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Engenharia Elétrica está presente no cotidiano das pessoas e tem um grande papel na economia

São Paulo, SP 18/1/2021 – A cada dia que passa nos deparamos com novas invenções, novos produtos e novas melhorias, que sem a engenharia elétrica não seriam possíveis Ligada ao desenvolvimento mundial, a engenharia elétrica é um grande propulsor para o setor econômico

A eletricidade é responsável por grandes inovações desde os séculos XIX e XX, o que atualmente é percebido no mundo globalizado, segundo empresa de Pesquisa Energética – EPE, seu consumo vem aumentando substancialmente. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, as projeções para os próximos anos indicam que até 2026 o consumo deve crescer 3,4% ao ano.

Para atuar nesse campo da eletricidade, uma das áreas mais abrangentes e presente em praticamente em tudo do dia a dia é a engenharia elétrica, que muitas vezes passa despercebida pela sociedade, segundo o engenheiro eletricista Pedro Henrique Sales de Oliveira. Ele explica que todas as facilidades encontradas, hoje, são totalmente dependentes de energia, e que no futuro darão lugar a outros equipamentos melhores, graças ao setor.

A engenharia elétrica, de acordo com Oliveira, é o ramo que trabalha com estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Muitas vezes presente indiretamente, engloba desde sistemas de potência, geração de energia, eletrônica, telecomunicação, sistemas digitais e computadores, controle e servomecanismos, automação e robótica, até mesmo a engenharia biomédica. “A engenharia elétrica está presente em tudo como, por exemplo, em um simples recipiente de iogurte. Você pode não estar ciente, porém, para que este mesmo recipiente tenha um determinado tamanho, consistência e forma, existem diversos moldes, dispositivos, ligações elétricas, energia, entre outros fatores que são todos responsáveis ​​pela forma do recipiente”, explana o engenheiro, que possui o Programa de Certificação em Administração de Empresas pela Southern States University, San Diego, CA, Estados Unidos.

Conforme o profissional, a engenharia elétrica está diretamente ligada ao desenvolvimento mundial e é um grande propulsor da economia, porque tudo que é produzido nessa área é consumido com muita facilidade. Alega que esse setor permite melhorias e aumenta a eficiência em qualquer ramo, como na produção industrial e na área dos transportes e comunicações, tornando-se cada vez mais presente nos dias de hoje. “Um engenheiro eletricista é capaz de projetar sistemas de comunicação, o que permite nos comunicarmos com as pessoas e obter informações em todo o mundo. Além disso, a engenharia elétrica também está presente, por exemplo, em suas férias e no caminho para o trabalho, pois é responsável pela criação de máquinas e sistemas elétricos que são encontrados em ferrovias, aeroportos, rodovias etc.”, declara Pedro Oliveira, que tem Curso de treinamento prático de dispositivos Baumüller em Nuremberg, na Alemanha.

“A sociedade não imagina como viveria nos tempos atuais sem o uso, por exemplo, de eletrônicos, celulares, computadores e geladeira”, menciona Oliveira, com vasta experiência em instalações e reparos em máquinas industriais. E afirma que são de fundamental importância, social e econômica, os investimentos em estudos, pesquisas e em profissionais qualificados de engenharia elétrica que, muitas vezes, não são tão valorizados ou mesmo contemplados de acordo com o potencial desenvolvido.

“A cada dia que passa nos deparamos com novas invenções, novos produtos e novas melhorias, que sem a engenharia elétrica não seriam possíveis. Infelizmente, sabemos que nem tudo são flores, e essas novas tecnologias aumentam o consumo de energia, consequentemente, aumento dos gases de efeito estufa e danos desastrosos para todos. No entanto, mais uma vez a engenharia elétrica entra em cena, pois os profissionais da área devem ser treinados para reverter o alto consumo desses aparelhos. Da mesma forma que há estudos para a criação de novas tecnologias, há também estudos para que essas tecnologias não prejudiquem o ser humano. Portanto, a engenharia elétrica é de grande importância para o nosso presente e para futuro da humanidade”, finaliza o engenheiro Pedro Henrique Sales de Oliveira, que também tem curso de treinamento prático de dispositivos Baumüller na NC Motores, curso de PLC e curso de Associate of Electronics Technician (Associado Técnico em Eletrônica).

