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Espaço Kino lança curso online de cinema, oficinas e concurso de roteiro

O projeto, que é gratuito, está previsto para acontecer a partir de 15 de março, e é apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, pela Secretaria de Cultura de Goiás e Lei Aldir Blanc

Para aqueles que gostam de cinema e pretende seguir carreira na área não pode perder esta oportunidade: curso online de cinema, oficinas, masterclasses e concurso de roteiro com R$3.000 em prêmios. O curso é composto por 20 vídeo-aulas pré-gravadas de 30 a 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de aproximadamente 15h. Tudo inteiramente grátis. O lançamento está previsto para 15 de março. A realização é da produtora Sublima e do Espaço Kino. O projeto só foi possível porque recebeu o apoio institucional do FAC (Fundo de Arte e Cultura de Goiás) e da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás).

Para participar do curso não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, que será disponibilizado durante 15 dias no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram https://www.instagram.com/espacokino/ e Facebook https://www.facebook.com/espacokino/ . Para obter mais informações sobre o conteúdo do curso é só acessar o site: http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema.

O diretor e roteirista Isaac Brum, fundador da produtora Sublima e do Espaço Kino, explica que “o conteúdo visa a preparar os alunos para atuar em diferentes funções de uma produção cinematográfica, oferecendo as ferramentas e as técnicas necessárias para desenvolver e realizar projetos audiovisuais de vários formatos e segmentos”. Ele acrescenta que “as aulas serão ministradas por 10 profissionais do audiovisual goiano, especialistas em diferentes departamentos da produção cinematográfica, do roteiro à distribuição”.

Além de Isaac, vão atuar como professores do curso os seguintes profissionais: Hélio Fróes (diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Danilo Kamenach (diretor da KAM Filmes), Raphael Gustavo (produtor e diretor da É Nóis Ki Tá Produções), Vasconcelos Neto (diretor de som), Vanessa Goveia (continuísta), Rochelle Silva (diretora de arte), Vinícius Queiroz (ator), Caco Rodrigues (preparador de elenco e ator) e Victor Pimenta (diretor de som).

Concurso de Roteiro e Formação em Audiovisual
Na sequência dessa atividade haverá o KINO-Script – Concurso de Roteiro Audiovisual com premiação no valor de R$ 3 mil (em duas categorias: Roteiro de Curta-Metragem e Argumento de Longa-metragem) e duas oficinas, com apoio institucional da Lei Aldir Blanc, da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás). da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo e da UEGTV. Elas serão lançadas no mês de abril deste ano. A inscrição para o concurso poderá ser feita através de link disponibilizado nas redes sociais do Espaço Kino. Para participar das oficinas, não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, disponibilizado no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram e Facebook.

As oficinas, de “Roteiro para Curta Metragem”, com Hélio Fróes e de “Cinema para Adolescentes: Meu Primeiro Curta”, com Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim, contam com carga horária de 6h, divididas em 3 aulas de 2h.

O professor Isaac Brum, que também coordena este projeto, informa que “cada oficina terá conteúdo pré-gravado e editado com 6 horas de duração cada, com acessibilidade (janela de interpretação em Libras durante todo o conteúdo -12h), além de ficar disponível no YouTube durante 30 dias”. Ele complementa: “formaremos um grupo de Whatsapp para tirar dúvidas, que vai permitir interação entre alunos professores, com atividades extras, tais como vídeos, artigos e exercícios”.

A equipe do projeto, além de Isaac na coordenação, é formada por Nayara Tavares (Apresentação e Produção), João Victor Silva (Operador de Câmera)

Lucas Wagner (Edição), Sarah Melgaço (Interpretação de Libras) e os professores Hélio Fróes (Diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim (Diretor da Rosa dos Ventos Filmes). Está prevista para o dia 07 de Junho, na Plataforma da UEGTV, a LIVE de encerramento do Projeto, com debate sobre “Cinema no Pós-Pandemia”.

Ações Complementares
Serão realizadas ainda ações complementares: duas Masterclasses de Cinema com apoio do Projeto Paradiso e da UEGTV (dias 10 e 17 de maio). Uma delas será com a roteirista Juliana Colares, roteirista do longa documental “Por Onde Anda Makunaíma?”, eleito Melhor Filme no Festival de Brasília 2020.

Também haverá o workshop presencial “Vídeo para Eventos Sociais”, no dia 02 de abril, na sede da produtora Bendito Seja Filmes, com realização da Bendito Seja Filmes e apoio do Espaço Kino.

Serviço
O que? – Projeto de Formação de Cinema – Gratuito
Quando? – 15 de Março
Onde ?- https://www.instagram.com/espacokino/ ; https://www.facebook.com/espacokino/ ; http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema
Quem? – Professor Isaac Brum



Mais de 1,4 milhão de empresas fecharam em 2021

Dados divulgados em fevereiro pelo Ministério da Economia apontaram o fechamento de mais de 1,410 milhão de negócios formais em 2021. Os segmentos mais abalados pela estatística foram o comércio varejista, promoção de vendas e lanchonetes. 

A pandemia impactou muitos negócios, segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, 484.470 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020.

No entanto, houve abertura de mais de 1,2 milhão de negócios durante o mesmo período de 2021, porém esse mesmo número ainda expressou uma queda de 15% se comparado com os mais de 1.420.782 milhões de negócios abertos durante o 2º quadrimestre do ano passado, 2021.

Ainda de acordo com o governo federal, estão entre os dez segmentos que mais fecharam: 

Comércios varejistas de roupas e acessórios (96.419 mil); 

Promoção de vendas (62,037);

Lanchonetes e outros (41.546 mil);

Salões de cabeleireiro (35.540 mil); 

Setor administrativo (37.762 mil); 

Entregas de refeição (35.419 mil); 

Restaurantes (34.699 mil);

Comércios varejistas de alimentos (37.584 mil);

Construção civil (30.689 mil); 

Varejo de bebidas (23.464 mil).

O diretor operacional da consultoria empresarial Consulting Blue, Fernando Koshiba, aponta que existem algumas possibilidades para a descontinuação dessas empresas, como falta de gestão financeira, comercial, operacional, além de alinhamento de resultados e metas entre departamentos.

“A maioria dos negócios estagna ou falha na estruturação de objetivos e metas por não considerar todos os processos envolvidos na gestão ou por não terem noção de gestão e crescimento. Estratégias que as tornariam atraentes e competitivas para o mercado dificultando o fechamento precoce”, afirma Koshiba.

Com o início da pandemia, 94% das empresas optaram apenas por estratégias de marketing para continuarem vendendo, como mostra a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil feita pela Resultados Digitais, em parceria com a Rock Content, Vendas B2B e o Mundo do Marketing.

Ainda assim, de acordo com Sandro Zambelli, diretor comercial e CEO da Consulting Blue, não existe fórmula mágica para as empresas manterem as portas abertas e sim caminhos possíveis e aprimoramentos constantes que poderiam ser implantados através da cultura growth hacker. 

“É evidente que só o marketing digital não é mais suficiente. Grandes empresas testam todas as estratégias de crescimento possíveis através de cultura growth para desde sair de uma estagnação a alcançar um crescimento rápido de forma vertical ou horizontal, tanto organizacionalmente quanto financeiramente”, diz Sandro Zambelli.

Os sócios ainda abordam que a metodologia growth se destacaria pela análise constante de indicadores, gráficos e dados, tanto de estratégias e testes de marketing quanto de gestão empresarial, que facilitariam a tomada de decisões rápidas e de grande impacto podendo reverter quadros empresariais críticos e impulsionando um crescimento real. 

Outro dado da pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil afirma que, 47,4% dessas empresas não possuem o hábito de testar e otimizar suas estratégias de marketing digital. 

E ainda 49% delas possuem dificuldade em coletar e compartilhar dados de ações de marketing para a tomada de decisões em estratégias digitais que também coordenem ações de gestão entre equipes de marketing e vendas.

Com isso, a pesquisa provou que apenas estratégias isoladas de marketing digital não seriam suficientes para estabilizar ou driblar os principais problemas de mercado e gestão, garantindo a sobrevivência dessas empresas em longo prazo.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Após fim de 2021 positivo, otimismo toma conta do setor hoteleiro para 2022

Setores de lazer e turismo prometem ter destaque em relação a 2020 e 2021

Os últimos meses de 2021 foram de positivos desempenhos no setor hoteleiro e para o turismo, especialmente se comparando com os últimos meses de 2020. Segundo o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), foram identificados resultados crescentes entre seus associados, com 80% de ocupação em cidades com atrativos turísticos e com forte presença do lazer, indicando que a demanda reprimida impulsionou os resultados ao final de 2021. Vice-presidente financeiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Edmilson Romão considera que 2022 será marcado pela volta da confiança em viajar, enquanto que Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), diz que 80% das vagas de hospedagem ficaram fechadas durante o auge da pandemia, mas a tendência é de que o setor “volte a respirar” e espera uma cautelosa retomada do setor.

Segundo o portal Valor Econômico, o mercado mostra reação, mesmo com a ômicron que apareceu há alguns meses — esta variante do coronavírus, embora mostre capacidade alta de contágio, tem índice de mortalidade inferior às variantes anteriores e boa parte dos brasileiros está vacinada. Assim, o turista, mais confiante, voltou a pesquisar e comprar viagens. Às vésperas da virada do ano, a rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro mostrou taxa de ocupação média de 92%, de acordo com a pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), divulgada pelo Valor.

