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Escritório jurídico apresenta crescimento em nova estrutura e áreas de atuação

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São Paulo, SP 25/3/2022 – O tributarista Paulo Vieira da Rocha fez a sustentação oral nas duas sessões de julgamento e começou a se destacar pela tese inovadoraEscritório de advocacia, liderado por Paulo Vieira da Rocha e Tarsila Machado Alves, tem tradição de 15 anos

O escritório de advocacia liderado pelos sócios Paulo Vieira da Rocha* e Tarsila Machado Alves**, mesmo em meio à pandemia provocada pelo Covid-19, viu sua carteira de clientes expandir, especialmente para grandes empresas de capital aberto brasileiras e de setores empresariais inéditos, o que motiva a evolução de sua marca, estrutura e escritório. O foco do time do Vieira da Rocha Machado Alves Advogados e Consultores, é composto por advogados bem graduados no Brasil e no exterior, com formações e experiências ecléticas, que permanece nos resultados práticos e performances concretas. A atuação prática do escritório VRMA Advogados é organizada em torno dos eixos: tributário, contratual, societário, planejamento patrimonial, regulatório e de contencioso cível.

No período, a banca atendeu ainda multinacionais com sede no exterior, especialmente nos EUA, no Reino Unido e na União Europeia, que procuraram o escritório em busca de assessoria legal e fiscal para negócios no país ou em processos de M&A (fusões e aquisições). Paulo Vieira da Rocha, cuja formação acadêmica é bastante internacionalizada há anos, fez Doutorado-sanduíche como Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler), no Instituto de Direito Financeiro e Tributário da Universidade de Heidelberg (Alemanha), em 2013 e 2014, além de estágios de pós-doutorado no International Bureau of Fiscal Documentation – IBFD, em Amsterdam em 2017 e (novamente) no Instituto de Direito Financeiro e Tributário da Universidade de Heidelberg (Alemanha) em 2018, o que, além de tudo, deu muita base para sua condição atual, de pesquisador em pós-doutorado na Universidade de São Paulo (desde 2018). Atualmente, os principais setores de atuação dos clientes dessa nova parte da composição da carteira do VRMA Advogados incluem exploração de óleo e gás, setor de serviços, indústria têxtil, brinquedos, energia, bens de capital, grupos de varejo e, também, de entretenimento.

O sócio do VRMA Advogados, Paulo Vieira da Rocha, explica como seu escritório vivenciou um momento de crescimento em meio à pandemia. “Houve aquele momento de pânico no mercado, natural, no início da pandemia, mas passados os primeiros meses, a procura por assessoria jurídica nas áreas que atendemos cresceram, nossa carteira expandiu, com captação de clientes em diversos Estados”, aponta Paulo Vieira da Rocha, fundador do VRMA Advogados.

Perspectiva 2022

As perspectivas do escritório em 2022 são positivas e de crescimento, com olhos na expansão da sua própria atuação em empresas de capital aberto, além de outros nichos. “Estamos estudando aumentar nossa presença junto a gestores de fundos imobiliários e startups”, diz a sócia do VRMA Tarsila sobre os fundos imobiliários, cujo setor de galpões logísticos que atendem o comércio eletrônico, especialmente, cresceu durante o aumento de demanda na pandemia, e junto às startups que representam número considerável de empresas que abriram o capital na bolsa de valores nos últimos meses.

O compromisso com o aperfeiçoamento e com a elevação da qualidade técnica estimula os advogados a buscarem, constantemente, formas de aprimoramento acadêmico e profissional. Dentro deste contexto, o intercâmbio de informações – seja por intermédio de cursos ou pela participação em entidades de classe – é essencial no incremento do conhecimento jurídico de cada colaborador. Parte deste esforço pode ser evidenciada em importantes obras e trajetória acadêmica de seus sócios.

Conquistas Inéditas

Na trajetória dos sócios fundadores do VRMA Advogados, caracterizada pela qualidade de seus profissionais e das peças processuais produzidas por seus advogados, estão momentos marcantes, como aquele em que o tributarista Paulo Vieira da Rocha, em 2011, quando ainda tinha apenas cerca de 5 anos de carreira, obteve pela primeira vez a declaração de inconstitucionalidade de um tributo por um tribunal. A 7ª Turma do TRF1 iniciara julgamento sobre a Taxa de Serviços Administrativos, instituída por uma lei federal em favor da SUFRAMA. Em sessão iniciada em 2011, com dois votos pela inconstitucionalidade da taxa, o julgamento foi suspenso para abertura de incidente de declaração de inconstitucionalidade, que, por sua vez, veio a ser julgado cerca de um ano depois, pelo Órgão Especial daquele Tribunal, que declarou a inconstitucionalidade da taxa por treze votos a zero. Paulo fez a sustentação oral nas duas sessões de julgamento. “Ali ficou claro, pela primeira vez, que, mesmo se tratando, à época, de advogados com menos de cinco anos de prática, nossas teses inovadores tinham potencial de êxito e que nós já merecíamos a credibilidade que o mercado nos começava a dar”, afirma Paulo.

A banca jurídica VRMA Advogados foi fundada por advogados com formações e experiências ecléticas, e cresceu com um valor comum aos seus integrantes: o intenso compartilhamento de conhecimento para alcançar ideias inovadoras, soluções criativas e eficazes, feito por profissionais bem graduados no Brasil e no exterior. O time atua de forma muito próxima ao cliente, buscando avaliar as suas necessidades concretas, sempre com ética, cuidado e sensibilidade. A banca jurídica está presente em São Paulo e em Manaus, atua para empresas de diversos tamanhos, para alguns dos principais players em alguns setores importantes para a economia nacional, bem como para empresas dos EUA, Reino Unido e União Europeia, em assessoria legal e fiscal para negócios no país ou em processos de M&A (fusões e aquisições). São especializados em Direito Tributário, Contratos, Societário, Regulatório e Contencioso Cível. O compromisso com o aperfeiçoamento e com a elevação da qualidade técnica estimulam os advogados a buscarem, constantemente, formas de aprimoramento acadêmico e profissional. Dentro deste contexto, o intercâmbio de informações, seja por intermédio de cursos ou pela participação em entidades de classe, é essencial no incremento do conhecimento jurídico de cada colaborador. Parte deste esforço pode ser evidenciada em importantes obras e trajetória acadêmica de seus sócios. Atuam em diversos setores empresarias como franquias, têxtil, alimentação, startup, energia e gás, atacado, distribuição e varejo.

 

Website: http://www.vrma.com.br



Carnaval fora de época é opção para turismo em São Paulo

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25/3/2022 – Com os desfiles das escolas de samba transferidos para os dias 16, 21, 22 e 23 de abril, o feriado de Tiradentes será uma nova oportunidade para os turistas aproveitarem a vida cultural da capital e conhecerem um dos carnavais mais famosos do mundo.

Para a cidade de São Paulo, este ano o feriado de Tiradentes terá ares de Carnaval. De acordo com a decisão do governo do estado, devido ao avanço da COVID-19 nos meses de janeiro e fevereiro, os tradicionais desfiles das escolas de samba foram transferidos para os dias 16, 21, 22 e 23 de abril. Para os foliões, esta é uma nova oportunidade de aproveitar a vida cultural da capital e conhecer um dos carnavais mais famosos do mundo.

Ainda há ingressos para acompanhar a festa direto do Sambódromo do Anhembi e eles podem ser comprados pela internet, através do Clube do Ingresso, ou na bilheteria física montada no Carioca Club, em Pinheiros.

Já os blocos de rua continuam cancelados, mas a metrópole reserva outras opções de entretenimento como bares, restaurantes, centros culturais, parques e lojas. Também são esperadas festas privadas com temas de carnaval, além da programação diária de eventos noturnos que fazem de São Paulo a cidade que nunca dorme.

Outro atrativo para o carnaval fora de época é a malha hoteleira da cidade que conta com opções para todos os gostos e bolsos. Os empreendimentos contam infraestrutura para um feriado para lazer e descanso. Esse é o caso do hotel Transamerica Prime International Plaza, localizado no coração financeiro de São Paulo, próximo à Avenida Paulista.

“O hotel conta com uma área de lazer externa com piscina e sauna, além de restaurante e acesso ao bar The View, que oferece vista panorâmica da cidade. Com isso queremos oferecer uma experiência que faça nosso hóspede esquecer que está no caos urbano, com serviços eficientes e conforto”, é o que afirma Moussa Pedro, gerente geral do hotel.

“Para quem prefere uma região mais calma, o hotel Transamerica Executive Perdizes oferece pacotes de experiências para casais, com decoração romântica e amenities diferenciadas”, aponta Mayra Pandolfe, gerente geral do hotel. “Também estamos próximos a espaços de lazer e cultura como o Allianz Park, o Sesc Pompéia e o Memorial da América Latina”. Essas e outras vantagens também podem ser achadas do outro lado da cidade, no Transamerica Chácara Santo Antônio, na zona sul e no Transamerica Cogonhas que ainda oferece fácil acesso ao aeroporto.

