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Mercado brasileiro de PCs cresce 30% no trimestre

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O ano de 2017 tem sido muito positivo para o mercado brasileiro de PCs. Depois de crescer 5% no primeiro trimestre e 5% no segundo, o setor voltou a apresentar números expressivos e, entre os meses de julho e setembro, comercializou 1,36 milhão de máquinas, 30% a mais do que no mesmo período de 2016, quando foram vendidos 1,04 milhão de equipamentos.

Os dados são do estudo IDC Brazil PCs Tracker Q3, realizado pela consultoria de mercado IDC Brasil. A receita do terceiro trimestre de 2017 foi de R$ 3 bilhões, alta de 28% em comparação com o terceiro trimestre de 2016, quando a receita foi de R$ 2,3 bilhões. Na comparação com o trimestre anterior o crescimento foi de 9% em unidades e de 11% em receita.

Do total de computadores vendidos no terceiro trimestre de 2017, 424 mil foram desktops e 936 mil foram notebooks, o que representa, respectivamente, 14% e 38% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. “Os notebooks puxaram o crescimento do setor, representando 69% das vendas entre julho e setembro e superando a expectativa da indústria, já que houve crescimento também no mercado corporativo”, diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Além disso, Hagge aponta a proximidade com a Black Friday e a renovação da base instalada como motivos para o crescimento do setor. “Com a chegada de duas datas sazonais bem importantes (Black Friday e Natal), os varejistas antecipam as compras das máquinas para o estoque já que a procura aumenta consideravelmente. A volta da confiança do consumidor e a necessidade de trocar equipamentos comprados em meados de 2011 são outros pontos que influenciaram o bom momento do mercado.” completa o analista.

Ainda de acordo com o estudo da IDC, o tíquete médio dos computadores no terceiro trimestre de 2017 foi de R$ 2.200, contra os R$ 2.234 de 2016, recuo de 2%.

4º trimestre e 2017
Para o último trimestre do ano, a IDC Brasil prevê venda de 1,38 milhão de PCs, alta de 13% na comparação com o mesmo período de 2016, quando foram vendidas 1,22 milhão de máquinas A receita deve crescer 10%, atingindo os R$ 3 bilhões de outubro a dezembro de 2017.

No acumulado para o ano, a consultoria aponta crescimento de 13% na comparação com 2016. “Acreditamos que o mercado chegue a 5,1 milhões de unidades vendidas, sendo 1,655 milhão de desktops e 3,436 milhões de notebooks. A receita deve ficar na casa dos R$ 11 bilhões”, finaliza o analista da IDC Brasil.

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Xbox One X chega às lojas brasileiras nesta sexta-feira

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Hoje (15), o Xbox One X chega às lojas de todo o Brasil, para atender os gamers que buscam a melhor experiência durante as partidas.  [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com seis teraflops, processador de oito núcleos de 2,3 GHz e 12 GB de memória RAM DDR5, o Xbox One X é o console mais poderoso já lançado até hoje e o único do mercado a rodar games em 4K verdadeiro, com HDR e a 60 quadros por segundo. O console é 40% mais potente que seu antecessor e é o menor da família Xbox One.

Desde o dia 7 de novembro, os fãs brasileiros puderam participar da pré-venda do console em duas versões: a exclusiva e limitada Xbox One X Project Scorpio Edition e a tradicional. Agora, o Xbox One X passa a estar oficialmente disponível nas maiores lojas do país pelo preço sugerido de R$3.999.

O console conta com mais de 130 títulos otimizados, o que significa gráficos em 4K, texturas mais realistas e a experiência de jogo mais imersiva. Na lista, estão Forza Motorsport 7, Gears of War 4 e Halo 5: Guardians, entre outros.

O Xbox One X é também totalmente compatível com todos os jogos da família Xbox One. Isso inclui os 100 títulos disponíveis no exclusivo serviço de assinatura Xbox Game Pass. Para jogar com os amigos, o Xbox One X é integrado ao serviço de jogos on-line Xbox Live Gold, que conecta jogadores de todo o mundo nos consoles da família Xbox One. Além disso, acessórios de todas as outras versões do Xbox One funcionam normalmente no Xbox One X.

Lançamento em grande estilo
Para celebrar este importante lançamento, a Microsoft Brasil realiza nesta sexta-feira uma ação imperdível. A partir das 10 horas da manhã, os fãs poderão testar o console em primeira mão em um cubo composto por quatro telas 4K de 80”, com os jogos Forza Motorsport 7 e Assassin’s Creed Origins. A ação acontece das 10h às 22h, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, no endereço Av. Paulista 1.230, Bela Vista, São Paulo – SP. Além dos games, o evento terá participação do youtuber Rato Borrachudo, que estará pronto para enfrentar o público em partidas incríveis e conhecer os fãs da comunidade Xbox.

Para quem não quiser esperar, o Ponto Frio também contará com uma comemoração especial. A loja estará aberta a partir das 22h10 desta quinta-feira para receber os fãs e dar início às vendas do Xbox One X no Brasil, que estará disponível a partir da meia noite. A ação acontece na loja do Ponto Frio do Morumbi Shopping, Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Vila Gertrudes, São Paulo – SP, até as 1h da manhã.

 

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O sensor que transforma o smartphone em instrumento de saúde

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Basta encostar a ponta do dedo no smartphone que o sensor 6 em 1 mede frequência cardíaca, pressão arterial e nível de saturação de oxigênio, entre outras funções

Um módulo biossensor 6 em 1 para smartphones é a aposta da MediaTek para conquistar o mercado de saúde. O Sensio é uma solução de monitoramento de saúde que facilita a medição da frequência cardíaca, pressão arterial e nível de saturação, entre outros itens. Disponível como módulo para smartphones, ele permite aos usuários checarem de forma rápida o seu bem-estar físico com apenas um toque no aparelho.

“Dar às pessoas o poder de acessar suas informações de saúde com um smartphone é um passo importante para tornar o mundo um lugar mais saudável”, destaca Yenchi Lee, Diretor de Marketing de Produtos para negócios wireless da MediaTek. “Com o biossensor MediaTek Sensio, nosso módulo e software, desenvolvedores e fabricantes de celulares possuem uma solução de monitoramento de saúde integrada e poderosa que oferece informações para o usuário em aproximadamente 60 segundos”.

O MediaTek Sensio MT6381 é uma solução abrangente com software e módulo projetada especificamente para fornecer dados de saúde, consistindo em componentes ópticos, elétricos e de processamento. A solução customizável e compacta permite que os fabricantes de dispositivos tenham a flexibilidade de incorporar o módulo diretamente em todos os tipos de smartphones, em vez de usar vários sensores, além de poder desenvolver aplicativos proprietários ou adotar versões de terceiros.