Ainda relacionado ao desempenho do setor de hotelaria, segundo o Portal Extra, o turismo ainda respira os bons ventos do réveillon, os hotéis não chegaram a fechar com 100% de ocupação na noite da virada, mas atingiram, em média, 96%, um percentual semelhante ao da noite de 31 de dezembro de 2019, antes da pandemia. Segundo o portal Tribuna Hoje, o Rio de Janeiro, com taxas de 72% de ocupação, foi um dos líderes de destino no Carnaval, junto ao Alagoas, Sergipe e Espírito Santo, sendo que as informações foram reveladas por uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), divulgada nesta semana, e que contou com dados das entidades regionais do segmento. 

Um exemplo de ocupação positiva no setor hoteleiro foi a B&B Hotels, que além dos resultados positivos no Carnaval, teve ocupação máxima em seus três hotéis no Rio de Janeiro (RJ) nos finais de semana e feriados dos últimos meses de 2021, enquanto a unidade em São Paulo (SP) bateu recorde de ocupação desde sua inauguração em fevereiro de 2021, com 80% dos quartos ocupados. A rede está otimista para 2022 e promete até contar com novas aberturas ao longo do ano.



Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas

Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal estão entre os estados vencedores

Três escolas do Brasil foram premiadas por fazerem a diferença com projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade: a escola SESI Barbacena, de Minas Gerais; o Colégio Magister, de São Paulo; e a Escola Classe 40 de Ceilândia, DF, vencedoras do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas.

Em sua 2ª edição, o Prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas. Ao reconhecer as melhores práticas, professores e alunos se transformam em exemplos de engajamento para toda a sociedade, criados hábitos e rituais mais colaborativos, um requisito fundamental para as lideranças do amanhã.

A plataforma de inscrições recebeu 3205 acessos, e do total de inscritos 60% das escolas foram de ensino público. Sobre o perfil de quem efetivou a inscrição, 70% foram mulheres, 42,5% entre 25 e 44 anos. Como maior recorrência temática, projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (56%); projetos de arrecadação de alimentos, material escolar, artigos eletrônicos, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis (37,5%); projetos de voluntariado (3,1%); e projetos promovendo as datas do calendário sazonal social como o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras datas (3,1%). 100% das escolas inscritas tem o hábito de realizar campanhas de doação.

Segundo Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma gentilezagenerosidade.org.br, a qualidade dos projetos surpreendeu: “tivemos aumento de 50% no total de inscrições, comparado a 2020, e aumento também na qualidade e na diversidade das propostas, todas conectadas na mesma vontade de, a partir da educação, transformar para melhor as relações interdependentes entre pessoas e o ambiente onde vivem.”

Para a educadora Êda Luiz, uma das juradas do prêmio, “a importância é dar visibilidade às iniciativas que rompem com a acomodação de um ensaio pautado apenas na transmissão de conhecimento e estão construindo uma nova realidade mais holística, trazendo vida às suas mentes, espírito, coração e mãos. Projetos como estes, apresentados através da educação conscientizadora e de paz, que implicam no cuidado com o outro e com todos, transformam a violência da realidade atual e me fazem ver um Brasil plural e consciente de sua responsabilidade de formar crianças e adolescentes mais seguros, conscientes, mais gentis com toda forma de vida do planeta através decisões e ações individuais e coletivas.”

Entre as escolas vencedoras estão: 1º Lugar: SESI Barbacena/MG — Projeto: Rede SESI de Virtudes:

“O Projeto Rede de Virtudes foi aplicado desde a educação infantil ao ensino médio, visando atender a uma demanda social que clama por cidadãos mais éticos e que possam ser agentes de transformação para uma cultura de paz e de bem viver. O trabalho desenvolve a consciência e a reflexão da comunidade escolar — alunos, família e escola – para questões que permeiam nossa sociedade sob o olhar de valores morais, objetivando mudar positivamente nossa realidade, além de fortalecer “e renovar os valores”, inserindo no processo educacional virtudes que possibilitem a formação integral de nossos alunos.”

“A lei 13.185, de seis de novembro de 2015, institui o programa de combate à intimidação sistemática (bullying), privilegiando mecanismos de prevenção que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil; nesse sentido, o trabalho com a Rede SESI de Virtudes atende a essa necessidade expressa na lei. A educação escolar não se restringe à mera transmissão de conhecimentos; educar a partir de virtudes leva os alunos a se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, buscando uma convivência saudável com os demais colegas, com a escola, com a família e a sociedade em geral.”

2º Lugar – Colégio Magister/ São Paulo — Projeto: Brincando e Aprendendo no Ambiente Digital

“A escola já tem o novo ensino médio implantado e uma de suas matérias eletivas é Empreendedorismo Social. Os alunos participantes desenvolvem programas, projetos e movimentos com instituições e entidades parceiras da escola. Com a pandemia e a dificuldade das ações de voluntariado presenciais, nesta iniciativa estimulamos o encontro dos alunos com as crianças assistidas pela Associação Probrasil, em Parelheiros, mais especificamente do Centro para Crianças e Adolescentes Nelson Mandela. Com o apoio dos professores, os alunos prepararam um quizz na plataforma Kahoot e aplicaram o jogo, enquanto as crianças do CCA foram capacitadas para promover jogos virtuais de aprendizagem com jovens da comunidade no telecentro que atende o bairro de Jardim dos Álamos.”

3º Lugar: Escola Classe 40 de Ceilândia/DF — Projeto: (Segurança Alimentar Sol Nascente)

“A escola está inserida numa das maiores favelas do Brasil, na cidade do Sol Nascente Pôr do Sol, DF. Como característica das cidades que se desenvolvem de forma desassistida pelo Estado, muitas são as mazelas da comunidade. Violência, pouco saneamento básica, moradia precária e a fome, são os principais problemas enfrentados pelas famílias. A escola, por estar na comunidade, é um espaço que está envolvido em ações que promovam o bem-estar das nossas crianças e comunidade, desenvolvendo campanhas de conscientização e arrecadação para as situações emergentes. Realizamos parceria com a Associação dos Diplomatas Brasileiros, que financiaram o projeto, e a rede de apoio socioassistencial da rede pública, que realizaram um momento de formação com as famílias. Tivemos representas do conselho tutelar, CRAS, Secretaria de Saúde e Obras Sociais. A escola é um espaço de promoção à cidadania. Cidadania que transcende os muros da escola e precisa estar conectado com as demandas das comunidades de onde nossos estudantes vêm. Onde a violência, o medo e a fome imperam, estamos tentando amenizar o sofrimento dessas famílias e exercitar a empatia.”

Entre os apoiadores mantenedores da Plataforma estão o Instituto Mol e o Movimento Bem Maior.

Website: http://www.gentilezagenerosidade.org.br



Conheça três tipos de depilação a laser: Diodo, ND-YAG e Alexandrite. Qual escolher?

A depilação a laser facilmente se popularizou por conta da alta procura para eliminação por tempo prolongado e quase definitiva dos pelos, além das flexibilizações para realização do pagamento. Atualmente, no mercado, existem diversos tipos de marcas de equipamento lasers, oferecendo os três tipos existentes para os serviços de depilação a laser, cada um com finalidades distintas.

“O comprimento da onda, que diferencia os tipos de laser, são recomendados para estilos de peles específicos, gerando resultados mais rápidos e satisfatórios dependendo do seu uso”, esclarece a especialista Regina Jordão, fundadora e CEO da rede de franquias Pello Menos.

Confira os diferenciais de cada um deles:

Diodo
Esse laser é uma das tecnologias preferidas na depilação definitiva. É indicado para pessoas com a pele morena clara e pelos escuros, com comprimento de onda de 810nm (nanômetros), por ser considerado intermediário e um dos mais comuns existentes no mercado.

“A tecnologia de Diodo funciona a partir da emissão de um feixe de luz pura, concentrada e intensa, que é absorvida pela melanina e apresentando dispersão mínima, motivo pelo qual proporciona resultados altamente eficientes. Além disso, conta com recurso de resfriamento que proporciona uma sessão de depilação menos dolorosa”, explica Regina. 

Entre as vantagens da utilização dessa tecnologia estão o alto índice de eficácia na eliminação duradoura dos pelos; auxílio no clareamento da pele; aplicação praticamente em todo o corpo, inclusive no rosto; sessão mais confortável devido à tecnologia de resfriamento da ponta do aparelho; amenização do surgimento de foliculite na área tratada; e melhora da textura e aspecto da pele. 

ND-YAG
O laser ND-YAG é a tecnologia indicada para atender peles negras. É uma tecnologia com o maior comprimento de onda (1064nm) e, consequentemente, o mais potente de penetração entre todas as opções de laser disponíveis no mercado. Por esse diferencial, é utilizado para outras finalidades, como em tratamentos de peeling, varizes e cicatrizes, até remoção de tatuagens, manchas e redução de olheiras.

“O funcionamento deste laser na depilação ocorre por meio da atração pela hemoglobina, proporcionando resultados eficazes também em peles negras. O feixe de luz vai cauterizar o vaso sanguíneo responsável pela irrigação do folículo piloso, logo, danifica os pelos fazendo-os cair”, diz a especialista.  