Website: https://www.reserveatlantica.com.br/



Mindfulness melhora saúde mental e traz bem-estar a idosos

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São Paulo 25/3/2022 – “Para o público sênior, a técnica ajuda na concentração, organização dos pensamentos, melhor percepção das emoções, bem como a preservação do cognitivo”.Prática está sendo adotada pela Cora Residencial Senior.

Cuidar da saúde mental é um pré-requisito para o envelhecimento saudável. O mindfulness, que em português é definido como a prática da atenção plena, tem sido uma estratégia para auxiliar os idosos a gerenciar as emoções e melhorar a concentração, proporcionando maior bem-estar físico e mental, além de qualidade de vida. A técnica é um tipo de meditação que procura focar a atenção no momento presente.

Desde 2021, o método está incorporado pela Cora Residencial Senior, empresa especializada em cuidados diários para idosos, com unidades em São Paulo. “O mindfulness é praticado por meio de uma meditação guiada e aplicada por um comando de voz que conduz o participante a experienciar o momento presente e o relaxamento profundo”, explica a profissional de Educação Física, Kátia Nogueira, uma das responsáveis pela atividade em unidades do residencial.

Em tempos de confinamento e distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, sensações como ansiedade, depressão, agitação, angústia e irritabilidade, por exemplo, são potencializadas. “Para o público sênior, a técnica ajuda na concentração, organização dos pensamentos, melhor percepção das emoções, bem como a preservação do cognitivo”, explica a profissional.

Os momentos de mindfulness ocorrem nas unidades Campo Belo, Ipiranga e Jardins, em grande parte, ao final da rotina do programa de atividades físicas, outro serviço voltado à qualidade de vida dos residentes. Em grupo ou individualmente, a prática da atenção plena é exercitada por mais de 20 idosos. “A duração pode variar, pois avaliamos como está a necessidade momentânea deles e o estado emocional naquele dia. Há muito apreço por essa atividade entre os idosos e os feedbacks são sempre positivos”, esclarece Sandro Iris Magalhães, profissional de Educação Física atuante na Cora.

Benefícios

No meio científico, estudos com a população idosa têm indicado resultados positivos com a prática da atenção plena, como o alívio dos sintomas de ansiedade e depressão, além de melhor gerenciamento de quadros de estresse. Na Cora, os idosos relatam vários benefícios que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Para a residente Daisy Dotto, de 82 anos, “a meditação bem dirigida, realizada semanalmente, traz mais equilíbrio, calma e concentração”. A mesma opinião é compartilhada pela idosa Ana Benavente, de 84 anos. “Tem sido maravilhoso, é algo tão bom para o nosso corpo e, principalmente, para a nossa mente”, comenta.

Maria Ignez Peres, de 82 anos, vivenciou o mindfulness pela primeira vez após chegar à Cora. “Eu não conhecia e gostei muito. Acho que veio na hora certa, nesta fase que estamos atravessando devido à pandemia, com um certo isolamento”, comenta. Descrevendo-se como uma pessoa ansiosa, ela relata que o método tem trazido maior sensação de tranquilidade no dia a dia. “Dá uma paz de espírito, é relaxante,” complementa.

Para praticar em casa

Os profissionais que desenvolvem o programa de atividades físicas da Cora indicam que a prática do mindfulness pode ser feita pelo idoso sozinho ou em conjunto com o cuidador familiar. Como primeiro passo, eles consideram fundamental estabelecer um compromisso pessoal de autocuidado, dedicando alguns minutos diariamente para exercitar a atenção plena.

A partir disso, os profissionais orientam para a escolha de uma ferramenta que mais agrade para ajudar a conduzir o momento de meditação. “Atualmente há aplicativos móveis gratuitos que oferecem a prática diária da técnica ou mesmo vídeos na internet com tutoriais que ensinam como começar”, explica Kátia. Neste momento, familiares ou cuidadores podem auxiliar o idoso, estreitando ainda mais o vínculo social.

As recomendações dos especialistas que atuam na Cora ainda incluem buscar um ambiente aconchegante e silencioso para ficar sentado ou deitado de maneira relaxada, mas não o suficiente para adormecer, além de focar no controle da respiração, mantendo a concentração no momento presente para sentir o ar entrando e saindo do corpo. “É preciso ser persistente e ter regularidade. Mesmo que no começo pareça difícil, com o passar do tempo os resultados positivos para a mente são perceptíveis”, finaliza.

Website: https://corasenior.com.br



Quase 90% das conexões de open banking ocorreram a partir de dezembro de 2021

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São Paulo 25/3/2022 – “A possibilidade de compartilhar dados de todos os serviços financeiros abre muitas possibilidades de negócios”, afirma Juan Ferrés, fundador da Teros.Com questões tecnológicas e regulatórias em fase avançada, devem surgir novos produtos e serviços de open finance a partir do segundo semestre.

Pouco mais de um ano após o lançamento da primeira fase do open banking, o sistema começa a ganhar tração no país. Os números oficiais mostram que 87% das conexões de open banking — chamadas de APIs, no jargão técnico — ocorreram de dezembro em diante. Com isso, a partir do segundo semestre de 2022, devem começar a ser lançados diversos produtos e serviços não apenas financeiros, mas de diversos outros setores, marcando o início da era open finance.

Este é também o momento em que surgem oportunidades para todos os envolvidos nesse ecossistema. “A possibilidade de compartilhar dados de todos os serviços financeiros abre muitas possibilidades de negócios”, afirma Juan Ferrés, fundador da Teros, empresa que desenvolve soluções para open finance.

Para ajudar a clarear o cenário e mostrar as oportunidades que devem surgir daí, a Teros está lançando o e-book “Preparado para o Open Finance?”. A publicação explica a transição do open banking para o open finance, a importância da figura do iniciador de pagamentos, criada especialmente para esse sistema, traz números atualizados sobre o tema e aponta as perspectivas de negócios para todos que fazem parte desse ecossistema.

Mesmo com todo o avanço já obtido, esse processo está só começando. Das 821 instituições já cadastradas no open banking, apenas 151 estão ativas, ou seja, 82% dos players ainda não começaram a atuar de verdade. A implementação tecnológica e regulatória, explica Ferrés, foi a “parte fácil”. “O desafio agora é criar produtos e serviços que, de fato, mudem a experiência do usuário a partir do open finance”, afirma. “É preciso saber o que fazer com as informações e com o padrão de conexão criado pelo Banco Central. Por isso, é a hora da inteligência de dados”, completa.

É possível realizar o download do e-book gratuitamente aqui: Preparado para o Open Finance?

Website: http://www.teros.com.br



Huawei Watch GT3 x Huawei Watch 3: Entenda as principais diferenças

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Atualmente o mercado de wearables está aquecido, especialmente quando pensamos em pulseiras e relógios inteligentes. Todas as grandes fabricantes possuem seus modelos, com recursos cada vez mais avançados e tecnológicos. A Huawei é uma dessas empresas que faz ambos os produtos, pulseiras e smartwatches (muito bons, por sinal). 

Com muitos modelos disponíveis, recentemente a empresa decidiu trocar o sistema Wear OS por seu próprio software, o Harmony OS, com muitos pontos positivos (e alguns não tão bons assim).

O Huawei Watch 3 e o Huawei Watch GT 3, juntamente com o Huawei Watch GT Runner, atualmente compõem os membros de sua família mais recente de smartwatches, substituindo a série Watch GT 2, GT 2e e GT Pro.

Com nomes semelhantes, é compreensível você estar se perguntando quais as diferenças e qual desses modelos realmente merece um lugar no seu pulso. 

Com isso, separei as principais diferenças e semelhanças para ajudá-lo a decidir se você usa o Huawei Watch GT 3 ou o Huawei Watch 3. Acompanhe!

Preços
Quais os preços dos modelos? Bom, como nem todos os modelos estão presentes em nosso mercado (e no mercado internacional, devido aos problemas comerciais em andamento que a Huawei enfrenta nos EUA, por exemplo), você poderá encontrá-los em revendedores terceirizados. O Huawei Watch 3 não está presente no Brasil, mas é o modelo que mais se assemelha ao Watch GT 3. No Brasil, estes são os preços sugeridos dos modelos disponíveis:

Huawei Watch 3 – US$ 432 (cerca de R$ 2.095 na conversão direta)
Huawei Watch GT 3 (46 mm) – R$ 1.999,00 (modelo mais caro – cerca de US$ 412 na cotação de hoje)
Huawei Watch GT 3 (42 mm) – R$ 1.799,00 (cerca de US$ 370 na cotação de hoje)

Portanto, o salto no preço do GT 3 para o Watch 3 é razoável pois só fizemos a conversão direta e não incluímos impostos e taxas. Mas será que vale a pena pagar esse valor maior? Veremos a seguir.

Design
Ambos os relógios tem uma aparência elegante e de excelente acabamento. O GT 3 tem uma mistura de aparência esportiva e tradicional, enquanto o Watch 3 é um modelo mais, digamos, social.

Com o GT 3 você tem a opção de caixa de tamanhos diferentes (46 mm e 42 mm) de aço inoxidável na frente e plástico na traseira. Nas pulseiras você pode escolher entre fluorelastômero, couro ou aço, com cores diferentes oferecidas nos dois tamanhos de caixa.

