuito de promover segurança e privacidade.

À medida que o uso das ferramentas online aumentam, o mesmo acontece com os ataques cibercriminosos. Segundo o documento do FBI Internet Crime Report de 2021 foi registrado um aumento de 7% nas ocorrências relacionadas à ransomware, esquemas de comprometimento de e-mail comercial (BEC) e o uso criminoso de criptomoedas em comparação com 2020, resultando em perdas potenciais de mais de US$ 6,9 bilhões.

No Zoom, a segurança para seus usuários tem grande relevância. Para ajudar na proteção contra as ameaças e preservar a experiência de comunicação unificada, a empresa criou recursos para defender as informações das contas.

Proteção contra roubo de contas
Esse recurso ajuda a identificar usuários cujas credenciais de login podem ter sido roubadas ou comprometidas em uma situação de violação de dados em outro lugar na internet. Este dispositivo foi projetado para impedir que os cibercriminosos usem essas credenciais para acessar a conta Zoom do cliente.

Sempre que há identificação de que o login e a senha de determinado usuário podem ter sido prejudicados em outro serviço, o Zoom envia uma notificação e solicita redefinição da senha em um dia. Se a senha não for redefinida em 24 horas, o aplicativo vai induzir um logout ao usuário para impedir proativamente o controle da conta.

Proprietários de contas, administradores e qualquer outro contato configurado para receber comunicações de confiança e segurança do Zoom também receberão notificações por e-mail sobre quaisquer contas de usuários com credenciais de login comprometidas.

Login autenticado
Para ajudar a autenticar usuários em ambientes escolares e empresariais, a plataforma oferece um recurso de logon único (SSO) seguro e rápido. Quem não puder usar o logon único, é recomendado adotar a autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança ao processo via número de celular, conta secundária de email e pareamento de dispositivos móveis de confiança do dono da conta.

Os usuários também podem fazer login por meio de um processo chamado de “OAuth”, que permite aprovar um aplicativo – Google ou Facebook – para interagir com o Zoom em nome do usuário, para que não precise inserir sua senha manualmente. Para quem fizer login sem usar nenhum dos protocolos, é aconselhado implantar uma senha forte e complexa que atenda aos requisitos atuais de criação de senhas (numerais, caracteres, letras e sinais gráficos randômicos).

O Zoom propõe o uso de senhas exclusivas e difíceis de adivinhar. Isso ajuda a eliminar o risco de várias contas serem comprometidas com uma única violação de dados.

Senha de uso único para logins suspeitos
Quando detecta-se um login suspeito – alguém faz login de um local ou dispositivo diferente do habitual – esse recurso solicita inserir uma senha numérica de uso único (OTP) que é enviada para o endereço do e-mail cadastrado. Isso se aplica a quem usa um email de trabalho para fazer login e não tem autenticação de dois fatores habilitada.

Prevenção de ataques de força bruta
O Zoom trabalha estrategicamente com fornecedores terceirizados que ajudam a proteger contra ataques de força bruta — pois cibercriminosos tentam continuamente adivinhar a senha de um usuário, muitas vezes automatizando seus processos com o uso de “bots”. Soluções foram implementadas em diferentes partes do site para detectar ataques de bots e tráfego automatizado, isso ajuda a impedir essas ameaças automatizadas.

Atualizações automáticas 
O Zoom oferece a opção de atualização automática para ajudar os usuários a receberem importantes correções de segurança e outros recursos, melhorando a experiência geral com a plataforma. Disponível no desktop Zoom, as atualizações acontecem diretamente no software.

Qualquer pessoa pode verificar se está executando a versão do software em seus dispositivos, incluindo o navegador favorito. A execução da versão mais atualizada ajuda a proteger contra cibercriminosos que desejam explorar vulnerabilidades corrigidas recentemente.

Para mais informações acesse o site.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Barretos Motorcycles reúne apaixonados por motos com shows de rock e acrobacias

0

O Barretos Motorcycles, tradicional encontro de motociclistas que ocorre no Parque do Peão, chega à sua 18ª edição trazendo uma programação repleta de atrações voltadas para o público que aprecia o universo das motos. O evento acontece de 29 de abril a 01 de maio, contando com uma estrutura completa para receber tanto os motociclistas quanto os visitantes “pedestres”. Os ingressos estão à venda pelo site independentes.com.br/motorcycles.

