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Voluntários levam projeto de educação financeira para escolas públicas

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São Paulo 11/3/2022 – Com cursos sobre finanças, empreendedorismo e comportamento, projeto dá aos alunos do ensino médio de escolas públicas a capacidade de sonhar e concretizar sonhos

Na última terça-feira (8), a uma instituição de voluntários voltou a atuar presencialmente em escolas do município de São Paulo com seu programa de educação financeira para jovens. A primeira escola a receber o projeto é a Escola Estadual Barão de Ramalho, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo. Ao todo, serão oito aulas sobre comportamento, educação financeira e empreendedorismo, ministradas para os estudantes do terceiro ano do ensino médio noturno.

A instituição, chamada Multiplicando Sonhos, tem um planejamento pedagógico que leva em consideração a proposta curricular do Estado de São Paulo. Além disso, as aulas são montadas para abordar temas que fazem parte do dia a dia dos alunos. “Todas as oito aulas apresentadas pela instituição fazem sentido para a nossa escola. Isso nos fez aderir ao projeto”, diz Janete Aparecida de Melo, vice-diretora da E.E. Barão de Ramalho.

“Nossa expectativa em relação à Multiplicando Sonhos aqui na escola é grande. Além de trazer o conhecimento proposto, o que já é muito válido, esperamos que o projeto sirva de motivação para os alunos retornarem à escola depois de todo esse tempo em casa devido à pandemia”, explica a vice-diretora da escola.

Para Evandro Mello, CEO e fundador da Multiplicando Sonhos, a volta presencial às salas de aula é motivo de entusiasmo. “Qual aluno que não quer resgatar os sonhos depois de tudo isso que passamos e ainda não acabou? Com planejamento financeiro, é possível alcançar objetivos. E é isso que a Multiplicando Sonhos mostra a esses jovens”, diz.

Projeto ambicioso para 2022

O projeto da Multiplicando Sonhos para 2022 é expandir a oferta do programa de educação financeira para jovens, alcançando outras cidades e estados. O objetivo é replicar o sucesso do projeto piloto, lançado em 2019 na Escola Estadual Dom Pedro I, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, e do programa de educação financeira online, executado em parceria com a Brasil Cursinhos em 2021.

Na Escola Dom Pedro, uma pesquisa feita com os jovens que participaram da ação mostrou que, após o programa, mais de 96% dos estudantes vislumbravam uma vida melhor e 92% começaram a definir sonhos concretos. Ao todo, 200 alunos foram impactados diretamente e outros 500 foram atingidos indiretamente.

“Antes, eu não tinha tanto interesse em cursar uma faculdade e nem tinha muitos sonhos. O projeto me ajudou a me descobrir e ter uma visão melhor sobre o que eu queria da minha carreira e do meu futuro”, conta Caique Oliveira, estudante de Ciências Contábeis que participou da Multiplicando Sonhos em 2019, quando estudava na Escola Estadual Dom Pedro I.

Neste ano, cerca de 20 escolas públicas da cidade de São Paulo, a serem definidas, serão contempladas pelo projeto, que atende sempre turmas noturnas do último ano do ensino médio. A partir do segundo semestre de 2022, o projeto ultrapassa a barreira física da cidade de São Paulo e começa a atingir também outras cidades e estados.

Por enquanto, estão previstos cursos em escolas públicas de Curitiba, Rio de Janeiro (capital e baixada fluminense), Salvador, Salinas da Margarida (BA) e Taubaté (SP). Com uma expansão gradativa, a meta é atingir todo o território nacional até 2030, levando planos de educação financeira que seguem as diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU.

“Só em 2022, serão mais de 4000 alunos que terão a chance de colocar seus objetivos no papel e alcançá-los lá na frente! Esse é o verdadeiro sentido daquela frase que eu tanto gosto: nós somamos para multiplicar”, comenta o CEO da Multiplicando Sonhos.

Evandro, que estudou em escola pública na periferia de São Paulo e hoje é graduando em Administração em Comércio Exterior, explica que “a ideia é dar aos jovens a capacidade de sonhar, coisa que muitos infelizmente não têm graças à realidade socioeconômica que vivem, e ensiná-los a fazerem melhores escolhas em relação ao dinheiro, ganhando consciência sobre o que consomem e exercitando a visão de longo prazo”.

O programa é ministrado presencialmente nas escolas públicas e em plataformas online de cursinhos populares, em parceria com a Brasil Cursinhos. Em geral, são abordados temas como história do dinheiro, finanças pessoais, cultura de poupar, investimentos, micro e macroeconomia, introdução a termos econômicos básicos, psicologia econômica, empreendedorismo e ESG, levantando debates sobre economia circular e utilização sustentável dos recursos socioambientais.

Ao todo, são oito aulas que acontecem durante o horário de aula, garantindo maior adesão. A instituição permanece em média 2 meses dentro de cada escola e já conta com  mais de 100 professores voluntários, chamados de “multiplicadores”, que são capacitados pela instituição.

Website: https://www.multiplicandosonhos.org



Cólicas incapacitantes podem ser sintomas de endometriose

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São Paulo, SP 11/3/2022 – Quanto mais existe essa demora, mais chances a doença tem de se espalhar e afetar outros órgãos, como a bexiga e o intestino, e serem necessárias cirurgiasO diagnóstico leva entre 7 a 10 anos e a doença é considerada pela OMS um problema de saúde pública

São poucas as mulheres que conseguem listar mais de quatro sintomas da endometriose. Aliás, o número continua baixo se perguntarmos quais são as causas e quais são os principais tratamentos dessa doença, que atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo. Nos dias de hoje, a desinformação em torno da doença é alarmante, por isso, campanhas de conscientização são extremamente necessárias.

Um exemplo é a cólica – um dos principais sintomas da endometriose – que não deveria ser normal, mas muitas pessoas acham que é. Em 2021, a endometriose foi considerada um problema de saúde pública, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente pela forma como interfere na qualidade de vida da mulher, já que, muitas vezes, ela não consegue sequer levantar da cama para o seus afazeres diários ou trabalhar.

A OMS também aponta que 7 milhões de brasileiras foram afetadas pelo problema em 2019, sendo que 11.790 precisaram de internação. Uma delas é a Tathiane Fátima Bastos da Cruz, enfermeira, 38 anos, que conta ter começado com cólica aos 13 anos, desde a primeira menstruação. “Descobri a doença em 2010, aos 27 anos, quando era casada e tentei engravidar. Desde então venho travando uma batalha contra a doença, sintomas e sequelas. Passei por nove cirurgias até 2019. Como a endometriose não tem cura, continuo em tratamento e tentando controlar a minha dor. É triste quando a pessoa acha que cólica é frescura. Não é. Ter dor não é normal e pode ser endometriose. Por isso, acho tão importante a descoberta da endometriose no início. A minha foi detectada muito tarde”, lamenta Thatiane.

Por isso, campanhas de conscientização precisam ser cada vez mais eficazes e de fácil consumo, ou seja, com uma linguagem efetiva durante a leitura. Pensando nisso, o ginecologista Mauricio Abrão, professor de Ginecologia da FMUSP e o atual presidente da Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica (AAGL), está liderando várias ações durante o mês da endometriose, também chamado de Março Amarelo, com a criação de uma cartilha, ativações e conversas nas redes sociais, além de oferecer consultas gratuitas para quem carece de recurso.

“A endometriose é uma doença caracterizada pelo implante de um tecido semelhante ao que reveste a cavidade do útero, mas, fora do útero. A dor severa pode ser intensificada ainda na evacuação, na micção e nas relações sexuais, sendo a principal causa de dor pélvica e de absenteísmo na mulher”, alerta o ginecologista.

Com esse cenário de falta de informação de qualidade e de ajuda para quem precisa, o médico convocou diversos nomes importantes da comunidade médica brasileira, para fazer lives, debates, vídeos informativos e um manual bem didático, repleto de informações detalhadas sobre sintomas, tratamentos, para sanar todos os possíveis questionamentos. “Temos nutricionista, educador físico, psicólogo, entre outros profissionais que fizeram parte desse projeto, colaborando com dicas valiosas que vão trazer melhorias significativas para a vida das mulheres”, explica Mauricio Abrão, que também é Coordenador do Setor de Ginecologia Avançada da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O material servirá como um guia e mais uma ferramenta de conhecimento para acelerar o diagnóstico da doença, que hoje pode levar cerca de 7 a 10 anos. “Quanto mais demora, mais chances a doença tem de se espalhar e afetar outros órgãos, como a bexiga e o intestino, e serem necessárias intervenções cirúrgicas complexas, explica o especialista, idealizador da Nova Classificação da Endometriose, que vem sendo utilizada mundialmente desde novembro de 2021.

Para download da cartilha basta acessar o link: https://www.instagram.com/drmauricioabrao/

As consultas gratuitas serão oferecidas por meio das associações de pacientes, como a Acalentar, Endometriose Gapendi, Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose do Amazonas, entre outras.

Website: http://medicinadamulher.com.br/



Organizações criam meios para alertar sobre leilões falsos

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Em uma parceria conjunta, a Aleoesp (Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo) e o InnLei (Instituto Nacional de Leiloeiros, Ciência e Tecnologia) criaram plataformas que procuram informar, de forma atualizada, sites falsos que aplicam golpes no Brasil. Os canais de denúncias contam com a participação de vítimas que podem relatar os crimes sofridos.

A iniciativa da Aleoesp  e InnLei surge em um momento em que os golpes de leilões falsos ganham os domínios da internet brasileira. Em 2020, mais de 52 mil brasileiros tiveram contato com falsos sites de leilões, segundo pesquisadores do dfndr lab, laboratório de pesquisas em segurança cibernética da empresa brasileira PSafe. De acordo com o grupo, foram detectados 819 domínios maliciosos no período.