O módulo usa LEDs e um sensor sensível à luz para medir a absorção de luz vermelha e infravermelha pela ponta dos dedos do usuário. À medida que o usuário toca os sensores e os eletrodos de um dispositivo, o MediaTek Sensio cria um circuito fechado entre o coração e o biossensor para medir formas de onda de ECG e PPG.

O Sensio oferece seis tipos de dados de saúde importantes para o usuário em aproximadamente 60 segundos:

Frequência cardíaca – mede batimentos cardíacos por minuto.
Variação da frequência cardíaca – mede a variação do tempo entre os batimentos cardíacos.
Pressão arterial – mede a pressão arterial para que os usuários possam ter acesso a diversos dados ao longo de um período de tempo.
Nível de saturação (SpO2) – mede a quantidade de oxigênio no sangue.
Eletrocardiograma (ECG) – mede a atividade elétrica do coração durante um período de tempo e a exibe em forma de gráfico.
Fotopletismografia – mede a mudança no volume de sangue.

O MediaTek Sensio MT6381 inclui:

LEDs R e IR integrados para medição reflexiva de PPG + 1-channel ECG analógico front-end

• Pacote Compact 6,8 mm x 4,93 mm x 1,2 mm OLGA de 22 pinos

• BOM externa total: 4 caps + 2 eletrodos

Interface digital I2C / SPI

 

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Será “o fim da internet como conhecemos”?

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A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos aprovou, por 3 votos a 2, o fim das regras que davam neutralidade nas redes de comunicações do país. A antiga lei obrigava os provedores e empresas de telecomunicações a oferecerem acesso à internet sem discriminar o tipo de programa o serviço usado. Isso as proteções acabaram e as empresas estão livres para cobrarem taxas extras ou dividir o acesso em pacotes premium e comuns.

A decisão não agradou entidades de defesa dos consumidores e associações de empresas de tecnologia. Elas temem por privilégios a quem tem mais poder aquisitivo e isso restringiria uma série de negócios digitais que surgiram nos últimos anos. O serviço noticioso da CNN não foi piedoso com a decisão do FCC e deu manchete de “A internet como conhecemos acabou”.

A proposta de acabar com a neutralidade foi uma luta pessoal do presidente americano, do partido republicano, Donald Trump, que colocou o novo presidente da FCC, Ajit Pai, e o encarregou de passar o projeto. As novas regras não fazem menção de coibir cortes e diminuição do acesso. Em tese, as operadoras podem diminuir o tráfego de vídeo, por exemplo, para priorizar produtos e serviços próprios.

Quase todas operadoras americanas têm comprado empresas de conteúdo e de apps nos últimos meses e o portfólio delas parece ter sido preparado para essa decisão do FCC. Pai disse, após a aprovação, que não há motivos para preocupações e “haverá proteção aos consumidores”.

Na justiça
A decisão, no entanto, deve ser atacada por quem era contra o fim da neutralidade. O senador Ed Markey, do partido democrata (Massachusetts) protocolou imediatamente um pedido de revisão da decisão do FCC. Personalidades de todos os setores criticaram o resultado da votação. O youtuber Mark Edward Fischbach, conhecido por Markiplier, com quase 10 milhões de seguidores em seu canal de games independentes, disse “a batalha não terminou”. A Electronic Frontier Foundation, que luta pela privacidade e liberdade na internet, divulgou nota dizendo que entrará com ações nas cortes americanas até reverter a decisão do FCC, que chama de “um dos maiores erros da história”.

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Empresa lança cerveja artesanal sem glúten

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A Club Life To Go apresenta uma novidade que chega para complementar sua gama de produtos sem glúten: a cerveja artesanal Belgian Saison tipo Ale – primeira opção alcoólica da marca. O glúten, proteína encontrada nas sementes de cereais como o trigo, aveia, cevada e centeio, usado na maioria das cervejas tradicionais, é substituído pela mandioquinha, um dos segredos dessa composição. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Agora, aqueles que têm intolerância ao glúten ou optaram por uma alimentação sem o elemento, podem encontrar o produto nas unidades do Club Life To Go em São Paulo, Brasília e Porto Alegre. A garrafa de 310 ml, que está disponível por R$ 25, possui coloração clara e sabor delicado com intenso sabor de malte e levedura belga.

“Apresentamos aos clientes mais uma inovação em linha com nosso conceito de alimentação saudável. Uma boa opção para um happy hour”, afirma Eliardo Rodrigues, fundador da marca.

 

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Uso de tecnologia em sala de aula melhora relação entre aluno e professor

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Levantamento sobre impacto da plataforma DreamShaper aponta também aumento da disposição para buscar novidades e novas experiências

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens: de acordo com levantamento realizado pela TIC Kids, 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos têm acesso e utiliza a internet. Mas e quando a rede vai para a sala de aula, os avanços tecnológicos ajudam ou atrapalham? Um estudo realizado sobre…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…o impacto da DreamShaper, plataforma online de ensino que permite a criação de projetos temáticos em sala de aula, prova que os resultados podem ser bem positivos e impactar até mesmo na relação entre alunos e professores.

Segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha, 96% dos professores acreditam que o uso de tecnologia amplia suas habilidades como professor e 94% que ajuda a incorporar novos métodos de trabalho. Já o estudo realizado pela Plan, encomendado pela Fundação Lemann, parceira da DreamShaper, avaliou os impactos causados pelo uso da ferramenta em sala de aula, e aponta que 79,49% dos professores do ensino fundamental ou médio que utilizaram a plataforma se abriram para novas experiências e começaram a pesquisar sobre novidades em sala de aula. No ensino superior, o número salta para 82,46%.

Para João Borges, head of sales da DreamShaper, o uso de tecnologia nas salas de aula é inevitável e tende a crescer. “Hoje os jovens já crescem conectados, estamos lidando com um novo perfil de aluno. É preciso se adaptar às suas necessidades e oferecer novas ferramentas de estudo, que além de trazer inovação para a escola, possam aliar o aprendizado com seus objetivos pessoais”, aponta Borges. Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de 60 mil alunos em todo o mundo.

Os professores entrevistados no levantamento da Plan apontam ainda que o uso da tecnologia da DreamShaper melhorou em 66,67% a relação entre aluno e professor no ensino fundamental e médio, e 62,28% no ensino superior. “Além de promover uma nova forma de aprendizado para os alunos, as ferramentas educacionais devem priorizar a didática do professor sem interferir em seu formato de aula, sendo um aliado no ensino do dia a dia. Isso pode aproximar os alunos dos professores e proporcionar uma relação de melhor entendimento, beneficiando ambos os lados”, analisa Borges.

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Oito previsões que irão impactar o mercado de tecnologia em 2018

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A Dell Technologies aponta quais serão os maiores impactos de tecnologias emergentes em 2018. O prognóstico é baseado na visão das principais lideranças das empresas que compõem o grupo, que relacionaram como a Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada/Virtual, e avanços emergentes em aplicações de Internet das Coisas e Cloud Computing devem impactar o mercado no próximo ano. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nos próximos anos vamos ver essas tecnologias ganharem força e se tornarem cada vez mais comuns, com impacto nos negócios, criação de novas profissões e contribuição para o desenvolvimento da sociedade. “A Dell Technologies é a parceira de tecnologia ideal para que as empresas enfrentem o desafio de adaptar suas operações para ofertas de novos produtos e serviços, considerando as novas demandas da sociedade. Para ter êxito na nova era das parcerias homem-máquina, as empresas terão de aprimorar as suas capacidades no desenvolvimento de aplicações, preparar desde já a infraestrutura e qualificar a força de trabalho para essa nova realidade”, diz Luis Gonçalves, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil Commercial.

O que esperar de 2018:

1) Inteligência Artificial executará “tarefas de raciocínio” em alta velocidade
Nos próximos anos, a Inteligência Artificial vai mudar a forma como as pessoas trabalham com dados, não apenas em sua curadoria. As empresas aproveitarão a IA para fazer “tarefas de raciocínio” orientadas por dados, reduzindo significantemente o tempo que desperdiçam debatendo o escopo, cenários e testes de cada inovação. Isso dará mais liberdade para que tomem decisões e avancem com maior velocidade, evitando que novas boas ideias sejam desperdiçadas.

Ainda que muitos teóricos acreditem que a IA irá substituir empregos, novas tecnologias podem, inclusive, criar novas posições, desencadeando novas oportunidades. É esperado o aumento de demanda por um novo perfil de profissionais de TI, focado em treinamento e aperfeiçoamento de inteligência artificial. Esses profissionais serão responsáveis por definir os parâmetros para o que deve e não deve ser classificado para um resultado de negócios, determinar as regras de engajamento, e critérios sobre o que constitui ‘recompensa’, como exemplo de atividades. Uma vez que isso aconteça, a tecnologia poderá recomendar oportunidades comerciais positivas com muita agilidade.

2) Inteligência será incorporada à IoT
Em 2018, acontecerá um avanço significativo na incorporação de inteligência quase instantânea em veículos, organizações, casas e cidades conectadas. Com o custo de processamento de energia diminuindo, em breve, haverá 100 bilhões de dispositivos conectados e, rapidamente, 1 trilhão. A magnitude da combinação de dados, poder de processamento com o poder da Inteligência Artificial, vai ajudar as máquinas a orquestrarem melhor os recursos físicos e humanos. As pessoas devem evoluir para ‘condutores digitais’ com a tecnologia funcionando como uma extensão delas mesmas.

3) Headsets com Realidade Aumentada
Também não demorará até que a linha que separa a realidade “real” e a aumentada comece a diminuir.  A viabilidade comercial da Realidade Aumentada já é evidente. Por exemplo, equipes de trabalhadores da construção civil, arquitetos e engenheiros usam headsets AR para visualizar novas construções, coordenar esforços com base em uma visão única de desenvolvimento e realizar treinamento remoto dos trabalhadores. Esta tecnologia irá redimensionar a eficiência humana ao aproveitar seu conhecimento para proporcionar uma evolução da força de trabalho. Outro campo onde será possível esperar grandes impactos é na área de entretenimento e nas arenas esportivas, que devem oferecer cada vez mais experiências imersivas.

4) Clientes e empresas estarão cada vez mais próximos
Um estudo da Dell Technologies mostrou que 45% dos líderes de médias e grandes organizações acreditam que elas poderão estar defasadas no prazo de 5 anos e 78% avaliam que startups representem ameaça aos seus negócios. Nunca foi tão importante colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. No próximo ano, as empresas usarão análise preditiva, aprendizagem de máquina e inteligência artificial para entender as necessidades dos clientes e, até mesmo, antevê-las. Os serviços de atendimento ao cliente serão o pivô da mistura entre homem e máquina, com o atendimento humano interagindo com agentes virtuais inteligentes, como um time, para oferecer a melhor experiência.

5) Imparcialidade garantida pela tecnologia
Durante a próxima década, tecnologias emergentes, como VR e AI, vão ajudar as pessoas a encontrar e agir em relação à informação sem interferência de emoções ou preconceitos externos, ao mesmo tempo em que as capacitará para exercer o julgamento humano quando apropriado. A Inteligência Artificial será utilizada em processos de recrutamento e para realizar promoções de cargos, enquanto a Realidade Virtual será utilizada em entrevistas para assegurar oportunidades exclusivamente por mérito, mascarando a identidade do candidato com um avatar.

6) Crescimento do eSports no mercado de mídia e entretenimento
O mercado gamer será impactado por novos dispositivos de realidade virtual e computação de alta definição, com milhares de jogadores e espectadores sintonizados nas batalhas virtuais. Além disso, o fenômeno de eSports aponta para uma tendência mais ampla que impacta, inclusive, atividades humanas. Os esportes tradicionais, por exemplo, terão parte de suas atividades digitalizadas, buscando monitoramento a partir da análise de dados para melhorar o desempenho e criar novas experiências para o público.

7) Migração para a “mega-nuvem”
Em 2018, as empresas devem mover-se com maior agilidade em direção a uma abordagem multi-cloud que integrará os modelos público e privado, hospedados, gerenciados e SaaS. No entanto, à medida que mais aplicativos e cargas de trabalho estarão divididas em várias nuvens, o gerenciamento se tornará um desafio.

A mega-nuvem irá tecer várias nuvens privadas e públicas para comportar-se como um sistema coerente e holístico, que oferecerá uma visão unificada e inteligente de todo um ambiente de TI. Para tornar a mega-nuvem possível, será preciso criar inovações de nuvens múltiplas em rede (para mover dados entre nuvens), armazenamento (para direcionar dados para a nuvem correta), computação (para utilizar o melhor processamento e aceleração para as cargas de trabalho), orquestração (para ligar redes, armazenamento e computação em conjunto entre nuvens) e, como nova oportunidade, os clientes terão de incorporar Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina  para trazer a automação e insights para esse ambiente de TI de próxima geração.

8) Desafios de segurança
Neste mundo cada vez mais interligado, a dependência de terceiros nunca foi maior e as organizações contam com sistemas altamente interconectados. Essa arquitetura traz novos desafios de segurança, uma vez que as invasões e ataques podem ter pequenos sistemas ou dispositivos como portas de acesso.

Devido à relação cada vez mais entrelaçada entre pessoas e máquinas, pequenas falhas podem causar grandes impactos de segurança. Por isso, será um ano em que as empresas vão priorizar a implementação de ferramentas de segurança cibernética e tecnologias efetivas para proteção de dados e evitar ameaças.

 

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Waze dá dicas para evitar trânsito nas compras de natal e para cair na estrada no fim de ano

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Segundo o Waze, dezembro é o mês com maior movimentação do ano nas ruas – seja em busca por presentes, na organização para a ceia de Natal e de Ano Novo com a família e amigos, ou na preparação para viagens de férias de verão. Por isso, o Waze separou algumas…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…dicas dos piores horários para viajar ao litoral ou para ir às compras antes das festas de fim de ano.

Evite trânsito no Natal e Ano Novo
Como já é tradição, algum presente ou compra acaba ficando para a última hora. Por isso, os dias 24 e 31 de dezembro tem um grande aumento do fluxo de pessoas nos supermercados e shoppings. Fique de olho nos horários mais movimentados e fuja dos engarrafamentos e filas nos estabelecimentos.

Também com dados do Waze, há um aumento de mais de 400% de motoristas com destino a praias durante o Natal. Evite viajar na sexta-feira, dia 22 de dezembro, entre as 17h e 19h, este é o pior horário para quem quer passar o Natal na praia. No dia 24, não pegue a estrada entre as 10h e às 12h. Já no dia 31, o horário de pico é entre às 18h e às 20h.

Veja os piores horários para dirigir rumo ao litoral:

Dia                                     Horário com mais trânsito
Sexta-feira, 22                   17h – 19h
Sábado, 23                          15h – 17h
Domingo, 24                       10h – 12h
Segunda-feira, 25               17h – 19h
Terça-feira, 26                     14h – 16h
Quarta-feira, 27                  17h – 19h
Quinta-feira, 28                   17h – 19h
Sexta-feira, 29                     17h – 19h
Sábado, 30                          16h – 18h
Domingo, 31                        18h – 20h
Segunda-feira, 1                  18h – 20h
Terça-feira, 2                        17hh – 19h

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IBM, Samsung e JP Morgan fazem parceria por computadores quânticos

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Um grupo de empresas poderosas de vários setores pretende fazer os computadores quânticos evoluírem mais rápido. A “Q Network”, criada pela IBM pretende investir em centros de pesquisa e laboratórios de teste para fazer essa nova revolução da computação uma realidade. Além da tradicional companhia de tecnologia, fazem parte do grupo a montadora Daimler AG, o banco JPMorgan Chase e a fabricante de eletroeletrônicos Samsung.

Instituições de ensino e pesquisa também já estão no rede, como é o cado da Oak Ridge National Lab no Tennessee, Universidade de Oxford no Reino Unido, a Universidade Keio no Japão e a Universidade de Melbourne, na Austrália.

Os parceiros da Q Network terão projetos compartilhados e poderão usar a cloud da IBM feita com computadores de 20 qubit, que a empresa preparou para funcionar em 2017. A companhia ainda tem um projeto de 50 qubit em andamento, o que trará maiores capacidades de troca de dados.

O objetivo da IBM é que seus parceiros desenvolvam aplicativos que demonstrem vantagem comercial e que funcionem em situações de mercado. O tempo de testes passou e a gigante de TI espera ter clientes e faturamento em computadores quânticos até 2020.

Futuro promissor
Recentemente, a Microsoft anunciou também a perspectiva de entrada na computação quântica. Diferentemente das máquinas atuais, as quânticas trabalham com pedaços de informações (bits) que podem ser zeros e uns ao mesmo tempo, ou nenhum deles, trazendo um aumento exponencial de poder de processamento para qualquer atividade.

Sonho do mercado há décadas, o computador quântico tem, no entanto, um problema ainda a ser resolvido. Os modelos existentes hoje, e que realmente funcionam com clientes, precisam de uma refrigeração extrema e consomem muita energia. A IBM considera que em pouco tempo isso deve ser resolvido, já que essas máquinas saíram da teoria e estão em pleno funcionamento. Com isso, a indústria de tecnologia tem meios de melhorar a eficiência energética.

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USP tem vaga de pós-doutorado em machine learning com bolsa da FAPESP

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O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com uma vaga aberta para pós-doutorado na área de aprendizado de máquina (machine learning) e mineração de dados com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O prazo de inscrição termina em 31 de janeiro.

O bolsista trabalhará no projeto intitulado Armadilhas e sensores inteligentes: uma abordagem inovadora para controle de insetos peste e vetores de doenças, que tem como pesquisador responsável o professor Gustavo Batista, do ICMC. Os interessados devem enviar e-mail para gbatista@icmc.usp.br com o assunto post-doctoral application – machine learning, contendo currículo e carta de apresentação com nomes e informações para contato de dois profissionais que possam recomendar o candidato, ambos em formato PDF.

É necessário que o candidato tenha o título de doutor em ciência de computação ou áreas afins, com experiência em aprendizado de máquina e mineração de dados, além de ter finalizado seu doutorado nos últimos cinco anos. O valor da bolsa para pós-doutor da FAPESP é de R$ 7.174,80.

O pesquisador trabalhará com as técnicas de aprendizado de máquina aplicadas a fluxos de dados para classificação e quantificação. A oportunidade está publicada no site da FAPESP no link icmc.usp.br/e/62b89.

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Injustice 2 terá teste gratuito no PlayStation 4 e Xbox One de 14 a 18 de dezembro

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A Warner Bros. Interactive Entertainment e a DC Entertainment anunciaram hoje um teste gratuito para o melhor jogo de luta de 2017 pela TGA, Injustice 2. A partir de 14 de dezembro até 18 de dezembro de 2017, os jogadores poderão baixar o Teste grátis de Injustice 2 no PlayStation 4 e Xbox One, dando-lhes a chance de experimentar diversos modos de jogo, incluindo os capítulos 1 a 3 do modo de história, todos os modos multijogador e on-line, além da lista completa de personagens do game base com a exceção de Brainiac.

Além disso, os jogadores terão a oportunidade de tentar selecionar os personagens de DLC no modo Multiverso.

Desenvolvido pela aclamada e premiada NetherRealm Studios, Injustice 2 possibilita a criação e personalização de versões definitivas de super-heróis e supervilões icônicos da DC Entertainment. O game está disponível para PlayStation 4 e Xbox One, nas plataformas física e digital, totalmente em português e com versão brasileira exclusiva.



Suas novas ferramentas de segurança cibernética já estão envelhecendo

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* Por Lynda Grindstaff

Na indústria da segurança cibernética vemos o número de ameaças crescer o tempo todo. Para colocar as coisas em perspectiva: desde 2015, o número de novos malwares reportados trimestralmente mais do que duplicou. No primeiro trimestre de 2017, o McAfee Labs registrou 244 novas ameaças a cada minuto, ou mais de quatro a cada segundo.

Com as ameaças se multiplicando nesse sentido, seria fácil assumir que as empresas deveriam comprar as ferramentas de segurança mais recentes do mercado, ancorá-las firmemente e se sentirem aliviadas por terem investido em uma forte defesa que durará por muito tempo. Mas essa suposição está totalmente errada.

Infelizmente não é possível apenas preencher um cheque e sentar-se tranquilamente. Não importa quão boas as ferramentas de segurança cibernética sejam, elas perdem a eficácia ao longo do tempo, ao mesmo tempo que um mundo de atacantes cria novas ameaças sem parar. De fato, enquanto a adoção antecipada das ferramentas mais recentes proporciona boa proteção por um tempo, a adoção em massa dessas ferramentas dá aos invasores mais incentivos para vencer as melhores ferramentas.

Nós chamamos esse declínio na eficácia de curva de Grobman, conceito que recebeu o nome do diretor técnico da McAfee Steve Grobman, pelo princípio que ele estabeleceu no livro A Segunda Economia: A Corrida pela Confiança, Tesouro e Tempo na Guerra da Cibersegurança.

A grande questão é: como você estende essa curva para tirar a maior eficácia das suas ferramentas de segurança cibernética? Esta não é uma questão abstrata. Essa eficácia se traduz diretamente no valor do investimento e da segurança como empresa. A resposta para essa questão é: Agilidade.

As empresas simplesmente devem se adaptar, evoluir e continuarem ágeis. É a única maneira de ficarem à frente de bandidos que constantemente estão mastigando a base das empresas como se fosse um exército de cupins em uma casa.

Não serei vaga ou filosófica sobre como fazer isso. Manter-se ágil significa não se apressar para comprar a melhor ferramenta apenas para vê-la perder a eficácia depois. É preciso investir em uma abordagem integrada de plataforma aberta que permita implantar soluções de segurança mais rapidamente, estender sua eficácia por mais tempo e coordenar todos os aspectos da sua segurança, desde o endpoint até a nuvem.

* diretora de Inovação e Avaliação do Futuro da McAfee

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Oito previsões para a tecnologia em 2018

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Nos próximos anos vamos ver tecnologias novas ganharem força e se tornarem cada vez mais comuns. O impacto nos negócios será imenso e isso ainda deve criar uma gama de novas profissões e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Prepare-se de vez para tendências que vêm se consolidando há algum tempo como internet das coisas, inteligente artificial, realidade virtual e foco no cliente. O prognóstico é baseado na visão das principais lideranças das empresas que compõem o grupo – Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtustream e VMware – em um levantamento que destaca oito avanços em tecnologia para 2018.

“Para ter êxito na nova era das parcerias homem-máquina, as empresas terão de aprimorar as suas capacidades no desenvolvimento de aplicações, preparar desde já a infraestrutura e qualificar a força de trabalho para essa nova realidade”, comenta o vice-presidente sênior e gerente geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.
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O que esperar de 2018:
1) Inteligência Artificial executará “tarefas de raciocínio” em alta velocidade
Nos próximos anos, a Inteligência Artificial vai mudar a forma como as pessoas trabalham com dados, não apenas em sua curadoria. As empresas aproveitarão a IA para fazer “tarefas de raciocínio” orientadas por dados, reduzindo significantemente o tempo que desperdiçam debatendo o escopo, cenários e testes de cada inovação. Isso dará mais liberdade para que tomem decisões e avancem com maior velocidade, evitando que novas boas ideias sejam desperdiçadas.

Ainda que muitos teóricos acreditem que a IA irá substituir empregos, novas tecnologias podem, inclusive, criar novas posições, desencadeando novas oportunidades. É esperado o aumento de demanda por um novo perfil de profissionais de TI, focado em treinamento e aperfeiçoamento de inteligência artificial. Esses profissionais serão responsáveis por definir os parâmetros para o que deve e não deve ser classificado para um resultado de negócios, determinar as regras de engajamento, e critérios sobre o que constitui ‘recompensa’, como exemplo de atividades. Uma vez que isso aconteça, a tecnologia poderá recomendar oportunidades comerciais positivas com muita agilidade.

2) Inteligência será incorporada à IoT
Em 2018, acontecerá um avanço significativo na incorporação de inteligência quase instantânea em veículos, organizações, casas e cidades conectadas. Com o custo de processamento de energia diminuindo, em breve, haverá 100 bilhões de dispositivos conectados e, rapidamente, 1 trilhão. A magnitude da combinação de dados, poder de processamento com o poder da Inteligência Artificial, vai ajudar as máquinas a orquestrarem melhor os recursos físicos e humanos. As pessoas devem evoluir para ‘condutores digitais’ com a tecnologia funcionando como uma extensão delas mesmas.

3) Headsets com Realidade Aumentada
Também não demorará até que a linha que separa a realidade “real” e a aumentada comece a diminuir. A viabilidade comercial da Realidade Aumentada já é evidente. Por exemplo, equipes de trabalhadores da construção civil, arquitetos e engenheiros usam headsets AR para visualizar novas construções, coordenar esforços com base em uma visão única de desenvolvimento e realizar treinamento remoto dos trabalhadores. Esta tecnologia irá redimensionar a eficiência humana ao aproveitar seu conhecimento para proporcionar uma evolução da força de trabalho. Outro campo onde será possível esperar grandes impactos é na área de entretenimento e nas arenas esportivas, que devem oferecer cada vez mais experiências imersivas.

4) Clientes e empresas estarão cada vez mais próximos
Um estudo da Dell Technologies mostrou que 45% dos líderes de médias e grandes organizações acreditam que elas poderão estar defasadas no prazo de 5 anos e 78% avaliam que startups representem ameaça aos seus negócios. Nunca foi tão importante colocar a experiência do cliente em primeiro lugar. No próximo ano, as empresas usarão análise preditiva, aprendizagem de máquina e inteligência artificial para entender as necessidades dos clientes e, até mesmo, antevê-las. Os serviços de atendimento ao cliente serão o pivô da mistura entre homem e máquina, com o atendimento humano interagindo com agentes virtuais inteligentes, como um time, para oferecer a melhor experiência.

5) Imparcialidade garantida pela tecnologia
Durante a próxima década, tecnologias emergentes, como VR e AI, vão ajudar as pessoas a encontrar e agir em relação à informação sem interferência de emoções ou preconceitos externos, ao mesmo tempo em que as capacitará para exercer o julgamento humano quando apropriado. A Inteligência Artificial será utilizada em processos de recrutamento e para realizar promoções de cargos, enquanto a Realidade Virtual será utilizada em entrevistas para assegurar oportunidades exclusivamente por mérito, mascarando a identidade do candidato com um avatar.

6) Crescimento do eSports no mercado de mídia e entretenimento
O mercado gamer será impactado por novos dispositivos de realidade virtual e computação de alta definição, com milhares de jogadores e espectadores sintonizados nas batalhas virtuais. Além disso, o fenômeno de eSports aponta para uma tendência mais ampla que impacta, inclusive, atividades humanas. Os esportes tradicionais, por exemplo, terão parte de suas atividades digitalizadas, buscando monitoramento a partir da análise de dados para melhorar o desempenho e criar novas experiências para o público.

7) Migração para a “mega-nuvem”
Em 2018, as empresas devem mover-se com maior agilidade em direção a uma abordagem multi-cloud que integrará os modelos público e privado, hospedados, gerenciados e SaaS. No entanto, à medida que mais aplicativos e cargas de trabalho estarão divididas em várias nuvens, o gerenciamento se tornará um desafio.

A mega-nuvem irá tecer várias nuvens privadas e públicas para comportar-se como um sistema coerente e holístico, que oferecerá uma visão unificada e inteligente de todo um ambiente de TI. Para tornar a mega-nuvem possível, será preciso criar inovações de nuvens múltiplas em rede (para mover dados entre nuvens), armazenamento (para direcionar dados para a nuvem correta), computação (para utilizar o melhor processamento e aceleração para as cargas de trabalho), orquestração (para ligar redes, armazenamento e computação em conjunto entre nuvens) e, como nova oportunidade, os clientes terão de incorporar Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para trazer a automação e insights para esse ambiente de TI de próxima geração.

8) Desafios de segurança
Neste mundo cada vez mais interligado, a dependência de terceiros nunca foi maior e as organizações contam com sistemas altamente interconectados. Essa arquitetura traz novos desafios de segurança, uma vez que as invasões e ataques podem ter pequenos sistemas ou dispositivos como portas de acesso.

Devido à relação cada vez mais entrelaçada entre pessoas e máquinas, pequenas falhas podem causar grandes impactos de segurança. Por isso, será um ano em que as empresas vão priorizar a implementação de ferramentas de segurança cibernética e tecnologias efetivas para proteção de dados e evitar ameaças.

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Chega ao mercado o app de relacionamento que vai além das aparências

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Com o Deeper o usuário decide se quer ou não revelar suas fotos

Inovação e praticidade são as palavras que definem o novo app Deeper que já é considerado um sucesso. Na contramão dos apps que já existem no mercado, o Deeper acredita que a compatibilidade vai…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…além das aparências, oferecendo ao usuário a opção de conversar sem ter sua foto totalmente revelada.

Ao se inscrever no app, o usuário escolhe seus hobbies e preferências,facilitando assim as possíveis combinações. O mistério fica por conta da foto levemente borrada, aguçando a curiosidade do pretendente. Além disso, cada usuário tem o poder de decidir se libera ou não suas fotos.

O Deeper surge no momento onde as relações estão cada vez mais descartáveis, provando que um bate papo descontraído pode sim ser a porta de entrada para uma relação saudável e divertida.

“Nunca gostei da ideia de “cardápio humano” que hoje existem em muitos apps por aí, onde a escolha é sempre baseada na aparência. O Deeper surgiu para quebrar tabus, para mostrar algo que nunca existiu e mexer com as pessoas, para que elas saiam de sua zona de conforto e possam se sentir livres para ser o que quiser” explica Lucas Pereira, fundador da plataforma.

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Johnnie Walker oferece, em todo país, garrafas personalizadas para presentear no fim de ano

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Pensando em oferecer presentes especiais e marcantes para o fim de ano, a Johnnie Walker estará com sua Gift Spot no shopping Iguatemi São Paulo até o dia 30 de dezembro, apresentando aos paulistanos algumas de suas principais joias. Em paralelo…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…ao espaço pop-up, o e-commerce “The Bar”, cujo envio é feito para todo o Brasil, é mais uma opção para aqueles que procuram presentes exclusivos para a família e os amigos nas confraternizações.

Para tornar a experiência de presentear com Johnnie Walker ainda mais marcante, tanto a gift spot quanto o e-commerce oferecem serviços de personalização como o engraving – no qual o consumidor pode gravar uma mensagem na garrafa do Johnnie Walker Blue Label – e o Studio Label, que permite a impressão customizada do rótulo da garrafa de Johnnie Walker Gold Label Reserve, com foto e frase a serem escolhidas. Tanto no spot quanto no e-commerce, o serviço não tem custo adicional.

Um dos giftings de maior destaque da família Johnnie Walker é o The John, rótulo criado para comemorar o aniversário de nascimento do John Walker, pioneiro da família. É um blend de whiskies raros, selecionados a partir de nove destilarias do século 19. Cada lote apresenta 330 garrafas numeradas, o que realça sua exclusividade.

Há, ainda, o King George V, edição especial de BLUE LABEL, que celebra o centenário da coroação do George V como rei da Inglaterra. Foi durante o seu reinado que John Walker tornou-se fornecedor oficial de destilados da família real. A edição levou um século para ficar pronta. A garrafa traz um laço e um brasão, e seu blend conta com técnicas de 1930, e foi maturado em barris da era de George V.

Já o John Walker & Sons Private Collection 2017, disponível apenas na Gift Spot, é uma edição rara e de colecionador. Desde de 2014 Johnnie Walker lança anualmente um rótulo exclusivo, em comemoração aos 200 anos da marca, completados em 2020. Esse ano foram produzidas 5.888 garrafas, e apenas 162 vieram para o Brasil. Seu blend apresenta um caramelo cremoso, com toques de especiarias suaves do carvalho americano, e caráter frutado de duas regiões da Escócia (Highland e Speyside).

Além destes, tanto a Gift Spot quanto o e-commerce apresentam, também, os rótulos Swing, The Collection e o Odyssey, e todos os rótulos tradicionais Blue Label, Gold Label, Green Label, Platinum, Black.

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Algar lança Duda, agente virtual com inteligência cognitiva

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A Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de Gestão de Relacionamento com Clientes, de Ambiente de Tecnologia e de Serviços de Telecom, lançou sua primeira agente digital com inteligência cognitiva. Batizada de Duda, a tecnologia começou a ser utilizada em atendimento via aplicativos de mensageria, no processo de renegociação de dívidas que passou a ser 100% autônomo, sem interferência humana.

A atendente virtual Duda – apelido do nome Maria Eduarda, que significa guardiã da riqueza -, foi desenvolvida a partir da integração de várias soluções de tecnologia, dentre elas o Watson, da IBM. Segundo Marco Aurélio Matos, diretor de Transformação Digital da Algar Tech, além desse ecossistema de parceiros, a Algar Tech utilizou toda a sua base de conhecimento na indústria. “Aliamos nossa experiência em atendimento, melhores práticas de cobrança e renegociação no mercado financeiro, e criamos uma solução capaz de trazer mais produtividade e redução de custos para nossos clientes”, enfatiza.

Para viabilizar a automação do processo de renegociação de ponta a ponta, uma equipe de curadores trabalhou para dar mais assertividade à agente virtual, considerando especificidades da linguagem do mercado financeiro e as regionalidades do idioma. A transferência para o atendimento humano só acontece em situações que a Duda não tiver a resposta. “Quando isso ocorre, nós ‘educamos’ a Duda com a resposta correta para que ela possa utilizá-la nos próximos atendimentos”, explicou Matos.

Benefícios
Além de aprender com os próprios erros, a plataforma é multilíngue e a capacidade de atendimento simultâneo é ilimitada. Outra vantagem é o tempo: a Duda consegue elaborar uma proposta à vista em menos de 20 segundos. A modernização também beneficia consumidores, que passam a utilizar aplicativos de mensageria para um autosserviço rápido, simples e eficaz.

Inicialmente, a tecnologia foi implantada na operação de uma empresa do segmento financeiro para renegociar dívidas com consumidores que utilizam cartão de crédito e estão com fatura em atraso. A intenção, porém, é que seu uso seja ampliado para outras operações.

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Produtos eletrônicos podem ser presentes perigosos neste natal

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Além da possibilidade de danificação do produto, a falta de verificação e certificação pode pôr em risco a segurança do usuário

A maioria dos produtos eletrônicos comercializados no país precisam ser certificados quanto à segurança, visando evitar possíveis riscos aos usuários. O mesmo ocorre em relação às…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…baterias de celulares. No entanto, há diversos produtos bastante comuns nas listas de presentes de Natal que não dependem da certificação para entrarem no mercado. É o caso de tablets e computadores, por exemplo.

Diferentemente dos celulares, estes equipamentos não precisam que suas baterias passem por testes para chegar ao consumidor. Esta preocupação é redobrada quando se trata de brinquedos importados clandestinamente.

Conheça aqui mais alguns produtos que oferecem risco em potencial e previna-se contra possíveis transtornos ao presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano:

Hand Spinners
São a nova moda ao redor do mundo. Neste ano chegaram à 18ª posição entre os 20 brinquedos mais vendidos nas Amazon.com. Enquanto todo spinner apresenta um risco de sufocamento para crianças em razão das peças pequenas, os gadgets movidos a bateria também podem apresentar perigo de incêndio no momento em que são carregados. A Comissão de Segurança de Produtos para Consumidores (CPSC na sigla em inglês) criou, com isso, uma série de recomendações para fabricantes e usuários.

“O fogo causado, mesmo por uma pequena bateria de lítio pode se alastrar de forma rápida e imprevisível”, diz Jose Antonio de Souza Junior, Gerente de Operações da UL do Brasil, empresa especializada em certificações de produtos e segurança.

Hoverboards
Esta espécie de skate elétrico com duas rodas começou a ser vendido sem certificação nos EUA, onde rapidamente se tornou uma febre.

Depois de diversos acidentes com usuários, foi lançada a primeira norma para testar e avaliar esses produtos. Essa norma foi lançada pela UL a pedido do governo americano, a fim de entender porque a bateria de lítio tinha tamanha propensão a pegar fogo, muitas vezes gerando acidentes sérios.

“A certificação UL indica que consumidores podem adquirir o produto com tranquilidade, sabendo que seu sistema elétrico foi devidamente certificado e atende aos requisitos de proteção contra fogo”, explica Jeff Smidt, Vice-Presidente e Gerente Geral da Divisão de Energy and Power Technologies da UL.

No Brasil, por enquanto não há nenhuma legislação específica para certificação deste tipo de produto. Porém, se for um item importando dos EUA e tiver o selo holográfico da UL, significa que este produto passou pelo rigoroso processo de certificação da empresa.

Celulares e carregadores
A maioria dos acidentes com celulares ocorre quando há aquecimento excessivo da bateria ou pressão mecânica sobre sua área externa. “O risco é causado não apenas pelo fogo, que se propaga de uma célula para toda a bateria e em alguns casos pode gerar explosões, mas também pela projeção de partes incandescentes”, aponta Jose Antonio de Souza Junior.

Para evitar esses problemas, foram definidas normas rígidas pela UL nos Estados Unidos sobre composição da bateria (avaliação dos materiais), morfologia e propriedades químicas/físicas fundamentais. Assim, para receberem a marca de conformidade norte americana, as baterias passam por diversos ensaios, entre eles de reação a altas temperaturas, reação física a incêndios (se vai ou não explodir) e impacto. No Brasil, as baterias destinadas a telefones celulares também devem passar por testes para serem certificadas e homologadas pela Resolução 481/2007 da Anatel, portanto quem quiser presentear com um aparelho vendido legalmente pode ficar mais tranquilo.

Quem ganhar o aparelho, no entanto, deve estar atento ao carregador. Em geral, os que são vendidos com o aparelho são certificados e homologados pela Anatel no Brasil. O problema acontece quando por ventura o consumidor perde o original, ou ele estraga por algum motivo, e apela-se para o pirata.

“Há hoje tecnologia suficiente para realizar ensaios e simular situações que evitem fatalidades. A questão é que nem sempre carregadores certificados chegam ao consumidor, o que pode causar até acidentes fatais no pior dos casos e no melhor, danificar o aparelho”, explica Jose Antonio de Souza Junior.

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Plataforma proporciona armazenamento em nuvem no ensino a distância

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Inédita no mercado educacional, plataforma propõe interação e compartilhamento de dados entre estudante

A era dos pen drives, cartões de memória e CDs pode estar com os dias contados. Essas tecnologias de armazenamento de dados estão sendo substituídas pelas plataformas de armazenamento em nuvem, que conquistam cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Por meio do…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…acesso à internet, os arquivos podem ser consultados em qualquer tempo e com segurança.

Além do armazenamento de informações, as novas plataformas chegam a disponibilizar ferramentas de interação que facilitam o dia a dia, como chats, chamadas em vídeo e edição de arquivos em tempo real. Esse é o caso do Uninter Cloud, plataforma pensada e criada pelo Grupo Uninter para atender demandas dos alunos dos cursos de educação a distância e presencial.

“Trata-se de um serviço inédito e gratuito que aproxima ainda mais os estudantes de todo o país e dá agilidade ao estudo. Toda a plataforma foi desenvolvida e será administrada pela Uninter, o que permite aprimorar o sistema de forma rápida, sem depender de uma outra empresa”, explica Maurício Maistro Bianchi, gerente do setor de Tecnologia da Informação da instituição de ensino.

A Uninter é a primeira instituição de ensino brasileira a oferecer um espaço privado próprio de armazenamento, criado para atender demandas de alunos e professores da instituição. Diversas atividades podem ser realizadas em tempo real e de maneira colaborativa, como armazenamento de arquivos, produção de trabalhos em grupo, acesso a calendários, compartilhamento de documentos e tarefas, videoconferência e chats.

O projeto foi ofertado primeiramente aos cursos de Engenharia EAD, que tem 17 mil alunos em todo o Brasil. O sistema possui atualmente, 350 terabytes de espaço e pode ser rapidamente ampliado, pode-se dizer que equivale a 112 milhões de fotos em alta definição. Cada aluno tem a disposição 1 gigabyte. “Temos estrutura suficiente para atender todos os estudantes, com até 5 gigabytes para cada um. Tudo vai depender da demanda e do uso da plataforma”, confirma Bianchi.

O ensino presencial também será beneficiado com o serviço. Depois dessa fase inicial, que deve durar de 60 a 90 dias, o projeto será ampliado gradativamente em toda a instituição, alcançando os mais de 190 mil alunos e 600 polos de apoio presencial em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

“Caminhamos para uma direção onde a ‘distância’ ficará apenas no nome. Estamos prontos para atender todos os alunos”, afirma Neil Carvalho, diretor da Escola Politécnica da Uninter.

Tecnologia de ponta
Para conectar tantas pessoas em todo o país, a Uninter, que é o maior centro universitário do país e a segunda maior instituição em EAD, possui um Data Center com 900 terabytes em espaço de armazenamento e mais de 400 servidores virtuais. Já são suportados mais 5 milhões de e-mails por mês e a comparação pode chegar a 288 milhões de fotos em alta definição.

A estrutura é suficiente para atender mais de 500 mil alunos. “Temos capacidade para atender o dobro do número de alunos e utilizar 65% a mais em dados, se compararmos com o que utilizamos hoje”, finaliza o gerente.

Estúdios de gravação
Os números da produção de vídeo-aulas também surpreendem. São produzidos o equivalente a 2,1 mil longas-metragens por ano, 15 vezes mais do que os 143 filmes lançados no país em 2016, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e três vezes mais do que Hollywood, que lança entre 600 e 700 filmes por ano. Foram 6,4 mil horas de estúdio, que resultaram em 4,2 mil horas de aulas gravadas ou transmitidas ao vivo para mais de 80 cursos.

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Marketplace de Crédito valida biometria facial dos clientes para concessão de crédito online

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O site Bom Pra Crédito, primeiro e maior shopping de crédito online do Brasil, fechou parceria com a Acesso Digital para validação via biometria facial de potenciais clientes de empresas que realizam concessão de crédito online. Com isso, os interessados em crédito terão suas fotos confrontadas com uma base de dados nacional de…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…faces biométricas compartilhada entre os maiores varejistas do Brasil. Hoje, todo brasileiro que solicita um crédito no Bom Pra Crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital, gera um novo cadastro para essa base.

“Queremos que o Brasil seja a maior referência digital do mundo em soluções digitais. Nosso grande sonho é que os brasileiros não precisem mais andar com documentos em papel, bastando apenas a biometria facial para se identificar”, aponta o CEO da Acesso Digital, Diego Martins. O executivo acredita que em até três anos, devem cadastrar biometricamente pela face toda a população economicamente ativa do Brasil.

O Bom Pra Crédito busca as melhores e mais adequadas condições de crédito, de acordo com o perfil de cada cliente. Basta preencher o cadastro 100% digital – que inclui a biometria facial da Acesso Digital – e escolher a melhor opção de crédito e assinar o contrato.

“O Bom Pra Crédito tem a missão de transformar o marcado de crédito atual num novo mercado de crédito digital, aplicando tecnologia para trazer mais eficiência para credores e, ao mesmo tempo, proporcionar mais conveniência e melhores condições para tomadores de crédito em todo o Brasil” disse o CEO do Bom Pra Crédito, Ricardo Kalichsztein.

“Antigamente a originação do crédito ocorria na agência e isso dava mais segurança para as empresas, principalmente devido a ampla documentação apresentada e a presença do cliente na agência. Quando migramos para o mercado digital, como no Bom Pra Crédito, precisamos criar novos elementos de segurança e a Acesso Digital hoje proporciona isso aos seus clientes”, aponta a Executiva de Contas da Acesso Digital, Tatiana Briotto. No mercado financeiro, a Acesso Digital já realiza validação dos clientes do Digio – Banco CBSS, Pernambucanas, Agiplan, Magazine Luiza e outros.

“Com esta parceria com a Acesso Digital estamos aumentando ainda mais a segurança de nosso marketplace de crédito online, proporcionando assim uma experiência melhor para tomadores e credores” diz Eduardo Braz, COO do Bom Pra Crédito. Hoje, o Bom Pra Crédito já tem mais de 2 milhões de clientes tomadores de empréstimo em seu marketplace e já intermediou mais de R$ 120 milhões em empréstimo pessoal de mais de 25 parceiros credores como Banco CBSS, Losango, Portocred, Bradesco Promotora, Pernambucanas, BV Financeira, Simplic, entre outros Bancos, Financeiras, Varejistas e Fintechs.

Futuramente, a Acesso Digital pretende compilar todos os dados documentais presentes em seus softwares em uma plataforma única, que permitirá que usuários acessem suas contas, como perfis em redes sociais, para terem acesso a todos os seus documentos digitalizados. Assim, a empresa pretende ser detentora do maior banco de dados documentais da população brasileira.

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App busca qualquer presente para seu amigo secreto

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Startup Rappi garante a compra e entrega de qualquer produto em 1 hora

Realizado nas confraternizações de fim de ano da maioria das empresas, o amigo secreto – ou amigo oculto – é uma forma acessível de presentear colegas e integrar a equipe. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas apontou que…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…44% dos consumidores pretendem participar da brincadeira neste final de ano. Para facilitar a compra dos presentes, a startup Rappi que funciona via web e aplicativo, garante a compra e entrega do presente ideal em 1 hora.

“O principal medo de quem participa da brincadeira é não encontrar o presente desejado, alguns por falta de tempo, outros pelo valor. Nós solucionamos isso buscando o presente de menor valor onde ele estiver e entregando em menos de uma hora. Basta o cliente nos dizer onde encontrá-lo”, afirma Bruno Nardon, sócio-presidente da Rappi. Com a missão de facilitar a vida dos paulistanos, os Rappi Entregadores buscam os presentes até mesmo no shopping. Os clientes acompanham os pedidos em tempo real, enquanto recebem fotos e conversam com o assistente e o time de suporte da Rappi.

Além dos exemplos clássicos de presentes, como livros, chinelo e acessórios de decoração, a categoria “O que você deseja?” já recebeu pedidos como um colchão, tábua de passar roupa, plantas do CEAGESP e piscinas de plástico. O pagamento é feito via cartão de crédito ou débito, após o serviço ser finalizado.

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