Serão três dias com shows musicais, apresentações de equipes de acrobacias, estandes com lançamentos do setor, bar temático, encontro internacional de Hayabusas, Concurso Garota Motorcycles e novidades como um espaço exclusivamente feminino.

Música e acrobacias

A grade musical do evento sempre traz grandes nomes do rock e pop. Para este ano, no Palco Principal, a programação começa no dia 29, sexta-feira, com Raimundos e Trecho Urbano no palco principal e Tia Zica no palco do Moto Bar. No sábado, 30 de abril, as atrações são Biquini Cavadão e Overdrive Duo no palco principal e Hot Band, Brown Sugar Blues, Dj Thomazini e Receita Coletiva no Moto Bar. No domingo, 01 de maio, os shows são de Thomazini e RockVeras.

Já na Pista de Acrobacias, montada especialmente para o evento, acontecem os shows mais esperados pelos motociclistas. Entre as equipes confirmadas que farão exibição no local estão XTreme Manobras Radicais, Cachorrão Moto Show e Força & Ação. Elas se apresentam diariamente na programação do evento.

Encontro Internacional de Hayabusas

Entre as atrações deste ano, a organização também confirmou mais uma edição do Encontro de Hayabusas, aclamada marca de motocicletas da Suzuki. A ação está sendo promovida e coordenada pela Irmandade Hayabusa e tem expectativa de recorde de número de motos no evento. 

Mais atrações e espaço feminino

A área comercial receberá estandes de marcas do setor com lançamentos, novidades e ações especiais para o público, além de uma praça de alimentação completa e o bar temático Moto Bar. O evento contará ainda com Missa dos Motociclistas na Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos, Passeio de Motos pela cidade e o Concurso Garota Motorcycles.

A organização também confirmou o novo espaço: Women Bikers. O local – que ficará no Berrantão, espaço coberto e climatizado no Parque – terá serviços e estandes exclusivos para as mulheres que frequentam o Barretos Motorcycles. Além disso, por meio de uma parceria com o Hospital de Amor de Barretos, o Women Bikers receberá uma Carreta da Prevenção, que estará disponível para fazer exames preventivos como mamografia e papanicolaou.

Expectativa

De acordo com Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação organizadora do evento, a expectativa pela realização do evento é grande. “Estamos há dois anos sem promover o Motorcycles por conta da pandemia e tivemos um apoio forte da comunidade e do setor para essa retomada. Temos as melhores expectativas e vamos atender a todas as determinações de segurança que estiverem vigentes no período”, afirma. 

Mais informações e programação completa no site oficial.



Primeiro dia da Global Security Week 2022 discute temas inéditos para o segmento de Segurança Integrada

0
Cibersegurança - Cadeados Fechados e Abertos

Com mais de mil inscritos, a ISC Brasil deu início, no dia 26 de abril, à segunda edição do Global Security Week, evento realizado em formato digital. Com altíssimo engajamento de gestores de segurança na plateia virtual, onde mais de 65% dos inscritos tinham nível gerencial (ou acima), o GSW 2022 abriu os trabalhos com a proposta de ofertar atualização e apontar tendências sobre os mais variados temas e novidades pertencentes ao segmento de segurança integrada (pública, privada e eletrônica).

No primeiro dia do evento, o destaque recaiu sobre o painel de abertura, intitulado “Novas Tendências e Soluções Integradas em Gestão de Segurança Privada: Visão Global”. Mediado pela Chief Human Resources Officer da SECURITY, Renata De Luca, contou com a participação ainda de Patrick Senior, da França, Presidente da Global SECURALLIANCE / CEO da Groupe BSL, Jakub Dzik, da Polônia, Vice-Presidente da Global SECURALLIANCE / CEO da IMPEL, e Alberto Alvarez, da Argentina, Presidente da ALAS (Asociación Latinoamericana de Seguridad).

