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Especialista comenta principais pontos do Simples Nacional

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21/3/2022 – O Simples torna possível a unificação da arrecadação e facilitação de regularização e simplificação no pagamento de diversos tributos abrangidos pelo sistemaEm janeiro, foram 599.876 pedidos de opção pelo regime, aponta o Fisco; especialista explica as principais características do Simples: “opção para pequenos empreendedores”

Quase 600 mil micro e pequenas empresas e MEIs (microempreendedores individuais) efetuaram pedido de adesão ao Simples Nacional (Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) em janeiro deste ano. A informação foi divulgada pela Receita Federal no começo de fevereiro.

De acordo com o Fisco, foram recebidos 599.876 pedidos de opção pelo regime especial de tributação simplificada, criado em 1996 por meio de medida provisória e convertida na Lei nº 9.317/1996 pelo governo.

Suany Santos do Nascimento, CEO da Já Calculei, plataforma de contabilidade on-line, explica que o alto número de inscrições já era esperado. “O Simples tem ganhado uma aderência crescente nos últimos anos, à medida que os brasileiros têm descoberto que o regime facilita o recolhimento de contribuições das microempresas e médias empresas”.

Segundo Nascimento, o empreendedor que opta pelo Simples Nacional tem, entre as principais vantagens, a unificação da arrecadação dos impostos, já que os valores são recolhidos por meio de guia única que, em determinados casos, também pode levar à redução na carga tributária.

A especialista conta que o Simples reúne diferenciais desconhecidos por uma parcela significativa da população. “O regime possibilita, por exemplo, que as pessoas jurídicas também tenham direito à aposentadoria, assim como os profissionais autônomos e com carteira assinada, o que independe do regime tributário da empresa. Assim, a falta de informação é um entrave para que mais empreendedores optem pela modalidade”. 

Simples Nacional é opção para pequenos empreendedores

Na visão de Nascimento, em um momento de retomada da economia, o Simples Nacional pode ser uma boa alternativa para empreendedores de diversos segmentos, sobretudo de menor porte. “O regime simplificado agiliza e facilita o pagamento dos impostos, alocando diversos tributos em apenas uma guia com vencimento no dia 20 de cada mês”.

A opção desse regime tributário, segundo a empresária, se dá devido a alíquotas menores nesses impostos. Isso porque, ao optar por esse enquadramento, a empresa reduz seu custo com a carga tributária.

“Além disso, a adesão ao regime é uma alternativa viável para pequenos negócios e MEIs, pois o Simples Nacional torna possível a unificação da arrecadação e facilitação de regularização e  simplificação no pagamento de diversos tributos abrangidos pelo sistema, mediante uma única guia”, pontua.

Outrossim, acrescenta, o regime tem preferência em licitações e possibilidades de menor tributação do que em relação a outros regimes tributários – o que também configura uma ajuda e tanto para empreendimentos de pequeno porte que, por vezes, não resistem aos desafios dos primeiros anos do negócio.

De fato, uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) demonstrou que cinco a cada dez empresas abertas no Brasil quebram antes de completarem os seus dois primeiros anos. O estudo – realizado em 2018 com base em dados coletados pelas Juntas Comerciais do país em um período de dez anos – mostra que as empresas de pequeno porte são as que mais enfrentam dificuldades para sobreviver.

Para a CEO da Já Calculei, no que depender da facilidade de formalização, a adesão ao Simples Nacional deve seguir em uma crescente.

“Cada vez mais, os brasileiros têm se dado conta da importância da formalização. Com a revolução digital, não apenas os negócios têm se tornado digitais, como os processos de abertura de empresas também foram simplificados: hoje é possível abrir CNPJ on-line e fazer tudo de forma remota”, afirma. “Ou seja, o sucesso de um negócio está a apenas um clique do empreendedor”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.jacalculei.com.br/

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Gartner anuncia as 10 principais tendências de tecnologia para os governos em 2022

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O Gartner, Inc., empresa de pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia as dez principais tendências de tecnologia para ambientes governamentais em 2022. A pesquisa realizada pelos analistas do Gartner mostra as oportunidades que podem ajudar os líderes do setor público a acelerarem a transformação digital e mitigar riscos de interrupção em suas organizações.   

“Os CIOs (Chief Information Officers) do governo e do setor público agora precisam sustentar o impulso da aceleração digital após o caos inicial da pandemia”, diz Arthur Mickoleit, Diretor de Pesquisa do Gartner. “Os líderes de tecnologia podem utilizar essas tendências para estabelecer organizações prontas para o futuro, demonstrando como iniciativas digitais entregam valor e atendem as diversas necessidades, apoiam novas tendências de força de trabalho, permitem o dimensionamento eficiente de operações e constroem uma base de negócios e tecnologia combinável.” 

De acordo com a análise, os líderes de TI do governo devem considerar o impacto coletivo das seguintes 10 tendências em suas organizações e incluí-las em seu planejamento estratégico para 2022 e além. Ao não fazer isso, corre-se o risco de prejudicar a qualidade dos serviços governamentais e a capacidade de entregar valor da missão a longo prazo. 

Empresa Governamental Combinável (Composable Government Enterprise) – Até 2024, mais de 25% das RFPs governamentais para sistemas de TI de missão crítica exigirão arquitetura de soluções e licenciamento variável que suporte uma abordagem de design combinável. A capacidade de composição permite que os governos se concentrem em serviços centrados no cidadão, em vez da abordagem frequentemente usada, em silos e centrada em programas. Uma organização que pode ser composta exibe capacidade de composição em três áreas – arquitetura de negócios, tecnologia e pensamento. Os CIOs do governo devem implementar princípios de modularidade e design moderno para permitir a transição para o governo composto. 

Segurança Adaptável – O Gartner prevê que 75% dos líderes de Tecnologia da Informação de Governo serão diretamente responsáveis pela segurança fora de da área de TI, incluindo ambientes operacionais e de tecnologias missão críticas até 2025. A falta de programas contínuos de conscientização, práticas de segurança cibernética incorporadas às organizações e de equipes robustas de aquisição de talentos podem atrapalhar a resposta de uma organização às ameaças de segurança. Os CIOs de governo devem abordar o elemento humano essencial da segurança cibernética, aumentando a experiência interna por meio de programas de treinamento aprofundados e amplo suporte aos funcionários por meio de educação de conscientização envolvente. 

Ecossistemas de Identidade Digital – O Gartner prevê que, até 2024, pelo menos um terço dos governos dos países e metade dos Estados Unidos oferecerão carteiras de identidade baseadas em dispositivos móveis aos seus cidadãos. No entanto, apenas uma minoria será interoperável entre setores e jurisdições. O escopo e os desafios para a identidade digital estão se expandindo rapidamente, à medida que os governos buscam a prova de identidade, trazendo sua própria identidade (BYOI), carteiras de identidade, identidade de organização e objetos e ecossistemas de identidade para garantir acesso confiável e conveniente aos serviços. 

Experiência Total (TX) – Os analistas apontam que, até 2023, a maioria dos governos sem estratégia de experiência total (TX) falharão em transformar, com sucesso, seus serviços governamentais. A abordagem de TX oferece aos governos uma maneira de melhorar as estratégias de gestão de talentos e desenvolver conjuntos de habilidades digitais mais fortes em toda a organização, ao mesmo tempo que melhora a entrega de serviços à cidadãos. A falta de uma estratégia de TX pode aumentar o atrito do serviço, levando ao risco de atrasos no serviço e experiências de serviço insatisfatórias. 

Qualquer coisa como um serviço (XaaS – Anything as a Service) – Segundo análises do Gartner, aproximadamente 95% dos novos investimentos em TI feitos pelas agências do governo serão feitos em soluções de XaaS nos próximos três anos. O XaaS inclui diversas categorias de infraestrutura de TI e serviços de software, incluindo aqueles entregues em Nuvem, como um serviço baseado em assinatura. 

Modernização Acelerada da Tecnologia Legada – Quando a pandemia começou, os principais sistemas de negócios legados não conseguiram lidar com o aumento na demanda por esses serviços. Os executivos de TI precisarão, portanto, tornar a modernização uma atividade contínua e não apenas considerá-la um investimento único. Sem a modernização dos recursos legados, as iniciativas de “retorno ao normal” serão adiadas ainda mais, pois as variantes do COVID-19 continuam interrompendo os negócios globalmente. 

Gerenciamento de casos como serviço (CMaaS – Case Management as a Service) – O trabalho de estudo de casos é um modelo universal na área de governo. O CMaaS pode criar agilidade institucional para os governos, aplicando princípios e práticas de negócios que podem substituir sistemas legados por produtos modulares. O Gartner prevê que, até 2024, as organizações governamentais com uma abordagem de gerenciamento de casos, por meio de aplicativos e sistemas combináveis, implementarão novos recursos pelo menos 80% mais rápido do que aqueles sem esse tipo de tecnologia. 

