Home Blog Page 1283

É preciso estratégia para elaborar o orçamento de Tecnologia do próximo ano

Por Saulo Meneghini *

Fim de ano é a hora de cada departamento da empresa começar a prever as iniciativas, investimentos e os resultados que pretendem alcançar no próximo ano. A pandemia do covid-19 deu uma chacoalhada no mercado. Quem estava procrastinando realizar a transformação digital teve que correr atrás do prejuízo para não ficar para trás da concorrência ou encerrar as atividades, como aconteceu com muitas empresas. O IDC previu um crescimento de 7,1% nos investimentos de TIC no início deste ano, mas um estudo recente previu um crescimento de 11% do mercado de TI corporativa até o final de 2021.

Esses números refletem que a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem cada vez mais assumido um papel operacional estratégico e de protagonismo para o crescimento dos negócios. Mas é importante conseguir calcular com precisão os gastos da sua operação para não perder dinheiro com investimentos desnecessários ou ter que correr de última hora com alguma ação para justificar aquele budget residual da área. Mas como planejar de forma estratégica o orçamento da área de tecnologia para o próximo ano?

Pensando nisso, elencamos dicas importantes na construção estratégica de investimentos quando estamos falando de TI.

1) Conheça as demandas internas que já existem e os custos delas
A criação de um baseline de custo da sustentação do negócio é fundamental e deve ser o norte para as análises de futuras iniciativas, evitando assim investimentos desnecessários e redundantes. Ela permite o controle e entendimento dos recursos disponíveis e seus ciclos de vida, podendo traçar um plano eficiente de otimização de processos e automatização de tarefas, liberando o recurso humano para atividades de maior valor.

2) Faça um levantamento sobre novas iniciativas em cada área e as metas de crescimento do negócio
A TI não é a área que aprovará ou declinará iniciativas, mas com base no conhecimento do ambiente tecnológico atual e o quanto ele tem de capacidade, poderá avaliar e sugerir novos investimentos, contratações ou realocações de recursos para atender, sem impactos negativos, cada uma das ações que outras áreas estejam planejando como o Marketing, por exemplo. Esse não é um processo fácil e deve ser participativo de todos os lados. Todos devem estar cientes de que essa união precisa existir em prol das metas serem alcançadas.

3) Separar e detalhar o custo dos recursos para cada projeto
É preciso transparência nos custos de cada um dos recursos existente ou necessário para determinada iniciativa. Assim como nos negócios, saber detalhadamente as informações e custos de determinado recurso faz a diferença no seu poder de negociação e tomada de decisão, transformando a TI em apoiadores nas iniciativas de cada área de maneira mais assertiva, com números e argumentos.

4) Administração e revisão periódica
Quando falamos em previsões e estimativas sabemos que nem sempre acontece como o planejado, o ano de 2020 foi um belo exemplo disso. A pandemia fez as empresas reverem seus orçamentos e impactou diretamente a TI, que precisou trabalhar rapidamente para colocar força de trabalho em home office, ou então, aumentar a capacidade dos servidores para sustentar o acesso remoto por meio de VPNs.

Com a revisão e avaliação orçamentária é possível otimizar os investimentos em um momento de crise e permite agir de maneira mais assertiva, focada e principalmente com menores chances de erro.

O importante em cada fase é sempre alinhar os investimentos e custos com o negócio e construir métricas que sustentem o valor planejado. Desta forma o time que irá avaliar o orçamento entenderá as causas e consequências de cada investimento ou corte.

Com essas dicas, seu planejamento de investimentos em TI será criado de maneira mais equilibrada e continuarão sendo grandes agentes de inovação e suporte às áreas do negócio em 2022.

* Saulo Meneghini é CEO da Pinpoint

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


FICO aponta 5 tendências tecnológicas para 2022

Diante da nova realidade imposta pela era pós-pandemia, a FICO, líder mundial em software de análise preditiva, ouviu ao longo deste ano milhares de clientes de todas as regiões, de diversos setores, além de conduzir pesquisas e estudos para identificar as cinco principais tendências tecnológicas emergentes para 2022 – fundamentais para que as empresas se preparem para oferecer as melhores experiências digitais a seus clientes.

 “Ter o cliente no centro é um dos principais levantamentos do estudo, além do uso de dados para ser possível ter uma melhor estratégia de oferta de produtos e serviços aos clientes. Sabemos que a pandemia acelerou a transformação digital e aquelas empresas que não têm uma estratégia robusta de digitalização e utilização de dados centrada nos clientes, ficarão para trás. A transformação digital não é mais uma realidade, mas sim uma necessidade para as empresas continuarem competitivas no mercado”, afirma José Augusto Gabizo, presidente da FICO América Latina e Caribe.

 Conheça abaixo as tendências obtidas que devem nortear a transformação digital das principais indústrias em 2022:

Criação de uma experiência unificada: mapeando toda a jornada do cliente
Para proporcionar uma experiência verdadeiramente unificada aos clientes, é necessário mapear a jornada completa do cliente e oferecer uma experiência integrada em todos os canais.  Para isso a utilização de dados precisa ser cada vez mais ágil, com capacidade de tomada de decisões em tempo real, sensível a cada eventual mudança de comportamento do cliente ao longo da jornada.

Com 89% das marcas priorizando experiências digitais voltadas para o cliente, de acordo com o Gartner, é fundamental que bancos e o próprio varejo se reorganizem para que os canais de atendimento estejam conectados, pois diante da economia digital é muito comum, por exemplo, um cliente iniciar uma interação com o banco por meio de aplicativo via telefone celular, finalizá-lo no computador e visitar uma agência bancária onde os funcionários têm esses dados em tempo real no sistema.

Investimento em infraestrutura Tecnológica: adoção de plataformas tecnológicas mais robustas, gerando agilidade e inteligência para todas as áreas da companhia
Quando se trata de serviços bancários, os dados por si só não representam a única alternativa para tomar as melhores decisões do negócio – é preciso conhecimento. “Com a adoção de uma plataforma digital de tomada de decisões unificada, é possível oferecer agilidade às organizações, permitindo a tomada de decisões inteligentes, além de proporcionar a integração de dados e análises para identificar e proteger a empresa e seus clientes contra possíveis fraudes” destaca Gabizo.

De acordo com a Forrester Research, em 2022, está previsto que um quarto dos bancos aumentem seus gastos com tecnologia em mais de 10%, para aproveitar ao máximo a retomada financeira, após terem passado pela turbulência pandêmica.

Decisão mais rápida e inteligente: soluções que atendem às expectativas (cada vez mais exigentes) do cliente
A transformação digital é um caminho sem volta e daqui para frente nem tudo será sobre produtos e serviços, e sim sobre a experiência do cliente que está cada vez mais exigente.

Para ter sucesso em 2022, bancos e instituições financeiras precisam repensar a forma como fazem negócios. A tomada de decisões precisa se tornar mais orientada ao cliente e conectada. Os departamentos devem colaborar e oferecer estratégias unificadas, o que significa que as equipes de negócios e tecnologia devem trabalhar juntas. As instituições financeiras precisam garantir ambientes ágeis e capazes de dimensionar modelos de negócios na velocidade do mercado para fazerem frente à concorrência.

Aproveitar o poder dos dados: maximizando a monetização de dados de maneira eficaz e responsável
Temos mais informações do que nunca. Segundo estudos, a quantidade de dados no mundo foi estimada em 44 zetabytes no início de 2020 e até 2025, essa quantidade gerada deve chegar a 175 zetabytes. Embora grande parte das organizações tenham embarcado na jornada da transformação digital, elas ainda não conseguem extrair o máximo de valor dos dados armazenados.

Com a implantação do 5G, e de regulações como Openbanking e Openfinance, que disponibilizarão cada vez mais dados, o uso dos dados em processos de tomada de decisão tende a crescer significativamente nos próximos anos. Mas ao mesmo tempo a responsabilidade por eles se tornarão ainda mais importantes, já que todo o processo de automação precisa ser equilibrado com ética e responsabilidade social. 

“Por meio de uma melhor utilização de dados juntamente com o uso de inteligência artificial em seus processos de decisão, as instituições poderão criar experiências digitais personalizadas, para oferecer melhores produtos e serviços a seus clientes”, comenta Gabizo.

Bem-estar financeiro e educação: humanizando as experiências digitais e preocupando-se com os clientes 
Para as instituições financeiras, ser centrado no cliente significa fornecer experiências positivas e cuidar da sua saúde financeira, o que vai além da habilitação de produtos. Os bancos devem aproveitar os dados para entender como os clientes se comportam, o que os motiva e como se sentem a respeito de suas experiências. Em 2022 o foco deve ser na humanização das interações para entregar melhores experiências aos clientes.