Após uma introdução interessantíssima sobre o mapa mundial da criminalidade, trazido pelo representante da ALAS, que mencionou que os países latino-americanos possuem 8% da população mundial, mas 33% dos homicídios, os panelistas puseram-se a discutir particularidades do setor de Segurança para mitigar essa terrível consequência nesses países.

A inflação herdada como consequência da pandemia por todo o mundo e o risco cibernético foram outros temas abordados pelos panelistas. Outro tema discutido pelos participantes foi o efeito da transformação digital na Segurança no meio corporativo e o quanto ficarão para trás as empresas que não se adequarem às novas tecnologias.

O segundo painel registrou o encontro denominado “2022, Segurança e Serviços. Novos desafios e oportunidades, uma visão plural do setor no Brasil – As redes de comunidades se ampliam”. Esse painel contou com diversos verticais do setor, reunindo órgãos e empresas públicas, consultores, acadêmicos e profissionais do meio corporativo, o que erigiu um caldo cultural de extrema valia com uma conclusão incontestável: o compartilhamento de informações e experiências nascido durante a pandemia é a grande oportunidade de evolução desse setor.

A diversidade de participantes foi um grande exemplo: Elza Paulina de Souza, Secretária Municipal de Segurança Urbana de São Paulo; Fernanda Galdino; Subprefeita da Lapa, São Paulo; César Tiossi, Sociólogo USP e Vice-presidente CONSEG Perdizes Pacaembu; Renata De Luca, da SECURITY; Rita Peres, Diretora de Segurança Corporativa do Hospital das Clínicas de SP; Raphael Fernandez, Chefe de Segurança Pública do Metrô de SP; Coronel Ramalho, da Slalom – Consultoria e Treinamentos; Edison Endo, Diretor Comercial na Helper Tecnologia; Josué Paes, Relações Institucionais em Segurança na Diretoria de Segurança Corporativa do Hospital das Clínicas de SP; e os moderadores Daniel Coelho, Advogado – CONSIS PLUS, e Nelson Júnior, Gerente de Segurança do Shopping Center Eldorado.

O último painel do dia teve um assunto bem específico, mas não menos abrangente na necessidade da discussão: Tecnologia em Segurança para o Agronegócio. Debatendo particularidades da indústria do agronegócio, e as especificidades exigidas de setor se Segurança para esse vertical de negócio, o painel contou com Mauro Rossi, Diretor de Operações de Segurança, e Clayton Magno, Gerente de Planejamento de Segurança, ambos da RESOLV, Marcelo Ferreira, Diretor da SPECTTRA Tecnologia em Segurança, e Roger Salvador, Gerente de Segurança Empresarial – IGUATEMI RIBEIRÃO .

Thiago Pavani, gerente de produto da Reed Exhibitions e responsável direto pela ISC Brasil, comentou sobre a complementariedade dos eventos digitais e de sua capacidade de gerar novos negócios a expositores, clientes e visitantes. “O digital é complementar às feiras físicas e, com isso, mantemos o nosso compromisso de conectar empresas e clientes durante todo o ano”, opinou.

No segundo dia do Global Security Week 2022 tem mais dois painéis: “Migração para uma segurança inteligente em 5 passos”, com profissionais da ALTAVE, e “Operações da segurança empresarial em locais com situação de crise”, com participação de executivos da ABSEG, GESEG / CRA-SP e ARSLAN SECURITY.

O terceiro dia do evento estará reservado para a realização de reuniões de negócios online através do hub de conteúdos e networking do evento digital, onde os participantes e as empresas podem agendar seus encontros de acordo com a disponibilidades de ambas as partes.

Para assistir e participar do evento digital é só ir para o site oficial. Qualquer um dos debates da Global Security Week pode ser revisto on-demand, o que deverá amplificar ainda mais a ótima participação do público.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Subcomitê Leste promove debate sobre segurança hídrica

0

O Subcomitê Leste do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara) realiza, no dia 27 de abril, uma “Roda de Conversa” sobre segurança hídrica. Primeiro de uma série de sete eventos que vão compartilhar conhecimentos e apontar caminhos para a manutenção do abastecimento de água da população, o encontro virtual pretende gerar subsídios para a programação de um workshop específico sobre o tema.