Hiperautomação – De acordo com o Gartner, 75% dos governos terão pelo menos três iniciativas de hiperautomação lançadas ou em andamento nos próximos três anos. A hiperautomação oferece mais do que a oportunidade de fornecer serviços públicos conectados e contínuos de maneira eficiente. Também visa aumentar a eficácia do governo por meio de iniciativas transversais que se concentram no processo de ponta a ponta e não apenas na automação de tarefas em silos. 

Inteligência de Decisão – Análises do Gartner indicam que, até 2024, 60% dos investimentos governamentais em Inteligência Artificial e análise de dados visam impactar diretamente as decisões e resultados operacionais em tempo real. O planejamento e as decisões devem ser cada vez mais preditivos e proativos, usando Inteligência Artificial, Analytics, inteligência de negócios e ciência de dados para reduzir significativamente o custo devido à intervenção tardia. O objetivo é tornar a prestação de serviços governamentais responsiva e oportuna. 

Compartilhamento de Dados como Programa – O compartilhamento de dados no governo geralmente é ad hoc, impulsionado por incidentes de alto perfil. Pelo contrário, o compartilhamento de dados como um programa é uma abordagem sistemática e escalável para permitir a reutilização de dados e a inovação de serviços. 

O Gartner prevê que as organizações que promovem o compartilhamento de dados irão superar seus pares na maioria das métricas de valor de negócios até 2023. Isso exigirá uma mudança cultural da compartimentação do uso de dados para a reutilização de dados para melhor atender aos cidadãos. Os decisores de TI nos governos precisam liderar a partir de um novo modelo para permitir essa mudança cultural. 

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Especialista explica como funciona a formatação de franquias

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21/3/2022 – O serviço é destinado a franqueadores que desejam expandir seu negócio e para aqueles que desejam ampliar e adequar sua empresa para o mercado de franquiasDados da ABF demonstram recuperação do franchising; especialista comenta passo a passo para formatar uma empresa para o modelo de franquias

O franchising brasileiro deve atingir uma alta de 9% no faturamento e movimentar mais de R$ 201,7 bilhões em 2022. A expectativa é da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e leva em conta fatores como a recuperação do setor em 2020, seu restabelecimento em 2021 e o fato de que sua receita se aproxima do patamar pré-pandemia. O setor faturou R$ 185 bilhões no ano passado, menos de 1% abaixo do resultado de 2019 (R$ 186,7 bilhões) e 10,7% acima de 2020, quando a receita foi de R$ 167,1 bilhões.

Para Francisleidi Nigra, especialista em Franquias e responsável pela Nigra Consultoria Empresarial – consultoria especializada em formatação de franquias -, a alta recuperação do franchising pode ser explicada. “A pandemia de Covid-19 abalou o mercado de trabalho e despertou a iniciativa de empreender em um dos setores mais seguros, o de franquias”.

Dados do relatório da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, realizado no país em colaboração com o Sebrae e o IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), apontam que, com o desemprego formal em alta, a taxa de empreendedorismo potencial – formada por pessoas que não têm uma empresa, mas pretendem abrir um negócio em até três anos – cresceu 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020.

“O investimento no setor de franquias se mostra uma opção de baixo risco. Afinal, apenas 5% das unidades franqueadas encerram as atividades antes de completar dois anos de operação”, afirma, citando indicativos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Paralelamente, dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que 30% das empresas não chegam ao 3º ano de existência”, compara.

A especialista acrescenta que, para além dos novos empreendedores, o franchising tem sido explorado tanto por empresários que desejam reformatar os seus negócios, como por aqueles que buscam novas oportunidades por conta dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “Para ambos os casos, um elemento se torna importante: a aposta na chamada ‘formatação de franquias’”.

Investimento em franchising exige cuidados 

Nigra explica que há perguntas pertinentes que o empreendedor deve fazer antes de franquear: “‘Quem e quais são seus concorrentes’, ‘Qual o seu diferencial?’, ‘Como atuam no mercado?’, ‘Com que resultados atuam’ e ‘Qual seu poder de fogo’ são algumas das questões que devem ser analisadas”.

Além disso, continua, é necessário examinar a viabilidade financeira da empresa e sua franqueabilidade, ou seja, a replicação por meio de um modelo de negócio. “É preciso organizar os processos em manuais, elaborar documentos jurídicos, executar os procedimentos e iniciar a expansão da rede”.

Ela acrescenta que é preciso analisar a viabilidade da empresa, examinando elementos como experiência no ramo, posicionamento da marca no mercado, POP (Procedimento Operacional Padrão), Know-How, potencial de crescimento e risco do negócio. “A motivação principal para a análise da franqueabilidade é a necessidade do consumidor final, já que este será o cliente em suas unidades franqueadas, o que irá gerar receita para empresa e, consequentemente, lucro para ambas”.

Formatação de franquias

Nigra explica que o processo de formatação de franquias consiste na adequação de um modelo de negócio para que se expanda por meio de unidades franqueadas. “O serviço é destinado a franqueadores que desejam expandir seu negócio e para aqueles que desejam ampliar e adequar sua empresa para o mercado de franquias”.

Ao franquear sua empresa, explica, um empresário consegue ocupar mercado de forma organizada com baixo investimento, fortalecer sua marca junto ao cliente final, evitar uso de capital próprio e manter um dono próximo ao negócio e fortalecer a marca. “Além do mais, por meio de franquias é possível criar barreiras para a concorrência, eliminar riscos e problemas de gestão à distância, ganhar escala junto a fornecedores e desenvolver um canal que permite elevado controle”.

A especialista em franquias e responsável pela Nigra Consultoria Empresarial afirma que, entre as principais etapas do processo de formatação de franquias, está a análise de viabilidade e franqueabilidade, o mapeamento dos processos e o desenvolvimento do plano de negócios. “Depois, é realizado o desenvolvimento de contrato de franquias, a produção do manual de franquias e elaboração de COF (Circular de Oferta da Franquia)”.

Nigra explica que o COF é um documento que deve ser desenvolvido pelo franqueador, com a apresentação das condições gerais do negócio, sobretudo em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes – algo que deve deve ser feito de forma criteriosa, descomplicada, sucinta e completa.

Olhar para o futuro

“É necessário pensar de três a cinco anos à frente, considerando que 80% das profissões do futuro ainda não existem. Há poucos anos, quem diria que hoje teríamos o fenômeno da ‘uberização’? Por isso, é preciso não apenas pensar nas novas tecnologias, mas como essas tecnologias afetam o seu segmento”, afirma Nigra.

Neste sentido, os empreendedores devem ficar atentos às transformações que impactam o seu negócio. “Além disso, vale prestar atenção no franqueado, pois ele é quem colhe as informações do consumidor final”, conclui.

Para mais informações, por favor acessar: https://www.instagram.com/francisnigra.adv/

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Hackers modernos e a reinvenção da segurança

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Por Carlos Rodrigues *

O mundo dos hackers e as medidas de segurança necessárias para detê-los passam, ano após ano, por uma mudança radical – e que não parece que vai parar tão cedo. Temos mais dispositivos do que nunca, com mais conectividade e exposição potencial. Embora a segurança da informação tenha tentado acompanhar esse desenvolvimento, infelizmente existe uma verdade inconveniente: estamos frente a frente com organizações altamente complexas.

Quem já passou por uma violação de dados na empresa sabe que as ações são altamente organizadas – existe um plano claro para invasão, levado a cabo por profissionais com conhecimento e aparato tecnológico suficientes para romper quase qualquer barreira. Quem orquestra esses ataques é tão organizado quanto as empresas que são invadidas.

Pior que isso: o tempo de resposta é lento. Uma organização leva, em média, 191 dias para identificar uma violação de dados. Cada vez mais códigos maliciosos e ataques são preparados para que criminosos consigam passar meses desapercebidos coletando dados – ou preparando um ataque de ransomware para um vultuoso pedido de resgate.

O Brasil é, hoje, um dos países mais atacados – com a exposição de mais de 200 milhões de dados de brasileiros em 2021. Empresas e governo são as grandes vítimas – mas o que efetivamente nós estamos fazendo para contornar essa situação?

Hacking, hoje, é um negócio
Como a maioria das empresas, os cibercriminosos se adaptaram e se ajustaram nos últimos dois anos. Os invasores modernos aprenderam a lançar campanhas de ransomware mais destrutivas, sem deixar rastros que podem gerar qualquer penalização pela lei.

E, quando há o desmantelamento de algum grupo, geralmente os criminosos rapidamente se reorganizam, com um novo nome, e utilizando nova infraestrutura tecnológica. O DarkSide, por exemplo, o grupo de ransomware por trás de vários ataques importantes, parece ter sido renomeado como BlackMatter.