Para Anderson Lopes de Paula, leiloeiro oficial de leilões judiciais e extrajudiciais, a ação pode evitar que mais pessoas caiam em golpes do tipo e contribuir para que, com o maior número de denúncias, seja possível chamar a atenção das autoridades em tratar estes crimes com o rigor necessário. 

“O sucesso das plataformas depende da participação ativa dos brasileiros, que devem reportar as denúncias, prestando máxima atenção à ação de golpistas. Neste sentido, o compartilhamento de informações corretas sobre o tema é essencial”, afirma.

Sobre o trabalho de organização da lista de leilões falsos nos sites das organizações oficiais, De Paula explica que, em primeiro lugar, as entidades recebem as denúncias – que podem ser anônimas – via canais de atendimento.

“Em seguida, elas [organizações] averiguam o site informado e, se comprovada a denúncia, disponibilizam o site golpista para consulta”, explica. “O processo é colaborativo e deve ser assim. As denúncias dependem da parceria da sociedade com o trabalho das organizações na verificação de cada queixa”.

Leiloeiro explica como não cair em golpes

Segundo o leiloeiro oficial, os leilões, sejam em formatos tradicionais, digitais ou híbridos – on-line e off-line – ganharam força durante a pandemia de Covid 19, quando muitos brasileiros buscaram entender e encontraram um caminho de investir seu dinheiro, comprar um carro ou o imóvel e, até mesmo, outros bens que estejam disponíveis nos eventos.

“O leilão e as tecnologias se integraram muito bem. Ainda assim, infelizmente, a modalidade tem sido vítima dos crimes cibernéticos, onde criminosos encontraram uma brecha fácil de enganar pessoas, motivo pelo qual é necessário ter atenção redobrada, especialmente para atividades digitais”, pontua.

Extensões duvidosas

Para De Paula, o primeiro cuidado a ser observado diz respeito a endereços com extensões “.com” e “.com/br” que, em grande maioria, são sites falsos de leilão. “É comum que o site falso utilize o nome de uma empresa para dar credibilidade e impressão de falsa segurança, já que, culturalmente, nos sentimos mais seguros em negociar quando há um CNPJ envolvido. Contudo, não se engane, se o leilão é falso, a empresa também será”.

Uso indevido do nome de leiloeiros

O especialista destaca que o fato de uma página exibir o nome de um leiloeiro não significa que este seja o responsável. Ocorre que o nome do leiloeiro oficial fica exposto em documentos, sites e várias Instituições. 

“Por ser encontrado facilmente na web, os criminosos se utilizam do nome dos leiloeiros para aplicar golpes, o que torna fácil a utilização criminosa, configurando crime de falsidade ideológica. Por isso, desconfie sempre e entre em contato com o leiloeiro em questão antes de se cadastrar para participar de qualquer evento”.

Edital merece atenção

De Paula explica que todo leilão deve ter um edital bem escrito e conter, dentre as regras de funcionamento, informações precisas sobre o evento, com data, horário, local e nome do leiloeiro responsável. “Ainda assim, deve-se consultar o nome do leiloeiro nas Juntas Comerciais do estados para saber as informações e tirar suas dúvidas”.

O leiloeiro oficial conclui que, além das plataformas criadas pelas organizações oficiais, há uma série de pontos que podem ser observados para se precaver de golpes. “Precisamos dar voz às organizações e chamar a atenção das autoridades, instituições de segurança pública e de tecnologia e iniciativas privadas. Assim, unimos forças para combater estes crimes em defesa da sociedade e dos leilões”.



A importância do marketing empresarial e seus fundamentos

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Rio de Janeiro – RJ 11/3/2022 – É inegável a importância do marketing empresarial no engajamento de diversas empresas O marketing empresarial envolve tanto atividades de marketing online quanto offline e só é eficaz quando toda a equipe da empresa envolvida trabalha em conjunto para atingir metas predeterminadas.

O marketing empresarial auxilia no engajamento de diversas empresas transformando-as em referência nos seus respectivos nichos. Isso porque além de se investir no produto também se investe em estratégias para consolidá-lo no mercado. 

É muito importante mostrar o propósito da marca aos clientes, afim de construir confiabilidade e gerar interesse.  Tudo isso envolve a imagem do  negócio junto aos consumidores, a qualidade e variedade de produtos e serviços, entre outros fatores.

Para isso, é importante construir um excelente marketing empresarial, para que ele torne o produto ou serviço mais popular. Deixar de promover uma marca significa deixar de atrair novas pessoas interessadas no produto ou serviço.

Mas o que é marketing empresarial?

O marketing empresarial nada mais é do que um conjunto de estratégias de curto e médio prazo. Esse tipo de marketing visa aumentar a visibilidade da empresa, aumentar a base de clientes e, assim, aumentar os lucros.

Além disso, se realiza um estudo para analisar todas as necessidades da empresa, os objetivos a serem alcançados, a aceitação do público e tudo que envolve o processo.

Todas essas análises são feitas e desenhadas com base no perfil de cada organização e são únicas e individuais.

O marketing empresarial envolve tanto atividades de marketing online quanto offline e só é eficaz quando toda a equipe da empresa trabalha em conjunto para atingir metas predeterminadas.

É fundamental solidificar a marca da empresa em seu nicho de mercado. 

Qual é o objetivo do marketing empresarial?

Podem ser gerais ou específicos. Depende do que a empresa quer alcançar, seja a curto, médio ou longo prazo.

Geralmente, os objetivos são definidos no plano de marketing, alinhados à estratégia que envolve toda a organização.

Um bom parâmetro para definir metas de marketing é a abordagem de metas SMART, que significa específico, mensurável, atingível, realista e tangível. Ou seja, um ponto de partida é definir metas e objetivos com essas características.

Aqui estão alguns exemplos: 

1. Aumentar as vendas

Toda empresa com foco em ser lucrativa visa vender mais. É imperioso ter uma estratégia de marketing que impulsione as vendas e atraia clientes.

Dentro dessa faixa de metas, podem ser criadas metas específicas, como aumentar as vendas em 20% nos próximos 12 meses por exemplo, ou conquistar 3 novos clientes por mês em um período específico.

Para atingir o objetivo de vender mais, pode-se considerar os fundamentos do marketing descritos pelo professor Philip Kotler. Segundo ele, deve haver preço, localização, público e promoção – os 4 Ps do marketing.

O produto/serviço deve ser competitivo no mercado, distribuído em ambiente favorável e devidamente divulgado ao público-alvo. 

2. Fidelizar clientes 

Fazer o “UP Sell”, ou seja, vender mais produtos para os mesmos clientes, é provavelmente um dos objetivos mais almejados pela maioria das empresas.

Fazer negócios com pessoas que já entendem o produto e têm um bom relacionamento com o fornecedor é muito mais fácil que conquistar novos clientes.

Kotler citado anteriormente, ensinava que manter cada cliente custa cinco vezes menos do que um cliente em potencial.

Conseguindo fidelizar clientes com estratégias de marketing sólidas, será possível fidelizar e aumentar a rentabilidade do negócio.

As estratégias de fidelização de clientes incluem marketing de conteúdo e marketing de relacionamento. 

3. Fortalecimento da marca 

O mercado é bastante competitivo, por isso as empresas devem fortalecer o desenvolvimento da marca utilizando, “branding”, um conjunto de estratégias que visem atingir esse objetivo.

Quando projetada adequadamente, uma estratégia de branding pode fixar uma marca na memória do consumidor. Mas  isso não é algo para se alcançar em curto prazo. É necessário um trabalho de longo prazo, com uma perspectiva de longo prazo também .

A integração da marca cria um senso de humanização da identidade corporativa, que por sua vez, gera o desejo do consumidor por aquele produto ou serviço.

O marketing empresarial é essencial para o sucesso de qualquer tipo de organização seja em qualquer tipo de segmento.

Investindo na marca, o negócio será visto por mais pessoas, os produtos serão mais consumidos por seus clientes e favorecidos por seus potenciais clientes.


Por Denise Veiga

www.orquestradigital.com.br

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Dia do Consumidor: anúncios otimizam comércio on-line

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São Paulo, SP 11/3/2022 – E-commerces esperam resultados positivos neste ano, considerando o salto de 27% no faturamento em 2021; anúncios são estratégias para direcionar melhor as vendas, segundo especialista da Linx

Considerada uma das datas estratégicas para o varejo neste primeiro trimestre do ano, o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, promete agitar o comércio, com ofertas e outras facilidades para fisgar os clientes nesse período que, em muitos estabelecimentos, dura o mês inteiro com o intuito de engajar o consumidor a ir às compras, especialmente no e-commerce. De acordo com a Ebit | Nielsen, em março de 2021 houve crescimento de 75% no faturamento do comércio eletrônico, em comparação com 2020. E espera-se que esse destaque se mantenha em 2022: uma pesquisa da plataforma de compras Shopee mostrou que 81% dos brasileiros possuem a intenção de comprar em marketplaces ao longo da ocasião. Com esse protagonismo nos ambientes virtuais, as estratégias de marketing digital estão sendo desenhadas com mais atenção pelo varejo, já que são essenciais para movimentar as vendas no “mês do consumidor”.

Conforme o e-commerce cresce como um todo, o investimento em anúncios por parte do varejo também é impulsionado. Segundo a Google, o quarto trimestre de 2021 arrecadou U$6,1 bilhões com comercialização de publicidade na empresa, um aumento de 32,5% em comparação com a receita de 2020. “Quanto mais pessoas forem atraídas para a loja, seja ela e-commerce próprio ou marketplace, maiores serão as chances de que consumidores finalizem a venda, aumentando o ROI da empresa. Os anúncios são parte primordial do planejamento de uma marca, utilizados para alcançar públicos específicos, em plataformas que variam para cada objetivo”, comenta Tiago Mello, diretor de produtos da Linx Digital, unidade de negócio voltado ao varejo digital da Linx, especialista em tecnologia para o setor.

