Home Blog Page 1202

Moda “homewear” deve seguir em alta no pós-pandemia

0

O longo período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, que fez com que a prática do home office e dos cursos à distância ganhassem força no país, também teve impacto na moda e nos hábitos cotidianos da parcela da população brasileira que precisou – e pôde – permanecer mais tempo em casa. Nesse sentido, ganhou força no mercado o chamado estilo “homewear” (“roupa de usar em casa”, em tradução livre), com pijamas, camisolas, roupões, scrunchies e outros acessórios.

Uma pesquisa realizada pela empresa de publicidade francesa Criteo ainda em abril de 2020, logo no começo da atual crise sanitária, indicou um crescimento de 126% nas vendas de roupas de dormir ou pijamas apenas na segunda semana de abril. Com a alta nas buscas por este tipo de vestimenta, que também inclui também loungewear e sleepwear, ademais, o crescimento do segmento girou em torno de 400% durante o período de isolamento social, conforme análise realizada pelo grupo Hope. 

Outros indicativos sobre a tendência podem ser aferidos pela pesquisa Google Consumer Surveys, realizada em 2021, que apontou que 18% dos consumidores e das consumidoras de artigos de moda e beleza investem em roupas, acessórios e calçados para ficar em casa e relaxar. Além disso, 30% afirmam que pretendem manter o hábito de usarem roupas mais confortáveis em casa.

“Com o crescimento do home office e dos cursos e aulas à distância, criou-se uma demanda por roupas para ficar em casa, que unissem conforto e estilo”, afirma a estilista Luzia Faria, que, juntamente com a psicóloga Juliana Arruda, fundou a empresa Ludka Homewear, voltada para este nicho. A moda homewear, explicam as sócias, apresenta peças que permitem à pessoa transitar entre o trabalho, o descanso e um passeio com o cachorro, por exemplo.

Juliana pontua que tal “tendência de conforto” já havia sido verificada em outras temporadas da moda, antes mesmo da pandemia, com a valorização de roupas mais largas e confortáveis, e “isso só intensificou com o aumento do home office na pandemia”. De fato, de acordo com pesquisa do Google supracitada, na moda, a busca por conforto cresceu cinco vezes mais do que as buscas por tendências.

Para a sócia Luzia, o homewear deve permanecer no futuro pós-pandemia, visto que “essa tendência de peça mais confortável vem de uma mudança de comportamento dos últimos tempos” que, além da prática do home office, inclui “o retorno ao minimalismo ligado à sustentabilidade, o consumo consciente e os movimentos em prol do meio ambiente”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ludkahomewear.com.br/



Cadastro Positivo inclui 4 milhões de pessoas e empresas no mercado de crédito

0

Prestes a completar três anos de vigência em seu modelo de adesão automática, o Cadastro Positivo conta atualmente com 62% da população brasileira em seu banco de dados. São Paulo (75%), Rio de Janeiro (72%) e Distrito Federal (71%) encabeçam a lista dos estados com maior participação na base de informações. Os dados, que consideram tanto pessoas físicas quanto jurídicas, foram divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). 

O levantamento comprova também o potencial de inclusão financeira da iniciativa: do total de consumidores e empresas do país presentes na base de dados, 4 milhões foram beneficiados com a consulta de crédito após a entrada em vigor do novo Cadastro Positivo, em julho de 2019 – o que equivale a cerca de 3% de entrantes. 

No recorte por estados, a região Nordeste se destacou. Sergipe registrou o maior índice de estreantes no mercado de crédito, com 6,78%, seguido por Maranhão (5,51%) e Alagoas (4,79%). 

“Nesses quase três anos, o Cadastro Positivo vem confirmando os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à inclusão financeira. Esses dados comprovam como o Cadastro Positivo pode mudar a realidade de quem busca por crédito. Esses 4 milhões de consumidores e empresas, que tiveram sua inclusão financeira a partir da primeira consulta, passaram a ser visíveis no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

De acordo com o executivo, consumidores e empresas que já participavam do mercado de crédito também têm sido beneficiados com o Cadastro Positivo. 

“O empoderamento do tomador, possibilitado pela nota de crédito calculada considerando também os dados positivos, pode resultar em melhores condições em empréstimos e financiamentos, permitindo que se tome crédito sem prejuízo da capacidade de pagamento, o que diminui a inadimplência, impactando o spread bancário e beneficiando a economia”, completa. 

 



Hipertensão lidera queixas de entrevistados em pesquisa do Ministério da Saúde

0

Levantamento recente divulgado pelo Ministério da Saúde, resultado da pesquisa Vigitel Brasil realizada em todas as unidades da federação entre 2006 e 2020, aponta que entre as principais queixas apresentadas pelos entrevistados está a hipertensão. Pessoas que ingerem altas quantidades de sal, fumantes, sedentários e obesos têm mais chances de desenvolver a doença, que é um importante fator de risco para o desenvolvimento e o agravamento de outras condições de saúde.

De fato, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério, com a queda de óbitos por COVID-19 em março, o coronavírus deixou de liderar o ranking de mortes por doenças no país, ficando atrás do infarto e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), possível consequência da hipertensão, mais conhecida como pressão alta. Quando essa situação acontece, as sequelas dependem da gravidade da lesão cerebral e do tratamento adequado, por isso é importante focar em terapias de reabilitação para diminuir qualquer tipo de dificuldade que tenha permanecido.  

Centros de reabilitação, como o recém-inaugurado no Hospital da Luz, na capital paulista, recebem pacientes por meio de indicação médica, internação decorrente de processo cirúrgico ou evento neurovascular, como o AVC, e por outras questões clínicas que necessitem de tratamento especializado para que o paciente volte à sua rotina social. 

“No processo de reabilitação é importante que o paciente seja acompanhado por profissionais especializados que realizem a gestão do caso por meio da discussão clínica e de indicadores de acompanhamento. Com base nessas informações é que são disponibilizadas as terapias que visam o cuidado integral do paciente”, explica Marcio Luiz de Oliveira Lima, diretor do Hospital da Luz, que abriga o centro de reabilitação estruturado para servir como referência no cuidado de adultos e crianças que necessitem de reabilitação neurológica e ortopédica.

O espaço tem capacidade para realizar mais de 200 atendimentos por mês, com estações de reabilitação para a prática de terapias como integração sensorial, terapia em gaiola e bobath, administradas por equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisiatras.

É importante que o tratamento seja iniciado logo que possível, ainda no hospital, sendo realizado de forma constante e frequente para que o paciente possa superar sequelas, recuperar maior independência e ganhar mais qualidade de vida.



Ecossistema saudável exige zelar pela adequada utilização dos recursos naturais

0

O braço da economia que busca apoiar a regeneração ambiental e social em nossa sociedade, por meio de novos modelos de negócios que, mais do que reduzirem seus impactos negativos, se propõem a gerarem impactos socioambientais positivos, chama-se economia regenerativa.