Website: http://www.linkedin.com/in/pedrohdeoliveira/



Churrasco tem aumentado o preço das carnes e influenciado o brasileiro

São Paulo 18/1/2021 – Segundo o IBGE, em setembro de 2020 o preço da carne teve um aumento de 4,5%.Carne tem aumento de 4,5% em setembro de 2020. Especialistas declaram a alta do dólar como principal responsável. A exportação vem sendo mais relevante ao meio agropecuário brasileiro.

Durante o ano de 2020, a pandemia do novo coronavírus trouxe diversas complicações ao dia a dia do cidadão e, por este motivo, as carnes de churrasco não ficaram de fora.

A mesma carne pela qual se pegava uma média de R$20 a R$ 25 o quilo está chegando a R$ 35. Segundo o IBGE, em setembro de 2020 o preço da carne teve um aumento de 4,5%. O principal motivo? Segundo os especialistas, a alta do dólar fez com que os produtores dessem preferência a vender seus produtos para outros países, sendo a China o maior comprador.

A ração para o gado também subiu de preço (devido à alta do dólar, moeda utilizada para a compra da ração), consequentemente este valor precisa ser adicionado ao preço final.

Na data de hoje (14/01/2021) a moeda norte-americana está cotada em R$5,52, havendo variações podendo chegar a R$5,60. Com isso a inflação deve continuar afetando a vida dos brasileiros.

Para vencer o aumento do preço das carnes, algumas empresas trabalham em conteúdos, de modo a informar os brasileiros sobre novas possibilidades em seu churrasco.

Responsável pela divulgação de promoções e descontos, o DaazCavernas tem trabalhado para preencher o “vazio” deixado pela picanha ou costela, além de oferecer descontos em peças de churrasco (que não sejam as carnes), como, por exemplo, grelhas, utensílios de cozinha etc. 

Mais informações no link: https://blog.daazcavernas.com/carnes-para-churrasco/

Cada vez mais o brasileiro se adapta a uma nova rotina imposta pelo novo coronavírus e pela própria economia.

Website: https://www.daazcavernas.com/



Indústria gráfica investe em entrega expressa para todo o Estado de São Paulo, com rastreio em tempo real

Ferraz de Vasconcelos – SP 18/1/2021 – Já no ato da compra, o cliente consegue consultar os prazos e ele acompanha em tempo real a entrega através do rastreamentoGráfica GIV Online aposta em um novo modelo de frete, para que seus clientes tenham comodidade em receber seus impressos personalizados no endereço que desejar, dentro do Estado de São Paulo

O serviço de motoboy desperta a atenção dos clientes devido à sua velocidade na entrega de produtos diversos. Para se ter uma ideia, segundo dados levantados pelo Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do estado de São Paulo, (SindimotoSP), só em 2020, houve um aumento de 20% de entregas via motoboy, somando aproximadamente 280 mil profissionais que usam motos ou bicicletas para realizar entregas na região de São Paulo. 

Também no ano de 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, uma das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi o isolamento social, com o objetivo de desacelerar o contágio do vírus, que é altamente transmissível por meio de gotículas de espirro e tosse.

Com o serviço delivery ainda em alta, por conta dessa restrição do ano passado e a fim de evitar contato de seus clientes com outras pessoas, a Gráfica GIV Online, por exemplo, é uma das empresas que passou a ter o serviço de entrega expressa em todo o Estado de São Paulo, com o intuito de beneficiar as pessoas que residem no local, além de colaborar com o distanciamento social. 

“A ideia deste novo processo de entrega é que o cliente receba seu pedido em qualquer lugar do Estado de São Paulo, por um valor bem acessível. A taxa mínima será direcionada para pedidos que possuem de 0,01Kg até 0,499Kg e o prazo de entrega pode variar de 1 a 6 dias úteis, dependendo da região e CEP de destino. Já no ato da compra, o cliente consegue consultar os prazos e ele acompanha em tempo real a entrega através do rastreamento”, explica o gerente de Logística da empresa, Thiago Manso.

Além desta modalidade de frete, há outras formas de entrega na Gráfica Online, para os clientes evitarem sair de suas casas. “Para facilitar ao máximo o recebimento de nossos pedidos de cartões de visita, folhetos, adesivos, entre outros materiais, também fizemos a implantação de entrega sustentável, sem emissão de carbono, além de mais de 2,5 mil balcões de retirada em locais acessíveis e próximos, em todo o Brasil”, informa Manso.