Risco de insegurança hídrica

O trecho leste da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, composto pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Magé e Maricá, concentra aproximadamente dois milhões de habitantes, dentre os quais cerca de 1,7 milhão dependem quase que exclusivamente do sistema Imunana Laranjal, que é abastecido pelas bacias do Guapiaçu e do Macacu.

O risco de insegurança hídrica na região é debatido desde a década de 1980, quando o plano de abastecimento público da CEDAE mapeou sete sítios barráveis no Leste metropolitano. Atualmente, com o novo marco regulatório do saneamento e a concessão dos serviços de água e esgoto da CEDAE, o assunto voltou a atrair a atenção em razão da construção da barragem Guapiaçu estar prevista no caderno de encargos como uma das atribuições da concessionária Águas do Rio, a qual divide a opinião de especialistas.

Como o Subcomitê Leste tem entre suas responsabilidades promover a gestão democrática e descentralizada das águas e mediar conflitos na região em que atua, o colegiado decidiu reunir representantes do poder público, concessionárias, organizações que dependem economicamente dos recursos hídricos da região e sociedade civil para aprofundar a discussão sobre os impactos que a obra trará.

O tema

O tema desta primeira Roda de Conversa é “Vulnerabilidade e pressões ambiental, social e econômica da região leste” e visa justamente identificar os principais conflitos, riscos e pressões ambientais que estão relacionados à manutenção da quantidade e da qualidade da água na região, além de coletar informações sobre a contextualização territorial da região.

Participam do evento a supervisora local da EMATER-RJ, Delaine Arneiro; a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eloísa Helena Freire, e o presidente do Conselho Fiscal da ALERJ, Mauro Osório. Para acompanhar o debate, os interessados deverão acessar o canal do CBH Baía de Guanabara no YouTube na data e horário previstos.

Serviço

Evento: Roda de Conversa “Vulnerabilidade e pressões ambiental, social e econômica na região leste”, do Subcomitê Leste do CBH Baía de Guanabara

Dia: 27/04

Horário: 14h

Inscrição: Gratuita

https://bit.ly/1rodadeconversaSCLeste



Arie Halpern: blockchain e tecnologias disruptivas devem impulsionar negócios

0

A tecnologia blockchain é uma das principais tendências para os negócios nos próximos anos, segundo o relatório Tech Trends 2022, elaborado pela consultoria Deloitte. Nele, são apontadas as tendências no cenário empresarial que vão reformular os processos das organizações.

A possibilidade de descentralizar processos e conferir mais segurança aos dados e transações é o que faz do blockchain a aposta em muitas empresas. Segundo o estudo, nos próximos dois anos, as áreas de TI vão automatizar grandes componentes da sua infraestrutura, para que os engenheiros se foquem em componentes com maior valor agregado.

O relatório apresenta ainda outras seis tecnologias que serão pilares para as transações corporativas nos próximos anos: o compartilhamento de dados, o fornecimento de serviços em nuvem para soluções verticais, a utilização da inteligência artificial (IA) em cibersegurança, a multiplicação de dispositivos tecnológicos inteligentes relacionados à automação de tarefas físicas, a automação em larga escala de forma disruptiva e o que denominam “forças do futuro”, que são a computação quântica, a inteligência exponencial e a experiência ambiental.

Em relação ao blockchain e ao DLT (Distributed Ledger Technology), o relatório destaca que, apesar de serem ainda tecnologias de primeira geração, elas provaram sua viabilidade em negociações, compensações e liquidações de criptomoedas.

Atualmente, o setor financeiro lidera a adoção de blockchain, seguido por telecomunicações, mídia e entretenimento, indústria, saúde e ciências da vida. A previsão é que a tecnologia cresça de forma acentuada nos setores de varejo e bens de consumo nos próximos dois anos.

Desafios do estágio inicial

A tecnologia ainda apresenta desafios que são típicos dos estágios iniciais de adoção da maioria das tecnologias, mencionando aspectos como a pouca maturidade com limitações de usabilidade, interoperabilidade e escalabilidade, lentidão dos processos e o elevado consumo de energia.