Os proprietários e possuidores de imóveis rurais são os maiores interessados em garantir que os imóveis rurais cumpram com a sua função social, o que, nos termos expressos do artigo 186, da Constituição Federal, implica não somente zelar pela adequada utilização dos recursos naturais nela existentes e a preservação do meio ambiente, como também, e isso não se pode esquecer, o seu efetivo aproveitamento, cumprindo com graus de produtividade e eficiência impostos por órgãos fundiários.

O desmatamento das florestas tropicais já atingiu proporções alarmantes: cerca de 60.000 quilômetros quadrados de florestas tropicais são destruídos anualmente. “Com as reservas de CO2 diminuindo, o aquecimento global avança e as árvores são importantes aliadas, como reservas de CO2 e produtoras de oxigênio”, pontua Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

De acordo com dados do IBGE, no período de 2002-2011, o desmatamento na Amazônia totalizou 153.563 km², o equivalente a 3% da área da Amazônia Legal. É interessante comparar esse resultado com o período de 1992-2001, onde se verificou um desmatamento ligeiramente maior, totalizando 175.058 km² e uma média de 17.506 km² ao ano. De fato, em 2019, houve um aumento no número de incêndios de 80% se comparado com 2018, no entanto, é apenas 7% maior que a média de incêndio dos últimos dez anos, sendo que não há evidências suficientes que comprovem que este aumento ocorreu na floresta Amazônica.

O Cerrado não é apenas a savana mais diversa do planeta. Seu território, que se estende por dois milhões de quilômetros quadrados no Brasil, Paraguai e Bolívia, por ser um platô com solos profundos, o bioma alimenta oito das 12 principais bacias hidrográficas do país, irrigando 40% do território nacional. A destruição ambiental no bioma, aliado ao desmatamento da Amazônia, que contribui na regulação das chuvas do centro sul brasileiro, reduzem a vazão de águas para as bacias hidrográficas. “O Cerrado responde por mais de 90% da vazão da Bacia do São Francisco e por quase 50% de toda a vazão da bacia do Rio Paraná, que abastece a hidrelétrica de Itaipu”, relata Vininha F. Carvalho.

O Cerrado brasileiro perdeu 8.531,44 km² de vegetação nativa entre agosto de 2020 e julho de 2021, de acordo com dados do PRODES Cerrado divulgados nesta sexta-feira (31). Trata-se da maior extensão devastada desde 2016. O crescimento em relação ao período anterior foi de 7,9%, consolidando o aumento na destruição do segundo maior bioma brasileiro, registrado em 2020. Os estados que mais desmataram foram Maranhão (2.281,72 km²), Tocantins (1.710,55 km²), Bahia (925,11 km²) e Goiás (920,45 km²) – além do Goiás na 4ª posição, os demais pertencentes ao Matopiba, a mais recente fronteira agrícola do país, evidenciando a relação entre o avanço da produção de commodities e a destruição ambiental.

O reconhecimento do papel das florestas como solução indispensável para combater a emergência climática é uma realidade. O desmatamento ilegal e a emissão de gás metano, proveniente principalmente da pecuária, são uma preocupação mundial, mas é preciso pensar em soluções assertivas para que os acordos de zerar a deflorestação e o gás até 2030 não sejam apenas previsões demagógicas.

Para o advogado e especialista em Direito Ambiental, Rafael Guimarães, o Brasil é o principal país na produção de crédito de carbono no mundo e poder comercializá-lo, principalmente aos europeus, é uma forma precisa de movimentar a economia. Para isso, são necessárias mais ações dos governos e menos encargos e impostos aos produtores que desejam melhorar as suas propriedades. É preciso a união concisa entre consciência ambiental e aquecimento do comércio, caso contrário, as ideias ficarão apenas no papel.

“O Brasil tem potencial para entrar com força no mercado global, visto que acabar com o desmatamento e promover a restauração de florestas e paisagens são contribuições eficazes. Mas isso só será possível se os governantes encontrarem meios de unir preservação e crescimento da economia”, finaliza Vininha F. Carvalho.



Atrasos de trens poderão render assistência extra a passageiros

0

Uma nova portaria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no dia 21 de março no Diário Oficial da União e em vigor deste o dia 1º de abril, define que as empresas de transporte ferroviário deverão prestar assistência com pousada e alimentação a passageiros que estiverem com a viagem atrasada após três horas. Para isso, o atraso deverá ter ocorrido por defeito, falha ou outro motivo de responsabilidade da empresa transportadora.

A assistência com hospedagem e pousada e alimentação também é um direito do passageiro quando a poltrona adquirida por ele tiver sido vendida a outra pessoa. A portaria define ainda que, em caso de atraso a partir de uma hora, o passageiro tem direito de solicitar o valor da passagem de volta.  

Atualmente, novas tecnologias podem ajudar as empresas de transporte ferroviário a evitar transtornos causados por atrasos. De acordo com o engenheiro eletricista Diego Rocha, trens controlados por CBTC (sigla em inglês para Controle de Trem Baseado em Comunicação) e pelo Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados (SCMVD), que permitem a comunicação bidirecional de informações de voz e imagens das câmeras do trem com o Centro de Operações e com o Sistema de Apoio à Manutenção, garantem mais segurança no cumprimento do tempo estabelecido para a viagem.

“Mesmo que aqui no Brasil a utilização desse modal esteja caminhando a passos lentos, as mudanças podem ser notadas nas operações dos novos trens. Os passageiros já podem notar essa mudança através da melhor qualidade na operação com menos atraso na operação dos trens”, comenta o engenheiro, que atua há 16 anos no sistema ferroviário.

Os sistemas citados já são usados nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do Metrô de São Paulo e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). “O Sistema CBTC traz uma série benefícios a operação dos trens, dentre eles, destaca-se o aumento da disponibilidade de trens em operação, o que evita a longa espera dos passageiros”, explica Rocha.

O profissional explica que o sistema CBTC permite a operação dos veículos diretamente pelo Centro de Comando, dispensando a necessidade de um maquinista, o que garante maior segurança no transporte de passageiros. “Isso é possível pois o sistema CBTC possui diversos mecanismos que permitem um controle maior durante a parada dos trens em posições específicas, evitando a colisão entre trens, por exemplo”, atesta o engenheiro, que atuou na implementação desse sistema em trens do Metrô São Paulo e da CPTM.

Nova portaria da ANTT também define regras para gratuidade de embarque de idosos e jovens de baixa renda

Além de garantir os direitos dos passageiros em caso de atrasos dos trens, a nova portaria da ANTT também define as regras para gratuidade de passagens para idosos e jovens de baixa renda. Para os idosos, a partir de 60 anos, que tenham renda igual ou inferir a dois salários-mínimos, são garantidas duas vagas gratuitas em cada comboio ferroviário do serviço convencional de transporte regular interestadual de passageiros.