A tendência para o segmento em 2021 é otimista. De acordo com o Delivery Much, as previsões apontam que o setor poderá movimentar cerca de US $6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final do ano.

Website: https://givonline.com.br/



Com uso insuficiente de máscaras de proteção nas ruas, Brasil ultrapassa os 200 mil óbitos por Covid-19

15/1/2021 – “Pelo país, apenas parte da população usa máscara. Outra parte segue se aglomerando”, afirma o Dr. Biossegurança, consultor da loja Máscara Delivery Original.Dr. Jorge Luiz Araújo Filho, consultor da Máscara Delivery Original, reforça que as melhores formas de conter a pandemia este ano são não aglomerar, manter a higiene das mãos e usar a máscara médica/cirúrgica de uso civil

O Brasil acaba de ultrapassar a triste marca dos 200 mil óbitos por Covid-19. Por mais que os meios de comunicação profissionais venham se esforçando para levar às pessoas as informações necessárias, baseadas na ciência, para a correta prevenção da doença, é só andar pelas ruas das cidades para perceber que um grande número de pessoas não está seguindo as medidas básicas. Por outro lado, assim como 2020, a tendência é que 2021 entre para a história como um ano marcado pelo uso da máscara pelas pessoas que se conscientizaram sobre a importância do seu uso em meio à pandemia.

“Pelo país afora, apenas parte da população usa máscara. Outra parte, infelizmente, segue se aglomerando, sem máscaras de proteção ou as usando de forma displicente, sem a correta higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, nas mais diferentes situações. São situações lamentáveis do ponto de vista da saúde pública e do comportamento humano. Existe uma lei que determina o uso das máscaras. Precisamos fazer valer nossos direitos, pois há muita gente sendo leviana com a vida alheia”, afirma o Dr. Jorge Luiz Araújo Filho, consultor da loja Máscara Delivery Original.

Além da não adoção das medidas de proteção, higiene e isolamento social, o especialista em Biossegurança acredita que a utilização de máscaras caseiras também seja um componente de peso para que tenham sido registradas tantas mortes pelo novo coronavírus no País. “Elas dão uma falsa sensação de segurança. Elas tiveram sua importância no início da pandemia, quando ainda não havia máscaras suficientes à disposição da população. Atualmente, não faz mais sentido usar uma máscara caseira que não tenha o tecido certo, que não tenha as três camadas necessárias, ou que tenha estas características mas cause desconforto respiratório. Sabemos que o desconforto respiratório leva ao uso displicente da máscara”, pontua.

“As pessoas iriam usar bem mais a máscara se experimentassem a de TNT de tripla proteção de uso médico/ cirúrgico e civil, como a Pradix® da loja on-line Máscara Delivery Original. Além de oferecer mais de 96% na retenção de micropartículas, elas oferecem maior conforto respiratório, o que ajuda a manter a máscara no rosto, especialmente neste momento de calor intenso. Em resumo, meu conselho é: aposente a máscara caseira, pois ela foi uma boa medida paliativa quando não havia máscaras cirúrgicas suficientes para a população. Aposte na máscara que oferece proteção efetiva e possibilita maior conforto respiratório. Não basta apenas usar uma máscara qualquer, ela precisa oferecer proteção de verdade. Evite o autoengano das máscaras caseiras ou de TNT sem filtro e opte pela proteção de qualidade”, recomenda o especialista.

Sobre a Máscara Delivery Original – E-commerce do Grupo Procomex, especializado em comércio exterior e que há 25 anos atende diferentes demandas de importação e exportação, proporcionando aos clientes operações seguras e confiáveis. Com AFE (Autorização de Funcionamento Especial da Anvisa), a loja online comercializa as máscaras cirúrgicas Pradix descartáveis de TNT de tripla proteção para uso hospitalar e civil em todo o Brasil. Além de oferecer mais de 96% de proteção de acordo com os test reports da fabricante no combate a vírus, poeira, fumaça, pólen, bactérias e fungos, as máscaras Pradix possibilitam maior conforto para respirar e se adequam a todos os tipos de rosto. Suas três camadas de proteção são compostas de uma camada exterior de tecido não tecido, uma camada intermediária de tecido fundido (filtro meltblown) e uma camada interna de tecido não tecido amigável à pele. A empresa possui certificação CE Europeu, FDA USA, e CFDA Certificadora Chinesa. Contatos para compras de alto volume: (11) 2339-5971 / (11) 2339-5978 / WhatsApp (47) 99214-4604/ comercial@procomex.net.br. Informações sobre vendas ao consumidor final podem ser acessadas em www.mascaradeliveryoriginal.com.br e www.mascaradelivery.com.br.