Entre as vantagens da utilização deste tipo de laser estão a segurança de sua aplicação na pele negra, pois seu feixe de luz não procura a melanina como meio de condução da luz para atingir o folículo; menor efeito inflamatório, portanto, não produz queimadura térmica; alta capacidade de penetração na derme; menor risco de complicações; aplicação em várias regiões do corpo e rosto; e auxílio no clareamento de manchas.  

Alexandrite
Outra das tecnologias mais utilizadas no mercado, com eficiência maior em pessoas com pele bem clara e pelos claros. O funcionamento se dá através de disparos de laser que buscam a melanina presente e, com isso, geram um dano térmico no folículo, destruindo ou retardando sua capacidade de gerar um novo fio. “De todos os tipos de laser presentes no mercado, o de Alexandrite conta com o menor comprimento de onda, com 755 nm”.

Entre as vantagens da utilização dessa tecnologia estão a capacidade de destruir o pelo sem danificar a pele ao redor; sistema de resfriamento na ponta que deixa a área a ser depilada gelada, proporcionando um procedimento mais confortável; boa e profunda penetração na derme; contribuição para o estímulo de colágeno na pele; e facilidade em uso em várias partes do corpo e rosto. 

Período do tratamento a laser
Apesar da alta eficácia em eliminar os pelos de forma duradoura, independente da tecnologia, é preciso manter uma regularidade no tratamento, sendo necessário entre oito a dez sessões para que todos os pelos sejam atingidos na fase anágena (etapa de crescimento do fio do pelo).

Porém, já é possível observar excelentes resultados logo nas primeiras sessões. “Ao final do tratamento com as tecnologias, cerca de 80% dos pelos serão eliminados de forma duradoura, sendo necessário realizar sessões de manutenção de seis em seis meses, ou até uma vez ao ano”, recomenda a especialista. 

Atenção aos cuidados antes e depois da depilação a laser para evitar danos à pele:

– Não se expor ao sol na semana que antecede o procedimento;
– Evite exposição solar nas 48 horas que sucedem a sessão. Quando se expor, não se esqueça do protetor solar;
– Use loções calmantes, como a de aloe vera, por exemplo, após o procedimento para ajudar na recuperação da pele;
– Evite roupas muito apertadas logo após o procedimento.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mercado de coworking avança na área de saúde e atrai investimentos e usuários

São Paulo, SP 9/3/2022 – O coworking é uma opção mais inteligente e adequada ao perfil atual do mundo do trabalho e da economiaO mercado do coworking, que se popularizou em todo o mundo e no Brasil, continua como uma tendência atraindo o interesse de profissionais das mais diversas áreas, incluindo a da saúde, por ser um modelo considerado econômico e conveniente para o desenvolvimento de atividades. De acordo com o mais recente estudo Coworking Space Global Market Report 2021: Covid-19 Growth and Change to 2030, da Research and Markets, um dos maiores escritórios de pesquisas de mercado do mundo, o segmento consolidou-se e se encontra em uma trajetória ascendente, mesmo sob os efeitos da pandemia, de modo que deve crescer 12% de 2021 até 2025, passando dos US$ 8,14 bilhões para US$ 13,03 bilhões de faturamento.

No país, segundo o Censo Coworking Brasil, houve aumento de 25% de escritórios compartilhados conhecidos no mercado em 2019, se comparado ao ano anterior, um salto de 1.194 para 1.497 estabelecimentos registrados. Este número é 650% maior em comparação a 2015, ano de início do levantamento. Já os dados do primeiro Censo ANCEV (Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais) 2021, realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria, apontam que existem no Brasil 1.647 coworkings localizados nas 100 maiores cidades do País.

Os dados mostram que os espaços ou escritórios compartilhados conquistaram seu mercado e devem continuar crescendo nos próximos anos. Desenvolvidos para atender variados tipos de profissionais e empresas, os espaços de coworking têm atraído também profissionais da saúde, como dentistas, nutrólogos, nutricionistas e otorrinos, que descobriram os benefícios do modelo de consultórios compartilhados.

Ao mesmo tempo, empreendedores que acompanham este movimento investem na abertura de espaços voltados exclusivamente aos profissionais da área, como a OPT.DOC, coworking de saúde, que decidiu expandir sua operação com apoio de investidores, e está aplicando R$ 20 milhões na compra de dois novos imóveis em São Paulo e na abertura de novas salas e consultórios no espaço que já possui na capital.

“Os investimentos estão em sintonia com o desempenho positivo alcançado no nosso primeiro ano de atuação em compartilhamento de consultórios”, conta Patrícia Del Gaizo Maia, sócia fundadora da OPT.DOC. Ela destaca que os novos empreendimentos e salas permitirão que a startup cresça e amplie o número de usuários em seus espaços, que hoje, já atendem mais de 300 profissionais. “Profissionais das diversas áreas de atuação, especialmente os da saúde, passaram a entender que o coworking é uma opção mais inteligente e adequada ao perfil atual do mundo do trabalho e da economia”.

A adoção de um modelo mais flexível, que permite a troca dos custos fixos, por variáveis; o fato de dispensar as preocupações com as burocracias e a gestão de um consultório próprio; a possibilidade de contar com equipes treinadas e com um ambiente de networking; a disponibilidade de uma central de exames e a possibilidade de ter acesso a equipamentos de ponta com custo zero de investimento estão entre os fatores que estão levando empresas e profissionais da saúde a migrarem para o modelo de coworking.

Um dos profissionais da área de saúde que resolveu adotar o coworking é o dentista Heleno de Moraes, de São Paulo, especialista em prótese. Ele conta que teve um consultório tradicional há 30 anos e hoje nem pensa em deixar o coworking. “Há um ano e meio decidi mudar para um coworking, pois ele dá acesso a todos os aparelhos de última geração, além de equipamentos auxiliares e tudo o que é necessário para a realização do trabalho, sem ter que me preocupar com a demanda que um consultório tradicional exige. No coworking encontrei todas as vantagens de um grande consultório, a um custo pequeno”, relata.

Assim, como Heleno, a ortodontista Adriana Vallone, que também resolveu adotar o coworking de saúde, vê muitas vantagens nessa nova maneira de atender os seus pacientes. “No coworking temos acesso a aparelhos de alta tecnologia que nem sempre conseguimos ter em um consultório particular. Além disso, o ambiente é agradável e você convive com profissionais de áreas diferentes, o que possibilita o networking. Por exemplo, um dentista de outra área pode indicar um paciente, e há muita troca de informações. Tudo enriquece, além do custo ser financeiramente mais viável”.

Outros profissionais como Elisa Cruz, cuja especialidade é a harmonização orofacial, descobriu no coworking uma praticidade não encontrada nos consultórios tradicionais. “O estilo coworking de se trabalhar é interessante porque o uso é sob demanda, e ainda podemos contar com uma estrutura impecável e a possibilidade de networking com outros colegas. É incrível ter tecnologia extrema em equipamentos, laboratório de prótese e uma equipe treinada. E ainda podemos contar com pequenas facilidades que fazem toda a diferença no dia a dia, como manobrista e restaurante”, destaca.

Website: http://www.opt.doc.com.br



Sikur e Multilaser lançam smartphone Sikur One, com conceito Zero Trust

 Sikur anuncia o lançamento do Sikur One, um smartphone seguro e flexível, que segue o conceito de zero trust e já nasce atendendo aos mais importantes padrões de privacidade de dados, como o europeu GDPR e o brasileiro LGPD. O aparelho é resultado de uma colaboração oficial com a Multilaser.

O Sikur One é um smartphone que tem como foco segurança e flexibilidade, voltado para corporações e governos. O dispositivo pode ser gerenciado e controlado pela organização, de acordo com as políticas de comunicação de cada empresa ou órgão.

O produto chega com Android 11 e vários recursos distintos para aumentar as defesas do dispositivo. Ele permite criptografar informações confidenciais na fonte, impossibilita a instalação de aplicativos lojas de terceiros não seguras e desliga automaticamente serviços de localização. Os aplicativos de sistema embutidos foram removidos, mantendo o dispositivo leve e seguro.

“O dispositivo vem totalmente configurado e pronto para uso, com a mesma usabilidade de um dispositivo comum. Dispositivos comuns são, por padrão, abertos e suscetíveis a configurações modificadas e podem conter aplicativos que podem danificar o sistema e introduzir malware, abrindo portas para vazamento de dados e espionagem. Com o Sikur One, até mesmo uma conexão feita em redes públicas, como em aeroportos ou restaurantes, é protegida”, explica Fábio Fischer, CEO da Sikur.

O novo smartphone ainda está sempre atualizado com patch OTA (Over the Air), obrigatório para aplicativos, e Sistema Operacional, não deixando espaço para vulnerabilidades comumente exploradas.

“Com o desenvolvimento de um produto altamente seguro, que garante a privacidade e proteção de informações, conseguiremos atender à crescente demanda por dispositivos do tipo. Dessa forma, damos mais um passo importante em nossa estratégia de diversificação do portfólio e aumento de nosso mercado endereçável de atuação”, afirma André Poroger, vice-presidente de produtos da Multilaser.

O conceito de Zero Trust está fortemente presente no produto. Por não confiar em senhas e por criptografar dados, o dispositivo elimina as ameaças mais agressivas em uma estratégia de antecipação, que é muito melhor do que o caminho usual (e ineficaz) do setor: a remediação. O Sikur One pode desempenhar uma função de token de autenticação sem senha, evitando ataques de phishing e malware.