A portaria atesta que o benefício deverá ser garantido em todos os horários dos serviços convencionais, ainda que operados com carros de características diferentes. Para fazer uso do benefício, o idoso deverá solicitar um único Bilhete de Viagem do Idoso, nos pontos de vendas da empresa transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da viagem. Além da gratuidade, os idosos de baixa renda também têm direito a desconto de 50% do valor da passagem para os demais assentos do comboio ferroviário.

Essas regras também valem para jovens de baixa renda, com idade entre 12 e 18 anos, que terão direito a até duas vagas gratuitas em cada comboio ou desconto de 50% do valor da passagem em caso de esgotamento dos assentos gratuitos. Para solicitar o Bilhete de Viagem do Jovem, o beneficiário deverá apresentar a Identidade Jovem, expedida pelo governo federal. 



Dori capta R$ 200 milhões com títulos atrelados a metas de ESG

0

A Dori Alimentos, uma das maiores empresas de snacks do Brasil, acaba de levantar R$200 milhões em sua primeira oferta pública de certificados de recebíveis do agronegócio (CRA) Sustainability-linked (SLB) com vencimento em 5 anos. Os coordenadores foram Safra (líder) e UBSBB, a securitizadora é a Opea e a demanda pelos papéis superou em mais de 50% o volume ofertado, o que gerou uma redução no spread em 20 pontos-base de IPCA +6,40% para IPCA +6,20%.

Ao longo dos últimos anos, a Dori vem realizando diversas ações com viés ambiental, social e de governança, tendo, por exemplo, gerado mais de 200 mil toneladas em crédito de carbono em 11 anos, atingido 87% de sua matriz energética baseada em fontes renováveis e mais de R$3 milhões investidos em projetos sociais nos últimos 3 anos. Ainda assim, a companhia se comprometeu em continuar evoluindo com redução adicional do volume de resíduos destinados para aterro e um processo de redução contínua da pegada hídrica de seu processo produtivo. Esse compromisso recebeu avaliação externa (SPO – Second Party Opinion) pela Resultante e será monitorado por uma auditoria independente.

“Nossa atuação é, historicamente, orientada pelos princípios ESG, transversais ao nosso processo produtivo e à tomada de decisão. Mesmo antes de nos tornarmos uma empresa de capital aberto, em 2021 aderimos ao Pacto Global da ONU, buscando alinhamento com o plano global de sustentabilidade”, diz Ronald Domingues, Diretor Administrativo Financeiro e de RI.

Nos últimos anos, a DORI vem entregando resultados consideráveis. Em 2021, a receita bruta da empresa totalizou R$ 1,3 bi, crescimento de 27%, com lucro líquido de R$ 71 milhões, com crescimento, respectivamente, de 27% e 17% em relação ao ano anterior. “Continuamos buscar retornos sustentáveis por meio de escala, gestão eficiente e, principalmente, inovação em snacks saudáveis, tema muito relevante para a empresa, pois engloba aspectos sociais como segurança alimentar, saúde e nutrição” – adiciona Domingues.

Para aumentar a agilidade no processo de experimentação e inovação a companhia conta com planta-piloto própria, participa da Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS) que busca desenvolver ingredientes e alimentos saudáveis, além de estabelecer um Comitê de P&D e Inovação, responsável por refletir sobre as diretrizes como saudabilidade, nutrição e saúde do consumidor.

Os recursos do CRA serão usados para alongar o prazo e reduzir o custo da dívida da companhia.



Rede de lojas free shop apresenta etiquetas de papel para precificação diária

0

O varejo está passando por mudanças que são o resultado de uma série de avanços tecnológicos e a clássica etiqueta de papel com o preço pode se tornar uma coisa do passado. Buscando uma melhor experiência para o cliente, o varejo já entendeu que a tecnologia pode ser uma aliada na experiência de compra. As etiquetas eletrônicas, por exemplo, podem ajudar as redes e lojas na precificação, apresentando aos clientes o preço correto de cada produto, possíveis ofertas e descontos, além de auxiliar o varejista ao unificar todas as informações em um único sistema.

Pensando nisso, a Brasil Free Shop Uruguaiana, que atua na fronteira com a Argentina e Uruguai, sentiu a necessidade de colocar etiquetas eletrônicas em suas lojas. “Vimos nas etiquetas eletrônicas uma oportunidade de sair na frente e oferecer essa novidade para nossos clientes. Além de viabilizar as mudanças de preços necessárias em uma loja que é balizada pelo dólar com suas variações”, explica Thiago Goulart, Gestor de Marketing Grupo Baklizi.

Com a demanda de substituição diária de preços, levando em consideração fatores como: concorrência, ofertas e variação do dólar, as etiquetas eletrônicas foram utilizadas para reduzir a quantidade de pessoas envolvidas no processo de precificação, e dessa forma, reduzir também a margem de erro.

Goulart explica que a rede de lojas opta por exibir os preços nas duas moedas, em dólar e em real, “assim mostrando para o cliente o quanto ele pode ter vantagens ao optar por uma moeda ao invés da outra. Outra vantagem é que com o preço em dólar o cliente pode comparar o valor daquele produto em lojas do mundo todo”, afirma o executivo.

Para a instalação das etiquetas eletrônicas, o grupo Baklizi fechou uma parceria com a Opticon, uma das primeiras empresas do mundo a se especializar na fabricação de scanners de código de barras e em soluções de sinalização digital para o varejo. “Confiamos na marca, buscamos referência no mercado e vemos que um dos principais diferenciais é a agilidade de instalação e praticidade do software”, afirma Goulart.

“O maior retorno está na agilidade da troca de preços e principalmente na margem de erro praticamente zero que as etiquetas eletrônicas proporcionam”, explica Goulart. “Mas até o momento, entendemos que os dois principais fatores de ganho são na redução da margem de erros de preço e experiência positiva na jornada de compra do cliente”.

Outro benefício das etiquetas eletrônicas é a velocidade com que a tecnologia torna possível atualização de preços que são reajustados por razões variadas ou promoções. Os principais beneficiados deste avanço nos mecanismos das lojas são os compradores, que passam a dispor de diversas informações sobre os produtos, como dados de validade e qualidade.

“Se percebe que agora é viável levar a vantagem da boa negociação da área comercial para o cliente com mais dinamismo, pois podemos trocar o preço praticamente de forma instantânea, isso gera mais conforto na negociação e garantia de retorno nas parcerias”, conclui Goulart.



Fábrica brasileira é premiada como a melhor do mundo em sua organização

0

A VBS Cup – Copa VBS – é um torneio anual, interno, da Vontier que visa aferir a melhoria da performance da operação das fábricas de suas empresas, através da avaliação indicadores específicos com destaque para qualidade, segurança, gestão do estoque e pontualidade na entrega. O trabalho envolve todo o time de operações, atendimento ao cliente, vendas e financeiro de cada unidade.

Na prática, a fábrica brasileira da Gilbarco Veeder-Root recebeu o prêmio pelo aprimoramento dos seus processos de gestão de demanda, planejamento de materiais e inventário, que resultaram na taxa anual média de entrega acima de 98%. Também foram refinados os processos de fabricação, com a implementação de um sistema de controle de chão de fábrica e gestão visual e diária dos principais indicadores de performance, que proporcionaram melhoria da eficiência operacional, além do processo de gestão de qualidade dos produtos e serviços, através do processo de CDT&R (Customer Defect Tracking & Resolution), que reduziu em 50% os problemas de qualidade no campo.

O aprimoramento dos processos foi apoiado por ferramentas internas da Vontier que conta com sistema de negócios dedicado à melhoria contínua das operações de todas as suas empresas. Para o Stefan Klose, VP Global de Operações da Vontier, a vitória da fábrica brasileira demonstra o que acontece quando não só os times de diferentes áreas, mas também os colaboradores, individualmente, estão focados nas metas definidas e no gerenciamento diário das mesmas, “a melhoria na qualidade e na pontualidade da entrega foram impressionantes”, afirma.

A Vontier é uma empresa global de tecnologia industrial com foco em transporte e mobilidade mais inteligentes. Seu portfólio inclui experiência em tecnologias de mobilidade, abastecimento de varejo e comercial, gestão de frota, telemática, diagnóstico/reparo de veículos e cidades inteligentes. Fazem parte dela, seis companhias multinacionais unidas por uma cultura dinâmica e inclusiva com mais de 8000 colaboradores mobilizados pela ideia de criar um mundo melhor onde a mobilidade é fator relevante.



Site ensina como conseguir um emprego usando o WhatsApp

0

É evidente a dificuldade que o mercado de trabalho enfrenta para voltar aos patamares de antes da pandemia. Segundo o IBGE, são 12 milhões de pessoas na fila por emprego. E quanto mais tempo os trabalhadores ficarem fora do mercado, mais difícil será conseguir uma nova colocação. Economistas apontam que o impacto sobre os jovens é mais grave, pois os estágios iniciais de uma carreira são cruciais para a formação e o futuro dos profissionais.

Foi pensando nisso que o site de tutoriais Inteligency viu a oportunidade de criar um detalhado passo a passo de como utilizar o aplicativo de mensagem para pedir emprego.

Algumas dicas importantes

Para o candidato pode ser uma novidade usar o WhatsApp para procurar vagas de emprego, mas pode funcionar. Algumas dicas ensinadas no site são:

Primeiro, listar todos que podem ajudar a conseguir um emprego. Isso inclui amigos, parentes, colegas de faculdade, igreja, trabalhos anteriores, clubes, entre outros.

Em seguida, entrar em contato com todos da lista e avisar que está procurando uma colocação profissional. Pedindo que entrem em contato com alguém que conheçam que possa ajudar ou algum empregador que está contratando.

É importante ressaltar que a imagem de perfil deve ser clara e profissional, e que o status esteja definido para algo apropriado para o gerente de contratação que irá analisar a candidatura – exatamente como seria feito em mídias sociais como o LinkedIn. O candidato também deve ter cuidado com a gramática e ortografia, afinal, esta é uma comunicação profissional.

Fundado em 2019, o Inteligency é um site que oferece uma grande biblioteca de conhecimento com tutoriais, informações e curiosidades. A ideia surgiu do aumento de pesquisas na internet sobre como fazer coisas em um meio onde se oferece apenas informações superficiais.

“Tentamos nos destacar trazendo artigos baseados em textos científicos e na experiência de especialistas, evitando ao máximo aquelas explicações óbvias, sem fundamentos ou pautadas no senso comum”, explica Jeová Júnior, CEO da empresa que administra o site.

É possível conferir outras dicas e modelos de mensagem acessando o artigo em:  https://inteligency.com.br/tutoriais/carreira/pedir-emprego-whatsapp/



Casamentos estão durando menos, aponta IBGE

0

Quase metade, mais especificamente 49,8%, dos casamentos que acabaram em divórcio em 2020 tinha menos de dez anos. É um aumento significativo em relação a 2010, quando esse percentual era de 37,4%. Os dados fazem parte da consolidação das Estatísticas do Registro Civil, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de fevereiro.

O levantamento do IBGE mostrou que o número de divórcios concretizados após processo judicial diminuiu 13,6% em 2020 em relação a 2019. Os divórcios registrados em cartórios, no entanto, tiveram aumento de 1,1% em comparação com o ano anterior. Outro dado, do Colégio Notarial do Brasil, mostra que os divórcios consensuais, solicitados de forma simplificada diretamente nos cartórios, mostra que 77.112 casais oficializaram a separação.

Em relação à diminuição dos divórcios judiciais no primeiro ano da pandemia, os técnicos do IBGE acreditam que a dificuldade de consolidação dos dados das varas de família, por conta do trabalho remoto, pode ter influenciado no resultado. A crise sanitária e a necessidade de isolamento social podem ter atrasado a tramitação dos processos.

Já no caso do aumento dos pedidos de divórcio verificados nos cartórios, a pandemia da Covid-19 também é apontada como uma das principais culpadas. A convivência forçada 24 horas por dia por conta do isolamento pode ter acelerado a decisão pela separação.

Na experiência da advogada e coach de relacionamentos Viviane Cristiane Teixeira Montero, que tem mais de 10 anos de atuação nas áreas civil, trabalhista e de família, a pandemia potencializou pequenos problemas diários, que antes passavam despercebidos e passaram a ganhar escala que os tornaram impossíveis de resolver. A profissional, que já atuou apenas com os trâmites judiciais do divórcio, hoje também ajuda os casais a entenderem se esse é o único caminho ou a relação pode ser reestruturada.

“Nenhum casamento está isento de passar por crises e conflitos. Isso faz parte de qualquer relacionamento afetivo. Porém nem sempre é fácil perceber que o fim do casamento está próximo ou ainda é preciso buscar ajuda para resolver os problemas”, comenta.

Montero também comenta que muitos casais a procuram para entender se ainda é possível haver uma reconsideração da decisão de se separar. Nesses casos, sua função é ajudar os dois cônjuges a entenderem, por meio de vários questionamentos e muita conversa, o que eles realmente querem.