Em termos de controles, você tem um botão físico com tela AMOLED sensível ao toque de 1,43 polegadas e resolução 466×466 pixels no modelo maior, 1,39 polegadas no modelo menor.

Já o Huawei Watch 3 você tem apenas a opção de tamanho de caixa de 46 mm, mas é feita de aço inoxidável e cerâmica. São três versões diferentes do modelo, a Elegant (com pulseira de couro costurada), o Classic (com pulseira de silicone) e o Elite (com uma pulseira de metal).

A Huawei também oferece um Watch 3 Pro, que também oferece uma caixa mais leve de titânio, mas não vamos incluí-lo nesse comparativo.

Ambos os relógios da análise oferecem a mesma classificação à prova d’água (5 ATM), o que significa que você pode usá-los no chuveiro ou entrar na piscina ou no mar com eles.

Nesse primeiro quesito, o Watch 3 tem materiais de qualidade superior, mas o GT 3 tem construção tão boa quanto seu “irmão”. 

Recursos
Em termos de recursos os dois modelos são bastante equilibrados.

Ambos rodam o sistema operacional Harmony OS e podem ser emparelhados com telefones Android e iPhones. Ao parear com smartphones com o sistema do Google você terá acesso a todos os recursos. O player de música integrado, por exemplo, está disponível apenas para usuários do Android.

Com o Harmony OS você tem acesso à loja de aplicativos AppGallery da Huawei. Se você está procurando aplicativos famosos, infelizmente não irá encontrá-los tão facilmente. Há suporte para aplicativos de terceiros mas ainda não há muitos deles disponíveis, e esse é o principal ponto negativo da plataforma – que esperamos seja minimizado com o passar do tempo.

Nos dois relógios você pode receber notificações, previsões do tempo, uma boa variedade de mostradores de relógios analógicos e digitais.

A principal diferença aqui é que o Huawei Watch 3 tem suporte a conexão LTE por meio de um eSIM, que não está disponível no GT 3. Não testei o recurso, mas se você deseja esse suporte extra de conectividade, o relógio mais caro é o ideal.

Recursos de saúde e fitness
Se você se preocupa em acompanhar sua saúde e atividades físicas, a boa notícia é que a Huawei fez um excelente trabalho ao oferecer uma experiência bem completa.

Tanto com o Huawei Watch GT3 quanto com o Watch 3 você tem recursos como monitoramento contínuo da frequência cardíaca do mais recente sensor 5.0 TruSeen, que também oferece monitoramento de oxigênio no sangue. Há também um sensor de temperatura da pele (ainda não muito preciso) para acompanhar os altos e baixos da temperatura.

Há suporte GNSS de banda dupla e cinco sistemas, o que significa que você tem rastreamento externo que pode capturar sinais de vários sistemas de satélite, incluindo GPS, para melhorar a precisão do rastreamento. 

Você tem a disposição mais de 100 modos esportivos (e uma opção configurável pelo usuário), incluindo natação em águas abertas. A Huawei também oferece seu novo treinador baseado em Inteligência Artificial, focado em métricas avançadas de corrida (que também está em destaque no relógio Watch GT Runner).

Além disso, ambos podem contar passos, monitorar o sono e oferecer suporte a nova plataforma de vida saudável da Huawei, que o lembrará de beber mais água e sorrir mais durante o dia.

A diferença chave entre os modelos do teste é que o Watch 3 inclui adicionalmente a detecção de queda e modos de emergência SOS, que não estão disponíveis no GT 3.

A experiência de rastreamento de saúde e condicionamento físico nesses relógios é praticamente a mesma. O GT 3 tem um design mais amigável ao exercício do que o Watch 3, por isso parece o melhor ajuste para usar na academia.

Bateria
Aqui está um quesito que é decisivo para muitas pessoas. A duração da bateria é uma diferença fundamental entre os dois relógios Huawei e, já adiantando essa comparação, o GT 3 leva boa vantagem.

O Watch 3 promete 2-3 dias de autonomia no que a Huawei chama de modo “normal”. Isso cai para um dia e meio se estiver pareado com um iPhone.

Se a tela estiver definida com o recurso de “sempre ativa”, o smartwatch ficará ligado por cerca de dois dias. Há uma opção de alta duração, que leva a bateria a até 14 dias, mas você terá acesso restrito a alguns aplicativos e recursos.

O desempenho da bateria do GT 3 depende do tamanho do relógio que você escolher. O 46mm Watch GT 3 pode durar 14 dias no modo normal e 8 dias em uso intenso. O Watch GT 3 de 42 mm reúne 7 dias no modo normal e 4 dias em uso intenso. Uma diferença considerável quando comparado com o outro modelo.

Portanto, se você deseja o melhor desempenho da bateria, o maior modelo GT 3 é a opção.

Veredicto
Agora que você tem todas as principais informações sobre os dois modelos da familia de smartwatches da Huawei, fica mais simples de escolher. Independente da escolha, tenha certeza que você está com um equipamento muito sólido e de excelente qualidade.

Ambos têm ótimas telas, controles semelhantes e um software de execução bem suave, além de você pode trocar as pulseiras da maneira que quiser.

Compre o Huawei Watch GT 3 se: Você deseja maior duração de bateria, tamanhos diferentes (com opção um pouco menor) e um modelo mais amigável para o monitoramento de atividades físicas.

Compre o Huawei Watch 3 se: Quiser um smartwatch mais “social”, com e a opção de conectividade LTE e o recurso para quedas e SOS.

Com informações de: Wearables

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Arie Halpern: a inconveniente verdade de que o armazenamento na nuvem é finito

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25/3/2022 – A possibilidade de armazenar informações na nuvem, que se supõe ter espaço infinito, torna as pessoas acumuladoras digitais.

O armazenamento de dados na nuvem trouxe a sensação de que se pode guardar informações e recordações infinitamente e acessá-los quando quiser. Com essa perspectiva, as pessoas se tornam acumuladoras digitais. Passa-se a guardar muitos e-mails, fotos e vídeos que raramente são revisitados, com a certeza de que poderão ser encontrados a qualquer momento.

Os arquivos ficam guardados em um HD que pode estar em qualquer lugar no mundo, a milhares de quilômetros de distância, e podem ser acessados por meio de servidores que fazem a comunicação dos dispositivos pessoais com data centers a qualquer momento. Esses centros de armazenamento de dados possuem alto nível de segurança, onde quer que estejam.

Apesar de a tecnologia ter se tornado acessível para muitos de nós há relativamente pouco tempo, o termo nuvem já era usado desde a década de 1970. Era uma espécie de metáfora para se referir à Internet. Em pouco tempo, se inseriu no cotidiano de todos nós. Difícil encontrar alguém que não use serviços como Google Drive, o iCloud, o One Drive ou o Dropbox, entre vários outros.

A questão que já está afligindo alguns – e chegará aos demais mais cedo ou mais tarde, é justamente o fato de que, embora a nuvem dê a ideia de algo ilimitado, os data centers são estruturas físicas e, portanto, finitas. Compreender que a nuvem é um recurso finito incapaz de absorver quantidades exponencialmente crescentes de informações (com custo relativamente baixo) é um choque.

E essa verdade inconveniente chega para muitos com um aviso de seu provedor, ao ser informado de que está próximo de atingir o limite de armazenamento em sua conta, seja por meio do serviço gratuito ou pago. Geralmente o alerta vem com uma solução relativamente simples: começar a pagar ou pagar mais para aumentar sua capacidade de armazenar. E aí há outra questão: como os custos são relativamente baixos, a tendência é aceitar a oferta e seguir acumulando. Mas até quando?

Conceito de diretórios, pastas e arquivos está se tornando obsoleto

No início dos anos 2000, a capacidade de armazenamento dos serviços de e-mail era de em média 10 MB. Quando o Google lançou o Gmail, em 2004, a conta oferecia até um gigabyte gratuito, 100 vezes mais do que Yahoo! e Hotmail. Em uma década, a capacidade de armazenamento chegou a 15 gigabytes. Em 2020, o Google Fotos guardava mais de 4 trilhões de fotos, com 28 bilhões de novas fotos e vídeos sendo acrescentados a cada semana.

Sem a limitação física do filme fotográfico e dos custos de revelação, passou-se a registrar qualquer coisa em imagens que, mesmo quando o fazemos para atender uma necessidade específica, as deixamos na nuvem para podermos acessar caso seja necessário no futuro. Essa possibilidade e o fato de ser barato faz com que tudo fique guardado.

Com a quantidade de fotos, e-mails e arquivos acumulados, prefere-se evitar até mesmo pensar em ter que organizar ou diminuir esse verdadeiro depósito de memórias. Contribui para isto também a facilidade proporcionada por eficientes recursos de pesquisa com os quais consegue-se achar o que se precisa eventualmente, mesmo que não estejam organizados. Até mesmo o conceito de diretórios, pastas e arquivos está se tornando obsoleto.