A cada reinvenção, as gangues de ransomware podem voltar mais fortes, aprender com suas experiências e aproveitar novas técnicas e vulnerabilidades. Cibercriminosos têm uma grande variedade de ferramentas em evolução, muitos vetores para obter os dados que procuram e inúmeras maneiras de evitar a detecção após se infiltrar nas organizações vítimas.

E toda essa eficiência está por trás de um modelo de negócios: o RaaS — Ransomware as a Service – que permite a invasores independentes entrar em ação rapidamente.

Mas… o que nós estamos fazendo?
O cenário tão complexo às vezes não sensibiliza gestores e a liderança na condução do tema da proteção empresarial com a diligência necessária. A maioria das organizações não percebe a quantidade de dados que hoje estão excessivamente acessíveis. Um usuário comprometido tem o potencial de acessar e colocar em risco um volume enorme de dados confidenciais, gerando um raio de explosão inaceitavelmente grande.

Por isso, se você precisa começar por algum lugar, existem algumas ações que podem ser tomadas para tornar a sua empresa mais resiliente. O primeiro passo é adotar uma abordagem centralizada em dados. Mesmo com uma quantidade enorme de endpoints, a maioria dos dados está alocada em repositórios centrais — tanto na nuvem quanto on-premise. Como tantos vetores de ataques potenciais, é impossível se antecipar e monitorar todos. Ao invés de usar essa abordagem — de fora para dentro, é mais fácil proteger os dados, trabalhando de dentro para fora.

Além dos dados, a abordagem a partir do ambiente interno também inclui o monitoramento da atividade dos usuários. Analisar qualquer atividade incomum dentro do seu ambiente, como funcionários fazendo logins de locais estranhos, ou acessando arquivos que não estão relacionados ao seu trabalho, é fundamental para detectar atividade criminosa. Ações suspeitas são sinais de um dispositivo ou credenciais de usuários comprometidos. Alguns grupos de ransomware, como o BlackMatter, são conhecidos por usar credenciais de usuários expostas na Dark Web como um vetor de ataque.

Para ganhar resiliência e sair da inércia, é necessário trabalhar para estar à frente dos grupos criminosos. Uma coisa nós já sabemos: eles querem seus dados. Dificultar o acesso a eles e monitorar as possíveis investidas dos criminosos já vai tornar qualquer ataque mais complicado. Para reinventar a segurança, não é preciso reinventar a roda: você precisa contar com tecnologia.

* Carlos Rodrigues é vice-presidente da Varonis

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Home office aumenta stress e esgotamento em mulheres

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São Paulo, SP 21/3/2022 – Dados mostram que as mulheres foram o grupo mais afetado com esgotamento, ansiedade e falta de energia, sintomas conhecidos como burnoutPesquisa realizada pela Leanin.Org e McKinsey & Company, envolvendo mais de 65 mil colaboradores, encontrou um preocupante aumento nos casos de esgotamento e aponta suplementação como melhor forma de resolver sintomas e efeitos do esgotamento.

Uma pesquisa realizada pela Leanin.Org e McKinsey & Company, envolvendo mais de 65 mil colaboradores, encontrou um preocupante aumento nos casos de esgotamento em contexto de trabalho – o famoso “Burnout”.

O mais preocupante é que os dados mostram que as mulheres foram o grupo mais afetado durante esse período. Para se ter ideia, a diferença ente os casos de burnout envolvendo homens quase dobrou se comparada com os resultados de 2020, antes da pandemia. No começo de 2020, 32% das mulheres disseram ter vivenciado burnout ou sintomas de burnout com frequência, ou quase sempre.

Um ano depois, em 2021, a porcentagem de mulheres que relatam sofrer com frequência ou quase sempre aumentou para 42%. Os sintomas de esgotamento devido ao trabalho são inconfundíveis: picos de ansiedade pela manhã, falta de energia durante a tarde, e a dificuldade de dormir no período da noite. Essa condição, se prolongada, vai levando a sintomas emocionais mais graves, como irritabilidade, tristeza, transtorno de ansiedade e até depressão.

O impacto do home office

Um dos problemas é o home office, implementado de forma emergencial por muitas empresas durante os 2 últimos anos, parece ser uma peça chave para essa piora nos quadros de cansaço, estresse e ansiedade. É o que indica A pesquisa conduzida pela Universidade do Sul da Califórnia 

Ao analisar um grupo de 1 mil participantes ao longo de aproximadamente 70 dias, avaliando níveis de saúde física e mental, os pesquisadores chegaram a dados alarmantes. 75% de todos os entrevistados relataram pioras em quadros de problemas mentais e emocionais.

Os resultados, publicados no Journal of Occupational and Environmental Medicine, mostraram que as jornadas aumentaram cerca de 1,5 hora por dia. E mulheres foram, de longe, as mais afetadas e propensas a problemas de depressão e esgotamento.

“Ninguém estava esperando que as coisas mudassem tão rápido […] A sobrecarga neste momento vem tanto do cuidado com os familiares e com a casa quanto do próprio trabalho.”, diz a psicóloga Gabriela Costa, que atua como voluntária no Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) em Águas Lindas, Goiás.

Apesar da extensão do problema, muitas mulheres vem tentando resgatar, à sua maneira, um estilo de vida mais leve e mais saudável. E nesse contexto, existe uma solução que está ganhando espaço nos lares brasileiros: a suplementação para bem-estar.

Como os nutrientes atuam na disposição?

Pesquisas indicam que a suplementação de micronutrientes são capazes de auxiliar consideravelmente no processo de produção de energia do corpo, tanto em pessoas saudáveis, quanto em casos patológicos. Ao falar de cansaço e estresse, a suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos podem atuar em dois níveis no corpo humano.

O primeiro nível é o imediato: substâncias termogênicas e estimulantes, como a cafeína anidra, têm uma capacidade de provocar efeitos instantâneos no corpo, aliviando a sensação de fadiga, e trazendo energia, disposição e concentração. 

O segundo nível é o dos efeitos crônicos, de longo prazo: alguns minerais, como Magnésio e selênio, e Vitaminas antioxidantes, como Vitamina B1, Vitamina D e B12 comumente estão em níveis abaixo do normal, por razões como dieta e estilo de vida. Acontece que eles são cruciais em diversas reações químicas em nosso corpo, e a falta deles está diretamente ligada a muitos dos sintomas do esgotamento. Um equilíbrio nos estoques desses micronutrientes é essencial para a manutenção da disposição diária, para o combate à ansiedade e manutenção do sono.

Como encontrar uma suplementação para combater o cansaço?

Tratar os sintomas de esgotamento feminino através de uma ingestão estratégica de micronutrientes que promovem energia e disposição, tanto imediata, quanto crônica. Essa é a proposta do suplemento Hera®, criada no Brasil de forma exclusiva pela Vital Nutri Bio™️.

O suplemento Hera é feito especificamente para mulheres que enfrentam duplas jornadas em suas rotinas diárias, seja no lar, no trabalho ou estudo, e que desejam acabar com aquela sensação de esgotamento que as impede de completar suas tarefas diárias com mais leveza.

De acordo com Edson Lopes,  nutricionista, personal trainer e co-fundador da Vital Nutri Bio o principal diferenciador do Hera é “ que atua de forma simultânea nos dois níveis, trazendo um efeito imediato no foco e disposição e também promovendo saúde e bem estar no longo prazo e em todas as horas do dia.”

Dado os resultados alcançados por quem toma o Hera, a empresa Vital Nutri Bio segue em rápida expansão.

Hoje a empresa cobre todo território nacional, além de estar presente na Argentina, Bolívia, Paraguai e com planos de entrada na Europa ainda em 2022.