“Digo aos meus clientes que não há respostas fáceis para essas perguntas difíceis sobre como saber quando o divórcio é a solução certa. No entanto, para a maioria das pessoas, há um momento de clareza em que elas sabem que o divórcio é a direção que sentem que devem seguir ou não. Esse momento de clareza, geralmente, é um sentimento físico de alívio e um nó no estômago, à medida que você entende a decisão que acabou de tomar. Nesse ponto, você pode começar a desenvolver um plano para renovar seu compromisso com o casamento ou avançar para a separação e o divórcio”, explica.

Mesmo quando o fim parece ter chegado, há chances de fugir das estatísticas, relata advogada

Alguns comportamentos de um ou de ambos os cônjuges como grosseria, excesso de críticas, desprezo, negatividade, fracasso na resolução de conflitos e falta de sexo são alguns dos sinais de que o divórcio está próximo, segundo Viviane Montero. Entretanto, segundo a advogada, mesmo com todos esses sinais, há a possibilidade de salvar a relação e não fazer parte das estatísticas.

“Ninguém deve viver infeliz em uma relação, mas é importante entender que os conflitos são normais e podem e devem ser solucionados, desde que haja amor e respeito. Partindo do desejo de reparação, o casal pode recorrer ao aconselhamento de casal, ou outra forma de mediação. Na maioria dos casos, quando esses sinais são muito evidentes, é preciso da orientação e mediação de outra pessoa para solucionar os conflitos”, aconselha.



Mercado Público será a nova atração turística de Balneário Camboriú

0

Com uma população fixa de pouco mais de 145 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020, podendo chegar a mais de 1,2 milhão de turistas na alta temporada, a cidade catarinense de Balneário Camboriú preparou sua retomada econômica pós pandemia com uma série investimentos e novas atrações turísticas.

Na mais recende ação de reestruturação, a Prefeitura está licitando a concessão da obra do Mercado Público do bairro da Barra, um dos mais tradicionais e históricos da cidade. A nova atração será erguida em terreno anexo à Praça do Pescador, às margens do Rio Camboriú, numa área de 3,5 mil metros quadrados. Estão projetados espaços para gastronomia, bares, cafés, lojas e mirante. O mercado ocupará uma área construída de 2,4 mil metros quadrados.

O Mercado Público da Barra terá no seu piso térreo, sete espaços gastronômicos e 28 boxes de tamanhos variados. No primeiro piso, serão dois espaços gastronômicos, dois cafés e dois restaurantes. Já na cobertura, estão projetados o mirante e um bar roof top. O projeto foi aprovado pelo Conselho da Cidade e já tem Licença Ambiental Prévia (LAP).

O novo espaço de lazer vem se juntar a outros equipamentos turísticos que Balneário Camboriú ganhou recentemente, como a roda gigante FG Big Wheel, o Oceanic Aquarium e o Museu do Carro (Classic Car). Esses três empreendimentos privados se somam a iniciativas públicas, como o alargamento da Praia Central, uma obra de proteção costeira que trouxe dividendos turísticos para a cidade, e o novo molhe do Pontal Norte, que se tornou, também, atração.

Em números recentes que indicam a retomada econômica, no mês de março deste ano, Balneário Camboriú registrou o triplo de ocupação da rede hoteleira, comparado com o mesmo mês em 2021, retornando a números pré-pandemia. Segundo dados do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, em março deste ano a ocupação chegou a 73%, sendo que ano passado o índice foi de 25,6%. O número também aumentou em relação a fevereiro deste ano, que registrou 66,45%.

“Balneário Camboriú não parou com a pandemia. Na medida em que enfrentávamos o coronavírus, continuamos com as obras estruturantes que prepararam a cidade para a retomada que estamos experimentando agora. A temporada já foi um sucesso. Agora, os números mostram que todo o esforço feito está consolidando Balneário Camboriú como um dos destinos mais importantes no cenário nacional e até internacional”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

No modelo de concessão de obra desta licitação do Mercado Público, a empresa vencedora vai construir o equipamento e será remunerada pela locação dos espaços durante o período da concessão. O edital prevê ainda uma outorga fixa, cujo valor parte de um mínimo de R$ 610 mil. O município receberá, também, a partir do segundo ano da concessão, uma outorga anual variável correspondente a até 5% dos aluguéis dos espaços concedidos.

Na licitação publicada, o prazo da concessão é de 20 anos, prorrogáveis por mais vinte, e o valor previsto no edital de licitação para construção do mercado é de R$ 13,8 milhões. O prazo para a construção do Mercado Público da Barra é de dezoito meses a partir da assinatura do contrato. O edital pode ser acessado em https://www.bc.sc.gov.br/licitacao.cfm?codigo=1249 . Informações adicionais podem ser requisitadas pelo e-mail: bcinvestimentos@bc.sc.gov.br.



São Paulo ganha novamente uma secretaria exclusiva para cuidar do turismo

0

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em definitivo o PL (Projeto de Lei) 171/2022 de autoria do Executivo que restabelece a Secretaria Municipal de Turismo e adequa a estrutura básica da pasta com a criação de cargos de provimento em comissão, ressaltando a necessidade de recompor a Secretaria que estava vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho desde 31 de dezembro de 2020. Com esta aprovação a pasta ganhará a autonomia necessária em um momento de retomada da economia e do turismo.

São Paulo é uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes, multicultural, com infraestrutura turística como hotéis, aeroportos, rodoviárias e o destino mais procurado no Brasil. O objetivo da Secretaria Municipal de Turismo é elaborar a política pública dessa área, sendo assim, o vereador Rodrigo Goulart considera que o restabelecimento desta pasta irá alavancar a economia, gerando emprego e renda na cidade. “Teremos com certeza um grande desenvolvimento do turismo, do lazer, da gastronomia, dos eventos e de todas as políticas públicas necessárias para esses setores, que são muito importantes e fundamentais para a economia da cidade. Tenho orgulho em poder dizer que em toda nossa trajetória política sempre mantivemos o turismo em pauta, e após diversas conversas e tratativas de como seria o formato dessa nova Secretaria, chegamos a este resultado”, comenta.

Rodrigo Goulart também acaba de ser reeleito para presidir a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo, que teve papel fundamental para o restabelecimento da pasta. Ao reassumir a presidência, o vereador Rodrigo Goulart agradeceu a confiança dos membros da Comissão. “Recebo esta missão com muito orgulho e respeito. Tenho certeza que este ano realizaremos um árduo trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo em São Paulo em todos os segmentos”.

A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia tem entre suas atribuições a promoção de estudos e iniciativas no sentido do desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia no município de São Paulo, além de apoiar, com ajuda de entidades governamentais e não governamentais, a indústria do lazer e do turismo receptivo, promover as relações intercidades no âmbito nacional e internacional, fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público na área do turismo, do lazer e da gastronomia.



Mercado digital aumenta devido ao crescente número usuários

0

O acesso à internet vem se tornando cada vez mais uma realidade no dia a dia da população brasileira. Segundo uma matéria publicada pelo site UOL, entre 2020 e 2021 mais de 150 milhões de usuários (cerca de 81% da população brasileira) tiveram acesso à internet.

Parte desses usuários utilizaram a internet como um veículo para compras online. Segundo a matéria do Estado de Minas, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet no ano de 2020. Dados da mesma pesquisa apontam que as vendas pela internet cresceram 27% de 2020 para 2021 e prevê-se ainda um crescimento de 9% para 2022.

Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence e publicada no E-commerce Brasil, mostrou que 74% dos consumidores preferem realizar compras online devido a maior variedade de produtos e produtores; maior facilidade na comparação de preços; a possibilidade de alcançar produtos independentemente da localização geográfica e maior conforto na experiência de escolha do produto.

Essa rápida migração e o crescente aumento do comércio no ambiente digital fizeram com que o marketing se tornasse um desafio para os gestores de empresas e microempreendedores. Uma pesquisa realizada pela  Bis2Bis apontou que, para mais de 61% dos lojistas, o marketing digital é o principal desafio na rotina das empresas. 

O Marketing Digital é definido pela empresa RockContent como “a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais”. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Para uma boa aplicação do marketing digital, é necessário que se tenha conhecimento do mercado e das plataformas digitais, a fim de que sejam traçadas metas e estratégias inteligentes e coerentes para cada ocasião. Existem hoje inúmeras agências de marketing digital no mercado e alguns pontos podem ser levados em consideração no momento da escolha:

> Definição dos objetivos e quais serviços são necessários; 

> Localização da agência de marketing digital;

> Busca por avaliações na internet;

> Quais são os serviços que a agência de marketing oferece;

> Avaliação dos preços dos serviços de marketing digital oferecidos;

Um estudo feito pela The CMO Survey e publicado no site wsiworld, diz que é projetado um crescimento médio de +13.4% em investimentos de marketing digital para o ano de 2022. De acordo com o E-marketer, globalmente, estima-se um aumento de 61,9% no investimento com publicidade digital até 2024.

“É muito importante saber avaliar e escolher uma boa agência de marketing digital, pois ela será sua aliada nos negócios. Este mercado sofre mudanças constantemente e nós precisamos estar sempre atentos e atualizados, a fim de prestar o melhor serviço e obter os melhores resultados possíveis”, comenta Angélica Chaves, CEO da agência ABC.

Para mais informações sobre marketing digital, acesse: https://abcmarketingdigital.com/.



AMEC e IBRI firmam acordo de cooperação

0

Uma parceria entre a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) e o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) pretende incentivar o aprimoramento dos padrões e regras de Governança Corporativa e de relacionamento entre as companhias e os investidores no mercado de capitais. Os presidentes das duas entidades firmaram acordo de cooperação para o desenvolvimento de uma série de iniciativas conjuntas.

“O acordo com o IBRI é mais uma iniciativa para aproximar a AMEC de outras instituições representativas do mercado de capitais. Percebemos um papel cada vez mais estratégico dos profissionais de Relações com Investidores, considerando que eles desempenham uma função essencial ao promover a interlocução entre os executivos das companhias e os investidores. Vemos com bons olhos uma aproximação dessa natureza”, diz Fábio Coelho, diretor-presidente da AMEC.

Na mesma linha, Rodrigo Maia, diretor-presidente do IBRI, saúda a concretização da parceria. “O convênio da AMEC com o IBRI é uma evolução natural do bom relacionamento entre as duas entidades. Trata-se de oportunidade ímpar de consolidar a parceria e criar um canal efetivo de aproximação entre os profissionais de Relações com Investidores, as companhias em que atuam e os investidores de nosso mercado de capitais”, declara o diretor-presidente do IBRI.

As atividades previstas no acordo incluem ainda a possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa, programas de treinamento, palestras e seminários.



Acelen e UNICEF se unem para garantir um ano escolar mais saudável na Bahia

0

A Acelen se uniu ao UNICEF para que crianças e adolescentes de três municípios baianos possam ir para a escola mais seguros e protegidos da Covid-19 e de outras doenças. Por meio da parceria, 32 escolas de Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, no recôncavo baiano, serão beneficiadas com estruturas de lavagem de mãos, itens de higiene e formação para suas equipes escolares em temas de saúde. Lançada nesta terça-feira, 12, a iniciativa tem como meta beneficiar 3,2 mil estudantes.

O projeto está dividido em duas estratégias complementares: equipar as escolas com estações de lavagem de mãos e itens de higiene; e promover mudanças de comportamento de estudantes, famílias e comunidade. Para tanto, ao longo do ano, as equipes escolares receberão formação sobre protocolo de prevenção de infecções e promoção de campanhas de comunicação voltadas à promoção da saúde.

“Nós trabalhamos com visão de longo prazo e olhar pelas crianças, especialmente as que estão nas comunidades de São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, é olhar para o futuro que queremos, de respeito e oportunidades para todos. Por isto, priorizamos promover mais saúde e educação nas unidades educacionais destes municípios, de uma forma que vai reverberar para a toda a comunidade escolar, incluindo os profissionais e familiares dos alunos”, diz Marcelo Lyra, VP de Relações Institucionais e Comunicação da Acelen.

A parceria será implementada em 16 escolas em Candeias, 14 em São Francisco do Conde e duas em Madre de Deus, beneficiando diretamente 3.200 alunos, 256 professores e 6.400 pais e cuidadores. Além deles, a iniciativa também alcançará as demais escolas dos três municípios, que serão convidadas a enviar suas equipes para participar das capacitações sobre saúde e higiene.

“Saúde e educação são direitos de cada criança e adolescente. Por meio dessa parceria com Acelen, vamos contribuir para criar ambientes mais saudáveis nas escolas desses três municípios. Graças à parceria, meninas e meninos terão acesso a mais estruturas de lavagem de mãos e itens de higiene nas escolas e irão aprender sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde, beneficiando também suas famílias e comunidades”, afirma Juan Calvo, chefe de parcerias e arrecadação de recursos do UNICEF no Brasil.

A iniciativa será implementada nos três municípios pelo UNICEF, em parceria com a organização local Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).



Trading amplia atuação nos EUA de olho no mercado canadense e americano

0

O Canadá decidiu no dia 14 de março abrir suas portas para as carnes bovina e suína do Brasil. Antes mesmo do anúncio, porém, a Garra International, empresa de trading que conecta as pontas da cadeia de suprimentos de proteína animal, já estava de olho nessa oportunidade. Basta dizer que ela está prestes a abrir seu primeiro escritório nos Estados Unidos, na Flórida, cujo mercado é bastante semelhante ao canadense.