Além disso, Sikur One traz o Sikur Messenger como a plataforma de comunicação padrão, a maneira mais segura de chat corporativo, troca de mensagens, armazenamento e compartilhamento de arquivos, chamadas de voz e vídeo. Todo o conteúdo é mantido em uma nuvem privada. O dispositivo pode ainda bloquear remotamente o acesso, inicializar com segurança, sem transferências de arquivos USB, e com vários ajustes de segurança que definem o padrão para smartphones de trabalho seguros e flexíveis.

Outra característica de destaque do Sikur One é a capacidade de apagar remotamente o smartphone em caso de perda ou roubo, garantindo que os dados fiquem protegidos e possam ser recuperados posteriormente via nuvem para uso em outro dispositivo.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Interactive Brokers Apresenta Aplicativo Móvel Simples para Negociação de Ações em Todo o Mundo

GREENWICH, Conn. 8/3/2022 – Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), um corretor eletrônico automatizado global, lançou hoje o IBKR GlobalTrader, um aplicativo de negociação móvel simples para investidores negociarem ações em todo o mundo. Com um design simplificado, o aplicativo é fácil de usar para investidores iniciantes e poderoso o suficiente para operadores de ações experientes. Os investidores podem abrir uma conta em minutos e começar a negociar ações em mais de 80 bolsas de valores na América do Norte, Europa e Ásia. Os investidores que negociam com a IBKR GlobalTrader têm o benefício da experiência mundial da Interactive Brokers atendendo mais de 1,75 milhão de contas em mais de 200 países e territórios.

Desenvolvido especificamente para investidores mundiais, o IBKR GlobalTrader permite que os investidores façam depósitos em até 23 moedas diferentes. Estes depósitos são convertidos automaticamente às taxas interbancárias na moeda necessária para comprar e vender ações em mercados e regiões geográficas. Para investidores que buscam diversificação internacional, mas não sabem em que investir, o scanner IBKR GlobalAnalyst ajuda os investidores a identificar oportunidades de investimento em todo o mundo. Os investidores podem usar o aplicativo IBKR GlobalTrader para rápido aproveitamento.

“À medida que um crescente número de pessoas em todo o mundo descobre os benefícios de participar ativamente dos mercados financeiros, a necessidade de um aplicativo de negociação de ações simples e fácil de usar nunca foi tão grande”, disse Steve Sanders, Vice-Presidente Executivo de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Interactive Brokers. “A ferramenta IBKR GlobalAnalyst ajuda operadores iniciantes e avançados a encontrar oportunidades de investimento e, a seguir, podem usar o aplicativo IBKR GlobalTrader simples para negociar ações em todo o mundo.”

Os custos de negociação com o IBKR GlobalTrader são transparentes e baixos. Para investidores fora dos EUA, as comissões começam em apenas US$ 0,0035 por ação e os residentes dos EUA desfrutam de zero comissão em ações dos EUA. As comissões em transações de Forex são 3 bps (0,03%) vezes o valor da negociação, sem spreads ou margens ocultos.

Ferramentas e recursos adicionais disponíveis no aplicativo IBKR GlobalTrader incluem:

  • Ações fracionárias: com ações fracionárias, os investidores podem investir em ações dos EUA com apenas US$ 1, independentemente do preço das ações.
  • Swap: Troque posições no mesmo valor em dólar de um título para outro. Com um toque, os investidores podem comprar as ações que desejam e vender aquelas que não desejam mais possuir.
  • Negociação de criptomoedas: Negocie Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH), Ethereum (ETH) ou Litecoin (LTC) via Paxos Trust Company e o aplicativo IBKR GlobalTrader. A negociação de criptomoedas está disponível para clientes da IB LLC.
  • Recursos Educacionais Gratuitos: Os investidores podem aprender mais e continuamente sobre os mercados, negociando e investindo via IBKR Campus.

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A elegibilidade e a disponibilidade do produto podem variar dependendo do país de residência legal.

Sobre a Interactive Brokers Group, Inc.:

As afiliadas do Interactive Brokers Group oferecem execução comercial automatizada e de custódia de seguros, commodities e divisas 24 horas por dia, em mais de 135 mercados, em vários países e moedas, a partir de uma única conta de investimento integrado IBKR para clientes no mundo inteiro. Prestamos serviços a investidores individuais, fundos de hedge, grupos de transação por conta própria, consultores financeiros e corretores de apresentação. Nossas quatro décadas de foco em tecnologia e automação nos permitiram equipar nossos clientes com uma plataforma exclusiva e sofisticada para a administração de seus portfólios de investimento. Esforçamo-nos em oferecer aos nossos clientes preços vantajosos na execução e comercialização, ferramentas de gestão de risco e portfólio, instalações de pesquisa e produtos de investimento, tudo a preços baixos ou sem nenhum custo, posicionando-os para obter maiores retornos em investimentos. A Barron’s classificou a Interactive Brokers em primeiro lugar com 5 de 5 estrelas em sua avaliação de 26 de fevereiro de 2021, a Best Online Broker.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Interactive Brokers Group, Inc.

Mídia: Katherine Ewert, media@ibkr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



ESG, Embedded Insurance e novas tecnologias são temas do Insurtech Brasil 2022

São Paulo 8/3/2022 – O encontro anual entre mercado segurador e insurtechs volta a reunir os inovadores em seguros no dia 21 de junho fomentando novas parcerias, tecnologias e agregando players internacionais à cena brasileira.

O encontro anual entre mercado segurador e insurtechs volta a reunir os inovadores em seguros no dia 21 de junho fomentando novas parcerias, tecnologias e agregando players internacionais à cena brasileira.

O Insurtech Brasil 2022 irá retornar ao formato presencial trazendo de volta ao mesmo espaço seguradoras, cadeia de distribuição de seguros com bancos e corretores, novas tecnologias, investidores, reguladores e insurtechs para debater quais serão os próximos passos na transformação digital e na inovação do mercado de seguros.

Em um cenário pós-pandemia, o evento debaterá as tendências atuais como embeded insurance, M&A e investimentos, novas regulamentações, ESG e proteção em compartilhamento de dados no contexto da LGPD, novas tecnologias, além dos cases nacionais e internacionais que têm chamado a atenção do mercado.

Entre os patrocinadores que já apoiaram o Insurtech Brasil estão Elo Cartões, Planetun, a francesa Akur8, .add, Sensedia, D1, Mapfre, Transunion, Axa, entre outros.

O evento vai acontecer no dia 21 de junho, terça-feira, das 9h às 19h, na Amcham Business Center, zona sul da capital paulista, reunindo mais de 1.000 executivos com visão para decidir os próximos passos que serão tomados no setor.

Agenda:

Data: 21 de junho de 2022

Horário: 9h às 19h

Local: Amcham Business Center, zona sul, São Paulo SP

Inscrições: https://insurtechbrasil.com/

Patrocínio: contato@conexaofintech.com.br

Website: https://insurtechbrasil.com/



Radware conquista prêmio Cybersecurity Excellence Awards 2022 em duas categorias

São Paulo 8/3/2022 – A companhia foi reconhecida por suas soluções de segurança de aplicações e de proteção a cloud workload.

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, foi reconhecida com dois prêmios Cybersecurity Excellence Awards 2022, com a solução Application-Protection-as-a-Service, na categoria de segurança de aplicações, e a solução Cloud Native Protector, na categoria de proteção a cloud workload.

O Cybersecurity Excellence Awards homenageia indivíduos e empresas que demonstram excelência, inovação e liderança no setor de segurança da informação. O programa de premiação de 2022, produzido pela Cybersecurity Insiders e pela Information Security Community no LinkedIn, incluiu mais de 900 inscrições.

“Estamos honrados em sermos reconhecidos entre os líderes do setor que construíram reputações como inovadores em segurança cibernética”, comentou Sharon Trachtman, Chief Business Operation Officer da Radware. “Estamos comprometidos em fornecer segurança de última geração e sem atritos, que proteja as empresas das ameaças cibernéticas mais avançadas, sem criar bloqueios para inovação ou mudanças.”

A solução Application-Protection-as-a-Service da Radware ajuda as empresas a gerenciar e escalar facilmente sua segurança de aplicações à medida que expandem seus negócios, evoluem sua arquitetura de aplicações e escalam seus ambientes e serviços em nuvem. A solução inclui o firewall de aplicações web baseado em nuvem da empresa (WAF), além de soluções de gerenciamento de bots, segurança de APIs e proteção DDoS.

Para a segurança de cloud workload, o Radware Cloud Native Protector oferece proteção abrangente e multicamadas contra vetores de ataque nativos da nuvem. Isso inclui configurações incorretas na nuvem, permissões excessivas, comportamento malicioso e muito mais.

Os prêmios Cybersecurity Excellence Awards de 2022 se somam aos outros reconhecimentos da Radware no setor. A companhia foi incluída no relatório Critical Capabilities for Cloud Web Application and API Protection, do Gartner, em 2021, para segurança de APIs e alta segurança para aplicações web. A Forrester nomeou a Radware como líder global no relatório “The Forrester Wave™: DDoS Mitigation Solutions, Q1 2021”.

Além do setor, os clientes também reconhecem a experiência em tecnologia da Radware. A empresa foi reconhecida como a escolha dos clientes no relatório Gartner Peer Insights 2021, “Voice of the Customer:” Web Application Firewall.



