Home CORPORATE Mais de 1,4 milhão de empresas fecharam em 2021

Mais de 1,4 milhão de empresas fecharam em 2021

De acordo com o governo federal, os segmentos mais afetados foram o comércio varejista, promoção de vendas e as lanchonetes. Segundo especialistas crise e falta de gestão estão entre os motivos.

Dados divulgados em fevereiro pelo Ministério da Economia apontaram o fechamento de mais de 1,410 milhão de negócios formais em 2021. Os segmentos mais abalados pela estatística foram o comércio varejista, promoção de vendas e lanchonetes. 

A pandemia impactou muitos negócios, segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, 484.470 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020.

No entanto, houve abertura de mais de 1,2 milhão de negócios durante o mesmo período de 2021, porém esse mesmo número ainda expressou uma queda de 15% se comparado com os mais de 1.420.782 milhões de negócios abertos durante o 2º quadrimestre do ano passado, 2021.

Ainda de acordo com o governo federal, estão entre os dez segmentos que mais fecharam: 

Comércios varejistas de roupas e acessórios (96.419 mil); 

Promoção de vendas (62,037);



Lanchonetes e outros (41.546 mil);

Salões de cabeleireiro (35.540 mil); 

Setor administrativo (37.762 mil); 

Entregas de refeição (35.419 mil); 

Restaurantes (34.699 mil);

Comércios varejistas de alimentos (37.584 mil);

Construção civil (30.689 mil); 

Varejo de bebidas (23.464 mil).

O diretor operacional da consultoria empresarial Consulting Blue, Fernando Koshiba, aponta que existem algumas possibilidades para a descontinuação dessas empresas, como falta de gestão financeira, comercial, operacional, além de alinhamento de resultados e metas entre departamentos.

“A maioria dos negócios estagna ou falha na estruturação de objetivos e metas por não considerar todos os processos envolvidos na gestão ou por não terem noção de gestão e crescimento. Estratégias que as tornariam atraentes e competitivas para o mercado dificultando o fechamento precoce”, afirma Koshiba.

Com o início da pandemia, 94% das empresas optaram apenas por estratégias de marketing para continuarem vendendo, como mostra a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil feita pela Resultados Digitais, em parceria com a Rock Content, Vendas B2B e o Mundo do Marketing.

Ainda assim, de acordo com Sandro Zambelli, diretor comercial e CEO da Consulting Blue, não existe fórmula mágica para as empresas manterem as portas abertas e sim caminhos possíveis e aprimoramentos constantes que poderiam ser implantados através da cultura growth hacker. 

“É evidente que só o marketing digital não é mais suficiente. Grandes empresas testam todas as estratégias de crescimento possíveis através de cultura growth para desde sair de uma estagnação a alcançar um crescimento rápido de forma vertical ou horizontal, tanto organizacionalmente quanto financeiramente”, diz Sandro Zambelli.

Os sócios ainda abordam que a metodologia growth se destacaria pela análise constante de indicadores, gráficos e dados, tanto de estratégias e testes de marketing quanto de gestão empresarial, que facilitariam a tomada de decisões rápidas e de grande impacto podendo reverter quadros empresariais críticos e impulsionando um crescimento real. 

Outro dado da pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil afirma que, 47,4% dessas empresas não possuem o hábito de testar e otimizar suas estratégias de marketing digital. 

E ainda 49% delas possuem dificuldade em coletar e compartilhar dados de ações de marketing para a tomada de decisões em estratégias digitais que também coordenem ações de gestão entre equipes de marketing e vendas.

Com isso, a pesquisa provou que apenas estratégias isoladas de marketing digital não seriam suficientes para estabilizar ou driblar os principais problemas de mercado e gestão, garantindo a sobrevivência dessas empresas em longo prazo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articleApós fim de 2021 positivo, otimismo toma conta do setor hoteleiro para 2022
Next articleEspaço Kino lança curso online de cinema, oficinas e concurso de roteiro
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022