Website: http://www.vitalnutribio.com.br



F1 – Saiba quais são os pneus escolhidos para o GP de Jeddah

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OS PNEUS NA PISTA

  • Menos de quatro meses após sua primeira visita, a Fórmula 1 está de volta à Arábia Saudita. A Pirelli mais uma vez escolheu os compostos do meio da gama: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio. Desta vez, porém, é com a nova família de carros e pneus de Fórmula 1, já que as equipes experimentam pela primeira vez o composto C4 na competição deste ano – com os três compostos mais duros nomeados para a rodada de abertura no Bahrein há uma semana.
  • Esta escolha foi feita em função das características da pista de Jeddah (tanto em termos de traçado como de asfalto), as temperaturas esperadas, bem como os dados recolhidos da corrida de estreia em 2021. A nova superfície do ano passado oferece um bom nível de aderência (pontuação três em cinco na classificação da Pirelli) e níveis razoavelmente contidos de abrasão do asfalto (pontuação de dois em cinco na classificação da Pirelli), o que deve levar a desgaste e degradação moderados. A severidade das cargas e velocidades é média, com o estresse geral dos pneus pontuando três em cinco. Devido ao layout de fluxo rápido, a pista não é particularmente exigente em termos de tração e frenagem (marcando dois em cinco na classificação da Pirelli). Espera-se um alto grau de evolução da pista no fim de semana, graças também ao programa de corridas de apoio com a Fórmula 2.
  • O circuito de rua mais rápido da F1 mudou um pouco desde sua estreia no calendário no ano passado, como resultado de modificações solicitadas pelo órgão regulador após alguns incidentes na pista da última vez. Estes consistem principalmente em abrir as linhas de visão através das curvas, movendo as barreiras mais para trás, enquanto a curva final (Curva 27) foi alargada pela remoção de uma arquibancada, o que pode tornar a volta um pouco mais rápida. A curva 13 (de 27) ainda apresenta 12 graus de inclinação, ajudando o fluxo rápido do circuito que o torna a segunda volta mais rápida do ano no geral, depois de Monza.
  • O GP da Arábia Saudita, de 50 voltas, é a segunda corrida noturna consecutiva no calendário, o que significa que as temperaturas da pista podem ser diferentes entre as sessões – como foi o caso do Bahrein – com o TL2 e a classificação mais representativos das condições de corrida.

Previsão de consumo dos pneus

Calibragem e cambagem

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Plataformas de gestão de marketing digital se consolidam no Brasil

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Joinville, SC 21/3/2022 – Os custos de mídia estão cada vez mais elevados na atual conjuntura e escolher a estratégia certa é crucial para não desperdiçar tempo e recursos – Alan KoerbelO Marketing Digital é um setor que se tornou ainda mais competitivo após a pandemia de Covid-19. No entanto, ainda existe uma carência de protocolos e metodologias maduras no nicho. Não à toa, as plataformas de gestão estão se consolidando no Brasil, oferecendo maior competitividade e profissionalismo.

Como o Marketing Digital chegou ao Brasil há uma década, existe uma carência de protocolos e metodologias maduras neste mercado. Isso faz com muitos gestores atuem na base da tentativa e erro, o que resulta em ROI baixo.

As ferramentas de gestão surgem e conquistam espaço par aumentar a competitividade e profissionalismo das equipes de marketing.

Aquecido desde o período pré-pandêmico, o setor disparou nos últimos dois anos. As medidas de isolamento social impuseram ao Marketing Online uma necessidade de adaptação, tornando o mercado ainda mais competitivo.

“Os custos de mídia estão cada vez mais elevados na atual conjuntura e, por isso, escolher a estratégia certa é crucial para não desperdiçar tempo e recursos da empresa”, explica Alan Koerbel, CEO da eKyte.

Apesar da alta demanda e abundância de vagas de Marketing Digital, há uma grande dificuldade de preenchê-las com profissionais qualificados. “Por se tratar de um mercado relativamente novo, os profissionais mais experientes possuem cerca de dez anos de atuação”, conta Koerbel.

Quais os desafios para a gestão de Marketing Digital?

Em expansão no território brasileiro, este mercado viu a consolidação de uma vasta lista de ferramentas que auxiliam a operação de agências e departamentos de Marketing Digital. No entanto, a grande maioria foca em nichos específicos como e-mail marketing, redes sociais, blogs e anúncios.

Segundo Koerbel, isso não é uma notícia das melhores. “Hoje, um time de Marketing Digital pode usar dezenas de ferramentas no dia a dia. Esta descentralização é perigosa, pois gera desorganização e outros gargalos que fazem a produtividade despencar”, diz.

Além disso, a maioria das soluções de Marketing Digital não oferecem recursos de estratégia e gestão. Com elas, os gestores passam a ter maior dificuldade na distribuição de tarefas, mensuração de produtividade e uso de dados para a tomada de decisões estratégicas.

Quais ferramentas ajudam a gestão de Marketing Digital?

Por ajudarem os gestores nesta jornada, ferramentas genéricas para gestão de processos e que atendem todos segmentos cresceram no mercado. Elas atendem apenas uma parte do processo de Marketing, obrigando as equipes a agregarem várias outras soluções que não tem sinergia.

Além disso, estas soluções são cobradas em dólar, acompanhando a cotação do câmbio. Por isso, as equipes lidam com dezenas de soluções e tem um custo inviável.

Neste contexto, o surgimento de plataformas especialistas em gestão de Marketing Digital é uma tendência fortíssima deste marcado – e com nomes fortes ganhando espaço. E, é claro, permitem a realização de uma gestão de alta performance.

“Empresas cuja gestão não usa uma ferramenta que atua em todas as etapas do Marketing Digital ficarão para trás. Como o mercado está cada vez mais competitivo, é essencial centralizar tudo em uma plataforma que te ajudará a potencializar resultados”, explica Koerbel.

Segundo ele, o as equipes de marketing que conseguirem maior resultado com menor custo e tempo saem na frente da concorrência. “Um olho precisa estar na produtividade do time e o outro no desempenho das campanhas. Este é o desafio que as soluções para gestão de marketing digital devem apoiar no dia a dia dos gestores e profissionais”, conclui.

Quais são os recursos de uma solução de gestão de marketing

Diferentemente dos Sistemas de Gestão de Empresa (ERPs), ainda não há um padrão consolidado de quais recursos devem ter numa solução de gestão de marketing. Os recursos que normalmente compõem um sistema de gestão de marketing são:

  • Base de conhecimento
  • Planejamento de campanhas

  • Gestão de projetos

  • Controle de tarefas

  • Colaboração entre equipe e clientes

  • Publicação de posts

  • Data-driven Marketing

  • Gestão de atendimento

  • Biblioteca de ativos digitais

Estas nomenclaturas podem variar, mas o importante é que elas fechem o ciclo completo – partindo da gestão até a performance. Além disso, envolver a equipe e clientes e um ciclo contínuo de aprendizado e evolução ágil é essencial.

O eKyte é uma Plataforma para Gestão de Marketing Digital de alta performance que acelera times para planejar campanhas, produzir, otimizar e aprender: https://www.ekyte.com/pt-br/

Website: https://www.ekyte.com/pt-br/



Datas sazonais: cinco dicas para o varejo estar preparado

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21/3/2022 – Cada ano é um ciclo de picos de venda para os varejistas. Nesse ciclo há também as datas sazonais. Para o negócio conseguir bons desempenhos, é interessante conhecer algumas dicas.

O varejo tem seu fluxo orgânico de vendas, mas em datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, das Crianças, Black Friday e Natal, o volume aumenta exponencialmente. Nesse cenário, o e-commerce mostrou um crescimento acelerado em 2020, que se manteve ao longo do ano passado, sendo a principal alternativa aos lojistas para manter os negócios em andamento. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce cresceu 19%. Para 2022, a previsão é atingir 12% de crescimento.

Diante disso, o varejo consegue prever e se preparar para essas datas e atender melhor os consumidores. Assim, é preciso estar atento a cinco dicas para superar as expectativas dos clientes:

1) Mapear as datas comemorativas

Saber quando o volume de vendas do negócio vai aumentar é o primeiro passo para suprir as demandas extras.

2) Analisar o histórico dos períodos de maior volume

Nem todas as datas comemorativas são rentáveis a determinados tipos de negócios. Nas celebrações mais fortes, como Dia das Mães e Natal, o aumento de vendas é esperado, mas, conforme o core da empresa, o Dia do Orgulho Nerd, por exemplo, pode não ser indicado para investir.

3) Planejar as ações com antecedência

Inclui-se a comunicação, os descontos e a logística de entrega. Tudo precisa ser pensado e executado com qualidade e agilidade para que as expectativas dos clientes sejam atendidas, evitando reclamações que podem abalar o negócio.

4) Promover descontos e facilidades reais

O intuito é oferecer descontos para pagamentos à vista ou praticar a redução de preços de modo que o consumidor não se sinta prejudicado. Costuma-se difundir informações que algumas empresas agem de forma enganosa e aumentam os valores antes de datas comemorativas para atrair clientes com grandes descontos. Hoje, os consumidores estão mais atentos a essas práticas, além do auxílio de diversas plataformas que mantém o histórico de preços para determinado produto. Além disso, a loja que pratica esse tipo de ação fica sujeita a ser acionada por órgãos regulatórios e multada por irregularidades.

5) Procurar a resolução rápida de problemas

Por mais que haja planejamento, erros podem acontecer. É preciso estar atento nesses pontos e buscar soluções para resolver as pendências o mais rápido possível e menos prejudicial para os consumidores.

O varejo tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são ainda mais especiais e alavancam os negócios. Para ser bem-sucedido, a empresa precisa buscar explorar todo o potencial. Para isso, organização e planejamento são pontos essenciais.

