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Mineração e construção civil devem apostar em qualidade de infraestrutura

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Com uma boa projeção para o ano de 2022, a construção civil expressou um crescimento recorde de 7,6% no ano de 2021, o maior nos últimos dez anos. A influência positiva sobre a economia brasileira vem acompanhada da valorização do setor de minas, que tem movimentado o mercado de metais e mineração na bolsa de valores nos últimos meses. Porém, em paralelo ao cenário de expansão, caminha a necessidade de maiores investimentos em infraestruturas e tecnologias para garantir a segurança, qualidade e diferencial nos serviços prestados. 

A relação entre os dois setores se estabelece de maneira próxima. Grande parte dos processos realizados pelas mineradoras resultam na extração de materiais para fabricação de produtos essenciais em obras, como por exemplo, o cimento, gesso, telhas, pisos e lajes. Além disso, metais como o alumínio e o cobre também são usados pela indústria da construção civil na produção de sistemas condutores de energia elétrica. 

De acordo com o CEO da fabricante de mangueiras e mangotes, Maxxflex, para que a relação entre estes dois setores da economia funcione de forma adequada é preciso haver uma boa infraestrutura durante todo o processo. “Apostar na segurança e na qualidade do serviço pode contribuir para que uma empresa se estabeleça como um diferencial em um cenário de expansão, mas também garante a confiabilidade durante a tomada de decisão do consumidor final”, diz Daniel Rodriguez.

Ele cita ainda os sistemas de sucção e descarga de água e ar como exemplos de estruturas que às vezes podem receber pouca atenção, mas que desempenham papéis fundamentais durante os processos industriais. “Em minas de extração, um trabalhador pode se deparar com o vazamento de gases naturais ou com uma baixa circulação de ar puro, sendo necessário a presença de um sistema confiável para adequação do ar”, explica Rodriguez.

A sucção de líquidos, geralmente realizada por meio de uma bomba de vácuo, pode ser necessária devido às situações com áreas alagadas, adequação de terrenos, manutenção de espaços, ou até mesmo transporte de corpos d’agua.

Atualmente é possível encontrar no mercado materiais com tecnologias desenvolvidas especificamente para estas situações, compostos por borrachas sintéticas resistentes à abrasão, intempéries e ao ozônio, um dos oxidantes naturais mais poderosos e instáveis encontrados durante alguns processos industriais. “Os setores estão se aprimorando em busca de segurança e qualidade, estes recursos são necessários e por isso passam a ser cada vez mais valorizados”, finaliza o CEO da Maxxflex.



Sócio de empresa precisa declarar Imposto de Renda Pessoa Física?

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As regras de obrigatoriedade são as mesmas para quem tem ou não CNPJ, portanto, tendo recebido rendimentos como Pessoa Jurídica (PJ) ou como sócio de uma empresa em 2021, precisa declarar o Imposto de Renda até o dia 31 de maio de 2022, prazo já ampliado pela Receita Federal. “Realmente, as regras são as mesmas para os sócios se os seus rendimentos tributáveis somaram R$ 28.559,70 no ano, entre outras obrigatoriedades”, explica Rivelino Taborda, diretor-geral da Escrilex.

A empresa deve fornecer um informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda como pessoa física. “Esse documento reúne todas as informações sobre a empresa para preenchimento das fichas, qualquer pessoa pode fazer sozinha a sua declaração, mas sugerimos a ajuda de um profissional acostumado a realizar essa prática diariamente pois, a princípio, pode parecer complicado”, orienta.

Na ficha “Bens e Direitos”, é possível declarar o número de cotas que o sócio possui na empresa e o valor do custo de aquisição dessas cotas. Se a empresa for uma sociedade anônima (S.A.), usa-se o código 31 – Ações. Se a empresa for uma sociedade limitada (LTDA), usa-se o código 32 – Cotas ou quinhões de capital.

O valor do custo de aquisição das cotas é a soma da contribuição individual para formar o capital da empresa com o lucro que foi convertido em capital. Esses são os valores sobre os quais já foi pago imposto e que já integram o patrimônio.

Rendimentos

É também preciso declarar os rendimentos que se obteve com a empresa em 2021. Rendimentos recebidos como lucros e dividendos são isentos de Imposto de Renda e para declará-los, deve-se preencher a ficha 4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 5 – Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes.

Para declarar rendimentos recebidos como pró-labore, existe a ficha 3 – Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, em seguida, deve-se clicar em novo e adicionar os Dados da Fonte Pagadora. E ainda, para declarar juros sobre o capital próprio, deve ser preenchida a ficha 5 – Rendimentos tributados exclusivamente na fonte, usando o código 10 – Juros sobre capital próprio. Então, ficou alguma dúvida? Seguem as demais obrigatoriedades sobre quem deve declarar:

– Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

– Quem recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; isso inclui o FGTS, seguro-desemprego, doações, heranças e PLR.

– Quem teve ganho de capital vendendo bens ou direitos sujeitos a pagamento do IR.

– Quem tem bens ou direitos acima de R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2021.

– Quem teve receita de atividade rural acima de R$ 142.798,50.

– Quem realizou operações na bolsa de valores.



Detran-SP registra reconhecimento facial de mais de 400 mil alunos

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De acordo com o Detran-SP em seu informe de 29 de março de 2022, cerca de 473 mil candidatos à CNH que se matricularam em centros de formação de condutores (CFC) utilizaram o reconhecimento facial para acompanhar as aulas online.

Esse quantitativo de mais de 400 mil alunos representa cerca de 38% de todos os matriculados. O sistema de reconhecimento facial passou a ser adotado pelo Detran-SP desde junho de 2020 com a situação de pandemia do novo coronavírus.

Através da biometria facial, alunos em todo o estado puderam realizar as aulas teóricas de primeira habilitação no formato digital, no conforto de suas casas, pelo computador ou smartphone, sem a necessidade de comparecer à sala de aula da autoescola ou CFC. Nesse cenário, os alunos e centros de formação de condutores podem desfrutar de mais segurança e transparência, desde que cumpram todas as etapas que a legislação exige. 

O Detran-SP ainda afirma que tal medida é especialmente elaborada para oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras. Através do reconhecimento facial o processo de aquisição da CNH se torna mais cômodo e eficiente, fugindo de qualquer tipo de fraude, sendo um complemento para os demais serviços.

Aulas remotas na CFC

Com o advento da pandemia, diversos serviços em toda a sociedade precisaram ser repensados para atender a população e suas necessidades. Nessa realidade, em junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) autorizou a realização da modalidade remota para o curso de formação de condutores nas aulas e provas da fase teórica.

Para evitar a ocorrência de fraudes, se fez necessário utilizar ferramentas tecnológicas de autenticidade biométrica, método fundamental para garantir a idoneidade do aluno que acessa as aulas de forma remota. Considerando a mesma carga horária e materiais, os CFCs puderam contar com essa facilidade para continuar operando e evitar que os processos para habilitação ficassem parados.

Dupla autenticidade nas provas teóricas

Além das aulas teóricas, as provas teóricas do DETRAN-SP para o processo de formação de condutores também puderam ser realizadas no conforto de casa.