Sobre o Dr. Biossegurança – O Dr. Jorge Luiz Araújo Filho (Dr. Biossegurança) é Bacharel em Ciências Biológicas (UFPE), Mestre em Patologia (UFPE), Doutor em Ciências Biológicas pela UFPE (2011) e especialista em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ). Experiência administrativa na Coordenação do Eixo Básico do Curso de Medicina (UNIFIP); Facilitador de Grupo Tutorial na Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL) no Curso de Medicina. Atua como Professor, Palestrante e Consultor em Biossegurança.

Website: http://www.mascaradeliveryoriginal.com.br



A importância da assistência técnica no setor da Engenharia Civil

São Paulo, SP 15/1/2021 – Ter um profissional capacitado que possa estudar esse mercado para apresentar as melhores alternativas, certamente, irá compensar no resultado finalA assistência técnica tem o objetivo de confeccionar um laudo de uma análise técnica com apresentação de patologias

A construção civil é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, conforme estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2021 a previsão de crescimento é de 4%. Comparado à queda de 2,8%, por conta da atual pandemia da Covid-19, caso seja confirmado esse avanço será o maior em oito anos. Além de alavancar a economia do país é uma das atividades que mais geram impactos ambientais e sociais em todo o mundo.

Uma das etapas mais importantes da construção civil para amenizar os impactos ambientais e sociais é o acompanhamento de uma Assistência Técnica, segundo o Engenheiro Civil Jan Marcelo Zampier, com larga experiência em patologia de obras e assistência técnica para construtoras. Ele afirma que um projeto nesse setor abrange um processo longo dividido em diversas etapas, e ter um acompanhamento adequado do começo ao fim tem se mostrado cada vez mais fundamental, podendo ser a chave do sucesso para as construtoras. Também alerta que caso não haja o acompanhamento, as chances de surgirem patologias e o não atendimento dos padrões mínimos exigidos por lei são grandes.

De acordo com o engenheiro, ao analisar todos os benefícios da assistência técnica bem como os prejuízos que um mau gerenciamento nesse setor pode trazer, entende-se rapidamente que o procedimento é um caminho muito eficaz para conseguir êxito. “Tendo em vista o amplo e diversificado mercado que temos atualmente à nossa disposição, torna-se fácil e comum agir por impulso, realizar compras e contratações precipitadas, bem como adquirir materiais e mão de obra de má qualidade com custos elevados que podem acarretar diversos problemas ao desenvolvimento do projeto. Ter um profissional capacitado que possa estudar esse mercado para apresentar as melhores alternativas, certamente, irá compensar no resultado final”, menciona Jan Marcelo, que é empreendedor e tem grande experiência em elaboração de laudos de vistoria e avaliação de obras e imóveis.

A Assistência técnica em engenharia civil, conforme Zampier, é um trabalho meticuloso que tem o objetivo de confeccionar um laudo fundamentado em normas técnicas de acordo com as legislações vigentes. E este laudo contém a precisão de uma análise do trabalho técnico com apresentação de patologias, caso encontre problemas. “Ao contratar o serviço de assistência técnica, obtém-se um planejamento de trabalho especifico em que temos uma boa relação entre o prestador de serviço e o cliente, visando garantir a qualidade do projeto, um controle de custos e a durabilidade da obra. Um serviço que funcione com total transparência entre o prestador e o cliente, deixando-o ciente de todos os passos e dos investimentos feitos. Com isso, é possível deixar o cliente totalmente capaz de tomar as decisões corretas para o projeto”, explica o profissional, que possui cursos de Gerenciamento de Projetos e Gestão e Fiscalização de Obras e Projetos.