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores

Website: http://www.giulianaflores.com.br



Opticon mais uma vez na Feira Internacional de Automação para o Comércio

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São Paulo 21/3/2022 – Nos últimos anos, temos mostrado não só nossa linha de produtos, mas também como utilizá-los de maneira inovadora – Jalale Farhat.
Durante a AUTOCOM2022, a empresa focará na apresentação dos leitores, coletores de dados e solução de precificação eletrônica para mostrar ao mercado como as soluções podem proporcionar melhor experiência de compra para os clientes.

Depois da vacinação em massa contra a Covid-19, a volta dos eventos presenciais começa a ser uma realidade no Brasil. Pensando nisso e com o objetivo de fomentar e promover seus produtos no mercado nacional e na América Latina, a Opticon – multinacional especializada em soluções de alta tecnologia para estruturas varejistas, participa da Feira Internacional de Automação para o Comércio – AUTOCOM 2022, que acontece de 05 a 07 de abril,  no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo.

A AUTOCOM é o local onde os expositores apresentam ao público visitante altamente qualificado suas soluções e novidades seja no desenvolvimento de novos softwares, hardwares, ou mesmo soluções integradas e específicas para cada novo formato de automação para o comércio e varejo. A característica mais importante da feira é a presença de expositores com soluções já adequadas à legislação e necessidades nacionais, o que permite a aplicabilidade imediata no comércio brasileiro.

Conforme Jalale Farhat, Area Manager Latin America da Opticon: “Nossa participação tem como objetivos a construção de imagem, contato com os tomadores de decisão da indústria, bem como apresentar e demonstrar nossos produtos e soluções, apresentar protótipos para feedback do mercado e obter informações de mercado de concorrentes e clientes”.

Este ano, a Opticon vai focar na apresentação dos leitores, coletores de dados e solução de precificação eletrônica, para mostrar ao mercado, como as soluções podem proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes.

O executivo ainda coloca a AUTOCOM como a grande vitrine de novidades para o varejo mundial. “Nos últimos anos, temos mostrado não só nossa linha de produtos, mas também como utilizá-los de maneira correta, proporcionando aos varejistas ganho de tempo, acuracidade e melhoria de processos”.

Ainda de acordo com Jalale, a importância da Autocom para o setor é imprescindível, pois aproxima os visitantes das tecnologias que estarão presentes no mercado varejista nos próximos anos. “Somos um player do setor varejista, por isso estar presente em um evento como Autocom, e que oferece oportunidades únicas de networking e apresenta novas tecnologias e soluções inovadoras para o mercado, é essencial para o nosso negócio”, conta.

Website: http://www.opticon.com



Corpo e mente precisam trabalhar juntos na reabilitação motora

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Pode parecer inusitado, mas o nosso corpo tem memória. Isso mesmo! E as lembranças de nossas experiências motoras estão intimamente ligadas às sensações, o que representa uma grande riqueza quando surge a necessidade de reabilitação dos movimentos. É preciso ativar essas recordações.

“Pacientes que sofreram um AVC, por exemplo, podem ter perdas sensoriais significativas em determinadas partes do corpo e, com isso, não responder a estímulos táteis feitos pelo terapeuta. O mesmo pode ocorrer com quem sofreu outro tipo de lesão ou sofre de Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), entre outros”, explica a terapeuta ocupacional Syomara Szmidziuk.

É possível que eles não respondam por não reconhecerem aquelas sensações. Nesse caso, o terapeuta pode, por meio da linguagem, associar os estímulos a lembranças pessoais, como os pelos de seu cachorro ou o tapete de sua casa, por exemplo. Assim, há maiores chances de que a pessoa em tratamento reconheça as sensações e volte a apresentar sensibilidade na região do corpo que está sendo trabalhada.

O Método Perfetti, desenvolvido nos anos 1970 na Itália e crescente hoje no Brasil, auxilia tanto crianças quanto adultos que sofrem de maneira crônica ou aguda os efeitos de lesões neurológicas.

“Nosso corpo é um sistema que muda a cada dia a partir de nossas experiências, e os métodos de recuperação devem mudar também”, salienta a terapeuta. Pelo Método Perfetti, o paciente irá reaprender movimentos pela integração entre a mente e o corpo, pois o aspecto cognitivo está intimamente ligado ao funcionamento motor.

“A reabilitação neurocognitiva considera o corpo e a mente como entes inseparáveis e reconstrói essa relação por meio de exercícios. Por meio da linguagem, o paciente exprime sua realidade e o terapeuta o guia para redescobrir o próprio corpo – ele irá sentir como se mover melhor”.

É claro que cada caso deve ser analisado em suas particularidades, de forma a selecionar os estímulos mais adequados para cada lesão e capacidade de percepção.

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Cidade Rara: fórum online para debater doenças raras será em 30 e 31 de março

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Brasília, DF 21/3/2022 – O tema escolhido para dialogar com os vários atores sociais será “Políticas Públicas de Saúde focadas em Doenças Raras”Evento gratuito discutirá assuntos relacionados às políticas públicas de saúde voltadas para doenças raras, como legislação, triagem neonatal e diagnóstico

Estimativas apontam que há mais de oito mil patologias consideradas incomuns pela medicina. São as chamadas doenças raras, que afetam mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Cidade Rara é um fórum nacional que discute anualmente assuntos relacionados a essas doenças. Em sua segunda edição, o evento tem o tema “Políticas Públicas de Saúde Focadas em Doenças Raras” e o objetivo de dialogar com os vários atores sociais sobre soluções para uma questão que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo.

O fórum será realizado nos dias 30 e 31 de março, em formato on-line. “Trata-se de um projeto colaborativo, cuja agenda foi pensada para promover o diálogo e avanços sociais para os Raros e suas famílias”, explica Lauda Santos, presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas (Amavi).

O Cidade Rara discutirá diversos tópicos, como os oito anos da Portaria nº 199/2014; Triagem Neonatal e Diagnóstico; Atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs); e Projetos de Lei sobre Doenças Raras no Congresso Nacional. 

Uma das maiores dificuldades dos pacientes com doenças raras é conseguir o diagnóstico correto. “O diferencial na qualidade de vida das pessoas que possuem alguma doença rara se dá por meio do diagnóstico precoce. Em muitos casos, as crianças não são diagnosticadas e morrem antes dos cinco anos de idade”, ressalta Lauda Santos.

Serviço

Cidade Rara: 2º Fórum Nacional de Doenças Raras

Data: 30 e 31 de março

Horário: a partir das 8h30

Inscrições: www.cidaderara.com.br 

Website: https://www.cidaderara.com.br/



Dia Mundial da Água visa defender o manejo sustentável dos recursos hídricos

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São Paulo 21/3/2022 – A taxa de recarga dos aquíferos é muito lenta em comparação com a das águas superficiais.Discussões em torno do futuro da água e das boas políticas de gestão hídrica ganham destaque nesta data.

O dia 22 de março foi oficialmente nomeado pela ONU, através da resolução A/RES/47/193, como o Dia Mundial da Água, uma forma de chamar a atenção da população para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos. “A Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU em 1992, diz que a água é um patrimônio e nós somos responsáveis pela sua conservação”, ressalta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

A água está se tornando escassa em muitas regiões do planeta e será necessário o consumo consciente, ou populações inteiras, que já sofrem escassez, passarão a conviver com situações dramáticas. A população, seja ela urbana, rural, residente em periferia ou pequenas comunidades, tem direito a água potável de boa qualidade, livre de qualquer tipo de contaminação. A contaminação que se alastra em vários aquíferos poderá comprometer o ciclo de vida de todas as espécies.

A taxa de recarga dos aquíferos é muito lenta em comparação com a das águas superficiais. O tempo médio de reciclagem para lençóis freáticos é de aproximadamente 1.400 anos. A água dos aquíferos se move dentro da Terra com lentidão glacial e seus poluentes continuam a acumular. Diferente dos rios, os aquíferos se transformam em tanques para poluentes, diminuindo desta forma a quantidade de água pura que podem produzir para consumo humano.

“Em vista dos poluentes naturais e antropogênicos nas águas subterrâneas e superficiais, a demanda constantemente crescente por água potável para uma população global em crescimento, bem como a demanda igualmente crescente por produtos agrícolas e industriais estão colocando demandas cada vez mais complexas em tecnologias de tratamento de água e produtos”, afirma o Dr. Stefan Neufeind, head of Technical Marketing da Lanxess, na Alemanha.

“O ser humano está contribuindo para a mudança da geografia da terra, das encostas e dos cursos da água, aumentando a vulnerabilidade para se tornar vítima dos eventos extremos da natureza como inundações, secas, deslizamentos de terra, entre outros fenômenos climáticos. A água, sua produção, preservação, proteção e uso racional são temas ambientais dos mais importantes na atualidade. Pouco valor terá casas, terrenos, edifícios, se não houver a água potável. É necessário promover debates em todos os níveis da sociedade, por pessoas de todas as idades, em locais acessíveis à comunidade. Mobilização social é a chave para a solução do desperdício. É preciso mobilizar pessoas, grupos, organizações, segmentos da população para que saiam da estagnação e criem, através da educação e conscientização, um ideal coletivo de uso racional da água”, pontua Vininha F. Carvalho.

