Home Blog Page 1253

SGS certifica soluções do Grupo BMV como seguras

Rio de Janeiro, RJ 10/3/2022 – Empresas trabalham para que negócios e pessoas estejam aderentes às práticas ESG através da preservação de florestas e remuneração de produtores rurais

O Grupo BMV é auditado pela SGS, empresa de origem suíça líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Sendo assim, a SGS assegura que as soluções da ESG Tech estão em conformidade com as normas globais e as regulamentações locais, além de trazer transparência de forma independente.

Portanto, a SGS assegura que a certificação do Grupo BMV às empresas e pessoas físicas está adequada às práticas ESG como uma ação externa das empresas. Os dois grupos trabalham em paralelo para garantir que organizações e a população de todo o mundo compensem suas pegadas ecológicas, com geração de impacto positivo, o chamado “net positive”.

Isso é possível através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, certificação capaz de rastrear a área preservada correspondente à pegada ambiental das companhias e ainda contabilizar os benefícios para o Meio Ambiente. Além disso, na outra ponta, a ferramenta permite remunerar a comunidade local das áreas preservadas pela conservação. A tecnologia foi uma das 18 selecionadas pela ONU como iniciativa de solução para a mudança climática durante a COP-26.

Para a obtenção deste selo de sustentabilidade, agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS audita todo o processo e traz credibilidade como certificador independente. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela empresa ou pessoa física em área preservada para garantir a certificação.

“A parceria mostra que a temática ESG é mais atual do que nunca e as empresas estão entendendo a importância de se colocarem como players de vanguarda mundial nessa questão e na temática do desenvolvimento sustentável, de maneira geral”, explica a economista Maria Tereza Umbelino, CEO e fundadora do Grupo BMV.

A parceria com a SGS fortaleceu a credibilidade do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde e garantiu aos clientes mais um item de segurança do processo.

A SGS já participou como validadora, com sua criteriosa e competente avaliação, de mais de 200 certificações, desde grandes companhias como Unimed, Itaú, até pequenas empresas, como clínicas médicas e restaurantes.

“A SGS entrou nessa parceria por considerar as soluções do Grupo BMV inovadoras, já que apresentam um resultado eficiente. Além disso, não existia no mercado nenhuma alternativa ou projeto para a remuneração da atividade agrícola de conservação de florestas. A SGS considera que através de sua experiência global em projetos de sustentabilidade, carbono e ESG tem como contribuir para a credibilidade necessária do Grupo BMV”, afirma a Coordenadora de Negócios de Sustentabilidade da SGS, Luiza Toscan.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A empresa é reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 93.000 funcionários, ela opera uma rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios no mundo todo. Entre suas atividades, a companhia assegura que os produtos e serviços estejam em conformidade com as normas globais e as regulamentações locais. Combinando alcance global e conhecimento local, experiência inigualável e excelência em praticamente todos os setores do mercado, a SGS cobre toda a cadeia de suprimento, da matéria prima ao consumidor final. Possui amplo reconhecimento no mercado de sustentabilidade e tendências ESG.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/

Website: https://bmv.global/



Atibaia Saneamento lança Programa de Trabalho Social

10/3/2022 – Iniciativa deve impactar diretamente mais de 3.500 pessoas

A Atibaia Saneamento, uma das operações da Iguá Saneamento, e a NTICS Projetos, lançaram na última quarta-feira, 9 de março, o Programa de Trabalho Social (PTS) que deve mudar a forma como a comunidade se relaciona com as questões do meio ambiente e ainda estimular e promover a geração de renda.  A iniciativa que tem como parceiros a SAAE (Saneamento Ambiental Atibaia) e a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias da Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, vai impactar diretamente cerca de 3500 pessoas, entre alunos e professores da rede pública de ensino, além das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial as mulheres. 

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Flávio Callegari e reuniu, além dos patrocinadores e apoiadores, diretores, docentes e alunos da rede pública de ensino. 

O programa está dividido em duas frentes de trabalho, a primeira é o Programa de Educação Cultural (PEC) – #AtibaiaSaneamento, que vai atuar na formação de alunos do 5º ano do ensino fundamental e todos os professores da rede municipal, tornando-os conscientes de que são protagonistas dentro da comunidade e de como as ações individuais e coletivas impactam diretamente a vida das gerações futuras.  

Durante o mês de março, as escolas receberão os educadores, e conhecerão as atividades que serão trabalhadas durante todo o ano letivo. Serão oferecidas oficinas, feira de ideias e exposição de fotos em formato presencial e workshops no modelo digital. Todo o detalhamento do projeto pode ser acessado o site http://www.ptsatibaia.com.br.

O programa foi integrado pela Prefeitura Municipal de Atibaia à grade curricular, em todas as escolas municipais, e fará parte do Horário de Trabalho Pedagógico Escolar (HTPE) dos educadores. Cerca de 2 mil alunos e aproximadamente 800 docentes serão beneficiados com essa iniciativa. 

A segunda frente da iniciativa é o Culinária Sustentável, voltado para comunidades em situação de vulnerabilidade, em especial mulheres e mães, e está focado no reaproveitamento do alimento, sempre abordando conceitos sobre sustentabilidade, e geração de emprego e renda. 

De março a dezembro, serão realizadas duas oficinas por mês, presencialmente, no Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Atibaia, com o apoio da Prefeitura Municipal. Os primeiros encontros acontecem no dia 14 de março às 9h e 14h, respectivamente. 

As inscrições para o Culinária Sustentável já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://www.ptsatibaia.com.br. Ao acessar, basta procurar pela aba “Culinária Sustentável” e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”.

Serão aceitos os cadastros de moradores do município de Atibaia com idade acima de 18 anos. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. 

 

Serviço:

 

Programa de Trabalho Social: Programa de Educação Cultural – #AtibaiaSaneamento + Culinária Sustentável

 

Realização de Março a Dezembro de 2022

 

Inscrições:

Culinária Sustentável: As inscrições estão abertas para toda a população de Atibaia com idade superior a 18 anos

Inscrições pelo site do projeto:http://www.ptsatibaia.com.br (acessar o site, entrar na aba Culinária Sustentável e clicar no botão “Inscreva-se nas Oficinas”)

Website: http://www.ptsatibaia.com.br



Mulheres alcançam lideranças, mas enfrentam desafios

Aracaju/SE 10/3/2022 – Tanto as líderes como as trabalhadoras precisam ainda superar o desafio de conciliar a carreira profissional com a vida pessoal e familiarPesquisas mostram que presença de mulheres em cargos de liderança aumentou para 31%, mas que as profissionais continuam ganhando menos e tendo dificuldades em conciliar trabalho e família

O espaço das mulheres no mercado de trabalho está cada vez maior e mais consolidado no Brasil e no mundo, mesmo com a persistência de problemas como o assédio e a falta de igualdade salarial. A edição mais recente da pesquisa Women in Business, da multinacional britânica de consultoria Grant Thornton, aponta que o ano de 2021 teve crescimento na paridade de gênero no mercado. 

Dos 29 países que participaram da pesquisa, 83% superaram a média global de cargos de liderança e gestão ocupados por mulheres em empresas e organizações, a qual alcançou 31% – aumento em relação ao relatório de 2020, quando a média global era de 29% e foi superada por 55% dos países. O Brasil está entre os que mais evoluíram nesse quesito: as brasileiras conquistaram mais 5% dos cargos de liderança nas empresas e agora são 39% do empresariado nacional, levando nosso país do oitavo para o terceiro lugar no ranking global da Women in Business

Ainda sobre o Brasil, a mesma pesquisa mostrou que os cargos de liderança mais ocupados por mulheres são as diretorias Financeiras (CFO) e de Recursos Humanos, com índices de 43% cada. Eles são seguidos pelas diretorias de marketing (40%), CEO e direção geral ou executiva (36%), diretoria de Operações (COO, 28%) e diretoria de Vendas (25%). Os dados mostram que o espaço das mulheres está cada vez maior e mais firme no mercado de trabalho, que por sua parte não tem se furtado a acompanhar as evoluções da sociedade. 