Prévia de fevereiro: IGP-M aumentou 1,94%

8/3/2022 – O IGP-M impacta diretamente o setor imobiliário por ser o principal índice utilizado nos contratosAumento da chamada “inflação de aluguel” tende a gerar impacto em prestações mensais de financiamento e no custo da moradia; especialista explica como perícias técnicas podem proporcionar revisão de contratos

A segunda prévia de fevereiro a respeito do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) apontou um crescimento de 1,94%, índice ligeiramente inferior ao apresentado na prévia de janeiro, que foi de 1,95%, mas superior ao registrado no fechamento do primeiro mês do ano (1,82%). A informação foi dada pela FGV (Fundação Getulio Vargas), responsável pela avaliação, nesta quinta-feira (17 de fevereiro). De acordo com o último balanço anual, considerando o período abrangido entre os meses de fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, o indicador acumula alta de 16,91%.

Conhecido como a “inflação do aluguel”, o IGP-M é divulgado mensalmente, tendo sido criado no final dos anos 40 para funcionar como um indicador do movimento de preços que englobasse não apenas diferentes atividades do mercado como também distintas etapas do processo produtivo. 

Mais popular entre os três IGPs, que contemplam diferente períodos de análise, o IGP-M apura informações sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta, sendo utilizado amplamente na fórmula paramétrica de reajuste de tarifas públicas (energia e telefonia), em contratos de aluguéis e em contratos de prestação de serviços.

A adesão do IGP-M para a determinação dos reajustes de aluguel ocorreu porque os donos de imóveis precisavam de um índice que fosse publicado próximo ao início do mês, data comum para vencimento de contratos. Além disso, o fato de o índice não ter nenhum envolvimento com o poder público e ser formulado por uma instituição com boa reputação no mercado também foi um fator determinante para esta adesão. 

Análise dos contratos a partir de Pareceres Técnicos Especializados

Outro motivo que fez o IGP-M ter ganhado tamanha adesão no mercado foi o fato de que, à época em que foi criado, apresentar números próximos aos oferecidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil. Nos últimos anos, porém, tem havido um grande descompasso entre estes dois índices: em 2021, por exemplo, o IPCA fechou o ano em 10,06%, ao passo que o IGP-M acumulou 17,78%.

Com a “inflação de aluguel” nas alturas, há, consequentemente, uma demanda no mercado por profissionais que possam atuar na análise de contratos de aluguéis e financiamentos. “O IGP-M impacta diretamente o setor imobiliário por ser o principal índice utilizado nos contratos”, diz Felipe Nascimento, Diretor Executivo da Capital Cálculos, empresa que presta assessoria a advogados e consumidores por meio de perícias nas diversas áreas jurídicas, financeira e contábil. “E como este índice foi reajustado desproporcionalmente em relação aos demais índices de correção monetária nos últimos anos, é natural que haja um desconforto em muita gente quando o aumento da prestação mensal é verificado”.

Nascimento explica como se dá o processo de consultoria financeira, que pode ajudar a revisar os contratos de aluguel e financiamento:

“Através de perícias e de Pareceres Técnicos Elucidativos nas diversas áreas jurídicas, é possível que advogados e consumidores sejam auxiliados. Nestes contratos redigidos a partir do IGP-M, é possível que sejam realizadas análises detalhadas do contrato para verificar possíveis irregularidades”, diz. “Como o índice de correção monetária contratado interfere no valor da parcela e do saldo devedor, posteriormente elaboramos as planilhas de cálculos e Parecer Técnico Elucidativo para instruir os clientes e advogados”, completa.

Para saber mais, basta acessar: https://capitalcalculos.com.br/

Website: https://capitalcalculos.com.br/



Especialista explica como é feito o processo de recuperação judicial de empresas

8/3/2022 – A saúde financeira de uma empresa caminha por grandes pontos que se não forem seguidos e estruturados, levam ao fim traumático: recuperação judicial e falênciaEm 2021, registou-se uma queda de 24,4% no número de pedidos de recuperação judicial de empresas em comparação a 2020; para o especialista em direito empresarial, Dr. Felício Rosa Valarelli Júnior, empresas de pequeno e médio porte são mais suscetíveis à falência

Em janeiro de 2021, começou a valer em todo território nacional a nova legislação que trata sobre o processo de recuperação judicial e falência de empresa, após a sanção presidencial da Lei 14.112/2020. As novas regras, entre outras coisas, ampliam o acesso de entidades jurídicas – dos mais diversos portes – em recuperação judicial a linhas de crédito, de modo a dar fôlego no processo de reestruturação, evitando, assim, a falência.

Em 2021, registrou-se uma queda de 24,4% no número de pedidos de recuperação judicial de empresas em comparação a 2020 – ao todo, o Judiciário registrou 891 pedidos no ano passado, contra 1.179 de 2020. Em relação ao número de concessões, que indicam quando, de fato, o processo de recuperação judicial de uma empresa teve início, porém, o número subiu de 467 para 617 (alta de 32%). Os dados são da Serasa Experian.

Já em relação ao número de empresas que decretaram falência em 2021, houve queda de 9,8% (de 690 para 622), sendo que o requerimento de falência à Justiça caiu de 972 para 950 empresas (redução de 2%).

“A saúde financeira de uma empresa caminha por grandes pontos que se não forem seguidos e estruturados, te levam ao fim traumático: recuperação judicial e falência”, explica Felício Rosa Valarelli Júnior,  renomado especialista empresarial desde sua constituição até a possível recuperação para evitar a falência.

O profissional explica que se enquadram como empresas que podem dar entrada na recuperação judicial aquelas que estão com dificuldades financeiras, mas, por possuírem empregados e credores, têm potencial de recuperação. “A recuperação judicial tem o objetivo de viabilizar a crise e preservar sua função social, evitando dívidas com parceiros e demissão de funcionários”, diz. “É o processo para retomar uma vida tranquila e organizada: uma segunda chance para as empresas reestruturarem seus pontos de equilíbrio”. 

O passo a passo no processo de recuperação judicial

Valarelli explica quais são os passos que devem ser seguidos para empresas que desejam dar entrada no processo de recuperação judicial de modo a evitar a temida falência.

“Antes de tudo, é prudente que um especialista no assunto seja procurado para conduzir o processo. Então, um pedido de processamento da recuperação judicial da empresa deve ser enviado ao juiz”, afirma o advogado.

A etapa seguinte diz respeito à elaboração do plano de recuperação, que deve contemplar a estipulação de prazos a serem cumpridos, além do cálculo da dívida e dos valores propostos para o pagamento. 

“A partir daí, os credores reúnem-se para votar a aprovação ou não da proposta e, caso ela seja aprovada, a empresa deve cumprir à risca o plano”, explica Valarelli, completando que, após dois anos e com o plano cumprido, o processo é arquivado – caso não atenda aos combinados, porém, a empresa abre falência.

“Para chegar ao nível da falência, o empresário, muito provavelmente, não teve boa relação com credores, tem nome prejudicado na praça e encontra-se sem chances de reerguer-se. Aos que chegam a este ponto, os bens – se houver – são leiloados, a empresa encerra as atividades e os credores são pagos por ordem de preferência, pois as dívidas não são anuladas”, explica o especialista. 

Por fim, Valarelli pontua que as pequenas e médias empresas são as que mais requerem pedidos de recuperação judicial e falência, sendo, portanto, importante que haja um cuidado especial com elas. 

“A estruturação delas deve ser feita e revista todos os anos em planejamentos, metas e revisão de suas missões, visões e valores”, afirma. “Um suporte por um especialista empresarial é primordial para que as empresas saibam como não ter problemas e sigam de forma organizada, lícita e próspera”.

Website: http://www.vaadv.com.br



Pesquisa revela quais são as melhores escolas públicas do Brasil

São José dos Campos – SP 8/3/2022 – Para incentivar a educação pública de qualidade, a startup de educação Melhor Escola criou um ranking com as melhores escolas públicas do país.

Atualmente, sabe-se que a educação brasileira se encontra em estado grave. Segundo a primeira etapa do Censo Escolar de 2021, mais de 650 mil crianças saíram da escola nos últimos três anos. Além disso, durante a pandemia, o número de crianças que não sabem ler e nem escrever cresceu 66% de acordo com análise feita pela organização Todos Pela Educação.

Dessa forma, com o intuito de incentivar uma educação pública de qualidade, o site Melhor Escola – um marketplace de educação básica do Brasil – fez uma pesquisa com milhares de pais, mães e responsáveis para saber quais as 10 melhores escolas públicas do país.

Para a pesquisa foram consideradas 79.612 instituições públicas de ensino básico cadastradas no portal. Porém, os responsáveis tiveram que avaliar as escolas que eles já tiveram contato. Assim, eles deram notas de 0,5 a 5 para os seguintes critérios: motivação dos estudantes, infraestrutura física da escola, participação da comunidade e desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Dentre as cidades que estão no ranking têm-se: Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Jundiaí, Cajamar, Belém e Caldas Novas. Sendo assim, o colégio Ceja Madureira, localizado na capital carioca, foi o que conquistou a primeira colocação com a nota média de 4,79.

A escola, além de ter a metodologia EJA (Educação de Jovens e Adultos), também conta com ensino fundamental e médio semipresencial. No ENEM 2019 a instituição de ensino obteve média de 510.4, maior do que a média geral do Brasil, que foi de 504,9.