Os DETRANs do estado adotaram ferramentas especializadas e com tecnologia biométrica para acompanhar todo o momento da prova. Através do software de reconhecimento facial é possível acompanhar de perto toda a movimentação do aluno durante a prova, até mesmo suas expressões faciais. Essa tecnologia consegue captar os movimentos que podem ser suspeitos, como uma conversa com outras pessoas ou consulta a materiais externos, para evitar qualquer tipo de fraude na avaliação.

Para aumentar o nível de segurança, o DETRAN-SP estabelece que os alunos que fazem as provas teóricas deverão obrigatoriamente validar as duas biometrias: tanto a digital quanto a facial em sua identificação. A atualização foi implementada no sistema e-CNHsp, uma ferramenta utilizada por todos os parceiros responsáveis pelos processos de habilitação de condutores. Esse processo de dupla verificação deverá ser realizado no momento da abertura e da conclusão do exame teórico ou de reciclagem.

Mais segurança para o aluno e agilidade para o CFC

A tecnologia de reconhecimento facial aplicado nos centros de formação de condutores e estabelecimentos do DETRAN-SP conferem uma maior segurança para os procedimentos. Com a modernização é possível ter uma maior celeridade e comodidade para o cidadão na obtenção da CNH e, é claro, também mais segurança para os servidores. 

Através da implementação de tecnologias seguras, todas as etapas do processo em seu formato digital são íntegras e legítimas, sem a ocorrência de fraudes. A elaboração desses processos visa facilitar a vida do cidadão paulista, evitando que o cidadão se desloque até o local para fazer as aulas e coíbe possíveis fraudes nos processos de habilitação. Lembrando que, para o curso de formação de condutores ser válido é necessário que a autoescola seja devidamente credenciada pelo Detran-SP.

Tecnologia Gryfo para CFCs

Pensando na modernização desses serviços, a Gryfo desenvolveu um sistema especializado em reconhecimento facial, utilizando tecnologias como inteligência artificial, biometria e inteligência de dados. Essa plataforma tem como propósito oferecer segurança para os CFCs, DETRANs e usuários, na realização de aulas remotas e provas teóricas.

Mais informações no site da empresa.



Atividade educativa relembra importância das linhas férreas em São Paulo

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No dia 30 de abril, a partir das 10h30, a Fundação Energia e Saneamento vai exibir parte de seu acervo histórico no Museu da Energia de São Paulo para relembrar como o desenvolvimento das linhas férreas foi importante para a grandeza da capital e do estado.

A visita temática “A importância das linhas férreas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo” é uma homenagem antecipada ao Dia do Ferroviário, comemorado em 30 de abril. Além da exibição do acervo da FES, a atividade vai contar com explicações dos educadores da entidade sobre contexto histórico e curiosidades acerca da criação de ferrovias na região.

O evento gratuito com lotação de 20 pessoas será realizado nas dependências do Museu, no bairro de Campos Elíseos, centro de São Paulo. Não é necessário fazer inscrição prévia, mas a pontualidade é aconselhável para que os visitantes acompanhem todo o roteiro. 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

Serviço: Visita temática “A importância das linhas férreas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo”

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Data: 30 de abril de 2022, a partir das 10h30

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br 

Lotação para o evento: 20 participantes



Tratamentos não invasivos tentam ocupar o lugar das cirurgias plásticas

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Já se foi o tempo em que só uma cirurgia plástica era capaz de transformar o visual de um rosto. A tecnologia cosmética avançou de tal forma que, hoje existe uma série de tratamentos não invasivos para deixar um rosto jovem, radiante e cheio de vida. São técnicas que não apenas rejuvenescem a face, como também minimizam grande parte de seus defeitos, recuperando brilho e volume perdidos.

Com o passar do tempo, é impossível fugir das rugas, olheiras, ressecamento e flacidez da pele do rosto. Metabolismos são diferentes, condições de vida e meio ambiente em que se vive também, mas todos estão submetidos às marcas do tempo. A boa notícia é que é possível melhorar a qualidade da pele, eliminar olheiras, acabar com a flacidez e as rugas é hoje muito mais fácil do que era tempos atrás.

Alguns tratamentos não invasivos oferecem enormes resultados sobre a pele do rosto e desafiam a idade de forma efetiva, por meio de uma combinação perfeita entre ciência e natureza. Rápidas, efetivas e com preço bem menor do que cirurgias plásticas, algumas destas medidas já apresentam resultados contrastantes na primeira aplicação.

A tecnologia no setor avança a passos largos e sempre a última técnica e ferramenta da moda é colocada para obter a melhor satisfação dos pacientes. É claro que se deve procurar produtos e métodos comprovados e testados previamente para ter melhores resultados. E, óbvio, procurar sempre profissionais credenciados, formados e evitar o charlatanismo.

Vale ressaltar ainda que os tratamentos implementados se adaptam às necessidades de cada paciente. A maioria procura suavizar linhas e rugas, reduzir a papada, combater olheiras, reduzir a palidez, hidratar e mais. Diferentemente dos famosos botox e cirurgias plásticas, esses tratamentos não têm grandes riscos de alterar a fisionomia de maneira extravagante.

Um dos exemplos é a mesoterapia com o uso de hialurônicos. Trata-se de um dos procedimentos mais seguros e procurados na medicina estética, principalmente pela sua efetividade para repor o equilíbrio e hidratar profundamente a pele facial.

Outro tratamento muito procurado por conta de sua efetividade e praticidade é o lifting de fios. De acordo com a diretora técnica médica Luciana L. Pepino (CRM 106.491), um benefício claro desta prática é o estímulo da produção natural de colágeno, de forma que há melhora da elasticidade, firmeza e volume da pele facial, benefícios associados ao procedimento. A doutora explica que, com o auxílio de uma agulha, são realizados pequenos furos em pontos estratégicos para conduzir o fio até a camada de gordura, o que reposiciona e define os contornos faciais, como do pescoço e do rosto.

O lifting de fios também é eficaz para reduzir a papada. O método impulsiona a produção de colágeno e ajuda no combate à flacidez da área aplicada. Homens e mulheres admiram seus resultados para potencializar a autoestima.

Quando o incômodo é com as acnes, uma das principais terapias procuradas é o peeling. A cada tratamento os resultados são efetivos, que repara e regenera a pele. Por isso o !link peeling hsmed.com.br/aparelho-de-peeling facial é uma técnica tão popular. A esfoliação é eficaz e hidrata e elimina as marcas da acne, como cravos e espinha, deixando a face mais lisa.

Já para as olheiras aclararem, o ácido hialurônico também pode ser uma das melhores saídas. Por ser um procedimento bem simples, este método tornou-se bastante eficaz. É fundamental, no entanto, deixar claro que os maiores aliados para evitar olheiras e ajudar com todos os outros métodos acima mencionados, o ideal é ter um estilo de vida que colabore com todas essas medidas.