A análise diz ainda que, nos próximos anos, a automatização vai permitir ganhos de eficiência, assim como tirar partido das capacidades profissionais dos colaboradores. A IA é apontada como outra tendência que será utilizada como primeira linha de segurança cibernética, permitindo responder automaticamente às ameaças detectadas.

Outra possibilidade é a disseminação de equipamentos inteligentes, que vão muito além dos computadores ou smartphones. São dispositivos adaptados à Indústria 4.0, como robôs industriais, drones e sistemas de monitoramento de saúde. A facilidade no compartilhamento de dados entre as organizações é outra tendência futura identificada no Tech Trends 2022.



Acidentes de trabalho vitimaram mais de 420 mil pessoas em 2021

0

Acidente laboral que causa traumas diversos e pode resultar em morte é um dos principais pesadelos tanto de empregados quanto de empregadores. Infelizmente, essa foi a realidade para 423.217 pessoas que sofreram acidentes enquanto trabalhavam, no passado, em todo Brasil, com média diária de 1.159 ocorrências. Desse total, 1.694 trabalhadores não sobreviveram. Os dados são do Radar SIT Acidentes de Trabalho, do governo federal.

Dos acidentados em 2021, 133.757, ou 32% dos que se acidentaram, tiveram que se ausentar do trabalho por mais de 15 dias. Entre as situações que geraram as ocorrências, queda da pessoa com diferença de nível figurou em primeiro lugar, com 53.843 notificações. Fratura foi a principal natureza das lesões ocorridas nos acidentes.

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Engenharia Ambiental e Segurança do Trabalho, Plínio Storck Gonçalves comenta que uma das causas das ocorrências de acidentes e doenças do trabalho é a falha na identificação dos perigos existentes e que poderão vir a surgir no dia a dia das atividades realizadas. Para evitar as ocorrências, na avaliação dele, as empresas precisam investir na implantação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST).

“Esse sistema tem sido adotado pelas empresas privadas de modo a possibilitar o gerenciamento sistêmico dos riscos existentes no ambiente de trabalho. Neste contexto, o processo de Identificação de Perigos e Avaliação dos Riscos tem demonstrado ser uma ferramenta indispensável para a melhoria no desempenho da organização com consequente redução da quantidade e severidade dos acidentes”, atesta.

O engenheiro explica que há diversas metodologias e ferramentas para a gestão dos riscos ocupacionais. Ele salienta que a escolha e adoção das ferramentas adequadas que promovam a identificação dos perigos existentes e antecipação de novos que poderão surgir é um processo que exige conhecimento de profissionais de saúde, segurança e meio ambiente.

“É preciso que o profissional ou profissionais destacados para a tarefa possuam a capacidade de adequar as ferramentas à realidade das empresas e suas atividades”, diz. “Durante a aplicação das metodologias e ferramentas escolhidas, é crucial o envolvimento dos demais trabalhadores, principalmente os diretamente envolvidos nas atividades avaliadas e a liderança”, complementa.

Gonçalves ressalta ainda que a Norma Regulamentadora nº 01 estabelece a obrigatoriedade do gerenciamento de riscos ocupacionais e estabelece que as organizações devem possuir um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR). A implementação desse programa passou a ser obrigatória a partir de janeiro deste ano.

“No PGR são estabelecidas as políticas e as diretrizes para a gestão dos riscos com vistas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, considerando os fatores ergonômicos, bem como os riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos”, conclui.

SP foi o estado que registrou mais acidentes de trabalhadores em 2021

Entre os estados brasileiros que registraram o maior número de acidentes de trabalhadores, segundo o Radar SIT, São Paulo é o campeão disparado, com 143.589 ocorrências e 410 mortes. Entre as situações que geraram os acidentes, o estado contribui com a média nacional, com queda de pessoa com diferença de nível (18.712 acidentes) em primeiro lugar, seguido de impacto de pessoa contra objeto (17.795) e impacto sofrido por pessoa (17.602).

Em segundo lugar entre os estados onde mais aconteceram acidentes está Minas Gerais, com 47.615 ocorrências, sendo 188 fatais. Em seguida, aparecem o Rio Grande do Sul, com 35.386 acidentes e 122 fatais; o Paraná, com 32.700 acidentes e 147 fatais; e Santa Catarina, com 31.421 ocorrências e 100 fatais.