O ranking completo com as 10 melhores escolas públicas do Brasil pode ser visto através do link a seguir: https://www.melhorescola.com.br/artigos/confira-as-melhores-escolas-publicas-do-brasil

Desde 2013, o site Melhor Escola, conecta alunos a escolas da Educação Básica de todo o Brasil. Assim, além de contar com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil) para os pais que estão buscando por colégios, ele também oferece descontos nas mensalidades das escolas parceiras (mais de 7.000).

Website: https://www.melhorescola.com.br/



Empresa dá 10 000 bolsas de estudo para mulheres vítimas de violência

Neste dia Internacional da Mulher a Magalu lançou um programa de qualificação destinado a mulheres vítimas de violência doméstica. São 10 000 bolsas de estudo integrais para um curso voltado ao comércio eletrônico e marketing digital, áreas com alta demanda profissional, e cujos conhecimentos também são fundamentais para pequenos negócios próprios.

“Nosso objetivo é ajudar a qualificar principalmente aquelas mulheres que dependem financeiramente de seus parceiros ou ex-parceiros, porque a dependência econômica é um dos vínculos que as mantêm presas a seus agressores”, afirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu.

O programa de qualificação foi elaborado e será ministrado pela ComSchool, especializada em e-commerce. Serão quatro módulos de conhecimento, que somam mais de 13 horas de aula, todas pela internet. O primeiro, o de E-commerce, tem cinco horas e reúne aulas sobre “Como abrir uma loja virtual de sucesso” e “Fotografia para iniciantes”, por exemplo. Há, ainda, módulos que incluem aulas de planilha eletrônica Excel e como usar as redes sociais Instagram e Facebook para vender produtos e serviços. 

A última fase do curso é dedicada ao tema empoderamento feminino, e terá a participação de Luiza Trajano, Silvia Chakian, promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, e Maira Liguori, diretora da ONG Think Olga. Nesse módulo, serão discutidos os tipos de violência cometidos contra as mulheres, quais são as leis que as protegem, como elas podem fazer valer seus direitos, e o conceito de “economia do cuidado”.

Esta última traz à tona o valor de trabalhos historicamente desempenhados por mulheres e não remunerados, como os cuidados com a casa, com crianças e idosos, e as estratégias que podem ser usadas para que esses esforços saiam da invisibilidade e sejam valorizados.

“É uma satisfação dupla oferecer esse programa de qualificação, porque conseguimos juntar o nosso conhecimento de treinamentos de performance, que é baseado na economia de negócios digitais, a uma causa em que o Magalu atua há anos, que é o combate à violência contra a mulher”, diz Caroline Basaglia, gerente geral da ComSchool.

De acordo com Basaglia, a qualidade e os conceitos práticos do curso são pontos altos do programa. A ComSchool é a maior escola de e-commerce do Brasil, reconhecida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

As bolsas serão destinadas às mulheres por meio de nove entidades que trabalham na linha de frente do combate à violência. “Buscamos parceiros que estão na ponta e conseguem chegar a quem realmente precisa”, diz Herzog. As instituições parceiras são: Cemur (Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina, de Pernambuco), Ammu (Associação de Moradores de Mutá, da Bahia), Cami (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, de São Paulo), Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu (Rio Grande do Sul), Grupo Brasileiro de Promoção da Cidadania (Piauí), Casa da Mulher do Nordeste (Pernambuco), Sedup (Serviço de Educação Popular, da Paraíba), Associação Tingui (Minas Gerais), Grupo Mulheres do Brasil (São Paulo).

A Magalu também vai distribuir dois tablets a cada organização. Os equipamentos serão utilizados por mulheres que não têm acesso à internet. 

Chaga endêmica
O combate à violência contra a mulher é uma causa apoiada pelo Magalu, dada a gravidade do problema no Brasil. De acordo com levantamento mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro mulheres foram mortas por dia no país por seus companheiros ou ex-companheiros durante o primeiro semestre de 2021. O levantamento contabilizou 666 feminicídios apenas nos primeiros seis meses do ano passado. Considerando o ano inteiro de 2020, foram 1 350 feminicídios e mais de 230 000 registros de agressões físicas contra mulheres no ambiente doméstico. 

Outro relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que a pandemia de Covid-19 agravou a situação, já que muitas mulheres ficaram isoladas com seus agressores. Entre março de 2020 a março de 2021, mais de 17 milhões de mulheres acima de 16 anos sofreram violência física, psicológica ou sexual no período.  “A violência contra a mulher ainda é endêmica no Brasil, e provoca efeitos perversos sobre as famílias e, o pior, sobre as gerações futuras”, Herzog. 

Uma das primeiras iniciativas do Magalu no combate à violência de gênero é Canal da Mulher, criado em 2017 por Luiza Helena Trajano. O Canal já atendeu 750 colaboradoras vítimas de violência. Qualquer funcionário do Magalu pode acionar o canal para denunciar ou notificar a existência de mulheres em situação de risco. A partir dos registros, psicólogas da empresa entram em contato com a vítima para entender o contexto do caso e oferecer a ajuda mais adequada a cada caso. De acordo com a gravidade do problema, as colaboradoras recebem assistência psicológica, orientação jurídica e auxílio financeiro. 

Há três anos, o Magalu incorporou ao seu superapp um botão de denúncias de violência contra a mulher, aberto ao uso de qualquer pessoa, não apenas a suas funcionárias. O botão permite acesso direto ao Ligue 180 e, via chat, ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que recebe denúncias online. O botão é propositadamente discreto para garantir máxima segurança às vítimas que desejam denunciar seus agressores. Em março de 2021, o botão passou a direcionar as denúncias também ao projeto Justiceiras, plataforma que oferece um serviço multidisciplinar de acolhimento e apoio às vítimas.

Em agosto de 2020, a companhia lançou o Fundo de Combate à Violência Contra a Mulher, com 2,6 milhões de reais para apoiar instituições dedicadas à causa. Os recursos foram destinados a 20 entidades selecionadas por meio de um edital, que recebeu 459 propostas de organizações. As entidades foram contempladas com valores entre 100 000 e 150 000 reais e receberam mentoria para aprimorar sua gestão.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Quatro coisas que aprendemos sobre o ransomware em 2021

Por Gustavo Leite*

No ano passado, vimos uma explosão de ransomware. Na verdade, tornou-se tão difundido que uma pesquisa global recente da Veritas Technologies descobriu que a organização média sofreu quase três ataques de ransomware que levaram ao tempo de inatividade apenas nos últimos 12 meses.

Ao iniciarmos 2022, é importante relembrar o que aprendemos em 2021 sobre essa ameaça mais difundida para que possamos proteger melhor nosso ativo digital mais valioso – nossos dados – neste novo ano e além.

  1. Ransomware é um negócio de sucesso.

Ransomware não é novo. Na verdade, o primeiro ataque de ransomware registrado foi em 1989. Mas foi um gigante adormecido recentemente despertado por uma tempestade perfeita de condições que vão desde os efeitos duradouros da pandemia do COVID-19, como o aumento do trabalho remoto (leia-se: mais pontos de entrada para malware), para empresas que produzem e armazenam mais dados críticos de negócios do que nunca (especialmente na nuvem), com projeções sugerindo que o mundo produzirá 74 zettabytes somente este ano, ao fato de que mais empresas estão dispostas a pagar resgates, que serve para encorajar os cibercriminosos.

Como resultado, a taxa na qual o ransomware amadureceu como modelo de negócios ao longo de apenas 2021 é surpreendente, especialmente quando você o compara com os 30 anos anteriores. Hoje, o ransomware tem todas as características de uma indústria bem-sucedida, embora ilegal:

• Crescimento: houve US$ 590.000.000 em atividades suspeitas relacionadas a ransomware apenas nos primeiros seis meses de 2021. Isso excede o valor total de US$ 416.000.000 observado em todo o ano de 2020. Não apenas isso, mas o ransomware desenvolveu uma divisão de trabalho – nós agora estamos vendo uma cadeia de suprimentos de dois níveis com desenvolvedores criando e vendendo malware de ransomware e cibercriminosos menos técnicos que compram esses kits de serviço de ransomware e realizam os ataques.

• Lucros: O pagamento médio de ransomware no primeiro semestre de 2021 foi um recorde de US$ 570.000. O custo de um ransomware como um kit de serviço é tão baixo quanto $ 40.

• Inovação: Mais sobre isso a seguir — continue lendo.

  1. As gangues de ransomware são boas no que fazem.

Infelizmente, os cibercriminosos por trás do ransomware atual são mais inteligentes e inovadores do que nunca. Considere o ransomware REvil vinculado à Rússia como um provedor de serviços. No início deste ano, antes de ser forçado a ficar offline por meio de uma operação multinacional, o grupo começou a oferecer um esquema de extorsão em dois estágios que envolvia não apenas manter os dados das vítimas para resgate, mas também ataques DDoS automatizados e telefonemas para seus parceiros de negócios e jornalistas. uma maneira de aplicar mais pressão para pagar dentro do prazo.

As gangues de ransomware também estão melhorando em phishing e aproveitando os mais recentes desenvolvimentos em inteligência artificial e machine learning para escapar das defesas de permissão, como software antivírus e firewall. Isso ilustra a necessidade de uma abordagem de defesa em profundidade para combater o ransomware que coloca o mesmo foco nas defesas de perímetro, bem como no backup e na recuperação.

  1. A proteção contra ransomware está visivelmente ausente dos termos e condições dos provedores de serviços em nuvem.

A partir deste ano, cerca de metade de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem. Lembre-se dos 74 zettabytes de dados que o mundo produziu em 2021 que mencionei anteriormente. Mesmo que apenas uma fração desses dados acabe na nuvem, muitas empresas de dados estão confiando a provedores de serviços em nuvem. Certamente esses dados são tão preciosos para os provedores de serviços em nuvem quanto para as empresas que os produzem e confiam neles – ou pelo menos importantes o suficiente para protegê-los proativamente contra ransomware, certo? Errado.

Muitas empresas pensam que seu provedor de serviços em nuvem é responsável pela proteção de seus dados baseados em nuvem. Essa é uma suposição fundamentalmente incorreta que continuará a colocar as empresas em risco até que seja completamente desmascarada.

A verdade é que, como parte de seu serviço padrão, a maioria dos provedores de serviços em nuvem fornece apenas uma garantia de tempo de atividade de seu serviço. Eles não fornecem garantias de que um cliente que usa seu serviço também terá seus dados protegidos. Na verdade, muitos chegam a ter modelos compartilhados de forma responsável em seus termos e condições, o que deixa claro que os dados de um cliente são de sua responsabilidade de proteger. Armazenar dados na nuvem não os protege automaticamente contra ransomware, mas ainda precisa de uma forte proteção de dados.

  1. A resiliência do ransomware é confusa.

“Não deixe que o ransomware atrapalhe seus negócios – compre nosso cadeado de combinação de quatro dígitos de aço temperado com resistência à tração de seis toneladas hoje mesmo!”

OK, obviamente um cadeado não fará muito para proteger sua empresa contra ransomware. Mas meu exemplo irônico não está muito longe do marketing que vi de fornecedores vendendo seu software como parte de uma estratégia de resiliência de ransomware, quando, na realidade, sua tecnologia tem pouco ou nada a ver com protegendo seus dados contra ransomware.

Ransomware é a sopa do dia do marketing, que está tornando muito confuso saber como se defender e quais parceiros são os parceiros certos para ajudá-lo a fazer isso. Quando se trata disso, as mais recentes defesas de perímetro e proteção de dados testada e comprovada, incluindo backup e recuperação, devem constituir o núcleo de sua estratégia de resiliência de ransomware.

Para encerrar, vamos pegar o que aprendemos em 2021 e virar a maré do ransomware em 2022.

*Gustavo Leite é country manager para o Brasil da Veritas Technologies.

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Como evitar o desgaste antecipado dos pneus?

Curitiba, PR 8/3/2022 – O alinhamento adequado permite o desgaste regular dos pneus, melhora a eficiência do rolamento e a dirigibilidade em retas e curvasSinais na banda de rodagem podem indicar a necessidade de manutenção do veículo para evitar desgaste maior dos pneus.

Os pneus são itens fundamentais de um veículo e por isso precisam de atenção e cuidados. A sua vida útil pode variar de acordo com o seu uso e manutenção mas, em média, duram de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca. Entretanto, alguns fatores podem aumentar o seu desgaste, antecipando a sua troca, bem como alguns cuidados também podem preservar melhor os pneus. 

Segundo o gestor de contas da Delinte Pneus, Julio Mengarda, alguns sinais peculiares de desgaste na banda de rodagem dos pneus podem ser indicativos de mau uso e de correção necessária. “A recomendação é para que o motorista leve regularmente o seu veículo para manutenção com profissionais capacitados, pois os pneus devem ser considerados itens essenciais no check-up geral”, afirma.

Alguns desgastes sinalizados na banda de rodagem dos pneus podem ser provenientes até mesmo da calibragem incorreta. “Cada fabricante tem a sua tabela, geralmente disponível no manual do veículo, para fazer a calibragem correta e evitar danos desnecessários”, orienta. “Outra dica é ficar de olho na estabilidade do veículo, se a sua direção estiver pendendo para os lados e não for resolvida com a calibragem, pode ser indicativo de pneus carecas ou o veículo precisando de manutenção”, disse.

O balanceamento e o alinhamento do jogo de rodas podem preservar a vida útil dos pneus e evitar desgastes que surgem em zonas alternadas na banda de rodagem. Assim como, o desgaste maior em uma só borda do pneu, por exemplo, pode ser indicativo de a ponta do eixo da roda estar empenada, este tipo de problema também pode ser evitado ou corrigido com o alinhamento e a geometria do veículo. “O alinhamento adequado permite o desgaste regular dos pneus, melhora a eficiência do rolamento e a dirigibilidade em retas e curvas, evitando que a direção se comprometa”, reforça Julio Mengarda.

O sistema de freios do veículo também pode comprometer o uso correto dos pneus, pois se o disco ou o tambor estiverem empenados, haverá desgaste concentrado em um ponto central na banda de rodagem. “Por isso, antes de atingirem a vida útil indicada pelo fabricante, os pneus apresentam alguns sinais de desgaste irregular, bolhas, ressecamento e rachaduras, indicando que está na hora de trocá-los ou de realizar reparos no veículo”, alerta.

Website: https://www.delinte.com.br



Xiaomi traz ao Brasil pulseira Redmi Smart Band Pro, com mais de 100 modos de exercícios físicos

A Xiaomi traz ao Brasil a pulseira inteligente Redmi Smart Band Pro. O wearable conta com mais de 100 modos de atividades físicas, tela AMOLED com o recurso “Always-on” (sempre ativa), monitoramento do sono e nível de oxigênio no sangue, além de até 14 dias ininterruptos de bateria.

Maior e vibrante
A tela AMOLED de 1,47” traz um alto aproveitamento de tela. O usuário tem a possibilidade de ver mais itens na tela, controlá-los e navegar de forma simples e intuitiva. A tela é 100% equipada com NTSC, ou seja, uma gama completa de cores disponíveis para tornar a experiência ainda mais intensa. O brilho máximo de 450 nits garante visibilidade clara e nítida mesmo sob a luz do sol.

Para manter o ritmo
A Redmi Smart Band Pro oferece 110 modalidades esportivas para monitorar e melhorar o condicionamento físico. Por meio da pulseira é possível acompanhar a queima de calorias, alterações da frequência cardíaca e a duração dos treinos.

Os 15 modos profissionais disponíveis exibem métricas simples e precisas para que o usuário entenda tudo sobre o desempenho.

A pulseira é resistente a água até 50 metros de profundidade.

Saúde em dia
O equipemanto monitora 24h por dia a frequência cardíaca em tempo real e entrega análises precisas em gráficos muito fáceis de ler. Se algum batimento cardíaco sair da sua zona de segurança, a pulseira vibrará para alertar o usuário, uma resposta clínica que normalmente só é possível ser identificada em processos médicos que exigem paciência.

A saturação de oxigênio no sangue (SpO2) é um indicador importante para a saúde geral, refletindo os níveis de oxigênio no sangue. A pulseira inteligente mede automaticamente o nível de SpO2 durante a noite de sono ou manualmente sempre que o usuário desejar.

A pulseira também mapeia de forma completa as noites de sono, apresentando gráficos e informações precisas para melhorar os repousos e descansos.

Outras funções
Os usuários podem ainda conhecer os níveis de estresse para lidar cada vez mais com situações e desafios diários; oferece exercício de respiração profunda e ferramenta para auxiliar no acompanhamento do período menstrual, emitindo lembretes com antecedência ao público feminino.

A pulseira tem ainda: execução de músicas, previsão do tempo, notificações aparelhadas ao smartphone, função não perturbe, alerta de ociosidade, alerta de chamadas recebidas, alarmes, temporizador e cronômetro.

Ela deve ser conectada ao aplicativo Xiaomi Wear/Xiaomi Wear Lite para início da jornada fitness inteligente. O produto também é compatível com aplicativos de terceiro para monitoramento de treinos, como STRAVA e Apple Health. 

A bateria conta com até 14 dias de duração com carregamento magnético, sem a necessidade de remover a alça da pulseira.

Preço e disponibilidade

O produto pode ser encontrado nas lojas físicas e e-commerce oficiais da Xiaomi no país, com preço sugerido de R$ 599,99.

Para mais informações acesse o site.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


O acesso ao Ensino Superior de pessoas com deficiência é imprescindível

Brasília, DF 8/3/2022 – A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família de acordo com a Constituição Brasileira de 1988. Contudo, o acesso à educação para alguns não é algo tão simples quanto poderia ser. Para as pessoas com deficiência, ir até a faculdade ou assistir uma videoaula pode ser um desafio. Segundo o Censo da Educação Superior de 2020, versão mais recente publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 55 mil estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais e a distância em instituições públicas e privadas possuem algum tipo de deficiência.

Apenas recentemente a importância da diversidade começou a ser debatida. No Brasil 8,4% da população acima de 2 anos possui algum tipo de deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para que os PcDs possam ocupar mais espaços, se capacitar e ter acesso a direitos que são fundamentais, é interessante que universidades públicas e particulares entendam a importância de um ensino inclusivo. “O primeiro passo é que as instituições de ensino superior estudem e façam uma avaliação profunda de seu estado atual, conseguindo pensar em um projeto de inclusão para o ingresso e a manutenção da PcD na faculdade. A acessibilidade dentro da sala de aula e de todos os espaços dentro de instituições de Ensino Superior é imprescindível. Além do ambiente físico, o conteúdo e a comunicação com esses estudantes também precisam estar adaptadas para cada tipo de deficiência – física, visual, auditiva, cognitiva etc.”, afirma Gregory Rial, Gerente da Câmara de Ensino Superior da ANEC.