A pandemia isolou as pessoas e incentivou o uso de canais digitais. O desafio agora será equilibrar o autoatendimento com o elemento humano. “A tecnologia que os bancos utilizam para oferecer suporte às interações humanas deve funcionar integrada em todas os canais, para garantir a melhor experiência possível para o cliente”, finaliza o executivo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


População pode solicitar documentos de mais de 12 mil cartórios em todo o Brasil pela internet

Você está em São Paulo e precisa de uma matrícula de imóvel no Ceará. Mora no Paraná e necessita da segunda via do registro de nascimento em Mato Grosso. Tempos atrás, providenciar essa papelada, nessas condições, significava se deslocar quilômetros – despendendo tempo e dinheiro. Com as soluções em tecnologia da informação, tais distâncias estão sendo eliminadas.

Plataformas que integram cartórios, viabilizando a obtenção de documentos sem viajar até o local de origem do documento, não são propriamente uma novidade. O que é, sim, um desafio recente para prestadores desse serviço é agregar à tecnologia um atendimento humanizado, de modo a tornar menos burocrática e árida a missão de obter papéis indispensáveis à vida prática.

“O mundo cartorial é marcado por relações impessoais. Procuramos humanizar essas relações”, afirma o designer de produtos da Leme Inteligência Forense, William Brepohl, empresa que tem no seu portfólio a Central das Certidões, solução que integra 12 mil cartórios em todo o Brasil. É, conforme ressalta o profissional, a plataforma do segmento com maior alcance territorial. A sede da empresa está em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, em que se estabeleceram restrições de circulação, a Central das Certidões providenciou mais de 150 mil documentos – média diária que supera, portanto, a marca de 400 papéis solicitados e entregues aos clientes. O serviço existe há 15 anos, e nesse período já foram mais de 1 milhão de certidões emitidas. Há também envios para o exterior, para destinatários em quase 200 países.

A solução acumula, como se vê, longa trajetória na praça – desde meados dos anos 2000. Até pouco tempo, era conhecida pelo nome “Cartório 24 Horas”. “Começamos por esse serviço [de integração cartorial]. A empresa cresceu, fomos para outras atividades, como a inteligência forense, e então a Central de Certidões se constituiu em um dos produtos e marcas da Leme”, explica Brepohl.

Mais do que difundir o novo nome, está na estratégia do negócio fazer o serviço ser reconhecido pela humanização do atendimento. “Está entre os nossos princípios ser a ‘ponte’ entre as pessoas e os cartórios. Nosso lema é: ‘simples’. Ponto. Nós cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo, está passando por um momento difícil. Então, temos que ouvir as pessoas. Sermos leves, mas com profissionalismo”, defende Silveira.

Além de pessoas físicas, a Central das Certidões atende pessoas jurídicas. São escritórios de advocacia, bancos, empresas em geral com rotina de grande demanda por obtenção de certidões e documentos. “Há clientes nossos, pessoas jurídicas, que chegam a retirar até 6 mil certidões em um mês”, acrescenta a diretora financeira da Leme, Jaqueline Gonçales.

De acordo com ela, certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, e ainda matrícula de imóvel atualizada e busca de bens estão entre os documentos mais solicitados, por pessoas físicas e jurídicas. Mas há uma série de outros papéis possíveis de serem providenciados. Os pedidos podem ser feitos e pagos pela internet, e a entrega, é feita ao endereço indicado pelo cliente.

Os custos, conforme sublinha a diretora financeira, variam de documento para documento, e mesmo de serviço para serviço. Há algumas situações, por exemplo, onde a busca e localização são mais complexas – demandando da Leme a contratação de um advogado na região onde está o cartório a ser requisitado. Mesmo assim, em média, o prazo de entrega ao cliente é de oito dias, pontua Jaqueline Gonçales.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


WhatsApp anuncia novo recurso para mensagens de voz

Whats

O WhatsApp acabou de anunciar uma novidade para mensagens de voz. Agora será possível pausar e/ ou escutar a gravação antes de enviá-la.

As mensagens de voz são um dos recursos mais populares para usuários do WhatsApp em todo o mundo. Elas aproximam amigos e familiares mais que uma mensagem de texto e, ao contrário de uma chamada, dão a liberdade de enviar mensagens – e ouvir – quando é mais conveniente. Elas também são a maneira mais fácil e rápida de passar uma mensagem quando você quer demonstrar alguma emoção, quando o tempo está apertado ou você está gerenciando outras tarefas, como segurar um bebê ou fazer compras. 

Agora o WhatsApp está tornando as mensagens de voz ainda melhores com o lançamento da função que permite pausar a gravação e ouvir a mensagem de voz antes de enviar – a ferramenta perfeita para você passar sempre suas mensagens corretamente.

Para celebrar o lançamento dessa atualização, montamos um guia para mensagens de voz a fim de lembrar os usuários de outros recursos úteis, como gravação com mãos livres e reprodução rápida de mensagens de voz.

Acompanhe:

Como enviar uma mensagem de voz
1.   Abra uma conversa individual ou em grupo.
2.   Toque e segure o microfone e comece a falar.
3.   Assim que terminar, remova o dedo do microfone. A mensagem de voz será enviada automaticamente.

Como gravar com as mãos livres e enviar uma mensagem de voz mais longa
1.   Abra uma conversa individual ou em grupo.
2.   Toque no microfone e deslize-o para iniciar a gravação com as mãos livres.
3.   Agora você pode remover seu dedo e gravar sua mensagem sem a necessidade de ficar pressionando o microfone
4.   Quando terminar de gravar, pressione enviar.

Como escutar a mensagem de voz antes de enviar
1.   Abra uma conversa individual ou em grupo.
2.   Toque no microfone e deslize-o para iniciar a gravação com as  mãos livres.
3.   Comece a falar.
4.   Uma vez terminado, toque no ícone de parar
5.  Toque no ícone de reproduzir para ouvir sua gravação. Você também pode tocar em qualquer parte da gravação para reproduzi-la a partir daquele ponto
6.   Toque no ícone de lixeira para excluir a mensagem de voz ou toque em enviar para concluir o envio.

Como acelerar a reprodução de mensagens de voz
1.   Clique em Reproduzir para ouvir mensagens de voz que você enviou ou recebeu.
2.   Ouça a mensagem.
3.   Enquanto uma mensagem está sendo reproduzida, você pode clicar no ícone 1x para aumentar a velocidade para 1,5x ou 2x

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Conheça 10 mitos e verdades sobre lipoaspiração

Segundo pesquisas recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Com cerca de 1,5 milhões de cirurgias ao ano, ultrapassamos os Estados Unidos e o México, em segunda e terceira posição, respectivamente. E, de acordo com os estudos, o procedimento estético mais realizado é a lipoaspiração, com 15,5% do total das cirurgias.

“Hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física regular são fundamentais para manter o peso e a saúde. No entanto, estas práticas dificilmente conseguem eliminar as gorduras localizadas. Com a lipoaspiração, é possível retirar estes acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo barriga, coxas, braços, pescoço, cintura, costas, bochechas, queixo, pernas e tornozelos”, explica o Dr. Luís Felipe Maatz, cirurgião plástico, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Porém, mesmo sendo o procedimento mais feito no Brasil, o que não falta são dúvidas e inverdades. Para esclarecer os pontos mais importantes, listamos os principais mitos e verdades sobre a lipoaspiração.

Acompanhe:

Lipoaspiração emagrece
Mito. O procedimento tem como objetivo melhorar o contorno corporal por meio da aspiração de gordura em áreas específicas. No entanto, há um decreto do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estipula que os médicos só podem retirar até 7% do volume corpóreo total do paciente. Ou seja, a cirurgia é indicada apenas para retirada de gordura localizada.

Lipoaspiração é uma cirurgia perigosa
Depende. Como qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração pode ter complicações. Mas, quando feita em um hospital com toda infraestrutura necessária, e por médicos com especialização comprovada em cirurgia plástica (com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica); a lipoaspiração possui, em geral, baixo risco.

Para realizar um procedimento com segurança, o paciente deve estar em bom estado de saúde. A cirurgia não é indicada para pessoas acima do peso, com problemas cardiorrespiratórios ou demais pré-disposições. Daí a importância de fazer todos os exames pré-operatórios, que incluem exames de sangue e cardiológicos.

Qualquer cirurgião pode realizar a lipoaspiração
Mito. Conforme regras e normas do Conselho Federal de Medicina, a lipoaspiração só pode ser feita por cirurgiões plásticos. Médicos que fizeram pós-graduação em Medicina Estética, por exemplo, não são cirurgiões plásticos. Portanto, o CFM não reconhece essa formação como especialidade.

