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Por que os varejistas devem quebrar seus silos para impulsionar a inovação e o crescimento digital

Por Flávio Bolieiro *

A pandemia atingiu fortemente o varejo global, mas não de maneira uniforme. A procura pelas redes de supermercados disparou, por exemplo, enquanto os varejistas de itens considerados “não-essenciais” foram forçados a fechar suas lojas por muitos meses. No entanto, apesar das diferenças, há uma tendência que une todo o setor: em tempos de restrições de mobilidade e aumento da conectividade, a urgência de se promover a inovação digital é latente em todos os sentidos.  

Para tanto, basta percebermos que mesmo as lojas “essenciais”, aquelas que foram autorizadas a permanecerem abertas durante os bloqueios, experimentaram um grande aumento no tráfego on-line desde o início da pandemia do coronavírus. Uma pesquisa do Americas Market Intelligence (AMI) indicou, por exemplo, que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras em canais digitais desde 2020.  

Isso significa, em outras palavras, que suportar as experiências de varejo multicanal e omnichannel é agora um exercício imprescindível para a sobrevivência dos comércios em todos os segmentos e formatos – sobretudo em tempos de retomada ou diante de eventos como a Black Friday e Natal, que colocarão as equipes de TI e negócios ainda mais sob pressão. A mudança nos hábitos do consumidor é visível e sairá na frente a organização que for capaz de oferecer as experiências que o público demanda. Os varejistas devem atender a essas expectativas em evolução para proteger as operações e impulsionar o crescimento da receita em um setor altamente competitivo. 

A boa notícia é que isso já está sendo feito. De acordo com uma recente pesquisa que realizamos junto à líderes de tecnologia de todo o mundo, 89% dos Chief Information Officers (CIOs) do setor de Varejo admitem que a transformação digital de suas operações foi acelerada no último ano. Além disso, 61% desses profissionais acreditam que o movimento de digitalização dos processos continuará a acelerar nos próximos anos.  

O resultado dessa corrida, entretanto, é que as equipes de TI estão cada vez mais pressionadas para “manter as luzes acesas” e, ao mesmo tempo, apoiar as mudanças necessárias para habilitar a inovação exigida por suas organizações. Não por acaso, quase metade (45%) dos CIOs de varejo acredita, por exemplo, que suas equipes de TI estão mais sobrecarregadas do que nunca.  

Isso porque os times de tecnologia estão sendo encarregados de dar suporte aos requisitos de negócios (cada vez mais dinâmicos) e à sustentação de ambientes de TI baseados em múltiplas nuvens e que são uma verdadeira colcha de retalhos composta por contêineres interligados, microsserviços, arquiteturas sem servidor, plataformas de orquestração e muito mais. Mais do que estruturas complexas e dinâmicas, aliás: estamos falando de sistemas e aplicações estruturais, nas quais qualquer problema pode representar a interrupção das operações de empresas inteiras por tempo indeterminado, como vimos diversas vezes recentemente.  

Nesse cenário, obter os insights certos e manter o controle da performance das aplicações se tornam medidas absolutamente vitais para proteger os negócios e gerar valor aos clientes. Mas é possível tornar o trabalho dos times de desenvolvimento e de operações mais assertivo e inteligente, com os ambientes de tecnologia cada vez mais complexos e dinâmicos? 

A resposta é sim e está na capacidade de se alcançar a observabilidade automática e inteligente fornecida a partir de uma plataforma unificada. Com todos trabalhando em uma única ferramenta, é muito mais simples e fácil identificar as ações práticas para a compreensão e resolução dos eventuais problemas das operações.  

Por meio dessas plataformas, é possível criar uma visão integrada, com todos enxergando de forma completa os indicadores e métricas fundamentas para se melhorar a experiência dos clientes e manter a excelência na entrega operacional da organização. Esse painel unificado representa a chance para que os líderes possam definir KPIs e SLOs alinhados a seus planos estratégicos, com as chaves para medir o impacto que a inovação de TI está tendo na entrega aos consumidores e nos resultados de negócios de uma forma mais significativa. 

 Sem essa visão eficaz, as equipes de TI perdem seu tempo apontando o dedo para intermináveis ​​análises, enquanto a receita escapa devido a erros evitáveis. Calculamos que os varejistas perdem em média 485 horas por ano com as equipes de TI e de negócios tentando combinar dados de sistemas isolados para identificar soluções para os problemas. Essa perda de produtividade pode custar até US$ 1,5 milhão por empresa, em média. 

Este é um tempo que poderia ser mais bem gasto, com as ferramentas e a abordagem certas. Os CIOs de varejo entendem isso: 76% estão cansados ​​de ser forçados a unir dados de várias ferramentas para avaliar o impacto dos investimentos em TI nos negócios, e 95% sabem que essas decisões de investimento devem ser mais orientadas a dados. Ainda assim, apenas 11% dos varejistas atualmente têm uma plataforma unificada para observabilidade de TI. 

Este deve ser o primeiro passo para o sucesso dos projetos BizDevOps e NoOps que os varejistas estão adotando cada vez mais. Uma única plataforma que fornece respostas precisas sobre a performance e a segurança de aplicações e de infraestrutura contribuirá muito para destruir silos e remover pontos cegos. Com essa única fonte da verdade, os desenvolvedores, as operações de TI e as equipes de negócios finalmente trabalharão de acordo com os mesmos dados, indicadores e objetivos. Essa é a maneira de impulsionar a inovação e o crescimento digital, à medida que os varejistas buscam um futuro pós-pandemia de sucesso. 

* Flávio Bolieiro é Diretor de Vendas para o Mercado de Varejo da Dynatrace Brasil 

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Google Maps apresenta novas ferramentas para quem vai curtir o feriado

As férias estão chegando e este ano, muitos lugares ao redor do mundo estão suspendendo as restrições – o que significa que as pessoas estão animadas para comemorar com amigos e familiares. Para manter as próximas semanas livres de estresse, o Google está lançando novas ferramentas do Google Maps para ajudá-lo a se manter seguro, maximizar seu tempo com seus entes queridos e encontrar o local perfeito para um brunch de feriado.

Evite as multidões – ou reúna-se para as festividades
Esteja indo para sua cidade natal ou explorando uma nova cidade, você pode usar o Area Busyness, um novo recurso que combina as tendências de ocupação ao vivo para ajudá-lo a detectar instantaneamente quando um bairro ou parte da cidade está próximo ou mais movimentado. Digamos que você não seja fã de multidões – basta abrir o Google Maps para ver lugares que você deve evitar, como a área perto de uma feira de feriados. E se você estiver viajando e quiser conhecer algumas das áreas mais populares da cidade, poderá facilmente identificar quais bairros são os mais animados.

Quer mais informações? Toque em um bairro para ver o quão movimentado ele está em diferentes horários do dia, junto com os restaurantes, lojas e locais de lazer (como um museu) dentro dele, para que você possa decidir se deseja visitar. O Area Busyness começa a ser lançado globalmente no Android e iOS, a tempo para esta temporada de férias.

Navegue por shoppings, aeroportos e estações de transporte público em um piscar de olhos
Nada se compara a correr pelo shopping em busca de um presente de última hora ou cruzar o aeroporto para pegar o voo. Para ajudá-lo a se localizar rapidamente em grandes edifícios, o Google está expandindo a guia Diretório globalmente no Android e iOS para todos os aeroportos, shoppings e estações de transporte público em todo o mundo.

Agora, quando a plataforma tiver esses dados disponíveis, você poderá ver rapidamente quais tipos de lojas existem em um prédio (como lojas de brinquedos ou joalherias), saguões de aeroportos, aluguel de carros, estacionamentos e muito mais. E dentro de cada categoria, você pode ver uma lista das empresas relevantes, além de informações úteis sobre se está aberto, sua classificação e em que andar.

Os anfitriões podem economizar tempo nas compras
Todos nós já passamos por isso: você passa semanas escrevendo uma lista de compras para se preparar para um grande banquete de feriado, apenas para perceber que se esqueceu de um ingrediente-chave. Não se preocupe – o embarque com o Google Maps está aqui para ajudar. Lançado pela primeira vez em Portland, Oregon com lojas Fred Meyers selecionadas, uma vez que você faz seu pedido do varejista, a retirada com o Google Maps permite que você rastreie o status do seu pedido, compartilhe seu ETA (tempo estimado de chegada) e avise a loja que você chegou, tudo a partir do aplicativo.

A coleta com o Google Maps agora inclui mais lojas da família Kroger, como Kroger, Fry’s, Ralphs e Marianos – a partir de hoje, está disponível em mais de 2.000 lojas em mais de 30 estados dos EUA. Pessoas que usam a coleta com o Google Maps normalmente esperam menos de cinco minutos para as compras, o que significa que você pode pegar exatamente o que precisa e voltar ao seu dia imediatamente.

Chamando todos os gulosos! Veja e contribua com informações úteis sobre restaurantes
Não está com vontade de cozinhar? Não se preocupe. Para ajudá-lo a encontrar rapidamente um restaurante que se encaixe no seu orçamento, você começará a ver as faixas de preços para restaurantes nos EUA com base nas contribuições de outros usuários do Google Maps.

Também há uma nova maneira mais simples de fornecer comentários mais detalhados sobre os lugares, como se um restaurante ou café tem coisas como mesas ao ar livre, opções de entrega, coleta na calçada e quaisquer recursos que os clientes devam estar cientes.

Ainda não há uma data para sabermos quando estes recursos todos estarão disponíveis globalmente, por isso a recomendação é: monitore seu app do Google Maps! 🙂

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Indústrias investem em pneus mais resistentes à aquaplanagem

17/11/2021 – O pneu é projetado de forma que seu design possa contribuir com a rápida eliminação da água em sua banda de rodagemNovas tecnologias buscam oferecer maior estabilidade e uma condução mais segura em dias de chuva.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que os os riscos de acidentes podem aumentar em até 40% com a pista molhada. Para buscar reduzir o perigo de aquaplanagem, quando o carro passa por uma camada de água, perdendo o contato com o asfalto e aumentando a chance de o motorista perder o controle do veículo, as indústrias de pneus vêm investindo cada vez mais em novas tecnologias.

 

Segundo o especialista em pneus Denis Mengarda, que atua no segmento há 17 anos, existem modelos com design desenvolvido especialmente para reduzir esse risco de aquaplanagem. “Nestes casos, o pneu é projetado de forma que seu design possa contribuir com a rápida eliminação da água em sua banda de rodagem. A ideia é mitigar a turbulência da água contribuindo para evitar aquaplanagens e melhorando muito a capacidade de frenagem em pista molhada”, explica. 

 

Ainda de acordo com o especialista, que faz parte da equipe da GP Imports, importadora e distribuidora da Delinte no país, um exemplo é a nova tecnologia Qirin Scale Technology (QST), trazida recentemente ao Brasil. “Se você olhar o pneu de perto, especialmente na banda de rodagem, vai notar algumas pequenas marcas no fundo dos sulcos, lembrando ‘escamas’. Neste modelo chamado de DS2, voltado a veículos de luxo, o fabricante, além de utilizar tecnologia de ponta, emprega também muita inovação para evitar a perda de contato do pneu com o solo e melhorar a distância de frenagem em piso molhado”, reforça Denis Mengarda.

 

Dirigir com chuva exige atenção redobrada

Além da escolha de pneus, a Polícia Rodoviária Federal recomenda outros cuidados para a segurança do condutor e passageiros. O estado dos pneus e a calibragem são importantes para garantir a aderência à pista. Ainda de acordo com a PRF, no momento da chuva, também é fundamental reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os veículos.

Website: https://www.delinte.com.br



Empresários e representantes apostam na Black Friday para reaquecer economia

Curitiba 17/11/2021 – Data promete aquecer as vendas e representantes comerciais podem se beneficiar do momento

O aquecimento no mercado de consumo previsto para este fim de ano – quando o comércio e as atividades em geral são retomadas em um cenário quase pós-pandêmico – faz deste mês de novembro uma data de grandes expectativas, em especial com a aproximação da Black Friday.

Neste contexto, é necessário que empresas, lojistas, representantes comerciais e todos os envolvidos na cadeia de vendas analisem as oportunidades e se organizem para aproveitar este momento em que o varejo brasileiro deve movimentar R$110 bilhões (E-bit/Nielsen).

Há alguns anos a Black Friday se consolida como uma data de efervescência para o consumidor brasileiro. É o que explica o presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR), Paulo César Nauiack. “No ano passado, a Black Friday ocorreu em meio à pandemia de covid-19, quando existiam uma série de restrições de consumo. Agora temos essa oportunidade de retomada frente à crise econômica”.

A expectativa em torno da data é a melhor possível. De acordo com dados da Behup (Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo), 47% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções após esse ano de pandemia. Ainda conforme a Behup, 80% dos consumidores pretendem realizar novas compras por meio de canais de venda como WhatsApp ou redes sociais de loja e 88% têm interesse em participar de live-commerces.

Esses dados demonstram que o crescimento das vendas online vai ser mais forte e também que a compra digital é um conforto que o consumidor aderiu e não deixará de lado, mesmo com o retorno das atividades das lojas físicas e com o avanço da vacinação.

Segundo Paulo Sanford, CEO da WAP, empresa especializada em produtos de limpeza e manutenção, as expectativas para a data são grandes. “Esperamos que a edição deste ano da Black Friday supere os números do ano anterior, tanto no online quanto no offline. Nesse sentido, é necessário dar atenção especial à mídia online e às estratégias de ativação. Isso porque os consumidores estão mais exigentes e o setor mais competitivo”, comenta Sanford.

O presidente do CORE-PR avalia que, para os representantes comerciais, a intensificação de vendas e negócios online é um fator positivo. “A web nos trouxe conectividade, a possibilidade de fazermos negócios de qualquer lugar, sem estarmos no centro das grandes cidades e isso nos gera mais oportunidades e vai continuar mesmo em um cenário pós-pandemia, é uma nova realidade”, afirma.

Oficialmente, a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro. Mas, mesmo antes da data oficial, muitos produtos, promoções, negócios e condições especiais devem ser ofertados, além de campanhas pontuais de cada empresa. “Em novembro, esta data vai mostrar um retorno do comércio em larga escala, pois esse tempo de isolamento social pode ter provocado quedas na economia em geral, mas tudo o que foi reprimido de gastos vai se voltar, agora, para o consumo”, comemora Paulo Nauiack.

Para ele, a mensagem que fica para os representantes comerciais é a de estarem atentos às mudanças, ao novo momento e, claro, às oportunidades geradas por esta data e também para as outras do fim de ano que se aproxima. “Nós voltaremos com uma economia muito mais intensa, um ganha-ganha muito maior, a oportunidade está aí. E nós temos que perceber aonde esse dinheiro será injetado, em que área da economia, e aí objetivar isso como nosso mercado”, conclui o presidente do CORE-PR.

Website: https://corepr.org.br/



Proximidade de Black Friday com Natal exige gestão cuidadosa

Uberlândia – MG 17/11/2021 – Para evitar imprevistos, é importante planejar o estoque com bastante antecedência para não perder a oportunidade única do período de vendas de final de anoLogística de caixa e estoque no período compreendido entre dois eventos com grande adesão de consumidores necessita cuidados especiais; em 2020, eventos movimentaram R$ 21,8 bilhões apenas no e-commerce

Se, historicamente, o mês de dezembro sempre foi um período de grande aquecimento no comércio em decorrência do Natal, nos últimos anos, comerciantes e lojistas dos mais distintos ramos do varejo passaram a se programar para lidar com intensa procura por parte do público consumidor em um grande evento realizado um mês antes: a Black Friday. A proximidade das datas, inclusive, faz com que tanto os consumidores quanto os comerciantes se programem como e quando irão realizar suas compras de fim de ano e de que maneira será realizada a logística de caixa e estoque deste período, respectivamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelas empresas Neotrust e Compre & Confie, em 2020, a Black Friday e o Natal geraram R$ 21,8 bilhões de faturamento somente no e-commerce brasileiro (que equivale a apenas 9% do varejo total) – o levantamento considerou o período compreendido entre 15 de novembro, início do chamado “esquenta” do Black Friday, e a véspera do Natal, no dia 24 de dezembro. 

Analisando os hábitos de compras do consumidor brasileiro nos dois últimos meses do ano, um levantamento do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) realizado em dezembro de 2020 indicou que a Black Friday tende a concentrar uma maior procura por bens duráveis, diferentemente do que é verificado nas semanas anteriores ao Natal.

Segundo o levantamento, entre outubro e novembro, estimulados pelas promoções da Black Friday, os consumidores brasileiros fizeram com que 24 categorias de produtos duráveis –  de um total de 28 – registrassem aumento da intenção de compra. Entre os produtos que tiveram um aumento mais relevante na intenção de compra neste período constavam celulares, tablets, jogos eletrônicos e televisores.

Por outro lado, no período imediatamente anterior ao Natal, foi constatada uma queda na quantidade de pessoas interessadas em compras de bens duráveis – entre 28 itens avaliados, 21 registraram redução no número de comerciantes estimulados a comprar esses itens. 

Gestão do “pós-Black Friday” exige cuidados especiais

Se para os consumidores o maior diferencial na experiência de compra nestes dois eventos é mesmo as promoções oferecidas na Black Friday, para os comerciantes, a complexidade ocasionada pela proximidade das duas datas faz com que a logística tenha que ser intensa, devendo ser iniciada meses antes.

Para Cássio Borges, sócio da CODE Brincos Masculinos, gerir o “pós-Black Friday”, com o Natal batendo à porta, é algo extremamente desafiador. Os principais desafios deste período imediatamente posterior à Black Friday, para ele, são: conseguir garantir a entrega de todos os pedidos cumprindo os prazos, “pois geralmente nessa data as transportadoras não conseguem fazer a entrega dentro do tempo estimado”; gerenciar o grande volume de atendimentos, “garantindo que todas as dúvidas e solicitações dos clientes sejam atendidas, sem comprometer a qualidade do atendimento”; e realizar um bom gerenciamento do estoque, que “se não for feito com planejamento, poderá causar um desabastecimento que pode comprometer gravemente as vendas de Natal e Janeiro”.

Essa proximidade entre dois eventos tão importantes faz com que, de fato, o planejamento logístico tenha que ser iniciado com bastante antecedência. “Não é possível planejar dois eventos tão importantes e próximos um do outro, em cima da hora. O planejamento deve começar com muita antecedência, já no mês de julho, para garantir que o estoque de produtos esteja alto em novembro, dezembro e janeiro”, diz Borges.

“Estimamos o nível ideal de estoque, baseado no volume de vendas das Black Fridays e Natal anteriores, sempre adicionando uma margem de segurança”, afirma o comerciante, ressaltando que, na Black Friday, a prioridade é para “produtos que têm um histórico ruim de vendas durante o ano e que chegaram em Novembro com estoque alto”, ao passo que, no Natal, o foco se dá em “lançamentos e novidades”.

Possíveis descuidos durante a Black Friday podem prejudicar meses de negócios

A pandemia de Covid-19 e seus impactos na limitação das interações sociais durante seu período mais crítico, além de gerar um incremento no e-commerce, também fez com que, segundo Borges, os comerciantes aprendessem a lidar com o inesperado e a improvisação. 

“Neste ano de 2020, o mercado aprendeu que é preciso saber lidar com imprevistos na produção dos produtos. Muitas fábricas ficaram fechadas por causa da pandemia de COVID19 e não conseguiram entregar as encomendas. Para evitar que imprevistos como este aconteçam novamente, é importante planejar o estoque com bastante antecedência para não perder a oportunidade única do período de vendas de final de ano”, afirma.

Borges também afirma que, durante a Black Friday, “o mais importante é identificar quais os descontos poderão ser ofertados sem que a margem de lucro seja sacrificada”. Um eventual prejuízo neste período de final de ano, dependendo de sua dimensão, prossegue ele, poderá levar um bom tempo para ser recuperado, comprometendo a lucratividade do negócio ao longo do próximo ano. 

Sobre outros possíveis problemas no pós-Black Friday, o sócio da CODE Brincos Masculinos diz que “falhas de estoque são bem comuns nesse período”, sendo necessário, por isso, que antes do início do período de promoções, seja realizada a contagem dos produtos que serão comercializados com desconto. “Vender o que não tem afeta de forma negativa a relação com o cliente e compromete a credibilidade da empresa”, diz. 

Já em relação à questão das entregas, o mais importante, para ele, é ter bons parceiros logísticos. “O atendimento tem um papel muito importante para contornar possíveis problemas e manter um bom relacionamento com os clientes”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.codebrincosmasculinos.com.br/

Website: https://www.codebrincosmasculinos.com.br/



Parte da renda do 8º Prêmio Networking Empresarial será doada no combate à fome

São Paulo 17/11/2021 – “O momento social difícil exige compaixão, doação e solidariedade”, destaca Gil Santos, presidente da Craques Master Brasil, organizadora do Prêmio.O pentacampeão Cafu, atual embaixador da Copa do Catar; a ativista e empresária Luiza Brunet; o arquiteto Ruy Ohtake e o apresentador Silvio Santos são algumas personalidades agraciadas com o 8º Prêmio Networking Empresarial, que doará parte da renda para ação social contra a fome

A solenidade de entrega acontecerá na Casa do Ator, no próximo dia 18 de novembro, às 19h00, com apresentação de Luiza Brunet e Leão Lobo. Parte da renda será doada ao Instituto Brasil + Social, entidade que vem trabalhando pela saúde e pelo esporte.

“Com a pandemia tivemos que promover uma campanha assistencial de arrecadação de alimento para salvar famílias em situação de vulnerabilidade especialmente da Comunidade do Jardim Nakamura, em Capão Redondo”, explica Nilsa Nakamura, diretora do Projeto “Driblando a Fome”. Para isso, o Instituto promoveu lives de arrecadação de cestas básicas com apoiadores famosos como Cafu, Luiza Brunet, jogadores de futebol, artistas e personalidades. “Também saímos às ruas de pequenas cidades do interior e arrecadamos alimento em caminhões, usando microfone e alto-falante”, conta Nakamura. Foram beneficiadas 3 mil famílias em 92 ações sociais este ano.

Segundo Gil Santos, comunicador e presidente da Craques Master Brasil, organizadora do Prêmio, parte da arrecadação publicitária do evento será doada ao Instituto. Ele promete ainda sensibilizar e convidar os empresários presentes para que todos exerçam sua responsabilidade social e contribuam. “O momento social difícil exige compaixão, doação e solidariedade”, destaca.

Prêmio homenageia talentos

Para o presidente da Craques Master Brasil, que promove o evento, “o Prêmio Networking Empresarial comemora a resiliência de empresários que, apesar das dificuldades, criaram novos formatos para seus negócios e não desistiram de produzir. A ideia do prêmio é homenagear profissionais e empresários que contribuem com a produção econômica, social, artística, esportiva e científica do país”, completa.

Jogador de futebol, cantores e empresários

A lista de agraciados com o 8º Prêmio Networking Empresarial é extensa. Thiago Abravanel irá representar o avô, Silvio Santos, que ganha como o melhor apresentador de todos os tempos. Também Carlos Massa, o Ratinho do SBT, será premiado como destaque na categoria “apresentador popular”.

No segmento esporte, soma-se ao nome de Cafu, Fabiano Rodrigues, ex-jogador Fenerbahçe, da Turquia e Junior Pentacampeão. O esporte traz ainda para o prêmio o piloto Richard Annunziata, campeão brasileiro de kart. E o presidente da DS Sports, Carlos Bertolo.

Dupla Gian & Giovani e Targino Gondim

Leão Lobo também comparece para receber o prêmio como colunista social de destaque. No segmento musical, estarão presentes Targino Gondim, ganhador do Grammy Latino com a canção “Esperando na janela”, eternizada por Gilberto Gil; a dupla sertaneja Gian & Giovanni e a cantora Vanessa Jackson.

Nas artes cênicas, Regina Ribeiro, bailarina do Teatro Municipal do Rio e atriz; e o ator e diretor Sebah Vieira.

A ONU também será premiada: Michele Barron, de Dublin, Irlanda, da Organização Internacional de Migração da OIM/ONU, que atua em Brasília.

Destaque na liderança empresarial na saúde, ganha o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp. Estarão presentes também para receberem o prêmio, o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma; e o secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira.

Empresas e empresários

O empresário Lucio Santana, da empresa americana Royal Mortgage USA, especializada em financiamento imobiliário; Jefrrey Floriano e Thiago Santos, do Grupo Solpac de energia solar destacam-se como empresa sustentável e Waldir Souza de Altevir Corrêa e Altevir Corrêa, da Inova Teraphy; Ivan Rodrigues da X1 games; Samuel Marcos Pedroso, da medicina móvel e ocupacional; Mara Machado, Kasa 309, de eventos; Esther Gawendo e Enio Conte, da Tattoo Week, maior evento de tatuagem do mundo, são alguns dos empresários homenageados.

Serviço

Site: https://institutobrasilsocial.org.br/

Doações para o Projeto Driblando a Fome, do Instituto Brasil + Social

Banco Bradesco

AG: 1431

CC: 4636-1

CNPJ: 37.416.305/0001-99

PIX: 37.416.305/0001-99

Website: https://www.instagram.com/gilsantoscraques/



Turismo brasileiro anuncia as principais estratégias de negócios para 2022

São Paulo- SP 17/11/2021 – Encontro organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros e Mercado&Consumo estimula debate para revigorar o segmento no país

Um ano em que nada aconteceu e tudo mudou. “Vamos juntos preparar a hotelaria brasileira para 2022?”, esse é o tema da terceira edição do Fórum Nacional da Hotelaria, que ocorre no dia 18 de novembro, no Transamérica Expo.

A edição 2021, organizada pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros em parceria com a Mercado&Consumo, adota o formato híbrido pela primeira vez em sua história e contará com a presença física de 100 convidados aproximadamente. O evento vai respeitar todos os protocolos de biossegurança, inclusive a exigência do certificado de vacinação no momento do credenciamento. Além disso, ocorrerá a transmissão on-line ao vivo para os demais participantes.

A programação do Fórum terá início às 09h30, com abertura feita por Orlando de Souza, presidente-executivo do FOHB e Eduardo Giestas, CEO Atlantica Hospitality International e presidente do conselho do FOHB. Todo o evento terá moderação de Aiana Freitas, editora chefe da plataforma de comunicação Mercado&Consumo.

Em seguida, André Sacconatto, Sócio da Gouvêa Analytics e consultor da FecomercioSP, apresentam dados macroeconômicos e seus impactos nos negócios para os próximos meses, incluindo cenário possível de vacinação, dados econômicos internacionais, diplomacia com EUA e China e expectativa inflacionária, contribuindo para elaboração de estratégias e decisões dos gestores.

Novas tendências do mercado

Na sequência, Pedro Cypriano, sócio-diretor HotelInvest, e Orlando de Souza debatem dados setoriais, analisando oferta, ocupação, diárias, além de orçamentos 2022 e potencial econômico que irão refletir nos negócios do próximo ano. Para encerrar o encontro, Flávio Rocha, acionista e o principal executivo do Grupo Guararapes, que inclui a rede de Lojas Riachuelo, traz experiências e inovações do varejo que podem colaborar com o setor da hotelaria.

“O Fórum é o principal e mais qualificado evento do setor, com conteúdo relevante e estratégico tanto aos profissionais da hotelaria como a toda cadeia envolvida, como fornecedores, investidores, indústria do turismo, comenta Eduardo Giestas, CEO Atlantica Hospitality International e presidente do conselho do FOHB. Para Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, “O número de participantes tem crescido a cada edição. Além disso, existe uma demanda para novos espaços. O Transamérica, com DNA 100% brasileiro, é um ícone da hotelaria nacional e também ficou honrado em sediar a 3ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria.”

O Fórum Nacional da Hotelaria do FOHB conta com os seguintes mantenedores: Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees, Vega IT, Harus e TOTVS. Além dos patrocinadores: CNC e RC.

Realizadores do evento

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 20 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais. São 657 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 101 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 201 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 130 mil empregos diretos e indiretos.

Uma das mais influentes e respeitadas plataformas de conteúdo do mercado de varejo e consumo do Brasil com audiência qualificada de empresários, lojistas, indústrias, investidores, profissionais e formadores de opinião. A Mercado&Consumo faz parte do ecossistema da Gouvêa, que há mais de 30 anos opera em grande escala, influenciando milhares de profissionais do varejo, da indústria e do setor de serviços, seja através de eventos, seminários, cursos e conteúdos produzidos com exclusividade e diariamente.

Entre abril e setembro de 2021, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros, em parceria com a Mercado&Consumo realizaram uma série de encontros digitais intitulada “Trilhas de Conhecimento”, contendo 6 webinars em que diversos temas e estudos sobre a hotelaria e a retomada foram abordados. Todos os vídeos já estão disponíveis no canal do YouTube do FOHB.

Serviço

Data: 18/11/2021

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Transamérica Expo Center

Inscreva-se aqui .

Mais informações para a imprensa
Edson Silva
edson@promonde.com.br
Mobile: +55 11 9 5390 3454

Website: http://www.mercadoeconsumo.com.br



Smart TVs ampliam as vendas e viram o centro da casa conectada

São Paulo, SP 17/11/2021 – As smart TVs estão ganhando componentes cada vez mais potentes, com recursos como inteligência artificial e controles por voz, além de conexões mais rápidasDemanda do mercado global por esse tipo de equipamento foi de 268,9 milhões de unidades em 2020 e deve se expandir a uma taxa de crescimento anual de 20,8% até 2028

A ideia de casa inteligente começou a ganhar corpo no início da segunda década deste século, adaptando-se ao avanço da digitalização, da inteligência artificial e da internet das coisas, e em pouco tempo transformou-se em uma grande onda, com um número enorme de recursos e dispositivos de comodidade e segurança acionados por um simples toque ou por voz.

“O mercado de equipamentos para automação doméstica deve ultrapassar US$ 291 milhões em 2021 (crescimento de 21% frente ao ano anterior), confirmando que, com mais tempo em casa, há necessidade de um lar mais funcional e inteligente”, afirma Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria em Consumer Devices da IDC Brasil. Segundo o instituto de pesquisa, a quantidade global de vendas destes produtos deve crescer, em média, 11,9% nos próximos anos. Lâmpadas inteligentes, câmeras, ar-condicionado, robô aspirador de pó, tomadas, fechaduras, geladeiras e muito mais já podem ser conectadas em rede sem fio, sem para isso precisar quebrar paredes ou mesmo gastar muito dinheiro.

“No centro de controle de toda essa casa conectada aparecem as smart TVs. Afinal, elas estão ganhando componentes cada vez mais potentes, com recursos como inteligência artificial e controles por voz, além de conexões mais rápidas”, explica Samir Vani, gerente-geral da MediaTek no Brasil, empresa que fabrica chips para equipamentos como smartphones, tablets, assistentes pessoais inteligentes e smart TVs.

Não por acaso, a venda das TVs inteligentes está em alta. Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Grand View Research, a demanda do mercado global de smart TVs ficou em 268,9 milhões de unidades em 2020 e deve se expandir a uma taxa composta de crescimento anual de 20,8% de 2021 a 2028. Um aumento contínuo no uso de dispositivos e de serviços de streaming, juntamente com a crescente popularização da internet colaboram para impulsionar o crescimento do mercado. No Brasil, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), mostra que 98% dos televisores vendidos no Brasil em 2020 foram smart TVs.

Com uma smart TV já é possível ter um sistema de gestão doméstica inteligente, controlando todos os equipamentos da casa e visualizando os status de cada um deles com a praticidade de uma tela grande. A Samsung, por exemplo, utiliza a tecnologia que batizou como SmarThings, que mostra na tela da TV e permite monitorar e controlar todos os chamados smart devices.

No caso da LG, além de ser utilizada para controlar várias funções, como brilho e contraste para exibir a melhor qualidade de um filme na tela da TV, a tecnologia ThinQ permite que o usuário do equipamento utilize o controle remoto ou mesmo comandos de voz para acompanhar o status de cada aparelho (é possível visualizar, por exemplo, se a roupa que foi colocada na máquina já está lavada, se o refrigerador está funcionando adequadamente, a temperatura do ar-condicionado etc.).

“Ao incorporar cada vez mais funcionalidades de computadores e de assistentes pessoais inteligentes aos aparelhos de TV, os fabricantes de eletrônicos colaboram para criar um equipamento que alia tecnologia e facilidade de uso, tornando as smart TVs um dispositivo útil para quem quer curtir séries, filmes e até mesmo controlar outros equipamentos da casa. Tudo isso sem sair do sofá”, destaca Vani, da MediaTek.

Website: http://www.mediatek.com



Novembro Azul: diagnóstico precoce é a melhor forma de vencer o câncer de próstata

Brasília, DF 17/11/2021 – Façam as avaliações anualmente, porque as melhores chances de cura estão justamente nos diagnósticos mais precocesCampanha busca conscientizar homens sobre a importância da consulta de rotina ao urologista para evitar a descoberta tardia da doença. A previsão é que, a cada ano, no Brasil, sejam detectados quase 66 mil novos casos

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. A cada 40 minutos, um homem morre vítima de câncer de próstata no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata, a cada ano. E como forma de mudar essa realidade, a campanha Novembro Azul traz, anualmente, a conscientização sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde, já que 44% dos brasileiros nunca foram ao urologista, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O foco da campanha é justamente o alerta para o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Localizada abaixo da bexiga e tem como principal função proteger os espermatozoides a partir da produção de uma secreção – o líquido prostático. De acordo com o médico urologista e diretor do Hospital Urológico de Brasília, Dr. Ériston Uhmann, exames de rotina, relacionados à glândula, são indispensáveis para avaliar a saúde do homem. “O grande mérito das campanhas é justamente conscientizar os homens que, mesmo sem sintomas, façam as avaliações anualmente, porque as melhores chances de cura estão justamente nos diagnósticos mais precoces”, enfatiza o médico.

A consulta com o urologista, com o intuito de evitar a detecção de um possível câncer de próstata em estágio avançado, deve ser realizada a partir dos 45 anos. Mas se há casos na família, o recomendável é que a visitas ao especialista se iniciem aos 40. “Quando descoberto na fase inicial, as chances de cura do câncer de próstata, com alguma forma de tratamento, são de 95%”, aponta o especialista.

Entre os exames que devem fazer parte da rotina anual do homem estão o toque retal, quando é avaliada a presença ou não de nódulos, e exame de sangue, para medir o PSA (Antígeno Prostático Específico) – proteína produzida pelas células da próstata. Se necessário, também são realizados exames complementares como ultrassom, ecografia, ressonância magnética e, por último, a biopsia – quando há suspeita de câncer após as avaliações clínica e laboratorial. O procedimento consiste na retirada de algumas amostras da próstata para análise.

Fatores de risco

O câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento do homem. Quanto maior a idade, mais propenso a desenvolver a doença. Outro aspecto está ligado à etnia. Segundo o médico, os homens negros têm mais chances de desenvolver a enfermidade do que os demais.

Outro aspecto é o genético. Um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata, por exemplo, tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral. “Se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes”, esclarece o urologista.

Demais fatores de risco envolvem a alimentação, com dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas; o sedentarismo e a obesidade, com probabilidade de desenvolverem câncer de próstata mais agressivo.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Mas em estágio avançado, eles podem estar relacionados ao trato urinário, como a vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen, além de dor óssea próxima à região da próstata ou, em casos de metástases (quando as células do tumor inicial se espalham para outras regiões do corpo), dores ósseas em outras partes do corpo e fraturas. “Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade”, destaca o urologista.

Serviço:

Hospital Urológico de Brasília

Endereço: SEPS 714/914, Bloco C. Edifício Santa Maria, Asa Sul, Brasília-DF

Telefone: 3345-9300 Site: www.hospitalurologico.com.br

Mídias sociais: Instagram: @hospitalurologicobrasilia Facebook: www.facebook.com/hospitalurologico

Assessoria de imprensa: Etcetera Comunicação (61) 99170-0606/ 99114-4584

Website: http://www.hospitalurologico.com.br



Produtos de luxo para o lar estão em alta

Blumenau, SC 17/11/2021 – Sinônimo de exclusividade, durabilidade e sustentabilidade, coleção premium catarinense lança coleção em homenagem às mulheres.

A Altenburg Haus lança em dezembro mais uma coleção composta por roupas de cama, linha banho e itens de decoração, produzida com matéria-prima de alto valor agregado e em uma planta na Ásia. A seda, o bambu, linho e cetim estão presentes nesta coleção 2022, com seus toques suaves dos acetinados, a rusticidade do linho, bordados e artesanatos. A marca chegou ao mercado no início de 2021, integrando o portfólio da quase centenária Altenburg, para atender uma demanda latente no mercado.

Atenta a esse movimento de mercado, as marcas tem desenvolvido soluções para atrair consumidores que tendem a valorizar experiências com produtos e serviços que sejam autênticos.

O consumidor investiu em cuidados pessoais, entretenimento, praticidade na limpeza e conforto do lar depois que percebeu que a quarentena se estenderia, aponta o estudo da consultoria GFK. O perfil do consumidor mudou bastante, com um aumento de até três dígitos no valor investido para estes produtos.

A sustentabilidade e o bem-estar continuam sendo a inspiração para a nova campanha que homenageia as mulheres. A empresa realizou uma grande pesquisa no mercado, com personas-chave e adequando as necessidades da vida moderna as tendências. Os materiais são todos nobres, de origem natural e renovável.

Toda linha recebe o selo Standard 100, da OEKO-Tex, que é um dos rótulos mais conhecidos do mundo para têxteis testados para substâncias nocivas e é sinônimo de confiança e alta segurança do produto. Além das embalagens sustentáveis, a linha cama e banho da coleção 2022 da Altenburg Haus conta com produtos de fibras 100% naturais anti-odores e pré lavados, onde os produtos passam por um processo de lavação que os tornam muito mais macios e resistentes. Esse processo impossibilita o encolhimento do produto e garante maior higienização. Além disso, traduzem o valor agregado e trazem ainda mais durabilidade para toda a linha.

“A marca Altenburg Haus foi criada pensando neste novo consumidor, nesse novo momento de consumo, onde procuramos uma experiência de compra positiva e ao mesmo tempo sustentável, que nos proporcione conforto, mas que também reflita uma escolha responsável perante o futuro”, destaca Guilherme Picolli, gerente da marca.

A expectativa da empresa é de uma grande capilaridade dos produtos no mercado. A nova linha foi impulsionada pelo sucesso da primeira coleção e traz personas reais, mulheres que ocupam diversos papeis na sociedade e que trouxeram vivências que permeiam a coleção. A reversibilidade de algumas peças é um desses conceitos, aliando tendência, tecnologia e estilo. Além disso, o cetim 400 fios, jacquard e a linha de travesseiros nobres são também destaques da coleção 2022 da Altenburg Haus, que conta com mais de 100 produtos. A coleção chega ao mercado em novembro, com uma primer de lançamento na capital catarinense. Os produtos podem ser adquiridos pelo portal de e-commerce da marca, bem como em 100 lojas multimarcas em todo o país.

A compra de artigos de luxo é motivada, principalmente, pelo desejo e pela magia que esses produtos proporcionam. Independentemente de modismos e de crises econômicas, os produtos desta categoria continuam sendo comercializados, embora o perfil de compra varie muito dependendo da nacionalidade dos consumidores, faixa etária, renda e gênero. Durante a pandemia O Brasil foi o país com menor retração, de acordo com dados da Euromonitor International.

Neste ano, o mercado de alto padrão se recuperou e está aproveitando os novos comportamentos dos clientes de alto poder aquisitivo para fazer suas vendas. Artigos para decoração e conforto do lar também se destacaram nesses últimos dois anos, já que as pessoas ficaram mais tempo dentro de casa e investiram em produtos de qualidade com diferenciais atrativos. “Além de reforçar nosso posicionamento focado no bem-estar, a nova coleção Altenburg Haus traz o conceito do bem viver, uma tendência neste novo momento pós-pandemia onde, para muitas famílias, a casa ganhou um novo significado e transformou-se em nosso refúgio. A expectativa para o próximo ano é ainda melhor e com novidades para os consumidores.”, finaliza Tiago Altenburg, diretor comercial da marca.

Website: http://WWW.ALTENBURG.COM.BR



Checkout móvel e fim do caixa físico: o que esperar do futuro do varejo

Por João Gustavo Pompeo *

Atualmente, em qualquer estabelecimento varejista que você vá — seja uma loja de roupas, um restaurante ou um supermercado —, é provável que encontre um balcão com um caixa físico para o fechamento das compras. Por mais incrível que pareça, o formato é basicamente o mesmo desde 1879, quando James Ritty, dono de um bar típico de velho oeste nos Estados Unidos, inventou o equipamento para calcular e registrar transações de venda e armazenar dinheiro. Mas qual o sentido de manter um dispositivo fixo, normalmente espaçoso e pesado, em um cenário inovador como o que temos hoje? 

Originalmente, o modelo de compras no varejo envolvia a seleção dos itens que o cliente queria pelo balconista ou proprietário do estabelecimento, que empacotava os produtos retirados de prateleiras detrás do balcão e cobrava o cliente. Ao longo do tempo, porém, os consumidores foram ganhando mais autonomia nesse processo, podendo escolher e pegar seus itens de interesse em prateleiras acessíveis, levando então ao caixa para o pagamento.

Agora, com os avanços das tecnologias de meios de pagamento e de frente de caixa, o caminho esperado está na eliminação desse formato em que o cliente precisa caminhar até um ponto fixo para finalizar suas compras — no novo checkout, é o caixa que vai até o cliente.

A experiência Apple de vendas no varejo
Nos últimos anos, com as mudanças que as transformações digitais têm trazido, esse cenário já vem se alterando — em maior escala em alguns lugares e tipos de empresas, e em menor em outros. Um exemplo que está se popularizando em certos setores no Brasil é o de self-checkouts, ou seja, opções onde os clientes podem fechar a compra em quiosques de autoatendimento de maneira autônoma. O formato já está presente em diversos supermercados, mas ainda divide espaço com um grande número de caixas físicos.

Nos Estados Unidos, onde o self-checkout está mais dizimado, o checkout móvel é outra opção que vem se espalhando como uma alternativa moderna que dispensa a utilização de caixas registradoras. O modelo foi popularizado a partir das lojas da Apple, comprovando que a inovação da marca não fica restrita a seus produtos.

Enquanto em outros estabelecimentos é preciso se dirigir a um caixa físico e, muitas vezes, enfrentar uma fila para fechar as compras, nas unidades da Apple Store os membros da equipe andam pelas lojas com um dispositivo portátil com software embarcado capaz de registrar o pagamento e emitir a nota fiscal — que pode, inclusive, ser enviada via e-mail para eliminar o uso do papel. 

No Brasil, temos chamado esse formato de checkout móvel de “Apple-Like”, ou experiência Apple de vendas, em referência ao exemplo americano. Porém, apesar da criação relacionada à gigante multinacional, o formato pode ser aplicado em qualquer empreendimento do varejo, independente do porte ou do segmento. 

Alguns benefícios são facilmente identificáveis: a eliminação da fila e da espera para o cliente, a liberação de espaço físico para as lojas — que podem reconfigurar seus layouts para a exibição mais adequada dos produtos ou o oferecimento de mais conforto aos consumidores —, e o aumento da segurança com a redução do processamento de dinheiro físico. No entanto, com um uso adequado desse modelo, as vantagens podem ir muito além.

A nova jornada do consumidor
A mudança para este novo formato de checkout implica muito mais do que simplesmente a substituição de uma caixa registradora por um dispositivo móvel. Existe uma grande possibilidade de otimização da jornada do cliente por trás da inovação. 

Sem a obrigação de se limitar por trás dos caixas, todos os funcionários poderão se concentrar nas necessidades de cada cliente, fazendo um acompanhamento do ciclo completo de atendimento — da chegada do consumidor na loja até a efetivação da compra. Desempenhando essas funções que envolvem mais interação e atenção personalizada ao cliente, a equipe poderá desenvolver laços mais fortes e aumentar o potencial de realizar vendas. 

Além disso, hoje, já existem softwares para pontos de venda móveis capazes de entregar muito mais informação aos vendedores, incrementando a experiência de compra. Eles podem fazer recomendações e ofertas inteligentes com base em dados e históricos de clientes cadastrados,  administrar programas de recompensas e ser integrados a outras soluções de gestão e monitoramento de vendas.

Com esses PDVs móveis, a equipe também passa a contar com informações na ponta dos dedos, podendo esclarecer dúvidas relacionadas a detalhes dos produtos, níveis de estoque e ofertas de forma rápida para o consumidor. Sem contar que é possível conectar a compra física com todo o sistema de vendas digitais que o estabelecimento possuir, criando uma experiência omnichannel completa.

Toda a experiência do checkout móvel, portanto, vai muito além de permitir o pagamento em qualquer local do estabelecimento. A ideia central é oferecer a melhor jornada possível aos clientes, por meio de um atendimento personalizado e ágil. A tecnologia fica responsável por todas as questões burocráticas, permitindo que os vendedores se concentrem em oferecer o melhor atendimento e que os clientes possam se dedicar apenas na escolha das suas preferências.

* João Gustavo Pompeo é fundador e CEO da Eyemobile

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Experiência da pandemia deve deixar o mundo condominial mais forte e melhor em 2022

São Paulo 17/11/2021 – A pandemia da Covid-19 pode ser considerada um divisor de águas no setor condominial. Maior capacitação dos síndicos, novas tecnologias e mudança de práticas, principalmente em higiene, irão compor a nova realidade.

 

A pandemia da Covid-19 pode ser considerada um divisor de águas no setor condominial. Em notório declínio – muito embora pairem no horizonte dúvidas sobre a possibilidade de controle absoluto ou eliminação total da ameaça – esse cataclisma que assola a humanidade provocou e ainda irá provocar mudanças na sociedade dentro de um quadro que alguns descrevem como “novo normal”. Isso inclui o mundo dos condomínios, que, mais amadurecido, prosseguirá suas trajetórias. Afinal, aquilo que não mata, fortalece.   

Acostumados a lidar principalmente os 5 Cs problemáticos – cano, criança, cachorro, carro e calote – os síndicos passaram a se defrontar com a Covid-19 e seus efeitos, como barulho excessivo, fechamento de áreas comuns, comportamento agressivo de condôminos e mais. Muita coisa não estava em livros ou manuais, mas é fácil constatar que chegam a ponto de ocupar as páginas de uma cartilha de A a Z. “Na etapa em que nos encontramos, às vésperas de 2022, já é possível vislumbrar alguns dos contornos do cenário que virá”, afirma Maurício Jovino*.

A tecnologia, encabeçada pelos aplicativos condominiais, estará no centro dos holofotes. Mesmo com a possibilidade de volta das assembleias presenciais, já é possível perceber a consolidação do modelo híbrido, presencial/virtual. Isso porque há gosto para tudo. Os mais idosos preferem o modelo tradicional, enquanto os mais jovens ficam com o computador e smartphone. É preciso registrar que as assembleias virtuais têm mais quorum, um fator positivo. Essa tecnologia permite também que os proprietários de imóveis de veraneio participem das reuniões sem necessidade de deslocamentos.

Na questão da higiene, mesmo que se abandone o álcool em gel e a prática de colocar sapatos do lado de fora das portas, com o abrandamento da Covid-19 é fácil vislumbrar condomínios mais asseados. Isso inclui não só a intensificação no trabalho da equipe de faxina interna, como também a contratação de empresas especializadas, muitas delas criadas durante a pandemia. Afinal, várias são as doenças contagiosas que aparecem e desaparecem de tempos em tempos. Não se deve baixar a guarda.

Mudanças radicais no comportamento das pessoas são algo imponderável. Só os historiadores do futuro dirão se aprendemos a conviver melhor com nossos vizinhos depois dessa catástrofe sanitária. Seria muito arriscado dizer hoje que a paz prevalecerá. Isso porque, se for feito um paralelo com as guerras, muita gente que sobreviveu aos horrores de um conflito armado já deve ter imaginado: este é o último. No entanto, a violência prossegue.

Tarefas

Mas há muito a fazer. Aí entram as tarefas do síndico e seu papel de liderança. A palavra de ordem é: educação. No caso, capacitação específica. Síndicos são profissionais multifacetados. Suas funções exigem conhecimentos nas áreas trabalhista, tributária, relações humanas (mediação e conciliação), técnica (manutenção de equipamentos) e outras. As novidades têm chegado com frequência inusitada. É a LGPD, stalking, obrigação de relato sobre violência doméstica e mais. Não se pode parar no tempo: atualização.

Jovino defende a exigência de certificações emitidas por cursos técnicos para síndicos, sejam eles moradores ou profissionais. “Não há mais lugar para amadorismo.” Esses cursos, segundo ele, devem ser regulamentados e monitorados pelo MEC. Vale lembrar isso agora que se aproxima o 30 de novembro, Dia do Síndico. Quem sabe, diante de um mercado condominial cada vez mais complexo e exigente, as autoridades se sensibilizem já no próximo ano para essa matéria criando uma legislação abrangente.

*Síndico profissional e diretor do Centro de Capacitação de Síndicos, entidade que atua em parceria com a ACRESCE (Associação dos Condomínios Residenciais e Comerciais). 

Website: http://www.acresce.org.br



Black November é alternativa para empresas do setor de Saúde

São José – SC 17/11/2021 – Ocasião é uma ótima oportunidade para estabelecimentos de saúde que precisam adquirir equipamentos, aparelhos médicos e itens descartáveis de recompra

Considerada uma das datas mais importantes no calendário do comércio, a Black Friday geralmente é aguardada por consumidores para aproveitar as ofertas e realizar compras em ótimas oportunidades de negociação. Este período do ano, no entanto, também pode ser uma boa oportunidade para empresas que, enquanto consumidoras, também precisam renovar seus equipamentos, reabastecer seus estoques e ainda ampliar sua linha de utensílios para prestação de seus serviços.

No setor de saúde não é diferente. Para empresários e proprietários de clínicas médicas, clínicas estéticas, clínicas veterinárias, por exemplo, o “Black November” pode ser um mês com grandes oportunidades de compras.

Silvana Balbo, vice-presidente de Marketing do grupo Henry Schein Brasil, que tem entre suas marcas o e-commerce Utilidades Clínicas – o maior portfólio de produtos da área de Saúde do país – acredita que este período pode ser um ótimo momento para profissionais e empresas de saúde que estiverem atentos às oportunidades de negócios.

“Temos parceria com grandes marcas, e ocasiões como o Black November, em que produtos são vendidos por preços bem menores do que o normal, podem ser boas oportunidades para clínicas médicas e veterinárias, casas de repouso e demais empresas da saúde que precisam realizar grandes compras, seja para montar ou modernizar seus negócios, ou mesmo repor estoques de produtos”, diz.

Segundo Balbo, considerando o atual contexto econômico, em um mercado inflacionado, as empresas podem realmente ter grandes ganhos com compras no período. “Em um momento de crise econômica, com inflação alta, deve-se aproveitar oportunidades pensadas para atender estabelecimentos de saúde, não apenas com equipamentos e utensílios, mas nos reabastecimentos de EPIs, saneantes e descartáveis”.

Black November também é oportunidade para futuros empreendedores 

Segundo relatório da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, realizado no Brasil pela parceria entre o Sebrae e o IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), a taxa de empreendedorismo potencial cresceu no país durante a pandemia.

Segundo o estudo, a taxa – composta por indivíduos que ainda não iniciaram, mas pretendem abrir um negócio em até três anos – teve alta de 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020. 

Para a vice-presidente de marketing da HSB, a Black Friday também é uma oportunidade para os brasileiros que estão se preparando para adquirir equipamentos para iniciar um novo negócio na área da saúde.

“Os futuros empreendedores do setor de saúde, em particular, precisam adquirir uma série de itens que são fundamentais para a prática profissional. Equipamentos como autoclaves, estetoscópios, itens de limpeza e saneantes, instrumentais, descartáveis, aparelhos médicos, itens de home care, entre outros, são indispensáveis para abertura de novos estabelecimentos de saúde”, e afirma que esta pode ser uma das melhores épocas do ano para aquisição destes produtos e equipamentos.

“Na Utilidades Clínicas, o Black November já começou. É um momento oportuno para empresas do setor de saúde, que devem buscar boas ofertas para fazer os investimentos, adaptações ou expansões necessárias”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.utilidadesclinicas.com.br/

Website: https://www.utilidadesclinicas.com.br/



Tecnologia amplia o desenvolvimento de serviços financeiros

São Paulo, SP 17/11/2021 – Imagine a diferença quando você precisava ir até o banco para solicitar seu saldo e agora, quando esta e outras informações chegam em tempo real no smartphoneCom inovação, elas oferecem produtos mais eficientes e inteligentes para toda a cadeia produtiva

As inovações tecnológicas mudaram a forma de aprender, interagir, comprar, trabalhar, divertir e muitos mais. Com o início da pandemia em março de 2020 a sua importância ficou ainda mais evidente – certamente muitas pessoas ao nosso redor fizeram algum tipo de compra online neste período.

Nos últimos anos houve um avanço das startups e empresas digitais no território antes dominado por grandes instituições financeiras. Os produtos agora são contratados online e operados de forma mais simples, mais pulverizado, sendo o principal canal de relacionamento os aplicativos de smartphones.

“Imagine a diferença quando você precisava ir até o banco para solicitar seu saldo e agora, quando esta e outras informações chegam em tempo real no smartphone através do aplicativo de uma startup, empresa digital ou fintech, por exemplo”, diz Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduação em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.

Seus sistemas operacionais são construídos dentro do que existe de mais avançado na tecnologia, normalmente cobram tarifas bem abaixo dos valores de bancos tradicionais e oferecem serviços totalmente digitais, o que faz com que os clientes consigam visitar e utilizar sozinhos as plataformas tanto pelo celular quanto pelo computador.

Sua ampla oferta de produtos financeiros e canais de contratação deixam o consumidor com mais opções e liberdade de escolher o que melhor se adequa a sua realidade.

“Assim como tudo que envolve tecnologia, elas têm um desenvolvimento contínuo. Por isso acontece dela nascer com foco em um único produto, como empréstimo, e depois comece a oferecer outras linhas de créditos em geral, como consórcios, de acordo com a demanda do mercado e dos clientes”, explica Salim.

Os consórcios, por exemplo, na linha de cartas de créditos com garantias, devem ter um crescimento exponencial. Nesse caso em especial as fintechs podem acelerar esse ambiente nos próximos meses. Apenas na modalidade de veículos foram movimentados R$ 58,2 bilhões no primeiro semestre de 2021, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios – ABAC. Trata-se de um aumento de 56,9% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Inserido nesse ambiente digital, é muito importante citar o papel das empresas que são um multicanal de vendas. São aquelas que numa mesma plataforma agregam os serviços das empresas de seguros, das originadoras de crédito no mercado, como os grandes bancos, os fundos, FIDC e sociedades de crédito e das fintechs.

Estas empresas, através de canais diretos e indiretos, entregam muitas ofertas para os clientes finais. Posicionadas como estrutura originadora de crédito e com a sinergia dos produtos para vendas nos balcões, elas são remuneradas pelos próprios produtos e pela originação do crédito.

Como funciona e a segurança das fintechs

Para solicitar um empréstimo, por exemplo, tudo é feito sem sair de casa, pelo computador ou celular e é completamente seguro. O processo de avaliação se inicia a partir dos dados que o solicitante fornece no momento do cadastro e, caso aprove, o valor é depositado diretamente na conta informada. O processo garante maior precisão e rapidez na avaliação do pedido de empréstimo.

E nos casos dos consórcios, conforme exemplo acima, importantes empresas têm firmado parcerias com fintechs pelo seu alto potencial de desenvolvimento em seus nichos, uma vez que já possuem clientes fidelizados.

“Nos dois casos todos ganham: a fintech, que reduz os riscos relacionados, e ganha o cliente, que adquire um serviço financeiro em menos tempo e com menos burocracia do que em bancos tradicionais”, finaliza Salim.

Sobre a segurança das operações, as fintechs são tão seguras quanto os tradicionais modelos dos serviços, pois são reguladas pelas mesmas legislações e órgãos, como o Banco Central e dependendo do caso, também entra em ação a Comissão de Valores Mobiliários – CVM e a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, mas focada de forma direta e objetiva no interesse do consumidor final, o que torna mais simples e clara a relação de serviços.

Website: http://www.daliacomunicacao.com.br



Mais de 40% das empresas investem em gerenciamento de resíduos, aponta CNI

São Paulo, SP 17/11/2021 – Quem não se organiza e não faz o gerenciamento correto, acaba gastando mais para conseguir fazer o devido tratamento.Os dados da pesquisa divulgada no final de outubro passado mostraram que 91% das médias e grandes empresas investem em ações sustentáveis. Do total de executivos entrevistados, 42% responderam que possuem gerenciamento de resíduos sólidos em suas operações.

A participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nas discussões sobre ações para frear ou mitigar as consequências das alterações do clima, ocorridas durante a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, Escócia, entre 1º e 12 de novembro, mostrou que o fator sustentabilidade está cada vez mais relevante para o setor se manter competitivo.

Um exemplo da necessidade de as  empresas investirem em práticas ESG (a sigla em inglês para princípios ambientais, sociais e de governança corporativa adotados nas organizações) foi o posicionamento adotado pela Black Rock, maior gestora de ativos do mundo. Em carta enviada aos clientes em 2020, a gigante responsável por administrar cerca de US$ 9 trilhões informou que a sustentabilidade será seu novo padrão de investimento.

Nesse cenário, os investimentos em sustentabilidade deixaram de ser uma opção e viraram uma obrigação das empresas e organizações. Uma das áreas nas quais as empresas já entenderam a necessidade de atenção é a de gerenciamento de resíduos sólidos, ao lado de ações para economia de água e energia elétrica, conforme mostrou a pesquisa Industria e Sustentabilidade, divulgada pela CNI no final de outubro passado. Os dados revelaram que 91% das médias e grandes empresas já possuem práticas ligadas a essas três áreas.

O levantamento mostrou que a preocupação com a própria imagem e reputação é responsável por 41% das respostas sobre o porquê dos investimentos. Segundo o engenheiro ambiental João Carlos de Lima Gonçalves, com experiência de quase oito anos na área de gestão ambiental em grandes empresas, no caso do gerenciamento dos resíduos, além de preservar a reputação perante a sociedade, as empresas também miram em faturamento. “Quem não se organiza e não faz o gerenciamento correto, acaba gastando mais para conseguir fazer o devido tratamento, além de desperdiçar a oportunidade de gerar receita com os resíduos gerados”, explica.

Entre as oportunidades possibilitadas pelos resíduos estão as receitas obtidas com reciclagem. Segundo o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo, pelo menos R$ 5 bilhões são perdidos por ano, no Brasil, pelo não reaproveitamento de recicláveis. O engenheiro ambiental atesta que essas oportunidades são reais. “Nas empresas por onde passei, conseguimos gerar receitas para a companhia com o gerenciamento de resíduos. Receitas essas que eram utilizadas para mais investimentos na área ambiental e relacionamento com a comunidade, assim como o uso na modernização das fábricas e otimização de seus processos produtivos”, relata Gonçalves.

Além de garantir a destinação correta de resíduos recicláveis, as empresas também podem reaproveitar seus próprios produtos, quando estes perdem o uso e são trazidos de volta às fábricas por meio da logística reversa. No Brasil, segundo informações do Instituto de Logística Reversa, grandes empresas como Natura, Caldo Bom, McDonald´s e Coca-Cola já têm a estratégia de receber de volta os resíduos gerados por embalagens ou os produtos em si. Essa medida está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Resíduos sólidos no topo da preocupação ambiental das médias e grandes empresas

O levantamento realizado pela CNI poucos dias antes de representantes da entidade participarem da COP26 mostrou que do total das empresas que investem em ações sustentáveis, 42% colocam o gerenciamento de resíduos sólidos no topo das medidas sustentáveis adotadas. Em segundo lugar, com 38% das respostas, estão ações para evitar desperdício de água, seguido da utilização de fontes renováveis de energia elétrica, com 36%. Em quarto lugar, 32% dos os executivos listaram ações para evitar o desperdício deste recurso.

Ainda assim, a pesquisa mostrou que os executivos entrevistados possuem pouco conhecimento sobre a sigla ESG, que já virou febre no mundo corporativo e virou a nova referência quando se fala em sustentabilidade. 72% deles admitiram estar pouco familiarizados com o termo, apesar de o considerarem importante.

Website: https://www.linkedin.com/in/joao-carlos-de-lima-goncalves-17aa53a7/



Mundo atinge em 2020 a meta para 2030 no número de pessoas com diabetes

Curitiba – PR 17/11/2021 – Em 90% dos casos, o diabetes se manifesta como o Tipo 2, que está relacionado ao sobrepeso, obesidade e maus hábitos de vidaA previsão é que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045.

O mundo atingiu, em 2020, a meta prevista para 2030 no número de pessoas com diabetes. Nos dois últimos anos o aumento foi de 16%, segundo dados preliminares que integram o novo Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes. Atualmente a doença já atinge 537 milhões de adultos, com idades entre 20 e 79 anos, sendo 32 milhões nas Américas do Sul e Central. A previsão é que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045.

“Em 90% dos casos, o diabetes se manifesta como o Tipo 2, que está relacionado ao sobrepeso, obesidade e maus hábitos de vida”, afirma o médico endocrinologista e presidente da SBD-PR (Sociedade Brasileira de Diabetes/Paraná), André Vianna.

O novo Atlas do Diabetes será lançado oficialmente no dia 06 de dezembro. Ainda de acordo com o Atlas, 81% dos adultos com diabetes vivem em países com baixa e média renda. 

Obesidade x diabetes tipo 2 –  Outra constatação recente foi que a perda de peso de 15% ou mais deve se tornar um foco central de gerenciamento do diabetes tipo 2 (T2D), uma vez que pode reverter as anormalidades metabólicas da doença e melhorar o controle da glicemia. A informação está  no estudo publicado no The Lancet e apresentado na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD). O estudo avaliou uma intervenção intensiva de estilo de vida em pacientes com sobrepeso ou obesidade e que desenvolveram o diabetes tipo 2 há menos de 6 anos. Como resultado, foi identificada a remissão da doença em 70% daqueles que perderam 15kg ou mais (com peso médio de 100 kg). 

O médico endocrinologista André Vianna, também presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Paraná (SBDPR), ressalta que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para o Diabetes Tipo 2. “A redução da obesidade e medidas de prevenção e controle ​​são eficazes e muito mais econômicas para os sistemas de saúde, tendo em vista os custos que representam o tratamento de pessoas com o avanço da doença e o conjunto de complicações que podem vir com a condição”, ressalta.

Ele reforça que a maioria dos pacientes, entre 40% e 70%, com diabetes tipo 2 terá uma ou mais características de resistência à insulina, o que significa que a doença é provavelmente impulsionada pelo aumento da gordura corporal, pressão alta e doença hepática gordurosa.

Números – Cerca de 16 milhões de brasileiros vivem com diabetes no país, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e mais de 90% dos pacientes apresentam o diabetes do tipo 2, condição diretamente relacionada ao acúmulo de gordura corporal. No mês de conscientização sobre a doença, conhecido como Novembro Diabetes Azul, profissionais da área da saúde reforçam a importância de uma alimentação saudável, tanto para controlar o diabetes, quanto para evitar a doença.

André Vianna explica que o diabetes se manifesta quando o pâncreas não produz mais insulina em quantidade suficiente, hormônio que controla o nível de glicose no sangue. Segundo ele, essa carência acontece de acordo com o tipo de diabetes. “Quando o paciente é diagnosticado com diabetes tipo 1, há uma questão hereditária, e normalmente a pessoa é diagnosticada ainda na infância. Já o tipo 2 é uma consequência da obesidade e sedentarismo, por isso o alerta para hábitos saudáveis”, afirma.

Segundo ele, a prevenção do diabetes tipo 2 deve ser baseada em uma dieta saudável e consciente e na prática de atividades físicas. Já no caso dos pacientes com diabetes tipo 1, que não têm problemas com sobrepeso, a tarefa fica na contagem de carboidratos.

Complicações – O diabetes pode resultar em graves complicações como cegueira e amputações, quando não acompanhado e controlado corretamente. Para manter a qualidade de vida mesmo com diabetes, a orientação é fazer acompanhamento regular com um médico endocrinologista e nutricionista para auxiliar no controle da doença.

Website: https://andrevianna.med.br/



A evolução da nota fiscal no Brasil desde sua criação

Uberlândia MG 17/11/2021 – Na medida que os nichos voltados ao varejo foram impactados, os estados começaram a trocar suas ECFs (emissor de cupom fiscal), para o novo modelo NFC-e.A Nota Fiscal é um direito do consumidor e uma exigência do Fisco sobre as empresas. Atualmente é um documento muito comum de ser visto em qualquer compra que seja feita.

A nota fiscal no Brasil surgiu inicialmente com o intuito de combater a sonegação de impostos. No entanto, com o passar do tempo, seu formato e informações sofreram alterações por conta do avanço da tecnologia. Seu surgimento ocorreu por volta de 1970 no modelo físico denominado “Talão de Nota Fiscal”.

1970 – Surge o primeiro Talão de Nota Fiscal

Em meados de 1970, o Poder Público com a iniciativa de combater a sonegação de impostos sobre vendas e consignações, criou o Talão da Fortuna, que era um documento originado pelo contribuinte, pessoa jurídica que estaria realizando a venda ou a prestação de serviços, para registrar a transferência financeira referente a um bem ou atividade comercial prestado a um consumidor, pessoa física ou jurídica compradora do produto ou tomadora do serviço.

Nesta época, os contribuintes tinham a obrigatoriedade de entregar aos consumidores a primeira via da nota fiscal ou o cupom da máquina registradora. Na outra ponta, os consumidores eram incentivados a reunirem as notas fiscais ou cupons recebidos, até atingir o valor mínimo estabelecido em regulamento, ao qual teriam direito de trocá-los por um talão fornecido pela Sefaz. Esses talões eram publicados por séries e concorriam a sorteios mensais.

1990 – Notas de formulário contínuo em impressoras matriciais

A partir de 1990, com o aprimoramento da tecnologia, as impressoras matriciais se popularizaram e com elas as emissões eram realizadas por meio de formulários contínuos pré-formatado em gráficas. Desta forma, a nota ganhou a personalidade das empresas, e com isto eram comuns problemas de padrões.

As empresas, de acordo com seus regimes tributários, emitiam nestas notas os campos que lhe eram obrigatórios, os formulários tanto para notas fiscais de produtos (NF) quanto os de notas fiscais de serviços (NFS) eram bem parecidos, e nesta época eram aceitos os formulários híbridos aos quais podia-se incluir produtos e serviços em uma nota única.

2006 – Surge a primeira versão da Nota Fiscal Eletrônica

Neste ano o Brasil avançou perante o mundo e iniciou a implantação da nota fiscal eletrônica ou NF-e como é conhecida, ela, juntamente a um arquivo digital no formato XML, foi uma inovação. Houve um período de testes para que as softwarehouses pudessem se adequar às novas exigências, e a começar pelas grandes empresas, estendendo-se até as menores, este documento foi se tornando cada vez mais comum.

Na medida que os nichos voltados ao varejo foram impactados, os estados começaram a trocar suas ECFs (emissor de cupom fiscal), para o novo modelo NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica). Neste ponto o principal ganho para os empresários foi a não obrigatoriedade de comprar as tão caras impressoras de cupom fiscal, e passou-se a aceitar no mercado as impressoras não fiscais, pois como o documento agora era eletrônico, a impressão era apenas uma comprovação impressa para acompanhar a mercadoria.

Website: https://www.upgestao.com.br/



Setor de eventos e turismo prevê forte retomada para 2022

São Paulo, SP 17/11/2021 – “Há uma grata melhora nos setores dos eventos e turismo, hospedagem e setor aéreo” Rafael DiedrichPara quem atua nos ramos, o último ano foi de adaptabilidade e crise econômica, mas a previsão é animadora

Em todo o mundo, as indústrias do turismo e de eventos foram de longe as mais atingidas durante a pandemia de COVID-19. E, ao contrário do varejo e serviços, os efeitos da adaptabilidade devem persistir por algum tempo. Em 2020, as empresas de turismo e eventos lutaram desesperadamente para encontrar maneiras de minimizar suas perdas e sobreviver ao inverno rigoroso da pandemia. De acordo com os números mais recentes da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) a retomada aparente ser animadora, segundo a CNC, a projeção de crescimento para as atividades turísticas aumentou em 2021. Saiu de uma alta de 18,2%, em 2020, para 19,1%, em 2021, no volume prestado de serviços turísticos. Sendo assim, a previsão é de um acréscimo de 0.9% na comparação entre este ano e o ano passado.

A queda no turismo internacional devido à pandemia do coronavírus pode causar uma perda de mais de US $ 4 trilhões no PIB global para os anos de 2020 e 2021, de acordo com um relatório da UNCTAD publicado em 30 de junho. A perda estimada foi causada pelo impacto direto da pandemia no turismo e seu efeito cascata em outros setores intimamente ligados a ela. “O mundo precisa de um esforço global de vacinação que proteja os trabalhadores, mitigue os efeitos sociais adversos e tome decisões estratégicas em relação ao turismo, levando em consideração as possíveis mudanças estruturais”, disse a secretária-geral em exercício da UNCTAD, Isabelle Durant no último relatório da UNCTAD em junho 2021.

Uma tendência apontada pelo site de pesquisa de hotéis Booking.com, explica em parte essa tentativa de recuperação do setor de turismo. De acordo com a pesquisa “O Futuro das Viagens”, 44% dos brasileiros pretendem fazer viagens domésticas nos próximos sete a doze meses. Além disso, 55 por cento gostariam de visitar novos destinos em sua própria região. “Há uma grata melhora nos setores dos eventos e turismo, hospedagem e setor aéreo”, afirma Rafael Diedrich, neurocientista CEO da produtora slives.co e idealizador do primeiro TEDx Talks drive in do mundo.

Embora a digitalização e os eventos virtuais tenham servido de “tábua de salvação” para a indústria de eventos durante a pandemia, os especialistas da indústria acreditam que os eventos presenciais prevalecerão após a pandemia. De agências de eventos boutique a gigantes da indústria, a pandemia levou o setor de eventos a repensar suas ofertas tradicionais e encontrar maneiras de utilizar melhor seus recursos digitais, isso está fortalecendo o mercado nesta retomada. Enquanto o mercado de eventos e turismo está a caminho de alcançar uma recuperação total, os especialistas do setor acreditam que a pandemia sem precedentes foi o sinal de alerta necessário para ajudar a revolucionar e rejuvenescer o turismo em longo prazo.

“O ano de 2020 foi duro para todo setor, a produtora slives.co precisou se adaptar produzindo 20 sessões drive in no Allianz Parque, lives de artistas e palestrantes renomados como Thiago Nigro, Luiza Helena Trajano Appolinário e realities shows como La Casa Digital com premiação de um milhão de reais”, afirma Rafael Diedrich. Um dos setores do turismo que sofreu grande impacto foi o de intercâmbios estudantis e estágio, universidade voltaram a reabrir para estudantes internacionais apenas em 2021.Na esteira do surto do coronavírus, as viagens ao exterior foram suspensas ou totalmente adiadas, pois o vírus colocou o mundo em quarentena. Mas agora, graças à crescente distribuição de vacinas e à reabertura das fronteiras – mesmo em meio à disseminação da variante delta – muitos estudantes estão reconsiderando as possibilidades de viagem. Segundo Rafael Diedrich que cursou presencialmente em Harvard, Stanford, MIT, Oxford e Cambridge, estudar fora é um dos grandes benefícios que a globalização trouxe para a modernidade e ver a retomada em 2021 tem sido um alívio.

Há também posições mais cautelosas, pois gerenciar as expectativas dos alunos fez com que outras universidades, incluindo o Spelman College em Atlanta, adotassem uma abordagem diferente. Em 2019, 77 por cento da turma de graduação de Spelman vinham do exterior. Mas, por enquanto, ‘Dimeji R. Togunde, vice-reitor da Spelman para educação global e professor de estudos internacionais, diz que a faculdade não reabrirá sua programação de estudos no exterior até a próxima primavera 2021.

A lenta retomada das viagens, eventos e intercâmbio e o adiamento da suspensão das proibições de viagens de alguns países têm sido uma das principais fontes de pressão sobre a recuperação. “Cada país terá um tempo de retorno, pois se reestruturar em tempos de pandemia também é complexo devido a todos os protocolos envolvidos” aposta Rafael e Lídia Diedrich que já visitaram 206 países com o projeto @diedrich. Para saber mais sobre os eventos da retomada, basta acessar @diedrich e @slives.co no Instagram ou no site das empresas.

Website: https://www.rafaeldiedrich.com/



Trupe de Truões anuncia programação da 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta

Uberlândia-MG 17/11/2021 – Com o tema “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”, evento contará com 29 filmes, que serão exibidos, gratuitamente, na internet.

A 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta promovida pela Trupe de Truões, Cia. de teatro de Uberlândia, interior de Minas Gerais começa no 19 de novembro e seguirá até o dia 27 do mesmo mês, no canal do grupo uberlandense no YouTube, conforme programação disponível no site da Trupe. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 12 curtas infantojuvenis e 15 filmes selecionados no edital, que foi lançado em outubro deste ano.

Criada em 2017 pela Trupe de Truões, a Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu do desejo da troca de saberes entre as linguagens do audiovisual e do teatro como espaço de descoberta de novas possibilidades de criação artística. Mal sabia o grupo teatral mineiro que esse projeto se tornaria emergencial em 2021, quando, em tempos pandêmicos, os artistas tiveram que se reinventar, levando o teatro para as telas.

“Quando criamos a Mostra, nós queríamos propor uma ponte entre o teatro e o cinema para avaliarmos o que cada linguagem pode emprestar a outra para que sejam traçados outros percursos criativos. Somado a isso, tínhamos o desejo de gerar um espaço para difusão da produção audiovisual, que não chega às salas de cinema”, explica o diretor da Mostra Ronan Vaz.

Agora em 2021, já na quarta edição do projeto, o tema escolhido foi “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”. “Emergencial porque, apesar de estarmos vivendo um cenário de incertezas e dores, sabemos que os artistas também se dispuseram a reinventar suas práticas e modos de criação, voltadas para a internet, para que fosse possível sobreviver sem deixar de fazer arte e ainda assim continuar inspirando e amenizando esse período tão difícil vivido por todos”, explica Ronan Vaz.

Segundo o diretor, mesmo online, a Mostra de Cinema Casa Aberta mantém sua proposta original de viabilizar o contato do público com diferentes obras audiovisuais. “O diferencial é que desta vez nem todas as obras compartilhadas foram criadas apenas na perspectiva do audiovisual/cinema. Veremos artistas diversos que, no diálogo com essa linguagem, estabeleceram outras formas de criação e compartilhamento que no momento ainda não pode ocorrer presencialmente”, comenta.

Programação

Ao todo serão 29 filmes exibidos, sendo que a Mostra Interações e Hibridismos é composta por 15 obras de diferentes linguagens artísticas selecionadas via edital e dois filmes convidados.

Além disso, a Mostra contará também com a parceria da Mostra Audiovisual de Cambuquira – Mosca, que pela primeira vez visita a Mostra de Cinema Casa Aberta e apresentará 12 filmes voltados para o público infantojuvenil, obras que tiveram destaque em suas últimas edições.

A Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão, por meio de um bate-papo com produtores audiovisuais, no primeiro dia do evento (19/11), às 20 horas, uma palestra, no dia 22/11, às 20 horas, com o tema: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios”, ministrada pelo jornalista e documentarista Paulo Morais, e, para encerrar, um show ao vivo com a artista Natânia Borges.

“Todo esse conteúdo é apenas um ponto de partida para aguçarmos a nossa imaginação e pensamento crítico tão necessário no Brasil dos tempos atuais. Mesmo que virtualmente, nosso esforço centrou-se em mantermos a casa aberta para que os diálogos poéticos continuem construindo novas possibilidades de vida”, conclui Ronan Vaz.

Apoio

A Mostra de Cinema Casa Aberta é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Na Mostra, cada um dos trabalhos selecionados no edital receberá o cachê de R$500,00 como forma de incentivo.

Serviço:

O quê: Mostra de Cinema Casa Aberta

Quando: 19, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro

Onde: Canal da Trupe de Truões no YouTube

Programação Completa: Link: http://trupedetruoes.com.br/mostradecinema/

Website: http://trupedetruoes.com.br/mostradecinema/



Escola de Gastronomia Chef Gourmet prepara inauguração de unidade em Canoas

Canoas/RS 17/11/2021 – Entre as metas do empreendimento, está o atendimento de mais de 500 alunos até o final de 2022Empreendimento oferecerá cursos para profissionais e entusiastas da área

A rede de Escola de Gastronomia Chef Gourmet está expandindo a presença na região metropolitana de Porto Alegre. A partir do dia 20 de novembro, a cidade de Canoas contará com uma franquia da escola que busca atender profissionais e entusiastas da Gastronomia. A partir de uma metodologia de ensino prática, a Chef Gourmet Canoas terá 700 m² distribuídos em dois andares. A escola oferecerá cursos nas áreas de gastronomia, gestão e turismo, além de uma infraestrutura completa para que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão em sala de aula.

À frente do empreendimento está Juliana Torrada, enfermeira gestora há mais de 15 anos, que tem na história da família o empreendedorismo. “Meus pais e irmão tem padaria há 32 anos e essa história começou com meu bisavô, que veio de Portugal e teve padaria em Rio Grande”, conta Juliana. Sobre a escolha da cidade, a proprietária destaca o potencial de Canoas. “É uma cidade que está em grande ascensão no setor gastronômico. Neste contexto, certamente a Chef Gourmet vem para somar, qualificando e especializando a mão de obra da cidade e região”, pontua.

Ao falar sobre os diferenciais da escola, Juliana aponta o método de ensino prático. “Tudo que os alunos aprendem eles já podem praticar na sala de aula e aplicar no dia a dia”, explica. “Temos cursos para um público diversificado, que inclui profissionais da área e entusiastas da Gastronomia, além de crianças partir de 8 anos”, exemplifica Juliana. Além disso, a proprietária destaca que a metodologia de ensino da escola é através do método rotativo, no qual o aluno já começa o curso assim que se matricula, sem necessidade de número mínimo de inscritos. Entre as metas do empreendimento, está o atendimento de mais de 500 alunos até o final de 2022. A escola irá gerar 12 vagas de emprego.

A Chef Gourmet Canoas oferecerá os cursos de Chef de Cuisine, Cozinha por Hobby, Chef Boucherie, Chef de Cuisine Jr., Bartender, Sommelier Profissional, Sommelier por Hobby, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Chef Pizzaiolo e Panificação e Confeitaria por Hobby. “As principais apostas são os cursos de Chef Boucherie e de Chef de Cuisine, justamente pelo mercado gastronômico de Canoas estar em grande ascensão”, avalia Juliana. As matrículas para os cursos iniciarão no dia 22 de novembro.

Com um modelo de franquia lançado recentemente, a rede de Escola de Gastronomia Chef Gourmet está em expansão pelo Brasil. Mais informações pelo site: www.escolachefgourmet.com.br, telefone (51) 3467.2489, WhatsApp (51) 98630.0469 ou Instagram www.instagram.com/chefgourmetcanoas. A Chef Gourmet Canoas está localizada na Avenida Santos Ferreira, 1260, no bairro Marechal Rondon.

Website: http://www.escolachefgourmet.com.br



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