O Ministério da Educação lançou, em 2005, o Programa de Acessibilidade na Educação Superior que propõe ações capazes de garantir o acesso pleno de pessoas com deficiência às instituições federais de Ensino Superior. Desde 2016, universidades federais devem reservar vagas a esse público. A cota é disponibilizada proporcionalmente à presença das pessoas com deficiência no censo de cada estado. Em todo o Brasil, isso se traduz em cerca de 8 mil vagas. Com ações como esta, o debate sobre a acessibilidade no Ensino Superior tem ganhado fôlego, porém há muito a ser feito.

Um importante avanço para a educação foi a inserção de ambientes virtuais de estudos e os cursos de Ensino a Distância, que se transformou em uma plataforma capaz de ampliar o acesso aos estudos. Muitos alunos com deficiência encontram no espaço digital maior facilidade, podendo assistir às aulas no quarto ou fazer provas em casa, mas é necessário que todo o conteúdo esteja disponível de forma acessível para pessoas surdas e cegas, por exemplo. “Muitas vezes os próprios sites das faculdades não disponibilizam conteúdos com acessibilidade. Aquele que é um dos principais meios de comunicação com os alunos, e os estudantes com deficiência são excluídos da mensagem”, explica.

Para o educador, à medida que esses alunos ingressam no Ensino Superior cabe às instituições atender suas necessidades específicas. “A educação é um direito universal e nós, profissionais do setor, lutamos por isso. As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades e nós precisamos ajudá-los abrindo portas. É importante que além da acolhida arquitetônica e tecnológica, também exista um acolhimento pedagógico e humanizado para que todos os professores e colegas possam estar preparados para entender e atender às demandas da pessoa com deficiência”, finaliza Gregory.



Alexa dá voz a mulheres incríveis no mês de março

O mês das mulheres traz à tona o debate sobre os direitos das mulheres, aumenta a necessidade de se dar voz a elas e de trazer à luz seus feitos. Neste mês, a Alexa, inteligência artificial por voz da Amazon, trará um “Bom Dia” inédito, curiosidades sobre mulheres extraordinárias e um poema original.

No dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, Luísa Sonza é quem assume o “Bom Dia”, com um recado de peso para as brabas. Para ouvir, basta dizer “Alexa, bom dia!”.

E a partir do dia 8, a Alexa também trará mais conteúdo sobre mulheres extraordinárias e seus feitos ao longo da História. Basta pedir “Alexa, fale sobre Mulheres Incríveis” para ouvir tudo sobre elas e se inspirar.

As homenagens não param por aí e a Alexa tem um poema novo e original já disponível. Para ouvir e se deliciar com a mensagem “Da nuvem para o coração”, diga “Alexa, recite o Poema da Mulher”.

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Carretas do Conhecimento da Fundação Grupo VW abrem mais de 600 vagas em São Paulo

São mais de 630 vagas gratuitas para cidades e comunidades em todo o Estado de São Paulo

A Fundação Grupo Volkswagen está abrindo as inscrições para o projeto Carretas do Conhecimento no Estado de São Paulo, ofertando 636 vagas para cursos de capacitação profissional gratuitos nos municípios de Americana, Araraquara, Caçapava, Diadema, Matão, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Sumaré, Taubaté e Vinhedo. O projeto acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP). A partir deste ano, as aulas terão o seu retorno totalmente presencial em todo o Estado de São Paulo e as carretas serão levadas até comunidades, não apenas para os pátios do SENAI. 

Os cursos começam em março e haverá opções até o mês de setembro. A carga horária varia de 40 a 80 horas, com turmas de manhã, à tarde ou à noite, a depender da formação. Em 2022, são oferecidos cursos nas áreas Automotiva, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Nanotecnologia, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação e Vestuário.

Inscrições abertas para o curso de Nanotecnologia
A partir de hoje, já estão abertas as inscrições para 24 vagas no curso de “Nanotecnologia Aplicada a Indústria Automotiva” (SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no Ipiranga, São Paulo/SP). As aulas têm início previsto para dia 28 de março, com turmas no período da tarde e noite. A seleção priorizará candidatos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os pré-requisitos para matrícula são:

• Ter no mínimo 16 anos de idade.

• Ter completado a 8ª série do Nível Fundamental.

• Ter disponibilidade em participar das aulas, nos horários e endereços estabelecidos.

Para matrícula e informações sobre os demais cursos no Estado de São Paulo, incluindo próximas datas de abertura de inscrições, entre em contato com as unidades abaixo (somente telefone e e-mail):

Americana – Escola Senai “Profº João Baptista Salles da Silva”

Curso: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário)

Contato: Aline Domingos – aline.domingos@sp.senai.br

Araraquara – Escola SENAI “Henrique Lupo”

Curso: Polidor de Automóveis (Indústria Automotiva)

Contato: Tatiani Paschoal – tatiani.paschoal@sp.senai.br

Caçapava – Escola Senai “Felix Guisard”

Curso: Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva)

Contato: Hingrid Lisboa – hingrid.lisboa@sp.senai.br

Diadema – Escola SENAI “Manuel Garcia Filho”

Curso: Técnicas para Instalação de Som Automotivo (Indústria Automotiva)

Contato: Paulo Lourenço – paulo.lourenco@sp.senai.br

Matão – Escola Senai “Oscar Lucio Baldan”

Curso: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário)

Contato: Natália Nogueira – natalia.nogueira@sp.senai.br

Mauá – Escola Senai “Jairo Candido”

Curso: Pequenos Reparos em edificações – Elétrica (Construção Civil)

Contato: Jane dos Santos – jane.santos@sp.senai.br

Santo André – Escola Senai “A. Jacob Lafer”

Curso: Pintor de Obras (Construção Civil)

Contato: Camila de Souza – camila.souza@sp.senai.br

São Bernardo do Campo – Escola Senai “Almirante Tamandaré”

Cursos: Auxiliar de Eletricista (Eletroeletrônica); Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação)

Contato: Daniele Macedo – danielle.macedo@sp.senai.br

São Carlos – Escola Senai “Antonio A. Lobbe”

Cursos: Funileiro de Brilho (Funileiro de Brilho); Técnicas de pequenos reparos em funilaria automotiva (Indústria Automotiva)

Contato: Jorge de Andrade – jorge.andrade@sp.senai.br

São José dos Campos – Escola Senai “Santos Dumont”

Curso: Técnicas de pequenos reparos em funilaria automotiva (Indústria Automotiva)

Contato: Silvia de Souza – silvia.souza@sp.senai.br

São Paulo (Aclimação) – Escola Senai “Carlos Pasquale”

Curso: Eficiência Energética para pequenos e médios consumidores (Energia); Projetos de Iluminação Aplicações (Energia)

Contato: Nathan Dolfini – nathandolfini@sp.senai.br

São Paulo (Brás) – Escola Senai “Francisco Matarazzo”

Cursos: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário); Técnicas de Confecção de Rasteiras e Sandálias (Têxtil e Vestuário)

Contato: Magna de Oliveira – magna.oliveira@sp.senai.br

São Paulo (Ipiranga) – Escola Senai “Conde José Vicente de Azevedo”

Curso: Nanotecnologia Aplicada a Indústria Automotiva (Nanotecnologia); Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva)

Contato: Lucimar Machado – lucimar.machado@sp.senai.br

São Paulo – Escola Senai “Horácio Augusto da Silveira”

Cursos: Sobremesas e Bolos Gelados (Alimentos e Bebidas); Doces e Salgados para Festa (Alimentos e Bebidas); Cookies, Petit Fours e Cupcakes (Alimentos e Bebidas)

Contato: Celeste Grangeia – celeste.grangeia@sp.senai.br

São Paulo (Santo Amaro) – Escola Senai “Ary Torres”

Cursos: Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação); Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split (Refrigeração e Climatização); Técnicas de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (Refrigeração e Climatização)

Contato: Marcio Sousa – marcio.sousa@sp.senai.br

São Paulo (Vila Leopoldina) – Escola Senai “Mariano Ferraz”

Curso: Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva); Polidor de Automóveis (Indústria Automotiva)

Contato: Vera Mendes – vera.mendes@sp.senai.br

São Sebastião – Escola Senai “Santos Dumont”

Cursos: Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split (Refrigeração e Climatização); Técnicas de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (Refrigeração e Climatização)

Contato: Silvia de Souza – silvia.souza@sp.senai.br

Sumaré – Escola Senai “Celso Charuri”

Curso: Eficiência Energética para pequenos e médios consumidores

Contato: Letícia Manegatto – leticia.menegatto@sp.senai.br

Taubaté – Escola Senai “Felix Guisard”

Cursos: Confeitaria Prática (Alimentos e Bebidas); Salgadeiro (Alimentos e Bebidas); Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação)

Contato: Hingrid Lisboa – hingrid.lisboa@sp.senai.br

Vinhedo – Escola Senai de Valinhos

Cursos: Decoração de Bolos – Acabamentos com Bicos de Confeitar (Alimentos e Bebidas); Fabricação de Bombons Finos (Alimentos e Bebidas)

Contatos: Marcela Campanholi; mcampanholi@sp.senai.br

Sobre as Carretas do Conhecimento

As carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas, para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. Além do Estado de São Paulo, o projeto também acontece em Resende (RJ), realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Firjan SENAI Resende, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado e SENAI-PR.

Acesse a página da iniciativa e saiba mais.

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