O sistema de gestão dos recursos hídricos vive momentos decisivos. Questões vitais precisam ser definidas para a preservação deste precioso líquido. Os sistemas de água doce não sobreviverão se o habitat ao redor for destruído pelo desmatamento descontrolado, urbanização desenfreada e consequente poluição.

“Prover acesso à água de qualidade e gerir as questões relacionadas aos recursos hídricos é essencial para o progresso econômico e social, uma vez que permite proporcionar qualidade de vida da população, reduzir a pobreza, diminuir as taxas de mortalidade e os gastos com saúde pública e favorecer o desenvolvimento econômico”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news



Mulheres somam 22,5% dos cargos de liderança em TI

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São Paulo, SP 21/3/2022 – Pesquisa revela aumento no número de mulheres líderes na área de tecnologia, porém em ritmo lento.

A Forbes noticiou recentemente que a consultoria Robert Half em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) divulgou uma pesquisa que mede e compara a motivação de homens e mulheres em todos os níveis hierárquicos quanto ao alcance de cargos de liderança. 

O resultado mostrou que a média das respostas são praticamente iguais, mostrando que ambos os sexos têm as mesmas ambições e medos, ou seja, com isso, sabe-se que a pouca quantidade de mulheres em cargos de liderança não é resultado da falta de motivação. Então, o que explica a discrepante diferença entre homens e mulheres em cargos de liderança?

É sabido que algumas profissões e cargos têm mais presença masculina e vice-versa. Geralmente, mulheres são mais vistas em áreas ligadas ao cuidado, enquanto os homens ficam com as partes que exigem força ou operações matemáticas como nas áreas de engenharia e tecnologia. A prova disso está na publicação das Estatísticas de Gênero feita pelo IBGE que mostra a proporção de mulheres entre os matriculados em cursos de graduação. 

O levantamento aponta que a área com maior predominância feminina é a de Bem-Estar com 88% das matrículas compostas por mulheres enquanto as áreas com menor representatividade feminina são respectivamente Engenharia e profissões correlatas com 21,6% e Computação e Tecnologias da Informação com 13,3%. 

A área tech ainda prevalece como um universo majoritariamente masculino. Mesmo depois do crescimento de vagas relacionadas ao setor de TI após a pandemia, ainda é possível ver o abismo que há entre homens e mulheres. Gisele Zambrano, Product Owner da empresa Vsoft, afirma: “Existem empresas que prezam pela igualdade, mas infelizmente existem pessoas que não seguem o mesmo pensamento. Vejo o mercado de tecnologia muito eclético, mas que ainda precisa quebrar paradigmas”.

Se em cargos ocupados por mulheres há um déficit a ser combatido, quando afunila-se para cargos de liderança, a situação acirra-se ainda mais. Estatística divulgada pela Statista mostra que no período entre 2015 e 2021, o número de mulheres em cargos de diretoria em escala global foi de 12,5% para 22,5%, um aumento de 10%. O aumento pode parecer expressivo, no entanto mostra que a diferença entre homens e mulheres segue significativa. 

Felizmente, algumas empresas de tecnologia estão enxergando esse cenário, seja através de oportunidades, direcionando vagas para mulheres, ou as promovendo a cargos de liderança. Um ponto importante a ser destacado é que não adianta receber mulheres se o ambiente de trabalho permanece o mesmo. É necessário que a mudança parta de dentro para fora, para que assim, outras mulheres se sintam confortáveis em ingressar no mercado tecnológico. Ana Rodrigues é uma das mulheres que atuam em empresas de tecnologia e possui cargo de líder. Ana iniciou suas atividades na empresa Vsoft como estagiária e em 2021 tornou-se a CFO da empresa e afirma que “o setor vem mudando ao longo do tempo, porém ainda é uma área onde vemos muitos homens, em todos os níveis”.

Website: https://www.vsoft.com.br/



Estudo aponta alta taxa de motoristas que consomem álcool

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São Paulo, SP 21/3/2022 – Dados do Detran no distrito federal mostram que número de motoristas flagrados com teor de álcool no organismo aumentou no segundo ano de pandemia

Desde o começo do segundo ano de pandemia o número de motoristas flagrados alcoolizados disparou no Distrito Federal. Dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mostraram que o aumento foi de 37,5%. Vale destacar que o resultado divulgado foi para uma comparação entre os meses de janeiro e agosto de 2021 e todo o ano de 2020.

Antes do final do ano de 2021, o número de motoristas flagrados com álcool no organismo foi de 16.419 contra 11.943 registrados em 2020 no período divulgado no Distrito Federal. Os especialistas do Detran-DF afirmaram que o risco de acidentes no trânsito por causa da ingestão de álcool

Ações são desenvolvidas para diminuir o número de pessoas que ingerem bebida alcoólica antes de dirigir. Além da suspensão do direito de dirigir pelo período de um ano, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70.

Segundo a página do Detran-DF no site do Governo Federal, fiscalizações foram realizadas para conscientizar e autuar condutores por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica. Na primeira semana de dezembro de 2021, a Polícia Militar do DF (PMDF) contribuiu no apoio ao Detran-DF para realização de operações em toda região.

O especialista em tratamento para dependência química José Maria da Silva, responsável pela clínica de recuperação Valor da Vida, afirmou que o consumo de bebida alcoólica tira a atenção do motorista no trânsito e principalmente prejudica a reação do motorista numa situação adversa. “A pessoa que é motorista não deveria pensar em beber quando sai de casa com seu veículo. Na clínica de recuperação para dependência alcoólica e química Valor da Vida, recebemos muitos jovens com problemas relacionados ao álcool e buscam abandonar o vício e voltar para sua família, ou seja, os dependentes desejam mudar sua conduta. O poder público deve se preocupar em conscientizar essas pessoas para reduzir, não só acidentes de trânsito, mas também muitos problemas que essas pessoas enfrentam todos os dias. Todos precisam de ajuda”, disse José Maria.

Acidentes de trânsito por consumo de bebida alcoólica

Estudo apresentado pela Universidade de São Paulo (USP) e realizado por seus pesquisadores, apontou que 31,4% das pessoas internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FM-USP) por motivo de trauma apresentaram níveis de consumo de substâncias psicoativas. O estudo recebeu a colaboração de pesquisadores do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega, e também recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A pesquisa mostrou que o álcool foi a substância mais consumida em 23% dos casos de traumas recebidos pelo hospital universitário. Ainda, cocaína com 12% e maconha com 5%.

Da lista de pessoas que sofreram algum tipo de trauma, entre o período do estudo que aconteceu entre julho de 2018 e junho de 2019, a maioria foi por acidente de trânsito, seguido de quedas e fatos violentos, como brigas e agressões, sem e com armas de fogo. A pesquisa foi realizada somente com pessoas maiores de 18 anos.

Campanhas de conscientização

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece um calendário com campanhas de conscientização no portal do Governo Federal. Neste mês de março de 2022 os temas transporte escolar e trânsito seguro serão explorados na campanha

Website: https://valordavida.com.br/



Webinar gratuito para gestores escolares sobre fechamento do trimestre

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21/3/2022 – As inscrições são gratuitas e o evento acontece online no dia 31 de março às 19h

A Jornada Edu, braço de conteúdo da agenda digital líder de mercado no país, Agenda Edu, apresenta mais uma edição do Conversa Paralela Ao Vivo, uma live feita para gestores escolares. O tema será “Fechamento do primeiro trimestre: quais os próximos passos?” e as inscrições são feitas de forma online gratuitamente. O projeto propõe a realização de uma live toda última quinta-feira do mês para discutir os temas mais urgentes da educação brasileira. A edição de março acontece no dia 31 às 19h, horário de Brasília, mostrando como melhorar os resultados analisando dados, pessoas e ferramentas.

Toda conversa é conduzida por um mediador e traz novos convidados. Neste mês, os participantes são Andrezza Amorelli, especialista em gestão e planejamento escolar e sócia-proprietária da A. Amorelli Educação e Treinamento, e Remmy Cabó, diretor e fundador do Colégio Nova Dimensão, em Fortaleza, e mestre em planejamento estratégico com MBA em Gestão Escolar.

A live será apresentada por Jones Brandão, especialista em educação, conhecido como o primeiro Diretor de Educação da Agenda Edu. Todos os inscritos que assistirem ao vivo poderão tirar dúvidas e conversar com os convidados.

Fechamento do trimestre: por que analisar?