Fica o alerta: hospitais exigem dos médicos documentos que comprovem a formação e qualificação para operarem. Os que não são cirurgiões plásticos acabam fazendo a lipoaspiração em consultórios e clínicas para burlarem essa norma, expondo a saúde e a vida do paciente.

Emagrecer antes do procedimento ajuda nos resultados
Verdade. Quanto menor for a quantidade de gordura a ser aspirada, menos agressiva se torna a cirurgia. Consequentemente, o pós-operatório poderá ser mais tranquilo, já que o edema e a retenção de líquidos serão menores.

O organismo pode repor a gordura perdida
Verdade. Na lipoaspiração, parte das células de gordura são retiradas e não retornam. Entretanto, se o paciente não adotar uma alimentação saudável e equilibrada, aliada à rotina de exercícios físicos regulares, as células de gordura que permaneceram podem aumentar de tamanho.

É possível realizar nova lipoaspiração em caso de ganho de peso
Verdade. É preciso aguardar um período de três a seis meses entre uma cirurgia e outra.

Lipoaspiração pode deixar a barriga flácida
Mito. Se o procedimento foi realizado corretamente, a pele irá retrair e não sobrará flacidez. Dependendo do caso, pode haver indicação de uma abdominoplastia, que remove o excesso de gordura e de pele, restaurando os músculos abdominais enfraquecidos ou separados e criando um perfil abdominal mais suave e harmonioso.

Lipoaspiração atenua a celulite
Verdade. Apesar de não ter essa finalidade, a lipoaspiração pode melhorar o aspecto dos indesejáveis furinhos, principalmente nos culotes, pois as traves fibrosas que retraem o tecido e formam a celulite são quebradas durante a cirurgia.

É possível fazer uma lipoaspiração após o parto
Mito. Deve-se aguardar de 6 a 9 meses após o parto para realizar qualquer tipo de cirurgia plástica.

Lipoaspiração com anestesia local é mais segura
Mito. A anestesia local é comumente usada em procedimentos de pequeno ou médio porte, como cirurgia das pálpebras, das orelhas ou correção de cicatrizes. Mas, em se tratando de uma lipoaspiração, a indicação é de anestesia geral. Apesar de muitas vezes preocupar os pacientes, as complicações com anestesia geral se tornaram mais raras por conta das inovações tecnológicas de monitoramento usadas por anestesiologistas.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Fim de semana agitado no Festival de Natal de São Paulo 2021

Prefeitura Festival de Natal Iluminação – São Paulo (SP) – 13.12.2021 – Festival de Natal SP 2021. Prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, recebe decoração natalina e projeção de luzes. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

O Festival de Natal 2021, organizado pela Prefeitura de São Paulo, tem nos próximos dias uma programação repleta de atrações para toda a família. Além da decoração no Triângulo Histórico SP e do Edifício Matarazzo, vários artistas fizeram apresentações musicais, peças de teatro, espetáculo de circo, contação de histórias e intervenções artísticas. As principais informações estão disponíveis no site.

Os próximos dias também serão cheios de atividades, começando já nesta sexta-feira, 17 de dezembro, com a performance de estátuas vidas da Sagrada Família, a partir do meio-dia, no Largo São Francisco.

No mesmo dia, às 20 horas, acontece o show “Natal Bem Brasileiro”, estrelado pelas atrizes Virgínia Rosa, Vania Bastos e Claudete Soares. Será no Teatro Arthur Azevedo (Alameda Paes de Barros, 955 – Mooca), com ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria do local.

Todo o Festival de Natal foi preparado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), e produzido pela equipe da São Paulo Turismo, com o suporte de diversos patrocinadores e apoiadores.

Fim de semana agitado
Sábado e domingo segue com intensa programação e diversas atividades para adultos e especialmente ao público infantil. Confira alguns destaques:

Sábado, 18 de dezembro
11h – Contação de histórias – O Natal Pelo Mundo e Tsuru, a História da Paz
Local: Museu da energia (Alameda Northmann, 184 – Campos Elíseos)

14h30 – RockFun Fest
Bandas Dead Fish, Di Ferrero, Far From Alaska e Krisiun
Local: Centro de Esportes Radicais ( Av. Pres. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro)

16h – Circo com a Banda Kombi de Palhaços
Local: Parque Augusta (R. Augusta, 200 – Consolação)
Banda Kombi de Palhaços. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

20h – Show de Simone Mazzer
Local: Igreja Sta Ifigênia (Rua Santa Ifigênia, 30 – Santa Ifigênia)
14h30, 17h e 18h

Intervenção de dança – Luz en la Oscuridad
Locais: Av. São João, Viaduto Santa Ifigênia e Pateo Metro São Bento

Domingo, 19 de dezembro
12h – Teatro – Brincadeira de Natal
Artistas: Grupo A Jaca Est
Local: Vale do Anhangabaú – Centro Histórico de São Paulo

13h – Contação de Histórias – Histórias de Natal com a Bruxa Morgana
Local: CCJ (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades)
17h Cheganças – Um auto de Natal Brasileiro
Local: Vale do Anhangabaú

20h – Show Pejin Altar Sagrado do Samba
Artistas: Roberta Oliveira & O Bando de Lá recebendo Gloria BonfimLocal: Centro Cultural Vila Itororó (Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista)

Todos os locais estão sujeitos à lotação e possuem os protocolos sanitários, como exigência do uso de máscara. Além disso, cada espaço tem uma forma diferente para o público adquirir ingresso, descrito no site. A programação completa e detalhada está disponível no site.

Decoração nos bairros
O momento também é de retomada para permitir o reencontro das famílias nos bairros, com a disponibilização de uma árvore de Natal com 15 metros e presépio em cada uma das 32 subprefeituras da capital paulista. É possível encontrar a localização das árvores com endereço no mapa do site.

Gastronomia

Até o dia 22 de dezembro, diversos bares e restaurantes oferecem menus especiais de Natal. São ao todo 25 estabelecimentos que prepararam promoções com pratos completos, combos de porções, bebidas, doces e cafés.

Locais como o Salve Jorge, Café Girondino, Casa Godinho e Padaria Santa Efigênia, entre outros, fazem parte do festival gastronômico. Confira a lista completa de lugares e menus promocionais oferecidos na página.

Podcast natalino
Contando com 12 episódios, “É Natal em São Paulo, Família!” é um podcast sobre histórias de Natal em família na maior cidade da América Latina. As narrativas paulistanas constroem imagens de que família é, sobretudo, aquela que possui o nosso amor – seja ela de sangue ou não. E nada mais significativo quando estes encontros e reencontros são reestabelecidos na época mais emocionante do ano. Saiba mais aqui.

Mãos e Mentes Paulistanas
O programa Mãos e Mentes Paulistanas expõe seus produtos em frente a um dos pontos históricos da cidade, o Theatro Municipal. Oito tendas terão a divulgação e comercialização de produtos de empreendedores credenciados no programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O evento ocorre somente até 22 de dezembro, das 9h às 20h, e tem como objetivo promover a geração de renda de empreendedores artesanais e manualistas.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Volvo Car Brasil cria rede de estradas eletrificadas e muda a linha XC40 para totalmente elétrica

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver

Pioneirismo, ousadia e compromisso com o meio ambiente. Não é de hoje que a Volvo Car Brasil é a marca que mais investe em infraestrutura e eletrificação no País. Agora a marca sueca dá mais um importante passo e criará rotas com carregadores rápidos em rodovias, possibilitando viagens mais longas com os carros elétricos. Além disso, torna a linha XC40 100% elétrica, algo inédito no Brasil.

“Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. “Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”

A marca fará a instalação de carregadores rápidos nas principais rodovias do Brasil que ligam capitais e destinos importantes. O ambicioso plano está dividido em cinco fases e a primeira já estará funcionando no início de 2022.

Logo no início, serão criados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.

“Com isso, estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos fazerem viagens intermunicipais, e até interestaduais, com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael.

Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.

“Assim como os quase 1.000 eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. Além de estarem disponíveis a proprietários de diversos modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas. Queremos cada vez mais difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas”, garante João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Volvo XC40 será totalmente elétrico
A Volvo Car Brasil dá mais um importante passo na transformação da indústria automobilística no país. A partir de hoje, todas as vendas de veículos da linha XC40, que é a porta de entrada dos modelos da marca, serão 100% elétricos.

“Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Estamos pegando nosso principal produto e transformando em elétrico. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade. Quem vem pra Volvo vai encontrar o futuro agora”, comemora João Oliveira.

Hoje o XC40 Recharge Pure Electric é o precursor da linha e, no início do ano que vem, a Volvo estreia no Brasil o C40, seu segundo modelo 100% elétrico.