Para a administradora Janaína Machado Tavares, gerente do núcleo de empregabilidade Tiradentes Carreiras, do Grupo Tiradentes, isso acontece porque as mulheres vêm se destacando pelas suas qualidades socioemocionais, que vão muito além da simples capacidade técnica. “É impressionante como as mulheres são mais moldadas a prestarem mais atenção num ambiente, a entenderem um pouco mais os conflitos, a saber lidar melhor com situações difíceis, porque elas acabam sendo treinadas mais para o feminino. É a famosa intuição, que seria a leitura de um cenário, o entendimento das variáveis. E os homens ainda estão numa educação extremamente machista, muito mais cartesiana do que as mulheres”, afirmou. 

Janaína acrescenta que essas habilidades colocam as mulheres em melhor vantagem para a escolha de líderes e gestores. “Essas mulheres são muito mais treinadas nas habilidades e competências socioemocionais. Para ser um bom líder, é necessário ter autoconhecimento,  controle emocional e empatia. As mulheres estão estudando mais e se preparando para ocupar esses cargos e espaços dentro das empresas. Então, nós veremos cada vez mais as mulheres no poder ocupando espaços, não só nas empresas, mas também na política”, exortou ela. 

A paridade entre gêneros também vem se fortalecendo nos bancos universitários, com uma presença maior de alunas e professoras nos campi em geral, bem como um tempo maior de estudo e escolaridade das mulheres em relação aos homens. A edição 2019 do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostrou que as mulheres têm 15,8 anos esperados de escolaridade e a média de 8,1 anos de estudo, enquanto os homens possuem respectivamente 15 e 7,6 anos. 

Salários

Este crescimento no mercado não se reflete nos salários. Um estudo da consultoria IDados sob a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que as mulheres ganharam em média 20,50% menos do que os homens no 4º trimestre de 2021, contra 19,70% a menos no final de 2020. Os salários médios de funcionários homens fechou o ano em R$ 2.601,25, enquanto o das mulheres foi de R$ 2.068,72. Os dados foram divulgados na última terça-feira pelo site de notícias G1. E outra pesquisa, a Global Gender Gap Report 2021, do Fórum Econômico Mundial, atesta que as mulheres ainda demorarão 267,6 anos para conseguir uma equiparação igualitária com o salário dos homens. 

A gerente do Tiradentes Carreiras aponta a igualdade salarial de gênero como a grande reivindicação das mulheres nos dias de hoje. “O que a gente pede hoje no mercado de trabalho é uma igualdade salarial. Mas nós vamos cada vez mais tomar o mercado de trabalho e lutar por esses direitos. Se nós trabalhamos e produzimos igual a um parceiro, a um homem, por que não ganhar a mesma coisa? Também acho que essa é a grande questão ainda, mas que as mulheres vão tomar cada vez mais espaço, eu não tenho dúvida”, afirmou ela. 

Sobrecarga

Tanto as líderes como as trabalhadoras precisam ainda superar o desafio de conciliar a carreira profissional com a vida pessoal e familiar, o que de acordo com a especialista, não se conseguiu devido à sobrecarga de responsabilidades que as mulheres enfrentam no trabalho, na organização da casa e na criação dos filhos. “A sobrecarga da mulher ainda é muito maior do que a do homem, e esse é um grande desafio. A mulher precisa de ajuda. Não adianta ela chegar apenas no cargo de liderança, ocupar os espaços nas empresas e estar esgotada, e chegar a um momento em que ela tem que optar, ou se sentir culpada por não dar tanta atenção ao lar, à casa, à família, etc.”, pontuou. 

Janaína considera que o grande desafio é dividir igualmente as atividades caseiras com os companheiros, para que toda a família absorva as cargas hoje impostas à mulher. “Existe uma situação familiar da criação dos filhos ainda muito dedicada à mãe, ao feminino, e ela na verdade deveria ser aos dois”, afirma a gerente, sugerindo que todas as empresas adotem o período de licença-paternidade, similar à licença concedida às gestantes, ou permitam que os homens trabalhem em home office ou de forma híbrida quando os filhos ou as parceiras estão adoentadas. “O homem, o pai, precisa estar presente nesse desenvolvimento da criança e não ficar apenas essa sobrecarga para a mulher. Acho que a licença paternidade é necessária, importante para que os pais também assumam esse papel”, concluiu.

Website: https://portal.unit.br/



Aumenta o número de obesos e cirurgias para articulações dos joelhos caem 63%

Curitiba – PR 10/3/2022 – O estudo indica uma real necessidade de estratégias para otimizar o tratamento dos pacientes que necessitam de ATJCada quilo a mais na balança representa uma sobrecarga de, aproximadamente, 8 quilos para as articulações dos joelhos

Um dos fatores que comprovadamente agravam os problemas nas articulações do joelho e quadril é o sobrepeso. Dois importantes dados estão chamando a atenção dos especialistas neste momento: o aumento da obesidade na população pós-pandemia e a redução no número de procedimentos para tratar problemas nas articulações do joelho e quadril.

Dados disponíveis no Datasus, do Ministério da Saúde, apontam uma queda de 63% no número de cirurgias de próteses de joelho pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

Já os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que correspondem aos procedimentos feitos por planos de saúde no país, também apresentaram queda de 41,39%. Ao todo, foram realizados 10, 62 mil procedimentos em 2019 e em, 2020, apenas 6.224. Os dados de 2021 ainda não estão disponíveis.

Apenas no Paraná a redução no número de próteses de joelho pelo SUS foi de 68%, saindo de 1.088 procedimentos realizados em 2019, para 329 em 2021. Já pelos planos de saúde a redução foi de 25,77%, saindo de 1,62 mil procedimentos em 2019, para 6.224 em 2021.

O estudo – publicado em novembro de 2021, pelo Brazilian Journal of Development e intitulado “Impacto da pandemia pelo Covid-19 nos procedimentos de Artroplastia Total do Joelho (ATJ) no SUS” – apontou esta redução, sendo que a região mais afetada foi o Centro-Oeste do país, com uma diminuição de 79,20% nas cirurgias.

A ATJ ou prótese total do joelho é uma cirurgia que substitui a articulação por uma prótese, o que ajuda a devolver o movimento e a qualidade de vida para o paciente, independente da faixa etária. O objetivo é melhorar sintomas da artrose, corrigir o alinhamento e melhorar a mobilidade do joelho. 

“O estudo indica uma real necessidade de estratégias para otimizar o tratamento dos pacientes que necessitam de ATJ na saúde pública e privada devido ao represamento da demanda durante a pandemia da Covid-19”, alerta o ortopedista Rogério Fuchs, com mais de 35 anos de atuação na área. 

Queda nacional – Para que se tenha ideia, entre março e dezembro de 2019, foram realizadas pelo SUS 7.407 cirurgias de ATJ, sendo 86 na região Norte, 608 no Nordeste, 4.165 no Sudeste, 2.149 no Sul e 399 no Centro-Oeste. Já no mesmo período de 2020, foram feitas apenas 2.735 cirurgias de ATJ nas cinco regiões do país, sendo 23 no Norte, 254 no Nordeste, 1605 no Sudeste, 770 no Sul, e 83 no Centro-Oeste. Respectivamente , as reduções chegaram a 73,25%, 58,22%, 61,46%, 64,17% e 79,20%. 

Obesidade – Segundo o ortopedista, cada quilo a mais na balança representa uma sobrecarga de, aproximadamente, 8 quilos para as articulações dos joelhos. “A obesidade agravou muito os problemas nas articulações durante o período de isolamento, devido a redução nas possibilidades de os pacientes realizarem atividades e aliado ao aumento na ingestão de alimentos”, reforça Fuchs.

Recentemente o The Journal of Arthroplasty divulgou um artigo onde a Associação Americana de Cirurgiões de Quadril e Joelho recomenda que pacientes com sobrepeso e obesidade continuem seus tratamentos ortopédicos, principalmente artroplastias de quadril e joelho. 

Já a recente pesquisa Diet & Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, em 2021, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período. Além disso, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, um em cada quatro adultos está obeso. São 29,5% das mulheres e 21,8% dos homens.

Quadril – O ortopedista especializado em cirurgia do quadril, Thiago Fuchs, afirma que a obesidade, em relação a articulação do quadril, segue a mesma linha. 

“O quadril sofre muita influência em relação ao peso do paciente. Isso porque o quadril suporta, por passo, de duas a três vezes o peso do corpo. Então, este aumento de peso constatado durante a pandemia é fator de risco para o desenvolvimento da artrose e, para aqueles que já têm lesões degenerativas, os sintomas de dor e dificuldade de locomoção pioram muito”, afirma.