O choque da finitude do espaço que é ocupado na nuvem exigirá de cada um uma reflexão sobre a relação e o gerenciamento que é feito das informações, dos dados e dos registros da vida.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/a-inconveniente-verdade-de-que-o-armazenamento-na-nuvem-nao-e-infinito/



Gestoras crescem em cenário de incertezas e aversão a riscos

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São Paulo 25/3/2022 – A gestora conta com uma equipe especializada, que reúne anos de experiência e conhecimento e se dedica exclusivamente a essa atividade durante todo o diaCom 90% dos brasileiros vendo necessidade de ampliar sua educação financeira, e 57% mostrando-se mais sensíveis a riscos depois da pandemia, número de cotistas cresceu mais de 30% nas gestoras do país

Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros estão investindo no mercado financeiro. Se até 2018 o número de pessoas que aplicavam parte de seu capital na Bolsa de Valores não passava de 500 mil, hoje já são mais de 4,2 milhões de CPFs únicos que apostam nessa modalidade, de acordo com o relatório “Uma Análise da Evolução dos Investidores”, elaborado pela B3 com dados relativos a dezembro de 2021. E o baixo nível de educação financeira no país, aliado à maior aversão a riscos em função da pandemia, tem levado muitos desses investidores a recorrer a gestoras, cujo número de cotistas de Fundos 555, que buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos, cresceu 30,07% no ano passado, de acordo com a base de informações disponibilizada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

À medida em que cresceu o interesse pela renda variável, aumentou também a percepção do brasileiro sobre a necessidade de se capacitar para operar em uma modalidade de investimento que envolve riscos. De acordo com uma pesquisa realizada no início de 2021 pelo instituto Locomotiva, 63% dos entrevistados admitiram ter apenas conhecimento básico sobre o tema, enquanto 90% dos participantes sentem necessidade de maior educação financeira.

Ao mesmo tempo, um estudo também do ano passado conduzido pela EY (Ernst & Young Global Limited) junto 2.500 clientes de 21 países aponta que toda a instabilidade trazida pela pandemia deixou 57% dos brasileiros mais avessos a correr riscos. Nesse sentido, uma das opções para quem ainda não se sente plenamente capacitado ou não dispõe de tempo livre para operar e gerenciar sozinho seu patrimônio é contar com o suporte de profissionais especializados.

Para isso, o investidor conta com duas opções principais: recorrer à figura do assessor de investimento de uma corretora, que irá oferecer ativos a partir dos produtos financeiros disponíveis na instituição, ou delegar essa tarefa para uma gestora, que realiza a tomada de decisões pelo cliente, tornando o serviço quase automatizado.

“Na corretora, mesmo com o apoio do assessor, a pessoa ainda tem o trabalho de fazer ou autorizar cada movimentação e acompanhar os resultados. Já a gestora conta com uma equipe especializada, que reúne anos de experiência e conhecimento e se dedica exclusivamente a essa atividade durante todo o dia”, compara Arthur Wanderley, gerente de operações da PetraGold Investimentos.

Em ambos os casos, o suporte oferecido tanto pelas corretoras quanto pelas gestoras acaba sendo fundamental para que investidores ainda pouco qualificados não “fiquem no escuro”, expondo o seu capital a riscos elevados, nem cometam erros que resultem em perdas significativas do patrimônio, o que vai de encontro a outro dado trazido pela pesquisa da EY, que aponta que 67% dos entrevistados preferem focar em proteger o patrimônio e garantir estabilidade financeira em vez de expandir lucros.

“Na prática, a pessoa acaba abrindo mão de parte do seu lucro para, em troca, obter segurança. Os assessores recebem um valor da Corretora, após a efetivação da aplicação, por cada investimento que indicam, independentemente de ela dar retorno positivo para o cliente. Já as gestoras trabalham de forma diferente. Uma parte da remuneração corresponde à taxa de administração, que é um pagamento pelo serviço de acompanhamento da carteira.  E a outra parte é calculada sobre o resultado da carteira. Caso o lucro fique acima de um percentual estabelecido em contrato, parte disso fica com a gestora. Ou seja, ela ganha conforme o investidor ganha”, resume.

Logo, a melhor opção para investir depende do perfil do consumidor e do seu desejo de tomar as decisões por conta própria ou de delegá-las para uma instituição especializada. Além disso, deve-se considerar os custos e a forma com que cada instituição remunera seus funcionários para encontrar a melhor opção para cada caso.

“É preciso ressaltar que, em ambas as situações, você precisará confiar em profissionais terceirizados. Portanto, independentemente da sua escolha, opte por empresas que tenham experiência e credibilidade no mercado”, finaliza Arthur.

Website: https://www.petragold.com.br/



École Intuit Lab, escola francesa de design, inicia primeira turma em São Paulo

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São Paulo-SP 25/3/2022 – A École Intuit Lab segue com inscrições abertas para os cursos de formação e extensão. Mais informações sobre o prazo final das admissões estão no site da EILCom dois campi na França, três na Índia e um na China, a escola francesa de design, artes visuais e comunicação, reúne ainda uma rede de parcerias com 17 universidades e cerca de mil empresas e agências para que os alunos desenvolvam projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina

Com a proposta de oferecer no Brasil uma graduação com currículo internacional, possibilidade de intercâmbio na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina e um diploma francês, a École Intuit Lab inaugura seu novo campus na cidade de São Paulo no dia 28 de março. A instituição tem mais de 20 anos de atuação na formação profissional de designers ao redor do mundo. São duas unidades na França (Paris e Marselha), três na Índia (Mumbai, Kolkata e Nova Délhi) e uma na China (Xangai). Reúne ainda uma rede de parcerias com 17 universidades ao redor do mundo para que os alunos desenvolvam projetos conjuntos e intercâmbio.

“Os alunos da École Intuit Lab são preparados para atuar no mercado global. Contam com uma abordagem multifacetada, acadêmica e profissional, capaz de formar indivíduos criativos que são conscientes, inovadores, resilientes e altamente preparados para o mercado de trabalho”, descreve Nuno Araújo, Head of Admissions da escola. “Este é um momento muito aguardado por nós. Foram meses de preparação, seleção de um excelente corpo docente e processos seletivos com os alunos. Tudo isso em meio à pandemia de Covid-19. Foi um desafio e tanto, mas nunca nos sentimos tão realizados com a oportunidade de entregar, em São Paulo, um ensino de nível europeu em uma das melhores universidades na área na França e no mundo”, comemora.

A abertura oficial da École Intuit Lab no Brasil contará com a presença dos fundadores Clément Derock e Frederic Lalande. Na mesma data, terão início as aulas do Foundation, como é denominado o currículo comum a todos os cursos no primeiro ano de formação, composto por disciplinas como desenho técnico e perspectiva, desenho ao ar livre, cor, criatividade, fotografia, história da arte, ilustração narrativa, expressão 2D e 3D, storytelling, modelo vivo e francês. Diferentemente dos cursos tradicionais, é a partir do terceiro semestre que os alunos optam por formação específica em uma das graduações: Comunicação Visual e Design Digital, Arte e Design de Games ou Artes Visuais. A escola oferece um curso de atualização profissional em Design e Comunicação, com duração de 18 meses, no formato EAD, o que permite a participação de interessados de qualquer lugar do país, as aulas desse terão início em agosto deste ano.

“O propósito do formato a partir do Fundation é incentivar a educação criativa para preparar profissionais qualificados, mas também indivíduos altruístas, que desenvolvam um olhar apurado da realidade para que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da sociedade por meio das diversas áreas de atuação de um designer”, afirma o diretor acadêmico da École Intuit Lab, Guilherme Kujawski.

O cofundador Clément Derock explica que, em 2021, ao completar 20 anos de trajetória, o Brasil foi escolhido para a nova etapa de expansão da escola. “São Paulo é uma das principais capitais culturais e um dos maiores centros econômicos do mundo. Quando se trata de um novo destino para compartilhar nosso projeto, o Brasil surge naturalmente e tem sido um dos destinos preferidos dos nossos alunos para a realização de projetos com agências e empresas parceiras”, explica.

A École Intuit Lab segue com inscrições abertas para os cursos de formação e extensão. Mais informações sobre o prazo final das admissões pelo site https://ecole-intuit-lab.com.br/.

A École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Fundada em Paris em 2001, tem como visão construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campi na França, em Paris e Marselha; três na Índia, em Mumbai, Kolkata e Nova Delhi; e um campus na China, em Xangai. No Brasil, serão ministrados cursos presenciais de formação e on-line de atualização profissional para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global. Por meio de uma rede de parcerias com 17 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.

Website: https://ecole-intuit-lab.com.br/



Com sanções econômicas à Rússia, preços dos combustíveis devem subir mais

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Fortaleza, CE 25/3/2022 – Essa invasão não cria apenas problemas políticos, muito mais que isso, cria problemas humanitários e econômicos gravesAs diversas medidas tomadas contra a Rússia, apesar de legitimas, podem causar impacto negativo na economia mundial.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia elevou os preços do petróleo. As commodities nas quais combustíveis como gasolina e diesel se baseiam aumentaram 15,9% desde o início do conflito em fevereiro deste ano. 