Esse é um movimento que começou em 2017, com o lançamento do XC90 Plug-in Hybrid. Já em 2020, a Volvo passou a ter ao menos um veículo eletrificado em cada um de seus modelos e, com isso, alcançou a vice-liderança do segmento premium. Já no início de 2021, a marca deixou de comercializar veículos somente à combustão, tendo somente modelos híbridos e elétricos em seu portfólio. E agora para 2022, torna a linha XC40 100% elétrica, o que representará 40% das vendas no Brasil de veículos elétricos.

“Sem dúvida, esta é a maior frente de eletrificação já realizada em nosso país”, comemora João.

Parceria EcoRodovias
Para oferecer ainda mais comodidade aos clientes dos veículos híbridos e elétricos, a Volvo Car Brasil fechou uma parceria com a EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil, responsável por nove concessionárias em todo o país, e irá instalar Wallbox em 52 bases operacionais ou de atendimento aos usuários da rodovia.

“Esse é o mesmo modelo dos carregadores que já temos espalhados por todo o Brasil em shoppings, supermercados, hotéis, etc. Nossa intenção é termos mais pontos para uma carga de emergência, facilitando a viagem das pessoas e tranquilizando caso tenham algum imprevisto”, afirma Rafael Ugo.

A instalação dos pontos nas rodovias administradas pela EcoRodovias será realizada até fevereiro de 2022.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Logitech G e Riot Games lançam linha de produtos temática de League of Legends

A Logitech G e a Riot Games anunciam o lançamento dos periféricos temáticos de League of Legends no Brasil. O setup exclusivo é a segunda linha de produtos fruto da parceria entre as empresas, iniciada no último ano com os produtos temáticos do girl group virtual K/DA.

A linha de periféricos League of Legends traz o gaming headset G Pro X, o teclado mecânico G Pro, o mouse wireless G Pro e o mousepad G840 XL com uma splash art exclusiva de Summoner’s Rift, o cenário das partidas épicas de League of Legends.

League of Legends é um dos maiores fenômenos culturais dos últimos anos, um universo que começou em um dos jogos de PC mais jogados da atualidade e agora invade outras mídias, com grupos musicais, série de TV, jogos spin-offs, tudo a partir de uma narrativa que tem Summoner’s Rift como palco central. Essa segunda linha de produtos captura toda a estética do jogo, focando nos tons de azul metalizado e dourado.

“Os fãs adoraram a primeira parceria exclusiva entre Logitech G e Riot Games, com os periféricos inspirados no grupo K/DA. Estamos felizes em poder aumentar ainda mais essa relação e mostrar que, como havíamos dito, este é apenas o começo de uma longa colaboração de produtos para ofereçam aos jogadores uma ótima performance e oportunidade de personalização de seus setups”, afirma Renato Voltarelli, head de Marketing da Logitech Brasil.

“Com este lançamento, queremos ampliar a experiência dos jogadores, criando mais um ponto de contato com o universo de League. Sabemos que quem é fã gosta não só de vestir a camisa literalmente, mas também consumir uma história de diferentes maneiras, seja em contato com outras mídias ou tangibilizando em produtos de qualidade”, afirma Priscila Queiroz, head de Publishing da Riot no Brasil.

O headset Logitech G Pro X foi projetado em colaboração com jogadores profissionais de Esports, para que a qualidade de áudio e comunicação ocorram com precisão. Com a tecnologia Blue VO!CE, para uma voz cristalina, o periférico é desenvolvido com espuma viscoelástica para manter o conforto em horas prolongadas e um acabamento premium em aço e alumínio.

O mouse G Pro é desenvolvido com o sensor Hero 25k, tecnologia que aumenta a precisão dos movimentos nos jogos, podendo ser regulado de 100 até 25.600 DPI com suavização e filtragem nulas nos intervalos de DPI. O formato, em conjunto com botões mecânicos que melhoram a consistência dos cliques e diminuem a força necessária para clicar.

O setup fica completo com o teclado mecânico G Pro, que traz a tecnologia mecânica das teclas GX Brown Tactile, e o mousepad G840 XL que oferecem um enorme espaço útil para a movimentação do mouse, equipado com uma base de borracha que se torna o combo perfeito com a tecnologia Hero do mouse G Pro.

Preço e disponibilidade
Os periféricos da linha League of Legends já estão disponíveis com os valores sugeridos:

Logitech G Pro X Gaming Headset League of Legends Edition – R$ 1199,90
Logitech G Pro Mechanical Gaming Keyboard League of Legends Edition – R$799,90
Logitech G Pro Wireless Gaming Mouse League of Legends Edition – R$799,90
Logitech G840 XL Gaming Mousepad League of Legends Edition – R$349,90

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Cerca de 80% das crianças brasileiras de até 5 anos trocam alimentos saudáveis por ultraprocessados

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgado na semana passada (7) revela um cenário preocupante. Inédito no país, o levantamento mostra que oito em cada dez crianças brasileiras de até cinco anos de idade consomem alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinhas instantâneas, refrigerantes e bebidas açucaradas, dentre outros produtos nocivos à saúde.

A pesquisa, que faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), também aponta que o grupo de bebês menores de 2 anos é o que menos ingere frutas e hortaliças no Brasil e apenas 22,2% das crianças brasileiras entre 6 e 23 meses são alimentadas preferencialmente com vegetais e frutas.

O estudo em questão reforça a atuação e a motivação das entidades do investimento social privado preocupadas com a saúde pública. De acordo com a diretora-presidente do Instituto Opy de Saúde, Flavia Antunes Michaud, a ingestão excessiva de itens ricos em sódio, conservantes e açúcar é uma das principais causas de doenças crônicas como o diabetes, acidente vascular cerebral, infarto, e a hipertensão arterial.

“Sabemos que 20% dos nossos genes e saúde são influenciados por questões hereditárias, e todo o resto por fatores externos como alimentação, amamentação, medicamentos, quantidade de infecções e prática de exercícios. Dessa forma, seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis faz com que a obesidade infantil e doenças associadas possam ser evitadas”, explica Flávia.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


O que o estresse tem a ver com a saúde bucal?

Por Dr. André Pataro *

De maneira geral, as pessoas associam os problemas bucais a uma cárie, a uma inflamação da gengiva ou a uma dor de dente. Mas não é preciso ser profissional da odontologia para saber que a boca é muito mais complexa do que isso. Muito além, há diversos transtornos que refletem na principal “porta de entrada” para o nosso organismo. Um problema bucal não necessariamente tem origem em uma região específica, de forma isolada.

Desde uma gravidez, passando por uma depressão ou mesmo uma crise de ansiedade, condições sistêmicas podem gerar mudanças que afetam o equilíbrio emocional e que podem ter um impacto significativo na região bucal. No caso do estresse, pode haver muitos riscos que comprometem a saúde da boca. O principal motivo é a vulnerabilidade diante da liberação desenfreada de hormônios pelo corpo e a descarga emocional liberada nos músculos da mastigação.

Essa instabilidade emocional é capaz de provocar a incidência de aftas, herpes, ressecamento bucal (também conhecida como xerostomia), cáries e doenças gengivais. O estresse também pode provocar ou intensificar o bruxismo, aquele ato de ranger ou de apertar os dentes, provocando desgaste excessivo e, por consequência, dores de cabeça e na mandíbula. Além disso, tem sido cada vez mais frequente a fratura dental decorrente do bruxismo não controlado, ainda mais no momento de vida que o mundo está hoje.

Para piorar, as doenças emocionais interferem na rotina do paciente, e há um descuido mais acentuado da higiene bucal em meio a crises de estresse. Uma pesquisa realizada pelo Journal of Periodontology, ligado à Academia Americana de Periodontia, confirma isso: ela mostra que 56% das pessoas entrevistadas admitiram que o uso da escova de dentes e do fio dental ficaram comprometidos devido ao estresse.

Juntos, todos esses fatores são capazes de provocar um verdadeiro estrago. A xerostomia, por exemplo, corta a produção de saliva, que tem a função não apenas de manter a boca lubrificada, mas também de remover o excesso de micro organismos que provocam a cárie e a gengivite, além de possuir propriedades imunológicas. A falta de saliva também provoca o mau hálito, que ainda pode ser agravado por outros hábitos alimentares prejudiciais à boca. Como se pode constatar, é como uma cadeia sucessiva de problemas agravados por uma crise que aparentemente não tem nada a ver com os dentes, mas que, ao entender todos esses fatores, passa a fazer muito sentido!

Paralelamente aos tratamentos apropriados para combater o estresse, é fundamental que o paciente tenha a consciência de que ele corre contra o tempo. Mesmo num momento em que esteja mergulhado numa crise, ele precisa manter os cuidados necessários para evitar que as condições de saúde da boca sejam ainda mais prejudicadas pelo boicote à limpeza adequada. Manter o foco na prevenção e visitar o profissional periodicamente são os caminhos razoáveis para eliminar os sintomas do estresse, pelo menos na boca.

O momento é de intensificar essa atenção, uma vez que os casos de estresse quase que dobraram no período da pandemia no Brasil. Isso significa mais casos de bruxismo, de cáries, de aftas e de tantas outras moléstias na via oral. Cuidar da higiene bucal, portanto, está mais do que em voga.

* Dr. André Pataro é cirurgião-dentista, doutor (PH.D.) e mestre em odontologia pela UFMG

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Philco lança nova linha de notebooks

A Philco apresentou sua nova linha de notebooks. O foco é apoiar os brasileiros que estão fazendo acontecer, seja no trabalho home office, nos estudos em casa ou no uso cotidiano como, por exemplo, no acesso às redes sociais e consumo de conteúdos em streamings.

O primeiro lançamento é o Notebook PNB14, com tela IPs de 14,1″ full HD e processador Celeron, modelo básico para as tarefas do dia a dia.

Um estudo da IDC Brasil apontou o crescimento de 17% nas vendas de computadores no varejo brasileiro ao longo do primeiro trimestre de 2021. Em comparação ao mesmo período de 2020, o aumento nas vendas foi de 19,7%, incluindo compras corporativas. De acordo com o relatório da Canalys, a evolução das vendas de computadores neste período teve a maior proporção dos últimos 10 anos e a maior saída de unidades desde 2014. O aumento da procura pelo produto está relacionado à adoção do home office e do EAD.

“Desenvolvemos esta linha de notebooks para atender as necessidades diárias dos nossos consumidores, que estão cada vez mais conectados e buscando produtos eficientes. São notebooks Pra Quem Faz”, comenta Cristiane Clausen, Diretora Executiva da Philco. “Como dizemos que têm coisas que só a Philco faz pra você, hoje também damos foco no consumidor que ‘faz acontecer’. Nosso produto vem para facilitar a vida do usuário, que pode utilizar o notebook para os estudos, trabalho, videochamadas e, é claro, momentos de lazer”, afirma a executiva.

O PNB14 tem armazenamento eMMC de 128GB expansível até 1TB SSD e memória RAM de 4GB, garantindo espaço para muitos arquivos. A bateria de 5000 mAh traz boa autonomia. Já a tela de 14.1″ gera imagens de qualidade com todos os detalhes e em qualquer ângulo, ótimo para assistir a filmes e séries, enquanto a webcam integrada e a conectividade Bluetooth são ideais para videoaulas, chamadas e conferências com boa resolução.

Com Windows 10 Home e processador Intel Celeron, o aparelho é leve, facilitando a mobilidade e a possibilidade de utilizá-lo em qualquer lugar e momento. Ele também conta com duas entradas USB 3.0, uma de mini HDMI, auxiliar P2, cartão SD e entrada de fácil instalação de expansão para SSD.

Preço e disponibilidade
O preço sugerido para o Notebook Philco PNB14 é de R$2.699,90 e pode ser encontrado no site da Philco e, em breve, nas principais lojas de varejo do país.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


5G: conectividade para transformar o futuro dos negócios na era digital

Por Sandra Maura *

Todo fim e começo de ano é a mesma coisa: fazemos uma retrospectiva do que passou e, ao mesmo tempo, buscamos as tendências para ajudar a impulsionar o novo ciclo. Nesse cenário, as empresas não são exceção. Este, afinal, é um período bastante importante para definição de estratégias e análises. A verdade, porém, é que um tema tem se repetido nas listas há um bom tempo: o 5G. 

Mas, se é verdade que ele parece cada vez mais próximo, também é fato que ainda estamos longe de perceber o real potencial que a quinta geração das conexões de Internet Móvel trará, de fato, às companhias. Por quê? Simples: estamos falando de um ganho exponencial na capacidade de interação entre máquinas, maior capacidade para transformar o Big Data em insights verdadeiramente precisos e muito mais velocidade para a tomada de decisões. 

De acordo com analistas do Gartner, a grande diferença entre o 5G e as outras gerações de conexão móvel é o foco que a transformação da tecnologia tem. Em outras palavras, enquanto as anteriores focavam mais no usuário em si, a capacidade desta nova era se concentra diretamente no poder de mobilidade e de inteligência trazida às aplicações, dispositivos, sistemas e tudo o que cerca este vultuoso ecossistema de Tecnologia da Informação digital. 

Isso não significa excluir as pessoas da evolução, evidentemente. Ao contrário. A grande transformação o 5G para o mudo está justamente na habilidade de construir ambientes mais inteligentes, integrados e eficientes, que retornarão em ganhos de todos os tipos para os indivíduos – sejam eles clientes, colaboradores etc. 

A inovação trazida pelas redes 5G vai além da velocidade na conexão com a Internet. Mais do que isso, este avanço tecnológico significa o impulso a uma nova rota de transformação para o modo como planejamos, conduzimos e propomos os negócios. Em tempos marcados pela demanda por agilidade e eficiência, a evolução das conexões tem tudo para significar o início de uma nova era de oportunidades para o uso inteligente da tecnologia, como um agente para melhorar a rotina em nossas cidades e a eficácia das iniciativas nas empresas, por exemplo.  

Estamos falando de enormes possibilidades para ampliar a inteligência das fábricas e melhorar a capacidade de resolver questões como gerenciamento remoto de plantas fabris, gerenciamento completo e preditivo de estoques, gestão de espaços de maneira digital, automação inteligente e muito mais. Com o 5G, caminhamos para integrar sistemas complexos, reduzindo custos, mitigando as chances de erros e maximizando os investimentos em logística, atendimento e produção, entre outros.  

Não por acaso, também de acordo com projeções do Gartner, a indústria de 5G deverá crescer 39% em 2021, totalizando US$ 19,1 bilhões – contra US$ 13,7 bilhões registrado em 2020. O número é grandioso, mas vale destacar que a tendência é que esse mercado ainda cresça muito mais nos próximos anos, à medida que o uso de recursos compatíveis com a nova geração de Internet Móvel ganhe escala e que a procura por serviços inteligentes amadureça junto aos consumidores – sejam eles clientes finais ou grandes organizações.   

Para tanto, é importante destacar o crescimento de outras áreas que demandarão e ganharão, efetivamente, com a consolidação do 5G. Áreas como a de aplicações de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês) e ligada ao uso da Inteligência Artificial (IA) são exemplos de segmentos que certamente puxarão as iniciativas para quinta geração da conexão móvel. Com a nova conexão móvel, essas tendências tecnológicas deverão se tornar ainda mais efetivas e trazer maior visibilidade às operações, acelerando a automação de processos e a análise de dados como arma para a melhora contínua da eficiência operacional de seus negócios.  

Não por acaso, uma pesquisa da EY indicou que quase 70% dos líderes da área de telecomunicações acreditam que as redes 5G, o IoT e a Inteligência Artificial serão os principais propulsores da transformação digital nas empresas na próxima década. Os executivos de hoje devem entender que a mudança trazida por essas soluções inteligentes é o que guiar´[a a sustentação de seus negócios no futuro. Esse é o único horizonte possível nesse momento.  

Com maior velocidade e eficiência, as companhias poderão ascender a uma nova era de digitalização, incluindo a adoção de serviços específicos para o aprimoramento de suas operações. Dessa forma, devemos ver um crescimento dos negócios XaaS (Everything as a Service, em inglês), com serviços customizados para o atendimento das empresas. O objetivo será potencializar a rede de sensores e sistemas instalados gerando mais rentabilidade e eficiência aos negócios. 

Em curto prazo, estaremos diante de uma malha hiperconectada, que incluirá desde carros autônomos até equipamentos domésticos e sensores de automação industrial. Isso significa que o 5G representará uma oportunidade para acelerar a transformação das fábricas, integrando e permitindo que novas tecnologias possam ser aplicadas às produções, agregando mais agilidade e dinamismo aos contatos e às ofertas de serviços, produtos e de atendimento.  

A quinta geração da conexão móvel será o ponto de partida para mudanças de impacto que ainda estamos apenas começando a descobrir. O que sabemos é que essas alterações valerão a pena – ainda que exijam de nós muito mais atenção à segurança e à tecnologia que utilizamos. Com o apoio dos parceiros certos e da mentalidade voltada à inovação, as companhias têm muito a ganhar com o 5G, criando, de fato, uma rede conectada, inteligente e única.  

* Sandra Maura é CEO da TOPMIND 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


HyperX lança headset Cloud Flight Wireless otimizado para PS4 e PS5

A HyperX acaba de lançar no Brasil uma versão do headset wireless Cloud Flight compatível com PlayStation 4 e PlayStation 5. O novo periférico oferece aos jogadores de console uma conexão sem fio de 2,4GHz a até 20 metros de distância, alta qualidade sonora, extremo conforto e bateria com autonomia que chega a 30 horas. Além disso, um microfone exclusivo com indicador LED para a função mudo foi adicionado ao produto.