O cirurgião do quadril também faz um alerta para pacientes que aumentaram o peso e querem retomar as atividades físicas. “Estas pessoas terão mais dificuldades de retorno à prática de atividade física, tendo maior risco de lesão. É preciso cuidado e acompanhamento profissional para um retorno gradual”, finaliza Thiago Fuchs. 

Website: https://institutofuchs.com.br/



Brasileiros Empreendem no Setor de Vacation Homes em Orlando

Orlando 10/3/2022 – O sucesso dos empreendedores brasileiros na Flórida se dá porque tanto investidores quanto turistas do Brasil preferem fazer negócio com quem fala portuguêsDe administradoras de imóveis a lavanderias especializadas, Orlando atrai empreendedores brasileiros de olho no turismo local.

A procura por casas de férias dispararam nos EUA durante a pandemia de covid-19, é o que afirma um recente estudo da Associação Nacional de Corretores Imobiliários (NAR). Segundo o relatório, compradores domésticos e estrangeiros inundaram o mercado no segundo semestre de 2020 até abril de 2021, fazendo com que as vendas de vacation homes aumentassem 16,4%, superando o crescimento geral das vendas de imóveis existentes no país, de 5,6%.

Conhecida como a “capital mundial das férias”, Orlando, na Flórida, aparece no topo do ranking dos melhores lugares para comprar imóveis de temporada nos EUA, segundo o site especializado Roofstock. A razão é a demanda constante de turistas visitando os parques temáticos da Disney e Universal. Em 2019, cerca de 75 milhões de pessoas visitaram a cidade, sendo 85% composto por turistas domésticos. Em 2020, quando as fronteiras do país estavam fechadas para o turismo internacional, 35 milhões de pessoas visitaram a cidade. Ou seja, mesmo com as restrições da pandemia, proprietários de vacation homes conseguiram faturar com o fluxo de turistas locais.

De olho neste mercado, brasileiros estão investindo não apenas na compra de casas de férias na região, sendo o quinto grupo estrangeiro que mais adquire imóveis na Flórida, mas também em outros empreendimentos voltados a atender o setor de vacation homes na “Cidade Mágica”.

Alexandre Fraga, CEO da Fraga Company, identificou essa oportunidade bem antes da pandemia, em 2014. “O que era visto como um bom negócio no passado, hoje é considerado um dos investimentos mais rentáveis e seguros do mercado global”, diz Fraga, sócio-proprietário da hub de investimentos que compreende imobiliária, companhia de design de interiores e administradora de propriedades, negócios voltados para casas de temporada com alta rentabilidade em Orlando. “Não só os brasileiros, mas latinos-americanos no geral, estão buscando atrelar parte de seu patrimônio ao dólar, moeda mais forte que a de seus países de origem”, afirma o empresário, que administra cerca de 50 milhões por ano em aluguéis de temporada.

Desde 2015 em Orlando, o pernambucano Bartolomeu Lins é reconhecido na região por seus empreendimentos no ramo de restaurantes e catering. Em 2020, observando o crescimento das vacation homes, Bartolomeu resolveu diversificar seus negócios e abrir a QS2 Solutions, lavanderia industrial exclusiva para casas de temporada na região. “Esses imóveis têm alta rotatividade de turistas e, para competir com os hotéis, precisam apresentar padrões de higiene profissional”, diz o dono da lavanderia, que atende quase 300 casas nas proximidades dos parques temáticos da Disney, entregando cerca de 4 mil tonelada de material limpo por dia. “Existem muitas oportunidades de empreendimento em toda a cadeia de suprimentos no setor de vacation home em Orlando”, afirma Bartolomeu.

Com a reabertura das fronteiras, em novembro do ano passado, especialistas estimam mais expansão em 2022, vindo especialmente do Brasil. “O sucesso dos empreendedores brasileiros na Flórida se dá porque tanto investidores quanto turistas brasileiros preferem fazer negócio com quem fala português e entende sua cultura”, comenta Fraga.

Mais de 1 milhão de brasileiros viajam para a Flórida todos os anos, sendo 830 mil com destino a Orlando, o terceiro grupo estrangeiro que mais visita os parques temáticos da região. No quesito investimento, os brasileiros figuram entre as cinco nacionalidades que mais adquirem vacation homes na Flórida, junto com Argentina, México, Colômbia e Venezuela.

Website: https://fragacompany.com/



Pesquisa aponta mudanças na dieta dos EUA pós-pandemia

São Paulo 10/3/2022 – Mais pessoas estão optando por personal chefs com conhecimento em nutrição para fortalecer o sistema imunológico e otimizar a performance no dia-a-diaDepois do novo coronavírus, norte-americanos passaram a cozinhar mais em casa e consumir alimentos mais saudáveis.

Quatro em cada cinco consumidores norte-americanos afirmaram que a pandemia de covid-19 mudou seus hábitos alimentares, levando-os a cozinhar, comer, fazer compras e pensar sobre alimentos de forma diferente, de acordo com a Pesquisa Anual de Alimentos e Saúde do Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos. Na pesquisa de 2020, 60% dos consumidores afirmaram cozinhar mais em casa em decorrência da pandemia; já os dados coletados no ano passado, a estatística caiu para 47%, sinalizando um retorno à normalidade.

Mas a tendência de comer mais em casa não deve diminuir tão cedo no país, de acordo uma nova pesquisa da consultoria de marketing Acosta. Após o término da pandemia, 92% das famílias entrevistadas planejam continuar comendo juntas em casa pelo menos com mais frequência do que antes do surgimento do coronavírus. No início da pandemia, 47% dos adultos tomavam café da manhã em casa todos os dias (versus 37% pré-covid-19), 40% dos adultos almoçavam em casa todos os dias (contra 26% pré-covid-19) e 31% das famílias jantavam em casa todos os dias (eram 18% no pré-covid-19).

“Comer em casa tornou-se a norma durante a pandemia. Essas mudanças impactaram significativamente o setor de restaurantes, levando a cerca de 240 bilhões de dólares em receita perdida pela indústria no país, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes”, explicou Colin Stewart, vice-presidente executivo de inteligência de negócios da Acosta.

A previsão de que muitos norte-americanos vão continuar comendo em casa é uma boa notícia para um segmento que cresceu durante a pandemia: o de chefs privados. Segundo a Associação de Chefs Particulares dos Estados Unidos, a indústria vive um boom no país, somando cerca de 25 mil profissionais no setor e previsão de crescimento de 6% até 2026. “A evolução dessa indústria mostra uma preocupação cada vez maior com a saúde e mais famílias estão contratando chefs particulares para preparar um grande número de refeições que são congeladas e consumidas em casa de forma conveniente”, divulgou o site especializado The Culinistas.

Mas há também quem invista em chefs particulares para cozinhar diariamente suas refeições. Caso do ator americano Channing Tatum que, para não correr o risco de sair da dieta durante as filmagens de seu novo projeto, rodado em Londres, contratou a nutricionista e personal chef carioca Aline Fiúza para acompanhá-lo na viagem. “Pessoas ocupadas, que precisam manter uma rotina de cuidados com a saúde, estão optando por trabalhar com personal chefs e nutricionistas visando fortalecer o sistema imunológico e manter uma dieta rica em nutrientes”, comenta a profissional, autora do livro “Pareça Bem, Sinta-se Bem e Viva Bem”.

O Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos mostra que a pandemia promoveu uma mudança de mentalidade sobre o que os americanos consideram saudável. Antes da pandemia, a maioria dos consumidores identificavam uma alimentação saudável com base na ausência de algum componente “prejudicial à saúde”, como o açúcar. Este ano, os números mudaram: 27% agora dizem que uma alimentação saudável é definida pela presença de nutrientes advindos de frutas e vegetais (acima dos 17% em 2016).

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, que acompanharam os hábitos alimentares de cerca de 6 mil pessoas desde o início da pandemia, indivíduos que relataram comer mais frutas, vegetais e legumes tiveram um risco 9% menor de contrair covid-19 e um risco 41% menor de desenvolver sintomas graves durante o período do estudo, em comparação com pessoas que relataram comer menos frutas e vegetais. “O estudo não é conclusivo e uma alimentação saudável não elimina a recomendação de vacinação”, afirma o relatório.