O primeiro trimestre do ano letivo é bastante significativo para as escolas. É o momento certo para analisar o que foi feito, entender quais são as estratégias que devem ser tomadas, o que não funcionou e o que é necessário mudar.

Conversando com as suas mais de 3.000 escolas parceiras, a Agenda Edu percebeu que muitos gestores não sabem a melhor forma de analisar dados e deixam passar informações necessárias para melhorar o desempenho escolar ao longo do ano.

Com uma rotina atribulada, dificilmente a gestão tem tempo ou recursos para investir em uma análise profunda sobre os resultados. Por isso, o evento Conversa Paralela Ao Vivo buscará ajudar a examinar e verificar os dados de forma prática e otimizada.

Além disso, os convidados darão dicas para melhorar o desempenho das ferramentas e entender quais são as maiores dores e dificuldades da equipe escolar. Tudo isso é extremamente necessário para ajustar o próximo trimestre e garantir que a escola obtenha sucesso em 2022.

A Agenda Edu é uma empresa especializada em comunicação e engajamento escolar. Com a missão de simplificar a rotina de educadores, alunos e famílias.

A solução está presente em mais de 3 mil escolas em todo o Brasil e conta com mais de 2 milhões de usuários em sua plataforma. Hoje, seu braço de conteúdo é comandado pela Jornada Edu, que promove eventos, formações e materiais gratuitos.

Informações importantes

Conversa Paralela Ao Vivo

Tema: Fechamento do primeiro trimestre: quais os próximos passos? Como melhorar os resultados analisando dados, pessoas e ferramentas.

Data: 31 de março

Horário: 19h

Inscrições gratuitas: https://jornadaedu.com.br/conversaaovivo

Website: https://jornadaedu.com.br/conversaaovivo



Novo Marco Legal de Garantias tende a expandir a oferta de crédito, aponta ANBC

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São Paulo 21/3/2022 – De acordo com a entidade, a utilização de um mesmo bem imóvel para garantir diferentes operações terá impacto positivo também sobre as taxas de juros cobradas

A demanda por crédito, tanto de empresas quanto de consumidores, começou o ano sinalizando um movimento de alta. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, a busca por recursos entre as pessoas jurídicas cresceu 20% em janeiro na comparação com o mesmo período em 2021. Entre as pessoas físicas, o aumento foi de 7,2%. 

Nesse contexto, que reforça a necessidade do funcionamento eficiente do mercado de crédito, as discussões sobre o Novo Marco Legal de Garantias, por meio do Projeto de Lei 4.188/2021, ganha mais relevância. Isso porque, de acordo com o texto em análise, será possível utilizar um mesmo bem imóvel para garantir diferentes operações. 

Na prática, essa possibilidade tende a expandir o crédito para os consumidores e, ao mesmo tempo, reduzir os juros da operação.

De acordo com o BC, a análise de um grupo de clientes que realizou operações com valor e prazo parecidos constatou que as taxas de juros de operações de crédito pessoal sem garantias foram duas vezes maiores do que as taxas de operações garantidas.

“Os sistemas financeiros complexos e desenvolvidos requerem, além da confiança, critérios objetivos para lastrear suas operações. As garantias cumprem esse papel, dando mais segurança ao sistema”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC. “Atualmente, um bem imóvel pode garantir apenas uma operação, ainda que o valor da operação seja muito inferior ao valor do bem dado em garantia. Essa possibilidade de afiançar mais de uma operação com o mesmo bem torna as garantias mais eficientes”, completa Sfeir.  

O novo marco legal prevê a criação das Instituições Gestoras de Garantias (IGG), instituições privadas com responsabilidade de gerir as garantias constituídas na forma de bens móveis e imóveis, facilitando o compartilhamento entre operações de crédito junto a um ou mais concedentes. 

Desta forma, o consumidor que tenha um imóvel poderá submeter esse bem a uma avaliação e contratar um limite de garantia mediante o pagamento de tarifa à IGG. Enquanto tiver saldo, esse limite de garantia estará disponível para ser utilizado em diferentes operações. O novo marco promete também impacto na oferta de crédito, ampliando a participação de “fintechs”, plataformas “peer to peer” e cooperativas. No modelo atual, essas instituições têm uma postura mais conservadora na avaliação do risco. Com a segurança dada pelas garantias, a tendência é que essas instituições passem a considerar públicos associados a um maior risco de inadimplência. 

“O mercado de crédito brasileiro conta com um sistema de informações reconhecidamente eficiente e capilar, fornecendo informações positivas e negativas por meio do setor de birôs de crédito. Esse diagnóstico feito pelo Banco Mundial também constatou uma oportunidade de melhora no sistema de garantias, de modo a ampliar o acesso ao crédito. E o momento de modernizar esse sistema chegou, colocando-o em pé de igualdade com as melhores práticas internacionais”, finaliza Sfeir. 



Reserva financeira ajuda a lidar melhor com os imprevistos

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São Paulo, SP 21/3/2022 – Com as atuais mudanças macroeconômicas, é importante se prevenir dos altos e baixos da economia.

Imprevistos podem acontecer em qualquer momento e das mais variadas maneiras. Apesar de não ser previsível, é possível estar prevenido. Um exemplo disso é a chamada reserva de emergência, que será de grande valia quando um imprevisto acontece e é preciso desembolsar um dinheiro extra para lidar com a situação. Nestes casos, o problema é superado e o equilíbrio financeiro é mantido, algo fundamental para quem precisa desse controle.

O conceito de reserva financeira é simples de ser entendido: é aquele dinheiro separado periodicamente para montar um fundo de emergência. Como o próprio nome já sugere, o objetivo de poupar esse dinheiro é ter meios para cobrir alguma despesa emergencial e que não estava prevista anteriormente no orçamento, mas aconteceu.

Ter esse dinheiro extra para cobrir essa despesa que não estava no orçamento é fundamental para manter o equilíbrio das contas. Esse é o grande motivo que destaca a importância da reserva financeira, pois ela permite com que a pessoa consiga atravessar momentos delicados sem ter que comprometer o próprio orçamento.

Muitas pessoas acham que montar uma reserva de emergência é apenas um detalhe que pode ou não fazer parte do planejamento financeiro. Mas, na verdade, a reserva financeira é um dos pilares do planejamento financeiro e o grande escape quando os imprevistos aparecem.

Como montar uma reserva de emergência?

O primeiro passo é saber exatamente quais são os gastos essenciais e obrigatórios. Essa informação será relevante para determinar qual será o montante inicial que deve compor essa reserva. Por exemplo, se a despesa mensal essencial é de R$ 1.000,00, então será preciso traçar um planejamento para juntar dois, três ou quatro meses, a depender do planejamento pessoal, de despesas.

Sabendo exatamente quanto precisa ser gasto, a próxima dica é determinar uma meta de tempo para juntar a quantia desejada. Se o objetivo inicial é juntar três meses de despesas obrigatórias, então o montante final é de R$ 3.000,00, segundo o exemplo citado anteriormente. Definindo dez meses como prazo total, será preciso poupar R$ 300,00 por mês, dobrando esse tempo, vinte meses, é preciso colocar R$ 150,00 na reserva todo mês e assim por diante.

Manter um planejamento financeiro e mantê-lo em dia será algo extremamente importante para quem deseja poupar e montar uma reserva de emergência. Sem o controle das despesas que surgem ao longo do mês, fica muito difícil ter condições de poupar determinada quantia. Esse controle evita que quantias venham a ser retiradas da reserva sem que uma necessidade tenha ocorrido.

Trabalhar com metas é importante para conseguir atingir os objetivos traçados e manter o foco, mesmo nos momentos mais difíceis. Por isso, essa dica é muito importante para ajudar na criação da reserva de emergência. Essas metas variam de acordo com o objetivo da pessoa e vão desde o montante inicial da reserva até um futuro com total independência financeira.

Os primeiros passos para uma educação financeira de qualidade exigem mudanças de hábitos antigos. Portanto, é preciso cortar certos costumes que podem comprometer a jornada. Compras por impulso, gastos desnecessários, gastos acima do padrão e financeira pessoal devem ser atitudes do passado. A disciplina nesses momentos é fundamental para conter os impulsos do dia a dia e a vontade de gastar o dinheiro da reserva de emergência sem que exista um real motivo para isso.

Dessa forma, fica evidente que a criação de uma reserva de emergência é algo essencial para quem busca mais controle do próprio dinheiro e um futuro mais confortável. Ela é a garantia de que o orçamento não será comprometido mesmo nos cenários com os piores imprevistos possíveis.