O headset HyperX Cloud Flight eleva a experiência de jogo nos consoles a outro patamar, graças aos drivers potentes de 50mm, conchas auriculares flexíveis que giram em até 90º, microfone removível com cancelamento de ruído e controle no próprio periférico para ajuste dos efeitos LED (pulsante, sólido ou apagado), mute e volume. Além disso, tem estrutura em aço de alta qualidade para resistir ao desgaste do uso diário e é extremamente confortável por causa da exclusiva tecnologia Memory Foam das espumas de alta densidade das suas conchas e haste.

“Estamos orgulhosos por seguir expandindo nossa linha de headsets gamer com opções que oferecem uma experiência melhor aos jogadores de console”, disse Andrew Ewing, gerente sênior da divisão de consoles da HyperX. “Os headsets gamer sem fio Cloud Flight têm design preto elegante que combina tanto com o PS5 quanto com o PS4, da Sony, e proporcionam o conforto, qualidade e estilo característicos dos produtos HyperX.”

Preço e disponibilidade
O modelo já está disponível no mercado pelo preço sugerido de R$ 749,90.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Tazzi Mobility cria serviço de mobilidade 100% sustentável

A Tazzi Mobility nasceu com vista a aprimorar as tecnologias que existem hoje em direção à sustentabilidade e preservação do ecossistema. Inovadora, a plataforma de mobilidade está alinhada com as iniciativas European Green CapitalSustainable Development GoalsThe European Green DealParis Agreement, para uma economia limpa.

A plataforma de mobilidade já está no mercado desde 20 de julho, quando foi iniciado as primeiras corridas em modo alpha e desde então triplicou o número de usuários e as corridas estão em modo exponencial, hoje a Tazzi Mobility é a 1ª do mundo a operar somente com carros elétricos, “trabalhamos essencialmente para melhorar cidades e pessoas”, diz o CEO, Guilherme Galvão Menezes.

A funcionalidade da Tazzi Mobility, com seu serviço chama-leva-busca, permite que um usuário solicite um carro elétrico, se movendo de maneira 100% sustentável, sem emissão de carbono e fortalecendo a redução da pegada ecológica do usuário. E o cliente, também, aprende sobre sustentabilidade e locais sustentáveis durante a corrida, prolongando o ideal de preservação e proteção ecológica mesmo após a chegada ao destino. Quanto aos números de tamanho do mercado, em Portugal, foram mais de 7.000.000 de viagens em veículos eléctricos realizadas através de aplicativos para mobilidade compartilhada, desde 2016, de acordo com o Instituto de Mobilidade e Trânsito.

A Tazzi, tem objetivos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e assegurar padrões de produção e de consumo sustentável, para isso além do diferencial do aplicativo de mobilidade limpa, a empresa tem como objetivo criar a disponibilidade estar, onde o usuário aprende sobre maneiras, locais e disponibilidades sustentáveis. “O objetivo desta nova funcionalidade é trabalhar o comportamento das pessoas, criando uma conscientização além da mobilidade”, explica o CEO da Tazzi Mobility, Guilherme Galvão Menezes.

A Evo Systems, consultoria de inovação e engenharia de software, foi fundamental no processo de desenvolvimento deste ideal sustentável. Com um processo de consultoria, a empresa buscou entender o que buscavam em relação a software, ambientes de desenvolvimento e agilidade, para dar o diagnóstico do que precisava ser feito. A recomendação foi não seguir com o desenvolvimento, mas sim adquirir uma plataforma de mobilidade uber-like já consolidada onde era possível fazer ajustes para atingir o produto desejado e de maneira muito mais rápida.

Leonardo Dias, CEO da Evo Systems, explica que “além de uma empresa de desenvolvimento, somos uma consultoria de negócios, neste caso, houve uma quebra do pensamento linear para chegar ao que era desejado pelo CEO da Tazzi”.

A Tazzi Mobility atua em Portugal com um conjunto de condutores somente de carros elétricos, o objetivo da empresa é expandir para países com um governo que possibilite o carro elétrico.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


TS Shara lança linha de nobreaks para proteção de aplicações críticas de Telecom

A TS Shara anunciou o lançamento da linha de nobreak UPS Rack Universal 19”Com novo design em gabinete metálico, o produto foi desenvolvido com os recursos mais avançados de engenharia para atender aplicações críticas de Telecom.

Os nobreaks da nova linha estão disponíveis em quatro modelos, sendo dois de 1.200VA e dois de 1.500VA, que apresentam onda semi-senoidal e senoidal pura, respectivamente. Os equipamentos contam com duas baterias internas de 7Ah, o que reflete diretamente em sua autonomia, que pode variar entre 1h e 1h30min. Ainda é possível incluir baterias externas em todos os modelos, por meio da montagem do rack, que ocupa apenas 2U de altura.

Outro destaque dos equipamentos é a tecnologia Line Interactive, que é responsável por acionar a bateria interna após detectar um problema na rede elétrica. Uma vez detectado, o nobreak atua alternando do modo “Rede de Operação” para o modo “Bateria”, que permanece ativo enquanto a rede elétrica estiver fora dos parâmetros adequados de energia.

O UPS Rack ainda apresenta a tecnologia Universal, que possibilita que o usuário escolha a voltagem que o equipamento terá nas tomadas de saída (115 ou 220V), desde que seja selecionada esta tensão em sua chave seletora manual. Com essa linha, microcomputadores, equipamentos eletrônicos, sistemas de CFTV e de telecomunicações podem ser protegidos com total segurança.

Com 19 polegadas, o novo UPS Rack permite também instalação em duas posições: rack ou acoplado à parede, por meio de suas hastes laterais. O produto já está disponível e pode ser adquirido em centros de revendas e distribuidoras autorizados pela TS Shara.

Para mais informações, acesse o site.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Gartner: a importância da Inteligência Artificial em cibersegurança

Em época de LGPD, de ataques crescentes, que levam ao sequestro de dados ou vazamento de informações, que podem comprometer a imagem, as finanças e a operação de organizações de qualquer tamanho, as soluções de cibersegurança baseadas em inteligência artificial são as que tem flexibilidade suficiente para se adaptar continuamente à criatividade dos atacantes.

A segurança da informação passou a ser assunto importante e corrente da alta administração das empresas e os CISOS passaram a pisar em um terreno cada vez mais instável.

No Gartner “A voz do cliente”, a proteção XDR (de endpoints) SentinelOne de Cibersegurança baseada em Inteligência Artificial conseguiu a mais alta classificação geral no relatório de 2021.

De acordo com o report, 97% dos revisores estão dispostos a recomendar a plataforma, que a empresa afirma ser uma prova de seu compromisso e execução no fornecimento de uma solução baseada em IA para proteger organizações.

As soluções da SentinelOne são distribuídas no Brasil pela CLM, que tem observado a assertividade do Singularity XDR ao entregar visibilidade unificada de todo o ecossistema de tecnologia de organizações de todos os portes.

Segundo a distribuidora, projetos efetivos de cibersegurança, capazes de combater o avanço exponencial do cibercrime, precisam contemplar segurança autônoma, com inteligência artificial comportamental e aprendizado, premissas das soluções da SentinelOne.

“De fato, o que se vê atualmente é uma disputa desenfreada entre atacantes e defensores, na qual a eficiência da IA comportamental do SentinelOne Singularity XDR desempenha papel crucial ao automatizar a cibersegurança e minimizar riscos”, menciona o CEO da CLM, Francisco Camargo. Outro diferencial apontado pelo executivo é a visibilidade irrestrita da solução, que estende a segurança e o conhecimento do que acontece com ativos em execução em nuvens públicas, nuvens privadas e data centers locais, permitindo o gerenciamento de servidores Windows, Linux e contêineres Docker / Kubernetes a partir de uma única plataforma.

Camargo é contunde ao dizer que um dos maiores problemas da segurança da informação é o seu elo mais fraco: o ser humano. “O SentinelOne Singularity XDR veio para fazer frente a todo tipo de vulnerabilidade, inclusive senhas fracas, cliques em links maliciosos, compartilhamentos indevidos de dados corporativos etc. A solução, de forma muito sofisticada, detecta qualquer ataque em uma rede, ao coordenar e correlacionar dados e inteligência de ameaças em diversos vetores, como o endpoint (incluindo mobile e IoT), servidores, redes, serviços de mensagens, web e nuvem”, descreve Camargo.

Reconhecimento do Gartner
Não por acaso, o SentinelOne obteve classificação de 4,9 em uma escala de 1 a 5, em 775 análises, no Gartner Peer Insights para plataformas de proteção de endpoint. No relatório Gartner Peer Insights ‘Voice of the Customer’: Endpoint Protection Platforms, a empresa recebeu a classificação geral mais alta de 4,8, com base em 238 análises de agosto de 2021.

Dos 18 fornecedores no relatório, a SentinelOne foi a escolhida pelos clientes nas categorias de grande empresa (1B-10B USD), empresa de médio porte (50M-1B USD), bem como nas categorias de setor público, governo e educação. O SentinelOne também recebeu a classificação de “Escolha do Cliente” para a América do Norte, EMEA e América Latina. Além de receber a designação de Strong Perform para a Ásia-Pacífico. “Acreditamos que essas classificações e designações demonstram a adoção global da empresa e a satisfação do cliente com a plataforma Singularity XDR,” diz a companhia.

O CMO da SentinelOne, Daniel Bernard, comenta que proteger proativamente empresas modernas contra ransomware e ciberataques requer tecnologia autônoma e inovação constante “Acreditamos que as classificações de nossos clientes no relatório ‘Voz do cliente’ para plataformas de proteção de endpoint valida nosso compromisso em tornar o mundo um lugar mais seguro.”

Com excelentes pontuações em EDR (Endpoint Detection and Response), EPP (Endpoint Protection Plataform), e MDR (Managed Detector and Response) no Gartner Peer Reviews, o SentinelOne continua a oferecer a melhor satisfação do cliente para sua base global, formada por empresas líderes.

Líder no Quadrante Mágico
Além de ser reconhecida como destinatária da ‘Voz do Cliente’ para plataformas de proteção de endpoint, a SentinelOne foi nomeada líder no Gartner Magic Quadrant ™ 2021 para plataformas de proteção de endpoint e recebeu as pontuações mais altas em todos os três casos de uso (Tipo A, B, & C), no relatório de 2021 Gartner Critical Capabilities for Endpoint Protection Platforms.

Gartner: revisões da SentinelOne
O Gartner Peer Insights documenta a experiência do cliente por meio de classificações verificadas e revisões de colegas de profissionais de TI corporativos.

O Gartner lembra que não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Plural, híbrido e conectado: o que esperar do Marketing em 2022

Por Ricardo Portiolli Gomes *

Toda mudança de forte impacto nos hábitos da sociedade refletem diretamente no Marketing, área responsável por criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e desejos do mercado consumidor. Após dois anos de pandemia, com uma acelerada transformação no comportamento, 2022 promete ser um grande divisor de águas para as estratégias e iniciativas das empresas nesse sentido. Se antes o drive do caminho era regido por preço, produto, praça e promoção, agora a jornada envolve “Pessoas, Processos e Cultura”, como mostra recente estudo da Mckinsey.

Nesse contexto, o Marketing vem reescrevendo sua cartilha para se tornar muito mais plural, inclusivo, híbrido e conectado. Pensar na multicanalidade, por exemplo, unindo estratégias online e offline será mandatório para as marcas que quiserem manter uma relação mais estreita e direta com o público. Para navegar entre os dois mundos, no entanto, é preciso preparo e planejamento, já que eles precisam estar integrados e funcionando em sinergia para entregar ao cliente uma experiência eficiente.

Tecnologias de ponta, como a inteligência artificial (IA) e automação, também ampliam seu espaço expandindo as possibilidades de acesso a dados, permitindo conhecer melhor os consumidores para uma personalização de entrega e consequente aumento de conversão. Pesquisa realizada pela IBM mostrou que, até 2024, 32% das marcas vão utilizar a IA para entender sentimentos e percepções dos clientes, o que irá resultar em uma expansão no volume de vendas de 50%.

Essa alta na usabilidade demanda uma extrema inteligência para captação e uso das informações, principalmente frente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Adotar plataformas de governança, capazes de centralizar o fluxo de informações, é a forma mais segura para se manter dentro das regras sem perder eficiência. Ainda segundo o levantamento, até 2023, 20% do valor da marca de uma empresa estará atrelado às políticas de privacidade e confiança, adotadas como parte dos esforços de experiência do cliente (CX).

A era dos três Cs: Conteúdo, Canais e Criadores
Saber contar uma boa história precisa estar no core das estratégias de marketing. Em meio à infodemia, o fenômeno do excesso de informação que nasceu no início dos anos 2000 e vem crescendo exponencialmente, é preciso entregar um conteúdo que seja atrativo, coerente e que responda às principais demandas atuais dos consumidores. Ações e peças que retratem padrões fora da realidade, e que não estejam conectadas ao dia a dia do público, já não têm mais vez no mercado. É preciso gerar identificação para criar conexões com a audiência.

É nesse contexto que cresce o espaço do chamado marketing humanizado que, como o próprio nome sugere, busca humanizar os processos e estabelecer justamente conexões. Ele está baseado em três pilares: emoção, empatia e ética, que permeia todos os pontos de contato entre cliente e marca. Estudo da Retail Drive mostrou que 70% dos consumidores desejam uma interação humana ao invés de robótica. Isso porque, na opinião da maioria, robôs ou atendimento automáticos não conseguem entender as demandas e ajudar a solucioná-las de fato.

Por isso, cada vez mais empresas têm investido na personificação de suas marcas, seja por meio de atendentes humanizados ou por meio da aposta em criadores de conteúdo. Os influenciadores ajudam não só a dar uma cara mais humana às marcas como contribuem para o avanço do chamado marketing de influência, construindo uma ponte entre as empresas e os consumidores. Levantamento feito pela Youpix aponta que 86,5% das marcas já enxergam que trabalhar com esses profissionais é extremamente importante para os negócios. A previsão é que, somente em 2021, esse mercado chegue aos R$10 bilhões, pronto para seguir crescendo no próximo ano.

Com a maior participação dos influenciadores, também aumenta o pool de canais para transmissão das mensagens. Para além das redes sociais, com suas novas ferramentas introduzidas diariamente, crescem também oportunidades em novas modalidades, como os podcasts.  No ano passado, o número de pessoas que escutaram podcast regularmente aumentou 33%, ultrapassando 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que incorporaram o hábito de ouvir podcasts, segundo pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo.

Pluralidade e transparência
Com o avanço de discussões relacionadas à diversidade e inclusão, o marketing inclusivo também está em ascensão. Pesquisa da iProspect, agência especializada em performance, revelou que sete em cada dez pessoas acreditam que a publicidade não reflete o mundo ao seu redor, e 63% não se sentem representadas. Considerar as diferentes realidades e pluralidade humana em todas as ações vai muito além de uma medida politicamente correta: se torna indiscutivelmente necessário e pode ser uma excelente via para construir uma relação de confiança com o consumidor. Ainda mais em uma época em que o ceticismo ainda existe na publicidade, na comunicação e na tecnologia.

O crescimento da preocupação dos consumidores com a sustentabilidade, impulsionado pelo constante debate ao redor das iniciativas ESG, continua em alta: 81% acreditam que as empresas têm responsabilidade em colaborar com o meio ambiente e 49% estão dispostos a pagar preços mais altos que a média por produtos e serviços sustentáveis. Isso representa um espaço de oportunidade para o marketing sustentável, auxiliando marcas a demonstrar seu propósito e comprometimento

Para explorar essas tendências em todo seu potencial, é preciso que as marcas sejam transparentes no relacionamento com seu público. O reflexo externo é resultado de um planejamento interno muito bem definido, no qual todos os âmbitos da empresa trabalhem por um mesmo objetivo, sempre com o foco no cliente. É fundamental também criar equipes multidisciplinares formadas por profissionais de áreas diferentes – produto, comercial, jurídico, financeiro, operações – para trabalhar de forma coordenada e desburocratizar o processo de tomada de decisões.

Mudar é preciso e adaptação vai ser a palavra-chave para o avanço do setor nos próximos anos. Alcançar a liderança só será possível com rompimentos estruturais e com um olhar aguçado e inovador para o futuro.

* Ricardo Portiolli Gomes, coordenador de Gestão e Negócios da ETEP

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Noites de verão: como dormir melhor na estação mais quente do ano

A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, vem aquela dificuldade para ter uma noite de sono tranquila e reparadora que afeta muitas pessoas. As altas temperaturas tornam mais difícil para o corpo dissipar o calor e esfriar antes de dormir. Por esse motivo, as noites quentes e úmidas de verão podem dificultar o adormecimento e o sono contínuo, reduzindo a sua eficiência.

“O calor pode interromper o tempo que passamos em cada estágio do sono, que são essenciais para regular os processos metabólicos e hormonais do corpo e contribuem com a eliminação de toxinas e o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, ter uma boa alimentação à noite e resfriar o corpo são só algumas práticas que ajudam a ter um sono contínuo e de qualidade”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma.

