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Saiba como escolher o microfone certo para criar seu próprio conteúdo

Os vídeos e podcasts chamados de “ASMR” ganham cada vez mais adeptos pelo mundo e os interessados em embarcar nesta viagem precisam conhecer alguns segredos por trás da experiência, inclusive sobre a tecnologia adequada.

ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) é um fenômeno que vem conquistando milhões de seguidores nos últimos anos com vídeos e áudios que servem como um método para dormir, relaxar a mente e fazer pausas durante o dia. Refere-se à sensação de formigamento levemente agradável experimentada por muitos ao ouvir estímulos auditivos específicos.

Alguns ouvintes de ASMR simplesmente gostam da sensação, enquanto outros consideram a ferramenta ideal para relaxar e dormir. Fato é que, para gerar sons perfeitos e alcançar os estímulos desejados, é imprescindível um microfone de alta qualidade para produzir este tipo de conteúdo.

Sussurros
A forma mais comum de gravação ASMR envolve um sussurro suave. O objetivo é replicar o efeito de alguém falando diretamente nos ouvidos do receptor. Para isso, é crucial que o microfone ofereça uma faixa dinâmica capaz de captar os sons mais delicados. O QuadCast da HyperX tem sensibilidade de -36dB (1V/Pa a 1kHz) na faixa de 20Hz-20kHz e permite ajustes de som fáceis com um simples giro do dial de sua base para gravações de microfone ASMR perfeitas.

Interpretação
Muitas gravações ASMR têm o objetivo de simular a experiência de uma ida ao cabeleireiro, dentista ou médico, com o som se movendo para perto e para longe do microfone e alternando de orelha a orelha. Quando o usuário usa o padrão polar estéreo do QuadCast, ele grava o som como uma imagem binaural, uma técnica que simula áudio 3D por meio de uma ilusão acústica, ideal para essas situações. O microfone QuadCast USB também suporta padrões polares omnidirecionais, cardioides e bidirecionais, permitindo que o usuário grave o som mais adequado para a experiência que desejar.

Comer
Algo que o ASMR ensinou é que o insuportável para uns pode ser o prazer de outros. Embora muitos considerem desagradáveis os sons de alguém mastigando, a ponto de causar misofonia, outros consideram o barulho um agradável gatilho de ASMR. Comer perto de um microfone pode parecer desconfortável, mas o QuadCast tem três metros de cabo e vem com um adaptador de montagem para que o usuário prenda o dispositivo a uma haste e o posicione como precisar, independentemente das condições do local.

Sons delicados
Muitos ASMR envolvem a repetição de ruídos extremamente delicados, como virar as páginas de um livro ou amassar uma folha de alumínio. A associação com ambientes ou configurações relaxantes permitirá aos ouvintes aproveitarem melhor a experiência, desde que consigam distinguir os detalhes mais sutis dos sons em questão.

Concentração
Para ativar a Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, os ouvintes devem se concentrar em sons específicos, focando sua atenção apenas nisso. Seja qual for o tipo de experiência ASMR que o usuário está tentando criar, é fundamental que as gravações sejam nítidas, claras e livres de distrações de fundo.

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Pesquisa – menos 1% dos sites brasileiros são aprovados em todos os testes de acessibilidade

Neste Podcast conversei com Simone Freire, idealizadora do Movimento WEB para Todos, que é “um ponto de encontro entre as organizações, desenvolvedores e pessoas com deficiência com o objetivo de mobilizar a sociedade para a causa da acessibilidade digital, e contribuir para transformar a web brasileira em um ambiente inclusivo para todos” e com Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, uma empresa de coleta e análise de big data para o mercado corporativo.

Conversamos sobre uma pesquisa realizada pela empresa que detectou o seguinte: menos 1% dos sites brasileiros são aprovados em todos os testes de acessibilidade, apesar do crescimento em relação à pesquisa anterior.

A terceira edição da pesquisa sobre a experiência de uso de sites e aplicativos por pessoas com algum tipo de deficiência no país identificou uma melhora discreta na acessibilidade dos sites brasileiros, mas alerta que a situação ainda está longe de ser a ideal.

Ouça agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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Lenovo retorna ao mercado nacional de tablets com modelo Tab P11 Plus

A Lenovo anuncia sua volta ao mercado brasileiro de tablets com o lançamento do Lenovo Tab P11 Plus, nas versões Wi-Fi e LTE (4G). O equipamento tem tela de 11 polegadas multitouch com resolução de 2K, brilho de 400 nits e bordas ultrafinas, configurações que permitem melhor reprodução de cores sem distorcer a imagem, além de quatro alto-falantes com certificação Dolby Atmos, câmera frontal de 8MP e traseira de 13MP.

O tablet conta ainda com acabamento premium em alumínio, sistema de reconhecimento facial para login fácil e seguro, e bateria com duração de até 15h, com um único carregamento de bateria de 7700mAh. A certificação TÜV Rheinland Low Blue Light garante a redução do impacto da exposição de luz azul da tela nos olhos após longas horas de uso.

Essas configurações possibilitam que o Lenovo Tab P11 Plus seja ideal para entretenimento, como assistir a vídeos em plataformas de streaming em alta resolução, educação, uma vez que o tablet tem ótimo desempenho para aulas à distância e fácil acesso a aplicativos, ou ainda como ferramenta complementar para o trabalho de qualquer lugar, reunindo performance e portabilidade em um dispositivo que pesa apenas 490g.

“A pandemia ampliou as opções de consumo de conteúdo dos usuários de tecnologia e os tablets se tornaram uma opção híbrida para suprir as novas necessidades de estudo, trabalho e entretenimento. Devido às suas configurações avançadas, o Lenovo Tab P11 Plus é uma ótima opção para streamings em alta resolução, ensino à distância e até mesmo para trabalhar”, afirma Luiz Sakuma, diretor de produtos da Lenovo. “Com a inclusão do teclado, o usuário terá uma experiência próxima ao notebook”, explica.

O dispositivo vem com processador MediaTek Helio G90T Tab Octa-Core, memória RAM de 4GB e armazenamento de 64GB, com sistema operacional Android 11 e acesso aos principais aplicativos de entretenimento, educação e atividades do dia a dia.

Mercado de tablets
No Brasil, os tablets da Lenovo terão fabricação nacional para atender às demandas locais.

“A volta da Lenovo ao mercado de tablets reforça a importância do Brasil, que é um dos países prioritários para a empresa. Vamos produzir o Tab P11 Plus localmente para continuar fornecendo tecnologia inteligente aos usuários, independentemente de suas necessidades”, diz Ricardo Bloj, presidente da Lenovo

Preço e disponibilidade
O Lenovo Tab P11 Plus está disponível e é vendido com capa protetora a partir de R$ 2.399,00 nos principais parceiros do varejo e no site da Lenovo. A caneta Precision Pen 2 Lenovo e teclado para o Tab P11 Plus serão vendidos separadamente.

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Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce lançam edital de execução do Rio Vivo

16/11/2021 – Iniciativa do CBH-Doce e dos CBHs de rios afluentes promoverá a recuperação de mais de 5.000 nascentes e a implantação de 3.000 sistemas de esgotamento sanitário, além da construção de caixas secas e barraginhas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), junto aos CBHs de rios afluentes mineiros e capixabas, através da Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP/AGEDOCE) – Filial Governador Valadares/MG, até o dia 7 de dezembro, está com o processo de licitação aberto para a contratação de empresa especializada na implementação de projetos hidroambientais e/ou de saneamento rural na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

A empresa contratada vai atuar na execução do “Rio Vivo” – a iniciativa tem como referência os programas desenvolvidos pelos comitês: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P42) e Programa de Expansão do Saneamento Rural (P52).

Flamínio Guerra, presidente do CBH-Doce, destaca que, “a nossa região tem 98% de sua área inserida no bioma de Mata Atlântica, um dos mais importantes e ameaçados do mundo. Nesse contexto, o Rio Vivo vem para ajudar na recuperação de áreas degradadas, na conservação de nascentes e no tratamento de esgoto rural, pois são ações que ajudam termos a água em maior qualidade e quantidade.”

André Marques, diretor-presidente da AGEVAP, explica que, “nesta primeira fase faremos a recuperação de mais de 5.000 nascentes de córregos e ribeirões que desaguam nos afluentes do Rio Doce, algumas serão cercadas, em outras além do cercamento, há a necessidade do plantio da vegetação natural e todas serão monitoradas. Na parte de saneamento rural, vamos entregar cerca de 3.300 sistemas de esgotamento sanitário em propriedades rurais, são fossas sépticas, TEvap e o Círculo de Bananeiras.”

Outro problema ambiental crônico da região é a erosão, ainda segundo o diretor, “dentro do Rio Vivo, 22 áreas serão remediadas com caixas secas eou barraginhas, além disso teremos a contratação de 37.000 horas máquina para recuperação de estradas vicinais. A implantação dessa estrutura ajuda no processo de drenagem, fazendo que sedimentos não escoam para os rios. Quando estes materiais chegam nos cursos d’água ficam suspensos e tornam os leitos mais turvos.”

Edital disponível em agedoce.org.br

O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água – instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.

Ao total, 71 municípios, definidos pelos CBHs de rios afluentes mineiros e capixabas recebem o programa, sendo:

Região do Rio Piranga

Amparo do Serra; Barra Longa; Cajuri; Desterro do Melo; Guaraciaba; Mariana; Oratórios; Paula Cândido; Piranga; Ponte Nova; Presidente Bernardes; Ressaquinha e Viçosa.

Região do Rio Piracicaba

Alvinópolis; Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Bom Jesus do Amparo; Catas Altas; Coronel Fabriciano; Ipatinga; Itabira; Jaguaraçu; João Monlevade; Mariana; Marliéria; Nova Era; Rio Piracicaba; Santa Bárbara; Santana do Paraíso; São Domingos do Prata; São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo.

Região do Rio Santo Antônio

Alvorada de Minas; Carmésia; Conceição do Mato Dentro; Dom Joaquim; Dores de Guanhães; Ferros; Itambé do Mato Dentro; Morro do Pilar; Passabém; Santo Antônio do Rio Abaixo; São Sebastião do Rio Preto; Senhora do Porto e Serro.

Região do Rio Suaçui

Água Boa; Coluna; Franciscópolis; Malacacheta; Peçanha; Rio Vermelho; São José do Jacuri; São Sebastião do Maranhão e Serra Azul de Minas.

Região do Rio Caratinga

Caratinga; Engenheiro Caldas; Entre Folhas; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; Sobrália e Ubaporanga.

Região do Rio Manhuaçu

Alto Jequitibá; Luisburgo; Manhuaçu; Manhumirim; Reduto e São João do Manhuaçu.

Região Capixaba do Rio Doce

Brejetuba; Itarana; São Gabriel da Palha e Sooretama.

Os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados, com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, no âmbito da Bacia Hidrográfica, vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Compõem a região do Rio Doce: Comitê de Integração, CBH-Doce; CBH-Piranga; CBH-Piracicaba; CBH-Santo Antônio; CBH-Suaçui; CBH-Caratinga; CBH-Manhuaçu; CBH-Guandu/ES; CBH-Santa Joana/ES; CBH-Santa Maria do Doce/ES; CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce/ES e CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce.

AGEVAP/AGEDOCE

A AGEVAP (Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) – Filial Governador Valadares/MG, está legalmente habilitada a exercer as funções de Agência de Água para CBH- Doce, em âmbito federal, e para seis comitês estaduais mineiros: Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu.

Website: https://agedoce.org.br/



A importância do elogio para o aprendizado infantil

São Paulo 16/11/2021 – Segundo a pedagoga, elogiar uma criança proporciona a ela a oportunidade de expandir seu potencial e funciona como incentivo para os estudos

Elogiar é algo que deve ser feito de forma verdadeira. Quando não é ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas. As palavras são da pedagoga Bruna Duarte Vitorino, com mais de 15 anos de experiência na área de educação e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon.

Uma das formas para isso é incentivá-lo e mostrar que tem capacidade para conseguir sozinho. Uma técnica interessante não somente utilizado para o estudo, mas no dia a dia, pode ser atuar com metas e objetivos.

Por exemplo, depois de falar para uma criança guardar os brinquedos após o uso, elogie os esforços e por ter se dedicado para realizar a ação. “A criança fez as tarefas da escola no horário combinado? Diga que ficou orgulhosa por ter realizado dentro do prazo estipulado”, diz Bruna. Ainda segundo a pedagoga, este tipo de atitude ajuda a direcionar o que é esperado e ao mesmo tempo transmite segurança para a criança de que ela é capaz, ao mesmo tempo, faz com que ela vá entendendo os pontos que precisa melhorar, mas que com dedicação, ela consegue.

Cinco pontos para elogiar corretamente:

  1. Pontos concretos – elogie a ação da criança, e não somente traços da sua personalidade.
    2. Não deixe para depois – faça o elogio quando a boa ação acontece.
    3. Evite palavras desnecessárias – para ser bem compreendido não é preciso fazer grandes discursos.
    4. Sempre compare a criança com ela mesma, e não com outras crianças, para que ela perceba seus próprios avanços.
    5. Elogie com amor e cuidado – as crianças percebem quando são elogiadas verdadeiramente.

    Website: http://www.kumon.com.br



Como usar o marketing educacional para escolher a próxima escola

São Paulo 16/11/2021 – Em muitos países da América Latina chegou a hora da matrícula ou rematrícula nas instituições de ensino. As famílias estão avaliando as escolas que seus filhos frequentam e se preparam para confirmar (ou não) suas matrículas para o próximo ano letivo.

Além das escolas particulares, em outros casos, como no Brasil, as matrículas em escolas públicas também serão abertas em breve ou já foram e, consequentemente, os pais ou responsáveis avaliarão novas instituições. Por exemplo, para o início da escolaridade em outros níveis, ou porque a pandemia os levou a se mudar e precisam de uma instituição mais próxima de casa, entre as várias situações que podem surgir nas famílias na escolha da próxima escola.

De acordo com Natalia Tieso, Mestre em Educação e Chefe de Desenvolvimento Regional para a América Latina do Bacharelado Internacional (IB), as famílias buscam entender de forma mais ativa as características acadêmicas de cada proposta pedagógica. É assim que o “marketing educacional” pode fornecer ferramentas essenciais para se conhecer as propostas de valor de cada instituição.

“No momento da admissão, cada escola tem sua própria política e critérios de renda. No caso das instituições públicas, as diretrizes serão adicionadas de acordo com a atual política pública de ensino. As famílias recebem pedidos para apresentar documentação legal do aluno, bem como outros relevantes, como carteira de vacinação. Em alguns casos, a inscrição é apenas através da modalidade online, enquanto outras escolas já estão oferecendo visitas presenciais ou passeios virtuais para que as famílias conheçam suas instalações”, explica Natalia.

Para a especialista, os pais podem primeiro começar a fazer perguntas aos líderes educacionais para tentar entender com mais detalhes cada oferta acadêmica, a cultura e a filosofia da instituição. Como a educação é um serviço, podemos tomar como eixo os 4 Ps do Mix de Marketing (Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção) para começar a investigar algumas questões:

1- Produto: O que torna essa instituição de ensino única e diferente das outras? Qual é a missão da escola e seus valores? Ela oferece diplomas em convênio com organizações educacionais internacionais? Ela é bilíngue? Todos os professores são formados? Há muita rotatividade de professores na instituição? Além das atividades pedagógicas para crianças, ela organiza atividades para outros membros da família, como pais ou avós? É uma escola com uma filosofia inclusiva? A proposta está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável recomendados pela ONU?

2- Preço: Quanto às taxas das escolas particulares, é uma escola subsidiada? Ela oferece opções de aulas extracurriculares? Qual é o preço dessas aulas opcionais? O pagamento de uma Associação Cooperativa é obrigatório, como a APM (Associação de Pais e Mestres)? Se a criança levar lanche, é preciso pagar um custo pelo serviço? Os alunos fazem educação física nas instalações ou devem tomar transportes adicionais? Ela oferece um desconto para um segundo filho? Ela fornece bolsa de estudos por mérito?

3- Ponto: Como ela cria uma relação sólida com os vizinhos ou com a comunidade local? Qual a importância de cuidar do meio ambiente para a escola e o bairro? Qual é a distância até chegar à instituição? A escola é usada para atividades comunitárias, como recitais ou apresentações de arte, por exemplo? A escola realiza visitas a museus, bibliotecas ou outros pontos de interesse locais?

4- Promoção: Que tipo de comunicação ela tem com as famílias e alunos? Existem reuniões para apresentação dos boletins bimestrais ou trimestrais? As reuniões com os pais ou responsáveis são presenciais ou continuarão virtualmente para feedback dos alunos? Ela tem um canal no YouTube, Facebook, LinkedIn ou Instagram além do site? É possível encontrar depoimentos de estudantes graduados nesta instituição?

“Claro, há múltiplas respostas para todas as famílias, porque cada aluno é único e é muito complexo antecipar todas as necessidades das crianças durante os próximos 12 anos de estudo. Mas é essencial poder ter certeza sobre a qualidade educacional e a emocional esperada para os futuros graduados das instituições de ensino, sempre contando com o apoio de suas famílias, para se tornarem cidadãos integrais e globais”, completa Natalia.



Combate a vazamentos é desafio para cidades e profissionais

São Paulo – SP 16/11/2021 – Vazamentos de água são motivo de preocupação tanto de autoridades, que veem números preocupantes de água desperdiçada, quanto para o cidadão, que pode ter prejuízos com a conta e com a estrutura de seu imóvel. Evento de caça vazamentos discutirá esta e outras questões

Estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil e pela Water.org em junho deste ano mostra que o desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil. Números de 2015 apontavam 36,7%, já 2018, ano com dados mais recentes, mostram 38,5% de água. O levantamento ilustra que a cada 100 litros de água que é tratada para se tornar potável, quase 40 são perdidos devido a vazamento nas redes, erros de leitura de hidrômetros, fraudes, bem como os chamados “gatos”.

A questão dos vazamentos afeta as empresas de saneamento e prefeituras responsáveis pela distribuição, que precisam investir recursos em estrutura, detecção de problemas e manutenção das redes e tubulações. Da mesma forma, além de pagar pelos serviços prestados e pelo abastecimento, o cidadão pode ter prejuízos tanto na conta de água quanto na estrutura de seu imóvel devido a vazamentos.

Em matéria publicada pelo portal G1, Luana Siewert Pretto, diretora de relações institucionais e governamentais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), comentou que ações como o combate mais efetivo aos furtos e investimento em materiais de qualidade, que suportem as exigências técnicas das redes de água com mais robustez e eficiência, garantem menos vazamentos e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

Exemplificando a atuação do poder público, a cidade de Cuiabá informou, em janeiro deste ano, que ações destinadas à manutenção e prevenção da rede proporcionaram a economia de 300 milhões de litros de água no ano de 2020. William Figueiredo, diretor-geral da Águas Cuiabá, afirma: “com os times engajados foi possível verificar e reparar mais de 24 mil vazamentos na cidade ao longo do ano de 2020. O investimento em tecnologias mais modernas direciona nosso trabalho cotidianamente”. A cidade seguiu instruções da Associação Internacional de Águas (International Water Association – IWA).

Atenção à rede e aos imóveis

Em relação aos imóveis, o gestor ambiental e consultor do marketplace especializado do Clube do Vazamento, Davi Capua alerta: “Os principais indícios de vazamentos é quando a conta de água chega com aumento no consumo, mudança na aparência das paredes e tetos com sinais de umidade, bolor e deformações na pintura. Afundamentos no piso também são indícios de vazamentos nos imóveis”. Para a questão das perdas na rede municipal, ele indica: “a pesquisa de vazamentos não visíveis por geofonamento é fundamental para localização dos vazamentos que, uma vez localizados e reparados pontualmente, ajudam a reduzir os índices de desperdício na rede municipal, por exemplo”.

Ainda em matéria do portal G1, Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, informa que entre 60% e 70% das perdas devem-se a vazamentos. As demais ocorrem devido a roubos, problemas de medição e fraudes. Ele indica que a substituição de hidrômetros é importante, pois os modelos mais antigos marcam ar e não água ou mesmo são imprecisos na identificação dos gastos de famílias e empresas.

Profissionais especializados em pesquisa e detecção de vazamentos, discutirão soluções em evento

Visando reunir profissionais de caça vazamentos de todo o país para trocar experiências, disseminar conhecimentos sobre tecnologias mais recentes no combate a perdas de água, tanto na parte condominial como no saneamento, assim como promover o networking entre os participantes, ocorrerá em São Paulo, no dia 26 de novembro de 2021, o 1º Encontro Nacional do Clube do Vazamento.

Segundo o organizador, Leo Caprara: “Será um encontro com profissionais de todo o Brasil que resultará em um grande acréscimo de conhecimento para todos. A troca de informações entre profissionais especializados em caça vazamentos de diversas regiões pode abrir novos horizontes e gerar muitas ideias e soluções para o mercado hídrico e, desta forma, contribuir ainda mais com a preservação do meio ambiente e com a economia, encontrando novas maneiras de combater o desperdício de água”, finaliza.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita através do link: https://eventos.vazamento.club/encontro-nacional-do-clube-do-vazamento-2021

Website: https://eventos.vazamento.club/encontro-nacional-do-clube-do-vazamento-2021



CNC informa que turismo cresceu pelo quinto mês seguido

São Paulo 16/11/2021 – Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de turismo cresceu pelo quinto mês seguido, apesar das restrições estipuladas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Além disso, a CNC ainda aponta que o setor deve ter um aumento acima de 19% até o fim deste ano. A recuperação plena do setor foi antecipada, com isso, para o segundo trimestre do ano que vem. “Com a vacinação da população e a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, acreditamos que o setor poderá se recuperar, sim, antes da metade do próximo ano”, afirmou o economista da CNC e responsável pela pesquisa, Fabio Bentes.

Ainda foi mostrado que o setor apontou a perda mensal mais baixa no mês de agosto, desde março do ano passado. Apesar disso, ainda possui uma quantidade de receitas 20,8% abaixo do que foi visto em fevereiro de 2020.

Mercado de trabalho

O bom cenário de recuperação do setor de turismo também foi notado no mercado de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) oferece um parâmetro: as empresas do setor fizeram contratações, nos últimos 12 meses, de 3,2 mil colaboradores – um crescimento de 8,3% do estoque de postos de trabalho, de acordo com o cadastro.

Setor de serviços

Segundo a CNC, além do turismo, espera-se um avanço no setor de serviços brasileiro em 6,4% até o fim deste ano, tendo como base dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do mês de agosto, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14 de outubro.

O órgão divulgou, nessa data, que o índice de atividades ligadas ao turismo cresceu 4,6% em agosto em comparação ao mês anterior, sendo a quarta taxa positiva consecutiva. Nesse período, o setor obteve um crescimento acumulado de 49,1%. Entre as 12 unidades da federação investigadas, oito tiveram bons números, como São Paulo (4,9%), Minas Gerais (4,7%), Goiás (8,8%) e Paraná (5,4%). Em contrapartida, o Rio de Janeiro teve um desempenho negativo (-1,1%).

Segundo pesquisa, 77% dos viajantes querem viajar no próximo ano

De acordo com pesquisa da Amadeus, realizada com 9.074 pessoas entre Alemanha, França, Itália, Índia, Cingapura, Espanha, Emirados Árabes, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos, o interesse em viagens está em um volume alto.

A pesquisa mostrou que, aproximadamente, 77% das pessoas estão ansiosas para viajar, com expectativas de que essas viagens sejam realizadas em 2022. Além disso, 50% apontam que vão realizar viagens de negócios para locais que precisam de voos ainda em 2021. Ressalta-se a possibilidade de incluir diversos destinos em seus roteiros de viagem, como o Jalapão pela Korubo, por exemplo.

Website: https://www.korubo.com.br/



Gartner anuncia as principais tendências estratégicas de tecnologia para 2022

O Gartner anunciou recentemente quais são as principais tendências estratégicas de tecnologia que as organizações devem explorar em 2022.

“Com os líderes executivos e os Conselhos de Administração buscando gerar crescimento por meio de conexões digitais diretas com os clientes, as prioridades dos Chief Information Officers (CIOs) devem refletir os mesmos imperativos de negócios, que passam por cada uma das principais tendências estratégicas de tecnologia do Gartner para 2022”, diz  David Groombridge, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

“Os CIOs devem encontrar soluções que multipliquem a força dos recursos de TI para permitir o crescimento e a inovação, criando também bases técnicas escaláveis e resilientes, cujas capacidades de escalabilidade liberarão dinheiro para investimentos digitais. Esses imperativos formam os três temas das tendências deste ano: confiança na engenharia, mudanças esculpidas e crescimento acelerado.”

As principais tendências estratégicas de tecnologia para 2022 identificadas pelo Gartner são:

– Inteligência Artificial Generativa
Uma das técnicas de Inteligência Artificial mais visíveis e poderosas que chegam ao mercado é a Inteligência Artificial Generativa – com métodos de aprendizado para a máquina, que aprende sobre conteúdos ou objetos a partir de seus dados e as usam para gerar artefatos novos, completamente originais e realistas.

A Inteligência Artificial Generativa pode ser usada para uma série de atividades, como criar códigos de software, facilitar o desenvolvimento de medicamentos e marketing direcionado. Todavia, se usada indevidamente, essa tecnologia pode facilitar golpes, fraudes, desinformação política, identidades forjadas e muito mais. Até 2025, o Gartner prevê que a Inteligência Artificial Generativa responda por 10% de todos os dados produzidos, em detrimento do menos de 1% alcançado hoje.

– Data Fabric (Malha de dados)
O número de dados e blocos de informação aumentaram na última década, enquanto a quantidade de pessoas qualificadas nas equipes de análise de dados tem se mantido constante ou até mesmo diminuiu. Os Data Fabrics – uma integração flexível e resiliente de dados entre plataformas e usuários de negócios – surgiram para simplificar a infraestrutura de integração de dados de uma organização e criar uma arquitetura escalável que reduza a dívida técnica vista na maioria das equipes de Data Analytics devido ao crescente desafio de integração.

O valor real de uma malha de dados é sua capacidade de melhorar a dinamicidade do uso de dados com suas análises incorporadas, reduzindo os esforços de gerenciamento de dados em até 70% e acelerando o tempo de valorização.

– Empresa Distribuída
Com o aumento dos padrões de trabalho remotos e híbridos, as organizações tradicionais centradas em escritórios estão evoluindo para empreendimentos distribuídos, compostos por trabalhadores geograficamente dispersos. “Isso requer que os CIOs façam grandes mudanças técnicas e de serviços para oferecer experiências de trabalho sem atrito, mas há um outro lado dessa moeda: o impacto nos modelos de negócios”, diz Groombridge.

“Para cada empresa, do varejo à educação, o modelo de entrega tem que ser reconfigurado para abraçar os serviços distribuídos. O mundo não achava que eles estariam experimentando roupas em um camarim digital há dois anos”. O Gartner espera que, até 2023, 75% das organizações que exploram benefícios de empresas distribuídas cresçam 25% mais rápido que os concorrentes.