Noites de sono bem dormidas, tomar água o suficiente para se hidratar bem, passar protetor solar, evitar o estresse por meio do exercício físico e outros métodos são grandes aliados para se ter uma pele e um rosto bonitos e saudáveis



Tecnologias que estão mudando o mundo dos negócios

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Em 2020, a revolução digital já tinha sido iniciada quando precisou ser acelerada por conta do isolamento social imposto pela pandemia. Porém, a velocidade e a disrupção tecnológica têm preocupado os líderes no mundo todo, pois tem sido difícil fazer previsões em um cenário de incertezas.

Já se sabe que o crescimento das tecnologias vai continuar avançando e que elas já estão mudando o mundo dos negócios. Entre elas, automação dos processos, economia de tokens, energia sustentável, tecnologias da educação, da saúde e biotecnologia, que estão sendo criadas e incorporadas para adequar as empresas às exigências do novo mundo. 

A maior preocupação é quanto ao impacto dessas mudanças nas relações de trabalho entre empregados, clientes e fornecedores. Um dos questionamento é qual investimento e quanto tempo são necessários para adquirir novas tecnologias, treinar a equipe e oferecer esses serviços aos clientes e, ainda, se manter competitivo no mercado.

Um dos setores que mais tem crescido, no Brasil, é o da hiper automação, que faz uso da inteligência artificial e do machine learning para automatizar processos. Houve aumento significativo de empresas que fazem automação dos processos financeiros para reduzir erros humanos, diminuir burocracias e otimizar o tempo da equipe, pois ela fica livre de processos repetitivos. 

A Fintera, empresa lançada em janeiro, por exemplo, já conta com uma cartela de quase 600 clientes que contrataram a inteligência buscando suas soluções para os seus setores financeiro e faturamento. O foco da Fintera é organizar, mensurar, planejar e realizar tarefas do financeiro das empresas de maneira automatizada e integrada.  

Segundo a Gartner, empresa internacional de consultoria, serão investidos cerca de US$ 600 bilhões, até 2024, em tecnologias de hiper automação porque, entre diversos benefícios, ela reduz, em até 85%, o tempo gasto com atividades operacionais e analíticas das empresas.

“Sem dúvida é difícil saber o que está por vir, mas isso não impede que empresas melhorem seus processos continuamente e que estejam sempre atentas às tendências. A aplicação e adaptação de novas tecnologias vão ser constantes em todas áreas. Os líderes precisam entender de tecnologia.” afirma Marcelo Guerra, sócio-fundador e CEO da Fintera.

 



E-commerce fatura R$ 161 bilhões em 2021, alta de 27%

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O e-commerce brasileiro está em plena expansão: segundo dados da Neotrust, o comércio eletrônico registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em comparação com 2020. Um dos fatores que chama a atenção nesse levantamento é que o crescimento é visto mesmo em trimestres com menos restrições aplicadas por conta da pandemia, o que indica que os consumidores aceitaram bem a mudança para o comércio digital. Isso é confirmado pelo número de entregas realizadas, que atingiu 353 milhões – alta de 17% em comparação com 2020.

As varejistas que se adaptaram ao comércio eletrônico precisam se manter atentas às práticas que possibilitaram o sucesso visto nos últimos dois anos. Um dos pontos de atenção continuará sendo a logística para entregas, priorizando rapidez e cuidado com os clientes.

Para as empresas responsáveis pela logística de entregas, essas mudanças também foram positivas. Entretanto, para a continuidade desse bom momento do comércio eletrônico alguns tópicos demandam atenção, como conhecer as preferências do comprador e manter proximidade com as ferramentas tecnológicas que simplificam os processos para o atendimento ao cliente são alguns dos exemplos, mas há outras tendências que mantém em vista a satisfação do cliente.

 

O cliente

Um papel que cabe às varejistas é garantir ao cliente o melhor preço e condições para o cliente realizar seu pedido na sua empresa e não na concorrência. Segundo uma pesquisa da Octadesk, empresa de gestão de atendimento online, o longo prazo de entrega e o valor elevado de frete costumam representar em torno de dois terços das desistências de compras – fazendo com que o cliente procure outra organização para realizar essa compra.

“Junto disso, é necessário saber se o cliente já teve uma experiência prévia de compra e se tudo correu bem, pois um mal atendimento sequencial costuma afastar em definitivo o consumidor da marca”, conta Bruno de Sá, country manager da Borzo, startup de intermediação de entregas expressas que aumentou em 291% seu número de entregas no ano passado em comparação com 2020.

 

Empresa de logística como parceira

Outro tópico que demanda atenção é como a entrega será feita. “Como o cliente só terá contato direto com a empresa de logística, ter um laço de parceria com ela garante mais segurança na entrega. As empresas de entregas expressas, por meio de sua de sua plataforma de intermediação, destacam-se exatamente por criar proximidade com varejistas de eletroeletrônicos, saúde e beleza, farmácias, produtos para animais de estimação, entre outros – áreas que possuem maior demanda do público”, explica o executivo da Borzo.

Para essas empresas que terceirizam a logística de entrega existem outras vantagens, como a redução dos custos e a redução no tempo, que permite ao cliente receber sua compra em cerca de uma hora ou no mesmo dia – algo que começa a ganhar espaço no Brasil.

 

Estoque, rastreabilidade e processos digitais

Outro ponto importante que precisa ser observado com frequência é a gestão dos processos logísticos. Independentemente do tamanho da empresa, a gestão do estoque pode se tornar um caos se não for bem-feita. Então softwares de gerenciamento devem ser avaliados para garantir esse controle. Somado a isso está a rastreabilidade, que possibilita acompanhar processos, desde o momento em que o pedido é recebido, a busca pelo produto no estoque, a saída do armazém, o início da jornada para o cliente e, por fim, até a entrega em tempo hábil.

“Como exemplo da união dessas duas tendências, a entrega expressa faz uso de algoritmos e inteligência artificial para acelerar os deliveries, calculando a melhor rota e otimizando os preços, de forma que os usuários conseguem fazer seus pedidos e o software da companhia cria os processos mais eficazes por meio de inteligência artificial”, explica de Sá.

“Esses são alguns dos tópicos que as varejistas devem buscar melhorar ao longo de 2022, sem esquecer que as adaptações já realizadas nos últimos anos também são importantes e podem ser aprimoradas. Para manter o bom momento, o setor precisa continuar desenvolvendo soluções inteligentes que precisam ser acompanhadas pela companhia que recebe o pedido, vende o produto ou até sua parceira logística que realiza a entrega”, finaliza Bruno.

 



Problemas logísticos influenciam na reputação de empresas

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Os imprevistos logísticos podem gerar diversos prejuízos para uma empresa, colocando, muitas vezes, sua reputação em xeque. Isso porque um levantamento divulgado em abril deste ano pelo Procon de São Paulo registrou um aumento de 653% de queixas, na comparação entre o segundo semestre de 2019 e 2021. Só em 2021 foram registradas quase 500 mil. E até o mês de março de 2022, 128 mil demandas foram contabilizadas. Os principais motivos foram a demora ou não entrega de um produto.
 

Um levantamento global realizado pela Moosend em 2020 traz destaque a outro fator: o valor alto do frete. De acordo com a pesquisa, ele é responsável por gerar até 60% dos carrinhos abandonados nas lojas virtuais. E, em 2022, segundo o Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado da NTC&Logística (CONET), o aumento do diesel pode tornar o frete até 29% mais caro para o consumidor final. 