Isso ocorre principalmente pelo fato de que a Rússia é a terceira maior exportadora de petróleo do mundo ao lado de países como Arábia Saudita, Estados Unidos, Irã e México, sendo responsáveis por cerca de 40% da produção mundial. 

Com as sanções sofridas pela Rússia e menos produto no mercado a procura aumentou, causando aumento no preço do barril. Apesar da forte alta do preço do petróleo nos últimos dias por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o reajuste da Petrobras ainda não levou em conta essa alta expressiva. O que a empresa credita na conta do consumidor é o tempo sem reajuste. 

Para o especialista em marketing e análise política, Janiel Kempers, a tendência é que o preço da gasolina, diesel e gás aumente ainda mais. “Apesar do Brasil ter um volume de exportação de petróleo bruto, não temos autossuficiência para refinar, o que nos obriga a importar com o preço baseado no mercado internacional”, pontua. 

“Com as sanções que a Rússia vem sofrendo, a tendência é que Putin comece a obrigar as empresas a diminuir ainda mais o ritmo das exportações, fazendo com que o preço suba ainda mais”, afirma. 

O impacto desses aumentos não é somente no bolso do consumidor final. A rede logística do país, principalmente os caminhoneiros. Para Janiel Kempers, as mudanças podem afetar toda a cadeia produtiva do país. “Quando a Petrobras elevou os preços dos combustíveis, não foram apenas os bolsos dos pequenos consumidores que foram afetados. As empresas que dependem do transporte rodoviário para entregar produtos ou comprar insumos também estão vendo seus custos mensais aumentarem”, finaliza. 

Aumento e Inflação

O reajuste de combustível anunciado pela Petrobras nesta quinta-feira (10) desencadeou uma onda de revisões do IPCA (índice de preços ao consumidor ampliado) para 2022. A alta de preços, uma das mais fortes para a empresa em anos, terá múltiplos efeitos na economia. Para o economista André Braz, da FGV, o índice pode chegar a 7,5% em dezembro. “Minha previsão é de 6,2 por cento. Posso ser culpado de excesso ou falta. Mas os sinais são de que é por falta, pois esse ajuste terá um impacto indireto na cadeia produtiva”, disse ele à CNN.

Website: http://boompress.com.br



Brasil registra aumento da participação feminina no cooperativismo de crédito

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Belo Horizonte, MG 25/3/2022 – Segundo levantamento, as mulheres representam 40% do total de cooperados no país

O mercado tem mostrado uma crescente presença das mulheres no cooperativismo de crédito. De acordo com os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2021, 40% do total de cooperados brasileiros são mulheres, bem como 39% dos colaboradores do setor.

Atualmente, as mulheres representam quatro em cada 10 cooperados e, quando se fala no ramo da saúde, elas somam um total de 53%. Ao avaliar o cenário, a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, afirma que ainda há espaço para ampliar esses dados. “Esse é um movimento que tem grande tendência de crescimento, ainda mais em um momento em que falamos sobre liberdade e educação financeira para mulheres. Um público cada vez mais consciente sobre a utilização do seu dinheiro”, comenta.

Na Unicred Central Multirregional, por exemplo, as mulheres representam 48,23% do quadro de cooperados e, entre os colaboradores da Central, 65% são do público feminino. “A presença de mulheres dentro das nossas cooperativas só vem corroborar com o nosso propósito em promover o desenvolvimento do nosso cooperado, colaboradores e comunidade, sempre com profissionalismo e igualdade”, acredita.

Website: https://www.unicred.com.br/multirregional/home



Conflito Rússia e Ucrânia: como o medo pode impactar nossa saúde mental e física

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por Mara Leme Martins*

Existem três fatores que são considerados os níveis mais elevados de estresse: perda de um ente querido, perda de um trabalho ou mudança de uma cidade. Estamos enfrentando uma situação em que esses três fatores ocorreram simultaneamente, então dá para se ter uma ideia do patamar de estresse que esse momento está causando. 

Em uma guerra, os principais pilares de suas vidas estão sendo destruídos simultaneamente. O limite entre a estabilidade e o pânico é rompido de uma forma abrupta, levando ao que chamamos de transtornos. 

O primeiro pode ser considerado um transtorno de pânico, a mente trabalha em um limite máximo buscando sobreviver. Nossas reservas, tanto físicas quanto emocionais, estão sendo drenadas de uma maneira muito rápida.

A saúde, como é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o equilíbrio entre as partes do corpo. A ruptura desse equilíbrio é o que se chama doença, ou seja, as pessoas adoecem e podem desenvolver o que chamamos de transtornos – síndrome do pânico, ansiedade generalizada, depressão etc. 

Uma situação de guerra atinge o instinto mais forte do ser humano, que é o instinto de sobrevivência. Isso dispara o alarme máximo de uma forma coletiva. Quando esse instinto é ameaçado, isso é tão forte que atinge o que chamamos de inconsciente coletivo, afetando a todos nós. 

Lembrando que, quando falamos de inconsciente coletivo, temos registros de um passado onde tivemos guerra – provavelmente tivemos antepassados que foram atingidos por essas situações. Vivemos em um mesmo planeta, com uma história coletiva em comum. 

Podemos também considerar que o pensamento, como sendo uma onda, ele se propaga além da distância física. Ainda mais em tempos de redes sociais onde tudo é muito próximo e todos somos impactados de forma imediata. 

O medo é um sentimento normal e necessário, tendo a função de nos proteger em várias situações. Cada pessoa tem uma forma de lidar com o medo. Em uma situação atípica como, por exemplo, uma situação de guerra, parece mais sensato não falarmos em dias, e sim na magnitude da situação. 

Com certeza, os níveis altíssimos de adrenalina alteram totalmente o nosso equilíbrio, fazendo com que esse equilíbrio entre as partes fique muito comprometido. Quanto maior o tempo de exposição a situações como essas, maior o comprometimento, causando o que chamamos de transtornos ou o desequilíbrio entre as partes, também chamado como doença. 

São vários os transtornos, sendo eles o mais comum é o transtorno de ansiedade generalizada – ou seja, qualquer situação, mesmo que seja pequena, pode desencadear um ciclo muito grande de ansiedade na pessoa, podendo comprometer o sono, alimentação e diversas áreas. 

O medo atua fazendo com que as pessoas ponderem riscos e ameaças, tanto físicas quanto emocionais, buscando um bem-estar de uma maneira geral e qualidade de vida também. Imagina uma pessoa não ter medo de saltar de um edifício de trinta andares? O fim seria trágico. O medo é um moderador. Quando ele é exagerado e inapropriado, ele impede a pessoa de viver inúmeras situações. 

Sabemos hoje que a depressão, por exemplo, pode desencadear problemas cardíacos, potencializando situações ou pré-disposições, e funcionando como verdadeiros gatilhos. As doenças psicossomáticas, onde o indivíduo descarrega no corpo dores de suas emoções que ele não consegue elaborar. 

Um exemplo disso é quando uma pessoa passa por um grande choque ou uma grande perda em um espaço de tempo relativamente pequeno, ela desenvolve doenças consideradas graves. O equilíbrio foi rompido e, com isso, as portas para as doenças se abrem. 

Quando é possível, um grande aliado é a mudança de foco, forçando a atenção se voltar para algo leve e saudável. Podendo ser coisas simples como, por exemplo, escutar uma música do seu agrado, ler um livro ou fazer uma caminhada.

O objetivo é que se tire a energia de uma situação desagradável e, naturalmente, aconteça um relaxamento. Mas isso deve ser um hábito, e não algo pontual. Essas são maneiras mais simples e eficazes de se lidar com o estresse baixo ou até médio-baixo, sem comprometimento físico, ou seja, aquele onde o corpo ainda não está “falando”.

Por exemplo, em situações de pânico, as pessoas podem ter taquicardia, insônia, tremores etc. São situações tão reais que ela acredita realmente que algo grave irá lhe acontecer. Quando a pessoa chega a um pronto socorro, os seus sinais estão completamente normais. 

É importante saber diferenciar um do outro, pois quando os sintomas já estão em um nível físico, é de essencial importância que um auxílio médico seja feito muito rapidamente para evitar comprometimentos maiores.

Um pilar de fundamental importância em momentos de grande stress é um alinhamento espiritual, a sintonia com algo maior que nós mesmos. Comprovadamente a Fé e a espiritualidade trazem imenso benéfico. Concluímos assim os quatro pilares do ser humano: físico, mental, emocional e espiritual. 

*Mara Leme Martins PhD em psicologia, medicina do comportamento e VP BNI Brasil – Business Network International

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Guerra entre Rússia e Ucrânia impacta logística internacional

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São Paulo, SP 25/3/2022 – Variação do petróleo influencia a tendência de aumento do valor dos transportes, que reflete no preço do produto final impactando também a economia e na inflação.

O setor logístico, que já vinha superando dificuldade em escala global desde o início da pandemia, agora tem a guerra entre Rússia e Ucrânia como mais um motivo de atenção. O principal impacto, que já vem sendo sentido em todo o mundo, repercute diretamente no custo dos transportes.