– Plataformas Nativas da Nuvem (CNPs – de Cloud-Native Platform, em inglês)
Para realmente fornecer recursos digitais em todos os lugares, as organizações devem se afastar da conhecida migração de “lift and shift” para plataformas nativas da Nuvem. Essas plataformas usam os principais recursos da computação em Nuvem para fornecer soluções escaláveis e elásticas relacionadas à TI, “como um serviço”, impulsionando a mobilidade para quem usa tecnologias de Internet, proporcionando uma relação tempo/valor mais rápida e com redução de custos.

Por essa razão, o Gartner prevê que as Plataformas Nativas de Nuvem servirão de base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025, contra menos de 40% em 2021.

– Sistemas Autônomos
À medida que as empresas crescem, a programação tradicional ou a automação simples acabarão não permitindo a escalabilidade que esses negócios precisarão no futuro. Sistemas autônomos são sistemas físicos ou de software autogerenciadores que aprendem com seus ambientes. Ao contrário de sistemas automatizados, sistemas autônomos podem modificar dinamicamente seus próprios algoritmos sem uma atualização de software externa, permitindo que eles se adaptem rapidamente a novas condições no campo, assim como os humanos podem. 

“O comportamento autônomo já se tornou conhecido a partir de implementações recentes em ambientes complexos de segurança, mas, em longo prazo, se tornará comum em sistemas físicos como robôs, drones, máquinas de fabricação e espaços inteligentes”, estima Groombridge.

– Inteligência de Decisão (DI – de Decision Intelligence, em inglês)
A capacidade de decisão de uma empresa pode ser uma fonte significativa de vantagem competitiva. Com a dinâmica e volatilidade atual, porém, a necessidade de se tomar decisões rápidas está se tornando cada vez mais exigente e difícil. A Inteligência de Decisão é uma disciplina prática usada para melhorar a tomada de decisões, entendendo e projetando explicitamente como as decisões são tomadas, resultados avaliados, gerenciados e melhorados pelo feedback. O Gartner prevê que, nos próximos dois anos, um terço das grandes organizações usarão Decision Intelligence para a tomada de decisões estruturada, para melhorar a vantagem competitiva.

– Aplicações compositivas
No contexto de negócios em constante mudança, a demanda por adaptabilidade dos negócios direciona as organizações para uma arquitetura tecnológica que suporta mudanças rápidas, seguras e eficientes. A arquitetura de aplicações compositivas capacita essa adaptabilidade. O Gartner estima que aqueles que adotarem uma abordagem compositiva superarão a concorrência em 80% na velocidade de implementação de novos recursos.

“Em tempos turbulentos, os princípios comerciais compostáveis ajudam a dominar a mudança acelerada que é essencial para a resiliência e o crescimento dos negócios. Sem ele, os organizadores modernos correm o risco de perder seu bom momento mercado e fidelização de clientes”, avalia o analista.

– Hiperautomação
A hiperautomação permite crescimento acelerado e resiliência nos negócios, identificando e automatizando rapidamente o maior número possível de processos. “A pesquisa do Gartner mostra que as equipes de hiperautomação de alto desempenho se concentram em três prioridades fundamentais: melhorar a qualidade do trabalho, acelerar os processos de negócios e aumentar a agilidade da tomada de decisões”, afirma Groombridge. Os tecnólogos de negócios também apontaram uma média de 4,2 iniciativas de automação no último ano”.  

– Cálculo de melhoria de privacidade (PEC – de Privacy-Enhancing Computation, em inglês)
Além de lidar com o amadurecimento da legislação internacional de privacidade e proteção de dados, os CIOs devem evitar qualquer perda de confiança do cliente resultante de incidentes de perda de privacidade. Portanto, o Gartner espera que 60% das grandes organizações usem uma ou mais técnicas de computação que melhorem a segurança das informações até 2025.

As técnicas de PEC – que protegem informações pessoais e confidenciais em nível de dados, software ou hardware – compartilham, agrupam e analisam dados com segurança, sem comprometer a confidencialidade ou a privacidade. Os casos atuais de uso podem ser levados a muitas verticais, bem como em infraestruturas de Nuvem Pública (por exemplo, ambientes de execução confiáveis).

– Malha de segurança cibernética (CSMA – Cybersecurity Mesh Architecture)
“Os dados estao presentes em muitas das tendências deste ano, mas só são úteis se as empresas puderem confiar nelas”, diz Groombridge. “Hoje, ativos e usuários podem estar em qualquer lugar, o que significa que o perímetro de segurança tradicional se foi. Isso requer uma arquitetura de malha de segurança cibernética (CSMA).” A CSMA ajuda a fornecer uma estrutura de segurança integrada para proteger todos os ativos, independentemente da localização.

Até 2024, organizações que adotam malhas de segurança cibernética para integrar ferramentas de segurança para trabalhar como ecossistema cooperativo reduzirão o impacto financeiro de incidentes individuais de segurança em uma média de 90%. 

– Engenharia de Inteligência Artificial
Os líderes de TI lutam para integrar a Inteligência Artificial dentro de aplicações, perdendo tempo e dinheiro em projetos de Inteligência Artificial que nunca são colocados em produção ou lutando para reter valor das soluções de Inteligência Artificial uma vez lançadas. A Engenharia de Inteligência Artificial é uma abordagem integrada para modelos operacionais de Inteligência Artificial. “Para as equipes de fusão que trabalham com Inteligência Artificial, o verdadeiro diferencial para suas organizações será sua capacidade de aumentar continuamente o valor através de rápidas mudanças de Inteligência Artificial “, afirma Groombridge.

“Até 2025, os 10% das empresas que estabelecerem as melhores práticas de engenharia de Inteligência Artificial gerarão pelo menos três vezes mais valor pelos seus investimentos em Inteligência Artificial do que os 90% das empresas que não o fazem”, diz o analista.

– Experiência Total (TX)
TX é uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multiexperiência (MX). O objetivo da TX é promover maior confiança dos clientes e funcionários, satisfação, lealdade e colaboração. O Gartner estima que as organizações aumentarão a receita e o lucro, caso alcancem resultados de TX adaptáveis e resilientes.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Nesta semana os bastidores da produção cultural ganham os holofotes

Uberlândia-MG 16/11/2021 – Evento Retaguarda em Cena vai apresentar grandes trabalhos e irá debater sobre o que é realizado “atrás dos palcos”, nos próximos dias 17, 18 e 19.

Apresentações artísticas sempre ganham os holofotes, quando são apresentadas ao público. Todavia, os processos e métodos que ficam atrás das cortinas, nas coxias e fora dos palcos passam despercebidos da plateia, que não imagina o esforço demandado por uma grande equipe, que fica na retaguarda para sustentar shows diversos, peças teatrais, musicais, etc. Pensando nisso, a Troupe Produções em parceria com o programa de extensão Projeto Escambo da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, realizará, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, a primeira edição da Mostra Retaguarda em Cena – Mostra de boas práticas, processos e métodos de apoio na produção artístico-cultural.

A programação, que é totalmente gratuita, já foi divulgada e as inscrições estão abertas. O evento contará com a participação de profissionais da produção cultural de Minas com cases de sucesso como: Rômulo Avelar, Gilma Oliveira (Grupo Galpão), Dilson (Campanha de Popularização do Teatro), além de palestras mais técnicas com os curadores do evento Felipe Amado e Kátia Bizinotto. Haverá ainda oficinas relacionadas à gestão, escrita de projetos e prestação de contas e também uma roda de conversa, com a presença dos grupos teatrais do interior do estado: Cia Teatral Confraria Tambor, Casa do Beco, Teatro da Pedra e Grupontapé.

Uma das atividades mais esperadas será a apresentação dos trabalhos selecionados pela Comissão Científica da Mostra, que ficou sob a coordenação do Professor Dr. Narciso Telles e contou ainda com as pesquisadoras e profissionais da área: Camila Amuy, Karina Silva, Kátia Bizinotto e Kátia Lou. Segundo o professor Dr. Narciso Telles “as expectativas foram alcançadas para uma primeira edição, pois foram recebidos 11 inscrições de trabalhos consistentes de sete estados brasileiros (MG, MA, BA, SP, RJ, RO, RS) e a apresentação será realizada no primeiro dia da Mostra (17/11), das 14 às 17 horas pela plataforma Zoom e transmitida também pelo YouTube.

Sobre a Mostra

A Mostra foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento de profissionais e artistas que desempenham as funções burocráticas e de apoio técnico e logístico para a viabilização de espetáculos e funcionamento de espaços culturais e, para tanto, conta com uma parte científica e outra com atividades formativas.

As pessoas interessadas em participar das atividades, podem fazer as inscrições gratuitamente na plataforma even3, por meio do link https://www.even3.com.br/retaguardaemcena. As vagas para as oficinas são limitadas e será realizada via Zoom, já as demais atividades serão transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, no entanto, para aqueles que desejam receber certificado deverá realizar inscrição em cada atividade, pois haverá controle de presença. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Com a produção do Grupontapé, Cia. de teatro da cidade de Uberlândia-MG, e sob a curadoria da atriz e advogada Kátia Bizinotto e Felipe Amado, ex-superintendente de fomento da Secretaria de Cultura de Minas Gerais – Secult-MG, a Mostra, além de incentivar o estudo e a pesquisa acerca da produção cultural, tem como objetivo de fomentar a discussão e promover o compartilhamento de ideias e informações em relação aos bastidores da produção cultural e, para isso, contará com uma programação ampla que compreende palestras, oficinas e roda de conversa que abordarão temas como Escrita de Projetos, Prestação de Contas, Administração e Gestão, Direitos Culturais.

Esse projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

Programação

No dia 17, o evento será aberto, às 9 horas, com a oficina “Retaguarda, o escritório de ponta a ponta”, ministrada pela equipe do Grupontapé; às 14 horas, serão apresentados os trabalhos selecionados pela Comissão Científica da Mostra; às 18 horas, ocorrerá a abertura oficial do evento, com Dilson Mayron, que conduzirá a palestra: “A trajetória da campanha de popularização do teatro em BH – 47 anos conectando o público ao artista”, contando com a mediação do produtor cultural, Rubem dos Reis; às 19 horas, Gilma Oliveira ministrará a palestra com o tema: “A estrutura de produção do Grupo Galpão paradigma de eficiência, com mediação de Narciso Telles; e para encerrar o primeiro dia, a “Roda de Conversa Na Cozinha” com Rômulo Avelar e grupos convidados, que abordará o tema “O Avesso da cena” e as práticas de gestão de artistas e grupos, também com a mediação de Rubem dos Reis.

No dia 18, às 9 horas, haverá a segunda Oficina da Mostra, conduzida por Cláudia Cristina Miranda, que vai abordar o tema: “Planejamento e Elaboração de projetos – pensamento político e estratégico para mecanismos municipais”. Logo mais, às 19 horas, Felipe Rodrigues Amado Leite, ex-superintendente de fomento da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, falará sobre o tema: “Estruturando a gestão do empreendimento cultural/artístico para as múltiplas necessidades”, por meio de uma palestra mediada pela atriz e advogada, Katia Bizinotto.

No último dia da Mostra (19/11), às 9 horas, haverá a terceira Oficina com tema Prestação de Contas de Projetos Culturais, que também será conduzida por Felipe Rodrigues Amado Leite. Para encerrar o evento, às 19 horas, a atriz e advogada, cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto, falará sobre “A dimensão jurídica na gestão da carreira artístico/cultural”, com a mediação da atriz e também cofundadora do Grupontapé, Katia Lou.

Segundo o produtor cultural e um dos organizadores do evento, Rubem dos Reis, o Retaguarda em Cena será um momento muito rico para grupos artísticos, artistas e trabalhadores da cadeia produtiva de cultura. “O evento está recheado de conteúdos riquíssimos para dar suporte à retaguarda dos pequenos e grandes projetos culturais e artísticos, numa visão empreendedora e profissional de fazer arte. Está imperdível”, destaca.

Website: https://www.even3.com.br/retaguardaemcena



Condomínios inadimplentes formam mercado atrativo para fintechs

Natal/RN 16/11/2021 – Pessoas perderam seus negócios e seus empregos na crise da Covid-19 e enfrentam problemas para honrar seus compromissos, situação que se reflete nos condomíniosPesquisas como a do portal SindicoNet indicam que cerca de 20% dos condôminos têm dificuldades para manter taxas em dia

Fontes do mercado indicam que a inadimplência condominial no Brasil é um problema presente. O Censo 2021 realizado pelo Portal SíndicoNet deu números a esse quadro, ao apontar recentemente que 20,5% das pessoas residentes em sistema de condomínio admitiram ter problemas para pagar suas taxas regularmente, desde o surgimento da Covid-19. Esse quadro, no entanto, acabou gerando por outro lado oportunidades para fintechs especializadas ganharem espaço, oferecendo soluções para os condomínios enfrentarem as dificuldades econômicas.

Com novas opções de crédito e serviços facilitados a partir da automação de procedimentos, as startups financeiras acenam com linhas de financiamento específicas e facilitadas para o segmento condominial. Disponibilizam ainda processos mais desburocratizados e ágeis, em comparação com bancos tradicionais.

Para o diretor da startup Orendapay, Kennedy Diógenes, há no momento uma forte demanda por esses serviços. “Verificamos a necessidade de disponibilizar soluções para simplificar a vida financeira dos condomínios, criando uma proposta de fluxo de recursos que permitisse aos síndicos planejar melhor suas contas e ao mesmo tempo sanar problemas decorrentes da inadimplência e até de outras necessidades urgentes”, explica o executivo da fintech sediada em Natal (RN).

Uma das alternativas mais indicadas por Kennedy Diógenes para dar fôlego extra a condomínios em crise financeira é a antecipação de recebíveis. “Os síndicos contam com essa opção para a recuperação das finanças que administram. Ainda mais na atualidade, em que muitas pessoas perderam seus negócios e seus empregos na crise da Covid-19 e enfrentam problemas para honrar seus compromissos, situação que se reflete nos condomínios”, destaca ele.

Nos tribunais

O gestor da Orendapay indica ainda que a disponibilização de alternativas para a resolução das questões financeiras evita conflitos entre condomínios e moradores, sobretudo na esfera judicial. Este é outro efeito colateral da crise no segmento. O Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) revelou recentemente ter registrado, em agosto passado, um aumento de 6,7% nas ações apresentadas por condomínios por falta de pagamento das taxas administrativas. O dado é tido como um termômetro para todo o país.

Kennedy Diógenes, porém, mostra-se otimista quanto ao futuro próximo. Sobretudo porque considera que a inadimplência é um problema que não interessa a ninguém alimentar. Nem ao condomínio, que fica sem poder manter o cumprimento de suas responsabilidades, nem ao morador, que fica sujeito a sanções que em último caso podem levá-lo a perder seu imóvel para cobrir a dívida, observa ele. “Em resumo, o acúmulo de dívida condominial prejudica a todos. É um inquilino com o qual ninguém quer contar e que pode ser despejado com o crédito facilitado das fintechs”, complementa.

 

Website: http://www.orendapay.com.br



Ações para descarte de lixo eletrônico crescem no Brasil

Porto Alegre – RS 16/11/2021 – Geralmente, a pessoa que foi intoxicada com metais pesados apresenta sinais e sintomas como fadiga crônica, dor de cabeça, queda hormonal e cansaçoAcordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos prevê que empresas instalem mais de 5 mil postos de entrega voluntária no país até 2025; especialista alerta sobre os riscos à saúde ocasionados pela exposição a estes objetos

O debate sobre o descarte correto e a necessidade da reciclagem de lixo eletrônico tem ganhado força nas últimas semanas em diferentes localidades do país, impulsionado pelo Dia Internacional do Lixo Eletrônico – celebrado pelo terceiro ano seguido no último dia 14 de outubro. A data visa promover a conscientização da população sobre a necessidade de que geradores elétricos, como pilhas e baterias, e aparelhos eletrônicos dos mais diversos tipos e tamanhos sejam enjeitados de forma adequada. Dentre os riscos causados pela exposição excessiva a lixos eletrônicos não descartados, guardados indevidamente no ambiente doméstico, estão a possibilidade de contaminação por metais pesados que compõem estes objetos.

Nesse sentido, ações governamentais como a “Natal Limpa e Sustentável”, promovida pela prefeitura da capital potiguar, que tem instalado pela cidade coletores de eletroeletrônicos; e a recente inauguração da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, no Rio de Janeiro, junto a outros 271 pontos de entrega voluntária (PEV) para o descarte correto destes objetos em todo território fluminense; somam-se a outras iniciativas de empresas de telefonia, como Telefónica e Vivo, e de ONGs e associações voltadas à logística reversa de lixo eletrônico, como a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodoméstico) e a Green Eletron, entre outras.

Políticas públicas e iniciativas governamentais

Tais iniciativas vão ao encontro de políticas públicas elaboradas ao longo dos últimos anos para que o país avance na questão da sustentabilidade e na promoção da logística reversa para o lixo eletrônico gerado no país. 

Em 2019, foi firmado o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos, um documento complementar à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), elaborado pelo governo federal e pelas entidades representativas do setor eletroeletrônico e formalizado pelo Decreto Federal nº 10.240/2020. 

Institui-se, com isso, metas para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a quantidade de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) a serem instalados, o número de cidades atendidas e o percentual de aparelhos eletroeletrônicos a serem coletados e destinados corretamente.

Em um país que ocupa a quinta posição global na geração de lixo eletrônico, com uma população que descartou, apenas em 2019, de acordo com relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos, com uma taxa de reciclagem de menos de 3%, tais ações são, portanto, urgentes. 

Além disso, necessidade da maior conscientização desta questão por parte da população também é de extrema importância: de acordo com a pesquisa “Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021”, realizada pela Green Eletron em parceria com a empresa Radar Pesquisas e divulgada no início de outubro, a maior parte dos brasileiros (87%) guarda algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa por mais de 2 meses e 25% da população nunca levou seus resíduos eletrônicos até um ponto de coleta.