Comunidade financeira

O Bullla é uma comunidade financeira que conecta pessoas por meio do empréstimo entre pessoas. É uma fintech com mais de com mais de 354 mil membros onde o Bom Poupador pode investir as suas economias.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/



TIM anuncia chegada de Fabrizio Bozzetto como CSO

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Fabrizio Bozzetto chega para assumir a posição de Chief Strategy Officer (CSO) na TIM Brasil, com especial atenção para governança e a implementação de projetos que norteiam a transformação digital da empresa e a estratégia para Customer Experience.

Ele contribuirá para o avanço da operadora em seu plano estratégico, especialmente no que se refere à consolidação dos serviços digitais e o fortalecimento das áreas de mobile advertising e data monetization.

Engenheiro, com pós-graduações em administração e gestão de energia, Fabrizio iniciou carreira em consultoria estratégica e tem mais de 15 anos de experiência no setor. Pelos últimos cinco anos, especializou-se na área de infraestrutura, incluindo Telecomunicações, participando da elaboração de estudos de mercado e presente em eventos e palestras sobre o setor de serviços.

“Ao destacar a importância do consumidor no modelo de negócios, estamos criando oportunidades de relacionamento e abrindo caminho para fortalecer uma tática vencedora. Acompanhei de perto a evolução da TIM no mercado brasileiro e a criação de parcerias estratégicas que valorizam a presença do consumidor e reforçam a importância de oferecer serviços digitais completos, alinhados às expectativas do cliente”, destaca Fabrizio.

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BYJU’S FutureSchool promove aula gratuita sobre programação

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No próximo dia 22, às 18h, a  BYJU’S FutureSchool promove em parceria com Marco Túlio, dono do AuthenticGames – referência em Minecraft, uma aula online que mostrará, na prática, as vantagens do ensino de programação e que é possível aprender enquanto se diverte. 

Durante a transmissão, os participantes poderão interagir com o youtuber, acompanhar uma aula de codificação ao vivo, além de conhecer jogos e avatares criados por alunos. Além disso, detalhes da plataforma serão apresentados para quem tem curiosidade e quer aprender a criar os seus próprios games e aplicativos.

“Desde a nossa chegada ao Brasil, mais de 100 mil crianças já iniciaram essa jornada. Notamos que a programação está se tornando o novo inglês ajudando as crianças a desenvolverem capacidade cognitiva, raciocínio lógico, e ainda com a função de moldar o futuro delas”, afirma Fernando Prado, Country Manager da edtech.

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Mulheres se destacam e fazem a diferença na aviação

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Curitiba 18/3/2022 – Neste segmento historicamente masculinizado, o avanço acontece pouco a pouco e é incentivado por empresas como a Helisul

É cada vez maior a presença das mulheres no mercado de trabalho, incluindo naquelas áreas culturalmente consideradas de domínio masculino, esbanjando competência e qualificação profissional. São anos de conquistas e avanços, que fazem com que hoje sejam respeitadas e valorizadas, muito além dos cuidados com a casa e a família.

No segmento da aviação, setor historicamente masculinizado, o avanço acontece pouco a pouco e é incentivado por empresas como a Helisul Aviação. As mulheres da companhia se destacam em diferentes setores e fazem toda a diferença para o desempenho da empresa em todas as bases nas quais ela se faz presente no país.

A gerente de base Edineia Clemente é uma dessas forças femininas. A paraense, mãe de um adolescente de 17 anos e de uma menina de oito, comanda uma equipe de oito homens no Aeroporto Internacional de Belém – Júlio Cezar Ribeiro, na capital do Pará. É ela a responsável por organizar a entrada e a saída de serviços de manutenção, seja de aeronaves de terceiros ou da própria frota da Helisul, além da gestão da equipe de mecânicos, inspetores e auxiliares.

A profissional vai completar sete anos na Helisul em 2022 e, vinda da área de administração de empresas, aprendeu o ofício da manutenção no dia a dia.  “Eu sou a única gerente de base que não é mecânica. Sou administradora de empresas. Não sabia nada de manutenção. Cheguei para gerenciar a parte administrativa do hangar e aí fui cuidando de uma ferramenta aqui, disso ali, e fui englobando e aprendendo tudo”, conta Edineia.

A profissional atua na área administrativa comercial no segmento da aviação há 12 anos e, ao todo, tem mais de 20 anos de carreira. Ela comemora o fato de ser respeitada como gestora e líder de equipe na Helisul, apesar de saber que a receptividade não é mesma em todos os lugares.

“Não encontrei dificuldade aqui, sempre fui muito bem aceita, mesmo não conhecendo a parte técnica a fundo. Talvez não seja para todo mundo. Nossos clientes são homens, mas não encontrei dificuldades. Acho que depende mais do que eu mostro do que querer me impor. Aqui todo mundo me aceita como profissional, então não enfrentei barreiras por causa disso.”

Desafios pelo caminho

Companheiras de Edineia não podem dizer o mesmo sobre os desafios de chegarem onde estão. A mecânica de aeronaves Valeria Araújo de Almeida atua há mais de dez anos na área da aviação, mas entende da atividade há mais tempo. De uma família de cinco irmãos mecânicos de carros, ela contou com um incentivo externo para poder realizar o desejo de trabalhar na profissão e acabou encontrando seu caminho no segmento aéreo.

Hoje ela é especialista na linha Bell e a única mulher na equipe de manutenção de helicópteros da Helisul. “Sempre quis trabalhar em oficina, mas por preconceito dos próprios irmãos nunca cheguei a trabalhar com mecânica e cuidava da parte de gestão da oficina”, conta Valéria. Com ajuda de um cliente, ela ganhou uma bolsa em uma escola de aviação e garantiu um diploma. A mecânica de aeronaves da Helisul é baiana, casada e tem uma filha de três anos.

A família deixou São Paulo há cerca de três meses para morar na capital paranaense, onde é a base de trabalho de Valéria e sede da Helisul. “Você chega em casa e ainda tem aquela dupla jornada. Brincar com a filha, cuidar da casa, então é bem desafiador. É um trabalho mais braçal, pesado. Além de trabalhar a parte física, também trabalha a parte mental. É desgastante, mas eu amo o que eu faço. Cada dia é um dia diferente.”

Valéria começou como auxiliar antes de ser mecânica e, para chegar onde está hoje, precisou ser firme e superar obstáculos por ser uma mulher na carreira. Segundo ela, não foram poucas as pessoas que fecharam os olhos para a competência e a tentaram fazer desistir.

“Literalmente elas achavam que mulher não deveria estar na manutenção, que deveria estar atrás de um fogão, cuidando do marido, da casa, e não fazendo um trabalho de mecânica. Todo esse preconceito, essa resistência que tive no início, só me deu força para que eu me tornasse uma mecânica com qualidade, com mais dedicação”, revela.

A gaúcha Patricia Massotti, piloto na Helisul há quase três anos, percebe semelhanças com o relato da colega. Baseada em Curitiba, ela atua no Serviço Aéreo Especializado (SAE), nas missões de combate a incêndio e carga externa, mas faz escalas no serviço aeromédico e voos panorâmicos quando é convocada. Antes, atuou como instrutora de voo na escola de aviação onde se formou e como piloto de táxi aéreo, na realização de voos panorâmicos e fretamentos.

Fascinada pela versatilidade dos helicópteros, Patricia correu atrás da realização do sonho, mas teve que enfrentar momentos de desconforto. “Já passei por situações em que alguns passageiros e até colegas, num primeiro momento, olhavam com estranheza, de certa forma duvidando que eu poderia ser piloto. Mas depois que a pessoa percebia que o voo era feito normalmente, como qualquer outro profissional faria, passava a me ver de forma normal, sem diferenciação de gênero”, conta a profissional.

Para ela, atualmente são bem menores as restrições e barreiras enfrentadas pelas mulheres que atuam como piloto, em relação às pioneiras da profissão. “Ainda há muitos com mentalidade atrasada, mas é bem mais comum ver pessoas achando legal que a piloto é uma mulher, parabenizando ou mais demonstrando admiração do que julgando”, comemora.

A piloto acredita que, cada vez mais, empresas como a Helisul têm dado oportunidades igualitárias para que as profissionais possam demonstrar suas capacidades e conhecimentos para assumir cargos por merecimento, sem distinção de gênero. “Merecemos a mesma oportunidade de cargos, como qualquer profissional.”

Uma ‘estranha’ no ninho

Com a intenção de inovar e manter o conceito de pioneirismo que carrega, a Helisul contou com a força do trabalho feminino na hora de inaugurar o posto de farmacêutica aeronáutica, assumido pela curitibana Renata Huszcz. Ela encarou o desafio de assumir a função no setor de transporte aeromédico da empresa há cerca de dois anos, para ajudar a fazer a diferença e a elevar ainda mais a excelência da operadora.

No Brasil, há apenas mais um homem e uma mulher no mesmo cargo no segmento da aviação. Renata assumiu do zero e tem como maior atribuição o gerencia

Website: https://www.helisul.com/



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