Website: https://www.globenewswire.com/news-release/2021/05/19/2232648/0/en/2021-Food-Health-Survey-Pandemic-Food-Habits-Start-to-Wane-While-Positive-Approaches-to-Diet-and-Health-Grow.html



Expo ISP chega a Porto Velho-RO no dia 10 de março

10/3/2022 – Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Porto Velho, em Rondônia, será sede da próxima edição do Expo ISP – Expedição, nesta quinta-feira, 10 de março. O evento ocorrerá no Golden Plaza Hotel (Av. Gov. Jorge Teixeira, 810), das 8h às 18h, e terá uma programação focada em assuntos da máxima relevância para o mercado de provedores de internet e operadoras regionais.

Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Quem falará sobre isso será Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em Proteções contra Surtos Elétricos em Redes de Telecomunicação. Na palestra “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, ele trará o tema e abordará soluções que podem ser aplicadas para melhoria da atuação dos provedores frente a estas questões.

Além disso, o evento trará outras palestras, como “Saúde Organizacional – Descubra como alavancar seu Engajamento, Produtividade e Resultados do seu Negócio”, ministrada por Deusomir Júnior, engenheiro em Telecomunicações, especialista em Análise Comportamental e diretor da DJR Consultoria.

Haverá, ainda, às 10h, a apresentação “Marketing Digital para Provedores”, com Paulo Botelho, CEO da BOT Marketing Digital. Na sequência, virá “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, com Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em proteções contra surtos elétricos em redes de telecomunicação.

Já às 11h ocorrerá a palestra “Provedor de Alta Performance”, com Mário Ribeiro, diretor do GrupoEx, neurocientista, escritor, criador do modelo Dowchurn de retenção de clientes e do Núcleo de Gestão da Reclamação. Em seguida, terá intervalo de almoço e, à tarde, a programação retoma com diversas apresentações, incluindo o título “Principais indicadores relacionados à operação do provedor e como torná-la mais inteligente e preditiva”, que será ministrada às 15h por Osvaldo Neto, Head de Expansão da Anlix.

Às 16h será a vez de “Ataques DDoS: o que fazer antes do primeiro ataque?”, com Thiago Ayub, diretor de Tecnologia na Sage Networks, e às 17h haverá sorteios para os participantes, seguindo-se às 18h para o encerramento do evento.

O Expo ISP – Expedição em Porto Velho tem patrocínio de V.Tal, Agora, FiberX, Sumec e Telxe. Os apoiadores incluem Sinet, Seinesba, RedeTelesul, ProBahia, Microtel, Sesc, Loucos da Telecom, InfraNews Telecom, FTTH Brasil, Café Com Ideia, BOT, Aspro, Aspeal, AproveBrasil, AprovaSF, Apriam, Appit, Apims, Anpit, Anid, Abramulti, Abott’s e Abeoc Brasil.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br/evento/9/ro-portovelho

O Expo ISP – Expedição terá, ainda, muitas outras edições pelo país. Os locais, datas e inscrições podem ser visualizados em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br

Além disso, em maio e novembro acontecem as edições nacionais do Expo ISP. A primeira, de 11 a 13 de maio, em Olinda – PE, e a segunda, de 03 a 05 de novembro, em São Paulo – SP. Informações: https://www.expoispbrasil.com.br



Mercado livre de energia auxilia empresas para índices ESG

A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade. De acordo com levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset, no Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses.

O levantamento sobre ESG, sigla do inglês para Environmental, Social and Governance, feito pela Morningstar e pela Capital Reset apontou que fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020.  Uma outra pesquisa, realizada em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), afirma que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.  

Outro estudo, realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), apontou que, no mundo todo, crescem os investimentos que consideram os princípios de responsabilidade ESG,  além da observação de que o surgimento de cada vez mais “fundos de sustentabilidade” tem se mostrado uma tendência no mercado. Ainda segundo o estudo da BCG, as instituições que cultivam boas práticas ESG apresentam resultados melhores ao longo do tempo, sendo este fator primordial para atração do interesse de investidores, a perpetuidade da companhia.   

Para Daniel Rossi, CEO da Capitale Energia, empresa de Energia e soluções sustentáveis, essa mudança no comportamento das empresas pode ter sido provocada pela pandemia decorrente do novo coronavírus. “A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade, desta forma, a migração para o mercado livre de energia foi uma consequência oriunda desta mudança, uma vez que é possível consumir energia de fontes renováveis, além do benefício econômico que esta modalidade proporciona”, comenta.  

Mercado livre de energia e ESG 

Ainda de acordo com os dados, usar energia limpa, vindo do mercado livre de energia, pode representar uma economia de até 30% para essas organizações. “Embora deva estar presente em todos os setores da economia, o ESG tem grande destaque quando o assunto é geração de energia. Isso porque esse é um dos setores que mais impactam o meio ambiente. Nesse contexto, fontes renováveis de energia são um dos eixos centrais para um desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel. 

De acordo com a ABRACCEL, o mercado livre de energia já conta com cerca de 10mil CNPJ´S, que consomem energia de fontes renováveis. Daniel comenta que: “No mercado livre de energia há modalidades onde o cliente pode consumir normalmente sem se preocupar com limites contratuais e ainda tem uma economia mensal garantida. Porém, como tudo, é preciso ter cautela e saber escolher o fornecedor nesta nova modalidade para que o consumidor tenha segurança e riscos mitigados em toda sua jornada no Ambiente de Contratação Livre”.  

De acordo com a CCEE, o mercado livre de energia tem potencial de absorver 59% da energia do país. Até 2026 os brasileiros estarão exclusivamente consumindo energia limpa do mercado livre de energia. A expectativa, segundo Daniel, é que as empresas, atendendo aos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comecem desde já a mudar suas práticas para atender essa demanda que surgirá em breve. 



Mais de 70% dos clientes desistem da empresa após dois atendimentos ruins

São Paulo, SP 9/3/2022 – O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades.Pesquisa global com 3,5 mil entrevistados mostrou que os consumidores estão menos dispostos a dar uma segunda chance para empresas que não mostrarem um atendimento satisfatório. Pelo menos 61% de clientes que tiveram uma experiência ruim com a marca não hesitariam em procurar o concorrente.

Uma boa experiência do cliente com o atendimento de uma empresa deixou de ser um diferencial para se tornar questão de sobrevivência.  Pesquisa global CX Trends 2022, divulgada pela Zendesk, mostrou que os clientes estão cada vez menos tolerantes com o que eles considerarem um atendimento ruim. O levantamento, feito com 3.511 consumidores e 4.670 líderes de atendimento ao cliente, agentes e compradores de tecnologia de 21 países e organizações, mostrou que 76% não voltarão mais após duas experiências ruins com uma empresa.

Além disso, 61% dos clientes afirmaram que recorreriam ao concorrente após uma única experiência ruim. A importância de um bom atendimento também foi apontada por líderes de negócios. 64% deles afirmaram que o atendimento ao cliente teve um impacto positivo no crescimento da empresa; 60% responderam que o bom atendimento melhorou a retenção de clientes e quase metade disse ter observado aumento na capacidade de vendas cruzadas.

O levantamento revela, como avalia a Zendesk, que os responsáveis pelo atendimento aos clientes desempenham função cada vez mais importante dentro das empresas. Mas, eles não precisam estar sozinhos nessa tarefa. Com mais de 15 anos de experiência atuando em projetos e suportes a clientes, a administradora de empresas Sigrid Siqueira Pessanha afirma que os times de comercial e de atendimento podem e devem ser reforçados por um gerente de projetos, profissional dedicado a entender todas as necessidades do cliente e apontar as melhores soluções para atendê-lo.

“O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades, o que implica diretamente no conhecimento da dor do cliente, facilitando a venda, aumento do espaço no cliente e em muitos casos sem concorrência, pois a segurança do conhecimento do ambiente mitiga os riscos e aumenta a chances de sucesso do projeto”, explica.

A administradora de empresas explica também que quando esse profissional tem o conhecimento sobre vendas, o controle e o esforço empregado no desenvolvimento de projetos (ou produtos) tendem a ficar mais efetivos, e as mudanças que possam surgir no escopo desses projetos são tratadas de forma correta, economizando tempo e recursos.