O estado que menos registrou acidentes foi o Amapá, com 445 ocorrências e, entre elas, uma fatal.



ABES apresenta prévia das tendências para o mercado brasileiro de software em 2022

0
novas tecnologias

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software apresentou, durante a solenidade de posse da nova Diretoria para o Triênio 2022-2024 e de 1/3 de seu Conselho Deliberativo, a prévia do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022.

De acordo com dados da International Data Corporation (IDC) analisados pela ABES, o Brasil hoje detém 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global, e 40% dos investimentos em toda a América Latina. Considerando o total de investimentos globais em tecnologia da informação (software, hardware e serviços) durante o ano de 2021 – que foi de US$ 2,79 trilhões -, o Brasil figura na décima posição neste ranking de investimentos, com US$ 45,7 bilhões aplicados, e lidera na América Latina, cujo total de investimentos alcançou US$ 115 bilhões.

O Brasil segue como referência entre os países considerados emergentes, apresentando um alto grau de maturidade em investimentos em TI — que prioriza os valores dedicados ao desenvolvimento de software e incremento da oferta de serviços. O total aplicado se distribui em 25% para o mercado de software (US$ 11,3 bilhões), 18% para o mercado de serviços (US$ 8,1 bilhões) e 58% para o mercado de hardware (US$ 26,3 bilhões), o que mostra que o país caminha para a média global, cuja distribuição é de 26% em software, 27% em serviços e 47% em hardware.

Em nível nacional, a ABES aponta um ligeiro aumento da dispersão dos investimentos em TI pelo país. Nas regiões Nordeste e Norte, o crescimento foi de 1%, enquanto na região Sul o aumento foi de 2%. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a queda foi de 2%.

“O crescimento do mercado de tecnologia, em nível global, foi de 11% em 2021. Entretanto, no mesmo período, o Brasil apresentou um crescimento superior a 17%, o que mostra o potencial do país neste segmento. A tendência, para 2022, é que haja um crescimento global na ordem de 6,4%, e o Brasil, mais uma vez, deve apresentar índices bem acima da média, uma vez que a expectativa de crescimento do nosso mercado seja em torno de 14,3%, atrás apenas da Turquia, cujo crescimento é estimado em 16% para este ano”, aponta Jorge Sukarie Neto, conselheiro da ABES.

Confira outras tendências apresentadas em primeira mão pela ABES durante o evento:

Implantação do 5G: A IDC estima que o 5G movimentará no Brasil cerca de US$ 25,5 Bi até o ano de 2025, na impulsão de tecnologias como AI, Big Data & Analytics, Cloud, Segurança, AR/VR, Robotics e IoT.

IoT: Em 2022 é esperado que um total de US$ 1,6 Bi seja direcionado para soluções serviços relacionados a Internet of Things, o que representa crescimento de 17,6% sobre o ano anterior.

Cybersecurity: Serviços de segurança totalizarão quase US$ 1 Bi no Brasil em 2022, o que representa crescimento médio de quase 10% YoY desde a pandemia. As soluções de segurança superão US$ 860 milhões neste ano, com nuvem recebendo qrande atenção.

Ambiente Híbrido (Cloud): Os gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) na nuvem pública alcançarão US$ 1,9 Bi em 2022, com crescimento acima de 36%. A nuvem privada mantém ritmo de crescimento mais discreto, avançando 7,9% e atingindo gastos de US$ 540 milhões no Brasil.

Uso de Dados: Em 2022, é esperado que um total de US$ 2,9B seja direcionado para soluções e serviços de Big Data & Analytics, o que significa aumento de 10,8%. Para AI/ML, o crescimento esperado para os gastos em 2022 é de 28% YoY, alcançndo um montante de US$ 504M.

A íntegra do Estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2022 será apresentada pela ABES em agosto.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Projeto Alma Brasileira leva MPB e vivência musical a 2 mil estudantes do DF

0

Nesta sexta-feira (29), o Coletivo Educação pela Arte visita o Centro de Ensino Médio 03, Taguatinga Sul, das 10h às 12h. A atividade encerra a Temporada 2022 do Alma Brasileira, em escolas da rede pública de Brasília (DF). Ao todo, músicos e educadores completam o itinerário em cinco escolas públicas da cidade, oferecendo educação e cultura a cerca de 2 mil estudantes, na faixa de 12 a 16 anos. No encontro, estão programadas atividades como palestras, concertos e oficinas de percussão.

Nesta edição, o projeto conta com os músicos Nelson Latif, Marcelo Lima, Ismael Rattis e Sandro Alves. O grupo apresenta obras do cancioneiro popular aos estudantes – mesclando compositores que são ícones da MPB, bem como estilos variados e principais instrumentos utilizados. Juntos, eles propõem uma viagem à história da cultura brasileira: do Choro, Samba, Frevo, Maculelê ao Funk e a outros estilos que são apresentados nas oficinas de percussão.

O objetivo central dos artistas é gerar um entendimento mais amplo sobre a cultura brasileira e a miscigenação étnica, presentes nas raízes da MPB. Além dos novos conhecimentos, a experiência tem um caráter lúdico. Com o projeto, muitos dos estudantes têm a oportunidade de assistir a uma apresentação musical pela primeira vez, o que, na opinião dos músicos envolvidos, estimula a sensibilização do grupo. “A música é essencial no processo educativo cultural e a experiência é bem impactante para os alunos”, avalia Nelson Latif, músico idealizador do Alma Brasileira.

O músico Marcelo Lima explica que o projeto faz uma retrospectiva histórica e cronológica da MPB, chegando até ao contexto atual. Para ele, quando os alunos atravessam essa trajetória musical passam a conhecer o universo da música e a sua própria identidade cultural.  “É um trabalho de manutenção e resgate das nossas raízes culturais, de forma a integrar as novas gerações às diferentes épocas e estilos da nossa música”, contextualiza.

“Levamos uma proposta multidisciplinar e é possível envolver professores de todas as áreas”, revela o músico Ismael Rattis, outro integrante do projeto. Ele destaca outra importante função do projeto: a responsabilidade social – já que lida com estudantes com pouco acesso à cultura, pois a maioria vive em regiões consideradas periféricas. 

O percussionista Sandro Alves reforça que nestes encontros, em função do contato direto com instrumentos, as crianças e adolescentes afinam sua percepção diante da arte. “Alguns demonstram mais interesse pelo fazer musical nas oficinas realizadas”, diz. Com isso, o Alma Brasileira é também um detector de novos talentos.

“Um projeto como o Alma Brasileira é uma grande oportunidade para os estudantes aprenderem de forma prazerosa, envolvente e marcante”, avalia a professora Jordana Eid, coordenadora do Curso Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio do IFB, primeira escola a receber essa experiência musical neste ano, no dia 8 de abril. “Foi possível perceber o quanto eles se interessaram, se envolveram e se engajaram com a proposta. Quando os estudantes souberam que iriam tocar junto com os músicos ficaram radiantes”, ressalta.

Entusiasmo e alegria também foi o clima que tomou conta do Centro de Ensino Especial 01 de Samambaia, no dia 12. Assim definiu a professora de Educação Física, Tânia Cristina Cardoso Ribeiro, que acompanhou o grupo de alunos. “Foi um momento de verdadeira inclusão dessa arte tão valiosa que é a nossa música brasileira – para todos nós que participamos”, expressa.

Sueny Schetino Takaki, professora da Oficina de Teclado da Escola Parque Anísio Teixeira, unidade visitada no dia 13, diz que a atividade funciona como um complemento do ensino regular. “É uma vivência que, só com as aulas, dentro de uma sala, a gente não consegue passar. É muito importante o nosso aluno ter contato com profissionais que vivem da música. Na Ceilândia temos o acesso restrito à arte e à cultura. E, quando trazemos para a escola uma manifestação artística, um show ou uma oficina, percebemos um despertar do aluno para as artes”, finaliza.

No dia 20 de abril, o projeto musical também passou pela Escola Classe 01, de Paranoá e além das atividades programadas no período da manhã, apresentou um concerto instrumental no local para estudantes e professores, das 13h às 14h.