“O conflito na Ucrânia já influenciou diretamente o setor logístico com a alta preço do petróleo, refletindo   diretamente no preço final do produto. Há uma expectativa para que haja um acordo nas próximas semanas. Mas que ainda deve levar um tempo para o reflexo nos altos preços do petróleo”, explica o especialista em logística !link Luís Felipe Campos, https://www.linkedin.com/in/luisfelipecamposlogistic/  que possui experiência no setor internacional, principalmente no trade Europa-América Latina.

O barril do petróleo do tipo Brent, referência global de cotação, se aproximou dos US$ 140, o maior valor desde 2008. A tendência de aumento do valor do produto final reflete também na economia e na inflação. Segundo boletim Focus, divulgado pelo Banco Central no último dia 14/03, a expectativa de inflação (IPCA) para 2022 aumentou de 5,65% para 6,45%.

Na !link logística internacional, https://www.linkedin.com/in/luisfelipecamposlogistic/ em relação ao transporte aéreo, dependendo do local de envio da exportação ou do ponto de partida da importação, o custo do frete pode ser impactado. Segundo Campos, as rotas aéreas e rodoviárias que passavam pela Ucrânia estão sendo desviadas por outros países, gerando um custo mais alto para as companhias aéreas.

Outro ponto a ser analisado é o transporte marítimo, que já sofreu com a falta de containers durante a pandemia, mas que não deve ter reflexos muito expressivos. “A guerra, porém, não deve afetar diretamente na oferta de containers, mas sim, o valor de muitos produtos será impactado como o próprio petróleo, fertilizantes, óleos vegetais e trigo”, explica Campos.

Website: https://www.linkedin.com/in/luisfelipecamposlogistic/



Fato Relevante – Instituto Hermes Pardini S/A

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Belo Horizonte, MG 25/3/2022 – O Instituto Hermes Pardini S.A. aprovou a declaração e o pagamento aos acionistas de juros sobre o capital próprio no valor bruto total de R$13.843.278,45.

INSTITUTO HERMES PARDINI S/A

CNPJ/ME nº 19.378.769/0001-76

NIRE nº 3130009880-0

FATO RELEVANTE

Belo Horizonte, 25 de março de 2022 – O Instituto Hermes Pardini S.A. (B3: PARD3) (“Companhia”), em atendimento ao disposto na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia, reunido nesta data, aprovou a declaração e o pagamento aos acionistas de juros sobre o capital próprio no valor bruto total de R$13.843.278,45 (treze milhões, dois mil, oitocentos e quarente e três, duzentos e setenta e oito reais e quarenta e cinco centavos) equivalentes a R$0,10914041331 por ação, com retenção de 15% (quinze por cento) de Imposto de Renda Retido na Fonte, exceto para os acionistas que sejam comprovadamente imunes ou isentos. O valor líquido dos juros sobre o capital próprio ora declarados será imputado aos dividendos mínimos obrigatórios devidos aos acionistas da Companhia, ad referendum da Assembleia Geral que deliberar sobre os resultados do exercício de 2022.

O pagamento dos juros sobre capital próprio será realizado no dia 11 de abril de 2022, na proporção da participação de cada acionista no capital social da Companhia. Farão jus ao pagamento os acionistas constantes da base acionária da Companhia em 30 de março de 2022. A partir de 31 de março de 2022 (inclusive), as ações de emissão da Companhia serão negociadas “ex” estes juros sobre capital próprio.

Em virtude do exposto e observado o Regulamento do Novo Mercado, a Companhia informa que disponibilizou, na presente data, a documentação inerente à matéria, para consulta, nos websites da CVM (www.gov.br/cvm) da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (www.b3.com.br) e da Companhia (www.hermespardini.com.br/ri).

Atenciosamente,

Camilo de Lelis Maciel Silva

Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores

Instituto Hermes Pardini S/A

ri@grupopardini.com.br

http://www.hermespardini.com.br/ri

Website: http://www.hermespardini.com.br/ri



Yue Haiping é o novo CEO da SEMP TCL

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A SEMP TCL anunciou Yue Haiping como novo CEO da companhia. O executivo atua na marca desde 2016 e ocupava a vice-presidência, além de fazer parte do conselho executivo da SEMP TCL. Carlos Li que vinha ocupando o cargo de CEO, desde 2020, seguirá como General Manager TCL Latin Business Center.

Yue Haiping já atuava na marca em conjunto com o até então CEO e auxiliou ao longo dos anos a projetar a visão global do negócio, garantindo o crescimento da marca no Brasil, e a qualidade na entrega dos produtos e serviços da SEMP TCL.

Formado em Relações Internacionais pela Central South University, Yue Haiping, se mudou para o Brasil em 2002, e em maio de 2015, assumiu o cargo de general manager, na TCL Multimidea Brasil. Foi um dos principais responsáveis pelas negociações com a SEMP para a criação da SEMP TCL, Joint Venture entre as duas empresas realizada em 2016.

Felipe Hennel Fay segue como vice-presidente da SEMP TCL e CEO da SEMP Amazonas.

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Cidades inteligentes: a chave para a mudança

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Por Vinicius Marchese *

A cidadania só é plena quando as pessoas exercem seus direitos e deveres em sociedade. É por isso que a participação e envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões são indispensáveis para a construção de soluções conjuntas, que tragam melhorias e beneficiem a coletividade. Quem vive o dia a dia das cidades é que conhece os seus desafios e deve estar no centro do debate sobre as resoluções possíveis para os problemas do cotidiano, em suas mais variadas áreas. Essa é a premissa que fundamenta o conceito das cidades inteligentes.

A integração e a conectividade são pontos-chaves para concretizar essa concepção, já que possibilitam que a elaboração de projetos seja guiada pela participação social e pelo contínuo monitoramento e uso de dados. Ao levar em consideração a realidade dos cidadãos e de suas respectivas regiões, a tecnologia é utilizada como um instrumento para o desenvolvimento econômico e social.

Iniciativas bem-sucedidas em todo o mundo têm despontado como referência para países que começam sua jornada rumo às cidades inteligentes, como é o caso do Brasil. Como um exemplo neste cenário, temos Medellín, na Colômbia, que seu reconhecido processo de reformulação inseriu o cidadão no centro das decisões por meio da participação de comitês locais.

Neste aspecto, a inovação acontece a partir do intenso intercâmbio de ideias entre aqueles que vivem a cidade e vislumbram possibilidades para corrigir as dificuldades encontradas, seja na saúde, no meio ambiente, na educação ou na segurança pública.

Com dados integrados de saneamento básico, saúde e meio ambiente, é possível planejar ações preventivas e políticas públicas mais eficazes, conforme prevê o novo Marco Legal do Saneamento. A ampliação dos serviços de tratamento de esgoto reduz os despejos in natura em bacias, rios, córregos e mares. Com isso, a expectativa é que a universalização dos serviços de água e esgoto, além de reduzir o impacto no meio ambiente, diminuirá em até R$ 1,45 bilhão os custos anuais com saúde, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O agravamento da crise climática é outro fator a ser considerado nesse processo de transformação das cidades. Como exemplo, podemos falar sobre a maior cidade portuária da Coréia do Sul, Busan, que tem uma população de 3,4 milhões de pessoas e é vulnerável ao aumento do nível do mar, aos tufões e inundações. Em parceria com a ONU-Habitat e a empresa de tecnologia Oceanix, Busan será berço do protótipo de uma cidade flutuante, que consiste em uma série de plataformas que flutuam na água. Com capacidade para acomodar 10 mil pessoas, produzirá a própria comida, energia e água potável, sem gerar resíduos.

Em um mundo em que há cada vez mais refugiados do clima, a ação sinaliza para um futuro em que a criatividade se torna uma aliada para encontrar soluções coletivas.

No Brasil, a cidade de São José dos Campos se destaca entre o conceito de cidades inteligentes. E, para estimular e consolidar planejamentos que considerem os principais aspectos desse conceito, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) organizou uma série de encontros regionais para discutir o tema e produzir diagnósticos locais. Com a coleta de informações e a colaboração de profissionais da área tecnológica, mapeamos os municípios do Estado para entender os desafios e potenciais de cada região.

O resultado foi compilado em um diagnóstico das regiões, que auxiliará a percepção dos governos municipais e estadual, das instituições de ensino, órgãos públicos, empresas e sociedade sobre os próximos passos a serem traçados nessa empreitada. Foram destacadas 160 propostas elaboradas para solucionar os principais desafios regionais. Vale ressaltar que a perspectiva global é de que até 2024 sejam investidos cerca de US$ 203 bilhões em projetos da área. Pela sua projeção nacional e internacional, São Paulo precisa estar na dianteira dessa evolução.