 “Outro ponto importante das vendas através do gerente de projetos é que o esforço no planejamento será diminuído, pois a análise e alinhamento de escopo e esforço, riscos, já foram em grande parte realizadas no momento da venda; sem contar o conhecimento técnico para alinhar as expectativas com o cliente, deixando claro o que é possível entregar e o que é inviável tecnicamente”, informa Sigrid Pessanha.

Ela conclui informando que as vantagens na inclusão e capacitação do gerente de projetos na equipe de vendas só traz vantagens para empresas que não querem ficar para trás na corrida em busca de clientes. “Vejo cinco pontos como resultados obtidos pela empresa pelo investimento no gerente de projetos: proatividade nas demandas, influência na decisão do cliente, otimização dos resultados, alinhamento correto de expectativas de novas vendas e boa entrega, o que garante portas abertas para futuros negócios”, atesta.

Empresas brasileiras deverão investir mais em experiência do cliente em 2022

O levantamento da Zendesk mostrou que, no Brasil, as prioridades das empresas para os próximos 12 meses estão relacionadas a serviços. 68% disseram que vão impulsionar melhores experiências do cliente, 46% pretendem aumentar a eficiência, 26% vão construir relacionamentos de confiança com os clientes, 28% querem aumentar a satisfação deles e 21% aumentar a sustentabilidade.

Além do Brasil, a pesquisa foi realizada em países como Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido, Índia, Singapura, Coreia do Sul, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos, Espanha e Itália, entre outros.

Website: https://www.linkedin.com/in/sigridpessanha/



Softwares se diversificam e viram necessidade básica nas empresas

9/3/2022 – As empresas se deram conta da utilidade de ferramentas como o Excel e o Power BI e passaram a utilizá-las com mais forçaFerramentas como Excel e Power BI são utilizadas em diferentes áreas, como financeiro, comercial e marketing; para especialista, domínio de softwares é aptidão que deve constar no currículo

Foi-se o tempo em que o trabalho no mundo corporativo podia ser feito apenas numa folha de papel ou em um simples editor de texto. Atualmente, computadores parecem canivetes suíços. Eles contêm diversos softwares e aplicações cujo propósito é deixar o trabalho mais ágil e eficaz. Mas não basta ter essas ferramentas ao alcance do mouse: é necessário saber utilizá-las. 

Isso porque as empresas esperam cada vez mais dos profissionais o domínio das ferramentas utilizadas no dia a dia do trabalho. Quem quer se destacar, precisa conhecer bem as que são mais empregadas. “A variedade de ferramentas que estão surgindo com o avanço da tecnologia é muito promissora para otimizar o trabalho e a produtividade. E as empresas buscam profissionais que saibam utilizá-las”, diz Henrique Borges, instrutor empresarial de Business Intelligence da empresa Lean Solutions.

Para o especialista, o profissional precisa aprender a usar as ferramentas mais utilizadas em sua área. “Softwares como CRMs e o Power BI estão aparecendo nas listas de requisitos das empresas. Quem está à procura de emprego deve buscar treinamentos especializados em ferramentas adotadas nas áreas de interesse”.

O problema é que muitas vezes escolher qual ferramenta aprender para utilizar vira um desafio. Contudo, alguns softwares são mais adotados em diferentes funções. É o caso dos editores de planilhas e de programas que realizam análise de dados. 

“São as ferramentas mais comuns, como o Excel, que dominam há anos os formulários de inscrição dos processos seletivos. É bom que os candidatos a uma vaga de emprego tenham um conhecimento favorável em Excel, tanto por sua popularidade, quanto por sua diversidade de aplicações em diferentes setores corporativos”, diz Borges. 

O uso do Excel no trabalho depende das necessidades do profissional, que variam de acordo com as diferentes áreas. O software pode ser visto como uma ferramenta coringa, que é empregada em tarefas que vão desde a gestão de um negócio até a análise de dados comerciais. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Excel não se tornou obsoleto”, completa o especialista. 

Para além do editor de planilhas

Além do Excel, outros softwares devem estar no radar dos profissionais que querem ser competitivos no mercado. Ferramentas como o Power Apps, Power BI e o Power Automate e aplicações que dispensam o uso massivo de códigos de programação – o chamado low code – compõem o kit básico das empresas. 

O Power Apps, por exemplo, permite ao usuário criar aplicativos internos de forma mais fácil. Já o Power Automate ajuda os profissionais que precisam substituir tarefas repetitivas e manuais por ações automatizadas. 

“Quando as empresas se deram conta da utilidade dessas ferramentas, passaram a utilizá-las com mais força. Agora, elas tendem a se tornar indispensáveis. A tecnologia está avançando e as soluções de fácil utilização são as que têm maior aceitação”, comenta Borges.

Para saber mais, basta acessar o site: www.leansolutions.com.br

www.blog.leansolutions.com.br

Website: http://www.leansolutions.com.br



Nanolearning permite aprendizado eficaz com poucos minutos de foco

9/3/2022 – É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminhoMetodologia desenvolvida para lidar com grande volume de tarefas está cada vez mais presente em treinamentos no ambiente corporativo; para especialista, nanoaprendizagem é voltada para profissionais que buscam autonomia e conectividade

Estudar gastando poucos minutos por dia e aprendendo conteúdos práticos e que vão direto ao ponto: essa é a promessa do nanolearning, uma metodologia de ensino que já faz sucesso entre profissionais que precisam se manter atualizados em ambientes de mudança constante e abundância de informações. 

Situações que exigem aprendizado rápido estão cada vez mais presentes no universo do trabalho e do empreendedorismo. Para lidar com grandes quantidades de tarefas de forma eficiente, métodos ágeis de trabalho tornaram-se frequentes nas empresas. É a aplicação da agilidade no ensino que trouxe à tona o nanolearning. 

“O mundo corporativo está adicionando cada vez mais funções e novos conhecimentos. As informações circulam de forma acelerada. E as pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. É por isso que o nanolearning é tão promissor”, diz Maria Eduarda Bastos, desenvolvedora em Power Platform da empresa Lean Solutions e especialista em nanoaprendizagem. 

O método está baseado em três pilares: agilidade, experiência intensa e conexão com instrutores e equipes. Os conteúdos oferecidos são curtos. A ideia é que o aluno dedique poucos minutos às tarefas e seja capaz de se auto direcionar na aplicação do conteúdo aprendido. Professores atuam como mentores e facilitadores, e o centro de toda experiência é o foco.

“É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminho”, explica Bastos. Ela conta que nas abordagens de nanolearning são também disponibilizados materiais complementares de fácil acesso e consulta rápida.

Com tal metodologia, os cursos e treinamentos tornam-se mais compatíveis com o perfil e a expectativa do estudante. “São alinhados com as necessidades das pessoas interessadas, mais personalizados, com menor carga horária e maior foco”, completa a especialista. 

Para desenvolver treinamentos com nanolearning, não é necessário ter acesso a ferramentas específicas ou complexas. Tudo se resume a uma boa organização do material de aprendizagem e uma definição precisa de onde se quer chegar. Para auxiliar o estudante, mentores utilizam materiais de apoio como infográficos, documentos de consulta e formulários de feedback.

“As pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. Percebo que os alunos dos treinamentos têm procurado soluções para problemas mais específicos. Passar um longo tempo aprendendo a resolvê-los não é uma alternativa viável. Com o método nanolearning elas conseguem absorver de forma mais rápida as informações das quais necessitam, sem perda de tempo”, afirma Bastos. 

Aprendizado 4.0

Numa época em que nossa atenção é disputada por diferentes tipos de distração, o consumo de pílulas de informação talvez seja o futuro do ensino. Não é à toa que a nanoaprendizagem surgiu em indústrias de ponta, que empregam alta tecnologia.

“O nanolearning é fruto da Indústria 4.0 e da era da economia compartilhada. A sua adesão é cada vez mais crescente, visto que o modelo tradicional de ensino não contempla a demanda atual de consumação rápida de informação”, explica Bastos. 

Segundo a especialista, a metodologia do nanolearning se soma a outros métodos já aplicados no mundo corporativo para garantir aprendizado ágil e eficaz. “A nossa expectativa é que o nanolearning não venha para substituir outras abordagens, mas sim, transformá-las. Isso contemplaria o novo perfil de profissionais que buscam autonomia e conectividade”, completa a especialista.

Para saber mais, basta acessar o site: www.leansolutions.com.br 

www.blog.leansolutions.com.br

Website: http://www.leansolutions.com.br



Blindagem patrimonial protege ganhos de investidores e empresas

9/3/2022 – Conhecer a blindagem patrimonial é usar a lei a favor daquilo que pode e deve ser protegido. Basta saber executarPatrimônio de pessoas físicas e jurídicas pode ser protegido através de diferentes estratégias; para advogado, prática é legal e ética quando feita para salvaguardar bens sem lesar terceiros

Diante das incertezas da pandemia e enfrentando um cenário de turbulência econômica, muitos empresários têm adotado a atitude de diversificarem seus portfólios de investimentos mantendo maior liquidez enquanto buscam ampliar seu patrimônio.

No Brasil, tornou-se mais comum a aplicação do dinheiro guardado em opções diversificadas de investimentos. Segundo dados da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, o número de investidores cresceu mais de 43% no primeiro semestre do ano passado. Essa alta deve-se à chegada de pequenos investidores à bolsa. Na média, o aporte inicial fica em torno de R$ 352.

Estar mais ciente sobre como engordar a poupança não significa estar seguro quanto à proteção do dinheiro investido. Variações cambiais bruscas, crises econômicas, instabilidade nos mercados, alterações em leis, decisões judiciais e até mesmo questões pessoais e familiares, como divórcios e problemas sucessórios, podem pôr tudo a perder. 

O que garante a proteção do patrimônio é a adoção de uma série de atitudes com relação ao dinheiro guardado e aos bens adquiridos. Essas ações são tão ou mais importantes que o comportamento correto na hora de investir. O nome disso é blindagem patrimonial. Pode parecer exótico, mas tudo se resume a ações tomadas na esfera jurídica e tributária para proteger os patrimônios de uma determinada pessoa, blindando o patrimônio de empresários e evitando que as possíveis dívidas e problemas judiciais da empresa atinjam os bens pessoais do mesmo

“A blindagem patrimonial tem sido cada vez mais usada. Ela permite agilizar processos e resguardar os bens de pessoas físicas e jurídicas de forma lícita. É uma ação preventiva direcionada aos bens e patrimônios”, explica Felício Rosa Valarelli Júnior,  especialista em planejamento empresarial e renomado sócio-administrador  do escritório Valarelli Advogados Associados.

Feita de forma correta, a blindagem patrimonial é legal e ética. Uma das formas de proteger o patrimônio de incertezas econômicas é investindo em bens que não podem ser penhorados, como imóvel de residência própria, maquinários utilizados para gerar renda e fundos de aposentadoria.

Quando se trata de proteção contra turbulências do mercado, atenção aos acontecimentos é fundamental. “Os empresários deve ficar atento ao cenário político e econômico o tempo todo, tendo em vista que uma fala ou mudança de lei pode afetar todos os seus planos”,  relata o Dr. Felício, no qual em seu livro “Construindo Seu Sucesso” descreve como o ações preventivas como parte da estruturação empresarial é primordial desde de sua incorporação e não somente após alcançar objetivos. 

Uma precaução contra a exposição a riscos é diversificar os investimentos. Nas estratégias de blindagem patrimonial, é comum a criação de contas em corretoras no exterior, o que permite aumentar a privacidade de bens nominais. “Conhecer a blindagem patrimonial é usar a lei a favor daquilo que pode e deve ser protegido. Basta saber executar”, diz o especialista, o qual vem atuando cada vez mais no mercado nacional através de contribuição a novos empresários.

Blindando o patrimônio contra diferentes riscos

Pessoas físicas e jurídicas podem ter necessidade de proteger seu patrimônio contra diferentes riscos de perda, como dívidas, recuperações judiciais ou indenizações. Além de dinheiro e investimento, podem ser protegidos outros bens, como imóveis e propriedades. As estratégias de blindagem patrimonial buscam isolar os bens do empresário ou da pessoa física. 

É possível adotar diferentes estratégias. Entre elas estão as holdings patrimoniais, empresas criadas para administrar os bens de uma pessoa. Outra opção é a doação de bens com reserva de usufruto, quando um proprietário passa seus bens para herdeiros, mas mantém o direito de usufruir deles como quiser.

Dr. Felício Valarelli destaca também a importância de uma mudança cultural sendo necessário focar mais em ações preventiva do que em atitudes remediativas, no entanto a blindagem patrimonial se torna parte de uma educação financeira para todos e não somente a empresários como em casos de proteger o patrimônio contra disputas entre cônjuges, familiares e sócios em casos de divórcio, divisão de herança e processos sucessórios.

“Casamento com separação total de bens é algo que separa as finanças de forma a não prejudicar o casal em caso de declínio financeiro. Um nome não se atrela ao outro. Caso um dos nomes tenha problemas, o outro não é afetado”, diz o autor do livro Construindo Seu Sucesso. 

Uma outra forma de proteger o patrimônio em relações conjugais é através do contrato de namoro. Feito através de escritura pública, ele afasta o direito de um dos envolvidos reivindicar na justiça o patrimônio construído durante o relacionamento.

Se o ditado diz que é o olho do dono que engorda o gado, é sempre bom que essa engorda seja acompanhada de todo o tipo de cuidado. Quem deseja iniciar a organização do patrimônio deve contar com a ajuda de especialistas. No Brasil, diversos escritórios de advocacia oferecem serviços personalizados.



Dia Mundial do Rim: campanha debate a saúde renal brasileira

Rio de Janeiro – RJ 9/3/2022 – Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é iluminado em prol de campanha para alertar sobre as doenças dos rins

No dia 10 de março deste ano, a partir das 19h, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado com as cores azul e vermelho. O motivo das luzes é bastante especial: trata-se da campanha anual do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo alertar a população sobre a Doença Renal Crônica (DRC), que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros.

Personalidades como o ex-futebolista Zico já vestiram a camisa em apoio à causa. Segundo dados da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), apenas no estado, 13 mil pessoas sofrem com a doença. Pedro Tulio Rocha, presidente da instituição, explica que, por se tratar de uma condição muitas vezes assintomática e de progressão silenciosa, o cenário atual não é dos melhores. “Por causa do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, exames de rotina e visitas a médicos se tornaram mais negligenciados. Para uma doença como essa, o diagnóstico precoce é fundamental”, afirma Pedro.

Estimativas apontam que, até 2040, a doença renal crônica será a quinta maior causa de morte no mundo. Corroborando a projeção, dados da Sonerj mostram uma progressão anual no número de pacientes em tratamento dialítico – em 2020, foram mais de 144 mil no Brasil, cerca de 50 mil a mais do que em 2010, e confirma que mais de 80% dos tratamentos são realizados pelo SUS.

“Ainda que as projeções para os próximos anos sejam alarmantes, há vasto desconhecimento sobre a doença e seus impactos na saúde pública. E Neste ano, o Dia Mundial do Rim tem como foco o lema “Educando sobre a Doença Renal”, que esquematiza a necessidade de gerar conscientização em três diferentes eixos da sociedade: comunidade, profissionais de saúde e formuladores de políticas em saúde”, explica.

O que é a doença renal crônica?

Quando uma lesão nos rins se mantém por três ou mais meses, alterando o funcionamento do órgão, trata-se de uma doença renal crônica. Essa condição é capaz de proporcionar impactos negativos em funções vitais do organismo, como a regulação da pressão arterial; a filtragem do sangue; a eliminação de toxinas do corpo; o controle de sal e água e a produção de hormônios que evitam complicações diversas.

O nefrologista e presidente da Sonerj afirma que, entre as principais causas, podem ser citados o diabetes, a pressão alta (hipertensão), as infecções do tecido renal e o uso excessivo de alguns medicamentos que podem reduzir a função dos rins a longo prazo.

“Nos estágios iniciais, a doença renal crônica é silenciosa. Em outras palavras, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Em muitos casos, o diagnóstico acontece tardiamente, acompanhado da progressão da doença. Se o funcionamento dos rins já estiver suficientemente comprometido, pode ser necessário recorrer à diálise ou mesmo ao transplante renal”, explica o médico.

Alguns dos principais exames para a detecção precoce da DRC são a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina simples. De baixo custo, possibilitam evitar os agravos da doença e, consequentemente, permitem melhor qualidade de vida ao paciente.

Entre os sinais de alerta da DRC, o nefrologista cita menor produção de urina; inchaço nas mãos, no rosto e nas pernas; falta de ar; dificuldade para dormir; perda de apetite; náusea e vômito; pressão alta e sensação de frio e cansaço. “Quanto mais cedo se notarem os indícios, melhor será para o paciente, que receberá o diagnóstico preciso e deverá ser encaminhado a um nefrologista para ter o tratamento adequado. A ajuda certa no momento oportuno pode evitar o avanço da doença renal”, finaliza Pedro.



Clínica Mater Prime inaugura Mater Lab em São Paulo

São Paulo 9/3/2022 – Clínica de reprodução humana amplia atuação ao inaugurar laboratório próprio para procedimento de preservação da fertilidade e reprodução assistida

Desde o mês de janeiro a Mater Prime – clínica de reprodução humana – ampliou a sua atuação em Reprodução Humana Assistida ao inaugurar o Mater Lab. Agora pacientes que estão em tratamento para infertilidade junto aos especialistas da Mater Prime contam com laboratório próprio e espaço equipado para todas as etapas do tratamento, da primeira consulta até a transferência embrionária.

Soma-se a infraestrutura atual da Mater Prime – composta por 12 consultórios voltados ao atendimento dos pacientes, sala de ultrassonografia, de acupuntura, posto de enfermagem, coleta de exames e demais espaços voltados ao atendimento de mulheres e homens – 3 salas cirúrgicas, 2 salas exclusivas para transferência embrionária, laboratório de embriologia e 5 suítes confortáveis para acolhimento e mais dois leitos para recuperação pós-anestésica.

No total, são mais de 2 mil metros quadrados de infraestrutura, com investimento na ordem de R$ 15 milhões, para que os casais tentantes sejam atendidos ao longo de todo o processo, desde o diagnóstico dos fatores impeditivos de uma gestação até a preservação social da fertilidade. 

Dados mais recentes sobre a reprodução humana no Brasil, sendo eles do 13º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apontam crescimento de 11% em tratamentos de fertilidade mesmo com o país em meio à pandemia.

Tais dados colaboraram para o desenvolvimento do laboratório, tendo ele sido pensado pelo Dr. Rodrigo da Rosa, ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana em sociedade com outros especialistas da área, sendo eles: a ginecologista obstetra especialista em reprodução humana Dra. Juliana Hatty, o urologista e especialista em reprodução humana Dr. Matheus Roque, o ginecologista obstetra especialista em reprodução humana Dr. Gustavo Nardini e o embriologista Rafael Portela.

Website: https://materprime.com.br/



Empreendedores lançam certificação em insurtech e inovação em seguros

São Paulo 9/3/2022 – Programa 100% online capacita profissionais para atuação em um dos setores que mais crescem no país

O Insurtech Brasil, iniciativa especializada em fomentar o ecossistema de empreendedorismo em seguros no Brasil, acaba de lançar uma certificação profissional em insurtech e inovação em seguros. Com o objetivo de contribuir para a formação de especialistas nessa área que se torna cada vez mais relevante, o curso será ministrado pelos principais empreendedores e especialistas no tema.

As aulas serão 100% online e entre os principais temas abordados estarão: O Futuro dos Seguros, Novas Tecnologias, Tenências de Inovação em Seguros, Venture Capital, Cases Nacionais e Internacionais e Como empreender dentro de Seguradoras Tradicionais. “Esse conteúdo é fundamental para quem deseja entender a evolução do mercado, os movimentos recentes em tecnologia, a concorrência, a regulamentação de produtos/serviços, além de tendências de mercado e dicas de carreira”, explica José Prado.

Mercado de Insurtechs

As Insurtechs existem a partir da união de duas palavras em inglês: insurance (finanças) e technology (tecnologia). Desse modo, são empresas que oferecem seguros de forma digital. As seguradoras tradicionais também estão ampliando seus serviços online, porém, as Insurtechs vão mais além e permitem que tudo seja feito de maneira remota e digital.

Isso garante mais conveniência ao consumidor e grande praticidade. Além disso, a agilidade e rapidez que as Insurtechs oferecem são muito benéficas.

Quais profissões surgem com o mercado de Insurtechs?

Com o surgimento e expansão das insurtechs, alguns trabalhos são extintos, outros são “reciclados” e alguns são criados. Para ter uma ideia, apenas em 2021 o setor de insurtechs levantou mais de R$ 1 bilhão em investimentos no nosso país. Isso significa mais concorrência para as seguradoras tradicionais e criação de mais empregos nessa área.

De acordo com Prado, esse mercado está em ebulição com o surgimento de novos players, investimento massivo, novas regulamentações e novas tecnologias. “Para o futuro, podemos esperar o crescimento e consolidação do mercado, com a convergência de players, concorrência mais acirrada e regulamentações mais sofisticadas em torno de temas-chave como dados, privacidade, segurança, competição e concentração”, complementa o coordenador do curso.

As insurtechs e seguradoras oferecem muitas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados no tema e grande parte delas é voltada para:

• Implementação de novas tecnologias (Tecnologia da Informação);

• Suporte para a área de tecnologia;

• Analista de inovação

• Analista de dados e de comportamento de clientes;

• Segurança da Informação;

• Profissionais que compreendem tudo sobre Revolução Digital;

• Estudiosos da área de Regulamentação e Cultura de Insurtechs.

Nesse sentido, os profissionais citados acima estão sendo disputados pelo mercado de insurtechs. Afinal, existe uma grande demanda por tais trabalhadores e nem sempre existe mão de obra qualificada para atuar nas startups financeiras. Por isso, estudar sobre insurtechs e inovação em seguros pode ser um diferencial e a garantia de conquistar uma vaga de emprego, mesmo na crise mundial que enfrentamos atualmente.

O curso é recomendado para todo e qualquer profissional interessado em aprender sobre revolução digital e inovação no mercado de seguros, se atualizar e se desenvolver na carreira ou entrar nesse mercado, já que o conteúdo foi pensado justamente para informar, atualizar, provocar reflexão e despertar a vontade de aprender mais, na teoria e na prática.

Serviço:

Início do curso: 15 de março de 2021

Aulas toda terças e quintas das 19h30 às 21h30

Inscrições pelo site: https://cursos.insurtechbrasil.com

Website: https://cursos.insurtechbrasil.com



Saiba como prevenir e aliviar as dores nas articulações

Com o avanço da idade, muitos idosos acabam diminuindo o ritmo em decorrência das dores que o corpo apresenta, principalmente nas articulações devido a doenças típicas da terceira idade, como artrite e artrose. Essas dores acabam atrapalhando a mobilidade e prejudicando a qualidade de vida da pessoa.

O incômodo causado afeta o dia a dia e aqueles que praticam atividades físicas podem deixar de fazê-las pelos sintomas que aparecem.

Antigamente, essa enfermidade era tratada como um processo natural do envelhecimento e nada poderia ser feito para aliviar. Hoje em dia já é possível tratar a doença, evitar o avanço dos sintomas e diminuir as dores com tratamentos adequados, garantindo assim o bem estar dos idosos.

O primeiro passo é consultar um especialista para ter um diagnóstico e tratamento correto. A mudança de hábitos diários também é uma maneira de aliviar as dores e incluir exercícios simples, como por exemplo alongamentos, é uma ótima maneira de melhorar a flexibilidade. Outro ponto importante é manter uma dieta equilibrada para a manutenção do peso, além de atividades físicas recomendadas ou acompanhadas por um profissional.

“Dessa forma é possível neutralizar os efeitos do envelhecimento nas articulações e restabelecer a confiança na execução de tarefas diárias, permitindo uma qualidade de vida melhor para o idoso”, explica Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Grupo BMV certifica Unimed Cuiabá através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

Rio de Janeiro, RJ 9/3/2022 –

A Unimed Cuiabá se preocupa com a preservação do meio ambiente, fator crucial para o bem-estar da população. Diante desta responsabilidade, a cooperativa de saúde amplia o cuidado ambiental através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, uma solução do Grupo BMV.

Com a iniciativa, a certificação da cooperativa alcança 27 critérios ambientais, entre eles, a produção de recursos hídricos, preservação de espécies, fauna e flora. Os critérios são reconhecidos pela sigla ESG, do inglês “environmental, social and governance” com a tradução “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança”, que funciona como um pacto global de resguardo com a natureza.