Lixo eletrônico e metais pesados

A manutenção de lixo eletrônico, como pilhas, baterias, lâmpadas e antigos aparelhos de celular em casa, de acordo com especialistas da área de saúde, pode gerar exposição a metais pesados potencialmente danosos à saúde. 

Um Informe disponibilizado pela ONG E-Letro, que atua na recuperação e reciclagem de aparelhos eletrônicos, dá conta que em um aparelho celular são encontrados metais como cobre, ferro, alumínio, ouro, prata, paládio, estanho e berílio, além de outros, considerados pesados e contaminantes, como níquel, cromo, cobalto, chumbo, cádmio, arsênio e o mercúrio.

De acordo com o Dr. Jeferson Molina, responsável pela empresa Quantic Health, a exposição a estes metais pesados podem causar danos aos sistemas neurológico, muscular e esquelético; ao trato cardíaco e respiratório; e a diversos órgãos e vísceras do corpo humano. 

“Em um primeiro contato, a pessoa não sente os sintomas, mas eles vêm dando sinais com o passar do tempo”, afirma o especialista. “Geralmente, a pessoa que foi intoxicada com metais pesados apresenta sinais e sintomas como fadiga crônica, dor de cabeça, queda hormonal, cansaço, indisposição, dor de cabeça, náusea, vômitos, diarréia, entre outros”.

Dr. Molina acrescenta, ainda, que a toxicidade destes metais pode levar a doenças como neurodegeneração do sistema nervoso, anemia, alzheimer, Parkinson, insuficiência renal crônica e câncer, entre outras enfermidades. 

Tais riscos à saúde oferecidos pela exposição a metais pesados presentes em lixos eletrônicos acendem, portanto, o sinal de alerta sobre uma questão que tem pouco esclarecimento por parte da população. De acordo com a já citada pesquisa Green Eletron, apesar de 87% dos brasileiros já ter ouvido falar falar em lixo eletrônico, um terço (33%) acredita que esse lixo está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos, por exemplo.

O caminho a ser percorrido já está traçado: o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos prevê que, de forma individual ou coletiva, as empresas instalem, gradualmente – de 2021 até 2025 -, mais de 5 mil PEVs nas 400 maiores cidades do país, coletando e destinando corretamente o equivalente em peso a 17% dos produtos colocados no mercado em 2018, ano definido como base.

Para mais informações, basta acessar: http://jefersonmolina.com.br/site/

Website: http://jefersonmolina.com.br/site/



Vendas de Natal devem aumentar 7x mais nos e-commerces do que no varejo

Maringá, PR 16/11/2021 – Pesquisas indicam que as vendas de Natal devem crescer 4,3% no comércio varejista e 30% no comércio eletrônico em relação a 2020

Devido a datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o fim de ano é um período bem agitado para os comerciantes. Para o Natal deste ano, a expectativa é que as vendas movimentem R$ 34,3 bilhões no varejo, representando um aumento de 4,3% em relação ao ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Confederação calculou ainda que 73,1 mil trabalhadores temporários devem ser contratados, o que representa um crescimento de 10% em comparação ao ano de 2020, em que 66,7 mil postos de trabalho foram criados.

Em relação às lojas virtuais, as expectativas também são boas. Um relatório da Mastercard apontou que o comércio eletrônico teve um crescimento de 75% no final do ano passado e que, recentemente, os e-commerces brasileiros ganharam 13 milhões de novos consumidores. Segundo a EbitNielsen, deve haver uma alta de 30% com as vendas de Natal deste ano, com um faturamento de até R$ 3,38 bilhões. 

De acordo com um levantamento da Mastercard SendingPulse, os setores que mais se destacaram no comércio eletrônico no Natal de 2020 foram drogarias, móveis e eletrônicos. O crescimento do ticket médio foi de 13,4%, resultando em uma média de R$ 462 gastos.

Para se destacar e conseguir se incluir dentro dessas expectativas, o sócio-fundador da Digimax AdTech, Douglas Cardoso, explica que é preciso aplicar as estratégias certas. “Entender o comportamento do público-alvo e investir em campanhas de marketing nos mais diversos canais do meio on-line é fundamental, pois a marca precisa estar presente no momento da decisão de compra do consumidor. O ideal é contratar uma empresa especializada no assunto”, diz o especialista.

Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/



Consultoria de redes sociais é opção para empreendedores

Arujá – SP 16/11/2021 – As empresas que ainda não desenvolveram a expertise têm buscado consultorias especializadas a fim de iniciar a atuação nas redes sociaisSete em cada dez negócios atuam nas plataformas, aplicativos ou na web; especialista traça um panorama dos negócios nas redes sociais

Enquanto para uns, as redes sociais digitais são um lugar de diversão, para outros é ambiente de trabalho. Segundo a 9ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus”, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), sete em cada dez negócios atuam nas plataformas, aplicativos ou na web. 

Para os empreendedores, os investimentos nas redes sociais têm uma explicação: 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas redes sociais, conforme estudo do PoderData, realizado entre os dias 11 e 13 de outubro.

Segundo a entidade, 22% dos entrevistados ficam on-line de 1 a 3 horas; 16%, de 3 a 5 horas; 7% gastam mais de 5 horas; 35% passam até uma hora por dia; e apenas 19% afirmaram que não usam as redes.

Na análise de Camila Cristiane Silveira, palestrante, mentora, treinadora corporativa e responsável pelo Métodoi9 – que atua com mentoria e consultoria para empreendedores que buscam expandir suas vendas no mercado digital -, os números demonstram que as redes sociais ocupam um lugar importante na vida dos brasileiros, razão pela qual devem ser a prioridade para os empreendedores.

Silveira, que também é presidente da Empresa Terra Brasil e Braesi e diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil, destaca que “as empresas que ainda não desenvolveram a expertise necessária têm buscado consultorias especializadas a fim de iniciar a atuação nas redes sociais”.

Especialista traça um panorama dos negócios nas redes sociais

Segundo a especialista, os empreendedores devem considerar que empresas de qualquer ramo devem estar onde o consumidor está. Ela cita dados de um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido – que compilou indicativos da Hootsuite e WeAreSocial -, demonstrando que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza as redes sociais, com uma média de 3h42 por dia conectados, logo atrás das Filipinas (4h15) e Colômbia (3h45).

De acordo com o balanço, já são mais de 150 milhões de usuários no país, sendo que o YouTube vem em primeiro lugar, sendo acessado por 96,4% das pessoas, seguido pelo WhatsApp (91,7%), Facebook (89,8%) e Instagram (86,3%). Outros apps, como TikTok e Telegram são utilizados por 47,9% e 29,4% dos usuários, respectivamente. 

Para Silveira, embora os números sejam animadores, estabelecer uma presença on-line pode configurar um grande desafio, especialmente para PMEs (pequenas e médias empresas).

“Quem está à frente de negócios menores tem que lidar todos os dias – muitas vezes sozinho, ou com uma equipe enxuta – com uma série de desafios. Em geral, é o próprio dono do negócio quem tem de abrir e fechar a empresa, fazer compras, gerenciar as contas a pagar e a receber, fazer o atendimento ao cliente, executar o produto ou serviço, providenciar a entrega, entre outros pontos, o que pode causar uma sobrecarga. Neste sentido, contratar uma consultoria para redes sociais pode ser uma boa alternativa”, afirma.

A responsável pelo Metodoi9 explica que, com uma consultoria, o empreendedor aprende, entre outras coisas, como atuar nas plataformas de forma assertiva, utilizando atitudes semelhantes às empregadas em uma loja física. 

“Diariamente, as marcas podem utilizar redes como o Instagram para dar um ‘bom dia’ no stories, exatamente como nas lojas físicas; organizar a vitrine com os produtos ou serviços que têm de melhor em seu feed; e sorrir no reels, de forma descontraída, demonstrando para os clientes que a empresa está presente 24 horas por dia, já que a loja ‘muda de turno, mas não fecha”’, afirma.

A especialista destaca que, antes da pandemia, os brasileiros já haviam entendido que, para além de um espaço de entretenimento, as redes sociais são uma ferramenta importante para pesquisar sobre marcas ou produtos, conferindo o engajamento das empresas nas plataformas.

“Agora, esta tendência deve se fortalecer. Por isso, é importante que as empresas criem contas em todas as redes e desenvolvam uma base sólida no meio digital, pois sem esta a retomada pós-pandemia pode se tornar um processo lento”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/camilasilveiraoficial/

Website: https://www.instagram.com/camilasilveiraoficial/



Personalização de produtos artesanais pode ser diferencial

São Paulo – SP 16/11/2021 – Os artesãos ficam à margem das grandes redes de varejo, motivo pelo qual os empreendedores do segmento procuraram formas alternativas de vendasCom modalidades que vão de crochê à pintura, o mercado de artesanato movimenta cerca de 50 bilhões por ano no país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019. Segundo o estudo, o setor envolve 8,5 milhões de pessoas e representa cerca de 3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A relevância de tal segmento da economia para a sociedade foi evidenciada em um evento realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, em Brasília: a 14ª Edição do Salão do Artesanato reuniu obras de 500 artesãos de todo país.

Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas) demonstra que, ao contrário de outros setores, o artesanato soube reagir à crise de Covid-19. Durante a pandemia, os empresários da modalidade foram os que mais usaram o WhatsApp como ferramenta de venda (92%), entre todos os segmentos da economia.

Os indicativos apontam que os pequenos negócios do ramo ocupam a segunda posição com o lançamento de novos produtos ou serviços e com o uso de meios digitais (aplicativos, web e redes sociais) para buscar vendas. Segundo o estudo realizado em novembro de 2020, 83% dos entrevistados já utilizavam as ferramentas digitais, logo atrás dos negócios de moda (84%).

Ana Sato, da UniDoll, loja on-line de bonecas ultrarrealistas (os chamados “bebês reborn”), acredita que os pequenos, médios e grandes empresários do setor estão na vanguarda das vendas digitais.

“Muitas vezes, os artesãos ficaram à margem das grandes redes de varejo, motivo pelo qual os empreendedores do segmento sempre procuraram formas alternativas de anunciar e vender seus produtos. Assim, as medidas de quarentena e isolamento social não representaram um forte impacto para o setor”, explica.

Consumidor de artesanato busca personalização

Na visão de Sato, o caráter artesanal de um brinquedo pode agregar um valor intangível ao produto, não verificado em objetos que têm produção industrial. Para ela, a inclusão do trabalho manual e artesanal no processo de confecção incorpora muito mais à peça por conta da exclusividade e escassez dos recursos.

A título de exemplo, ela destaca que um bebê reborn é um boneco artesanal criado por um artista para se parecer com um bebê humano, com o máximo de realismo possível. Segundo a especialista, a técnica surgiu na Europa, na Segunda Guerra Mundial, com a escassez de suprimentos e a necessidade de reformular bonecas, em meio a recursos limitados.

“Cada vez mais, o público busca produtos exclusivos, como os bebês reborn. Com diversos players no mercado, sobretudo por conta da internet que potencializou novos entrantes no comércio varejista, é muito mais fácil para o consumidor final ter acesso à informação e comparar as lojas e produtos. Dessa forma, qualquer detalhe que torna o item ou loja diferentes dos demais é um ‘plus’”, afirma.

Segundo pesquisa realizada pela WGSN (Worth Global Style Network), empresa global de previsão de tendências com sede em Nova York, em parceria com o Google Trends, os consumidores buscam cada vez mais produtos personalizados na internet.

Sato afirma que, independentemente do perfil do cliente – que vai de pais que buscam presentear os filhos, ou mesmo adultos que compram o objeto para si mesmos -, a cada dia cresce a necessidade de personalização das bonecas reborn.

“O consumidor está em busca de um bebê único, com aspectos físicos, cabelos e traços singulares, e recorre a um produto artesanal, como um boneco reborn, porque este entrega cada um desses objetivos. Este é o diferencial do trabalho artesanal: ir na contramão dos produtos fabricados em uma linha de montagem industrial, largamente distribuídos em redes de varejo” conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.unidoll.com.br/

Website: https://www.unidoll.com.br/



Pesquisa indica que número de anúncios de vagas que pedem vacinação aumentou mais de 500% no Brasil

A pandemia de Covid-19 atingiu em cheio o mercado de trabalho, que já tentava se recuperar de um cenário difícil antes mesmo da crise sanitária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 14,7% no primeiro trimestre de 2021, a maior desde o início da série histórica em 2012. Em julho, o número recuou para 13,7%, correspondendo a mais de 14 milhões de pessoas buscando emprego.

Com o avanço da imunização, uma das soluções encontrada por muitos empregadores para tentar evitar novas contaminações nos ambientes de trabalho foi passar a exigir o certificado de vacinação contra a Covid-19 para novos contratados. Dados do Indeed mostram que apesar de ainda representar uma parcela pequena entre todos os anúncios de vagas no site, menos de 1% mencionam a necessidade de vacinação, o número de anúncios na plataforma que requerem a vacinação dos candidatos subiu 515% de agosto para outubro. 

Em agosto eram 91 anúncios por milhão, em setembro o número saltou para 327 por milhão e em outubro o Indeed detectou 560 anúncios de vagas por milhão que mencionavam a exigência de vacinação, sem necessariamente explicitar “Covid-19” na descrição da vaga.

Já os anúncios que explicitamente mencionam a vacinação contra Covid-19 subiram 894% entre agosto e outubro na plataforma. Em agosto eram 32 anúncios de vaga por milhão com a menção a vacina de Covid-19, em setembro eram 154 por milhão e em outubro o número saltou para 318 anúncios de vaga por milhão mencionando a exigência da vacina de Covid-19.

Metodologia
As vagas que exigem vacinação foram definidas com lista de termos como “vacinação obrigatória” e “carteira de vacinação” no Brasil. Em alguns casos, a COVID-19 não é explicitamente especificada. Também foram levantadas vagas que exigem obrigatoriedade usando uma lista de termos que explicitamente se referem a COVID-19, tais como “vacinação contra COVID” e “cartão de vacina contra covid” no Brasil. 

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Mercado de viagens corporativas se prepara para 2022 com novas tendências

São Paulo, SP 16/11/2021 – Os clientes também não aguentam mais participar somente de eventos online ou híbridos.Em setembro, o setor registrou 96% de aumento no faturamento, se comparado ao mesmo período de 2020.

Com o freio provocado pelo novo Coronavírus, um dos primeiros setores a sofrer as consequências foi o de viagens. Em 2020, entre março e novembro, o mercado de eventos e viagens corporativas amargou um prejuízo de R$ 49 bilhões, segundo dados da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). A boa notícia é que o mercado já vê uma luz no fim do túnel. A recuperação foi observada no último relatório trimestral da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Em setembro, o setor registrou 96% de aumento no faturamento, se comparado ao mesmo período de 2020. Foram injetados R$ 453,4 milhões na economia.

Em média, o brasileiro que viaja por essa modalidade está acostumado a fazer de duas a três viagens nacionais de negócios por ano, com duração média de dois a três dias e gastos entre R$ 1.000 e R$ 3.000 por viagem. A pesquisa Insights para o Turismo – Viagens Corporativas, da TRVL Lab Elo, lançada, em 2020, por uma das principais empresas brasileiras de tecnologia de pagamentos, mostra ainda que 61,59% dos entrevistados pensam que viajar a trabalho é essencial para a realização de negócios. Outro dado relevante é o de que 70% daqueles que viajam a serviço gostam de conhecer lugares novos a partir dessa oportunidade. Neste período, também houve aumento do turismo de negócios atrelado ao turismo de lazer, ou bleisure. Cerca de 42,8% dos turistas corporativos disseram querer conhecer um novo lugar durante uma viagem a trabalho.

Ainda que as condições sanitárias estejam dando sinais cada vez mais satisfatórios, em função da vacinação em massa da população, é cada vez mais notória a necessidade de adaptação às novas formas de turismo corporativo, uma vez que a pandemia impôs às empresas e seus colaboradores a adoção do uso de plataformas digitais e a flexibilização das jornadas de trabalho, com consequente diminuição nos custos e praticamente sem impacto na produtividade. Afinal, o cenário pós-pandemia vem ditando novas regras em diversos setores da sociedade e não será diferente no mundo corporativo.

De acordo com o diretor de vendas de uma empresa especializada em viagens corporativas, Adriano Nagao Schissatti, o setor já vem se preparando para o desafio. “O agente de viagem se reinventa a todo momento e sempre se pergunta qual será o seu papel no novo cenário. Hoje, é o cenário cada vez mais online. E o que muda? No meu entendimento, o mercado exigirá que as agências de viagens corporativas, chamadas de Travel Management Company (TMC) ou Travel Management Technology (TMT) canalizem seus esforços em soluções online que melhorem a experiência dos clientes e viajantes, entregando uma solução completa do começo ao fim”, explica.

Segundo ele, as agências no formato TMC e TMT vêm sendo desafiadas positivamente pela entrada recente das novas Travel Techs, ou seja, empresas de tecnologia ou startups que atuam na intermediação de viagens, turismo e mobilidade. “Vejo todo esse movimento como algo muito bom, já que obrigará ações rápidas das TMCs em benefício do cliente final”, completa.

Potencial para retomada segura das viagens a negócio pós pandemia

De acordo com levantamento de uma plataforma de viagens, 23,9% dos entrevistados afirmaram que as viagens corporativas retornam até o fim deste ano. Outros 14% informaram que as viagens corporativas já voltaram. O levantamento também mostrou que 45,1% dos entrevistados gostariam de um emprego onde tenham a possibilidade de viajar.

“Tivemos muitas mudanças com a pandemia, como a implementação do home office de forma mais abrangente. Profissionais se preocupando cada vez mais com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, valorizando estar mais tempo com a família. Mas, por outro lado, os clientes também não aguentam mais participar somente de eventos online ou híbridos. Pesquisas recentes mostram que os viajantes querem voltar a viajar, querem estar em eventos presenciais, fazer negócios e se manter ativos e presentes, retomando contato mais próximo com seus clientes e fornecedores”, ressalta Schissatti.

Com mais de 26 anos atuando no setor de aviação, turismo corporativo, turismo de lazer, feiras, congressos e eventos de grande porte, o profissional reforça que é preciso estar preparado para esse “novo cliente”, com aperfeiçoamento constante. “E se todas estas estimativas de retomada mudarem novamente por conta de uma nova cepa ou outra crise financeira? Bem, considero que o agente de viagem nasce se adaptando e se reinventando a cada novo cenário. E se mudar, tudo bem, seguimos em frente!”, reforça.



Art Tattoo Expo terá os maiores tatuadores e body piercings do Brasil

Recife 16/11/2021 – Os vencedores têm acesso a diversos prêmios, inclusive o grande troféu, feito pelo artista plástico Ale Amorim.Riomar Shopping no Recife recebe de 17 a 21 de novembro a Art Tattoo Expo com mais de 200 expositores

Estima-se que mais de 80 milhões de brasileiros tenham algum tipo de tatuagem. Um mercado que movimenta milhões e só não é maior que o dos Estados Unidos. Somente em Pernambuco são mais de 700 estúdios de tatuagem e piercing. No Nordeste, o número chega a três mil estabelecimentos. Um mercado que, segundo o Sebrae, cresce 25% ao ano. Pensando em capacitar ainda mais a mão de obra do setor e dar visibilidade ao mundo da tattoo como uma cultura artística, o Riomar Shopping no Recife recebe de 17 a 21 de novembro a Art Tattoo Expo com mais de 200 expositores. A expectativa é de um público de mil pessoas.

Os mais renomados tatuadores do país e body piercings conduzem workshops para capacitar a mão de obra de um dos mercados mais promissores no Brasil. O evento segue todos os protocolos de biossegurança de prevenção da Covid-19.

Além das exposições, a Art Tattoo Expo abre espaço para uma competição com mais de 20 categorias distintas, desde Black Work, Pontilhismo, Fine Line, Old School, tribal, entre outros, até as categorias de Piercing Simétrico, Harmônico e melhor procedimento. Os vencedores têm acesso a diversos prêmios, inclusive o grande troféu, feito pelo artista plástico Ale Amorim.

Para dar início aos workshops, Deyse Jay, Ronaldo Sampaio e Eliane Sampaio chegam com um seminário educativo presencial, o Pro Piercing League, nos dias 17 e 18 de Setembro. Dando continuidade, na quinta feira (18), Eduardo Maziero traz a teoria e a prática do Preto e Branco, com dicas de materiais a serem utilizados, escolha de referências, como encarar o processo criativo, a edição de imagem, além da aplicação da escala cinza e esclarecimento de dúvidas sobre profundidade, textura e saturação de pele. 

Na sexta feira (19), o workshop sobre Aplicação Colorido fica sob o comando de Rodrigo Koala, falando sobre agulhas, tintas, voltagem, anatomia, biossegurança e muito mais. Não podendo faltar as técnicas da aplicação sólida, a passagem de tons, texturas e aplicação do branco.

Fechando a rodada de workshops, o Full Color com Tin Machado no sábado (20), trazendo a teoria e a prática sobre entendimento da ideia do cliente, os métodos de design, tanto à mão quando no Ipad, localização e fluidez no corpo, contrastes estêncil, a aplicação de cor, além de técnicas de textura, negativos e técnicas de efeitos. 

Todos os workshops acontecem das 10h às 17h. A Art Tattoo Expo é uma realização da Insight Feiras & Negócios, Beauty dreams cosmética, Panta Neoskin e Big Z Convenções com patrocínio da iPlace e Blade Energy, além do apoio do Ateliê 0630, Indústrias Becker, Asseptgel, Corun, Ale Amorim sculptor, Sebrae/PE, Alpha Plast, Prefeitura de Recife, Brascon, Água mineral Diamante Azul e Top cenografia.

Website: https://www.arttattooexpo.com.br



USP Diversidade realiza ações de saúde em atenção à Consciência Negra

O Programa USP Diversidade promove no próximo dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, ações gratuitas de saúde abertas à população em geral. As atividades acontecerão no Centro  Maria Antonia, que também é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e está localizado na região central da cidade de São Paulo.

Serão realizados testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, aferições da pressão arterial, dosagens de glicemia, oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19, além da distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual em parceria com Instituto Cultural Barong.

“A ação USP Diversidade e Saúde da População Negra tem o objetivo de alertar para a necessidade de ações e políticas públicas mais específicas a partir de uma data tão importante no calendário nacional que é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra”, afirma a coordenadora do programa, Ana Paula Morais Fernandes.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados em 2018 alertam que os negros têm a maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil. São casos como hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e mortes maternas e infantis. “Não se trata de uma população doente, mas com maior vulnerabilidade provocada por fatores sociais de saúde ou baixas condições sanitárias”, complementa a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

SERVIÇO
USP Diversidade e Saúde da População Negra
Quando: 19 de novembro (sexta-feira) das 10 às 16 horas.

O quê: Testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis; aferições da pressão arterial; dosagens de glicemia; oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19 e distribuição de materiais educativos  e kits de saúde sexual.

Quanto: gratuito e aberto a todos, com atendimentos por ordem de chegada.

Onde: Centro Maria Antonia da USP. Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo-SP (perto das estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do metrô)

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Natal Sustentável é tema em 2021 com alta procura de embalagens biodegradáveis

Ferraz de Vasconcelos – SP 16/11/2021 – Acreditamos que o tema sustentabilidade não se trata de uma tendência e sim, uma visão de futuroEstudo aponta expectativas de compras de presentes para o Natal 2021 com prioridade de consumo de embalagens recicláveis e personalizáveis entre as classes A, B e C.

Com contagem regressiva para o Natal 2021, os comércios já estão se preparando para as vendas de presentes. Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise,  revela que 33% dos brasileiros têm a intenção de investir dinheiro em presentes de Natal. 

O levantamento também indica que 59% dos brasileiros já estão realizando trabalhos informais para terem recursos o suficiente para comprar a quantidade de presentes desejada. O interesse é maior entre as mulheres (64%) e pessoas das classes C, D e E (68%).

A empresa Conversion entrevistou 400 pessoas neste ano e concluiu que 86,04% dos consumidores pretendem antecipar suas compras de Natal durante o período de Black Friday 2021. Dos entrevistados, 55,84% afirmaram que vão presentear seus cônjuges e 55,27% pretendem presentear os filhos.    

E como os presentes de Natal dependem de embalagens atrativas aos olhos do consumidor, a Radar Pesquisa realizou um estudo, cujo nome é Natal Sustentável. A apuração foi feita com 800 pessoas das classes A, B e C em todo o Brasil. 

O estudo aponta que 73% dos brasileiros dizem ficar incomodados com a quantidade de lixo produzida só com a montagem do presente dentro de uma embalagem e 86% acreditam que o uso de materiais reciclados nas embalagens agregaria mais valor ao presente.

“Olhando para este perfil de consumidor brasileiro, a gráfica FuturaIM desenvolveu ao longo deste ano novas categorias de embalagens personalizadas em papéis sustentáveis. Acreditamos que o tema sustentabilidade não se trata de uma tendência e, sim, uma visão de futuro”, afirma Wellington Luiz, diretor comercial da gráfica online FuturaIM. 

Diante da apuração da Radar Pesquisa, o que se observa é que 83% dos entrevistados enxergam uma embalagem mais simples como uma alternativa para surpreender o presenteado, enquanto 53% faz questão de investir em uma decoração mais elaborada. 

Dentro desta análise, 31% acredita que quanto mais material na embalagem melhor e 13% usam papel kraft e cordão em seus embrulhos. Isso inclui sacolas, tags, adesivos e postais para complementar a apresentação da lembrança. Além disso, existe uma média de compra de presentes para cada classe social que foi apontada pela Radar Pesquisa:

  • 9 Presentes (Classe A);
  • 7 Presentes (Classe B);
  • 5 Presentes (Classe C).

Outro ponto a observar com este estudo é que 93% das pessoas disseram que estariam dispostas a elogiar uma loja para amigos e familiares se percebessem que o estabelecimento se preocupou em elaborar uma embalagem de presente mais sustentável. 

“É por isso que neste ano investimos mais de 30% do nosso caixa em substratos eco-friendly para a fabricação de embalagens, sacolas e outros tipos de materiais gráficos 100% recicláveis, pois o consumidor está cada vez mais consciente sobre as questões ambientais”, complementa Wellington Luiz. 

A análise da Radar comprova que os locais que mais investem em embalagens para presentes são:

  • Shoppings centers (42%);
  • Lojas de rua (26%); 
  • Sites nacionais (17%);
  • Feiras artesanais e bazares (2%).    

Por fim, a Radar também constatou que 50% dos entrevistados desta pesquisa concordam que o estabelecimento deve fornecer uma embalagem; 45% aceitam a embalagem de presente da loja somente se for atraente e 51% diz que as embalagens personalizadas com as marcas das lojas valorizam o presente.  

“Está aí a importância de fazer um investimento em embalagens de qualidade e customizadas que sejam atrativas, além de não abrir mão das opções que permitem a personalização da marca da loja, já que o consumidor também valoriza esse detalhe”, finaliza o diretor. 

Website: https://www.futuraim.com.br/



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