Para Alessandro Baamonde, Gerente Nacional de Vendas da Costa Brasil, empresa especialista em Operações de Transporte Multimodal (OTM), a elaboração de estratégias e planejamentos internos, com o suporte dos setores da empresa, que envolvem questões como qualidade de envio, tempo de entrega e fluxos administrativos, são essenciais para se manter preparado ao sinal de qualquer imprevisto. 

“O cenário mundial é sempre muito incerto; temos como exemplo a Guerra na Ucrânia. Já o cenário nacional não é tão diferente, estamos lidando com a inflação e, além disso, este é um ano de eleição. Porém, com o controle da pandemia, onde vários setores voltaram à normalidade, teremos um certo crescimento, mas estabilização, creio, que somente em 2023”, comenta Alessandro. 

A união de variáveis internas, que são controladas dentro do próprio negócio que afetam diretamente a operação, e externas à empresa, que vão além do controle do negócio, como fatores políticos, tecnológicos, culturais etc., representam oportunidades e ameaças que precisam ser observadas de perto a fim de gerar menos impacto possível no relacionamento com os clientes. 

É necessário adotar estratégias para evitar surpresas futuras, como fazer a vistoria frequente das frotas, utilizar tecnologias para monitoramento das cargas e administração dos produtos internos, acompanhar o estoque, além da capacitação de profissionais. 

De acordo com Alessandro, mesmo em cenários de calmaria, é preciso estar preparado para as adversidades do setor, principalmente no que se refere a “imprevistos rápidos”, como é caso do aumento repentino do valor da gasolina e do diesel, para evitar que a reputação da empresa corra algum risco. “Nesses casos, temos que intensificar ainda mais o trabalho de redução de custos, sem perder qualidade no serviço, e repassar os aumentos de forma ponderada”, explica o gerente. 



Acer anuncia novas configurações para a linha Helios 300 no Brasil

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Para os jogadores brasileiros que buscam diariamente alcançar mais desempenho nas partidas online, a Acer traz novas configurações para a linha Helios 300. Os modelos de notebooks, direcionados aos gamers, se destacam pelo sistema de refrigeração, design robusto, performance e velocidade.

“Todos os dias a Acer busca aprimorar os produtos e desenvolver equipamentos com o que o há de mais inovador no mercado. A linha Helios 300 é um exemplo disso, feita especialmente para os gamers­, as novas máquinas possuem alta performance com ótimo desempenho”, afirma André Teixeira, Gerente de Produtos Sênior na Acer do Brasil. 

“Assim como nossos clientes, também somos exigentes. Dessa forma, os novos Helios 300 contam com novos processadores e tecnologias para elevar o nível da partida e agradar ainda mais ao público gamer”, finaliza Teixeira. 

Novas configurações
O modelo PH315-54-70LH, possui placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 3070 com 8GB de memória dedicada GDDR6. O processador Intel i7 Six Core de 11ª geração, combinado aos 16GB de memória tipo DDR4 expansível até 64GB, melhora a performance a cada jogada. Com sistema operacional Windows 11, tela de 15.6 polegadas IPS de 144 Hz, tecnologia DTS X: Ultra Áudio e teclado retroiluminado RGB com 4 zonas de iluminação, nunca foi tão fácil mudar de nível.

Já o PH315-54-71A2 possui placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 com 6GB GDDR6 e proporciona gráficos com Ray Tracing e recursos de tecnologia de ponta. A máquina ainda traz processador Intel Core i7 de 11ª geração aliado aos 16GB de memória DRR4 e 1TB SSD de armazenamento, que garantem o ótimo desempenho. A tela de 15,6 polegadas fará o usuário mergulhar nos games. Com a tecnologia de resfriamento da 5ª geração AeroBlade, o notebook não eleva a temperatura e o gamer pode jogar tranquilamente.

As novidades já estão disponíveis na Acer Store e possuem como objetivo revolucionar a experiência dos usuários nos jogos, sendo as opções ideais para aprimorar o setup gamer.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Colégio da Zona Norte de SP Conquista a Certificação Google

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Devido à pandemia de COVID-19 , muitas escolas se viram diante do desafio de continuar a ofertar seus serviços educacionais aos alunos e famílias. O segmento da educação vem passando por grandes mudanças e transformações nos últimos tempos, e encontra na tecnologia uma importante aliada neste processo transformador. O Google for Education é uma ferramenta essencial neste processo, pois permite que professores e alunos se conectem em qualquer lugar, e torna a aula muito mais produtiva e com foco no desenvolvimento do aluno.

Nos Estados Unidos, sete das oito melhores universidades (Harvard, Yale, Pensilvânia, Princeton, Columbia, Brown, Dartmouth and Cornell) e 72% das melhores universidades do país utilizam a tecnologia Google for Education. “A tecnologia aliada a educação pode aumentar o interesse e desenvolvimento dos alunos, através de metodologias ativas, interdisciplinaridade e uso de aplicações, declarou a fundadora e diretora do Colégio Delta, Ilza Diniz.

Em novembro de 2021, o Colégio Delta, localizado na zona norte de São Paulo, conquistou a Certificação Internacional de Escolas de Referência Google for Education, a primeira escola a obter esta qualificação na zona norte de SP – uma importante conquista para a instituição e sua equipe.

Ser uma Escola de Referência do Google significa que a instituição de ensino se juntou a um seleto grupo de escolas e faculdades no Brasil, sendo 72 ao total. Fazer parte do programa Google Escolas de Referência garante que um ensino atualizado em toda a escola, preparando alunos para novos desafios e com visão globalizada, através de professores qualificados e certificados no uso das ferramentas tecnológicas.

Requisitos para se tornar uma escola de Referência Google:


100% do corpo docente usando o Google 
100% dos alunos> = 6 anos+ usando o Google
50% dos alunos ativos do Google uma vez por mês
30% dos alunos usando o Google Sala de aula uma vez por mês

1 Google Trainer certificado para cada 100 professores
20% da equipe de ensino certificada do Google Nível 1
5% da equipe de ensino certificada do Google Nível 2

O objetivo do avanço da utilização da tecnologia em sala de aula é permitir que todos os alunos se desenvolvam através de práticas inovadoras e que ela seja usada para auxiliar que eles se tornem usuários confiantes e responsáveis ​​da tecnologia moderna, promovendo a comunicação, segurança online, independência, resiliência, colaboração e desenvolvendo habilidades de aprendizagem atualizadas ajudando-os a se tornarem aprendizes ao longo da vida nesta era digital.

 

 

 



Samsung abre inscrições para 9º edição do Solve For Tomorrow no Brasil

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A Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow. O programa, que tem coordenação geral realizada pelo Cenpec, estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O lançamento oficial da nova edição do programa ocorre no FEBRACE Talks desta segunda-feira (25), que será transmitido no canal da FEBRACE no Youtube às 17h30 horas. 
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas de todo o país, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.

 Na edição anterior, os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.

“O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”.

Segundo Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do Cenpec, a 9ª edição mantém o formato pelo qual o programa ficou conhecido no Brasil e traz algumas novidades nos processos de formação e seleção. “Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública brasileira”, conta.

Para o Solve For Tomorrow, podem ser inscritos grupos de 3 a 5 estudantes com um professor orientador, que esteja lecionando para os alunos da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. As inscrições devem ser realizadas pelo professor orientador através do site ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Confira o cronograma da 9ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil

25 de Abril a 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas

1 de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação

4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas

5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto

8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas

9 de setembro: Anúncio dos finalistas

12 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas

7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular

20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã

20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil

27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores
Pré-seleção – Professor Orientador: 01 (um) kit maker/arduino.

Pré-seleção – Destaque Estadual:o gestor escolar (diretor) com maior número de inscrições, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com 01 (um) tablet Samsung.

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs. As escolas dos vencedores da categoria também serão premiadas com 1 (uma) Smart TV 55” cada.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

1º lugar:  1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Conheça os vencedores de edições anteriores
8ª edição (2021)
EE Professor Sebastião de Oliveira Rocha
TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás
São Carlos/SP

7ª edição (2020)
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

6ª edição (2019)
EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)

5ª edição (2018)
IFRS – Campus Osório
BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho
Osório (RS)

4ª edição (2017)
EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana
Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional
Cacoal (RO)

3ª edição (2016)
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP
Iguape (SP)

2ª edição (2015)
Colégio Estadual Dom Veloso
Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
Itumbiara (GO)

1ª edição (2014)
EE Tristão de Barros
Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
Currais Novos (RN)

 
SERVIÇO

Solve For Tomorrow 2022

Inscrições: No site

Prazo final das inscrições: 30 de junho de 2022

Investimento: Gratuito

Público: Alunos do Ensino Médio de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais, e professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, atualmente lecionando para esses estudantes.

Formação das equipes: 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e o professor parceiro lecionem. As turmas devem ser compostas por alunos dos sexos masculino e feminino, dando atenção à diversidade.

Especificações dos projetos: o projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Professores parceiros: até 1 docente das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esse professor deve lecionar à equipe participante e ser indicado pelo professor orientador no ato da inscrição.

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Inteligência Artificial é vantagem para anonimização de dados

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A anonimização é recurso cada vez mais procurado para a proteção de dados, garantem os especialistas no assunto, que também afirmam não ser de conhecimento público ferramentas que auxiliam nesta importante ação utilizando inteligência artificial e machine learning.

Com a implementação da Lei de Proteção de Dados – LGPD, empresas correm para organizar seu processo de proteção de dados mas sem saber como a anonimização pode ajudar. Exemplificando, diversas companhias e organizações ainda utilizam pessoas para realizar este serviço de forma “braçal”, manual, ou usam ferramentas de baixa tecnologia, o que representa grande desperdício de tempo e dinheiro.

“A plataforma europeia que chega ao Brasil é capaz de anonimizar – além de traduzir automaticamente grande número de documentos rapidamente com resultados semelhantes aos de um ser humano, pois utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina. Para se ter uma ideia em números, 100 folhas de um documento podem ser anonimizadas em menos de cinco minutos com mais de 90% de precisão”, diz Manuel Herranz, CEO da PANGEANIC, responsável pela plataforma.

Outro ponto importante a destacar é a diferença entre criptografia de dados e anonimização, que não são mutuamente exclusivas, mas sim complementares. A criptografia de dados é entendida como o processo de codificação de mensagens ou arquivos. Ao criptografar um contrato, por exemplo, ninguém terá acesso ao conteúdo, ou seja, ele ficará protegido, mas não estará disponível para compartilhamento.

A anonimização, por outro lado, refere-se ao processo de exclusão ou vinculação de pessoas para que não possam ser identificadas, mantendo assim as informações pessoais privadas ou confidenciais. Dados como nome, endereço, telefone, número do documento, por exemplo, não serão incluídos ou serão criptografados, o que significa que não haverá acesso. Neste caso, o documento está protegido por ser visível e pode ser partilhado por qualquer pessoa dentro e fora da sua organização, cumprindo assim os requisitos das leis de proteção de dados.

Segundo Herranz, os custos de implementação da plataforma costumam ser inferiores aos de um colaborador (humano). “Isso tem a ver não só com a qualidade, mas com o tempo que leva para anonimizar. Sendo automático, o mesmo trabalho é feito mais rápido e, consequentemente, os custos de contratação de um serviço como esse são reduzidos”, afirma.

“Em segurança, sabemos da importância dos dados de nossos clientes e a responsabilidade que eles têm sobre eles, ainda mais pela LGPD. É por isso que a plataforma PANGEA MASKER é personalizável às necessidades das empresas e não armazenamos nenhum dado. Todas as informações permanecem nos servidores que o cliente indica. Como exemplo, ao implementar a ferramenta em um hospital, não precisamos acessar seus servidores privados. Tudo foi pensado para manter a informação segura e confidencial”, conclui Manuel Herranz.

A plataforma já está no Brasil por meio da consultoria TEAM Business Group.

Para mais detalhes sobre a plataforma e/ou para testar como ela funciona: https://languagetechnology.pangeanic.com/anonymization/



Angola Cables fornece amplo portifólio de soluções para empresas de todos os setores do Brasil

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A Angola Cables está apostando suas fichas em um amplo pacote de soluções e serviços digitais personalizados, voltados aos CIOs e ao mercado brasileiro de TICs, para os segmentos corporate e empresarial, que buscam nos serviços de data center e de soluções de alojamento de conteúdos em núvem uma aposta eficiente no acesso em alta velocidade, com menor investimento em compra de hardware e software para melhorar os seus negócios e operações.

Hoje, para além dos clássicos serviços de IP Transito (IP Gamer, IP Exchange) e Anti-DDoS e Peering para acesso a conteúdos internacionais na rede Angola Cables, a empresa amplia o seu portfólio para que a demanda empresarial brasileira explore e confie suas necessidades de serviços em níveis de segurança (Firewall), Internet das Coisas (IOT), Voz sobre IP (VoIP), conteúdos e streaming de vídeo, bem como uma robusta oferta de cloud e storage, com preço competitivo para pequenos e médios empresários e backup com disaster recovery pronto a atender grandes instituições financeiras, produtores de conteúdos, empresas de serviços e governamentais, fintechs e empresas das áreas de e-commerce e de Telemarketing.

Tudo isso suportado pelo único Data Center Tier III da região, o AngoNAP Fortaleza, e otimizado por uma eficiente plataforma que atua na definição da melhor arquitetura, orquestração e desempenho de rede (SD-WAN).

A empresa tem agora uma área de projetos de consultoria dedicada a entregar soluções customizadas end-to-end que disponibiliza uma oferta pronta para a demanda empresarial ligada às tecnologias de informação.

De acordo com Ângelo Gama, CEO da Angola Cables, a empresa usa a sua rede nacional e internacional ligada aos mais de 20 data centers mundiais conectada a partir do seu data center em Fortaleza, Ceará, o AngoNAP, e segue avançando em sua estratégia de parcerias globais, com o objetivo de diversificar seus negócios, com novos serviços agregados, para tornar mais competitiva e eficiente a sua oferta aos clientes do Brasil.

“A nossa estratégia de produto aposta na qualidade e eficiência suportada pela nossa rede e profissionais de engenharia para entregar diversidade de soluções customizadas para cada cliente empresarial que servimos, com portas abertas em nosso data center no Ceará. Oferecemos hoje ao mercado brasileiro uma plataforma com muitas opções de serviços em nuvem, incluindo IaaS, PaaS e SaaS, que disponibiliza ganhos de desempenho, produtividade e suporte às necessidades dos negócios de clientes corporativos de todos os portes e mercados”, afirmou Gama.

Segundo o executivo, o Brasil é uma aposta importante para a Angola Cables e hoje já representa o principal mercado que projeta as soluções da empresa desde Fortaleza para demandas de clientes na América do Norte e na África.

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Startup desenvolve ferramentas tecnológicas para o meio jurídico

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Com a maior adesão por parte da população ao home office em decorrência da pandemia de Covid-19, boa parte dos setores da economia foi obrigada a se adaptar ao modelo de teletrabalho para conter a propagação do coronavírus Sars-Cov-2. Dentre eles, a advocacia. 

Através de uma pesquisa do Trab21, grupo de estudos sobre Direito do Trabalho no Século XXI associado ao Programa de Pós-Graduação da UFRJ (PPGD/UFRJ), realizada em conjunto com Caarj (Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro), foi possível constatar que a profissão foi impactada nos mais diversos sentidos por conta da crise sanitária. E, dentre estas mudanças, uma das mais sentidas foi a adaptação forçada ao regime de home office. O estudo trouxe o dado de que, na totalidade da categoria, 85% dos profissionais passaram a trabalhar à distância. 

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, porém, os profissionais estão gradativamente, voltando a trabalhar em formato presencial. E como herança do período em que tiveram que atuar por meio do teletrabalho, uma série de inovações tecnológicas no setor, desenvolvidas naquele período, hoje se faz presente em diversos escritórios do país.

Exemplo disso se dá com a atuação da Jusfy, plataforma de ferramentas jurídicas, que desenvolveu algumas funcionalidades voltadas especificamente para profissionais e escritórios de advocacia. 

Rafael Saccol Bagolin, CEO da startup, comenta as principais utilizações. Uma delas é o Jusrevisional, que consiste em uma ferramenta que calcula a revisão de juros bancários pela taxa média do Banco Central de forma automática. “Interligada com o Bacen, ela realiza o cálculo, gera um modelo de petição inicial e um parecer técnico.”

Para a área de aposentadoria, foi criada a calculadora previdenciária, cujo objetivo é realizar, de forma automática, o planejamento previdenciário dos clientes, sendo necessário obter apenas o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

A respeito do setor de pensão alimentícia, há a ferramenta Juscalc, que possibilita que sejam identificados valores atrasados de pagamentos. “Sabemos que o Brasil é um país com alto número de processos por pensão alimentícia, circulando em média de 100 mil. Por isso, a necessidade eminente de contar com automatização do cálculo”, afirma o executivo.

Já no que tange à otimização dos processos internos para os profissionais, o CEO da Jusfy pontua que as ferramentas Jusmatch e Jusfinder foram criadas para este propósito. A primeira possibilita ao usuário a identificação de novos potenciais clientes, ao passo que a segunda realiza a busca de dados de localização e de propriedade de modo a permitir que o advogado encontre o réu ou os bens do devedor. 

“Quando levamos em consideração o atual cenário mundial de tecnologia, é notável que nenhum setor possa avançar no mercado sem inovações”, finaliza Bagolin. 

Para saber mais, basta acessar: http://www.jusfy.com.br



Vendas digitais expandiram 27% no Brasil em 2021, diz estudo

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O comércio eletrônico cresceu 27% em 2021, com uma receita de R$ 182,7 bilhões, contra o faturamento de R$ 143,6 bilhões registrado no ano precedente. A informação faz parte da 45ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pela NielsenlQ Ebit e divulgada em março. No mesmo período, o número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, de acordo com uma análise da Neotrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro. O valor médio por compra foi de R$ 455 – uma alta de 8,6% em comparação a 2020.

Em média, 70 mil empresas entraram para o e-commerce desde o início da pandemia de Covid-19, na esteira das transformações sociais vivenciadas pelos consumidores brasileiros durante o período de confinamento, conforme dados de um balanço da Visa Consulting & Analytics. Paralelamente, a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) reportou um aumento de cerca de 400% na abertura de lojas virtuais por mês durante a pandemia no país.

Para Paulo Guilherme Leal, especialista em empreendedorismo como foco em marketing estratégico, o crescimento das vendas realizadas através do e-commerce no Brasil em 2021 demonstra que as empresas do setor estão em franco crescimento. “Essa foi a realidade colocada a todos desde o início da pandemia, com as pessoas em casa precisando consumir. Todos os serviços on-line explodiram em vendas e, mesmo após a crise sanitária, com a praticidade que as pessoas descobriram em ter migrado vários de seus hábitos de consumo para o mercado virtual, dificilmente voltarão para o físico”.

Ao lado da afirmação de Leal, estudo da Webshoppers, relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro, demonstra que 17% dos consumidores fizeram sua primeira compra on-line em 2021. Destes, um percentual expressivo afirmou que espera continuar consumindo por meio de lojas virtuais de agora em diante. De forma síncrona, dados da Receita Federal, analisados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), apontam que grande parte dos brasileiros espera continuar comprando por meio do comércio eletrônico.

“As compras pela internet devem seguir em alta mesmo após o fim da pandemia pelo mesmo motivo que uma pessoa que estava acostumada a dirigir carro com câmbio mecânico e passa a dirigir veículo com câmbio automático muda seus hábitos: facilidade e praticidade”, afirma.

Ainda na visão do especialista em marketing estratégico e empreendedorismo, a chegada do 5G ao Brasil, ao lado de plataformas de e-commerce cada vez mais intuitivas e os “bots” inteligentes, faz com que a experiência de compras digital seja fácil, mesmo para pessoas que nunca haviam usado. “Algumas atividades simplesmente migraram para o on-line e estão praticamente sumindo do off-line, como por exemplo passagens aéreas e bancos”.

Para concluir, Leal afirma que o marketing estratégico é a base de tudo e pode ajudar empresas estabelecidas no formato eletrônico a crescer no mercado. “Infelizmente, muitas empresas não têm planejamento de marketing, com posicionamento claramente definido, análise da concorrência e pontos fortes e fracos.”

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/pgleal/



Point S chega ao Brasil em parceria com grupos ADTSA e Orletti

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A ATO nasceu da união de dois grupos de destaque do segmento automotivo, e será responsável pela gestão e divulgação da marca Point S, que é um dos maiores players mundiais no segmento de reposição automotiva, no Brasil.