Na prática, há o rastreio de uma área preservada correspondente a esse ativo adotado pela cooperativa, que, dentro dele, contabiliza no território os benefícios do meio ambiente protegido. Na outra ponta, a ferramenta do Grupo BMV remunera a comunidade local das áreas preservadas pela conservação mantida.

Garantia de preservação e ativos da Unimed Cuiabá

Para viabilizar a certificação, os agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa de inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela cooperativa em quantidade de moedas verdes, no caso as UCSs, necessárias para garantir a certificação.

“É um produto único e que se adapta a todas as necessidades de empresas e países quando o assunto é ESG permitindo gerar um “net positive” em relação ao carbono e incorporando outros 26 benefícios ambientais, tais como preservação de espécies de fauna e de flora”, explica a economista co-fundadora do Grupo BMV, Alessandra Umbelino.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, a Unimed Cuiabá – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e também um QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

Em 2022, a Unimed completa 55 anos de atuação. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 341 cooperativas médicas, que estão presentes em 86% das cidades brasileiras e atendem a 18,4 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 134 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 153 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 56 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/

Website: https://www.tesouroverde.global/



As necessidades dos pets mudam conforme a idade

São Paulo 9/3/2022 – O ideal é que a alimentação dos pets idosos seja equilibrada e de acordo com o nível de atividade física, idade e porte do animal,Não existe remédio para o envelhecimento, mas uma série de procedimentos permite reduzir a gravidade de suas manifestações.

Atividades físicas são imprescindíveis para que o cão tenha bem estar na idade avançada. Mas é fundamental prevenir para que o animal não tenha desgastes desnecessários e piore sua condição física. As articulações sofrem com a idade. Se o pet tem o hábito de subir no sofá ou na cama, é necessário facilitar o acesso com uma pequena escada ou rampa específica.

Má alimentação, sedentarismo e excesso de petiscos são alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. Se os tutores dos pets são sedentários, as chances de que eles sofram com esse mesmo problema se tornam ainda maiores. “O ideal é praticar atividades que façam com que os animais idosos se movimentem como jogar algum brinquedo para eles irem atrás e sempre levá-los para passeio por um tempo que pode variar entre 15 e 30 minutos”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

A obesidade pode resultar em outros problemas de saúde que vão além do sobrepeso dos pets como diabetes, problemas de pele, doenças pulmonares, maiores risco em anestesias, problemas respiratórios e cardíacos. Além disso, a expectativa de vida dos animais obesos é reduzida, aproximadamente, em dois anos.

“Muitas vezes o tutor fica sensibilizado quando o pet fica pedindo comida na hora de alguma refeição como almoço ou jantar e acaba oferecendo algo que não é indicado para ele, que mesmo em pequenas quantidades, pode contribuir para o excesso de peso”, explica à veterinária Dra. Fernanda Cioffetti.

O ideal é que a alimentação dos pets idosos seja equilibrada e de acordo com o nível de atividade física, idade e porte do animal, sempre seguindo as recomendações de um especialista, que podem inclusive formular uma dieta de acordo com as necessidades individuais de cada animal, como no caso da alimentação natural. “Até os petiscos merecem atenção, pois mesmo que sejam produzidos especificamente para os pets, muitos tutores acabam dando uma quantidade maior do que aquela recomendada”, ressalta a veterinária.

Segundo a Dra. Priscila Brabec, uma dieta adequada para a idade associada a suplementos nutricionais específicos pode ajudar a manter a saúde física e mental dos pets. Suplementos com antioxidantes como, por exemplo, vitamina E, vitamina C e mineral selênio e também ácidos graxos essenciais, como ômega-3 (EPA e DHA), podem ajudar no combate aos radicais livres e auxiliar na função cerebral.

Assim como em outras fases da vida, o gato tende a permanecer com o paladar exigente quando idoso. O gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão. Além disso, é importante que o alimento contenha fontes de gorduras saudáveis para promover energia para o gato. “Gato idoso tem tendência a perder peso, por isso é muito importante adotar um alimento Super Premium, que vai contribuir para uma boa absorção e melhor aproveitamento do alimento”, explica o veterinário Flavio Silva.

“Os pets mais idosos são os que mais sofrem com hipertensão, mas a doença pode atingir qualquer idade. Nos cães a pressão alta normalmente aparece com quadros de diabetes melitus, doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e obesidade, entre outras afecções. Já nos gatinhos a doença renal crônica, hipertireoidismo e cardiopatia estão entre os principais desencadeares da hipertensão”, relata Vininha F. Carvalho.

A hipertensão ocorre quando o nível de pressão sanguínea se eleva nos vasos e artérias sanguíneas. Chamada de “doença silenciosa”, também nos animais, a hipertensão não se mostra facilmente. Não raro é detectada apenas quando o pet passa por consulta com o veterinário.

A Dra. Larissa Seibt, alerta aos tutores para ficarem atentos aos sinais de possíveis mudanças de comportamento. O animal hipertenso pode ficar mais cansado e apresentar fraqueza. Também pode apresentar tosse e dificuldade em respirar. Dependendo do nível da hipertensão, os bichinhos chegam a sentir tontura e podem até desmaiar. A cada três meses, pelo menos, o tutor precisa garantir a aferição da pressão arterial do animal para controle da evolução do quadro. O ideal é que a medição e controle sejam feitos em consultórios veterinários com equipamentos precisos e métodos eficazes.

“Ao adquirir um filhote de cão ou gato, é bom ter em mente que o animal também vai envelhecer e precisará receber cuidados geriátricos. Estar disposto a ter esse amigo fiel significará cuidar dele quando ele mais necessitará, na velhice. Diante dessa certeza, caso o animal apresente algum comportamento não usual, dor ou sintoma articular, o melhor a fazer é consultar um veterinário para realizar o tratamento adequado”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news



Empresa do setor funerário cresce com fusões e aquisições

9/3/2022 – Grupo Zelo adquiriu, recentemente, empresas em São Paulo, Pernambuco, Piauí, Alagoas e Sergipe

Com mais de 4 milhões de vidas cobertas pelos seus planos, além de possuir unidades em mais de 200 cidades em 14 estados e no Distrito Federal, o Grupo Zelo, empresa mineira do segmento de death care, continua expandindo seus negócios, especialmente na região Nordeste. Desde a sua criação, em 2017, a companhia já realizou fusões e aquisições de mais de 50 empresas. Somente no ano de 2021, o Grupo Zelo realizou novas 19 integrações.

Um dos estados brasileiros onde o Grupo Zelo possui grande presença é Pernambuco. A empresa, que já havia adquirido os grupos funerários SAFPE e SAF na região, expandiu ainda mais a sua atuação com a integração da Funerária Santa Maria, que possui sede em Recife e unidades em mais cinco municípios. Com atuação na região metropolitana de Recife desde 1984, a empresa adquirida acrescentou cerca de 4 mil* planos ativos à carteira do Zelo.

O mesmo número, de cerca de 4 mil* planos ativos, foi acrescentado também com a incorporação do Plano Ethernos, do Piauí. A empresa já havia iniciado a sua atuação no estado com a integração Grupo SBC, em 2021. Com sede na cidade de Picos, o grupo recém-adquirido atua com venda de planos e serviços funerários e possui unidades em mais seis cidades, além da capital.

Outro exemplo da estratégia de crescimento do Grupo Zelo, especialmente na região Nordeste, foi a incorporação do Grupo Vitória. Com a aquisição, a empresa agora alcançou os estados de Alagoas e Sergipe, onde ainda não possuía unidades, além de acrescentar cerca de 10 mil* planos ativos à sua carteira.

A região Nordeste não é a única na mira do Grupo, que também adquiriu mais um cemitério localizado na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, o Memorial Cidade Jardim. A empresa já estava presente na região com a recente integração do Grupo Flamboyant e possui, ainda, um cemitério vertical localizado em Guarulhos. O Memorial Cidade Jardim ocupa uma área de 37 mil m² e conta com mais de 7 mil jazigos, salas de velório e columbário (local para guarda de cinzas). Além da venda de jazigos e lápides, a unidade oferece também cremação humana e de pet.

Website: http://www.grupozelo.com.br



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »