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Operadora logística lança solução integrada de destinação ambiental para a indústria farmacêutica

3/5/2021 – “Somos a primeira operadora logística a oferecer esta solução de gestão integral”, afirma José Roberto Corrales, CEO da Luft Healthcare.Em parceria com a First Ambiental, Luft Healthcare assume processos de logística reversa de medicamentos e outros produtos da área da saúde

A Luft Healthcare, operadora logística do Grupo Luft voltada à área da Saúde, acaba de dar um importante passo dentro do seu programa de inovação. Em parceria com a First Ambiental, a empresa lança uma solução integrada de destinação ambiental de produtos farmacêuticos dentro da sua sede, em Itapevi (SP).

“Somos a primeira operadora logística a oferecer esta solução de gestão integral da destinação final de produtos farmacêuticos impróprios para comercialização e consumo”, afirma José Roberto Corrales, CEO da Luft Healthcare.

Os serviços oferecidos envolvem o transporte para coleta e destinação final de produtos, armazenagem e gerenciamento dos produtos em análise, preparação dos laudos conclusivos, assessoria fiscal para recuperação de impostos, descaracterização de produtos e proteção da marca, despressurização de aerossóis, gerenciamento de produtos contaminantes, incineração de produtos, tratamento de solo contaminado e reciclagem de resíduos.

Com mais de 20 anos de experiência em gestão ambiental, processos regulatórios e macroprocessos de destruição de bens obsoletos, a First Ambiental tem foco na gestão transparente e 100% rastreável da logística reversa de produtos impróprios ao consumo, agregando princípios e ações que permitam transparência processual, rastreabilidade, compliance e vigilância patrimonial.

Logística reversa de produtos farmacêuticos

O Decreto Presidencial nº 9.177, de 23 de outubro de 2017, estabelece normas para garantir a isonomia na fiscalização e no cumprimento das obrigações relacionadas à logística reversa de embalagens em geral. Ou seja, toda empresa, fabricante, importadora, distribuidora e comerciante de produtos embalados, mesmo não sendo signatária de acordos setoriais ou termos de compromisso, tem que cumprir a meta de reciclar no mínimo 22% das embalagens que coloca no mercado.

O Brasil conta com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definem as boas práticas em gerenciamento de resíduos de medicamentos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), estima-se que o volume de resíduos domiciliares de medicamentos no Brasil, sexto país do mundo em vendas de medicamentos, esteja em torno de 4,1 mil a 13,8 mil toneladas ao ano.

Desde que foi fundada, em 1975, a Luft Logistics especializou-se na implementação de soluções customizadas e exclusivas nos segmentos de saúde, agronegócio, varejo e e-commerce. A companhia, que tem Luciano Luft como um dos sócios, desenvolve soluções inovadoras na área de armazenagem e transporte, agregando valor aos negócios de seus clientes. Ao longo de quatro décadas, a Luft cresceu, especializou-se e investiu expressivamente em todos os quesitos necessários a uma empresa líder na integração da cadeia logística de um país com dimensões continentais como o Brasil. Desde sistemas de qualidade, gerenciamento da informação, integração com o cliente e gestão de riscos, até automação dos processos, rastreabilidade, armazenagem e validação, o Grupo Luft posiciona-se como parceiro por excelência na expansão dos negócios por meio de operações logísticas de alto padrão.

Website: <a target=”_blank” href=’http://www.luft.com.br’ rel=”nofollow noopener”>http://www.luft.com.br



Dicas para refrigeradores: como manter sua comida mais fresca por mais tempo

Quantas vezes você jogou fora do refrigerador alimentos não utilizados, ou desperdiçados, dos quais simplesmente se esqueceu porque estavam fora de vista?

De acordo com as Nações Unidas, cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente para consumo humano é desperdiçado todos os anos. Uma nova pesquisa da Samsung mostra que fatores como não saber se devemos armazenar os produtos no refrigerador ou no armário e datas de validade ausentes contribuem para esse desperdício desnecessário.

Para ajudar a melhorar suas habilidades de organização de alimentos, aqui estão as principais dicas da empresa para ajudar a reduzir sua pegada de lixo e tirar o máximo proveito de seus mantimentos.

Acompanhe:

Dicas de armazenamento de alimentos para uma vida útil mais longa
Em primeiro lugar, você deve conhecer as necessidades específicas de temperatura de cada item. Por exemplo, os condimentos não requerem temperaturas muito baixas, e são mais bem armazenados nas prateleiras da porta do refrigerador – isso também os manterá fora do caminho e tornará outros itens perecíveis mais visíveis.

Itens como laticínios, por exemplo, devem ser vistos com mais facilidade, já que podem estragar mais rápido. E é para dar mais visibilidade aos usuários também que a Samsung criou gavetões translúcidos e espaçosos para armazenar legumes e vegetais.

Além do mais, a umidade é tão importante quanto a temperatura. A recomendação é armazenar frutas e vegetais nas gavetas da geladeira com configurações de umidade ajustáveis para manter sempre as condições ideais, e assim prolongar sua vida útil.

No entanto, todas as frutas e vegetais são diferentes, por isso é importante saber como cada variedade deve ser armazenada. Abacates, pêssegos e melão verdes devem ser armazenados em temperatura ambiente, mas depois mantidos no refrigerador quando estiverem maduros irão durar mais tempo.

Certifique-se de manter carne crua, aves e peixes embrulhados para evitar que os odores e sucos dos alimentos se espalhem e contaminem outros mantimentos, reduzindo o desperdício potencial dos itens.

Dicas de armazenamento que mantém os alimentos frescos pelo dobro do tempo
As novas geladeiras Samsung Evolution possuem a tecnologia All-Around Cooling, que faz circular uniformemente o ar frio por todo o refrigerador para manter uma temperatura consistente. Esse benefício também ajuda a garantir que cada zona mantenha suas configurações de temperatura ideais e garante que tudo na geladeira permaneça fresco por mais tempo – um impulso útil em sua jornada para reduzir o desperdício de alimentos. Além disso, o recurso Power Cool resfria e congela bebidas e alimentos com muito mais velocidade a partir do simples toque em um botão.

Já a prateleira Easy Slide, muito comum no uso do dia a dia, foi projetada para suportar até 45kg e deslizar para dentro e para fora, como uma gaveta, permitindo uma organização mais eficiente dos seus alimentos e maior facilidade no acesso a itens que estão no fundo da geladeira.

Na parte inferior temos o que a empresa chama de “Big Box”, o espaço criado para armazenar legumes e frutas com os níveis ideais de umidade e com design prático e inteligente.

Lembrando que as geladeiras possuem a tecnologia POWERvolt, resistente a picos de energia de até 310V e os melhores índices de eficiência energética.

Conheça mais sobre os modelos RT38 e RT46 da nova linha Samsung Evolution.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Yes! Cosmetics lança novo modelo de loja

3/5/2021 – Entre as novidades, a Loja Ametista possui checkouts móveis

Mais segura, acessível, ágil e rentável. Essas são algumas características da nova loja da franquia Yes! Cosmetics. O novo modelo, batizado de Ametista em homenagem ao primeiro Deo Parfum da marca lançado em 2020, foi pensado a partir da pandemia do coronavírus, com o objetivo de se adaptar às novas exigências do mercado e do consumidor.

O novo projeto arquitetônico tem um visual mais leve e uma estrutura aconchegante e inclusiva. Com corredores mais largos que permitem a livre circulação de consumidores com baixa mobilidade, a Loja Ametista possui ainda um camarim mais moderno, com mix de luzes inspirado no efeito que o ring light traz para as fotos e vídeos, possibilitando um momento “instagramável” para as clientes.

Pensando ainda na comodidade dos consumidores, a nova loja possui checkouts móveis; trazendo mais agilidade na hora de fazer o pagamento e evitando a formação de filas. Com esse novo cenário, a loja está mais integrada com os demais canais de venda da Yes! Cosmetics, como o e-commerce.

“Por causa da pandemia, vimos a necessidade de termos uma loja em sintonia com o novo consumidor e com a nossa proposta de omnicanalidade, que atendesse o cliente vindo do e-commerce, da venda direta e do próprio varejo físico”, comentou o presidente da marca, Cândido Espinheira. “A Loja Ametista marca um novo momento da Yes! Cosmetics, mais integrado e mais digital”, complementou.

Para o franqueado, o novo projeto possui um espaço mais otimizado para a exposição dos produtos e estoque, não exigindo um espaço muito grande de retaguarda e reduzindo os custos da operação. Mais versátil, a loja é modular, tornando-se adaptável para os mais diversos espaços.

As quatro primeiras unidades do modelo foram inauguradas ainda durante a pandemia, em 2020, nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda (RJ), Rolim de Moura (RO) e Santo Ângelo (RS). Em 2021, mais 4 lojas estão em fase de implantação, com inauguração prevista até o final de abril.

Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, além da linha assinada por Sabrina Sato. Investindo em alta qualidade e preços acessíveis, a marca acompanha as principais tendências mundiais. Em 2016, a Yes! entrou no setor franchising e já tem mais de 90 unidades em todo o Brasil.

Mais informações sobre a Yes! Cosmetics:
Instagram: @yescosmetics
Facebook: /yescosmetics

Website: <a target=”_blank” href=’http://www.yescosmetics.com.br’ rel=”nofollow noopener”>http://www.yescosmetics.com.br



Hotsite orienta sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Campinas, SP 3/5/2021 – “A ideia foi criar um site de referência para a população e os especialistas”, diz Vandecleya MoroO material foi produzido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

A Prefeitura de Campinas lança nesta segunda-feira, dia 3, um <a target=”_blank” href=’https://bit.ly/maiolaranjacampinas’ rel=”nofollow noopener”>hotsite dedicado a orientar sobre o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. A iniciativa marca o Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, “a ideia foi criar um site de referência para a população e os especialistas. Trata-se de uma iniciativa cujo propósito é orientar e educar a respeito de um assunto que merece atenção da sociedade civil e do poder público. Queremos que esse conteúdo seja consultado e chegue a todos que estudam ou precisam se informar sobre o tema”, afirmou.

O material foi produzido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), que realizará uma série de lives entre os dias 17 e 21 de maio (a programação será divulgada até a segunda semana de maio).

Segundo dados da Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, o município registrou 305 ocorrências de violência sexual referentes a crianças e adolescentes, o que significa um caso a cada 29 horas, ou um dia e cinco horas. A pesquisa também revela, no mesmo período, que o distrito do Campo Grande (região noroeste) e a região sul são as áreas com maior registro de ocorrências. Para ter acesso a mais informações, basta clicar no link.

Website: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/



Multinacional francesa lança campanha para capacitar engenheiros em marketing digital

São Paulo, SP 3/5/2021 – Iniciativa visa orientar engenheiros de suas empresas parceiras na utilização de ferramentas e táticas de marketing digital

Transmitir credibilidade, valor agregado e engajar o público ao promover conteúdo relevante e de qualidade por meios digitais é uma das principais tendências para qualquer profissional e segmento nos dias de hoje. Por isso, o chamado marketing digital tem ganhado força no mundo corporativo.

Nesse sentido, para orientar os profissionais de empresas parceiras em relação ao marketing digital, a Schneider Electric anuncia uma nova campanha que oferecerá treinamentos, webinars, e-books, insights digitais e guias com dicas e conteúdos estratégicos.

“Com esse projeto, nosso objetivo é orientar nossos parceiros a respeito de como a implementação de ações de marketing digital podem potencializar seus negócios  e, assim, crescermos juntos no mercado brasileiro”, diz Maiara de Mello Garcia Pires, Líder de Marketing e Comunicação na Schneider Electric. A iniciativa traz um panorama geral sobre como obter sucesso com as táticas de marketing digital, na construção de jornadas de conteúdo para profissionais que atuam no mundo da engenharia.

Entre os temas abordados estão o entendimento geral sobre planos de comunicação, inbound marketing, web, e até mesmo o hábito de compra e consumo. 

Desde 2019, a Schneider vem ampliando seu apoio aos parceiros em sua jornada na busca de novas soluções que enriqueçam seu ambiente e alcance digitais, ao mesmo tempo, possibilitem economia de tempo e dinheiro. O foco é fomentar o uso da inteligência das ferramentas digitais para melhorar a experiência do cliente.

Website: <a target=”_blank” href=’https://www.se.com/br/pt/’ rel=”nofollow noopener”>https://www.se.com/br/pt/



Em meio à pandemia, empresas abrem mais de 1.300 vagas

O Brasil deverá registrar em 2021 a 14ª maior taxa de desemprego do mundo. Essa é a expectativa de um estudo realizado pela agência de classificação de risco Austin Rating, a partir de projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global. Porém, mesmo diante da pandemia do Coronavírus, muitas empresas e startups estão aumentando o seu quadro de funcionários. No total, são mais de 1.300 vagas ofertadas.

Vamos a elas:

MadeiraMadeira
A MadeiraMadeira, que no início deste ano tornou-se o 11° unicórnio brasileiro, está com 398 vagas abertas para trabalhar em diferentes cidades do Brasil. Há muitas oportunidades na área de operações e no braço logístico da empresa, a BulkyLog. Além delas, as principais áreas contratantes são as de Analista Comercial, Analista de Facilities, Analista de Logística, Cientista de Dados, Especialista em Front End, Designer Gráfico, Consultor de Loja, entre outras oportunidades. Há também oportunidades de estágio para as áreas de Pessoas & Cultura, UX, Dados e Procurement. Para mais detalhes e inscrições, acesse este link.

Invillia
A Invillia está com mais de 20 vagas abertas para profissionais atuarem de forma 100% remota. Os cargos são variados e vão desde Líder de Entrega (Delivery Leader), Analistas de Testes, pessoa engenheira de DevOps, pessoa desenvolvedora Android, iOS, e Java, nodeJS, PHP, React Native, até Designer UX/UI. Para se inscrever, basta acessar este link.

KingHost
A KingHost está buscando profissionais nas seguintes posições para trabalho remoto: Coordenação Financeira e Contábil, Analista de Marketing (Branding e Social Midia), Analista de Compras SR, Analista de Infraestrutura de Hosting – Windows, Analista de Infraestrutura de Hosting – Emails e Coordenação de Marketing JR.

Os interessados pelas vagas devem enviar currículo para o e-mail talentos@kinghost.com.br. A KingHost oferta serviços que incluem desde computação na nuvem até ferramentas que otimizam o posicionamento dos sites nos buscadores online, a empresa conta com uma base com mais de 65 mil clientes e 300 mil sites hospedados em sua plataforma.

Divibank
A Divibank está abrindo 15 vagas e procura por 2 executivos de vendas sênior, 3 pessoas pleno/sênior para o time de marketing, 4 engenheiros de software de todos os níveis (jr./pleno/sênior), 1 especialista sênior de crédito e dados e 5 pessoas para o time de finanças e operações (Finance & Biz Ops). A empresa procura pessoas com boa atitude e vontade de construir uma empresa fora de série e oferece seguro de saúde e dental, férias flexíveis, oportunidade de ter uma participação na empresa e horário de trabalho flexível. Os currículos podem ser enviados para o e-mail vagas@divibank.co .

Lalamove
A Lalamove está com 35 vagas abertas nas áreas de atendimento, vendas, experiência do cliente, marketing, gestão de pessoas e operações. As inscrições podem ser feitas diretamente no site.

Contabilizei
Por oferecer todos os serviços online a startup não parou os processos seletivos, e as vagas vão desde TI e tecnologia, desenvolvedor web, business analyst, até aprendiz, coordenador de sistemas, de planejamento, contábil, inside sales e gerente de marketing de performance. Para se candidatar, basta acessar o site.

Hilab
A Hilab está com diversas vagas abertas em Curitiba. Entre as áreas disponíveis estão vendas, marketing, produção e tecnologia. Para os interessados, basta acessar e se cadastrar no site.

Pixeon
A Pixeon está com mais de 50 vagas abertas em diversas áreas da companhia, entre elas Pesquisa e Desenvolvimento, Administrativo, Comercial, Desenvolvimento Humano, e Organizacional e Serviços. A maior parte das oportunidades são em regime remoto e profissionais de todo o Brasil podem se candidatar.

Todas as vagas também estão abertas para pessoas com deficiência (PCD). Os interessados em fazer parte do time Pixeon podem acessar o descritivo de todas as vagas e se candidatar pelo site.

Grupo 3778
O Grupo 3778 está com 120 vagas abertas em diversas áreas e estados do país. Entre as opções estão Enfermeiros(as), Técnicos(as) de Enfermagem, Médicos(as) do Trabalho, Assistentes Administrativo, Assistente Social, Consultores(as) STMA, Coordenador de Operações, Médicos(as) Emergencista, Fonoaudiólogo(a), Ginecologista e Obstetrícia, Nutricionistas, Psicólogo(a), Técnico(a) de Segurança Industrial, Técnico(a) de Meio Ambiente Administrativo, Supervisor de Gestão de Afastados, entre outros. Para saber mais sobre os requisitos e localidade das vagas disponíveis, acesse o Guppy.

Pipo Saúde
A Pipo Saúde está com 12 vagas abertas e vem cumprindo sua missão de manter a inclusão e a diversidade em seu ecossistema. As vagas são de Analista People Analytics, Analista de qualidade e treinamento CX, Designer de Produto, Especialista de marketing de Produto, Executivo de Vendas, Growth Hacker, Supervisor de Operações de Benefícios em faturamento, Supervisor de Operações de Benefícios em movimentação e UX Researcher.

Além disso, pensando na diversidade existem três vagas de engenheiros de software, uma focada em mulheres, outra focada em pessoas negras e a última focada em pessoas trans. Todas as vagas são home office. Para se candidatar, basta acessar o site

Teladoc Health
Teladoc Health está com nove vagas abertas em São Paulo, para Marketing Analyst, Quality Analyst, Customer Success Coordinator, Accountant, Business Intelligence Analyst Senior, Software Analyst Pleno (full stack), Developer Analyst Jr, IT Help Desk e Enfermeira. Os candidatos podem consultar o descritivo completo das vagas e se candidatar pelo LinkedIn da empresa.

Fligoo
A Fligoo chegou há pouco no Brasil e está com vagas abertas para cientistas de dados. Os interessados podem se cadastrar pelo link.

Contraktor
A Contraktor está com 3 vagas abertas e a contratação varia entre CLT e PJ. As posições disponíveis são: Sales Development Representative, Desenvolvedor Back-end SR e Product Designer. No momento, a empresa está operando em home office e funciona de segunda à sexta-feira. Os candidatos podem acessar as vagas e fazer a inscrição na página de carreira da empresa .

BizCapital
A empresa está com sete oportunidades de emprego abertas em diversas áreas, cinco delas para o Rio de Janeiro e duas para Minas Gerais. As vagas se dividem em: analista de políticas de cobrança, analista de relacionamento com o cliente, banco de talentos (modelo remoto e uma delas exclusivo PCD) e consultor de vendas. Mais informações pelo site.

NOMAH
A NOMAH está com duas vagas abertas, sendo elas para as posições de Senior Software Engineer e Analista de Novos Negócios. Para saber mais sobre os requisitos das vagas e se candidatar, acesse o LinkedIn da empresa.

Grupo Tapps
O Grupo Tapps está com 11 vagas de emprego abertas para a Tapps Games, Tapps Ventures e Venturion, estúdio de experiências imersivas. Para a Tapps Games, as vagas são para desenvolvedores (as) de jogos II e III, Game Producer, Head of Growth, Coordenador (a) de Game Design e Tech Artist III; na Tapps Ventures, a vaga disponível para a Innovation Tech Lead. Já para a Venturion, as oportunidades são para analista de projetos júnior, estagiário (a) de Desenvolvimento Unity, Game Designer I e uma vaga temporária para Game Designer para sistemas e balanceamento. Os interessados podem se candidatar no site.

Squid
A está com 6 vagas abertas. Os candidatos podem ser de todo o Brasil e as vagas são CLT, com benefícios. O trabalho está completamente remoto por conta da pandemia. A seleção para as vagas será feita toda online e para os mais diferentes cargos: Analista de Business Intelligence Jr, Marketing Manager, Sales Key Account Manager (segmento de bebidas), Sales Key Account Manager (segmento de bens consumo) e outras duas para o Banco de Talentos Squid. Para se inscrever basta acessar aqui.

Apto
Apto , marketplace de imóveis novos, está com 6 vagas em aberto: na equipe de tecnologia, as posições são para Back-End Developer e Front-end Developer, no time de marketing, a vaga é para Growth & SEO Marketing Analyst. Já em Customer, são três posições: Closer (Inside Sales) e B2C Communications & PR Specialist. Também há oportunidade para o cargo de Market Intelligence Specialist. As seis vagas são CLT, com benefícios, e o colaborador pode optar pelo trabalho remoto, semi-presencial (híbrido) ou presencial na sede da empresa, localizada em São Paulo. Para se candidatar basta entrar no site de carreiras do Apto e enviar o currículo para o e-mail indicado.

Bild Desenvolvimento Imobiliário
A empresa está com 40 vagas no regime CLT, contrato e estágio. Os interessados em participar dos processos seletivos podem se candidatar pelo link.

Onze
A Onze está recrutando profissionais de tecnologia. As vagas em aberto são para Engenheiros de Software e Desenvolvedores Front End. Profissionais com mais experiência podem se candidatar às vagas de engenharia e T.I nível Sênior.

The Bridge
A plataforma está com 200 vagas em aberto. As oportunidades passam pela curadoria da empresa, que seleciona as melhores vagas e salários e os conecta a talentos digitais. Os interessados podem se candidatar gratuitamente em oportunidades nacionais e internacionais no site da startup .

SysMap Solutions
Especializada CRM, possui atualmente 168 vagas abertas, sendo a maioria analistas de diversas tecnologias, gestão de projetos, engenharia de dados, entre outros. A maioria das oportunidades é em regime de home office, permitindo a candidatura de profissionais de todo Brasil e do mundo. Mais informações estão disponíveis no site.

Blu
A empresa possui 11 vagas em aberto nas áreas de Marketing de Produto, Tecnologia e Comercial. A contratação é CLT e possui uma série de benefícios, como vale alimentação e refeição, plano de saúde e odontológico, auxílio internet, entre outros. As oportunidades são no regime home office e aceitam candidaturas de todo o Brasill. Mais informações podem ser encontradas na plataforma da empresa disponível no site.

OmniChat
A OmniChat possui mais de 50 oportunidades de empregos abertas. Os cargos são variados, com diversas vagas nas áreas de Tecnologia, Produto e Marketing. Para se candidatar, o profissional deve fazer seu cadastro no site. O trabalho é remoto e permite a candidatura de qualquer pessoa no Brasil e no mundo.

AgileProcess
Atualmente, possui cinco vagas abertas para trabalho remoto, sendo elas, Quality & Assurance Engineer / Enterprise Sales Manager / Mobile Engineer (2) / Process Excellence Coordinator . Os interessados em trabalhar na empresa, precisam apenas acessar o site e se candidatar.

Intelipost
A Intelipost está com mais de 20 vagas abertas para trabalho remoto e presencial na cidade de São Paulo, nas áreas de Agilist, Customer Experience Analyst, Customer Experience Coordinator; Customer Experience Supervisor, Data Enginner; Enterprise Sales Manager; Product Owner; QA Enginner, Site Reliability Engineer; SMB Account Executive; System Support Intern. Os profissionais interessados podem consultar mais informações e se inscreverem no site.

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SSDs com tecnologia NVMe deixam os computadores ainda mais eficientes e poderosos

Evolução da tecnologia dos HDDs (unidade de disco rígido), o SSD (unidade de estado sólido) chegou ao mercado no final dos anos 1990 e trouxe consigo novas perspectivas de velocidade de transferência de dados, armazenamento e segurança para os computadores.

Com o passar dos anos, os SSDs evoluíram ainda mais e se tornaram a primeira opção para usuários que buscam melhorar o desempenho de suas máquinas e eliminar as preocupações com perdas de dados por falha mecânica. Hoje, os SSDs contam com diferentes interfaces, formatos, barramentos, performance e protocolos, como o NVMe (memória não volátil expressa), que deve se tornar em breve o novo padrão de armazenamento da indústria.

Para esclarecer as diversas vantagens desta tecnologia, a Kingston listou as informações essenciais sobre o NVMe e explicou como ele vai transformar o desempenho dos computadores nos próximos anos.

Acompanhe:

“Antes de tudo, é importante que os usuários entendam que os protocolos da unidade nada mais são do que as formas como os SSDs se comunicam com o processador. Atualmente, existem dois tipos principais, a tecnologia SATA (Serial ATA), introduzida nos anos 2000, e a tecnologia NVMe, que surgiu mais de uma década depois para enfrentar os diversos gargalos de interface e comunicação dos protocolos SATA”, explica Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston Brasil.

SATA x NVMe
O protocolo SATA funciona de forma dependente do processador do computador, que fica responsável por gerenciar as operações de leitura e gravação. Essa tecnologia foi criada para otimizar o armazenamento com os componentes mecânicos dos HDDs. Os SSDs tipo SATA oferecem uma enorme vantagem em comparação aos HDDs, melhorando o desempenho do sistema entre 10 e 15 vezes, mas não acompanham a nova tecnologia NVMe, desenvolvida especificamente para tirar máximo proveito do armazenamento em memória flash dos SSDs.

“O SATA permite um número limitado de comandos, além de depender de uma camada intermediária de contato com a CPU, que obriga o controlador do SSD a traduzir os comandos do processador do computador, sobrecarregando os componentes. Por outro lado, os SSDs com NVMe se conectam diretamente à CPU e, consequentemente, têm maior autonomia para focar em suas operações de gravação, leitura e otimização”, explica Santos.

“Com o barramento PCIe dos SSDs NVMe, saltamos do limite teórico de velocidades de 600MB/s do SATA para velocidades que atualmente podem passar dos 7GB/s via PCIe Gen4 x4 (quarta geração), ou superar 3GB/s em modelos já bastante presentes no mercado, com PCIe Gen3 x4 (terceira geração)”, conta Iuri. “Em breve, o protocolo NVMe será padrão de armazenamento, oferecendo mais velocidade, melhor utilização dos recursos dos computadores, eficiência e performance”, finaliza.

Os formatos dos SSDs
Outra questão importante quando se fala em SSD diz respeito ao seu formato físico, ao tamanho do componente, já que ele precisa caber em sistemas com design bastante variados. Enquanto os HDDs têm normalmente 2,5 ou 3,5 polegadas de largura e a maioria dos SSDs SATA tem 2,5 polegadas de largura e 7 mm de espessura, os drives NVMe assumem diversas novas formas que os tornam muito mais versáteis. O formato M.2, por exemplo, tem design reduzido e já é usado tanto com protocolo SATA quanto com NVMe mais comum.

Já o U.2 é um tipo mais caro e com melhor desempenho, normalmente utilizado em data centers. Por fim, placas adaptadoras PCIe ou SSDs no formato HHHL (Half Heigh Half Length) são possibilidades de SSDs NVMe de alto desempenho e que podem ser usados em máquinas que ainda não adotaram soquetes para acomodar o formato M.2, mas que tenham BIOS e sistemas operacionais compatíveis com o protocolo.

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Escolas e universidades brasileiras estão entre as empresas mais atacadas pelos criminosos digitais

São Paulo, SP 30/4/2021 – DNA da vertical educação acelera a criação de ambientes digitais seguros

Desde março de 2020 o ensino a distância tornou-se a principal opção de estudo para milhões de estudantes brasileiros. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) realizada no segundo semestre do ano passado com 5.580 alunos, professores, gestores educacionais e pais, 60,5% acessam remotamente aulas, laboratórios e reuniões. As deficiências na entrega de internet a todo o universo educacional brasileiro, porém, continuam. Levantamento realizado em maio de 2020 pelo Datafolha/Fundação Lemann com um universo de 1.005 professores de escolas públicas de todo o Brasil confirma essa realidade: 29% das unidades educacionais das redes públicas não têm nenhum acesso à internet.

O quadro se agrava quando se pensa que não basta ter um acesso de qualidade para que a atividade educacional aconteça de forma estável e segura. Escolas e universidades de todo o Brasil estão no grupo das empresas mais atacadas pelos criminosos digitais.

Arley Brogiato, diretor da SonicWall América Latina e Caribe, explica que cibercriminosos identificam a instituição educacional como um alvo fácil: um contexto em que, apesar de trabalhar com dados sensíveis e privados, os controles de segurança e os recursos tecnológicos nem sempre são robustos. “A falta de experiência dos usuários, combinada com a tendência de usar senhas simples em vários serviços, torna a vertical educação propensa a ataques de coleta de credenciais e de pulverização de senhas”, disse o executivo.

Em junho do ano passado, por exemplo, a Universidade Anhembi Morumbi sofreu ataques que expuseram dados pessoais de cerca de 1,3 milhão de alunos e professores. No vazamento, dados como nome, RG, CPF, data de nascimento e endereço de e-mail ficaram à disposição de criminosos na dark web.

LGPD aumenta os riscos enfrentados pela entidade educacional

Com a regulamentação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), vazamentos como estes irão muito além do dano à marca da universidade atacada: a escola poderá pagar 2% de seu faturamento em multas, em valores que podem chegar até 50 milhões de reais. O alinhamento com a LGPD exige novas tecnologias e profundas mudanças nos processos de governança e jurídicos da escola. 

Em um mundo cada vez mais híbrido, crescem, também, as vulnerabilidades causadas pelos dispositivos IoT implementados no campus. Parte das atividades escolares seguem sendo realizadas em espaços físicos – é o caso de aulas em laboratórios, em que professores e assistentes estão presentes no ambiente de testes. O IDC acredita que, até 2024, haverá mais de 41 bilhões de sensores IoT em atividade, gerando cerca de 80 zettabytes de dados. São dispositivos com pouquíssimos recursos de segurança, com milhares de vulnerabilidades.

Os ataques são reais. Segundo o Relatório de Ameaças SonicWall de março deste ano, o Brasil é o nono país do mundo a mais sofrer com ataques de ransomware.

Roubo de credenciais, phishing e ransomware

Para se chegar a uma realidade como essa, é necessário que o ecossistema de segurança digital apresente várias vulnerabilidades. O roubo de credenciais como o que aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, é uma etapa crítica para que os criminosos sejam bem-sucedidos em seus ataques. De posse de credenciais de usuários, fica mais fácil burlar defesas e realizar um phishing bem-sucedido – phishing que fatalmente abrirá espaço para o ransomware. Com o império do ensino a distância, as soluções de segurança para o perímetro da escola deixam de ser suficientes. É necessário levar a segurança a pontos remotos, de difícil controle.

É nesse contexto que entram em cena novas ofertas de firewalls e de outras tecnologias que se destacam, justamente, por levar para as pontas da rede educacional brasileira a segurança que, antes, era comum encontrar no data center da entidade educativa. São soluções escaláveis – muito delas oferecidas como serviço, na nuvem – que protegem simultaneamente uma grande quantidade de dispositivos e conexões. Essas tecnologias realizam o scan de links criptografados sem que isso afete o desempenho da aplicação de EAD ou de gestão da escola. Isso garante uma excelente UX, algo essencial para o rendimento do aluno ou do colaborador.

Inteligência artificial e machine learning: luta contra ameaças Zero Day

Essas novas tecnologias utilizam inteligência artificial e machine learning para funcionarem num modelo de aprendizagem contínua. É isso que permite às novas gerações de firewalls identificarem ameaças Zero Day e protegerem o ambiente escolar contra malwares cada vez mais focados e eficazes.

Em 2021, escolas e universidades devem deixar para trás modelos convencionais de segurança e adotar estratégias que vão além do perímetro.

“É essencial que, em paralelo a esses avanços tecnológicos, a escola invista em programas educativos para alunos, pais e colaboradores. A inovação e os recursos dos criminosos digitais são de tal monta que, além de tecnologia, é necessário promover a mudança de processos, com novos controles e a interiorização, por parte dos usuários, de novas posturas de segurança digital. Por causa de seu DNA único – expertise em transmissão de conhecimento -, entidades educacionais podem dar uma aula sobre essa transformação, atuando como um benchmark para outros setores da nossa economia”, afirma Arley Brogiato.



Na quarentena, famílias passam mais tempo em casa e cresce cuidado com a limpeza

São Paulo – SP 30/4/2021 – Há pouco mais de um ano, a pandemia causada pelo novo Coronavírus mudou a rotina dos estudos, trabalho e lazer. Diante do cenário, crescem os cuidados com o lar

O isolamento social fez com que as famílias ficassem mais tempo em casa. Com isso, o lar tornou-se protagonista junto do digital, afinal, trabalho, estudo e lazer acontecem, agora, à distância. Consequentemente, o cuidado com a higienização do local também cresceu. Segundo dados disponibilizados por uma pesquisa da Unilever, entre os meses de janeiro e julho de 2020 houve crescimento de 15% nas vendas do departamento de limpeza e higiene da rede Pague Menos. 

Além disso, de acordo com as previsões da Abipla, associação que reúne os fabricantes do setor, acredita-se que as demandas e ofertas de itens perfumados, sabão hipoalergênicos, com enzimas para limpeza e tratamento de tecidos e bactericidas de alto valor agregado permanecerão em crescimento. Inclusive, as vendas de desinfetantes tiveram aumento de 36,7%, mantendo as vendas em alta durante todo o primeiro semestre de 2020.

Nesse cenário, empresas que oferecem algum diferencial para colaborar com a ordem e higiene do lar têm destaque. Vinicius Finavaro, sócio-fundador da SP Serviços, conta que viu a procura pelo serviço de impermeabilização de sofás crescer em sua empresa. “Os sofás podem ser considerados um dos móveis mais utilizados e também mais caros de uma casa, por isso também exigem um cuidado maior, principalmente considerando casas com crianças e animais”, diz. 

Ainda assim, a segurança do procedimento é discutida, afinal, existem certos riscos relacionados aos produtos utilizados: eles podem ser inflamáveis e causar explosões e incêndios. 

Cuidados importantes

“A principal função da impermeabilização do sofá é repelir líquidos, manter a higiene, impedir que poeira e pelos de animais venham a impregnar no tecido do sofá e assim, consequentemente, aumentar a vida útil do móvel”, explica Vinicius. Ainda assim, químicos são manuseados durante o processo. 

Por esse motivo, é importante confirmar se a empresa escolhida possui conhecimento técnico, certificados e validação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Também devemos entender qual produto é utilizado e qual risco oferece ao ser manuseado dentro do lar, por exemplo. É interessante entender quão inflamável é o químico e, com isso, mitigar riscos”, explica Vinicius.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Eduardo Gomes Pinheiro, existe um grande risco de explosões decorrentes do manuseio de produtos inflamáveis, pois quando o produto sai do recipiente de armazenamento, forma uma nuvem de vapor que, em contato com uma fonte de ignição, pode causar o acidente. Pensando nisso, Vinicius cita, abaixo, algumas opções de impermeabilizantes com menor risco.

Base de água 

Mesmo tendo base de água, é preciso ter cuidado ao manusear o impermeabilizador. “O produto ainda possui um leve odor. Além disso, é recomendado o uso de luvas e máscaras. De qualquer forma, o produto não apresenta risco a humanos e pets, assim como não oferece perigo de incêndios”, explica.

O único cuidado recomendado para este produto é no momento de aplicação. Quando utilizado em demasia em pequenas áreas, pode gerar pequenas manchas.

Base de nanotecnologia

Vinicius explica que esta é a escolha mais segura. “A aplicação não oferece riscos, é atóxica e não possui cheiro ou cor”, diz. Sendo assim, mesmo quando oferece um valor mais elevado, ainda traz vantagens.

Procedimentos e cuidados

O processo de impermeabilização é rápido e simples. “Após a escolha do produto, os impermeabilizantes são aplicados através de um sistema de pulverização”, diz Vinicius. Segundo o SEBRAE, um litro de impermeabilizante aplicado da maneira correta é o suficiente para impermeabilizar um conjunto de sofás de 2 e 3 lugares – considerando o tamanho padrão. Durante o processo, é recomendado seguir com as janelas abertas.

Depois disso, basta realizar a manutenção da limpeza com panos e produtos já utilizados anteriormente. 

Impermeabilização de sofás

A SP Serviços foi convidada para conduzir o primeiro capítulo do livro “Oportunidades do Mercado de Limpeza e Higienização de Estofados – Um Setor de Franco Crescimento no Brasil” da Editora Reino Editorial. A corporação disponibiliza limpeza de sofás, colchões, cadeiras e carpetes, bem como a corporação também realiza impermeabilização em estofados. 

A empresa é certificada pela ABRAHIGIE – Associação Brasileiras de Higienização de Estofados, especialista em Impermeabilização de Sofá. Além disso, a corporação só manuseia químicos não inflamáveis.

Para saber mais, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/impermeabilizacao-de-sofa/

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Crescimento industrial é fundamental para impulsionar a recuperação econômica do Brasil em 2021

São Paulo, SP 30/4/2021 – Ataques digitais, vazamento de dados confidenciais e a interrupção dos processos industriais podem impedir a recuperação econômica pós pandemia

Historicamente, o setor industrial tem grande importância para a economia brasileira. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a cada R$ 1,00 produzidos na indústria, R$ 2,43 são gerados na economia como um todo.

Em 2021, o crescimento industrial será fundamental para impulsionar a recuperação do país. Uma das alavancas para esse avanço é a convergência entre áreas industriais e a área de TI. Para Arthur Capella, country manager da Tenable Brasil, essa nova realidade é uma das colunas da Indústria 4.0, modelo em que setores da infraestrutura industrial que sempre existiram de forma isolada conectam-se, agora, a clientes e fornecedores. “É essa conexão que permite, por exemplo, a aceleração da fabricação on-demand de produtos customizados e em menor volume. Para isso, as áreas de OT e TI da indústria têm de operar de forma integrada e em tempo real”, afirma.

Pesquisa realizada pela Deloitte do Reino Unido, em 2019, com 500 executivos do C-Leve; mostra que 14% desse grupo estava ativamente investindo na integração OT/IT. E, desse total, 90% dos entrevistados afirmaram ter sofrido ataques digitais nos últimos dois anos – vazamento de dados confidenciais e a interrupção dos processos industriais foram alguns dos problemas enfrentados por essas empresas.

Um dos casos mais emblemáticos de ataques contra ambientes industriais aconteceu com a gigante norueguesa de fabricação de aço Norsk Hydro em 2019. O exploit de ransomware utilizado bloqueava o acesso aos sistemas críticos da empresa. O bloqueio criminoso durou vários dias, quase imobilizou a linha de produção – foi necessário recorrer a notas fiscais e planilhas em papel para dar continuidade aos processos da Norsk Hydro – e gerou prejuízos de 45 milhões de Euros (cerca de R$ 301 milhões). A empresa reportou a invasão à divisão de cyber crimes do governo norueguês, que segue investigando o incidente. O time de ICT Security reconstruiu todo o ambiente, adicionando novos controles. Segundo a própria Norsk Hydro, novas tentativas de ataques seguem acontecendo.

Há estratégias que podem contribuir para evitar quadros como este. 

1 – Analisar OT e TI para ter uma visão completa da superfície de ataque da empresa

Além de ativos de OT, líderes de segurança industrial precisam ter visibilidade sobre dispositivos de TI e Internet das Coisas (IoT). Essas tecnologias baseadas em endereçamento IP englobam entre 20% e 50% dos ambientes industriais modernos. É necessário, também, utilizar recursos de consulta ativa para descobrir os cerca de 30% de ativos de OT dormentes e invisíveis na rede. Muitas vezes, trata-se de tecnologias que só podem ser detectados de forma passiva. É essencial eliminar pontos cegos em todo o ambiente.

2 – Ganhar visibilidade sobre cada dispositivo e sobre os caminhos de comunicação entre dispositivos

Descobrir os dispositivos “em risco” é o principal objetivo do esforço de reconhecimento de vulnerabilidades. Para defender todo o inventário de ativos, será necessária uma ampla compreensão da versão e integridade (checar se as correções foram implementadas) de cada dispositivo. Isso inclui informações como marca, modelo, firmware, detalhes de backplane, vulnerabilidades sem correção etc. 

É fundamental, ainda, entender a orientação de cada dispositivo dentro da rede, incluindo os caminhos de comunicação entre ativos similares – caso de controladores lógico programáveis e estações de trabalho. Esses elementos podem se tornar vetores de ataque se um ator malicioso se infiltrar em seus sistemas.

3 – Usar a vetorização de ataques para diminuir a vulnerabilidade dos ambientes OT 

Por causa de seu histórico isolamento e pelo uso de protocolos pouco conhecidos fora dos ambientes industriais, a segurança de OT costuma adotar uma postura reativa: aguarda-se que um ataque aconteça para só depois lidar com o problema. “Vetorização de ataques”, a investigação de possíveis rotas que um invasor pode usar, possibilita, por meio do uso de tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, uma abordagem proativa para proteger a organização. Ao identificar, por exemplo, os caminhos de alto risco, portas abertas e vulnerabilidades sem correções, será possível prever o comportamento de um ataque focado no ambiente de OT. Realizar simulações pode revelar pontos fracos, apontando dispositivos que exigem intervenções de segurança para efetivamente bloquear os ataques.

4 – Ser proativo na gestão da segurança de ambientes OT e TI

A conexão do chão de fábrica a outros ambientes digitais acelera os negócios – por essa razão, a era do isolamento dos setores industriais acabou.

Dispositivos nativos desse ambiente – como Controladores Lógicos Programáveis -, além de sensores IoT e outros dispositivos com endereçamento IP são, hoje, alvo de ataques cibernéticos. Essa realidade exige que os líderes de segurança adotem uma abordagem proativa para defender ambientes industriais contra a próxima ameaça. É importante lembrar que malware pode se movimentar lateralmente de dispositivos de TI para redes de OT e vice-versa. Por essa razão, o uso de soluções convergentes de OT e TI deve estar no centro da segurança industrial.

Por sua extrema criticidade, o setor industrial é um alvo atraente para os criminosos digitais

Um ataque a uma planta pode parar a produção. Embora muitos ataques de ransomware contra indústrias tenham como alvo pagamentos em dinheiro, outros são disparados por nações estado que, por motivos políticos, buscam bloquear processos essenciais para o funcionamento de uma planta industrial crítica para uma cidade, um país. Em 2021, é fundamental que a indústria brasileira esteja protegida contra esses males.



País precisa de unidade e ação, afirma ex-presidente Michel Temer durante debate com mais de 60 empresários do varejo brasileiro

São Paulo- SP 30/4/2021 – Segunda edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, da Gouvêa Ecosystem, reúne convidados para discutir os rumos do segmento no Brasil

Um alerta: “A economia é recuperável, mas não podemos demorar muito para agir”. Foi assim que o ex-presidente Michel Temer iniciou sua participação na 2ª edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, realizado pela Gouvea Ecosystem, no dia 27 de abril. O debate virtual reuniu mais de 60 CEOs de grandes varejistas como Riachuelo, Renner, Adidas Brasil, Google Brasil, Microsoft e Bob’s, entre outras.

Na abertura do encontro, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, ressaltou que, embora o Brasil e o mundo ainda vivam as consequências provocadas pela pandemia da Covid-19, o setor varejista tem um papel importante no processo de reestruturação do país. “Mesmo diante deste cenário, a contribuição do varejo vai além de prover empregos e salários. Como setor, é preciso ser referência em projetos e ações para capacitação, educação e meio ambiente”, reforça.

Em seguida, Michel Temer traçou um panorama do cenário político e social brasileiro. Na sequência, destacou o protagonismo do varejo na recuperação da economia. Para o ex-presidente, a reestruturação em meio à crise depende prioritariamente da retomada de consumo. “O varejo é fundamental e possui uma capilaridade extraordinária. Quando associações ligadas ao setor publicam manifestações nos jornais todos leem. Por isso, é necessário ter uma representação do setor em Brasília para acompanhar projetos e visitar lideranças, levando sugestões. Neste momento, o país precisa de unidade e ação”, diz Temer.

A término do encontro, Marcos Gouvêa de Souza concluiu que, ao longo do debate, foi possível perceber quanto o Brasil ainda carece de visão, equilíbrio e estratégia. “É fundamental repensar a realidade e agir com visão de futuro. Só assim teremos uma nação, forjada nos pilares da união e harmonia”, ressalta o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.

A terceira edição do evento “Quando os presidentes se encontram” acontece no dia 27 de maio, com a participação do professor de inovação e estratégia do Institute for Management Development (IMD), Mark Greeven. O encontro é exclusivo para convidados.

Realizador

Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

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Transações via PIX ultrapassam TED e mudam comportamento dos criminosos digitais

São Paulo, SP 30/4/2021 – De acordo com relatório exclusivo divulgado pela Axur, phishing e perfis falsos nas redes sociais são as principais formas de fraudes com a nova forma de pagamento

A Axur acaba de lançar seu novo relatório, desta vez, exclusivo sobre as fraudes nas transações do PIX. A empresa, que trimestralmente reúne dados das atividades criminosas on-line no Brasil, fez uma análise dos três primeiros meses do novo meio de pagamento e, além das fraudes já previstas, também analisou a mudança de comportamento dos consumidores durante esse período.
 
No dia 16 de fevereiro deste ano, data que marcou os três meses de PIX, foi também uma marca de um novo padrão nas transações financeiras: as transações com PIX ultrapassaram em cinco vezes as TEDs em 2021. Foram 292,9 milhões de transferências com PIX contra 53,2 milhões realizadas via TED.
 
“Antes mesmo do PIX entrar em operação, a Axur já se preocupava com as fraudes que o novo método de pagamento nos traria. Nesse relatório, estamos trazendo dados valiosos que a nossa plataforma captou e identificou em relação às práticas e tendências que podemos observar para os próximos meses no que diz respeito ao comportamento dos cibercriminosos em golpes com o PIX”, comenta Fabio Ramos, CEO da Axur.
 
Das 388,5 milhões de chaves criadas até o momento, 34,3% foram registradas com o CPF do usuário, enquanto 26,09% foram criadas aleatoriamente. No total, as transações realizadas com o PIX movimentaram mais de R$ 270,2 bilhões. Dessas, 45,22% foram de pessoa para pessoa, o que dá aproximadamente R$ 114 bilhões. No entanto, as transações B2B (empresa para empresa) e P2B (pessoa para empresa), embora sendo menos utilizadas, representam 45,62% do montante total, chegando em R$ 123,2 bilhões.
 
“O consumidor final é quem está à frente na utilização do PIX e isso quer dizer muito sobre o comportamento e as táticas que os cibercriminosos vão adotar a fim de atingir esse enorme potencial de dados e dinheiro. Além disso, apesar do maior volume de transações entre pessoas, as transações entre pessoas e empresas representam um volume maior de reais, o que quer dizer que elas podem ser mais lucrativas para o cibercrime”, explica Ramos.
 
O phishing e perfis falsos em redes sociais foram as principais tendências cibernéticas encontradas pela Axur. Nos três primeiros meses de uso da nova plataforma de transações, foram 669 casos de páginas de phishing envolvendo o termo “pix” na URL e a tendência é a utilização de domínios sem menção às marcas. Todas essas páginas falsas foram encontradas em uma busca teste na Surface Web onde 94,02% são de URLs genéricas. “É importante ter em mente que as tentativas de phishing não são somente por domínios falsos. SMS, WhatsApp e e-mails corporativos também são um canal lucrativo. Por isso, nossa dica para as empresas é sempre notificar sua base de clientes nesses canais, informando que não realizam cadastros e/ou suporte via SMS, WhatsApp e Email”, continua Ramos.
 
Por ser uma forma barata e lucrativa, outra maneira de extrair dados do consumidor e que vem crescendo a cada dia são os famosos perfis falsos em redes sociais. Os cibercriminosos estão se passando por instituições financeiras, fintechs e provedoras de meios de pagamento para enganar o consumidor final na hora de oferecer atendimento ou de receber solicitações relacionadas ao PIX. Palavras como “atendimento”, “suporte” e “benefícios” atrelados ao nome de marcas conhecidas, bem como da palavra “pix”, são as formas que mais enganam os consumidores, de acordo com o estudo.
 
“As formas de fraudes são infinitas. Só na Deep e Dark Web, por exemplo, contabilizamos 220.702 menções à palavra “pix” em grupos criminosos. Pensando nisso e sabendo que os cibercriminosos estão se adaptando para transformar o PIX em uma ferramenta ágil, rentável e garantida de aplicar fraudes, é mais do que prioridade criar políticas que mantenham seus clientes atualizados sobre formas de pagamentos, bem como proteger a jornada digital e os dados deles, que podem ser utilizados para criação de contas laranjas e, assim, financiar o cibercrime via PIX”, finaliza Fabio Ramos.

 

Para ter acesso ao relatório completo com todos os dados e gráficos, basta clicar aqui.

 

Website: <a target=”_blank” href=’https://conteudo.axur.com/pt-br/fraudes-e-ameacas-digitais-com-o-pix’ rel=”nofollow noopener”>https://conteudo.axur.com/pt-br/fraudes-e-ameacas-digitais-com-o-pix



PlayStation lança promoção relacionada a UEFA Champions League

Como patrocinadora oficial da UEFA Champions League, a PlayStation lançou a promoção “Você tem garra para vencer?”, exclusiva para assinantes da PlayStation Plus. Entre as premiações do torneio, estão diversos prêmios incríveis para curtir a 67ª final da maior competição de futebol europeia. 

Para participar, os interessados precisam se cadastrar no link da promoção e responder algumas perguntas sobre o torneio até 16 de maio. Quem acertar todas as questões já está concorrendo aos prêmios! 

O vencedor brasileiro irá ganhar 5 anos de assinatura da PS Plus, uma edição digital do FIFA 21, uma TV Sony 55”, uma Sony Soundbar HT-X8500, um moletom da UCL, uma bola da Finale Istanbul 21 e uma réplica da taça. 

Para mais informações e se inscrever na promoção, basta acessar o site. 

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Conheça o turismo virtual na Amazônia

O turismo foi um dos setores impactados pela pandemia da Covid-19. No Brasil, houve uma redução no índice de atividades em 36,7%, em 2020, comparado ao mesmo período de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estado do Amazonas, epicentro da pandemia no Brasil, registrou uma queda de 66% no faturamento do setor, segundo pesquisa realizada pela Rede Observatório de Turismo da Universidade do Amazonas em parceria com a Amazonastur.

Essa queda reflete diretamente na visitação das Áreas Protegidas (unidades de conservação e terras indígenas).  Nessas áreas, o turismo  é uma estratégia fundamental para promover maior apoio à conservação. E a ausência dessas visitas compromete toda a cadeia associada ao turismo. 

Na Amazônia, muitas comunidades dentro de Áreas Protegidas vêm se organizando há décadas para se inserirem na atividade turística de forma mais ativa. Essa luta foi e ainda é árdua, mas para algumas comunidades já é uma realidade. É o caso da Comunidade Nova Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, no município de Manaus.

“As famílias da comunidade da etnia Baré receberam apoios da gestão da reserva e do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) para estruturar a cadeia de valor do turismo comunitário e a revitalização da cultura Baré. As famílias da comunidade passaram por um processo de planejamento, formação profissional para boas práticas e a elaboração de plano de negócios, elaborado de forma participativa e dentro da realidade da comunidade. Fortalecendo assim, tanto a gestão da reserva como a construção colaborativa entre comunidade-sociedade civil- operadoras de turismo”, diz Nailza Porto, coordenadora dos projetos do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) que apoiaram essa comunidade de 2009 a 2016 na formatação do Roteiro Tucorin- Turismo Comunitário no Rio Negro.

Com a pandemia, a visitação na cidade de Manaus ficou comprometida. E não foi diferente na comunidade de Nova Esperança, que recebia visitantes nacionais e internacionais com objetivo de ter uma experiência genuína numa comunidade da etnia Baré. Na visita, era possível participar ativamente das atividades cotidianas das famílias pertencentes à comunidade, além da oportunidade de adquirir os produtos artesanais de alta qualidade feitos pelos artesãos.

A solução
Nesse contexto de crise, a resiliência emergiu como uma reação aos desafios. Foi assim com a comunidade Nova Esperança, que  driblou a falta de visitantes de forma presencial para visitantes virtuais. “A partir do momento em que os turistas não puderam mais chegar aqui, a geração de renda da comunidade foi prejudicada. O ano de 2020 foi uma época de reflexão. Não sabíamos como enfrentar isso, era algo novo para o nosso povo. E mesmo com essas dificuldades, foi o momento de termos novas ideias, um processo de construção coletiva. Aí pensamos em realizar o turismo de forma virtual”, diz Joarlisson Garrido, da etnia Baré e líder do grupo de turismo de base comunitária e de artesãos da comunidade Nova Esperança.

Garrido conta que fizeram uma parceria com a  Agência de turismo Braziliando, que apoiou na formação e orientação para o manuseio do aplicativo e da plataforma para conectar, transmitir e interagir em tempo real. Nasceu então a viagem on-line Conexão Baré. “Para nós, muitos paradigmas foram quebrados, a interação não se dá somente  na vivência presencial, mas dessa forma virtual também”, diz ele. 

A partir daí, foi um efeito cascata para o turismo e, consequentemente, para a venda do artesanato que ficou mais conhecido por meio da vivência Baré. “Fazendo uma reflexão, mesmo com todos os desafios da pandemia na saúde, na educação e na economia, o Baré estava on. Hoje, nós trabalhamos essa iniciativa que a cada dia nos traz mais aprendizado e tem impactado na receita da comunidade. É importante compartilhar, é possível fazer o turismo de forma virtual no meio da floresta, desenvolver, inovar e de fato concretizar a sustentabilidade para os povos que vivem na floresta”, afirma o líder.

Ana Taranto, sócia fundadora da Braziliando , afirma que  a Conexão Baré foi a forma encontrada de seguir apoiando os parceiros indígenas de Nova Esperança na pandemia. “Esta foi também a alternativa que enxergamos para seguirmos promovendo experiências autênticas e transformadoras na Amazônia. Essa vivência, que surgiu como um paliativo para a crise, acabou se apresentado como um caminho consistente para promovermos a inclusão na agência, uma vez que possibilita a participação de quem não conseguiria realizar a viagem presencialmente, como pessoas com restrições financeiras ou cadeirantes. E, ainda, tem o potencial de levar a cultura Baré para pessoas de outros países e para instituições de ensino”, diz Ana Taranto.

Amantes da natureza
As primeiras vivências aconteceram no ano de 2020. Atualmente tem atraído um público seleto de amantes da natureza e da cultura Amazônica. As viagens virtuais acontecem da seguinte forma: dias antes do embarque, o visitante recebe materiais de imersão da cultura local a fim de preparar para a viagem. No dia marcado, o viajante entra na plataforma de videoconferência, se apresentam e aí a viagem começa.

Na experiência, há um sobrevoo pela floresta, um passeio por Manaus e daí seguem para navegar pelos rios Negro e Cuieiras até se conectarem com os anfitriões. A viagem dura cerca de 2h30 e custa R$ 120 por pessoa. A Amazônia agradece o apoio das instituições e os visitantes.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Precisamos de ações mais ousadas para aumentar a diversidade das forças de trabalho

Marcos has a reputation for top performance and execution capabilities. He is highly regarded by the organization and considered a key change agent.

Por Marcos Razón *

Um esforço controverso empenhado por uma das maiores redes de varejo da América Latina para combater o racismo estrutural no recrutamento pode até ser exagerado, mas deve ser elogiado pela atenção que chamou para um problema muito antigo.

Em setembro, a empresa brasileira Magazine Luiza SA, que opera cerca de mil lojas de departamento, anunciou que admitiria apenas negros em seu cobiçado programa de trainee administrativo. O varejista justificou que a medida, vista por alguns como discriminação reversa, visa a aumentar a diversidade em seu escalão executivo.

Embora essa ação ousada aparente ser extrema, Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, sentiu que era necessária dado o baixo nível de representatividade desse grupo em diretorias e quadros de funcionários. Mais de 50% da população brasileira é negra, por exemplo. Na verdade, o Brasil tem a maior população negra fora da África. Entretanto, esse grupo ocupa menos de 5% dos cargos de nível sênior nas 500 maiores companhias.

Assim, razoável ou não, o Magazine Luiza mirou o objetivo certo. A desigualdade racial é uma mácula no mundo dos negócios e na sociedade. Como executivos de grandes empresas, nós frequentemente falamos sobre corrigir esse equívoco sistêmico. Mas precisamos ser mais proativos e agressivos para, de fato, fazer algo a respeito disso.

Tornar-se melhor começa pelo topo. As diretorias devem refletir a diversidade das comunidades e dos clientes que seus negócios servem. Isso faz com que as companhias mostrem aos clientes e parceiros que realmente entendem suas necessidades e preocupações – porque são iguais a eles. Ao mesmo tempo, estabelece um padrão para os recursos humanos e recrutadores no sentido de priorizar a diversidade e inclusão ao recrutar novos talentos.

Lutar pela equidade e igualdade nas contratações é, claramente, a coisa certa a ser feita. Mas, além disso, também é a mais inteligente. De fato, um estudo da McKinsey & Company  revelou que as empresas latino-americanas que abraçam a diversidade normalmente superam as outras em aspectos essenciais para os negócios, como inovação e colaboração. Essas companhias também tendem a ter um ambiente de trabalho mais feliz e uma retenção de talentos maior, bem como resultados financeiros mais fortes, segundo a McKinsey.

Para qualquer empresa alcançar a diversidade real, também é importante analisar e tratar como a diversidade e inclusão são abordadas em todos os aspectos da organização. Isso significa adotar metas, métricas e índices específicos relativos à contratação de mulheres e minorias para funções de período integral, de meio período e temporários. Também envolve exigir a adesão de fornecedores e prestadores de serviços a esses mesmos padrões. Todos que tenham ligação com a companhia devem embarcar para que esses programas deem certo.

Trata-se de um trabalho em andamento. Até mesmo as empresas mais progressistas admitem que têm um longo caminho até a eliminação da discriminação racial e de gênero no recrutamento. E, neste momento, muitas estão compreensivelmente distraídas com a incerteza e a necessidade de manter o fluxo de receitas em meio à pandemia de covid-19. Mas lucro e propósito não precisam ser excludentes.

O caminho mais seguro para atravessar qualquer tempestade econômica e desembocar em um lugar favorável e competitivo é o desenvolvimento de uma força de trabalho, desde a diretoria até a comunidade de parceiros, que inclua uma variedade de pessoas das mais diferentes origens. Ações ousadas podem ser necessárias para conseguir isso. Mas mesmo passos pequenos são um movimento na direção certa para que as empresas com boa-fé e determinação suficientes façam a diferença. Portanto, convido todas a entender em qual ponto de suas métricas de diversidade e inclusão estão. Se não estiverem próximas de suas metas, devem identificar como poderão chegar lá – o mais rapidamente possível.

* Marcos Razón é vice presidente e diretor da HP na América Latina



Profissionais de cibersegurança: pouca oferta e cada vez mais demanda

Por Rodrigo Dessaune *

A adaptação ao mundo digital nunca se fez tão presente e necessária em nossas vidas. Por conta da pandemia de COVID-19 que atinge o Brasil há mais de um ano, o espaço físico de atuação das empresas se ampliou, com funcionários espalhados pelo país em suas casas em esquema de home-office.

Essa fragmentação de onde é feito o trabalho ocasionou também um aumento exponencial dos ciberataques, cada vez mais variados e difíceis de serem pegos. Em janeiro deste ano tivemos o susto de descobrir que dados (como CPF, números de celular e de benefícios como o Bolsa Família, por exemplo) de mais de 221 milhões de brasileiros, inclusive pessoas já falecidas, foram vazados na web e vendidos por e para cibercriminosos.

Ainda sobre a venda de dados sensíveis nas camadas mais profundas da internet, como a deep e dark web, foi detectada no final de março uma campanha de phishing de senhas que afetou mais de 500 mil pessoas, de órgãos federais, estaduais, empresas privadas e setores da indústria, entre outros.

A necessidade de segurança da informação reforçada, para empresas e também para pessoas físicas, é urgente. Dados do MIT, publicados no Journal of Data and Information Quality, mostram um assustador crescimento de 493% nos vazamentos de dados no Brasil. Ainda falando sobre nosso país, ele lidera uma lista com outros 64 países em número de vazamentos de dados de cartões de crédito e débito.

Mas como podemos mudar essa realidade? O caminho, que apenas agora começa a ser mais seguido no Brasil e no mundo, é o investimento e capacitação em profissionais da segurança da informação. Em maio de 2020, o ISC (Intelligence Service Center) mostrou que o mundo inteiro contava apenas com 2,8 milhões de profissionais em cibersegurança, com o gap entre profissionais/empresas aqui na América Latina sendo de 600 mil.

No Brasil, mesmo com esses altos índices de ataques virtuais, a adesão ainda é baixa. Segundo a pesquisa “Percepção do Risco Cibernético na América Latina em tempos de COVID-19”, feita pela consultoria de riscos e seguros Marsh, 56% das empresas nacionais afirmaram gastar menos do que 10% de seu orçamento de TI com cibersegurança.

Ainda que a procura por esse tipo de profissional esteja crescendo nos últimos tempos, pelos motivos já citados, de aumento de ataques virtuais e necessidade segurança digital reforçada, a oferta profissionalizante ainda está longe do ideal. São poucas as universidades no Brasil que oferecem Graduação em Segurança da Informação, o que faz com que muitos desses profissionais sejam autodidatas, ou usem outras certificações para trabalhar.

O investimento em capacitação e contratação de especialistas em segurança digital traz mais confiança ao ambiente de trabalho. Ainda de acordo com a ISC, para que as empresas no mundo tenham equipes fortes em segurança da informação, o aumento do número de profissionais nessa área teria que ser de 145%. Olhar com atenção a essa área do mundo digital é o caminho para um melhor e mais seguro uso do espaço virtual, que se tornou parte indissociável da nossa rotina, seja pessoalmente ou no trabalho. Hoje em dia, toda empresa quer e precisa de um profissional de cibersegurança para poder chamar de seu.

* Rodrigo Dessaune é CEO da ISH Tecnologia

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Collinson realiza parceria com a Fliggy do Alibaba para elevar a experiência de viagens dos membros leais da plataforma

HONG KONG 29/4/2021 – Collinson, líder global em experiências para viajantes e assistência médica, além de proprietária e operadora do programa Priority Pass de experiências em aeroportos, anuncia uma parceria estratégica com a Fliggy, a plataforma de viagens que pertence ao Grupo Alibaba, para oferecer acesso ao lounge (salas de espera) aos seus membros premium em toda a China, a partir de 21 de abril de 2021.

No âmbito da parceria, os membros da Fliggy F3 podem resgatar o acesso por meio do aplicativo Taobao Fliggy para relaxar, se descontrair e recarregar as baterias em mais de 190 salas VIP da rede da Collinson na China (mais de 60 dos principais aeroportos), antes de embarcar em seus voos. Simultaneamente, os membros da Fliggy F4 também terão a oportunidade de convidar outras pessoas para desfrutar da atmosfera relaxante, comodidades e serviços dessas instalações através do resgate de pontos.

Todd Handcock, presidente da Collinson, na região Ásia-Pacífico, disse: “Nossa pesquisa recente descobriu que, no mundo inteiro, o bem-estar mental é uma prioridade para quem deseja voltar a viajar, com uma grande parte dos passageiros mais frequentes na Ásia buscando maneiras para desestressar e relaxar em espaços socialmente distantes no aeroporto. Nossa parceria com a Fliggy representa um passo importante na oferta de uma experiência perfeita e sem estresse aos viajantes da Ásia. Também demonstra o nosso compromisso contínuo em ajudar na recuperação do setor de viagens, com viagens domésticas essenciais para o sucesso da região, especialmente em termos de reconstrução das economias locais.”

Wan Li, gerente geral de Crescimento de Usuários e Benefícios da Adesão da Fliggy, disse: “Estamos muito satisfeitos de realizar esta parceria com a Collinson para oferecer aos membros da Fliggy muito mais benefícios e uma melhor experiência do usuário. Vamos trabalhar com a Collinson para explorar o futuro das viagens, nos concentrar na geração mais jovem e fazer todos os esforços para melhorar ainda mais o nosso serviço de viagens.”

Este último anúncio se alinhaàdedicação contínua da Collinson em apoiar o retorno seguro das viagens globais, que viu uma série de parcerias estratégicas com as principais linhas aéreas, com o objetivo de reconstruir a confiança do viajante e elevar com segurança a experiência do viajante pós-pandemia. Estas parcerias incluem a colaboração contínua na realização de testes com a Singapore Airlines e a colaboração da Collinson com a Asiana Airlines para expandir o seu programa de fidelidade.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Stephanie Mazinyi

smazinyi@Golin.com

+85291570446

Fonte: BUSINESS WIRE



Circulação da Maria Fumaça será retomada nesta sexta-feira (dia 30)

A Maria Fumaça, que liga as cidades de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, voltará a circular a partir da próxima sexta-feira (dia 30). A circulação do trem turístico, administrado pela VLI foi suspensa preventivamente, em 13 de março, em cumprimento às medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas em Minas Gerais.

Para a retomada do serviço, a VLI adotou uma série de medidas para garantir a plena segurança dos passageiros e dos empregados no embarque, durante a viagem e no desembarque.

Os protocolos a serem adotados nas estações de São João del-Rei/Tiradentes e vagões de passageiros seguem as determinações do Ministério da Saúde, regulamentos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão alinhados às diretrizes de saúde estaduais e municipais.

Cuidados
Entre os procedimentos destacam-se: a limitação da quantidade de trens e de assentos; obrigatoriedade de uso de máscaras; o distanciamento social durante a venda de passagens, embarque e desembarque; aferição da temperatura dos passageiros; oferta de álcool em gel para higienização das mãos nas dependências das estações e dentro dos vagões de passageiros; separação dos acessos das entradas e saídas das estações; instalação de tapetes higienizadores; além da higienização dos assentos antes de cada passeio, bem como das áreas comuns, como balcão da bilheteria, a cada embarque.

Venda de passagens
A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades, e pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do Trem Turístico.

A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 80. A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos, mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; e pessoas acima de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto.

Serviço:

Horários de atendimento nas bilheterias

São João del-Rei
Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h
Domingo: 8h às 12h

Tiradentes
Quinta-feira, sexta-feira e sábado: 8h às 12h; 13h às 17h
Domingo: 8h às 12h

Endereços e informações

Estação São João del-Rei
Avenida Hermílio Alves, 366, Centro, São João del-Rei (MG)
Telefone: (32) 3371-8485

Estação Tiradentes
Praça da Estação s/nº, Tiradentes (MG)

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Índices de Incerteza do TC são nova ferramenta de análise para o mercado financeiro

São Paulo – SP 29/4/2021 – “Os termômetros possibilitam que o investidor entenda a volatilidade da Bolsa e tenha mais segurança nas projeções e no que vai investir”, diz Felipe Pontes.Indicadores podem contribuir diretamente nas decisões e estratégias de investidores, tornando-se uma importante ferramenta no atual cenário político-econômico do País.
Com uso de machine learning, os índices do TC analisam os níveis de incerteza da macroeconomia, dos setores Indústria e Varejo e as expectativas de agentes do mercado.

Em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus, as decisões políticas, sanitárias e comportamentais do governo e da sociedade impactam diretamente a economia do País. Os movimentos interferem não só na percepção do Brasil no exterior, como também em investimentos internos e externos, além de outros aspectos macroeconômicos que podem impactar estratégias de investimentos.

Na atual conjuntura político-econômica brasileira, para auxiliar o investidor e evitar que ele seja surpreendido com variações nos preços dos ativos da Bolsa de Valores, índices de incerteza tornam-se uma referência para medir, simular e apontar cenários positivos e negativos da macroeconomia e de setores como a Indústria e o Varejo. Apesar de indicadores tradicionais auxiliarem os investidores nesse sentido, nota-se uma busca crescente por índices mais assertivos para garantir melhores decisões.

“Os termômetros possibilitam que o investidor entenda a volatilidade da Bolsa, qual é o nível de incerteza do mercado e tenha mais segurança nas projeções e no que vai investir. É mais uma ferramenta importante para ajudar na tomada de decisão. Quanto mais alta a incerteza nesses índices, por exemplo, maior é o risco e, portanto, o investidor precisa ficar atento”, diz Felipe Pontes, Diretor Educacional e de P&D do TC, plataforma de inteligência que possui a maior comunidade de investidores da América Latina.

Pensando nisso, o TC lançou seus primeiros indicadores proprietários do mercado financeiro. Criados pela equipe do TC Labs, braço de pesquisa e inovação da companhia, os Índices de Incertezas podem ajudar os investidores a tomarem decisões mais assertivas, tendo como premissa análises mais profundas acerca do cenário brasileiro e do sentimento do mercado. O acesso é disponibilizado mediante o cadastro gratuito do usuário na plataforma.

Os índices foram desenvolvidos com método científico e uso da tecnologia machine learning para gerar automaticamente estatísticas em gráficos e termômetros de mercado, com base em informações disponíveis no mercado. “Nossos últimos testes mostraram um desempenho superior a outros índices já tradicionais no mercado, como o índice da FGV e o EPU. Mas a meta é melhorar ainda mais”, comenta Pontes.

Os novos índices podem ser encontrados tanto na versão web quanto no aplicativo do TC, na aba do TC Matrix, ferramenta voltada para análise da macroeconomia do País, que também possui indicadores como Dólar, Selic, Ouro e risco Brasil, além de números e análises fundamentalistas das empresas listadas na Bolsa de Valores (B3).

Atualmente, os segmentos analisados no Matrix estão distribuídos nos seguintes termômetros exclusivos: Incerteza do TC, que analisa o mercado financeiro como um todo para entender o sentimento gerado sobre a economia; Incerteza TC Indústria e TC Varejo, que analisam dois setores muito importantes para a movimentação de mercado; e Incerteza TC Expectativa, que lê os relatórios de projeções divulgados por agentes de mercado, como o “Focus” do Bacen, e outras fontes de dados, para entender e traçar o que o mercado espera no presente ou futuro próximo.

“Somos a primeira instituição brasileira a disponibilizar os índices segmentados e de forma generalizada para todos os participantes do mercado. Além disso, nos testes do modelo preditivo, a ferramenta antecipou grandes crises como a de 2020, gerada pela pandemia de Covid-19 – cenários que os outros índices não conseguiram antecipar com tanta velocidade”, completa Pontes.

O TC Matrix oferece gráficos com os históricos do último ano, dos últimos cinco anos e do período máximo, para análise de como esses indicadores se comportaram ao longo do tempo. “É o começo de uma revolução dentro do TC. Asseguramos que o Matrix é uma iniciativa revolucionária, única no mercado brasileiro, e esses índices lançados serão certamente referência para guiar investidores. Antes disponíveis apenas para investidores institucionais, agora todos que se cadastrarem no TC terão acesso gratuitamente a essa ferramenta”, comenta Pedro Albuquerque Filho, CEO do TC.

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Nova Reforma da Previdência pode dificultar o processo de aposentadoria

Ribeirão Preto – SP 29/4/2021 – É recomendável que o trabalhador se atente às novas legislações para saber como usufruir corretamente dos seus benefícios.Dr. Rafael Gabarra, advogado especialista em previdência social, alerta que o grande desafio da advocacia previdenciária está sendo o de demonstrar que os clientes preencheram os requisitos para se aposentar antes do dia em que foi promulgada a reforma da previdência.

No ano de 2019, o Congresso Nacional decretou as últimas mudanças da Reforma da Previdência, onde novas regras para aposentadoria do Regime Geral (setor privado) e de Servidores Públicos foram restabelecidas. O texto fora aprovado pela Câmara em agosto do mesmo ano, seguindo para o Senado, onde foi concluída no dia 23 de outubro.

Aos que já estavam aposentados, nada mudou. As novas regras também não interferem nos direitos daqueles que já reuniram todos os requisitos necessários para garantir a aposentadoria.

Agora, para aqueles que estão inseridos no mercado atual, mesmo estando perto ou longe de se aposentar, o caminho para se obter o benefício pode ser um pouco mais difícil.

A reforma alterou o mecanismo de cálculo dos benefícios. Não há mais o descarte das 20% menores contribuições realizadas; ficou instituída idade mínima para as aposentadorias por tempo, prejudicando aqueles que começaram a trabalhar cedo; dentre tantos outros aspectos prejudiciais.

Segundo Rafael Gabarra, advogado especialista em previdência social, o grande desafio da advocacia previdenciária está sendo o de demonstrar que os clientes preencheram os requisitos para se aposentar antes do dia em que foi promulgada a reforma da previdência.

“Muitas pessoas desconheciam e desconhecem os seus direitos, e por isso, acreditam que irão aposentar em determinada data. Mas quando analisamos o caso, conseguimos demonstrar que essa pessoa conseguiria ter se aposentado antes da reforma, o que traz muito proveito aos clientes”, disse o advogado.

É recomendável que o trabalhador se atente às novas legislações para saber como usufruir corretamente dos seus benefícios. Para Gabarra, um dos maiores riscos eminentes da nova Reforma da Previdência são as injustiças que o trabalhador está sujeito a passar.

“Existem situações de extrema injustiça. Trabalhadores que acabaram se sujeitando à reforma da previdência, precisam que trabalhar por anos a mais do que o planejado”, afirma o advogado.

Uma boa solução para escapar dos malefícios da Reforma é o reconhecimento de período de serviço informal, sem registro em carteira ou sem reconhecimento ao INSS. Esse reconhecimento exige a existência de algum documento contemporâneo ao período de trabalho, documento antigo que seja um indício efetivo da prestação do serviço.

O tempo de serviço especial também conta como uma segunda alternativa. Trabalhadores que comprovarem ter trabalhado em ambientes insalubres ou perigosos ganham um adicional no tempo de serviço, fazendo com que possam demonstrar o preenchimento do tempo necessário para se aposentar antes da reforma.

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