Três décadas em atividade

O projeto Alma Brasileira existe desde 2005 e já foi realizado em mais de 30 países, entre eles, Egito, Síria, Líbano, Bélgica, Holanda, Irlanda, Suécia, Hungria, Azerbaijão, Jordânia, França, Moçambique, Nova Zelândia, Guatemala, entre outros, além de diversas cidades brasileiras – passando por universidades, escolas, conservatórios musicais e CEBs (Centros de Estudos Brasileiros no Exterior).  Em Brasília, a primeira experiência aconteceu em 2018.  

Segundo o coordenador, Nelson Latif, o projeto vem ao encontro do pensamento de artistas e gestores da área da educação sobre a necessidade dos estímulos artísticos a crianças e jovens, já que são fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo, motor e humanístico.

O músico sinaliza que o repertório das apresentações reúne um universo bem variado de estilos, ritmos e sonoridades.  “Nossa ida às escolas visa transformar a realidade destes jovens através da vivência musical, já que atualmente, tanto nas escolas quanto nos espaços públicos, a exposição de diferentes formas de arte é escassa em todo território nacional”, explica.

O projeto conta com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), GDF e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A produção é do Coletivo Educação pela Arte, com o apoio da Fakhouri Produções Artísticas, SubFX Arte e Tecnologia, Batucada Organizada e Gota Produções.



Convenção de Líderes da Humanitarian reúne profissionais do varejo

0

Na última quarta-feira, 13, aconteceu a Convenção de Líderes da Humanitarian no Hotel Vitória, localizado em Campinas/SP. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre líderes da unidade administrativa e das unidades de negócio para uma premiação semelhante à cerimônia do Oscar do cinema e, com direito ao tapete vermelho e estatuetas, alguns profissionais foram honrados em diversas categorias durante a entrega dos prêmios.

Além de criar um ambiente descontraído e acolhedor, o encontro teve como objetivo o alinhamento de expectativas para este ano e projeções para o futuro no setor. Hoje, a especialista em calçados se destaca entre as cinco maiores organizações brasileiras do setor e busca expandir o negócio.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria dos Calçados (Abicalçados), o setor calçadista prevê ter em 2022 um crescimento de 8,4% a 10,2%, se comparado a 2021. Além disso, a perspectiva do mercado é seguir em ritmo de recuperação, gerando também um aumento no estoque de empregos entre 1,3% e 5,3% nesse ano. Atualmente, a Humanitarian Calçados comporta em seu quadro de colaboradores mais de 1.500 pessoas, e tem como prática manter o engajamento do time interno por meio de treinamentos, ações e encontros que visam motivar e valorizar a equipe que soma para o fortalecimento da marca.

“Temos mais de 40 anos no mercado e a capacidade de mudar e se reinventar com certeza nos permitiu ter uma jornada de sucesso até aqui. Como companhia estamos muito satisfeitos com o engajamento dos líderes que estiveram presentes no evento, pois compartilhar as experiências e diferentes perspectivas faz parte do crescimento da Humanitarian”, comenta Daniel Braz, vice-presidente de operações na Humanitarian Calçados.

Fundada em 1980, a rede Humanitarian possui mais de 50 lojas espalhadas por 25 cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. “Alinhamos o posicionamento para a nossa visão como marca: sermos reconhecidos nacionalmente pelo mercado da moda. Além disso, visamos ser referência com o foco na experiência positiva do cliente e na venda não apenas de calçados e acessórios, mas da autoestima e beleza”, finaliza Daniel Braz.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – Como o 6G Transformará a Conectividade e a Comunicação...

0
Falamos sobre os seguintes assuntos: quando o 6G estará disponível | Fase de Padronização | Prazos e Lançamento Comercial | Novas Capacidades e Casos de Uso | Velocidades significativamente mais rápidas | Latência extremamente baixa | Conectividade massiva de dispositivos - IoT (Internet das Coisas) em larga escala | Integração com Inteligência Artificial (IA) | Sustentabilidade e Eficiência Energética e desafios para sua implantação.

Últimas Notícias

Translate »