“A abertura deste escritório serve a diversos propósitos. Primeiro, para aumentar nossa inserção e participação nas compras nos Estados Unidos. Segundo, para nos aproximarmos de seu setor financeiro, o que poderá impulsionar nosso crescimento”, afirma Matias Hees, CCO da Garra International. “Finalmente, serve para suportar a expansão de nossos negócios para o Canadá, para o qual já comercializamos carne de frango – em volume pequeno, é verdade, mas com grande potencial de crescimento”.

Parte da operação nos EUA servirá ainda para sustentar o avanço da Garra na América Latina. A companhia já exporta para países como México, República Dominicana, Colômbia e Panamá, mas fortalecer a sua posição faz parte de sua estratégia. Esses mercados, hoje, representam US$ 36 milhões de seu faturamento.

Segundo Hees, o Canadá, bem como os EUA, trabalha por regime de cotas de importação. No caso da carne bovina, ela é utilizada principalmente para a produção de alimentos manufaturados de alto valor agregado. Já a carne suína é direcionada ao consumo em restaurantes e para indústrias processadoras, como costelas, fatiados e cubados.

“Para o Brasil, comercializar para países que exigem status sanitário e industrial dos mais avançados mostra como podemos atender os mais sofisticados destinos consumidores”, diz Hees. “Pretendemos vender para Canadá e EUA produtos originados da Austrália, como cordeiros, do Uruguai e do próprio Brasil, em especial bovinos”.

Em 2021, o Canadá importou 250 mil toneladas de carne bovina e 270 mil de carne suína – números que o colocam entre os dez maiores do mundo. Já os Estados Unidos importaram, respectivamente, 1,37 milhão e 445 mil toneladas. O Brasil, em contrapartida, exportou 1,87 milhões e 1,1 milhão de cada produto.

No mesmo ano, o Canadá consumiu 1,2 milhão de toneladas de carne bovina e 910 mil de carne suína. Já os Estados Unidos, consumiram, respectivamente, 12 milhões e 9,6 milhões de toneladas – o país é o maior consumidor de carne bovina no mundo.



Uso da tecnologia nas escolas deve ir além da pedagogia, diz especialista

0

Que o uso da tecnologia no ambiente escolar pode ser de grande valia para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e para o suporte às mais variadas práticas pedagógicas, isso é algo que a realidade imposta pela pandemia de Covid-19 tornou ainda mais visível. Nunca foi tão urgente, afinal, que ferramentas que possibilitam a realização de aulas e cursos de forma remota fossem desenvolvidas para a utilização em larga escala. 

E, na esteira destas transformações no âmbito da prática do ensino e da aprendizagem advindas das inovações tecnológicas – e com o retorno das aulas presenciais -, ficou mais evidente como a tecnologia também pode ser aliada nos processos que vão além do campo pedagógico nas instituições escolares.

Para Sue Ruggeri Cons, diretora da Talent for Education, empresa que apresenta soluções tecnológicas para estabelecimentos de ensino, a crise sanitária que se instaurou em todo o planeta em decorrência da expansão em larga escala do contágio do coronavírus Sars-Cov-2 aprofundou a transformação digital dos estabelecimentos de ensino, evidenciando os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer na aos estudantes e professores. 

“Vimos um boom na transformação digital nos últimos anos, que foi impulsionado, principalmente, pela necessidade de melhoria na comunicação e de que o alcance da sala de aula passasse a ser mais amplo do que as quatro paredes e o formato tradicional”, pontua.

A tecnologia, dessa maneira, permite que o professor “traga o mundo real para dentro da sua sala de aula, ajudando a trabalhar a criatividade, o pensamento crítico, colaboração e comunicação”. Além disso, ressalta ela, “ajuda o aluno a sair de um lugar onde recebe informação passivamente e passa a ser criador de conteúdo”.

Mas não é apenas nos processos pedagógicos que o uso da tecnologia pode trazer impactos positivos no ambiente escolar. “Todos os processos escolares podem passar por uma transformação digital para que fiquem mais acessíveis, rápidos e confiáveis”, afirma a profissional.

Entre os exemplos trazidos pela diretora da Talent for Education estão o backup de arquivos importantes e a comunicação da secretaria com os pais. “É possível criar um roteiro e deixar as conversas registradas à medida que é feita a comunicação”, diz Sue. “Além disso, se a chamada for feita na sala de aula de forma digital, é possível que a secretaria já tenha a informação dos alunos que estão presentes de forma imediata, facilitando quando precisa contatar um aluno diretamente”.

Por fim, Sue Ruggeri Cons avalia que “todo o processo burocrático e financeiro pode se tornar menos dispendioso e mais ágil com a transformação digital”, lembrando que a transformação digital trouxe uma série de avanços na gestão de negócios de empresas dos mais variados setores, e isso não se daria de forma diferente no campo educacional.

Para saber mais, basta acessar o site: https://talent4edu.com.br/



Estudantes brasileiros em universidades dos EUA somam 14 mil

0

De acordo do relatório “Open Doors 2021”, considerado o censo oficial da educação internacional nos Estados Unidos, divulgado recentemente, existem, atualmente, cerca de 14 mil brasileiros estudando em universidades estadunidenses, número que coloca o país em 8º lugar no ranking que contabiliza o número de alunos que vieram de outros países para realizar cursos de graduação no país. 

Tal interesse por parte de estudantes brasileiros em buscar uma formação em nível superior nos EUA também pode ser mensurado com o evento anual promovido pela EducationUSA, rede oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos para a promoção de estudo de alunos estrangeiros no país. Neste ano, o evento Feira Virtual EducationUSA Brasil 2022 foi realizado de forma on-line entre os dias 4 e 9 de abril, buscando conectar estudantes que visam um diploma internacional a instituições estadunidenses – no total, 48 instituições do país da América do Norte participaram do evento.

Para Thiago Reis, diretor-executivo da Centric Learning – que atua no Brasil com o nome de WAY American School e oferece programas de High School 9-12 (do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio) -, a realização de eventos como este é importante para a promoção do contato de estudantes com destinos de estudo no exterior.

“Todo ano, os rankings das melhores universidades do mundo trazem, nos primeiros lugares, instituições dos Estados Unidos. Muitas vezes, essas universidades parecem inacessíveis, pelo fato de serem muito concorridas, exigirem um alto investimento, pelos processos seletivos, mensalidades caras, ou mesmo por exigir sustento em outro país”, afirma.

Neste sentido, prossegue, eventos como este ajudam os estudantes a entenderem melhor o processo de candidatura para universidades de outros países, conhecer as possibilidades de bolsas de estudo e investigar as diferentes áreas de ensino oferecidas pelas instituições.

Reis destaca que cada universidade norte-americana tem seu próprio processo seletivo e, em geral, as candidaturas podem ser complicadas. Por isso, é importante começar a investigar e a reunir documentos e informações assim que possível. O profissional também destaca que, além de Harvard, Stanford e MIT – consideradas as três melhores instituições do mundo, os EUA têm mais de 5300 universidades e faculdades espalhadas pelos 50 estados. 