 “Os clientes em potencial, nos dias de hoje, são bombardeados com propagandas durante o dia, seja nas redes sociais ou em sites diversos. O segredo está em direcionar o anúncio certeiro de forma otimizada e com o apoio de dados no processo. Estratégias de publicidade conhecidas como ‘fundo de funil’, que visam a conversão do lead, precisam estar na mira do varejista”, pontua Mello. Durante a última Black Friday, dados da Linx Digital mostraram que houve crescimento de 24% no número de marcas e sellers investindo em anúncios, em comparação com 2020.

Captar e trabalhar dados para a geração de indicadores é indispensável para entender o comportamento do consumidor e, a partir disso, estruturar campanhas – desde que tudo esteja de acordo com as regras da LGPD, que já estão em vigor. “As PMEs movimentam o varejo de maneira muito expressiva, e nem sempre contam com as mesmas equipes disponíveis em grandes players, focadas apenas em marketing de dados, por exemplo. Por isso, varejistas também podem optar pela implantação de ferramentas que captam, analisam e geram insights com os dados para facilitar a criação de anúncios e campanhas voltados para o que o consumidor busca, além de outras funções como retargeting, notificações push etc.”, afirma o executivo da Linx.

Promover anúncios eficientes é uma maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente, buscando mais engajamento e fidelização. Reforçar essa frente durante uma data que homenageia o consumidor pode ser a chave para bons resultados. “Após analisar e identificar quais são as expectativas do cliente, ficará mais simples entender como promover conteúdos de mídia atrativos e relevantes. A publicidade não deve ser invasiva, pois isso afasta o possível comprador. Além disso, anúncios não são só um ‘extra’ para o varejo, e sim parte importante de qualquer estratégia no ambiente virtual que queira oferecer uma jornada de consumo excelente”, finaliza Mello.

Website: https://www.linx.com.br/imprensa



Prazo de entrega impacta experiência do consumidor

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Caxias do Sul – RS 11/3/2022 – Essa mudança no mercado foi impactada por alguns pontos da jornada do cliente, levando em consideração o tempo de espera para retirada e entrega de mercadoriasEmpresas passam a utilizar mais a entrega de mercadorias aproveitando os bagageiros de ônibus

A pesquisa feita pela Capterra apontou que 73% dos consumidores brasileiros esperam que e-commerce realize entregas ultrarrápidas, garantindo, assim, a compra pela internet. Segundo a mesma pesquisa, um quarto dos que responderam também afirmaram que trocariam de site em função do prazo de entrega ser mais curto. 

De acordo com a E-commerce Brasil, as compras realizadas pela internet tiveram uma expansão de 15%, referente à comparação entre dezembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. A mesma pesquisa considerou os dados por região Norte (32,70%); Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (23,69%); Sul (15,24%); e Sudeste (11,99%).

Outra pesquisa realizada pelo Mercado de E-commerce no Brasil, feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), dão o tamanho da receita que se abre para as empresas de ônibus rodoviários no país: são 38,5 milhões de consumidores, que produziram um recorde de faturamento no primeiro semestre de 2020. “Há uma tendência mundial pouco utilizada aqui no Brasil que é utilizar os espaços vazios dos bagageiros dos ônibus, reduzindo o tempo no frete para os consumidores de e-commerce”, avalia o CEO da startup de Caxias do Sul, Balcão Balcão, Glauber Gobbato. 

Para ele, essa tendência é justificada porque, ao contrário de outros modais, o ônibus não precisam estar com o bagageiro lotado para sair. “Como os ônibus têm horário de chegada e partida, isso proporciona uma garantia do horário de chegada, permitindo que o cliente possa programar a retirada da encomenda”, explica Gobbato. 

Experiência do cliente

A experiência do cliente tem sido um fator determinante para os e-commerces. De acordo com a E-commerce Brasil, cerca de 27% das empresas passaram a se preocupar com a rapidez da entrega e a experiência do usuário, desde o início da compra até o recebimento do produto. Ainda segundo a pesquisa, a maioria das empresas modificaram suas ferramentas e meios de entrega, visando uma melhor experiência. 

Gobbato conta que essa mudança no mercado foi impactada por alguns pontos da jornada do cliente, levando em consideração o tempo excessivo de espera para retirada e entrega de mercadorias, falta de rastreabilidade das cargas e formas de pagamento.

Segundo o Gartner, mudanças importantes nos modelos de negócios dispararam a automação nos centros de distribuição e atendimento no último ano, o que irá intensificar ainda mais em 2022 no que diz respeito a compras on-line. Haja visto que o faturamento do e-commerce teve um resultado expressivo no ano de 2021 com alta de 48,41%.

Para mais informações, basta acessar: www.balcaobalcao.com.br

Website: https://www.balcaobalcao.com.br/



Dia do Pi é comemorado em 14/3; saiba tudo sobre a origem da brincadeira

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Você já ouviu falar do Dia do Pi? No mundo todo, entusiastas da Matemática comemoram a data em 14 de março, e a escolha não tem nada de aleatória. Isso porque o Pi se inicia por 3,14, daí surgiu a brincadeira com o dia – que nos Estados Unidos é 3/14 (diferente de nós, eles falam colocam o mês antes). Foi dessa forma que surgiu a brincadeira.

O Pi é o resultado da conta de divisão entre o comprimento de uma circunferência e diâmetro dessa circunferência, e os dez primeiros dígitos de Pi correspondem exatamente a 3,141592653. A letra Pi é a primeira da palavra grega “περίμετρος”. Em português, essa expressão significa perímetro, já que o Pi é o resultado da divisão do perímetro pelo diâmetro de qualquer círculo.

E qual é a origem do Pi?
O professor Daniel Ferretto resume a história: “O Pi é um número irracional, ou seja, é integrante do conjunto de dízimas não periódicas e raízes não exatas. Por ser um número infinito, é arredondado para facilitar os cálculos matemáticos. Seu valor não é exato, já que para alguns, o Pi vale 3,14, para outros 3,1416, e por aí vai. O Pi como conhecemos hoje foi aprimorado pelo matemático inglês William Jones, que utilizou a letra grega “π” para se referir à constante, em 1707”, explica.

Mas há relatos de cálculos aproximados da constante matemática muito antes disso, feitos pelos egípcios e babilônios, em 1.700 a.C. Entretanto, foi somente na Grécia antiga que o filósofo Arquimedes desvendou o cálculo ao medir a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. Após a descoberta do matemático grego, a expressão “Constante de Arquimedes” tornou-se sinônimo desse número.

Lembramos ainda que o Pi, além de ser a constante mais famosa da Matemática, também é muito utilizado na prática, em áreas estratégicas e relevantes da sociedade: É um dos algarismos mais importantes para a realização de contas e está presente em projetos de Engenharia até Astronomia.

Veja algumas curiosidades sobre o Pi
– A humanidade estudou o Pi por quase 4000 anos. Por volta de 2000 a.C., os babilônios estabeleceram a razão constante de um círculo como 3-1/8 ou 3.125. Os egípcios antigos chegaram a um valor ligeiramente diferente, de 3-1/7 ou 3.143;

– Não há zeros nos primeiros 31 dígitos do Pi;

 No alfabeto grego, π (piwas) é a décima sexta letra. No alfabeto português, “p” também é a décima sexta letra

 Se a circunferência da Terra fosse calculada usando o número Pi arredondado para apenas a nona casa decimal, um erro de não mais que um quarto de uma polegada, seria o resultado em 40.075 quilômetros ao todo;

O maior cálculo do Pi, até agora, foi realizado em 2013 pela Universidade de Santa Clara. Ao todo, foram registrados mais de 8 quadrilhões de números consecutivos;

 Pi é o código secreto do filme de Alfred Hitchcock “Cortina Rasgada” e em “A Rede”, estrelado por Sandra Bullock;

 Ludolph van Ceulen (1540-1610), matemático alemão radicado nos Países Baixos, passou a maior parte de sua vida calculando os primeiros 36 dígitos de Pi (que foram nomeados como o número de Ludolphine). De acordo com a lenda, estes números foram gravados em sua lápide, que agora está perdida;

 Pi é também referido como a “constante circular”, “constante de Arquimedes”, ou “número de Ludolph”;

 Um site intitulado “The Pi-Search Page” encontra o aniversário de uma pessoa e outros números bem conhecidos nos dígitos do Pi;

 Os primeiros seis dígitos do Pi (314159) aparecem pelo menos seis vezes entre os primeiros 10 milhões de casas decimais;

 Até mesmo os computadores não conseguem calcular todas as casas decimais do valor de Pi;

 Pessoas do mundo todo fazem brincadeiras no dia 14 de março, aproveitando inclusive para fazer tortas com a letra grega “π”, que simboliza o Pi. Isso porque, na Língua Inglesa, a pronúncia de Pi é a mesma da palavra “pie”, que significa torta.

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DiCorpo investe em TI para se adequar à LGPD e melhorar comunicação com clientes

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11/3/2022 – Fabricante de roupas fitness adotou o Bitrix, software de gerenciamento do relacionamento com clientes, com consultoria da Introduce. Entre os objetivos do projeto está adaptar o atendimento da empresa a LGPD

A DiCorpo, fabricante de roupas fitness com sede em Caxias do Sul-RS, adotou o Bitrix, software de gerenciamento do relacionamento com clientes. Entre os objetivos está a adaptação do atendimento da empresa à LGPD.