Mas, afinal, como despertar pela manhã se sentindo renovado nesse calorão? Confira cinco dicas! 

Mantenha o quarto fresco
Manter as janelas e cortinas fechadas durante o dia é uma maneira eficaz de evitar que o quarto aqueça com a luz do sol. Você ainda pode abrir as janelas de manhã cedo e à noite para ajudar o vento a circular e deixar o ambiente mais fresco.

Encontre um bom colchão
A temperatura do nosso corpo cai 1,5 graus Celsius quando atingimos o estágio de sono profundo. No entanto, em noites de verão extremamente quentes, chegar a esse estágio pode ser impossível. Por isso, investir em colchões tecnológicos com isolamento térmico que ajudam a regular a temperatura corporal é uma boa opção para as noites mais quentes.

Refresque-se com um banho antes de dormir
Tomar uma ducha com a água mais quente antes de dormir pode induzir um sono melhor, fazendo com que a temperatura corporal central diminua. O calor faz com que os vasos sanguíneos em nossas mãos e pés se dilatem, permitindo que o corpo elimine o excesso de calor corporal e permaneçam mais frios.

Atenção à alimentação
Uma refeição farta antes de dormir pode dificultar o esfriamento do corpo, que ainda estará digerindo a comida. Além disso, alimentos picantes aumentam a temperatura corporal, e o álcool pode causar suores noturnos que diminuem a qualidade do sono.

Resfrie pontos de pulsação
Pulsos, têmporas e pernas são algumas áreas que, quando mantidas em local fresco, ajudam a reduzir a temperatura geral do corpo. Se você está sofrendo com o calor, tente jogar um pouco de água nesses pontos para um alívio imediato.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Vai sair de férias? Confira 10 dicas para descansar seu cérebro nas próximas semanas

Há quem esteja na contagem regressiva para as férias e há quem nem veja ela no horizonte. De um jeito ou de outro, de alguma forma nosso corpo parece entender que um novo ciclo está perto de começar e, para tanto, pede que o ritmo seja diminuído.

Por que eu fico mais feliz nas férias?
Segundo Livia Ciacci, neurocientista do Supera – Ginástica para o cérebro, o cérebro humano vive em um eterno dilema entre a rotina e a novidade. “Ao mesmo tempo que a rotina favorece os cuidados com a saúde e a produtividade no trabalho, temos horror de imaginar a possibilidade de viver dias completamente iguais para sempre. Desejamos as novidades e sempre queremos saber qual o próximo assunto, o próximo aparelho a ser lançado, a próxima série…, mas também não queremos um dia acordar e ver que tudo está diferente”, explicou.

Ainda segundo a especialista, quando proporcionamos um período de descanso ou algo novo para o nosso cérebro – como conversar com outras pessoas e visitar lugares, satisfazemos a aptidão natural exploratória do cérebro, causando assim prazer e bem estar, já que esses são comportamentos alinhados à nossa necessidade de sobrevivência. “Isso gera repertório de vivências – favorecendo a neuroplasticidade – e facilita que direcionemos o foco de atenção para o momento presente, por isso é tão importante fazer algo novo nas férias”, explicou a especialista do Supera – Ginástica para o cérebro.

Férias de dez dias… será que funciona?
Com as mudanças na lei trabalhista, o trabalhador em regime CLT pode hoje “fatiar” suas férias, negociando os dias diretamente com a empresa. Embora a condição facilite, em muitos casos, o planejamento da empresa e do trabalhador, para o nosso descanso férias curtas demais podem não ser uma boa opção. “10 dias de férias podem ser incríveis ou podem não valer de nada. Isso depende muito das escolhas feitas sobre o que fazer neste período, afinal, o tempo é relativo! Se eu tiro 10 dias de férias, passo 5 dias fazendo faxina e os outros 5 sentada olhando redes sociais, vou voltar a trabalhar sem ter descansado.

Mas posso dividir o tempo entre a faxina e uma visita aos amigos, posso dormir um pouco mais e me exercitar, posso buscar uma atividade divertida e diferente que esteja dentro do orçamento, posso passar um fim de semana na montanha ou perto do mar. Tudo isso faz a diferença porque o que dará a sensação de descanso é o quanto você estimulou áreas do cérebro diferentes e desligou as preocupações convencionais”, alertou a especialista do Supera – Ginástica para o cérebro.

Sejam dez ou trinta dias de férias: agora você já sabe que as escolhas que você faz no seu período de descanso são decisivas para retomar as atividades com mais motivação e energia.

Se você vai descansar nos próximos dias, confira dez dicas para aproveitar melhor este período:

1. Escolha uma nova atividade diferente o suficiente para que se sinta totalmente fora da zona de conforto. Este é um ótimo jeito de alimentar o cérebro de novas perspectivas. Se você trabalha com números e computadores, vá experimentar esculpir ou patinar, trabalhe habilidades esquecidas!

2. Escolha coisas divertidas e deixe a criança interna extravasar. Relembre atividades que te divertiam antigamente, ou descubra outras diferentes, a diversão tem um poder imenso sobre o pensamento associativo e a criatividade.

3. Planeje momentos das férias para fazer nada, exatamente nada. Apenas ficar na rede, ou no seu sofá preferido deixando a mente divagar livre e quem sabe um cochilo sem despertador. Momentos de relaxamento vão reduzir todos os hormônios que aumentam os riscos de doenças cardíacas!

4. Aproveite para esquecer o som do despertador, mas não se perca totalmente, uma rotina básica de sono e alimentação vão reforçar a saúde e facilitar o processo do retorno ao trabalho!

5. Explore as atividades coletivas e, de preferência, divertidas! Jogos em família ou com amigos são excelentes oportunidades de atualizar a conversa e fortalecer vínculos afetivos essenciais para a saúde.

6. Explore a própria cidade, quais lugares você sempre diz que gostaria de ir um dia e nunca tem tempo? Um parque, um museu, uma biblioteca, um cinema diferente.

7. Passe muitos momentos mais próximo de ambientes naturais, com muito verde. As poluições visuais e atmosféricas das cidades funcionam como estressores ambientais, por isso “fugir para a roça” é importante nas férias. Um estudo recente mostrou que duas horas por semana na natureza impactam o bem-estar, o humor e diminuem os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

8. Se movimente! Corpo e mente são um só, os exercícios físicos são capazes de restaurar o equilíbrio metabólico do seu corpo, melhora o sistema imunológico e isso se reflete na saúde do cérebro.

9. Faça novas amizades, seja em eventos sociais ou no passeio no parque. Ouvir novos assuntos e pontos de vista diferentes, mesmo que você não concorde, vão enriquecer sua visão crítica de mundo. Fazer parte de ações voluntárias e beneficentes também são válidas para ampliar a visão de mundo, além das boas sensações ao ajudar as pessoas.

10. Aproveite a companhia dos animais. Se você tem um Pet, se dedique a momentos divertidos com ele, isso estimula seu sistema límbico aumentando a sensação de segurança, afeto e autoestima. Se não tem um Pet, que tal visitar alguma instituição de proteção animal e auxiliá-los de alguma forma?

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Artrose da coluna pode causar dormência, fraqueza e restringir os movimentos das pernas

A artrose ou desgaste da coluna lombar é uma doença degenerativa, que afeta as articulações da coluna e, com o passar do tempo, pode impossibilitar até os movimentos das pernas. Geralmente, acomete pessoas acima dos 60 anos que, normalmente, se queixam de dormência, sensação de peso nas pernas, fraqueza e até a perda do equilíbrio, mas os sintomas podem variar conforme cada caso.

“Esse incômodo força o paciente a parar, descansar e, muitas vezes, assumir uma posição com a coluna curvada para ter o alívio dos sintomas, explica o Dr. Marcelo Amato, médico neurocirurgião, especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva da coluna.

Doenças como hérnia de disco, bico de papagaio, entre outras patologias – que ocorrem com o tempo – quando associadas a um fator genético do indivíduo, podem levar a uma condição chamada canal do estreito lombar.

Segundo o Dr. Amato, nesses casos, o que ocorre na coluna é que o processo de artrose leva ao estreitamento do canal por onde passam os nervos e esses nervos levam à inflamação do cérebro até as pernas e vice e versa. Com a compressão, o sinal da coluna é interrompido. Dependendo do grau de compressão e dos sintomas, o tratamento pode se clínico – com medicamentos ou fisioterapia. Já nos casos mais graves o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Tratamento cirúrgico
A técnica de descompressão por vídeo é uma alternativa minimamente invasiva, que permite que o procedimento seja ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar. O paciente é submetido ao procedimento e, duas a três horas depois, ele pode ir para casa. Geralmente, já com melhora dos sintomas.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »