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Imigrantes brasileiros promovem ações para valorizar o português no exterior

3/9/2021 – O impacto da leitura na primeira infância é enorme e faz com que sejam criados e fortalecidos laços culturais nas crianças imigrantes com o BrasilLiteratura e contação de histórias são métodos usados para o avanço do Português como Língua de Herança (PLH); pequena editora criada por brasileira radicada nos EUA juntamente com seu marido americano atua neste segmento, publicando livros para os ‘amantes’ da cultura brasileira

A manutenção de vínculos afetivos com a terra natal é algo fundamental para que imigrantes brasileiros possam viver com o mínimo de bem-estar e equilíbrio emocional nos destinos escolhidos para o estabelecimento do novo lar. Para jovens e adultos que deixaram histórias, amigos e familiares nos países onde nasceram e cresceram, trata-se de uma tarefa não muito complexa, já que há toda uma gama de vivências e experiências a se apegar. 

O estímulo à apreciação de traços que identifiquem – tanto de forma objetiva quanto no campo da subjetividade – o Brasil e os brasileiros, como sua cultura, sua culinária e suas tradições regionais, certamente é uma opção. Mas para associações de imigrantes brasileiros estabelecidos nos quatro cantos do mundo, a principal ferramenta para a formação e a manutenção deste vínculo com a terra natal é, sem dúvida, a língua portuguesa. Ou, de forma mais específica, o Português Como Língua de Herança (abreviado como POHL, na Europa; e PHL, nos Estados Unidos). 

Em “Como manter e desenvolver o português como língua de herança”, obra editada pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami em parceria com a Must University em 2016, Ivian Destro Boruchowski explica que “os falantes de herança são aqueles que, apesar de terem algum vínculo com essa língua, têm oportunidades restritas de acesso e uso”. Isso pode acontecer, segundo o autor, “porque a criança nasceu em um país onde o português não é a língua dominante na sociedade, ou porque a criança imigrou antes de atingir o período crítico de aquisição da língua”.

Em 2020, o Ministério das Relações Exteriores editou uma cartilha, “Proposta Curricular para o Ensino de Português como Língua de Herança”, para ser utilizada em iniciativas desenvolvidas por associações estabelecidas no exterior, chancelando o conceito surgido no início dos anos 80 e que, atualmente, já possui até dia para ser celebrado (16 de maio).

Associações, consulados e embaixadas promovem PLH em todo o mundo

A relevância do tema faz com que o Ministério das Relações Exteriores acompanhe e apoie projetos que também recebem suporte de associações de imigrantes, consulados e embaixadas brasileiras em países onde há grandes contingentes de imigrantes brasileiros. Um exemplo são as Olimpíadas de Português como Língua de Herança, cuja primeira edição foi realizada neste ano de 2021, sendo contempladas 18 cidades em 13 países diferentes. Além disso, conferências e simpósios são realizados com grande regularidade, sobretudo na Europa.

Tais iniciativas refletem a diáspora brasileira, que há muito tempo tem ocorrido – sobretudo nos períodos de crise econômica – e que são evidenciados pelos dados oficiais mais recentes sobre a questão, fornecidos pelo Itamaraty, que apontam que, atualmente, cerca de 3 milhões de brasileiros vivem no exterior. Além disso, segundo pesquisa do Datafolha de 2018, 62% dos jovens brasileiros entre 16 e 24 anos afirmaram que mudariam de país, caso isso fosse possível.

O reflexo desta forte emigração de brasileiros e da organização destes cidadãos em outros países no âmbito da difusão do Português como Língua de Herança pode ser medido pela atuação cada vez mais efetiva de associações como Mala de Herança (Alemanha), Abec – Associação Brasileira de Educação e Cultura (Suíça) e Abrace – Associação Brasileira de Cultura e Educação (Estados Unidos). 

Entre as atividades pedagógicas e culturais desenvolvidas por estas associações estão encontros, workshops e oficinas para pais e professores; leitura, contações de histórias e brincadeiras para crianças; apresentações de grupos musicais brasileiros; e palestras de escritores brasileiros e criação de bibliotecas em português. 

Literatura ajuda a criar vínculos de pequenos imigrantes com o Brasil

Para Beti (Rozencwajg), brasileira radicada nos Estados Unidos há 30 anos, o fortalecimento da “brasilidade” em crianças que têm pouco contato com a cultura brasileira e com a língua portuguesa passa pela literatura e pela contação de histórias. 

“O impacto da leitura na primeira infância é enorme, sobretudo quando esta prática, além de proporcionar a alfabetização com a língua materna ou a língua de herança, faz com que sejam criados e fortalecidos laços culturais destes pequenos com o Brasil”, afirma.

A declaração da escritora, poeta e editora carioca é referendada por seu lugar de fala, visto que, juntamente com o marido estadunidense Peter Hays desenvolve trabalho voltado a crianças brasilo-estadunidenses com a editora Sem Fronteiras Press. Além disso, diversos materiais são oferecidos em inglês para todos que se interessam pela cultura brasileira.

“Nos dedicamos à produção de livros infantojuvenis que celebram o Brasil”, afirma (Rozencwajg), destacando a importância de evidenciar nestas obras a força, a riqueza e a diversidade da cultura brasileira. “É fundamental que exaltemos os artistas brasileiros, sua história diversificada e sua rica cultura, além das experiências dos imigrantes brasileiros espalhados pelo mundo. Uma de nossas obras, o “Without Words” fala exatamente sobre isso, uma criança brasileira que tenta se adaptar nos EUA”, acrescenta.

Para saber mais, basta acessar o link: https://www.semfronteiraspress.com/

Website: https://www.semfronteiraspress.com/



Crescimento e ações movimentam o ensino técnico paulista

Recife 3/9/2021 – Ensino técnico paulista vem ganhando destaque dentro e fora da sala de aula

Dentro da educação técnica, o Estado de São Paulo vem se mostrando em forte crescimento com a chegada de novas escolas técnicas, além da imersão de ações importantes para sociedade. É o caso da rede de ensino Grau Técnico, que chega com mais uma unidade ao estado, desta vez no litoral, em Santos. Já a unidade Grau Técnico Guarulhos realiza ação de doação de sangue, em parceria com a “AmorSeDoa”.

Localizada na Avenida São Francisco, 27, Centro de Santos, a nova instituição chega com a força da educação técnica, garantindo ensino de qualidade em todos cursos que a rede oferece, voltados às áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios.

Doação de sangue

É na simplicidade de um ato que as correntes solidárias ganham forças. Diante dessa força e necessidade coletiva, a unidade Grau Técnico Guarulhos realiza nesta sexta-feira (03), das 10h às 16h, uma campanha de doação de sangue, em parceria com a AmorSeDoa, terceirizada reconhecida por facilitar a ponte entre os doadores e bancos de sangue da região. A ação será aberta ao público com agendamento através do link: https://www.sympla.com.br/doacao-de-sangue-no-grau-tecnico-guarulhos—-dia-0309__1291695.

De acordo com Mayara Cucoro, coordenadora pedagógica do Grau Técnico Guarulhos, a ação tem um grande valor social. “É uma bela parceria com o AmorSeDoa. Mais do que nunca, vimos a importância de ser um facilitador nessa luta. O Grau Técnico tem compromisso não só com nossos alunos e funcionários, mas sim, com todos”, celebrou. A ação mobiliza alunos, funcionários e interessados.

Grau Técnico:
O Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 86 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.

Website: http://www.grautecnico.com.br



Dia do Cliente: 6 maneiras de atrair consumidores e vender mais pela internet e apps

Os lojistas virtuais costumam aproveitar o Dia do Cliente – comemorado em 15 de setembro – para fidelizar seus consumidores. Além de promoções, cupons e brindes, o atendimento ao cliente se tornou um dos grandes diferenciais competitivos das empresas que vendem pela internet, já que esse tipo de serviço tem influência direta na experiência de compra do consumidor e no pós-venda.

Pensando nisso, CEOs de empresas com foco em varejo, e-commerce e marketplaces elencaram dicas de como empreendedores podem investir de maneira prática e rápida em apps e ferramentas na internet que podem ajudar a bombar as vendas na data. Veja abaixo:

Vendas nas redes sociais
O Tik Tok é um dos aplicativos que se tornou febre no Brasil e no mundo. Com isso, empresas de diferentes portes e segmentos passaram a enxergar o app como um canal de publicidade para atrair clientes e potencializar as vendas, principalmente, no comércio eletrônico.

Segundo Babi Tonhela, sócia e Diretora de Produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de negócios digitais do Brasil, os lojistas devem estar atentos a novas e criativas estratégias para agregar valor à operação, usando a sua base de clientes com inteligência para gerar mais vendas e oferecer uma experiência ainda melhor para estes consumidores, sem necessariamente fazer grandes investimentos em publicidade e marketing.

“Com o Tik Tok é possível produzir vídeos curtos, com ferramentas de edição que oferecem. Além disso, o app oferece um alcance muito grande e consegue fazer com que os conteúdos cheguem a pessoas que não seguem o perfil. Assim como no Instagram, que também é muito utilizado para vender e hoje já oferece novas funcionalidades que trazem mais engajamento em consequência futuras vendas.

Vendas pelo WhatsApp
Outro app bastante usado, é o WhastApp, app que salvou muitas empresas em 2020 durante o primeiro ano de pandemia – principalmente as que tinham lojas físicas e tiveram que fechar por conta do isolamento social. Para Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, plataforma de CRM com foco no varejo omnichannel, a venda ativa pelo whats pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores que atuam no varejo.

“Por mais que o contato seja direto pelo whatsapp é preciso humanizar essa comunicação e criar padrões de atendimento. Não basta apenas disponibilizar promoções exclusivas para serem enviadas para clientes via Whatsapp, isso pode ser um tiro no pé. Uma dica é trabalhar conteúdos simples neste canal. A ideia principal é usar o whatsapp para fidelizar o cliente, criando um vínculo com ele para estimular por meio da fidelização, a recompra dos produtos. Apostar em datas como o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para quem quer começar”, explica.

Vendas por streaming
Outro meio de vender pela internet, são as lives commerces, uma estratégia que usa a interação proporcionada pelo streaming de lives para propiciar e alavancar vendas. Segundo Franklin Bravos, CEO da Signativa, startup que já profissionalizou mais de 500 e-commerces no Brasil, a grande vantagem dessa modalidade é a interação da transmissão ao vivo.
“Esse tipo de venda possibilita que vendedor e consumidor tenham uma maior proximidade, o que resulta em um maior engajamento e, consequentemente, maior conversão. As marcas e os sites convidam vendedores treinados, influenciadores e blogueiros para chamarem atenção em torno dos produtos anunciados”, completa o CEO.

Anúncios e estratégias de marketing
“Através da análise combinada de KPIs das redes sociais, incluindo conteúdo orgânico e anúncios, dos números de conversão de leads e vendas é possível monitorar se uma estratégia de marketing está surtindo efeito. É um meio que pode colaborar para marcas que atuam no varejo, ajudando a atrair novos consumidor utilizando os dados e as redes sociais”, explica Paulo Pereira, CEO da Desbrava Data, startup que oferece plataforma SaaS para monitoramento e análise de dados de redes sociais, como Instagram, TikTok, Twitter e Youtube.

De acordo com levantamento da EY-Parthenon, realizado com 300 PMEs brasileiras, 58% das pequenas e médias empresas que atuam no Brasil esperam utilizar mais canais de vendas online e 66% planejam expandir o marketing digital após o fim da pandemia.

Vendas em lojas virtuais
Para quem quer vender mais, uma dica é apostar em ferramentas e tecnologias que ajudam a otimizar o checkout das vendas, afinal, processos rápidos evitam carrinhos vazios. Só para se ter uma ideia, no Brasil a taxa média de abandono do carrinho de compra é de 82%. Pensando nisso, é necessário criar alternativas para que os clientes não desistam das compras. “Uma dica para turbinar o e-commerce é oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, fretes grátis, entre outras ações que ajudem a fidelizar esse cliente.

Encurtar o processo de compra também é importante. Em datas como o Dia do Consumidor, os clientes aproveitam para pesquisar preços e buscar promoções. Sugerimos não oferecer cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora”, comenta Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada, plataforma gratuita que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva.

Chatbots virtuais nas vendas
As vendas por plataformas virtuais foi a alternativa encontrada por muitos empreendedores durante a crise e esse mercado continua crescendo. Segundo um levantamento da Ebit | Nielsen, o marketplace é responsável por 78% do faturamento do setor de vendas online.

De acordo com Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces, gerenciar um negócio no mundo online não é uma tarefa simples, por isso, muitos marketplaces oferecem tecnologias que podem ajudar os vendedores no dia a dia.

“É o caso dos assistentes virtuais, que já estão presentes em vários sites e também nos marketplaces, essa tecnologia funciona como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas com mensagens de texto automatizadas auxiliando os usuários a entender descrições de produtos, realizar pesquisas ou, simplesmente, oferecer algum suporte. A incorporação de novos recursos, como o uso de inteligência artificial, pode simplificar ainda mais a operação, simplificando processos e refletindo nas vendas desse lojista”, finaliza.

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Cada vez mais digitais, varejistas passam a integrar diferentes tecnologias

São Paulo, SP 3/9/2021 – Com a nova geração de conectores da Presence, o lojista tem acesso a aplicativos modernos, disruptivos, gestão de ponta a ponta e pode seguir com seu ERPNova geração de conectores da Presence possibilita integrações que vão desde ERPs e CRMs até plataformas de e-commerce

Atrair clientes, oferecer um atendimento primoroso em toda sua jornada de compra, monitorar vendas, acompanhar o desempenho da equipe, fazer a gestão de pedidos, ser ágil e eficiente. Esses desafios são velhos conhecidos dos varejistas. Mas a pandemia adicionou um novo ingrediente: a necessidade de se reinventar. O setor foi um dos mais impactados pelo coronavírus. Em 2020, 75,2 mil lojas encerraram suas atividades no país, segundo a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Para manter suas operações vivas e competitivas, varejistas encontraram no digital a solução para vencer os antigos e os novos desafios.

De acordo com o índice MCC-ENET, do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% no último ano e faturou 83,68% a mais do que na comparação com 2019. De portas fechadas, os varejistas migraram rapidamente suas operações para o ambiente online. Mais de 100 mil lojas virtuais foram criadas e essa modalidade de compras entrou de vez no cotidiano dos consumidores brasileiros.

Neste contexto de rápida transformação digital, o varejista passou a contar com diferentes tecnologias – ERPs, CRMs, ferramentas de aceleração de vendas, plataformas de e-commerce B2B e B2C. O próximo passo, integrar as soluções de forma a digitalizar ainda mais os seus processos, produtos e serviços, melhorar seu desempenho, ampliar seu alcance e otimizar seus resultados. A questão é como promover essa integração sem comprometer o caixa ou colocar a operação em risco?

“É fácil encontrar quem esteja descontente com seu ERP, seja por um péssimo atendimento, pelo elevado custo ou por recursos ultrapassados que não atendam as necessidade atuais do varejo. Mas trocar de ERP pode ser uma grande dor de cabeça, por isso o varejista acaba preso”, comenta Paulo Palmério CEO da Presence, empresa especialista em gestão para o varejo.

Com o objetivo de apoiar os varejistas, lojas e franquias, nesse ambiente altamente complexo, a empresa lançou uma nova geração de conectores que integra o seu ecossistema de soluções para o varejo a toda essa variedade de tecnologias, incluindo as plataformas de e-commerce, como a Vtex. O CEO explica que, com os novos conectores, o varejista consegue manter seus sistemas legados, como por exemplo, seguir com seu atual ERP, e ao mesmo tempo inovar, preenchendo suas lacunas com aplicativos modernos e gestão de ponta a ponta.

Quando questionado sobre os benefícios, Palmério cita a redução de custos com aquisição de novas assinaturas, licenças e implantações de softwares, muitas vezes caras e demoradas, principalmente no caso dos ERPs. Ele também fala sobre proporcionar a multicanalidade para o recebimento de informações, não só dos PDVs, mas de diversas plataformas, bem como prover esses dados e informações a outros sistemas e aplicativos, o que possibilita total mobilidade às empresas, sem se prender a fornecedores exclusivos.

Gestão unificada de pedidos

A tendência da omnicanalidade joga luz sobre outros obstáculos, como a logística. Principalmente no e-commerce, a velocidade no processamento de pedidos e a assertividade na separação são fatores críticos para a satisfação do consumidor. Segundo dados divulgados pelo Procon-SP, as reclamações contra compras online aumentaram 285% em 2020, sendo o atraso ou a não entrega de produtos os principais problemas.

“Muitas lojas ainda fazem os pedidos de maneira manual, por e-mail ou imprimindo planilhas, um processo demorado e muito propenso a erros”, diz o CEO da Presence. Por isso, a empresa adicionou um módulo para a gestão unificada de pedidos que traz a agilidade necessária para a gestão de pedidos com um Picking mobile e opção de RFID. “Com o Gestor de pedidos é possível centralizar os pedidos em um único lugar. Não importa de que canal venha, da loja física, online, B2B ou B2C, ele cai nessa central. Conforme os pedidos chegam, a separação é realizada com a mobilidade de celulares em tempo real”, explica Palmério.

O executivo adianta que está em fase de testes um novo orquestrador de pedidos que irá comunicar o e-commerce com os PDV’s através do Presence Store, a solução de PDV. A possibilidade de fazer o ‘pick-up store’ ou o ‘ship from store’ promete acabar de vez com a rivalidade entre franquias e lojas online.

Boutique de atendimento – um novo modelo de serviços

Para garantir a satisfação de clientes cada vez mais exigentes, é preciso mirar além do portfólio e oferecer um serviço primordial. Entre os destaques da 8ª edição do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, conduzido pela Consumidor Moderno, confiança e cuidado são cruciais na tomada de decisão do cliente. Segundo o estudo, “mesmo na compra de um simples produto, a demanda por serviços que demonstrem cuidado com o cliente e com o mundo é uma exigência”.

Essa também foi a resposta encontrada pela Presence. Por isso, a empresa decidiu investir fortemente no aprimoramento de seus serviços de suporte e atendimento e conseguiu alcançar 97% de aprovação no último ano, uma área considerada crítica em 2019. “Seguimos um modelo de atuação que nos posiciona como uma boutique de atendimento. O uso do chat, nova central digital e ferramentas de gestão modernas, permitiram controlarmos à risca os indicadores de performance (SLA) e dar uma nova roupagem para os nosso serviços”, conta Paulo Palmério.

O executivo ressalta como diferencial o fato da empresa se preocupar com a realidade do cliente. Ele explica que, diferente de outras soluções, o ERP Presence é modular e se encaixa nas necessidades dos lojistas, adequado ao seu tamanho e ao seu bolso, incluindo itens essenciais como uma boa usabilidade, telas amigáveis, BI nativo e outros recursos para uma gestão eficiente de ponta a ponta.

Assim, com soluções all-in-one e serviços aprimorados, a empresa prevê um crescimento de 30% em 2021 baseado no fortalecimento das relações com seus atuais clientes e na conquista de novos, que agora têm para onde se mover. Não é uma ciência exata, mas tem os elementos necessários para bons resultados em qualquer empresa e setor, incluindo o varejo.

Website: http://www.presence.com.br



Business intelligence no setor logístico é sinônimo de redução de despesas operacionais

Curitiba, PR 3/9/2021 – Hoje, nosso sistema captura a maioria dos dados sem a intervenção humana, minimizando erros, e em segundos conseguimos gerar relatórios”O BI também vem sendo chamado de Analytics, justamente porque favorece a confecção de relatórios e a análise de todos os dados da empresa com poucos cliques.

Uma pesquisa do BARC Research Center aponta que entre as prioridades dos empresários em 2021 está a descoberta de dados e o gerenciamento da qualidade das informações, colocando investimentos em business intelligence (BI), a chamada inteligência de mercado, como uma forte tendência deste e dos próximos anos. Mas, o interesse em BI não é de agora. O mercado global de business intelligence vem crescendo ano a ano. Só em 2020, mesmo em meio à pandemia, cresceu 5,2%, atingindo US$ 19,2 bilhões segundo um estudo da International Data Corporation (IDC).
O BI também vem sendo chamado de BA, ou business analytics, justamente porque favorece a confecção de relatórios e a análise de todos os dados da empresa com poucos cliques. Na operadora logística paranaense Cargolift, por exemplo, que implantou uma ferramenta de BA há pouco tempo, o sistema já está programado para gerar cerca de 500 relatórios. “Antigamente trabalhávamos com diversas planilhas, era preciso digitar e cruzar dados muitas vezes manualmente. Hoje, nosso sistema captura a maioria dos dados sem a intervenção humana, minimizando erros, e em segundos conseguimos gerar relatórios com informações confiáveis e em tempo real”, destaca o CFO (diretor financeiro) da Cargolift, Rafael Mansur. 
Entre os relatórios gerados pelo sistema estão dos mais simples, como o tempo de uma viagem por rota, aos mais detalhados, como o consumo de pneus por carreta. “Na logística, se antes perder uma hora era prejudicial à empresa, hoje temos condições de brigar pelos minutos, pois sabemos onde estão os gargalos”, afirma Mansur.
Facilidade para a empresa e os colaboradores
No setor logístico, um dos maiores problemas é o tempo de espera para o carregamento e o descarregamento dos caminhões. Muitas vezes as filas para este serviço atrasam as viagens e fazem com que os custos fiquem mais altos para o transportador. Pensando também nos motoristas dos caminhões, a operadora logística disponibilizou para eles o acesso a algumas funcionalidades do sistema integrado. “Nossos motoristas sabem exatamente, pelo aplicativo do celular, a hora que precisam chegar para entregar os produtos ou para carregar as carretas. Além disso, todo o processo de notas fiscais, por exemplo, é digital e não há mais a necessidade de se esperar o lançamento manual dessas informações. Toda vez que um caminhão fica parado mais que o necessário em determinada planta, não estamos sendo eficientes, e isso eleva custos para o negócio, exatamente o que não queremos”, afirma o CFO.
Auxílio na visualização de dados
Por ser personalizável, o sistema utilizado pode integrar novos dados e gerar novos relatórios sempre que necessário. “É possível verificar os relatórios também por meio de gráficos, o que facilita a compreensão. A programação por trás ajuda na produtividade da equipe, tendo em vista que uma vez feita estará sempre certa, não há o risco de errar fórmulas ou se esquecer de somar uma célula, por exemplo”, afirma o cientista de dados e responsável pelo painel de controle da ferramenta, Robson Candeo. Além disso, o sistema possui uma programação de alertas que avisa os gestores quando determinadas situações acontecem, como, por exemplo, um veículo ter ficado parado um dia inteiro sem nenhum motivo.

Dentro do novo processo, a operadora logística também precisou investir em treinamento dos colaboradores e na contratação de pessoal especializado em BI. Profissão, inclusive, considerada uma das mais requisitadas em 2021 e promissoras em um breve futuro, segundo a consultoria internacional de recursos humanos PageGroup.

O investimento em todo o processo, que não é revelado, já surtiu efeito. Desde que foi implantada, a solução trouxe mais agilidade nas tomadas de decisões e calcula-se, no curto prazo, até 20% de redução de sua despesa operacional. “Nosso processo de transformação digital iniciou há algum tempo e temos a certeza de que o foco em produtividade e em melhoria de processos foi o que nos fez, mesmo em meio à pandemia de covid-19, conseguirmos fechar novos e importantes contratos”, conclui o CEO da Cargolift, Markenson Marques. 

Website: https://www.cargolift.com.br



Gestão automatizada de combustível e frotas garante mais controle e economia aos postos industriais

Barueri, SP 3/9/2021 – Sistema evita fraudes e perdas, permitindo total controle das bombas, e, também, dos abastecimentos de todos os veículos da frota.

O controle das despesas com combustível é essencial para a saúde financeira de empresas que possuem frotas próprias, já que esse insumo pode corresponder a mais de 39% de seu custo operacional, percentual que pode ser ainda maior se for levado em conta em conta o aumento do preço do diesel já acumulado em 2021, de quase 40%. E, segundo especialistas, as perdas de combustível em postos industriais podem superar a marca de 10% do total adquirido, somando-se todas as etapas do processo.

O controle do abastecimento, portanto, impacta diretamente o resultado do negócio. Bomba descalibrada ou fraudada, transbordo de produto na operação e abastecimento irregular de veículos, que não fazem parte da frota, podem ser considerados como principais pontos de perdas. Porém, esses escapes de combustível – e de capital -, raramente, são percebidos e contabilizados quando a gestão é falha no controle das informações sobre essa atividade.

O mesmo pode ocorrer quando, por distração ou má-fé, uma planilha é preenchida – manualmente ou por digitação – com dados incorretos, gerando relatórios equivocados. Isso também vale para omissão de uma operação, regular ou não, por esquecimento ou fraude.

Falhas como essas que impedem, às empresas, tirar o máximo proveito dos dados para maior eficiência na gestão do combustível, e, em consequência, para obter maior economia e produtividade, podem, agora, podem ser evitadas.

Destinado ao controle de bombas eletrônicas e mecânicas e dos abastecimentos dos veículos da frota em postos industriais, o CFN Light Saas evita perdas e desvios, permitindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos, garantindo eficiência no processo de abastecimento.

O CFN Light SaaS, da Gilbarco Veeder-Root, é instalado diretamente na sala de controle do posto de abastecimento, restringindo apenas a pessoas autorizadas, o acesso à programação.

A plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, que integra o sistema, está hospedada em nuvem. Ela registra informações completas sobre o fluxo de abastecimento de combustível, possibilitando detectar facilmente eventuais perdas nesta operação, bem como tendências operacionais.

Website: http://www.gilbarco.com.br



Setembro Verde promove direitos e inclusão das pessoas com deficiência

Campinas, SP 3/9/2021 – “Precisamos a cada dia promover a inclusão das pessoas com deficiência em nossa Campinas”, afirmou Dário SaadiPrefeitura de Campinas criou hotsite e cartilha, entre outras iniciativas

Uma cerimônia no saguão do Paço Municipal de Campinas no dia 2 de setembro deu início oficialmente às celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência. O evento contou com a presença do prefeito Dário Saadi secretários municipais e representantes da sociedade civil.

“Precisamos a cada dia promover a inclusão das pessoas com deficiência em nossa Campinas e a Administração Municipal está empenhada para, junto com a sociedade civil, promover ações para tornar Campinas uma cidade mais inclusiva e solidária”, afirmou Dário Saadi.

“Aprendemos muito quando fazemos da diferença aquilo que nos completa. A diversidade enriquece o povo que a cultiva, e Campinas é um exemplo disso. Ninguém é uma ilha ou se basta. Juntos podemos mais, e isso nos ensina a caminhar com firmeza rumo a um mundo mais justo”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

A Prefeitura criou um hotsite para discutir o tema, produziu uma cartilha e iluminou os prédios públicos de verde para marcar a ocasião. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas também fará, no dia 9 de setembro, às 10h, uma audiência pública para a apresentação do estágio atual do Plano Municipal de Rotas Acessíveis, além de lives que vão acontecer durante o mês. A Campanha do Setembro Verde foi instituída pela Lei Municipal 15.177/2016.

Segundo dados oficiais do Censo 2010 do IBGE, Campinas, então com uma população de pouco menos de 1,1 milhão de habitantes, tinha 305 mil pessoas com deficiência (parcial ou integral) mental, auditiva, motora ou visual, o que representava 28% da população.

Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece seis serviços às pessoas com deficiência: a plataforma Emprega Bem; o Cartão Bem Acessível; o Programa de Acessibilidade Inclusiva; o Guia Digital Caminhos da Inclusão; o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) e a Central de Interpretação de Libras (CIL).

A plataforma Emprega Bem tem por objetivo aproximar empresas que buscam contratar profissionais com deficiência por meio da oferta de vagas. O Cartão Bem Acessível facilita o acesso a serviços públicos municipais. O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) é oferecido pela Emdec e tem como objetivo desenvolver e articular as ações que ampliem e qualifiquem a mobilidade, a circulação e a segurança das pessoas com deficiência. O Guia Digital Caminhos da Inclusão reúne os serviços georreferenciados mais próximos do cidadão no município. O CRPD é um serviço que tem por objetivo reunir, organizar e disponibilizar informações e serviços de interesse das pessoas com deficiência, seus familiares, profissionais e serviços da área, estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, órgãos públicos e população em geral. O CIL tem uma Equipe composta por Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) que proporcionam a acessibilidade comunicacional entre a pessoa surda e os serviços públicos. Os atendimentos podem ser presenciais no CRPD; In loco, acompanhando a pessoa surda no serviço público, ou Remoto, usando videochamada pelo WhatsApp da CIL pelo número (19) 99119-5316.

Além desses serviços, a Prefeitura apoia o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no município. Trata-se de uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, que visa promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Website: https://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/



Tecnologias auxiliam o processo da formação de condutores

As autoescolas são importantes no processo de formação de condutores. Uma prática que permite que o cidadão acesse conhecimentos teóricos e práticos sobre a direção de veículos e, principalmente, a legislação de trânsito brasileira.

Para o sucesso do processo de formação de condutores, os CFCs (Centros de Formação de Condutores), junto com os DETRANs nos estados, cumprem procedimentos básicos, garantindo que o condutor esteja apto para dirigir. A exemplo da fase de aulas teóricas, seguida do acompanhamento prático com um instrutor autorizado.

Ao mesmo tempo, as tecnologias para realizar as aulas e exames foram melhorando, dando mais rapidez e clareza às rotinas de formação, tanto do ponto de vista dos CFCs, quanto da prestação de serviços pelo DETRAN.

Em 2020, o cenário foi atingido pelas ações contra o Coronavírus. Sistemas de formação também foram afetados e tecnologias avançadas foram agregadas a essa realidade.

Com o risco de manter aulas e exames presenciais, foi preciso achar meios seguros para realizar boa parte do processo através de plataformas online. As aulas remotas se mostraram ainda mais relevantes, passando a aprimorar também o processo para obter a CNH.

Aulas remotas em cursos de formação de condutores
Em junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) permitiu a modalidade remota para o curso de formação de condutores nas aulas e provas teóricas, considerando a mesma carga horária e duração. Os CFCs contaram com essa facilidade evitando que os processos para habilitação parassem.

Foi preciso usar ferramentas capazes de fazer o cruzamento de informações com as bases de dados dos órgãos de trânsito, bem como integração a mecanismos de autenticidade biométrica que garantem a idoneidade do aluno.

A cada início das aulas online, os alunos e instrutores confirmam sua presença quando solicitados, através do reconhecimento biométrico facial dentro da ferramenta, atestando a segurança da operação.

O coordenador de Educação e Saúde para o Trânsito no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Everaldo Valenga, falou ao Portal do Trânsito que as aulas remotas trouxeram mais flexibilidade e economia para os CFCs e cidadãos, e é possível que o formato seja mantido no pós-pandemia.

Além da biometria para a realização das aulas pelos CFCs, os DETRANs adotaram ferramentas especializadas com tecnologia biométrica para acompanhar toda a prova. O uso de um software capaz de avaliar a expressão facial do condutor durante toda a prova, verificando movimentos suspeitos, como uma conversa paralela ou consulta a materiais externos, evitando qualquer tipo de fraude.

Os estados seguem evoluindo suas tecnologias garantindo que tanto as aulas, quanto as provas, tenham total segurança. Em Pernambuco, por exemplo, a aposta na tecnologia remota tem sido vista de forma positiva e deve avançar ainda mais, como explica o diretor geral do DETRAN/PE, Sebastião Marinho.

“Buscamos modernizar o processo de formação do condutor para proporcionar mais celeridade e comodidade para o cidadão na obtenção da CNH, como também mais segurança para os servidores. Dessa forma, é possível ter todas as etapas do processo em um formato 100% digital e seguro. O DETRAN de Pernambuco há muito tempo já investe na modernização dos seus serviços, e somos referência para outros estados.”, ressalta Sebastião Marinho.

Tecnologias para formação de condutores
O exemplo que o diretor geral do DETRAN/PE trouxe, mostra que o progresso dos serviços ligados à CNH tem sido um ponto de atenção dos estados. Foi desenvolvido um sistema especializado, focado em inteligência artificial, biometria e inteligência de dados que oferece segurança e eficiência para os CFCs, DETRANs e usuários, na realização de aulas e provas teóricas remotamente. É utilizado o SuperPrático, plataforma oferecida pela Vsoft, completa e intuitiva, que conta com SuperAula, um programa de ensino remoto que pode ser acessado através do uso de reconhecimento facial, por alunos e instrutores de qualquer lugar. A tecnologia já foi responsável por mais de 100 mil turmas de aprendizado para a emissão da CNH.

Prova Teórica
Já para as provas teóricas, é utilizado o Exame Teórico que é uma extensão específica do SuperPrático, podendo também acompanhar o comportamento do aluno. Ele utiliza inteligência artificial para fazer o monitoramento do candidato, do início ao fim do exame. Além de ser integrado ao sistema do DETRAN, seguindo todas as normas do CONTRAN.

O software usa autenticação por reconhecimento facial no login e durante a execução do exame. Tornando um aliado para legitimar a nova fase online para muitos CFCs, deixando de lado dúvidas sobre segurança, fraudes ou morosidade dos serviços.



3CON espera dobrar faturamento com soluções de IoT e de Transformação Digital da Software AG

São Paulo, SP 3/9/2021 – Nossa expectativa é que as novas soluções da Software AG adquiram força em nosso portfólio e dobrem de faturamento já no primeiro ano da parceria Consultoria é o primeiro parceiro Premier da fornecedora alemã em seu novo programa de canais

A 3CON, consultoria brasileira de TI com 28 anos no mercado, acaba de assinar acordo com a Software AG, empresa global de IoT, Integration, API Management e Business Transformation, e passa a integrar o seleto grupo de parceiros Premier do novo programa PartnerConnect da fabricante alemã. “Trabalhamos com as soluções da Software AG há mais de 20 anos, como o Natural Adabas, e acompanhamos as significativas transformações pelas quais a empresa passou. A evolução da nossa oferta está totalmente alinhada com seu inovador portfólio”, comentou Genivaldo Araújo, CEO da 3CON.

Para Bruna Wells, diretora sênior de Alianças e Parcerias para América Latina da Software AG, os parceiros Premier, como a 3CON, são vetores fundamentais do crescimento da empresa no Brasil. “A ideia desse novo programa de canais e, mais especificamente, da categoria Premier é desenvolver negócios sustentáveis e rentáveis para os parceiros em conjunto com a Software AG; uma relação de mútuos benefícios, na qual todos se sintam responsáveis, porque estão construindo juntos o planejamento e a execução das ações. Nosso portfólio foi crescendo ao longo do tempo e nada melhor do que um parceiro como a 3CON, que está junto conosco desde o início, acompanhando a trajetória da empresa no país, para integrar essa linha de frente nos negócios da empresa”, afirmou.

De acordo com Araújo, a expectativa é, além de crescer na base instalada, atingir novos mercados por meio da plataforma digital de negócios da fabricante alemã. “Nossa expectativa é que as novas soluções da Software AG adquiram força em nosso portfólio e dobrem de faturamento já no primeiro ano da parceria Premier”, antecipou.

Do legado ao disruptivo

A 3CON nasceu e se firmou no mercado graças à sua especialização em gestão da informação (DB Management, BI, ETL, Datawarehouse etc.) em diversos mercados verticais, especialmente finanças, varejo, telecomunicações e manufatura. Seu portfólio evoluiu, passando a oferecer também soluções de segurança da informação, gestão de recursos de campo, automação de processos para corretoras de valores, entre outros. Agora, soluções de IoT e Business Transformation, da Software AG, passam a integrar sua oferta.

“O 3CON LAB tem se dedicado a pesquisar novas tecnologias disruptivas, com particular interesse em Internet das Coisas (IoT) e suas infinitas aplicações. Nesta área, foi uma grata surpresa conhecer o Cumulocity, a plataforma inovadora e plug-and-play da Software AG capaz de suportar todo ecossistema IoT, da integração ao gerenciamento. Além disso, escolhemos trabalhar também nesta parceria com as soluções Alfabet e ARIS que aceleram a transformação digital”, detalhou Araújo.

PartnerConnect, o novo programa de canais

A diretora de Alianças e Parcerias da Software AG explicou que o novo programa de canais possui duas camadas: Select e Premier. A Select é a mais básica, enquanto a Premier conta com uma série de benefícios e requerimentos. Do ponto de vista de negócios, o parceiro Premier terá maiores margens na venda, terá acesso a licenças e ambientes para criação de provas de conceitos (POC), cursos disponíveis com certificações, além de apoio de um Partner Account Manager dedicado e verba de marketing.

“A palavra-chave da categoria Premier é comprometimento e, nesse quesito, a 3CON nos surpreendeu muito positivamente. Tenho mais de 10 anos de mercado trabalhando com canais e fiquei surpresa como conhecem a Software AG e têm o compromisso de atuar em conjunto. A postura e boa vontade nos surpreenderam muito. Por exemplo, pedimos um business plan e, na semana seguinte, a 3CON já nos apresentou; uma semana depois também recebemos um plano de marketing fantástico. Conseguimos trabalhar uma troca de informações valiosa e de melhores práticas. É um benchmark”, finalizou a diretora.

Website: http://www.trescon.com.br



Associação Brasil Huntington reforça ações de informação e apoio a pacientes

São Paulo – SP 3/9/2021 – “Temos pacientes em todos os Estados e precisamos colocar a Doença de Huntington em evidência”, destaca a presidente da ABHA Associação Brasil Huntington (ABH) desenvolve, no mês de setembro, diversas ações de conscientização sobre a Doença de Huntington (DH) e de defesa dos direitos dos pacientes. Em 27/09, a entidade completa mais um ano de atividades, e trabalha para que a data seja estabelecida como Dia Nacional da Doença de Huntington.

A Doença de Huntington (DH) é uma condição hereditária, neurodegenerativa, progressiva, incapacitante e extremamente grave, pertencente ao grupo das Doenças Raras. Não existem estatísticas oficiais no Brasil, mas estima-se que sejam de 13 mil a 19 mil os portadores do gene alterado, e de 65 mil a 95 mil pessoas em risco (seus descendentes).

Causada pela perda de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base, este dano cerebral compromete as capacidades motoras, através de movimentos involuntários dos membros inferiores e superiores, que prejudicam o caminhar, aumentam o risco de quedas, dificultam atividades cotidianas, além de causar alterações comportamentais e psiquiátricas (ansiedade, depressão, agressividade) e cognitivas (dificuldades de planejamento, déficit de atenção).

A presidente da ABH, Vita Aguiar de Oliveira, afirma que pacientes e familiares ainda encontram muitas dificuldades para o diagnóstico da doença. “O teste genético, que poderia auxiliar na identificação de mutações que apontem a probabilidade de desenvolvimento da patologia, não está disponível no SUS, por exemplo. Muitos profissionais de saúde ainda desconhecem como deve ser o atendimento ao portador de DH”, ressalta.

Os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente em homens e mulheres de todas as raças e grupos étnicos, entre os 30 e 50 anos. Em casos mais raros, podem atingir também crianças e idosos. Filhos que tenham um dos pais afetado pela DH têm 50% de chances de herdar o gene alterado e desenvolverão a doença em algum momento de suas vidas.

“A questão do acesso ao aconselhamento genético é fundamental para o diagnóstico de familiares dos pacientes. As famílias buscam conhecimento e informação, sem perder a esperança de superar as dificuldades e amor aos pacientes”, diz Vita.

Projeto propõe criação do Dia Nacional da Doença de Huntington

A Associação Brasil Huntington e a Colabore com o Futuro desenvolvem projetos de advocacy, na defesa dos direitos dos pacientes com DH. Uma destas propostas é a criação do Dia Nacional da Doença de Huntington, em 27 de setembro, com o PL 5060/2013, já aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, são objetivos do Dia Nacional da Doença de Huntington o estímulo da pesquisa e a difusão dos avanços técnico-científicos relativos à DH, o apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos portadores, promoção de ações de informação e conscientização relacionadas à DH, e a promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos pacientes.

O projeto seguiu, agora, para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. “Temos pacientes em todos os Estados e precisamos colocar a DH em evidência”, destaca a presidente da ABH.

Enquanto a Doença de Huntington ganha visibilidade no Legislativo Federal, os pacientes ainda aguardam a aprovação, pela da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de um medicamento específico para um dos principais sintomas, a coreia (caracterizada por movimentos involuntários). A medicação deveria ter sido analisada no primeiro trimestre do ano e, devido à pandemia, teve o processo atrasado, segundo a agência reguladora. A ABH acompanha o caso e pede aceleração nesta avaliação, que significaria esperança de melhor qualidade de vida para muitos pacientes.

Website: https://abh.org.br



Marketing 5.0 é destaque das Trilhas Temáticas do Latam Retail Show 2021

São Paulo- SP 3/9/2021 – Promovido pela Gouvêa Ecosystem, evento 100% digital reúne líderes varejistas da América Latina e do mundo para discutir as novas tendências do consumo e varejo pós-pandemia

Neste ano, Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan lançaram o livro: “Marketing 5.0 – Tecnologia para a Humanidade”. O conceito nasce da evolução da disciplina, que se adaptou a mudanças realizadas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade nos últimos tempos, como a pandemia da Covid-19.

Neste novo contexto, inteligência humana e artificial se unem para enriquecer a experiência do usuário, minimizando pontos negativos e impulsionando transformações importantes no mercado e na sociedade. Segundo os autores, se uma empresa deseja obter resultados nos próximos anos, ela deve ser capaz de ser biônica, ou seja, combinar a força humana apoiada por tecnologia.

Para entender como o Marketing 5.0 se insere nessa nova realidade, o Latam Retail Show 2021, que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, dedica umas de suas trilhas temáticas totalmente ao conceito. Dentre importantes aspectos, versa principalmente sobre o papel relevante que a tecnologia desempenha nos processos de personalização e customização de produtos e serviços, de acordo com os perfis do cliente. Dessa forma, surgem novos modelos de negócios onde o consumo é centrado no indivíduo e não mais em segmentos.

Marketing 5.0

O Marketing 5.0 é a segunda trilha temática a ser apresentada no Latam Retail Show 2021 e os principais destaques são:

Shoppings 5.0: Tecnologia e Sensibilidade

Apresentado por Luiz Alberto Marinho (Sócio-diretor da Gouvêa Malls), Tonico Novaes (CEO da Campus Party), Rodrigo K. Peres (Co-Head do MIND da Multiplan) e Leonardo Cid Ferreira (Chief Strategy & Technology Officer do brMalls).

Entendendo o New Retail na Prática: Qual o novo papel da indústria e varejo em um mundo digitalizado?

Marcelo Tripoli (Fundador e CEO da Zmes), Vitor Bertoncini (Diretor de Marketing da RD-Raia Drogasil) e Andrea Fodor (Diretora Comercial da AWS) promovem uma reflexão sobre a relevância da indústria no mundo digital.

MKT 5.0 em Food Service: equilíbrio perfeito entre tecnologia e humanização

Cristina Souza (CEO da Gouvêa Foodservice), Fernando Domingues (Fundador da InovaLab), Luis Dente (Diretor de Vendas da Unilever Food Solutions), Viviane Athar (Fuels and C-Store Retail GTM- Interactive Lead for Latam da Accenture) e Christina Carvalho Pinto (Sócia e Estrategista de Branding da Hollun Consultoria) discutem os principais fatores da estabilidade entre tecnologia x humanização no segmento de alimentos.

IA, IoT e RA no Varejo

Pyr Marcondes (Senior Partner da Pipeline Capital Tech), Regiane Romano (Diretora da Facens e VIP-Systems), Rafael Ignacio Sánchez (COO do Blue Star Group) e Marina Dias (Diretora de Operações Imobiliárias e Marketing do Carrefour Property) apresentam as tecnologias emergentes no setor.

Inovação Digital via Desacoplamento

Leandro Guiso (Sócio da Decoupling.co e Professor da FGV), Josiane Schunck (PhD student, Consultora e Professora), Ana Carolina Parra (Head de Growth da RD-Raia Drogasil), Andres Mutschler (CEO da Westwing) e Murillo Boccia (Diretor E-commerce da Natura) apontam as principais novidades neste tipo de operação.

Startups fazem o varejo agitar: como plataformas, varejo rápido local, novos modelos de negócios para chefs e AR / VR agitam o varejo tradicional

Frank Quix (Managing Director da Q&A Insights Consultancy e Chairman of The Board do Ebeltoft Group), Adriana Hoppenbrouwer (Co-Founder do The Fabricant), Itai Gross (Founder & CEO da Naduvi) e Jeroen van den Brink (Founder da Cheflix) apresentam a visão e comportamento no mercado das startups varejistas na Europa.

Branding do futuro: o que são empresas evoluídas

Paulo Al Assal (Founder and CEO da Evolv Soul Strategy), Luiz Alberto Marinho (Sócio-diretor da Gouvêa Malls), João Pacifico (CEO do Grupo Gaia), Fabiana Fragiacomo (Head of Marketing do Instituto Ayrton Senna) e Ronaldo Pereira (CEO do Grupo Ri Happy) refletem sobre os novos aspectos de posicionamentos das marcas no pós-pandemia.

A nova moda do digital: o Live Commerce

Apresentado por Erick Custódio (CEO da Agência Somma), Célio Martinez (CEO da Mercado&Consumo), Marcio Machado (Founder and CEO do StreamShop), Elio França e Silva (VP, Diretor Executivo e Gestor de Varejo das Lojas Riachuelo) e Andrea Rios (Fundadora e CEO da Orcas).

Além do Marketing 5.0, compõem as Trilhas Temáticas do Latam Retail Show 2021: Estratégia 5.0, Experiência 5.0 by Twilio e Cultura 5.0 by AWS.

Sobre o Latam Retail Show

O Latam Retail Show se destaca como o evento mais importante no segmento de varejo e consumo B2B da América Latina. A expectativa, em 2021, é reunir líderes de diversos segmentos para compartilhar com o público suas experiências e debater as transformações que as novas tecnologias geram nos negócios, além das novas tendências do consumo no pós-pandemia.

Ao todo serão mais de 80 horas de conteúdo e cerca de 200 especialistas convidados do Brasil e do mundo. Entre eles, Ana Luiza Mclaren (Cofundadora do Enjoei), Ana Szasz (Head de E-commerce do Rappi), Paula Andrade (Vice-Presidente de Varejo da Natura & Co América Latina), Paulo Camargo (CEO do McDonald’s) e Paulo Correa Jr. (CEO da C&A Brasil).

Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 850 horas de conteúdo, 1.000 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.

Mais informações no site

Organizador – Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países – e da BEA – Business Ecosystem Alliance.

Patrocinadores

Platinum- Twilio e AWS;
Gold- Enel X e ACI Worldwide; e
Silver- TOTVS, Embratel, Offerwise, Mastercard, Absen, TransUnion e Brinks.

Apoio

IDV e IFB.

Media Partners

Globo, Mercado&Consumo, Kallas, Eletromidia e Diário do Comércio.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

Website: http://www.gouveaecosystem.com



Festival Agbara reúne especialistas sobre o movimento negro no país

São Paulo 3/9/2021 – Com festival virtual, Fundo Agbara comemora um ano de existência e busca ampliar seu legado

Para comemorar um ano da criação do Fundo Agbara, o primeiro fundo de apoio a mulheres negras do Brasil, será realizado o “Festival Agbara 1 Ano”, evento virtual que contará com a presença de grandes nomes de personalidades negras nacionais.

Os palestrantes discutirão temas relacionados ao movimento negro, como relações de trabalho, educação, desafios para a superação do racismo, produções negras no Brasil, direitos das mulheres negras, afroempreendedorismo, entre outros.

O objetivo do evento é dar maior visibilidade às ações e ampliar a divulgação do Fundo Agbara por meio da parceria com grandes nomes.

O Fundo Agbara é uma organização sem fins lucrativos, antirracista, nascida em Campinas/SP, que potencializa empreendedoras negras de todo o país através de aportes financeiros, educação qualificada e assessorias técnicas. A ONG se mantém através de mais de 200 doadores recorrentes PF que doam R$ 20 no mínimo todo mês. A entidade nasceu em setembro de 2020, em meio à pandemia e já prestou mais de 1.100 atendimentos. Todo o trabalho é feito por 10 mulheres negras de forma voluntária.

Programação do evento:

01/09/2021 – das 16h40 às 19h

16h40 – Abertura

17h às 17h50 – Prof. Nilma Lino Gomes (UFMG) – Pedagoga, Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – Tema: Movimento Negro Educador.

18h às 19h – Prof. Renato Nogueira (UFFRJ) – Professor – Palestrante – Ensaísta – Celebrante de casamento – Autor e roteirista das Aventuras de Nana & Nilo – Tema: Filosofia Africana.

02/09/2021 – das 19h às 21h

19h às 20h – Dra. Suelaine Carneiro, do Instituto Geledés | Tema: A educação das meninas negras em tempos de pandemia

20h às 21h – CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades | Tema: Branquitude e Desafios para Superação do Racismo

03/09/2021 – das 19h às 20h30

19h às 20h – BNegão e Jaqueline Fernandes (Festival Latinidades – o maior festival de mulheres negras da América Latina) | Tema: Produções Negras no Brasil: Potencialidades e Desafios

20h às 20h30 – Apresentação Artística Bibi Caetano

04/09/2021 – das 13h às 21h

13h – Abertura + Vídeo Institucional Agbara

13h15 às 13h55 – Contemplação Edital Nacional

13h55 às 14h – Depoimentos Inscritas

14h às 14h50 – Live: A Potência das Afroempreendedoras (Andrea Mendes/Campinas – Presidenta do Conselho de Política Cultural Campinas Apoie a Pretação + Rejane Zwanga/AM – Moda Afro)

15h às 15h50 – Live com Drª Fayda Belo – Especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios | Tema: Direito para Mulheres Negras

16h às 16h50 – Live com a humorista Thamirys Lorsan | Tema: Histórias de mulheres negras

17h às 17h50 – Live com: Drª Shenia Karlsson (Papo Preta) | Tema: Amor e autoamor da mulher negra

18h às 18h50 – Live com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora) | Tema: Desafio das Empreendedoras na Pandemia

19h10 às 20h – Apresentação Artística: Telma Cristina e os Amadores do Samba de Rua

Serviços:

Para participar:

https://www.youtube.com/channel/UCWsOKphHUSb41bS2BYtnbqg

Maiores informações sobre o projeto:

www.instagram.com/fundoagbara

www.fundoagbara.org.br



Brasil insere nanotecnologia no agronegócio

Como um dos maiores produtores e exportadores de agronegócio, o Brasil tem focado em nanotecnologia para potencializar a produção e melhorar o produto. O Governo do Paraná é um exemplo de Estado que vem trabalhando no setor para que novos estudos científicos e tecnológicos realizados pelas instituições locais se tornem pesquisa aplicada no cotidiano. Durante o 1º Simpósio Científico de Nano Agro, realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) que aconteceu em julho falou-se muito sobre os mais recentes estudos voltados à nanotecnologia no agronegócio e contou com a participação de pesquisadores de universidades e especialistas de empresas que atuam no setor. “Com a nanotecnologia aplicada é possível agregar valor à produção e promover uma agricultura mais sustentável”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar Jorge Callado.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, acredita que para o país continuar crescendo e abrir novos mercados é preciso agregar valor aos seus produtos, o que é feito pela incorporação contínua de novas tecnologias. De acordo com o instituto diversos setores vinculados à agroindústria são inevitavelmente beneficiados pelos avanços da nanotecnologia. Desse modo, organiza e financia a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (Rede AgroNano), que desde a sua criação tem dado contribuições na área e proporcionado novas possibilidades para o desenvolvimento social e econômico.

Entre os produtos desenvolvidos pela Rede AgroNano está o plástico filme comestível, uma capa de micronutrientes para revestimento de fertilizantes, um fertilizante à base de hidrogel modificado que libera água e nutrientes, embalagem sustentável à base de mandioca e outros.

Nanotecnologia brasileira
O Brasil tem buscado se aprofundar no tema. Segundo dados do Web of Science, o país ocupa o 13º lugar em publicações em nanotecnologia, atrás somente de potências mundiais da área, como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Coreia do Sul. Além disso, de acordo com dados do Indústria 2027, projeto desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil ocupa o 18° lugar no ranking de países que utilizam a tecnologia. A nanotecnologia é uma das inovações estudadas pois aprimora propriedades de uma infinidade de materiais em nível atômico e, por isso, é uma das áreas mais promissoras para a indústria brasileira.

De acordo com artigo no Jornal da USP, desde o final dos anos 1990 as políticas de financiamento de pesquisas pelo governo brasileiro integram a nanotecnologia, entre outros temas, e assim promoveram o desenvolvimento científico na área com o estabelecimento de vários grupos reconhecidos internacionalmente. São muitos os projetos temáticos, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e laboratórios referências que desenvolvem pesquisas básicas e tecnológicas e na criação de produtos.

Conforme a Portaria Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações nº 1.122, de 19 de março de 2020, a nanotecnologia é uma das tecnologias habilitadoras consideradas prioritárias no que se refere a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o período de 2020 a 2023. O objetivo é criar e nutrir um ambiente de colaboração entre a indústria e academia, aliando competências em ciência, tecnologia e inovação, centrado na ética e na promoção continuada do completo desenvolvimento sustentável do ecossistema da Nanotecnologia. Desse modo, foi instituída a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), como principal programa estratégico para incentivo da nanotecnologia.

Nanotecnologia
“A nanotecnologia já faz parte do cerne da natureza. E nós estamos começando a aprender trabalhar com essa ferramenta”, disse Edilson Gomes de Lima, pesquisador e escritor de livros sobre o tema. De acordo com o artigo científico Nanotecnologia: Inovação e Sustentabilidade, de Elizabeth Borelli, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, entende-se por nanotecnologia o “conjunto de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionadas às propriedades especiais que a matéria exibe quando organizada a partir de estruturas de dimensões nanométricas. O prefixo ‘nano’ indica objetos e dispositivos em escala nanométrica (um nanômetro equivale a 10-9 mm)”.

Segundo a pesquisa, a nanociência e a nanotecnologia surgem como uma alternativa para o estudo dos fenômenos e manipulação de materiais na escala atômica, molecular e macromolecular, promovendo mudanças em diversas áreas, permeando ciência e ideologia. Essa medida equivale a um bilionésimo de metro, o que acarreta desafios para conseguir trabalhar nessa escala tão diminuta e hoje apenas laboratórios e indústrias especializadas conseguem utilizar essa tecnologia.

A nomenclatura foi usada pela primeira vez por Richard Feynman em 1959 e nos anos 1980 o conceito de Nanotecnologia foi popularizado por Eric Drexler por meio do livro “Engines of Creation” (Motores da Criação). A obra, embora contenha algumas especulações próximas da ficção científica, baseou-se no trabalho desenvolvido por Drexler. O pesquisador foi o primeiro cientista a doutorar-se em nanotecnologia pelo MIT e é considerado o pai da nanotecnologia. Mas foi somente no novo milênio que ela começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.

O seu uso, apesar de ainda estar relativamente no início, pode – e vai, segundo especialistas – revolucionar inúmeras áreas. Hoje é usada principalmente em setores da indústria e da tecnologia, como tecnologia da informação, energia, meio ambiente, segurança, tecnologia de alimentos e transporte, sustentabilidade e medicina. Exemplos já comuns de produtos são os microprocessadores, em constante evolução, as finas películas desenvolvidas para óculos, computadores, câmeras, janelas e outras superfícies, os catalisadores de reações químicas, no refinamento do petróleo, os displays OLED (comuns em TVs, smartphones e e-readers) e muito mais.

Perigos da nova tecnologia
Apesar de avanços em diversas áreas, a nanotecnologia pode apresentar perigos. Dados da National Nanotechnology Initiative afirmam que os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala e muitos cientistas temem que isso possa gerar catástrofes ambientais, biológicas e econômicas, já que alguns elementos que na escala normal não apresentam risco podem se tornar extremamente perigosos.

Outra preocupação dos pesquisadores é com a interação de nanopartículas com sistemas vivos. “Vários dos elementos que sabemos terem pouca capacidade de interagir com organismos vivos podem ter sua capacidade aumentada, pois podem penetrar na pele facilmente ou entrar na corrente sanguínea”, destaca a National Nanotechnology Initiative.

Quando em relação ao meio ambiente, a apreensão se dá especialmente por ainda não se saber como ficarão ecossistemas que tiverem contato com nanopartículas, assim como em relação ao descarte correto de resíduos.

No real e na ficção
Segundo S. A. Selister, escritor e estudioso do tema, cerca de 30 mil anos atrás aconteceu a Revolução mais importante da espécie, que foi desenvolvimento da conectividade, permitindo ao homem criar, transmitir e armazenar grandes quantidades de conteúdo. O ser humano também passou pela Revolução Agrária, pela Revolução Industrial e, mais recentemente, pela Revolução Digital, que possibilitou a produção em massa e de circuitos lógicos digitais e derivados que modificaram a sociedade. 

“Estamos no início da Revolução Nanotecnológica, que vai facilitar a criação de máquinas a nível atômico (do tamanho de um átomo) e que poderão se reproduzir a si mesmas indefinidamente. Quando chegarmos a esse nível de conhecimento será decretada o fim da supremacia humana sobre o planeta. As máquinas só precisam de matéria prima e isso é abundante no universo. Não necessitam de oxigênio e poderão se autorreparar. O que irá permitir a sua expansão por toda a galáxia como jamais foi visto”, afirma.

Em seu livro Nióbica, publicado pela Editora Albatroz, Selister fala sobre uma sociedade que já vive a Revolução Nano Tecnológica. A humanidade alcançou avanços extraordinários, como a cura do câncer através de nanoandroides moleculares orgânicos, o prolongamento da vida, a criação de naves espaciais que pensarão por elas mesmas e partirão rumo ao espaço, a criação de inteligências artificiais (IAs) avançadas feitas com interação com o DNA humano e mais.

E na construção desse novo mundo existem dois minerais fundamentais: nióbio e grafeno. Mas descobre-se que um grande corpo fora do sistema solar está exercendo força gravitacional em todos os planetas ao redor do Sol, na Terra inclusive, o que afeta profundamente o globo terrestre, levando a um eminente fim.

“Mais do que falar apenas de nanotecnologia, Nióbica é um alerta sobre a importância do nióbio – mineral tão abundante no Brasil – e seu valor no mercado, que pouco a pouco vai sendo arrancado do país a preços muito aquém do seu real valor”, comenta Selister. Segundo ele, o elemento é extremamente importante para a tecnologia de satélites, supercomputadores, IA, ligas metálicas especiais, coberturas de naves espaciais, robôs e as cúpulas das futuras cidades marcianas e é fundamental na nanotecnologia.



Dia do Sexo – 10 dicas para falar sobre sexo saudavelmente

O dia do sexo está chegando! Sexo é uma parte importante do relacionamento e também uma das áreas mais desafiantes para se navegar quando se fala em negociar necessidades e preferencias. As pessoas veem sexo de modos diferentes uma das outras, é comum para uma delas quererem sexo mais frequentemente ou de modo diferente da outra. Sexo pode ser muito importante para uns e não tão importante para outros, estas diferenças irão afetar o relacionamento ao longo do tempo e influir em vários aspectos dependendo de como o casal resolver administra-las.

Caso discutir este assunto esteja fora dos planos do casal e ter uma vida sexual satisfatória não seja tão importante, frustrações e desconexões poderão acontecer por falta desta preciosa comunicação.

Então, como é que um casal pode falar sobre este assunto? Veja 10 sugestões para falar sobre sexo saudavelmente:

Fale – Não assuma que o seu parceiro sabe que existe um problema ou uma carência sua. Mesmo que você ache que já deu as maiores dicas e mostrou quais são as suas necessidades, se nada mudou esta na hora de falar claramente sobre o assunto.

Privacidade – Não fale sobre o assunto durante ou imediatamente após o sexo. Tenha esta conversa quando tiver privacidade e não precisar se apressar.

Intenções – Comece sua conversa colocando suas intenções. Sugiro que não comece fazendo a pessoa se sentir culpada ou envergonhada. Repense como colocar seu descontentamento. Intenções que reflitam o desejo de construir intimidade, conexão, satisfação e prazer entre você e a outra pessoa serão baseadas em ouvir e se comunicar e não em atacar, se defender ou se afastar.

Seja Clara – Em primeiro lugar deixe seu parceiro saber como ele ou ela te faz sentir e o que você aprecia na sua vida sexual.  Aí fale o que esta faltando e porque é importante para você. Seja concreta e clara na sua colocação. Não se intimide em usar a linguagem que reflita como você quer ser tocada e onde. Se a questão não for a qualidade e sim a quantidade, seja clara dizendo o quanto a mais sexo você quer e porque.

Preferencias e Necessidades – Lembre-se de perguntar como os desejos dele têm sido alcançados e se ele deseja algo diferente. As pessoas são diferentes uma das outras e tem preferencias e necessidades distintas. Em outras palavras, não espere que seu companheiro goste das mesmas coisas que seu ex gostava e nem que ele não mude com o tempo.

Explorar Possibilidades – Esteja aberta para explorar possibilidades, sexo libera estresse, aumenta bem estar, cria intimidade, aumenta auto estima e traz alegria para o relacionamento. Esteja aberta para explorar técnicas diferentes, lugares, frequência, isto trará benefícios inesperados para você dois.

Hora Certa – Se após uma longa conversa sobre o assunto, você ou seu parceiro não estiverem confortáveis para iniciar o ato sexual, respeite seus limites. É importante que qualquer mudança ocorra em um ambiente relaxado e harmônico. Caso você não consiga aceitar as coisas como estão, então será uma conversa para outra ocasião.

Intimidade e Conexão – A próxima vez que fizerem sexo não se pressione. Esteja aberta para tentar novas coisas e novos territórios, mas faça com uma atitude dentro do clima sensual ou “na brincadeira”. Não se preocupe em fazer coisas de um modo certo. Foque-se em criar intimidade e conexão, o resto irá fluir.

Guiar – Não se intimide em guiar ou mostrar para o seu companheiro como lhe dar prazer. A maioria dos parceiros quer dar prazer ao outro, mas não sabe como e nem como pedir que o ensinasse. Um movimento delicado amoroso ou mesmo um olhar pode ajuda-lo a entender o caminho a seguir.

Apreciação – De para seu parceiro muitos feedbacks positivos e fale sobre o assunto. Deixe-o saber de um modo ou de outro que ele esta lhe dando prazer. É importante que você mostre que aprecia o progresso que estão tendo juntos.

O objetivo é que vocês se sintam seguros, confiante, amados e com intimidade nas suas relações sexuais.

Será nesta atmosfera de amor e conexão que sua intimidade crescerá fazendo com que boa parte do seu relacionamento esteja equilibrada, ajudando assim o fluir das outras.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Saiba por que o site da sua empresa deve priorizar os dispositivos móveis

Por Ari Lisjak *

Em 2015, o Google fez um anúncio importante: pela primeira vez, recebeu mais buscas de dispositivos móveis do que de desktops. Desde então, o mundo digital tem se concentrado no desenvolvimento de novos conceitos e estratégias para web design móvel. Portanto, a tendência mobile-first revolucionou a criação de páginas priorizando o design do site na versão mobile e posteriormente adaptando-o para a versão desktop.

As estatísticas falam por si mesmas. Em janeiro de 2021, o Data Reportal registrou 5,22 bilhões de usuários móveis únicos, representando 66,6% da população mundial, o que é realmente impressionante. De acordo com um estudo do Pew Research Center sobre a Geração Z (nascido entre 1995 e 2015), 55% usam seus smartphones pelo menos 10 horas por dia. Embora, de acordo com o Índice Global, 95% das pessoas usam seus dispositivos móveis principalmente para mídia social ou bate-papo com seus amigos enquanto assistem TV, e 72% compraram um produto online no último mês em qualquer dispositivo. Não há mais dúvida da importância do celular.

Com o método de indexação que prioriza o celular, o Google classifica principalmente o conteúdo com base na versão móvel

A mobilidade oferece aos consumidores exatamente o que eles desejam em um único momento e não como um produto em si. Podemos pensar que a mobilidade é um novo paradigma cultural que as empresas deveriam adotar? Pois é, eu penso que sim. Isto significa ter estratégias de transformação digital baseadas na mobilidade, incluindo todos os tipos de empresas, mesmo as do setor B2B (Business to Business).

O mito do mobile first no setor de B2B
Alguns ainda pensam que enviar e receber e-mails em um computador desktop é essencial em uma empresa B2B. No entanto, isso não é totalmente verdade, pois hoje muitos funcionários realizam a maioria de suas transações online por meio de um dispositivo móvel. É evidente que, independentemente da sua natureza, as empresas precisam proporcionar uma experiência agradável nos dispositivos móveis.

Não há dúvida de que os compradores B2B diferem do B2C (Business to Consumer) no que diz respeito à experiência ou jornada do cliente. Geralmente, a complexidade do processo de compra para usuários B2B é mais sofisticada e cara e não é um processo simples como “clicar e comprar o produto X”. Porém, nos últimos anos, vimos como esse comportamento vem mudando e é cada vez mais comum entre os consumidores B2C.

Então, por que as empresas B2B deveriam priorizar os dispositivos móveis?
A otimização de e-mail móvel, por exemplo, é um fator chave no aumento de aberturas, cliques e receita. Como a maioria dos consumidores usa um smartphone para verificar seus e-mails, os sites e outros veículos de comunicação digital de empresas B2B devem funcionar bem em telas pequenas. Aqui estão alguns motivos convincentes pelos quais as empresas B2B devem considerar seriamente o emprego de uma abordagem baseada na usabilidade para dispositivos móveis:

– Adaptação: ao desenvolver um site é importante pensar no mobile porque será mais fácil adaptá-lo ao desktop; caso contrário, serão necessários muitos ajustes.

– Usabilidade: se o acesso à web for intuitivo e fácil, com certeza os usuários poderão realizar mais ações dentro dela. Uma loja online, por exemplo, apresentará aumento nas vendas.

– Velocidade: sites compatíveis com dispositivos móveis geralmente têm tempos de carregamento mais rápidos do que os sites tradicionais.

– Compatibilidade: é mais fácil para os usuários compartilharem seu conteúdo em redes sociais de um telefone celular do que de um computador.

– SEO: como mencionamos no início, o Google indexará mais seu site se ele for adaptado para celulares e se seus consumidores permanecerem nele por algum tempo; caso contrário, você não será mais relevante para o mecanismo de pesquisa.

Você (e sua empresa) estão prontos para o seu site priorizar os dispositivos móveis?

* Ari Lisjak é CEO da Isource Marketing

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Novas mudanças no Golden Visa em Portugal exigirá maior investimento em 2022

Lisboa, Portugal 2/9/2021 – Quem estiver em processo de compra ou já adquirido um imóvel antes de 1º de janeiro, não terá o investimento impactado pelas novas regras do Golden VisaCidadania portuguesa por meio do Visto Gold ficará mais cara a partir de janeiro de 2022. Investidores devem iniciar o processo nos próximos meses para aproveitar as regras atuais.

O sonho da cidadania portuguesa por meio do Visto Gold ficará mais caro a partir do próximo ano. O governo português anunciou que em 2022 haverá novas regras para o Golden Visa Portugal, o que exigirá maior investimento para quem quiser adquiri-lo.

De acordo com as novas regras, investidores de propriedades em áreas de alta densidade populacional como Lisboa, Porto e Algarve, bem como em áreas costeiras como Setúbal e Costa de Prata, não se qualificarão mais para o Visto Gold português. A partir de janeiro de 2022, somente será possível solicitar o Golden Visa investindo em imóveis localizados no interior do país, em áreas consideradas de menor densidade populacional, ou localizadas nas chamadas Regiões Autônomas, os arquipélagos dos Açores e da Madeira, ilhas que pertencem a Portugal. Os valores dos imóveis devem ser a partir dos 400 mil euros (para imóveis novos) ou igual ou superior a 280 mil euros (para imóveis antigos reabilitados).

As alterações nas regras do Golden Visa têm como objetivo impulsionar o investimento nas áreas de baixa densidade populacional de Portugal, aliviando a pressão das regiões metropolitanas e incentivando o investimento estrangeiro em outras partes do país.

Entretanto, quem já tiver adquirido um imóvel ou estiver em processo de compra em uma área de alta densidade, antes do dia 1º de janeiro de 2022, não terá o investimento impactado pelas novas regras Golden Visa Portugal.

“Portugal irá alterar as regras de localização para o investimento imobiliário e, além disso, teremos também o aumento dos valores que envolvem outras rotas de investimento. Um exemplo disso são os Fundos de Investimento que, a partir de 2022, terão como valor mínimo de investimento 500 mil euros, em vez dos atuais 350 mil euros. Por esse motivo, estes últimos meses de 2021 podem ser a oportunidade ideal para aqueles que desejam aproveitar as regras atuais do Golden Visa e garantir um investimento com melhores condições.”, avalia Patrícia Casaburi, CEO da Global Citizen Solutions em Lisboa, consultoria de cidadania através de investimento com sede em diversos países.

Oficialmente chamado de ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento), o Golden Visa é hoje o programa de residência por investimento mais bem-sucedido da Europa. Sobre os benefícios do Golden Visa Portugal, Patrícia destaca o requisito de tempo de permanência e a possibilidade de posteriormente adquirir a cidadania e o passaporte português:

“Uma das principais vantagens do Golden Visa em Portugal é que o requisito de tempo de permanência no país é muito baixo, apenas 7 dias por ano, em média. E, após 5 anos com o ARI, o programa oferece um caminho para a cidadania e o passaporte português. Por conta disso, é considerado um excelente investimento para pessoas que querem usufruir dos benefícios de se tornar um cidadão europeu, mesmo sem precisar viver permanentemente por lá”.

O que de fato mudará com as novas regras do Golden Visa Portugal?

 

Investimento imobiliário

● Os investidores não poderão mais investir em imóveis em áreas de alta densidade populacional (exemplos: Lisboa, Porto, Algarve, Setúbal e Costa de Prata);

● Apenas será possível solicitar o Golden Visa Portugal investindo em imóveis para habitação com valor a partir de 400.000 € (aquisição) ou igual ou superior a 280.000 € (reabilitação) localizados ou no interior do território ou nas Regiões Autônomas dos Açores e da Madeira.

Fundos de Investimento

● O investimento mínimo em Fundos de Investimento aumentará de 350.000 € para 500.000 €.

Outras rotas de investimento

● A necessidade de transferência de capital aumentará de 1 milhão de euros para 1,5 milhão;

● O investimento em pesquisa aumentará de 350.000 € para 500.000 €;

● O investimento em negócio existente registrado em Portugal aumentará de 350.000 € para 500.000 €.

“Uma alternativa para quem está disposto a fazer o investimento, mas dispõe de pouco tempo para iniciar o processo, seria entrar em contato com uma consultora para auxiliar na aplicação do Golden Visa.”, recomenda Patrícia Casaburi. “É importante que o consultor conheça profundamente como funciona o mercado imobiliário em Portugal, assim como os fundos de investimento com as melhores condições.”, conclui.  

 

 

Website: https://www.globalcitizensolutions.com/pt-pt/



Suplementação alimentar: quando usar e como ela pode ajudar a melhorar a saúde

Belo Horizonte – MG 2/9/2021 – Muitas pessoas estão tomando consciência de que ter um organismo saudável é fundamental para ter mais saúde e mais longevidadeDe acordo com pesquisa, os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares brasileiros; uso é recomendado por especialistas quando o consumo de minerais e vitaminas “in natura” é impossibilitado

A busca por uma boa alimentação é um desejo compartilhado pela maioria das pessoas, sendo a base de uma vida saudável. Porém, apesar de ansiada por muitos, nem sempre é possível que tal intenção seja alcançada, sendo a correria do dia a dia e os maus hábitos alimentares cultivados por anos a fio obstáculos para que isso aconteça. Nesse sentido, cresceu, por parte da população, nos últimos anos, o consumo de suplementos alimentares, que podem fornecer, como o próprio nome indica, vitaminas e minerais não ingeridos “in natura”.

De acordo com a segunda edição da pesquisa de mercado “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, encomendada pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) e realizada pela empresa de inteligência de mercado Toledo & Associados em 2020, os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com, no mínimo, uma pessoa da casa consumindo algum produto.

Outra pesquisa realizada pela Abiad, em que foram avaliados apenas lares em que pelo menos um morador já fazia uso de suplementos alimentares, indicou um aumento de multivitamínicos e afins: 48% dos entrevistados aumentaram o uso, ao passo que 47% mantiveram a mesma taxa de consumo e 5%, diminuíram. Realizada em maio de 2020, poucos meses após o início da pandemia, o estudo apontou que a maior justificativa para o aumento do consumo se deu pela busca da melhoria da imunidade (63%).

Tal tendência ao consumo de suplementos alimentares pode estar relacionada à má alimentação dos brasileiros, que cada vez consomem menos verduras e legumes e mais alimentos industrializados. Isto fica evidenciado em pesquisa realizada em 2020 pela Unicamp (Universidade de Campinas) em parceria com a Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), que apontou que os legumes e verduras correspondem apenas a cerca de 4% do consumo alimentar dos brasileiros – além disso, enquanto o consumo de alimentos in natura caiu 7% entre 2002 e 2018, os processados e ultraprocessados subiram 18% e 46%, respectivamente.

Outro estudo, realizado em 2018 pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) indicou que, apesar de 71% dos entrevistados afirmarem preferir alimentos mais saudáveis, no momento da escolha entre um alimento mais saudável e outro com melhor sabor, 61% admitiram preferir aqueles mais saborosos.

Suplementos como alternativa ao consumo de vitaminas e minerais “in natura”

Além da questão da alimentação, existem outros fatores que induzem ao consumo de suplementos, como no caso do ácido fólico, cujo consumo por mulheres antes e durante a gestação é considerado por especialistas como essencial para auxiliar o fechamento do tubo neural dos bebês, que formará o sistema nervoso central. Outro caso diz respeito ao consumo de vitamina D por meio de suplementos vitamínicos para pessoas impossibilitadas de tomar sol, visto que a principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar – os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância, sendo o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Para Nino Gomes, sócio-diretor da Hüman Doctors, empresa que comercializa suplementos vitamínicos, o crescimento do uso de vitaminas e minerais em forma de cápsulas é decorrente da falta destes em muitos alimentos, visto que “os nutrientes já não são os mesmos de antigamente e o solo está cada vez mais contaminado”. 

O empresário traz como exemplo o caso do magnésio, mineral encontrado em porcentagens baixas em alimentos em solo brasileiro devido à escassez de terras vulcânicas no país. “Trata-se de um nutriente superimportante para o corpo humano e é encontrado mais em regiões onde existem vulcões. E no Brasil não tem. Então, automaticamente esse nutriente essencial já é faltante no organismo de qualquer brasileiro”, afirma. 

Gomes afirma que, por se tratarem de complementos alimentares, não se enquadrando como medicamentos, os suplementos não necessitam de receitas médicas e não são acompanhados de bulas. “Porém”, afirma, “existe a recomendação indicada pelo órgão regulador nos rótulos de cada, devendo o usuário utilizá-lo mediante a melhora no uso contínuo dessas vitaminas”. Nutricionistas e nutrólogos recomendam, no entanto, que sempre que possível, o consumo ideal de vitaminas e minerais deve se dar de forma “in natura”.

Muitas vezes, contudo, isto não é possível e, nestes casos, os suplementos são aliados à manutenção de índices ideais de vitaminas e minerais no corpo. “Muitas pessoas estão tomando consciência de que ter um organismo saudável é fundamental para ter mais saúde e mais longevidade e, na pandemia, esse mercado cresceu muito porque as pessoas estão despertando para o cuidado do corpo, mente e espírito e o hábito de suplementar é um dos caminhos para isso”, diz Gomes, ressaltando que suplementos relacionados à imunidade – como própolis, vitamina C, vitamina D, zinco, selênio entre outros – ganharam destaque nesse período. 

Para saber mais, basta acessar: https://humandoctors.com.br/?campaign=IMPRENSA&channel=DINO&post=TEXTO1

Website: https://humandoctors.com.br/



Purificação e ionização do ar ajudam a combater o novo coronavírus em hotéis

São Paulo 2/9/2021 – A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) apontam que má ventilação aumenta o risco de transmissão de micro-organismos nocivos, como o novo coronavírus

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a Covid-19 é transmitida por meio do contato direto com pessoas infectadas ou pelo contato indireto, quando superfícies contaminadas com o vírus são tocadas e pessoas levam as mãos aos olhos, nariz e boca. Pessoas infectadas também espalham partículas com vírus quando espirram ou tossem e esses fragmentos ficam espalhados pelo ar.

Por esse motivo, medidas para a melhora da qualidade do ar nos ambientes, como aumentar a ventilação, aprimorar os sistemas de filtração de ar e fazer as manutenções são medidas necessárias.

No caso dos hotéis, principalmente, o uso de purificadores de ar em todas as dependências é extremamente recomendável e os cuidados precisam ser redobrados em tempos de pandemia.

Com a instalação dos purificadores, a segurança e bem-estar dos hóspedes e funcionários ficam reforçadas, já que a tecnologia utilizada é capaz de combater vírus, bactérias, fungos e micróbios e ajudam a reduzir a transmissão de doenças.

Tecnologia desativa vírus e bactérias

No arcabouço tecnológico existente para combater micro-organismos nocivos à saúde, os sistemas que unem purificadores e ionizadores trazem ainda mais segurança. Estes equipamentos, além de conter a disseminação da Covid-19, que é a grande preocupação do momento, também têm eficiência comprovada contra os vírus da SARS e H1N1, bactérias, fungos, mofo, alérgenos e odores indesejados.

Essa tecnologia tem como princípio a utilização de íons positivos e íons negativos que, aos serem liberados no ar simultaneamente, se ligam às bactérias, fungos, vírus, alérgenos e similares, suprimindo a atividade desses agentes infecciosos ao quebrar proteínas em sua superfície por meio do poder oxidante do radical OH (hidroxila).

Testes realizados nas Universidades de Nagasaki e Universidade de Shimane, ambas com sede no Japão, comprovaram grande efetividade desse tipo de equipamento na redução de até 99,999% do coronavírus nos ambientes.

O experimento em solo japonês foi realizado em pequena escala e em um ambiente controlado. No Brasil, laudo virucida do Instituto Biológico da Unicamp contra o vírus Covid-19 corroborou os resultados.



Voluntariado: colaboradores da Samsung participam de Maratona Social para solucionar desafios de ONGs

Desenvolver projetos que apoiem e ofereçam soluções para organizações sociais em seus desafios diários. Essa é a proposta da Samsung em parceria com o Atados ao realizar a Maratona Social 2021, ação que faz parte do Programa de Voluntariado da empresa. A iniciativa acontece em 1, 2 e 3 de setembro e os grupos de colaboradores voluntários se dedicarão às organizações participantes de acordo com suas competências e habilidades pessoais e profissionais.

Neste ano, a Maratona Social vai atender a três ONGs com diferentes desafios. A Cidadão Pró-Mundo, que promove oportunidades de inserção e integração social por meio de aulas de inglês com professores voluntários, vai receber ajuda para desenvolver suas campanhas de comunicação. O Instituto Gabi, que trabalha para a inclusão de pessoas de baixa renda com múltiplas deficiências, e tem a missão de planejar um bazar online. E a Associação Vaga Lume, que dá acesso à leitura em comunidades rurais da região amazônica por meio da criação de bibliotecas comunitárias e deseja potencializar o voluntariado corporativo online.

“Para muitas pessoas, o trabalho voluntário é uma forma de alcançar a satisfação pessoal. E esse é um programa que oferece aos nossos colaboradores a oportunidade de se engajar socialmente e, ao mesmo tempo, desenvolver suas competências. Além disso, o apoio às ONGs atendidas é essencial, pois elas contam com orientações que contribuem no enfrentamento de demandas que exigem conhecimento técnico e equipes especializadas. Essas e outras iniciativas da Samsung fazem parte da nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, explica Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Durante os três dias, os voluntários inscritos no programa da Samsung aplicarão metodologias ágeis em uma programação que inclui estudo de caso, definição de estratégia e apresentação para a organização escolhida, a equipe do Atados será responsável pela facilitação dos encontros.

Para completar a ação e celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (28/8), a Samsung reuniu representantes das três ONGs para um bate-papo sobre o tema na última sexta-feira (27). No encontro virtual, as ONGs puderam compartilhar um pouco mais sobre o trabalho realizado por cada uma delas, além de falar sobre o impacto do voluntariado empresarial.

PROGRAMAÇÃO

1º de setembro – Estudo de caso:  Apresentação, coleta de briefings e brainstorming
2 de setembro – Definição da estratégia: Desenvolvimento de um plano estratégico.
3 de setembro – Apresentação: Entrega das soluções desenvolvidas para cada ONG.

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Mudança residencial e o abandono frequente de animais

A crença antiga e equivocada de que “gatos são apegados ao local e não aos donos” ainda causa grande dano aos felinos e outros animais domiciliados aqui no Brasil. Em parte, graças a esse tipo de noção, há pessoas que se sentem confortáveis em mudar de casa e deixar seus animais para trás, sob um teto mas sem qualquer tipo de assistência.

A Confraria dos Miados e Latidos – ONG de proteção animal que desde 2007 atua em São Paulo e Nova Friburgo e já resgatou e encaminhou para adoção mais de 5.300 animais, relata que somente no mês de agosto acolheu três gatinhos que foram abandonados em casas vazias, após a família se mudar.

O primeiro deles é o Aquiles – um gato jovem, macho, extremamente dócil e manso. Apesar da situação de abandono, Aquiles foi resgatado com pouco tempo de desamparo e não sofreu grandes traumas físicos (mas o estado emocional, infelizmente, não estava nas mesmas condições).

O segundo caso foi o do gatinho Dado – também jovem, manso, macho e que já estava castrado. Dado tinha acesso à rua, mas sempre voltava à casa de seus antigos tutores para esperá-los. Foi encontrado diversas vezes rondando a casa em busca de algum humano conhecido. Apesar do baixo peso e alto nível de estresse, também foi acolhido sem grandes danos físicos.

Infelizmente, Jonas não teve a mesma sorte e ficou um tempo maior em situação de abandono, miando pela vizinhança. Alguns vizinhos se solidarizaram e o alimentavam vez ou outra. Quando acolhido, Jonas estava em estado de desnutrição aguda, desidratação e sofria de escoriações na pele e boca. Já está sob tratamento e cuidados especializados e logo receberá alta, para então ser disponibilizado para adoção responsável.

O que boa parte das pessoas não sabe é que um gatinho, depois de domiciliado, não tem capacidade e condições para viver nas ruas, onde deve disputar território, comida e encontrar abrigo. Segundo Tatiana Sales, Presidente da ONG, o abandono afeta diretamente a estimativa de vida dos animais: “Eles não sabem mais como sobreviver e sua estimativa de vida, a partir do abandono, cai para três meses em média. Se não forem acolhidos rapidamente, o destino de todos é o mesmo: um fim de vida solitário e sofrido após o abandono”.

Parte da população acredita que abandono é, estritamente, quando um animal é levado e largado em local desconhecido (como estradas, petshops e terrenos). Mas a advogada e ativista de direito dos animais, Andressa Borelli, explica que o que diz a lei é bem diferente: “Deixar um animal por conta própria em um local, ainda que conhecido, mas sem qualquer tipo de assistência também caracteriza abandono e é crime federal – sujeito a detenção de até cinco anos (Lei nº 14.064/20)”.

Além de atuar no acolhimento de gatos neste tipo de situação, a Confraria trabalha promovendo conteúdo para conscientizar a população sobre a existência de casos assim e lembrar que os animais sofrem severos traumas quando expostos a tais circunstâncias. O processo da ONG para a adoção de animais envolve, além do termo de responsabilidade legal, uma série de procedimentos para identificar se o candidato a adotante seria capaz de abandar o animal, ou se a adoção é planejada e a família está disposta a levar o gatinho em possíveis mudanças futuras. “Muitas vezes os candidatos a adoção estranham a quantidade de perguntas no nosso questionário, ou mesmo a necessidade de enviar um vídeo da residência. Mas a verdade é que todo cuidado é pouco quando estamos lidando com vidas – e a adoção deve ser pra vida toda.” – completa Tatiana.

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