O Bitrix, implementado pela também caxiense Introduce, entrega mais de 35 ferramentas de gestão, colaboração social e comunicação à companhia, o que trouxe mais agilidade aos processos de relacionamento com seu público interno e externo.

“A DiCorpo atua há mais de 31 anos no mercado. Percebemos a necessidade de potencializar processos de digitalização e aspectos tecnológicos da organização, por isso buscamos um parceiro”, relata o gerente Administrativo, Ronald Lopes. “No momento de crise da pandemia, estávamos focados no crescimento da empresa e na evolução dos negócios, e a partir disso surgiu a Introduce como uma opção, com expertise e recursos que poderiam atender as necessidades da nossa fábrica, solidificando a parceria”, acrescenta o gerente de marketing e vendas da DiCorpo, Gustavo Altreiter.

Lopes conta que uma das dores da organização era o atendimento à LGPD, além da necessidade de aperfeiçoar os aspectos de segurança, monitoramento e boas práticas em relação à empresa. Para isso, o Bitrix e a Introduce têm sido aplicados.

“Agora a ideia é seguir acelerando em conjunto com a Introduce para obter ainda mais resultados”, completa Lopes. “Temos consciência que podemos explorar ainda mais o Bitrix e realizar novas integrações, que permitirão maior satisfação na comunicação com nossos clientes”, finaliza.



Empresas do Paraná oferecem 50 mil vagas para curso gratuito de programação

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A Kenzie Academy, escola de programação com sede em Curitiba, em parceria com a MadeiraMadeira, Eemovel, ASSESPRO Paraná, Integralidade, Vale do Pinhão e Agência Curitiba, promove o PRograme, curso online e gratuito de programação com vagas para até 50 mil pessoas, que moram no estado do Paraná.

Para comemorar o aniversário da cidade (celebrado no dia 29) as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal da edtech entre os dias 28 e 31 de março, a partir das 19 horas.

O objetivo da iniciativa é promover conhecimento sobre as oportunidades na área de tecnologia e ensinar os fundamentos básicos de programação para quem deseja iniciar a carreira no segmento, um dos mais promissores do mercado atualmente. Ao longo dos quatro dias de curso, os alunos irão aprender as principais linguagens de programação (HTML, CSS e JavaScript) e ao final irão desenvolver um projeto que servirá como portfólio inicial para o estudante.

Além disso, será disponibilizado uma plataforma interativa para os participantes e as aulas serão ministradas por facilitadores de ensino da Kenzie. Ao final do curso, todos os participantes, que estiverem presentes nas quatro aulas e que realizarem as atividades, irão receber um certificado.

Com a aceleração digital, cursos de tecnologia se tornam cada vez mais importantes para a formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado e contribuírem com o desenvolvimento das empresas. Um estudo divulgado pela consultoria McKinsey aponta que a oferta de profissionais de tecnologia, que já é escassa, tende a ser pior nos próximos anos. Até 2030, a previsão é de que no Brasil, falte até 1 milhão de profissionais para o trabalho para a área de tecnologia.

“A tecnologia está em todo o lugar. Seja para fazer uma compra online, chamar um carro por aplicativo ou mandar uma mensagem, sempre há uma equipe de programadores por trás. Acontece que, se por um lado a necessidade por novos avanços cresce, a falta de bons profissionais engessa um mercado extremamente promissor. Essa oferta de pessoas qualificadas ao mercado é o nosso principal objetivo. Um programador precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais – conhecidas como hard skills e soft skills – para aplicá-las no cotidiano e nosso curso foca justamente nisso, sendo um passo a passo para uma carreira de sucesso”, explica o CEO e co-fundador da Kenzie Academy Brasil, Daniel Kriger.

O PRograme também conta com apoio da Cargon, TecnoSpeed, Mannesoft, Esparta e Anthor, empresas de tecnologia e startups com sede no Paraná, que têm interesse em fomentar projetos como esse para estimular a formação de profissionais de tecnologia.

Serviço:
PRograma: Curso gratuito de programação
Inscrições: até o dia 25 de março
Data do curso: De 28 a 31 de março
Horário: A partir das 19h
Informações pelo link do projeto

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Pacientes desenvolvem transtornos psicológicos pós-Covid-19

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A técnica de acupuntura provoca respostas neuroimunoendócrinas locais e à distância, proporcionando resposta orgânica fisiológica

Pesquisa aponta alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a infecção; para especialista, práticas como acupuntura podem somar ao tratamento

O Brasil já soma mais de 29,1 milhões de pessoas infectadas e 652 mil mortes em decorrência da pandemia de Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. E para aqueles que contraíram o coronavírus Sars-Cov-2, mas sobreviveram à enfermidade, um desafio a ser encarado foram as possíveis sequelas decorrentes da infecção.

Para uma grande parcela dos sobreviventes, foi detectada a prevalência de distúrbios como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a recuperação. É o que indica um trabalho desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) com 425 pacientes que superaram os estágios moderados e graves da infecção por Covid-19 e apresentaram déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos.

De acordo com o estudo, mais da metade (51,1%) dos participantes observou uma piora na memória após a infecção e 13,6% manifestaram transtorno de estresse pós-traumático. Segundo a sondagem, 15,5% dos infectados desenvolveram o transtorno de ansiedade generalizada. Destes, ao menos 8,14% declararam que o problema surgiu após a doença.

As avaliações, realizadas pelo HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo, entre seis e nove meses após a alta hospitalar, também revelaram que o diagnóstico de depressão foi assinado por 8% dos recuperados.

Para Jeferson Molina, responsável pela clínica Quantic Health, os resultados do estudo da USP demonstram que, mesmo passada a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, seus efeitos para a saúde física e mental ainda configuram um desafio a ser empreendido por profissionais de saúde e bem-estar, das mais variadas vertentes.

“É preciso que a equipe de saúde volte o olhar à emergência do cuidado como um todo, tanto aqueles prestados à saúde mental, como aqueles que podem ser desenvolvidos pelos demais profissionais da área, minimizando os impactos negativos da crise, promovendo informações e ações de autocuidado e prevenindo doenças”, afirma. 

Acupuntura é opção para tratar distúrbios
O especialista destaca que os tratamentos alternativos podem servir para o cuidado de distúrbios como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. ”Os tratamentos alternativos visam a causa da doença, a normalização. Assim, a associação de integrar o alternativo e o tradicional tem excelentes resultados para os pacientes”.

Dentre os tratamentos alternativos, Molina explica que a acupuntura, especificamente, pode ser útil para ajudar a tratar uma série de transtornos psicológicos – como os advindos para grande parte das pessoas, diagnosticadas ou não, como efeito da crise sanitária.

“A acupuntura atua através do estímulo em terminações nervosas gerado pela inserção de uma agulha em pontos reflexos. A técnica provoca respostas neuroimunoendócrinas locais e à distância, proporcionando resposta orgânica fisiológica, de qualquer segmento do organismo”, explica.

Como consequência, completa, a acupuntura contribui para o perfeito funcionamento do corpo humano, na complexidade dos eventos físico-químicos ocorrendo simultaneamente, em alta velocidade, com respostas rápidas, principalmente no que diz respeito à analgesia.

No Brasil, a acupuntura está entre as PICs (Práticas Integrativas e Complementares) do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo oferecida a pacientes como parte de tratamentos de diversos transtornos e doenças, assim como meditação e homeopatia. Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que as práticas já façam parte da rotina de saúde de mais de 6,6 milhões de brasileiros.

Covid-19 é um desafio para a saúde
Na visão do responsável pela clínica Quantic Health, considerando momentos desafiadores para a saúde nacional, como o impacto da crise sanitária, é preciso utilizar todas as ciências disponíveis em prol do bem-estar do assistido – tanto na categoria tradicional, ocidental, oriental, alternativa e integrativa, quanto holística.

O que acaba com a humanização profissional é o ego, afirma Molina. “Se combinarmos todas as medicinas na hora certa, e no momento exato, teremos um resultado cada vez mais eficaz na regulação de todo o corpo”, pontua. “Estou certo de que, quando bem empregada, a combinação das ciências ocorre de forma perfeita e se torna benéfica para as pessoas, configurando uma medicina consciente e humanizada”.



Pesquisa diz que 28% das empresas regem dados assertivamente

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10/3/2022 – Por ser especializada no assunto, a empresa de BPO conseguirá auxiliar o empresário nas tomadas de decisões e na parte operacional do financeiroEstudo mostra que a crise sanitária ampliou a demanda por dados; para empresário, BPO é opção para empresas e empreendedores por necessidade organizarem as finanças

Em um cenário de revolução digital acelerada pela pandemia de Covid-19, sete em cada dez executivos (73%) reconhecem que os dados são essenciais para uma empresa. Apesar disso, somente 28% são capazes de tratar esses dados de forma assertiva e transformá-los em informações relevantes, conforme indicativos do “Data Paradox” (Paradoxo dos Dados, em português), estudo global encomendado pela Dell Technologies e realizado pela Forrester Consulting. 

Para realizar a pesquisa, desenvolvida em maio de 2021, a consultoria coletou respostas de 4 mil diretores e tomadores de decisão em empreendimentos de 45 países, entre eles o Brasil. Para 43% dos entrevistados brasileiros, a crise sanitária ampliou de forma significativa o volume de dados que demandam coleta, armazenamento e análise por parte das organizações.

“Infelizmente, esses são dados alarmantes, mas que não são surpresa para quem trabalha na área de contabilidade e gestão financeira”, afirma Richard Clayton, fundador da Trinta Porcento, empresa que atua com contabilidade e gestão empresarial. “No Brasil, temos um grande déficit em educação financeira. Não falamos de forma assertiva sobre o tema em nosso convívio, seja nas famílias ou nas escolas. E isso, automaticamente, reflete nas empresas e nas tomadas de decisão”.