Uma dessas empresas é a ADTSA, que tem mais de 90 anos de experiência em diversos segmentos como transporte de passageiros e cargas, rede de concessionárias de automóveis, caminhões, tratores, lojas de pneus, etc. A matriz está localizada em Recife – PE, mas o negócio é distribuído em 12 estados. A outra empresa é o grupo Orletti, fundado em Pinheiros – ES, em 1966, e hoje com sede em Vitória. A companhia opera diversos negócios como concessionárias de automóveis, ônibus, caminhões, distribuição de combustíveis, indústria e serviços financeiros. Está presente, além do Espírito Santo, nos estados de Minas Gerais e Bahia.

O investimento previsto de todo o conjunto Point S/ATO é de mais de R$ 175 milhões, com o propósito de expandir rapidamente seus negócios no país e atingir mais de 200 lojas nos próximos cinco anos.

O acordo foi selado no último dia 20 de abril, na cidade de São Paulo, onde foi assinado o contrato. A cerimônia contou com a presença do CEO Internacional da Point S, Sr. Fabien Bouquet, Sr. Bruno Tude de Melo (vice-presidente da ADTSA), Sr. Wagner Orletti (Presidente do grupo Orletti), Sr. Adrian Smiechowski (Diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais), Sr. Arison Souza (responsável pela operação da Point S na América Latina) e Fabricio Marques da Costa (Diretor Comercial da ATO).

“Estamos explorando os mercados da América Latina há mais de 2 anos e nosso principal objetivo era entrar no Brasil, que é um dos maiores mercados do mundo. Estamos convencidos de que nossa expertise global em pneus e manutenção automotiva, nossa plataforma de marca internacional aliada à experiência local dos acionistas da ATO, será um diferencial para os centros automotivos e consumidores finais brasileiros. Estamos ansiosos para construir uma forte rede Point S no Brasil com a ATO e ampliar nossa presença com mais parcerias com players locais em outros países da América Latina”, comentou Fabien Bouquet.

Com foco no segmento de reposição automotiva que movimenta mais de R$ 60 bilhões/ano, os acionistas da ATO comemoram a parceria como o plano para construir uma rede robusta de franqueados nos próximos anos.

“A cadeia automotiva sempre trabalhou com players globais, como é o caso de montadoras, autopeças, seguradoras etc. Atuando neste segmento sabemos muito bem que há uma lacuna enorme nele, e vamos concentrar todos os nossos esforços para trazer a maior empresa do setor no mundo. Temos um plano de negócios agressivo, que visa abrir mais de 200 pontos de venda até 2027 só no nosso país”, por Bruno Tude de Melo.

Três pontos de venda emblemáticos serão inaugurados este ano, em São Paulo, Recife e Vitória, e nascerão com os principais valores da marca Point S. “Vamos oferecer um padrão qualidade de serviços baseado no know-how adquirido por 5.700 pontos de venda espalhados por quatro continentes. O consumidor brasileiro se beneficiará ainda de uma oferta multimarcas competitiva em pneus e autopeças, apoiada pelo programa global de compras Point S”, diz Wagner Orletti.

Fundada em 1971, a Point S é líder mundial em pneus e manutenção de automóveis. Oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com mais de 5.700 Pontos de Venda, a empresa está presente em 49 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 18 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 3,5 bilhões.

Já o Grupo ADTSA foi fundado no Recife, há 90 anos, e atua em diversos setores: transporte rodoviário de passageiros em todos os estados do Nordeste, além do Pará e Tocantins; transporte urbano de passageiros, transporte fretado, transporte e logística de cargas e pecuária de corte. Conta com um total de 30 concessionárias (7 marcas) de automóveis, caminhões, ônibus e tratores, além de distribuidora de pneus, centros de caminhões e seguros. Está presente em 12 Estados da Federação.

O Grupo Orletti, por sua vez, teve sua origem em 1966. Iniciou suas atividades econômicas no setor de agropecuária e hoje atua na distribuição de automóveis, caminhões e ônibus, combustíveis e atacadista de autopeças, com um total de 21 concessionários (8 montadoras) e uma marca própria para veículos seminovos (6 lojas) e outras duas de pneus. Atua também no setor de indústria, consórcios e serviços financeiros.



Tratamento de Canal: resina com nanotecnologia traz inovação

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Com o objetivo de encontrar uma solução menos invasiva ao tratamento endodôntico (nome técnico para o procedimento de canal), minimizando a necessidade de extração de dentes, pesquisadoras da UFC (Universidade Federal do Ceará) desenvolveram, a partir de nanopartículas, uma resina odontológica capaz de recuperar dentes danificados. 

O projeto foi realizado por Elayne Valério Carvalho, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química, e Julianne Coelho da Silva, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, ambas bolsistas do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação).

A resina nanotecnológica, explica Elayne Carvalho, possui propriedade bioativa que permite restaurar, de forma definitiva, dentes danificados, com exposição da polpa. “Quando nós falamos de biomateriais, esse é um aspecto muito relevante, pois quanto melhor e mais parecido se imita a estrutura, a composição do tecido que se pretende regenerar, reconstruir, maior é a eficiência do biomaterial”, afirmou a pesquisadora ao portal do Capes.

A resina, ademais, possui ação antioxidante, promovendo a regeneração óssea e acelerando a produção de novas células. Segundo a pesquisadora Julianne Coelho da Silva, que também atua como cirurgiã-dentista, os resultados mostraram que a resina “foi eficaz em preservar o dano celular quando realizado o capeamento pulpar direto que é um procedimento que a gente faz para proteger o tecido e preservar a sua vitalidade”.

O invento já recebeu carta-patente, expedida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com titularidade exclusiva da UFC, e a expectativa, agora, é de que, após ganhar o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o material comece a ser comercializado.

Para a Dra. Lucimara de Moraes Siqueira especialista da Rede Odonto, rede de franquias de consultórios odontológicos, a descoberta poderá se configurar como “um marco muito importante” na odontologia, visto que “a nova resina de nanopartículas promete remineralizar os dentes, além de induzir a formação de um novo tecido, sem perder as propriedades adesivas”.

O fato de uma grande parcela da população não ter o hábito de ir ao dentista com regularidade, de acordo com a Dra. Lucimara de Moraes Siqueira faz com que os tratamentos endodônticos sejam tão comuns. Algumas pessoas alegam falta de tempo [para ir ao dentista]. E outras, muito medo”, explica.

Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o assunto, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e divulgada em novembro de 2020, menos da metade da população brasileira (49,4%) se consultou com um dentista nos 12 meses que antecederam a pesquisa.

“A maioria da população só procura o dentista com o problema já instalado, cáries grandes e profundas o que leva ao tratamento de canal, ou mesmo a perda do dente”, afirma. “Por isso, a prevenção sempre será a melhor escolha”.

Para saber mais, basta acessar: www.redeodonto.com.br



Oferta de crédito rural foi de mais de R$ 55 bi em 2021

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Segundo dados públicos do Banco Central, no ano de 2021 foram concedidos R$ 55,1 bilhões em créditos rurais para produtores de todo o setor de pecuária. Somente em créditos para produtores de bovinos, foram R$ 48,3 bilhões movimentados. Tal cenário vai ao encontro do panorama mais amplo sobre o setor, que de acordo com as informações da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), aferidas a partir da última edição do Beef Report, indicou que o PIB da pecuária de corte representou 10% do PIB total brasileiro em 2020.

Diante deste aquecimento do mercado, dezenas de feiras e leilões estão agendados nos próximos meses em todo o país, sendo o mais maior e mais importante destes eventos a ExpoZebu, que será realizada entre os dias 30 de abril e 8 de maio, em Uberaba (MG). A feira terá em sua grade comercial mais de 40 eventos, entre shoppings e leilões. Estão previstas, ainda, palestras, cursos e workshops, bem como diversas atrações musicais.

Ainda de acordo com o informe da Abeic, o mercado da pecuária de corte movimentou, também em 2020, cerca de 20,8% a mais do que no ano anterior, chegando a registrar R$ 747 bilhões – o volume corresponde a todas as movimentações relacionadas ao setor, desde valores de insumos até os investimentos em nutrição animal, exportações e vendas. 

Para Katiane Passos, especialista em contemplação na Talento, empresa especializada em soluções em crédito agro, o mercado de pecuária está em período de franca expansão. “Somente no ano passado a arroba do boi subiu quase 35%, chegando a quase 40% em algumas regiões do país”, afirma. 

A especialista comenta ainda que “isso se deve a grande procura para exportação e a valorização natural do preço do gado”. Para ela, “mesmo com possíveis crises como guerras ou trocas de governo, a tendência ainda é de crescimento para os próximos anos”.

Katiane Passos conta que as expectativas para este ano são altas. “Como já vimos anteriormente, nas últimas crises, o agro não para. Portanto, em grande parte, o crescimento continua ou ainda fica exponencial, assim como vimos no caso da Covid, onde no começo da pandemia a arroba era vendida a pouco mais de R$ 150 e hoje está em mais de R$ 330”.

Segundo ela, para que este crescimento possa acontecer de fato, é necessário continuar com os investimentos, que podem ser facilitados por linhas de crédito que atendam aos produtores. “O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina: segundo o registro da Abeic, em 2020 havia 187,55 milhões de cabeças. Mas para aproveitar esse aquecimento do mercado, é preciso que sempre haja quantidade suficiente de produtores participando das transações de compra e venda”.

Especificamente para o agronegócio, as linhas de crédito disponíveis no Brasil, oferecidas pelo Banco Central e outras instituições, focam em investimentos triviais (como compra de insumos e pequenas melhorias) e investimentos estruturados (aquisição de terras e compras de animais). 

“Para os investimentos triviais o banco normalmente é a melhor opção, pois tem linhas de crédito voltadas exatamente para isso, como o Pronaf, Pronamp entre outras. Mas para investimentos estruturados, os bancos não tem nenhuma linha de crédito que consiga ajudar, ou seja, o produtor até consegue crescer, mas a passos de formiga”, explica Katiane Passos. 

Ela acrescenta que, para que o setor continue nesse ritmo de crescimento, os créditos que estimulam os investimentos estruturados serão essenciais: deles dependem as grandes movimentações como a comercialização de animais em leilões.

Para mais informações, basta acessar: https://www.talentoconsorcios.com.br



Venda direta de suplementos cresce e é oportunidade para revendedoras

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O mercado brasileiro corresponde a 30% do mercado latino americano de suplementos. Com um consumidor cada vez mais preocupado com questões de saúde, a previsão é que esse segmento continue crescendo, principalmente depois do pico de pandemia, o que levou o consumidor a dar cada vez mais importância para os cuidados com a saúde.

Uma pesquisa sobre saúde e nutrição, realizada pelo Euromonitor, mostrou que 54% dos entrevistados concordam que vitaminas e suplementos são importantes para a própria saúde e nutrição em geral. 

Com a pandemia, essa pesquisa mostrou que no Brasil 91% dos entrevistados afirmaram consumir suplementos para fortalecer a imunidade e 70% deles declararam que continuarão usando os produtos depois da pandemia.

Sobre o setor de vendas diretas, a ABVED, Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, modalidade na qual atua as revendedoras, aponta que em  2021/2022, o setor de nutrição e beleza estão entre os 3 setores que mais cresceram no mundo, inclusive no Brasil. Esses dados mostram oportunidade para revendedoras ampliarem seu faturamento, incluindo produtos de suplementação juntos com seus outros produtos de venda direta.

O público feminino, que consome produtos de beleza, moda e cosméticos, costuma ser o mesmo que consome suplementos, o que garante facilidade na hora das vendas e na abordagem. Como já atendem em regiões específicas via venda direta, incluir um produto a mais que vá atender o mesmo público e com alta demanda, ajuda a aumentar o faturamento”, comenta Luana Calixto, Supervisora de Aquisição Externa na empresa Vital Nutri Bio.

Para isso, é importante escolher bem a empresa e fugir das famosas pirâmides, onde além de vender, as revendedoras precisam indicar e ainda esperar longos tempos para de fato, ver o resultado real no bolso. Desde o primeiro trimestre  minha renda familiar aumentou em 30% e espero ainda em 2022 sair do CLT e atuar somente como revendedora autônoma com foco em suplementos, pois a liberdade e os ganhos, compensa e muito”, afirma Ediana Santos, sobre seus planos para o futuro.

A Vital Nutri Bio, empresa do setor de bionutrição, é uma das pioneiras no conceito de sócia-revendedora. Desde a primeira venda, o ganho é de 25% e a revendedora não precisa investir na compra de catálogo. Após o cadastro, a revendedora recebe as amostras e inicia sem custo algum, e conta com acesso exclusivo a treinamentos de vendas, marketing, empreendedorismo e gestão.

É possível saber mais sobre como fazer parte acessando o site da empresa: www.vitalnutribio.com.br



Razer apresenta soundbar Leviathan V2, uma poderosa experiência de áudio para os gamers

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A Razer acaba de anunciar a Leviathan V2, uma nova versão de sua soundbar que oferece experiência de áudio detalhada e imersiva para usuários de PC.

Equipada com dois drivers full-range, dois radiadores passivos, dois tweeters e um subwoofer down-firing, ela é a primeira soundbar gamer a oferecer a tecnologia THX Spatial Audio, combinando a melhor experiência de entretenimento.

A nova soundbar foi desenvolvida desde o início com o objetivo de oferecer um som de alta fidelidade e de grande alcance, e, por isso, proporciona máxima clareza em diálogos de jogos e filmes, além de ambientações sonoras de tirar o fôlego em cenas de ação e suspense.

Ela também se destaca pela tecnologia patenteada THX Spatial Audio, que é ativada no PC para uma experiência realmente imersiva, e pelo recurso Razer Chroma RGB, que tem 18 zonas de iluminação nos alto-falantes para que os jogadores possam personalizar cada momento com inúmeros padrões e efeitos luminosos.

Por fim, o Bluetooth 5.2 da soundbar proporciona aos usuários uma conexão estável e mais simples de gerenciar entre dispositivos emparelhados, enquanto seu design compacto de base removível é ideal para que os jogadores ajustem o ângulo do dispositivo de acordo com a altura de seus monitores e outros equipamentos espalhados pela mesa.

Preço e disponibilidade
O modelo chegará ao mercado brasileiro em julho deste ano, com preço sugerido de R$ 1.999,00. Para mais informações, acesse o site.

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