* Vinicius Marchese é presidente do Crea-SP

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Especialista explica como funciona o auxílio-maternidade

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24/3/2022 – A liberação do benefício se dá em torno de 90 dias. Quando é concedido, a empresa envia uma carta para a cliente receber no banco mais próximo da sua residênciaPara ter direito ao benefício, a mãe deve ter trabalhado de carteira assinada; especialista detalha como a medida funciona e como uma assessoria previdenciária pode ajudar

A maternidade é um período de incertezas para a mulher, tempo marcado por expectativas e dúvidas, afirma Caroline Oliveira, gerente-geral da Ampara Assessoria Previdenciária, empresa que atua no auxílio à solicitação do benefício do auxílio-maternidade. “Entre outras demandas, questões burocráticas, como as que envolvem direitos, podem configurar um desafio a mais para a gestante que, muitas vezes, não compreende como funciona um  provento pago pelo governo federal”.

Caroline explica que o auxílio-maternidade beneficia mães com filhos de até 5 anos incompletos e gestantes. Para ter direito à medida, a mãe, obrigatoriamente, tem que ter trabalhado de carteira assinada por, pelo menos, um dia antes do nascimento do filho.

“Outra opção também é ter pago o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como MEI (Micro Empreendedor Individual), autônoma ou cooperativa. O benefício é despendido por gestação, ou seja, pode receber mais de uma vez o benefício, por filhos diferentes”, afirma. “Trata-se de um direito oferecido à mulher que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho, e também compreende cidadãs que sofreram aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção”.

A primeira versão do auxílio maternidade surgiu em 1943, na esteira da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nesta fase, a legislação previa uma licença de 84 dias com remuneração paga pelo próprio empregador. Mais tarde, em 1973, a Previdência Social assumiu os custos do provento.

Em 1988, como resultado de mobilizações populares e de movimentos sindicais, a estabilidade no emprego em caso de gravidez foi garantida pela nova Constituição Federal, que definiu os atuais 120 dias de licença-maternidade. 

Assessorias são opção para requerer o benefício

A especialista destaca que é comum que a mulher tenha dificuldades para saber se tem direito ao auxílio maternidade e como fazer a solicitação do mesmo. Atentas a este fator, surgiram iniciativas privadas que visam ajudar estas pessoas a fazerem o passo a passo de forma assertiva.

“Uma empresa que presta assessoria para concessão do benefício do auxílio maternidade faz a solicitação do benefício através do extrato do INSS, verificando primeiramente se, de fato, a mãe teve direito, se houve as contribuições no período correto. A partir disso, a empresa protocola o pedido junto ao INSS”, explica Caroline. “A liberação do benefício se dá em torno de 90 dias. Quando é concedido, a empresa envia uma carta para a cliente receber no banco mais próximo da sua residência”.

A gerente-geral da Ampara Assessoria Previdenciária observa que, apesar de ser um benefício oferecido há algum tempo, o auxílio-maternidade se trata de uma benesse que ainda é pouco conhecida. “Um benefício que é dado pelo governo federal sofre desta falta de informação, sendo pouco divulgado. E, por conta disso, as assessorias trabalham com a difusão, a fim de que o maior número de mães conquistem seus direitos”.

Neste sentido, para Caroline, a divulgação é um fator essencial para conscientizar as mães de que elas têm direito a este benefício. “Hoje, com a possibilidade de compartilhamento de dados por meio de dispositivos móveis, ficou ainda mais fácil passar adiante informações relevantes para a comunidade. Por isso, todo cidadão pode – e deve – compartilhar notícias relevantes que contribuam para a sociedade, ao invés de inverdades”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.auxiliomaternidade.rec.br/

Website: https://www.auxiliomaternidade.rec.br/



Mais da metade dos casamentos nos Hard Rock Hotels do Caribe são de brasileiros

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São Paulo 24/3/2022 – Em 2021, 152 casamentos foram celebrados em uma das cinco propriedades do Caribe. Desse total, 56% das celebrações foram de noivos brasileiros.Com a retomada dos eventos e a tendência de festejos ao ar livre, as propriedades caribenhas com experiência all-inclusive são opções para o enlace matrimonial

A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) estima que 40% dos casamentos foram cancelados na pandemia do novo coronavírus, especialmente em 2020. O adiamento das cerimônias causou prejuízo para o setor de eventos e aos noivos, que ansiavam com expectativa pelo tão sonhado enlace matrimonial.

Entretanto, com o avanço da vacinação contra a doença no mundo, a expectativa de cartórios e especialistas é de que 2022 seja o ano de retomada das festividades.

Uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) aponta que o número de casamentos deve aumentar 47% no primeiro semestre de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado. A tendência observada pela plataforma casamentos.com.br é a da preferência por lugares amplos e abertos, apostando na sustentabilidade, ao invés de igrejas e buffets para a realização das cerimônias.

No segundo semestre de 2021, já começou a despontar a retomada do setor de casamentos. Como a tendência era reunir grupos menores de pessoas para celebrações ao ar livre, os casamentos em viagens, chamados também de destination wedding, ganharam força. Um dos lugares queridinhos dos casais para celebrar as bodas foi o Caribe.

A rede RCD Hotels é uma das que recebe esse tipo de cerimônia nos Hard Rock Hotels com experiência all-inclusive de Cancun, Vallarta, Los Cabos, Riviera Maya e Punta Cana. Em 2021, 152 casamentos foram celebrados em uma das cinco propriedades. Desse total, 56% das celebrações foram de noivos brasileiros.

Neste ano, não é diferente. Entre janeiro e março, 17 casamentos foram realizados. Metade foi de brasileiros. Ao longo do ano, há 84 cerimônias agendadas. As propriedades preferidas para a realização de casamentos são o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana, seguido do Hard Rock Hotel Riviera Maya e do Hard Rock Hotel Cancun.

Na hora de preparar a festa, os hotéis Hard Rock do Caribe contam com especialistas na organização dos eventos. Assim, os noivos não precisam se preocupar com os detalhes das cerimônias. Há opções tanto para cenários ao ar livre, como para festas em salas fechadas. Os noivos têm a possibilidade de escolher diversas opções de decoração.

“Os Hard Rock Hotels com experiência all-inclusive são preparados para receber casamentos e agradar aos noivos. Além do cenário e da decoração para as celebrações, o resort possui opções de lazer, como piscinas, espaços para relaxamento e atividades físicas e refeições inclusas no pacote, além de serem também próximos às praias do Caribe”, ressalta o diretor corporativo da RCD Hotels para a América Latina, Leonel Reyes.

 

Website: https://www.hardrockhotels.com/



Dados revelam dificuldades das mulheres no mercado de trabalho

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24/3/2022 – Para mudar esta realidade, é importante que as empresas estimulem a consciência de ter um olhar mais igualitário e de respeito à voz feminina nas corporaçõesParticipação de trabalhadoras no mercado brasileiro é 20% inferior à dos homens, mostra FGV; para profissional, corporações devem investir em equidade de oportunidades

A participação feminina no mercado de trabalho no Brasil está 20% abaixo da masculina. A informação é de um estudo do FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), que mostra que 51,56% das mulheres estavam empregadas em 2021, enquanto, para os os homens, a taxa ficou em torno de 71,64% – uma diferença de 20%.

A pesquisa também mostra que o percentual de mulheres à procura de emprego no país foi de 16,4% no período analisado, o que corresponde a 7,5 milhões, em um ano em que o índice médio anual de desemprego foi de 13,2%. Daniela Menezes, advogada e palestrante, chama a atenção para o fato de que o índice de inserção das profissionais no mercado de trabalho está em 51,5%, conforme o estudo da FGV.

“Se a situação não está fácil para conquistar uma ‘simples’ colocação no mercado, para galgar uma posição de destaque também configura um desafio, já que a presença feminina em vagas de liderança no país sofreu uma baixa de 39% para 38%”, afirma, em referência a um balanço conduzido pela Grant Thornton, rede de contabilidade norte-americana.

O número pode ser inexpressivo, prossegue, mas evidencia a dificuldade para preencher os maiores postos quando comparado com o ano de 2019, pré-pandemia, quando o percentual de mulheres em cargos de gestão correspondiam a 25%. “Analisando a situação sob esse prisma, fica claro que a crise sanitária também foi um complicador para as profissionais brasileiras”, articula.

Corporações devem investir em equidade de oportunidades

Para Daniela, os indicativos demonstram que as brasileiras foram as maiores vítimas do desemprego nos últimos dois anos no país, sendo colocadas à margem do mercado e não conseguindo expandir sua participação em cargos de liderança. “Para mudar esta realidade, é importante que as empresas estimulem a consciência de ter um olhar mais igualitário e de respeito à voz feminina nas corporações”.

O empoderamento feminino pode ser definido de várias maneiras, incluindo aceitar os pontos de vista das mulheres ou fazer um esforço para buscá-los, através de cursos, treinamentos ou profissionalização, afirma. “Entretanto, de nada adianta tudo isso, sem ‘respeito’ e ‘inteligência emocional’”.

A coach pessoal explica que o respeito é um elemento indispensável para entender que a consciência igualitária entre os sexos está em evolução cultural, e que a mesma não deve ser imposta. Já a inteligência emocional, por sua vez, é necessária para compreender este processo atual e, ainda assim, ter resiliência ativa, com aperfeiçoamento pessoal e profissional.