De fato, segundo estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre educação financeira em unidades escolares, 90% dos brasileiros aprendem sobre economia apenas com pais e familiares, e não em unidades escolares, o que coloca o Brasil bem abaixo de países como Estados Unidos, Canadá e membros da União Europeia.

Aliado a isso, prossegue Clayton, existe o maior dificultador dos empresários: a falta de tempo. Além de fazer o negócio se consolidar e crescer em curto espaço de tempo, ele [empreendedor] precisa gerir pessoas, focar em vendas e ainda cuidar da gestão financeira da empresa.

A análise de Clayton é confirmada por uma pesquisa do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), que mostra que quase metade (45%) dos donos de empresas se queixa da falta de tempo para o negócio. O estudo demonstra que 78% dos empresários costumam trabalhar aos sábados e 33% aos domingos. A pesquisa telefônica entrevistou 800 empreendedores do estado de São Paulo, entre os dias 23 de agosto e 9 de setembro de 2021.

BPO é opção para empresas

Na visão do empresário, considerando fatores como a sobrecarga e a falta a falta de tempo vivenciada por empreendedores, sobretudo de PMEs (Pequenas e Médias Empresas), o BPO (Business Process Outsourcing, na sigla em inglês – Terceirização de Processos de Negócios, em português) se torna uma boa saída.

“O BPO Financeiro, quando feito por uma empresa séria no mercado, é um grande aliado do empresário. Por ser especializada no assunto, a empresa de BPO conseguirá auxiliar nas tomadas de decisões e na parte operacional do financeiro. Além disso, permitirá que o empreendedor foque naquilo em que tem expertise e talento”, afirma.

Segundo Clayton, a terceirização de processos é uma alternativa que pode trazer resultados práticos para a gestão financeira. “Toda empresa de BPO financeiro precisa ter um processo simples, prático e funcional, atrelado a um bom sistema de gestão financeira. Outro ponto importante é conseguir manter um canal fácil de comunicação com o cliente para atender as demandas e tirar dúvidas, quando necessário”.

Ainda na visão do fundador da Trinta Porcento, uma boa terceirização consegue entregar relatórios diários demonstrando a conciliação bancária da empresa, seu fluxo de caixa contendo as receitas e despesas dentro de um período, além de provisionar todas as despesas conforme caixa disponível do cliente. “Um diferencial neste negócio são os insights que uma empresa especializada pode conceder ao seu cliente, tendo a experiência em outros negócios como um aliado”.

BPO pode ajudar empreendedores por necessidade

Para concluir, Clayton  observa que, no Brasil, há duas categorias de empreendedores, os de oportunidade e os de necessidade. O empreendedor de oportunidade é aquele que normalmente possui uma estrutura, seja ela familiar ou até mesmo de experiência de vida, que lhe permite ler as oportunidades de mercado e investir em algo que seja inovador ou tendência para os próximos anos.

Já o empreendedor por necessidade, avança, é aquele “criado” de uma circunstância desfavorável, seja ela proveniente de uma crise política, financeira ou sanitária, como a atual pandemia. “São para estes empreendedores [por necessidade] que a terceirização do financeiro se torna fundamental, pois permitirá que ele foque 100% naquilo que é essencial, tendo a tranquilidade de que o trabalho financeiro será feito da forma mais adequada possível, para o sucesso de seu negócio”, complementa.

No Brasil, a taxa de empreendedorismo por necessidade saltou de 37,5% para 50,4% durante a pandemia, segundo pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, realizada no país pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com o IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). A pesquisa também mostra que a falta de vagas formais foi um fator preponderante para abrir o próprio negócio. 

Para mais informações, basta acessar: http://trintaporcento.com.br/

Website: http://trintaporcento.com.br/



Conheça cinco segredos para evitar o Efeito Sanfona

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Emagrecer talvez seja uma tarefa fácil, mas manter o peso ideal é um dos maiores desafios. Por isso, o doutor Gabriel Almeida, médico e especialista em emagrecimento e qualidade de vida há 11 anos, revela alguns segredos para se evitar o conhecido “Efeito Sanfona.

O principal ponto a considerar são expectativas e práticas dentro da realidade de cada um, segundo o especialista. Dietas mirabolantes, extremistas, entre outras que fogem do seu cotidiano natural, não vão surtir o efeito esperado, afinal, sair deste contexto é muito mais fácil, pois não faz parte da natureza da pessoa.

Por isso, para evitar de uma vez por todas essa situação, veja cinco segredos de como lidar com esse efeito:

– Entenda os mecanismos que levam você a ter apetite exagerado, como por exemplo o estresse e ansiedade. Uma ótima dica é evitar se colocar neste lugar, quando você consegue entender a causa, o processo para a cura, fica mais fácil.

– A base da sua alimentação deve ser composta por produtos orgânicos, consumidos in natura. Isso vai ajudar a ter uma microbiota saudável, o que gera um organismo mais forte e menos suscetível ao efeito sanfona.

– Açúcar, o doce veneno. Evite! O açúcar causa o mau funcionamento da leptina, que controla o sistema regulador da fome e da saciedade e o sistema de recompensas, relacionado à sensação de prazer que a comida provoca no cérebro.

– Carboidratos: sim, eles podem ser consumidos, você sabia? Desde que prefira nas versões integrais. Por não serem tão processados quanto suas versões brancas ou refinadas (como o arroz branco), são ótimas fontes de energia e fornecedores de fibras, vitaminas e minerais para o corpo.

– Um grande fator responsável por esse efeito sanfona com aumento do peso é que, quando os indivíduos perdem peso, perdem tanto gordura quanto massa muscular. Agora, quando ganham peso, acabam ganhando praticamente tudo em gordura.

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Curso capacita profissionais para atuarem no marketing médico

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São Paulo 10/3/2022 – A maneira como eu trabalho é o que irei ensinar ao profissional que deseja aprender a fazer marketing médico O #ClínicaDeMarketingMedico é um programa de aceleração voltado para o profissional de marketing que tem como objetivo aumentar a probabilidade de sucesso de negócios no âmbito do marketing médico.

Em 2020, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de médicos, uma população cada vez mais numerosa, mais jovem, mais feminina e distribuída de forma desigual entre as regiões, entre as especialidades médicas, entre os níveis de atenção e entre os subsistemas público e privado de saúde. As informações são da pesquisa Demografia Médica no Brasil 2020, elaborada em parceria pela Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Com o aumento do número de médicos, constata-se também o aumento do número de prestadores de serviços que começaram a trabalhar com marketing médico. “São jornalistas, publicitários, relações públicas e dezenas de pequenas ‘eugências’ atuando nesse nicho. Especialmente após a pandemia do Covid-19, o número de profissionais interessados em aprender a fazer marketing médico aumentou muito”, afirma Márcia Wirth, especialista em marketing médico com 20 anos de atuação exclusiva neste nicho.

A atuação na área requer muito preparo, pois o profissional que deseja prestar serviços de marketing médico precisa compreender muito bem as normas deontológicas que guiam a publicidade médica para não expor o cliente médico a um processo ético-profissional.

“E além das normas dos conselhos de medicina e das sociedades de especialidades, o profissional de marketing ainda precisa adequar sua atuação ao Código de Defesa do Consumidor, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto do Idoso, ao Estatuto da Pessoa com Câncer e à LGPD. É uma área que requer hoje uma superespecialização, pois envolve  interesses de médicos e pacientes”, observa Márcia Wirth.

Especialização para atuar no nicho 

Atenta à chegada de novos profissionais no mercado de marketing médico, Márcia Wirth criou o #ClinicaDeMarketingMedico, treinamento destinado a apoiar o desenvolvimento do profissional de marketing que trabalha com consultórios e clínicas médicas.

“O #ClínicaDeMarketingMedico é um programa de aceleração que tem o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e de negócios no âmbito do marketing médico. Contempla aulas on-line, ao vivo, materiais de suporte exclusivos e mentoria on-line. A maneira como eu trabalho é o que irei ensinar ao profissional que deseja aprender a fazer marketing médico”, explica Márcia Wirth.

Estrutura do curso:

01) 08 aulas on-line, ao vivo, na plataforma Zoom, totalizando 20 horas;

02) Documentos exclusivos serão fornecidos após a realização de cada aula on-line;

03) 03 horas de mentoria on-line exclusivas para cada participante;

04) Bibliografia e filmografia obrigatórios;

05) Cursos complementares essenciais;

06) Grupo exclusivo dos participantes no WhatsApp para acompanhamento. 

Conteúdo

O curso #ClinicaDeMarketingMedico tem como temas centrais o branding para profissionais de marketing, um panorama do mercado médico, as normas que regulam a publicidade médica, a LGPD aplicada ao marketing médico, o passo a passo para criar e fazer ensaios fotográficos, identidade visual, sites e canais no YouTube para médicos e, ainda, a possibilidade de criar novos serviços e infoprodutos no âmbito do marketing médico, como treinamentos focados na equipe de atendimento da clínica. O conteúdo visa estabelecer conexão entre os participantes a fim de construir e fortalecer redes de empreendedorismo dentro do marketing médico.

“Os profissionais  de marketing receberão documentos exclusivos que os auxiliarão a estruturar melhor o seu próprio negócio. São matrizes e check-lists que elaborei ao longo de duas décadas de atuação na área para facilitar o  trabalho junto ao médico. São ferramentas importantes que auxiliam o profissional de marketing médico a ser mais assertivo”, afirma Márcia Wirth.

Para 2022 estão previstas duas turmas do curso. A primeira inicia suas aulas no dia 30 de março, com término previsto para 30 de junho. Informações completas podem ser obtidas no link a seguir: https://www.marciawirth.com.br/profissional-de-marketing-medico/ .

Serviço:

Curso #ClinicaDeMarketingMedico

Capacitação em Marketing Médico

Público-alvo: jornalistas, publicitários, relações públicas e “eugências”

Inscrições até 30 de março

Website: https://www.marciawirth.com.br/profissional-de-marketing-medico



Crescimento do setor de tecnologia impulsiona a logística no Brasil

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Jandira, SP 10/3/2022 – Todos estamos trabalhando para oferecer uma solução mais customizada. O mercado demanda isso e nós estamos aqui para atender aos nossos clientesEstudos apontam que o aumento nas vendas de produtos eletrônicos de durante a pandemia foram significativos tanto para o setor quanto para as demais empresas que dependem dele.

Nunca se consumiu tantos aparelhos eletrônicos no Brasil. É assim que estudiosos definem o momento que o setor de Tecnologia da Informação (TI) vive. Mais do que sobreviver à crise sanitária e gerar lucro mesmo com as medidas de distanciamento físico, os setores que fazem o manuseio e distribuição desses produtos também passaram por bons momentos até o seu crescimento constatado de fato. 

Segundo a Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação (Abradisti) em pesquisa divulgada na 10ª Edição do Estudo Setorial sobre o Mercado de Distribuição de TIC e do Censo das Revendas, realizados pela IT Data, parceira da Abradisti, um crescimento de 13% foi registrado para os distribuidores de TIC em 2020.No mesmo ano e período de referência, o crescimento foi ainda maior apenas no setor de TI, que atingiu a marca dos 23%. 

Outro estudo, agora da Admitad Affiliate, mostrou que no primeiro semestre de 2021, a quantidade de compras “eletrônicas” pela internet cresceu 34% no mundo inteiro. Os brasileiros lideram o ranking das nações que estão à frente da tendência, justamente por aumentar os gastos com eletrônicos em 455% e o número de pedidos em 319%. O ticket médio dos consumidores acompanhou todo este boom e agora está em US$ 886,00, um aumento de US$ 169 e representa crescimento de 33%, tudo impulsionado pelas vendas digitais e prolongamento do trabalho em home office.

Para o CEO da Place Logistics, Fernando Tavares, um fator que influencia diretamente nestas taxas certamente é a disponibilidade desses produtos, uma vez que, com o mercado exterior vivendo várias crises ao mesmo tempo, é difícil preparar-se para o futuro. “Enquanto uns países deixam de fabricar certos tipos de chips, microchips ou componentes menores, outras regiões deixam de fabricar computadores, relógios e muitos outros produtos que tiveram aumento da demanda durante a pandemia”, comentou. 

As empresas responsáveis pela distribuição desses produtos também aproveitam o mercado para especializar-se ainda mais e oferecer serviços cada vez mais competitivos. “Com o abraço dessa parte de tecnologia, pudemos viver vários bons momentos aqui, na Place, e já nos preparamos para o futuro!”, completa Fernando. “Agora, queremos oferecer uma solução mais customizada, onde o cliente deixa todas as etapas com a gente, inclusive a parte da manutenção. É uma tendência de mercado que já é realidade para nós”, explica. 

Nesse caminho, identificar como o setor de Tecnologia da Informação cresceu deve ser tarefa cada vez mais fácil em um mundo informatizado através de dispositivos tecnológicos interconectados.

Website: https://www.placelogistics.com/



Renda brasileira e novas regras forçam economia em viagens

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São Paulo, SP 10/3/2022 – Menor patamar de rendimento desde 2012 e exigências dos países forçam brasileiros a economizar em viagens

Previsão de dificuldades para a economia brasileira, após rendimento real dos brasileiros encontrar-se no menor patamar desde 2012, além de outros fatores como resultados do PIB e desemprego, não impedem brasileiros de ansiar por viagens. 63% dos brasileiros acreditam que viajar tornou-se mais importante agora do que antes da pandemia, de acordo com pesquisa realizada pela Booking.com. Portanto, se há a intenção de viajar neste cenário de renda mais baixa, há algumas recomendações para economizar.

Indicativos sinalizam que 2022 ainda seja marcado por mais dificuldades financeiras no Brasil. Marcados principalmente pelo cenário de renda mais baixa, pelo crescimento insignificante do Produto Interno Bruto (PIB), pelo desemprego e pela política.

Vide projetado pelo mais recente Boletim Focus, do Banco Central, o crescimento do PIB foi de somente 0,36%. E o desemprego elevado e sem perspectiva de melhora se dá pelas contas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que a taxa de desemprego caiu para 12,6% no último trimestre, mas a redução se deu em paralelo ao aumento do número de trabalhadores subocupados e informais. Já a política, que também influencia negativamente neste cenário, é em razão do desencorajamento dos investidores e das empresas frente aos embates eleitorais.

Portanto, são inúmeros os pontos que ajudam a explicar por que as perspectivas são de apatia para a economia brasileira em 2022. Entretanto, a procura por viagens, por parte dos brasileiros, vem crescendo mais de 50% nos últimos meses, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Tal crescimento ocorre, muito provavelmente, em razão do avanço no controle da pandemia de COVID-19 em diversas partes do mundo com vacinação e passaportes digitais de saúde circulando.

Mesmo com a intenção de viajar, a situação econômica brasileira marcada por esta recuperação em ritmo fraco, força os brasileiros a fazerem escolhas inteligentes para economizar durante as viagens. De cara, as restrições de fronteiras, confinamentos e distanciamento social dificultaram os deslocamentos. Ademais, a complicação no planejamento já começa especificamente pelos deslocamentos aéreos. Antes da pandemia havia muitas ofertas de companhias aéreas de baixo custo, mas agora está muito mais difícil achar uma passagem barata. Os testes de COVID-19 são um gasto que se faz necessário, mas que também complicam a vida do viajante. Há ainda a possibilidade sempre real e iminente de se contrair COVID-19 durante a viagem, o que pode encarecer, e muito, os gastos previstos na viagem.

Para evitar ter que arcar com prejuízos que poderiam significar o fim da viagem e manter-se seguro com relação aos possíveis imprevistos relacionados às exigências, um item que tem ganhado forte protagonismo é o seguro-viagem, que cresceu sua procura em 30%, vide informações do Valor Investe. Isso ocorre porque, uma vez contratado um seguro-viagem completo, não há a possibilidade de gastos inesperados.

Para os viajantes que ainda não têm o costume de contratar, o seguro-viagem não é um seguro qualquer, mas um salvador para viajantes que se encontram em circunstâncias imprevistas durante a viagem. O questionamento mais comum é se, fazendo as contas, ele vale mesmo a pena e, para tal, a especialista Claudia Brito, Sócia e Head Comercial da Coris Seguro Viagem traz números reais que comprovam sua necessidade: “As pessoas não imaginam, mas o seguro-viagem costuma equivaler até 3% do total gasto em um pacote de viagem. Além disso, todos os produtos incluem as coberturas necessárias de Covid-19, facilitando o planejamento e proteção dos viajantes para não embarcarem desprotegidos”.

Mesmo antes da pandemia, os imprevistos durante viagens internacionais podem ser em dólares ou euros – o que traz à tona a reflexão da dimensão que esses valores podem chegar no caso de uma emergência médica, por exemplo. Para os que viajam com o seguro de cartão de crédito, as coberturas do seguro-viagem envolvem muito além do que despesas médicas, hospitalares e odontológicas e não são exclusivas para um único sinistro, como costumam ser as do cartão.

“É sempre melhor contratar um seguro-viagem completo do que esvaziar os bolsos em caso de imprevistos que possam resultar em perdas financeiras durante as férias dos seus sonhos”, alerta Claudia. Tal contratação corrobora – e muito, para a garantia de economia se há a intenção de viajar neste cenário da situação financeira do país.

Website: https://coris.com.br/seguroviagem/



Principais vantagens do câmbio automático

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Curitiba,PR 10/3/2022 – Vendas de veículos automáticos vêm crescendo continuamente no Brasil.

Sendo um recurso popular e comercializado no mercado internacional de automóveis há muitos anos, o câmbio automático vem ganhando força no Brasil com a crescente produção de modelos com esse tipo de transmissão pelas fabricantes nacionais, e o consequente aumento da preferência dos compradores por carros que possuem o sistema.

Segundo estudo realizado pela OLX e divulgado pela revista Quatro Rodas, as vendas de carros automáticos na plataforma cresceram 68% no primeiro semestre de 2021, se comparado ao mesmo período do ano de 2020.

Esses dados refletem a preferência dos consumidores pelo conforto e benefícios de que podem desfrutar ao dirigir carros equipados com essa transmissão, que colocam cada vez mais em cheque a presença de veículos com câmbios manuais no cotidiano dos proprietários.

A opção automática chama atenção pela praticidade, e conquista os condutores que valorizam tempo e conforto na locomoção diária, mas pode gerar confusão em novos donos de veículos que ainda não estão acostumados com as funções do sistema.

Vantagens do câmbio automático

Sendo cada vez mais acessíveis ao bolso do comprador médio, os câmbios automáticos vêm ganhando mais presença em veículos econômicos, possibilitando seu acesso por uma parcela muito maior da população, que pode comprovar todas as suas vantagens.

Como um dos benefícios primordiais, o aumento da segurança no trânsito se destaca como um ponto positivo para os donos de automáticos, visto que a ausência de marchas permite que o motorista dedique 100% de atenção à condução do veículo, evitando possíveis distrações e acidentes.

Conforto e menos esforço físico no trajeto também são benefícios que esses câmbios trazem para os usuários, eliminando o incômodo ocasionado pela troca constante de marchas e poupando energia do condutor durante o percurso, o que consequentemente melhora a experiência de direção.

Além da comodidade, os carros com transmissão automática também trazem economia para os proprietários, já que essa categoria exige gastos menos frequentes com manutenção, ao contrário do que acontece em modelos com câmbio manual convencional.

Isso é resultado de sua maior vida útil, visto que seus sistemas de transmissão são projetados para ter mais durabilidade, evitando preocupações dos proprietários com consertos e revisões constantes no seu carro.

Apesar disso, a principal vantagem ainda se encontra na praticidade e facilidade de condução no ambiente urbano. A dificuldade do tráfego em grandes cidades acaba exigindo uma troca constante de marchas, e pode prejudicar condutores que não possuem muita experiência. Esse problema é eliminado do dia a dia dos donos de carros automáticos, motivo pelo qual a procura por esses modelos está cada vez maior.

Principais funções

Apesar de serem itens de fácil acesso por qualquer motorista, esse tipo de câmbio pode causar confusão em proprietários de primeira viagem, em especial antigos usuários de câmbios manuais, que podem não entender bem cada posição da alavanca de transmissão, geralmente representadas por letras.

Ainda que cada veículo possua um mostrador particular, algumas funções são comumente encontradas na maioria dos carros, bem como as letras que indicam cada uma delas.

Entre as mais comuns, estão:

P – Posição de estacionamento: Essa função deve ser usada quando o veículo está parado e desligado, geralmente estacionado em uma vaga ou garagem.

D – Função de direção: Essa é a posição para conduzir o veículo normalmente, onde ocorre a troca automática das marchas durante o trajeto.

R – Função que aciona a Ré: Deve ser usada somente após o carro estar parado, e nunca em movimento.

N – Neutro: Essa é a função para colocar o veículo em ponto morto, assim como em um câmbio manual.

Alguns carros também possuem as funções com as Letras “L” e “S”, que servem para regular a potência do motor em trajetos que exigem mais força de tração ou maior velocidade.

Veículos com câmbio automático podem ser encontrados na Toyota Sulpar, a concessionária Toyota mais antiga do Brasil, com presença em Curitiba e Paranaguá.

Mais informações em https://www.toyotasulpar.com.br/

Website: https://www.toyotasulpar.com.br/



A pesca esportiva na represa de Salto Grande

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Americana – SP 10/3/2022 – A Represa atraía turistas de todo o Estado de São Paulo por conter grande volume de espécies de peixes extremamente esportivos, como o tucunaré azul e amarelo.O Instituto Clube da Pesca.org analisa as condições da represa de Salto Grande no interior de São Paulo e seus reflexos no turismo de pesca esportiva e atividades náuticas.

O Instituto Clube da Pesca.org visitou no início do mês de março de 2022 a Represa de Salto Grande, localizada na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, com o intuito de averiguar as condições da água, sua piscosidade e as possibilidades de práticas de esportes náuticos.

O que na origem era um manancial de água cheio de vida e pureza se transformou em um problema que se arrasta há anos. Sem solução aparente, a Represa de Salto Grande, localizada na cidade de Americana – SP, ainda “grita por socorro”. 

Suas águas são formadas principalmente pelo rio Atibaia, rio com nome de origem tupi, que significa “manancial de água saudável”. Essa coincidência torna mais triste ainda a situação atual da represa, que, apesar dos esforços das autoridades na apuração das causas, reiterados alertas e denúncias da população, a represa continua suja, imprópria para o banho e para a prática de esportes náuticos. 

A equipe do Clube da Pesca.org acessou as águas de Salto Grande pela Praia dos Namorados”, lugar antigamente muito frequentado pelos praticantes do kayak fishing, uma prática que mistura o caiaquismo com a pesca esportiva. Com poucos minutos de reconhecimento foi constatado um volume imenso de aguapés e após poucas remadas a equipe notou um forte odor de matéria orgânica em decomposição. Um sinal incontestável de que ainda existe forte presença de esgoto doméstico nas águas da represa.

Após algumas horas de pescaria foi possível identificar a resiliência de espécies como o tucunaré amarelo e a piranha, porém, segundo relatou o fundador do Instituto Clube da Pesca.org, Dr. Thiago H. Fantini, o nível de piscosidade que a represa apresenta hoje é minúsculo se comparado a alguns anos atrás.

A consequência da poluição prejudica a fauna aquática e toda a cadeia natural e também os turistas frequentadores da represa, pois traz riscos de doenças infecciosas, fortes odores e uma enorme quantidade de aguapés que cobre boa parte da superfície da represa, impossibilitando a prática de esportes náuticos. 

O instituto Clube da Pesca.org, que nasceu com o objetivo de promover a pesca esportiva como turismo ecológico, conhece bem a represa de Salto Grande. Sua equipe relata que a Represa de Salto Grande era famosa em todo o Estado de São Paulo por conter grande volume de espécie de peixes extremamente esportivos, como o tucunaré azul, a traíra e o tucunaré amarelo, mas que, com o passar dos anos, muitos frequentadores e turistas deixaram de ir por conta da poluição. Um de seus fundadores, Dr. Thiago, disse ainda que o próprio Clube da Pesca.org realizava encontros e eventos de conscientização ambiental na represa, mas deixou de fazê-lo por conta dos problemas ambientais.

“É uma pena ver essa represa poluída. Ela abriga uma fauna fantástica, são muitos animais que veem esse lago como refúgio. Com a água suja muitas espécies de peixes que antes existiam por aqui em abundância não são mais encontradas e como consequência toda a cadeia alimentar é prejudicada. Aves e outro animais também desapareceram”, afirma o cofundador do Instituto Clube da Pesca.org, Sr. Laurent. E. R. Serra.

É de conhecimento popular que o Ministério Público vem cobrando medidas das autoridades responsáveis pelo saneamento das cidades de Americana e Paulínia, principais cidades cujos cursos d’água que abastecem a represa, com o intuito de conter o avanço da poluição. Contudo, essa situação se alastra há muito tempo e parece não ser o suficiente, visto que a represa continua infestada de aguapés, lixo e grande volume de matéria orgânica.

Enquanto isso, a população da cidade de Americana viu ao longo dos últimos anos a microeconomia que girava em torno do turismo gerado pela represa despencar. Os frequentadores da represa, que praticavam esportes náuticos como a pesca esportiva, vela e motonauta migraram para outros locais. Por conta disso, muitos comércios fecharam e as marinas viram seu faturamento despencar.

O que sempre se espera é que as leis sejam aplicadas. Mas como a burocracia brasileira traz uma demora hiperbólica nos procedimentos, por mais desenvolvida que sejam as políticas socioambientais locais é fácil encontrar denúncias de poluição em mananciais. Conclui-se que enquanto não existir uma punição rápida e severa aos responsáveis que provavelmente continuam a despejar esgoto na represa, a situação vai permanecer assim.

Website: https://www.instagram.com/clubedapesca_org/



50 anos do “antivírus”: criador do e-mail também deixou legado na cibersegurança

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A data de criação do primeiro antivírus para computador é um pouco incerta. Embora o primeiro vírus de computador, o Creeper, seja datado de 1971, o primeiro antivírus, “The Reaper”, pode ter sido lançado em 1971 ou 1972. O responsável por ele é o programador Raymond Tomlinson, mais conhecido como criador do e-mail.

Ambas as criações – e-mail e antivírus – agora completam pelo menos 50 anos de existência e formam parte do legado de Tomlinson, que faleceu em 5 de março de 2016. 

O primeiro vírus de computador foi lançado em 1971, o Creaper. O código se espalhava por computadores para exibir na tela a mensagem “Sou o Creaper, pegue-me se for capaz”, e não causava danos às informações e dados das máquinas que infectava. O primeiro antivírus foi confeccionado para extinguir o Creeper, mas funcionava de forma muito semelhante ao próprio vírus, pois se replicava de um sistema para outro para eliminar o seu “irmão”. Por esse motivo, nem todos aceitam que o Reaper possa ser realmente chamado de “primeiro antivírus”.

Pragas digitais que eliminam outras pragas digitais são chamadas de “helpful worms” (vermes benignos na tradução direta). Embora a atuação de códigos desse tipo seja polêmica nos dias de hoje – eles podem causar instabilidade na rede e nos sistemas que tentam descontaminar –, a situação era muito diferente no início da década de 1970: as experimentações eram realizadas para fins acadêmicos.

A dupla Creeper e Reaper foi criada como parte dos experimentos que aconteciam na ARPAnet, a precursora da internet, e mostraram como programas poderiam se replicar ou serem eliminados da rede por softwares de defesa.

Os primeiros softwares comerciais projetados para eliminar pragas digitais só seriam lançados mais de 15 anos depois, em 1987, quando várias pessoas começaram a trabalhar quase que simultaneamente no desenvolvimento da tecnologia que seria diretamente ligada ao antivírus moderno. 

 E-mail também é usado para disseminar vírus
É difícil saber ao certo se Tomlinson foi capaz de prever que surgiria ligação entre o e-mail e seus experimentos com códigos virais. Esse vínculo se estabeleceria a partir de pragas digitais como o Melissa (1999) e o “I Love You” (2000).

O e-mail é hoje um dos principais vetores utilizados por criminosos para disseminar pragas digitais. As mensagens maliciosas – chamadas de “phishing” – tentam fazer com que o destinatário acesse sites e programas construídos para roubar informações sensíveis, como senhas, ou abrir um canal de controle que permita ao invasor monitorar toda a atividade no dispositivo da vítima.

Muitos ataques de vírus de resgate (chamados de “ransomware”) também utilizam mensagens de e-mail para realizar a primeira incursão nas redes corporativas, tirando proveito da função crítica que as mensagens eletrônicas desempenham nos processos de trabalho e na relação entre fornecedores e clientes.

Por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) mantém o Catálogo de Fraudes para registrar os truques utilizados por golpistas na confecção de mensagens em língua portuguesa. Muitas dessas mensagens atingem diretamente os brasileiros através do uso indevido de marcas e instituições conhecidas no Brasil. 

Todo o código do Reaper foi perdido. Mesmo com as incertezas que ficaram na história, ferramentas antivírus e sistemas de e-mail são ferramentas com presença constante na nossa rotina digital, e é importante que todos saibamos utilizá-los corretamente.

Dicas de segurança
– Tenha cuidado ao interagir com e-mails. Mensagens que pedem informações, dinheiro ou contêm ameaças são normalmente falsas e enviadas por criminosos para aplicar golpes ou disseminar pragas digitais. Redobre o cuidado com as mensagens que foram classificadas como spam.

– Conheça e entenda seu antivírus. O Android, o Windows e o macOS possuem sistemas antivírus já inclusos. Procure conhecer como eles funcionam, como são os alertas exibidos e quais medidas podem ser tomadas em caso de contaminação (restauração do celular ou sistema operacional, por exemplo)

– Lembre-se que links em mensagens de e-mail e redes sociais podem ser perigosos. Desconfiar das comunicações que você recebe pode evitar que você seja alvo de um ataque.

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Um novo momento da indústria do papel e o recente player, a Blendpaper

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Salto,SP 10/3/2022 – O papel volta a ser protagonista como material para os mais diversos usos e tem sido grande foco para as empresas do segmento para adaptação por uma entrega mais completa para as novas necessidades do mercado.

O protagonismo do papel como matéria-prima é cada vez mais evidente e o mercado tem sido extremamente receptivo com as soluções produzidas em papel. Segundo IBÁ, Indústria Brasileira de Árvores, desde o ano de 2017 o Brasil tem sido o maior exportador de celulose – que é matéria-prima do papel – do mundo e o segundo maior produtor, só perdendo para os Estados Unidos. Este número baseado na produção de celulose regulamentada e certificada, focadas nas florestas legalizadas de áreas de reflorestamento. O IBÁ ainda menciona que a produção de celulose vem batendo recordes e só em 2021 cresceu por volta de 7,4% em relação ao ano anterior, hoje a matéria-prima celulose representa cerca de 1,3% do PIB nacional obtendo uma receita bruta de mais de US$ 10 bilhões. 

Este crescimento vem de encontro com todo o movimento global sobre a responsabilidade da destinação e tratamento de resíduos e conscientização sustentável sustentabilidade, onde o papel se torna a grande alternativa de material para a produção dos mais diversos tipos de produtos. Esta preferência já acompanha a opinião popular, pois neste ano de 2022, o Instituto Ipsos realizou uma pesquisa onde 75% dos entrevistados disseram preferir utilizar materiais como o papel para o que for possível em diferentes aplicações do que utilizar o plástico descartável.  

Reduzir plástico e aumentar o uso do papel é um caminho necessário. A ONU, Organização das Nações Unidas, tem sido uma das maiores agentes incentivadoras desta mudança de comportamento. Uma pesquisa realizada pela ONU no final de 2021 apontou que 85% dos resíduos que vão parar em nossos oceanos são feitos de plástico e a poluição das águas tem se tornado um problema cada vez maior, impactando nossa biodiversidade e intensificando cada vez mais o aquecimento global.  

Papel é material acessível, versátil, ecologicamente correto e tem aberto caminhos que antes não eram explorados. Tem deixado de ser um ativo exclusivamente concentrando em indústrias, grandes empresas e mercado gráfico editorial e passa a ser ainda um aliado de pequenas empresas, profissionais autônomos, artistas e artesões, que veem no papel milhares de possibilidades para criar, e empreender prosperando em diferentes setores de negócio.  

Compreendendo que esta transformação é muito importante para o bem coletivo e um caminho irreversível, a indústria do papel atual visa atender estas demandas com excelência, inovação e modernização dos processos. Adequando produtos, aplicações, formatos e outras necessidades para atender tanto a indústria, em larga escala, bem como o consumidor final, em formatos menores, embalagens de autosserviço, mix diversificado para o mercado de artesanato, artes, cartonagem, festas e outras formas de empreendedorismo.  

O Sebrae menciona que nos últimos anos houve uma alta no setor de papelaria, que vem com uma nova roupagem, onde o foco não é exclusivo nos produtos industrializados, e sim materiais produzidos de forma artesanal.  Fato é que as grandes empresas brasileiras produtoras de papel já entenderam a necessidade de adaptação e tem se transformado para se destacarem neste novo momento de crescimento.  

A fábrica de papel de Salto-SP, no interior de São Paulo, é uma das pioneiras na produção de papéis para diferentes aplicações na indústria há mais de 130 anos, é responsável pela produção do papel moeda do Brasil desde os anos 70, atendendo diversos outros países da América Latina. Recentemente, a empresa foi adquirida por um grupo de investidores brasileiros que entenderam a evolução como parte natural do processo no que diz respeito a produção de papel. 

Pensando em continuar pioneira e referência na produção de papéis, nascem a BP Security, responsável por produtos de segurança e a Blendpaper, voltada à produção de papéis coloridos na massa, papéis convertidos, papéis para embalagem e papéis especiais.

“Misturamos a tradição de mais de 130 anos com a inventividade desta nova gestão e criamos uma nova marca. Viemos com o frescor entusiasmado de renovação e evolução, mas ainda assim preservando a excelência na qualidade em todos os produtos que fazem parte da nossa história. Norteados por uma visão de futuro ousada e arrojada, vislumbramos atingir novos patamares. Blendpaper é a mistura que acompanha a inovação no papel” comenta Bruno Drago, Diretor de Comercial da Blendpaper. 

Website: http://blendpaper.com.br/



Principais cuidados com os dispositivos de airbags

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Precauções com esses equipamentos ainda são pouco conhecidas entre os donos de carros.

Obrigatórios em todos os carros do Brasil desde 2014, os airbags se tornaram itens fundamentais para a preservação da vida dos motoristas, ajudando consideravelmente na redução de mortes por acidentes de trânsito, que sofreram uma queda de 30% na última década, segundo dados apontados pelo secretário nacional de trânsito em 2021.

Apesar de sua presença e importância no dia a dia do condutor brasileiro, esse equipamento acaba não recebendo a devida atenção dos donos de veículos que, muitas vezes, não conhecem as precauções e cuidados que precisam tomar para garantir sua completa eficácia em caso de acidentes. Esta atitude pode acabar prejudicando a segurança e bem-estar dos ocupantes em situações de colisão.

Como item de segurança, o airbag funciona em harmonia com outros componentes do automóvel, dependendo, portanto, do uso e funcionamento adequado deles para que sua função de proteger os passageiros seja bem executada.

Dessa forma, ações como o uso constante do cinto de segurança e regulagem da inclinação dos bancos se tornam passos simples que possuem grande importância na manutenção da segurança de todos os ocupantes, assim como a atenção para fatores relacionados à vida útil do equipamento e boas práticas dentro do veículo.

Cuidados essenciais

Para garantir o funcionamento adequado das bolsas infláveis em caso de impacto, as fabricantes de veículos estipulam um tempo médio de utilidade de um airbag em 15 anos, sendo necessária a troca do equipamento em carros mais antigos, ou seminovos que atingiram esse tempo limite.

Atenção aos indicadores automáticos do veículo também é função do condutor, que deve ficar sempre alerta para a luz do airbag no painel. Caso esta se acenda inesperadamente, pode indicar problemas nesse sistema, o que exige manutenção apropriada e imediata.

Além dos cuidados com os aspectos mecânicos, boas práticas por parte dos passageiros também são necessárias, como não colocar objetos em cima do painel, ou não apoiar pernas e membros em locais inapropriados do automóvel, sem nunca esquecer da mais importante delas: o uso constante e correto do cinto de segurança.

Quando usado incorretamente, ou mesmo quando seu uso é negligenciado, o impacto da colisão nos passageiros do veículo pode ser fatal, mesmo com o bom funcionamento dos airbags.

Manter os bancos em uma posição reta e a uma distância de 25-30 cm dos locais dos airbags é também uma medida eficiente para maximizar o efeito das bolsas de ar no corpo dos passageiros, evitando possíveis fatalidades ou mesmo lesões graves.

Principais tipos de airbags

Ao considerar a proteção dentro do automóvel, saber os tipos de airbags mais comuns nos veículos brasileiros também contribui para a prevenção de acidentes mais graves, uma vez que os condutores podem escolher carros com modelos que se adequam às suas principais necessidades de segurança, ou mesmo redobrar a atenção, evitando possíveis colisões que sobrecarreguem o sistema nos seus veículos.

Apesar da obrigatoriedade do equipamento no Brasil, nem todos os modelos de airbags estão presentes nos carros nacionais, sendo os tipos mais comuns:

  • Airbags frontais – Modelo mais comum e obrigatório, fica localizado no volante e painel do passageiro.
  • Airbags laterais – Projetados para proteger o tronco e a cabeça dos ocupantes.

  • Airbag de cortina – Serve para amortecer os impactos na parte lateral do veículo.

  • Airbag central – Sua função é prevenir o choque entre passageiro e motorista durante uma colisão.

Airbag traseiro – Se localiza na parte posterior dos assentos traseiros, e serve para proteger a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo.

De modo a auxiliar na segurança dos ocupantes, veículos com até 7 airbags podem ser encontrados na Toyota Sulpar.



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