Para finalizar, Reis comenta que é importante que os jovens se informem cada vez mais sobre a possibilidade de buscar bolsas de estudos nas universidades americanas. “Eles precisam estar cientes de todas as suas oportunidades e buscar o meio mais viável para realizá-las. Empresas que oferecem abordagens para auxiliar os alunos a obterem diplomas credenciados possuem o objetivo de ajudar o máximo de jovens possíveis, fazendo com que obtenham cada vez mais bolsas nas universidades dos EUA”. 

Para mais informações, basta acessar: https://centriclearning.net/



Retração industrial aumenta 11,6% no Brasil

0

Informações da Associação Brasileira de Automação divulgadas através da Taxa de Retração industrial, publicada no fim de março, apontam alta na retração industrial em fevereiro no país. O índice de encerramento de portfólio de produtos foi de 11,6% para as indústrias e 4% para micro e pequenas empresas.

Neste cenário, números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também no mês passado informam que a produção industrial caiu em 10 dos 15 estados analisados pelo órgão entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano.

Considerando um cenário de preocupação do setor, vale observar que o Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) teve um recuo em março. A média de 58,7 pontos caiu para 53,3. O índice, entretanto, ainda indica confiança, já que segue acima dos 50 pontos. Para o levantamento, foram consultadas 1.617 empresas.

Fatores como a pandemia de Covid-19, ainda não superada no Brasil e no mundo, bem como o desequilíbrio na cadeia mundial de suprimentos podem ajudar a entender o panorama incerto da indústria.

Além desses fatores, no Brasil, a taxa de juros elevada e as incertezas no cenário político podem ajudar a entender a retração e a desconfiança quanto ao futuro. É a opinião de Richard Clayton, contador e fundador da Trinta Porcento, empresa de contabilidade e gestão empresarial.

Para ele, uma boa gestão financeira pode ajudar médias e grandes empresas a permanecer competitivas e com a produção em alta, evitando o encerramento de portfólios de produtos. “A primeira medida é avaliar como o mercado no qual se insere a indústria está projetando nos próximos meses”, afirma “Apesar da pandemia e ano eleitoral serem fatores que retraem a economia, alguns setores se mantêm ou crescem neste período”.

Para enfrentar um cenário pessimista

O especialista avalia que, caso o cenário seja pessimista e o mercado de fato esteja retraído até o final do ano, as empresas precisam olhar para dentro do seu negócio e avaliar as margens dos produtos e os seus custos de produção.

“Considero importante avaliar a sua capacidade financeira e sua necessidade de capital de giro (NCG) ao longo deste período. Provavelmente será necessário fazer algum tipo de redução de custos e até mesmo avaliar a possibilidade de focar em produtos que possuem margens melhores”, pondera o fundador da Trinta Porcento.

Circunstâncias vantajosas pedem outra abordagem

Segundo o especialista, caso a empresa esteja com o cenário otimista, será uma grande oportunidade de ganhar mercado. Ele, então, considera importante também avaliar a NCG de modo a mensurar a capacidade de caixa para sustentar este crescimento de mercado.

“Acredito que, para realizar todas as avaliações, ter um sistema operacional que consiga fornecer todos estes dados é uma prioridade, assim como ter profissionais capacitados internos ou terceirizados para apoiar nestas análises”, finaliza.

Neste cenário incerto, a Taxa de Retração Industrial acumula 6,5% de alta considerando todo o país e 18,2% para MPEs, demonstrando a queda na variedade de produtos disponíveis no mercado no período de 12 meses entre março do ano passado e fevereiro deste ano.

Para mais informações, basta acessar: http://trintaporcento.com.br/



Atenção a essas oito dicas para o bem-estar dos pets durante as viagens

0

Conhecer novos lugares e criar memórias ao lado do melhor amigo! Para os tutores de pets as viagens são momentos para estreitar laços e para os cães elas são pura diversão, afinal esses animais adoram desbravar novos locais na companhia da família.

Mas, antes de “cair na estrada” são necessários alguns cuidados para que o passeio seja seguro e confortável para o pet.

O primeiro passo é o planejamento, na hora de decidir o destino o tutor deve levar em consideração alguns fatores, como a distância até o local para que seja possível programar paradas durante o trajeto, verificar com antecedência se a hospedagem aceita animais de estimação e se a região conta com locais pet friendly. Desta forma é possível escolher o melhor local para viver novas aventuras com o cãozinho.

Com o roteiro definido é hora de seguir com o planejamento do passeio. Para facilitar esse momento, com ajuda da médica veterinária Tais Fernandes, listamos oito dicas para uma viagem repleta de boas memórias ao lado do pet.

Confira:

1 – Acostume o pet com o carro antes de pegar a estrada. Faça pequenos trajetos por algumas semanas para que ele possa se familiarizar com o ambiente.

2 – No dia da viagem faça um longo passeio com o animal, isso ajudará a gastar a energia e deixará o pet mais tranquilo durante o percurso.

3 – Ofereça uma alimentação leve para o pet cerca de 2h antes da viagem para evitar enjoo. O uso de medicamentos pode auxiliar os cães, visto que alguns animais não se sentem bem dentro do carro e ficam enjoados com mais facilidade.

4 – Os animais devem ser transportados usando um dispositivo de segurança, como caixa de transporte, cadeirinha ou cinto de segurança próprio para cães. A escolha do item deve levar em consideração o porte do animal. Nunca leve o pet solto no carro!

5 – Prepare a mala com os acessórios do cão, como potes, caminha, sticks e alimentação. Lembre-se também de levar itens para que ele se sinta confortável, como brinquedos. Na caixa de transporte, por exemplo, o tutor pode colocar o cobertor do animal para reforçar a sensação de segurança.

6 – Não esqueça de levar a carteira de vacinação do pet. É importante que ele esteja com a imunização e vermifugação em dia antes de ir viajar.

7 – Faça pausas no percurso para que o animal possa descansar, caminhar um pouco e fazer suas necessidades fisiológicas. Aproveite esse momento para oferecer água e manter o cão hidratado

8 – Tenha um checklist emergencial, pois imprevistos podem acontecer. O tutor deve verificar com antecedência quais os veterinários mais próximos em caso de urgência.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – Como o 6G Transformará a Conectividade e a Comunicação...

0
Falamos sobre os seguintes assuntos: quando o 6G estará disponível | Fase de Padronização | Prazos e Lançamento Comercial | Novas Capacidades e Casos de Uso | Velocidades significativamente mais rápidas | Latência extremamente baixa | Conectividade massiva de dispositivos - IoT (Internet das Coisas) em larga escala | Integração com Inteligência Artificial (IA) | Sustentabilidade e Eficiência Energética e desafios para sua implantação.

Últimas Notícias

Translate »