“As empresas que estão atentas às mudanças culturais e comportamentais já perceberam que ao focar em profissionais capacitados e especializados, independentemente se homem ou mulher, se colocam à frente de seus concorrentes no mercado corporativo”, diz. “No final das contas, promover igualdade no ambiente de trabalho é bom para todos. Os empregados trabalham mais felizes, realizados e comprometidos, o que aumenta a produtividade e melhora o clima laboral”.

A afirmação de Daniela é corroborada por números: profissionais satisfeitos são até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em relação aos colegas infelizes, conforme um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Por outro lado, empregados desmotivados podem ser 125% menos produtivos do que colegas engajados e inspirados, segundo uma pesquisa da consultoria de gestão Bain & Company.

“As empresas brasileiras precisam investir na valorização de seus colaboradores, rompendo com o ciclo de preconceito de gênero, focando na valorização das mulheres, historicamente desvalorizadas. Este é um caminho que pode contribuir para negócios mais fortes e, para além disso, para a transformação social de que o Brasil tanto precisa”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://palestrantedanielamenezes.com.br/

Website: https://palestrantedanielamenezes.com.br/



Feicon 2022: empresa promoverá treinamentos de capacitação sobre elétrica

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São Paulo, SP 24/3/2022 – A IFC/COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão, também receberá durante o evento a visita do ex-jogador de futsal, Falcão.

Entre os dias 29 de março e 1 de abril será realizada a 26ª edição da Feicon, que acontecerá no São Paulo Expo, em São Paulo/SP. Presente em mais uma edição do evento, a IFC/COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão, confirma sua programação de treinamentos técnicos sobre instalação elétrica.

Durante os quatro dias de evento, a empresa organizará quatro treinamentos por dia, sendo dois com o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da IFC/COBRECOM; além de outros dois com o instrutor técnico da companhia, Paulo Sandrini.

Além disso, os eventos terão duração aproximada de 30 a 40 minutos e abordarão importantes temas da instalação elétrica. Para participar, basta chegar no estande da IFC/COBRECOM que fica na Rua F 030, cerca de 15 minutos antes de cada palestra.

Os horários dos treinamentos técnicos serão os seguintes: 11h00 – Processo Produtivo em Fios e Cabos Elétricos de Qualidade, com Paulo Sandrini; 13h00 – Segurança Máxima em Cabos para Construção Civil e Sistemas Fotovoltaicos (Energia renovável e limpa), com Hilton Moreno; 15h00 – Garantia de Qualidade em Fios e Cabos Elétricos, com Paulo Sandrini; e 17h00 – Segurança Máxima em Cabos para Construção Civil e Sistemas Fotovoltaicos (Energia renovável e limpa), com Hilton Moreno.

Empresa também receberá o maior jogador da história do Futsal

Outro destaque da IFC/COBRECOM na Feicon 2022 será a presença do craque Falcão no dia 31/03 a partir das 16h30. O jogador irá interagir e tirar fotos com o público presente no local por cerca de uma hora.

Desde agosto de 2018, o craque Falcão é um dos esportistas que representam a marca COBRECOM. Ele, inclusive, assina algumas das campanhas publicitárias da empresa.

Serviço:

26ª Feicon

Data: 29 de março e 1 de abril

Horário: 10 às 20h

Local: São Paulo Expo, Rod. dos Imigrantes Km 1,5 – Água Funda, São Paulo/SP

Estande da IFC/COBRECOM: Rua F030

Site: www.feicon.com.br

Website: http://www.cobrecom.com.br



Santo André investe em TI e gera economia de R$ 5 milhões em iluminação pública

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São Paulo, SP 24/3/2022 – Projeto Banho de Luz da cidade de Santo André contou com investimentos no parque luminotécnico e permitiu economia de R$ 5 milhões por ano aos cofres públicos

A Prefeitura de Santo André está colhendo os resultados da implementação do Sistema de Gestão de Serviços IP (SGSIP) da Mitra, solução da vertical Cidades Inteligentes da multinacional Valid, para o monitoramento de seu parque de iluminação pública. Em uso desde 2014, o sistema desenvolvido sob medida para atender as necessidades de Santo André permitiu uma redução significativa de postes de iluminação apagados – de 6 mil para menos de 50 atualmente – e gerou uma redução de R$ 5 milhões ao ano em consumo de energia.

Com a Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010, que transferiu para os municípios a administração do serviço de iluminação pública, possibilitou à Prefeitura de Santo André ser pioneira nas negociações com a concessionária que geria o serviço na época. Em 2013, foram adotadas algumas medidas e uma estratégia de aplicar o modelo misto de administração, assim a prefeitura passou a ter parte dos serviços contratados e uma parte razoável do serviço por administração direta, o que garantiu uma segurança muito grande. Dessa forma, foram retomados os investimentos em compra de equipamentos, contratação de pessoal e na qualificação técnica das equipes internas.

Segundo Vitor Mazzeti, Secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André (SP), com o uso do sistema, as equipes da prefeitura podem fazer a gestão de todo o parque de iluminação, composto hoje por cerca de 53 mil pontos luminosos distribuídos por mais de 1,3 mil quilômetros de vias. “Isso permitiu que o tempo médio de reparo de uma lâmpada queimada caísse para apenas 19 horas e, para locais com mais de quatro lâmpadas com problemas, para o prazo máximo de 72 horas”, destaca Mazzeti.

A solução com IoT

O SGISP permite a detecção e registros de falhas e a gestão de serviços de manutenção com uso de um moderno sistema de telemonitoramento, além de um sistema web para registro de eventos através do Call Center, de redes sociais e de equipamentos móveis de uso pelas equipes de ronda. A partir dele, as falhas registradas tornam-se um importante instrumento de comunicação e gerenciamento das equipes de manutenção, que recebem as ordens de serviço on-line e registram os atendimentos realizados e os materiais utilizados.

Integrado à solução há um sistema de telegestão, presente em 12 mil pontos luminosos, que permite acompanhar todos os parâmetros e manipular os pontos onde o sistema está instalado. O uso dessa tecnologia e investimentos permite economia de 70% da capacidade no período da madrugada, garantindo a diminuição no consumo de energia elétrica.

Com esta composição, o sistema realiza automaticamente toda a gestão do parque luminotécnico da cidade. Para tanto, ele interage, recebe informações e cria ordens de serviços automaticamente por meio de Internet das Coisas (IoT), permitindo que a prefeitura realize uma gestão mais ágil e visualize todos os dados (pré-avaliados e sem inconsistências) por meio de painéis de monitoramento.

Chamados via App

Enquanto isso, o telemonitoramento dos 12 mil pontos acompanha todo o ciclo de vida do poste, com histórico de quando a lâmpada foi instalada, quanto tempo ela está funcionando, quais os problemas que teve, tais como corrente, interrupções, frequências imperfeitas, oscilações, entre outras.

Dependendo do tipo de problema, o sistema já direciona para setor responsável, que consegue abrir a ordem de serviço, encaminha para equipe de campo pelo app  e comunica o problema. Como resultado destes esforços, Santo André passou a gerar superávit para investir na melhoria da iluminação, com incrementos positivos na qualidade da luminosidade. As economias geradas permitirão financiar, com recursos próprios, o Plano de Metas do município, que prevê 100% de cobertura do projeto de modernização até o final de 2024.

Luciano Pezza Cintrão, diretor da Valid para Cidades Inteligentes, avalia que desta forma, a gestão consegue direcionar seus recursos e otimizar os trabalhos de melhorias e manutenção. Com o mapa de luminosidade gerado é possível ter uma visão global do município e saber com mais exatidão quais as regiões com iluminação mais prejudicada e focar os esforços nelas, evitando gastar com regiões menos prioritárias.

RFID

Um grande diferencial está no controle por RFID que permite fazer um acompanhamento do patrimônio da iluminação pública e acompanhar o histórico de cada item, sabendo, quando foi instalado, qual a vida útil que teve, quantas manutenções foram feitas ou se foi extraviado.

O executivo destaca que os maiores desafios para a utilização dessa tecnologia será o desenvolvimento de TAGs que consigam ser lidas em grandes distâncias, já que uma luminária pode estar a mais de 10 metros do solo, e consigam suportar intempéries como sol e chuva. Junto a isso as TAGs precisam possuir uma maneira rápida e fácil de fixação nos ativos.

“As TAGs utilizadas hoje já conseguem atingir essa demanda, tendo nos testes realizados em Santo André uma eficiência de leitura de mais de 95%. Mesmo assim, estão sendo feitos estudos para desenvolvimento de um novo modelo na Valid Sorocaba”, finaliza Cintrão.

Para Mazzeti, o conceito de cidades inteligentes só vai se concretizar se for pela iluminação pública já que é a única maneira pela qual o Poder Público consegue chegar mais próximo de cada cidadão. “Nosso objetivo é construir essa estrutura com o que há de mais moderno em soluções tecnológicas, pois estamos criando aos poucos uma infraestrutura na cidade que será ‘a propriedade da iluminação pública’ e, em um momento futuro poderá ser ofertada de alguma maneira em serviços e dados para todos os outros segmentos da administração pública sempre em prol da sociedade”.

Website: https://www.valid.com



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