O atendimento aos clientes na fase pós-obra também reflete muito na percepção de qualidade, atenção e ética da empresa, relata Zampier, que possui credenciamento para prestar serviços de vistoria e avaliação de Obras para a Caixa Econômica Federal no Estado do Paraná. No Brasil, a norma NBR 15575 é responsável por tratar dos requisitos mínimos em relação aos cuidados e ações, garantindo melhor desempenho na realização de uma obra. E o engenheiro alega que o cumprimento da regulamentação atribui à empresa uma redução no índice de refazer a obra danificada e da quantidade de ações ajuizadas por clientes insatisfeitos.

“O departamento de assistência técnica na área de construção civil é ainda praticamente negligenciado, muitas vezes por tentativa de economizar, outras por falta de conhecimento mais profundo e informação. Na maioria dos casos, representa apenas um gerador de gastos que não é previsto nas fases de orçamento e no planejamento. No final acaba acarretando desgastes com a obra e com o cliente, prejuízos tanto financeiros como também à imagem perante o publico”, finaliza o engenheiro civil Jan Marcelo Zampier, com forte experiência em elaboração de projetos arquitetônicos e estruturais; gerenciamento e planejamento de obras; bem como no acompanhamento na execução de obras.

 



Novas doenças graves estão sendo associadas aos efeitos colaterais da Covid-19

15/1/2021 – Segundo pesquisadores, mais estudos ainda serão necessários para tentar mensurar o verdadeiro impacto do coronavírus no organismo humano.

Em uma pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal, cientistas canadenses e norte-americanos analisaram dados de mais de 70 mil pessoas que foram infectadas pelo coronavírus nos EUA. O objetivo era criar um comparativo de antes e depois da saúde dos pacientes. 

Com base nas informações obtidas, o estudo identificou 69 condições e sintomas apontados como fortemente relacionados à doença. Alguns deles já eram esperados, como pneumonia e insuficiência pulmonar, ligados ao sistema respiratório. No entanto, as complicações mostraram abranger também disfunções corporais, principalmente em casos graves da Covid-19, podendo resultar em insuficiência renal e até mesmo casos de sepse.

Entre as principais doenças constatadas, o estudo indica risco absoluto de 27% para pneumonia, 22% para insuficiência respiratória, 11% para insuficiência renal e 10% para sepse. Segundo os autores, além de contribuir para a decisão em tratamentos e o prognóstico, o estudo possibilita também trazer mais informações sobre a Covid-19 e alertar as pessoas em relação aos seus reais impactos. 

Para evitar as complicações provocadas pela Covid-19, medidas preventivas, como o uso de máscara, seguem sendo a melhor estratégia. Com um modelo confortável em tecido tridimensional, a Máscara KNIT Fiber se adapta ao rosto e prende sem incomodar. Além disso, a respiração é natural e segura, com o filtro de ar que bloqueia ao menos 96% das partículas suspensas no ambiente. 

A Máscara KNIT Fiber é vendida na loja virtual da marca. Para saber mais e realizar compras, basta acessar www.mascaraknit.com.br.

Website: http://www.mascaraknit.com.br



Universidade americana começa o ano com lives gratuitas

São Paulo 15/1/2021 – Pensando em auxiliar os profissionais do mercado do entretenimento, a Full Sail University abre a série de atividades gratuitas de 2021 para atualizar os brasileiros.

Brasil, janeiro de 2021: quando se fala do universo dos artistas com o fechamento dos teatros, restaurantes com música ao vivo, e a impossibilidade de aglomerações em shows, fica evidente a demanda por inovação e por novos caminhos.

Mas mesmo com a impossibilidade de produzir eventos, existem profissionais que estão conseguindo prosperar nesse novo contexto. Com o propósito de compartilhar ideias e possibilidades, o artista e graduado da Full Sail University, César Munhoz, inicia em janeiro uma live semanal com muito conteúdo sobre como o mercado está superando essas dificuldades e se reinventando.

O ex-aluno do curso de Enterteniment Business é produtor premiado de trilha sonora para cinema, moda e criador do projeto MITOMANO®, que mistura música, vídeo e arte performática. Ele trará exemplos de novos formatos que estão sendo descobertos por artistas do mundo das artes cênicas, musicais e do entretenimento em geral, sempre sob a ótica do artista e do empreendedor independente que precisa de dicas para monetizar o próprio trabalho.

As lives acontecerão sempre às quartas-feiras, das 19:00 às 19:30, pelos canais do Facebook e Instagram da Full Sail University e ficarão disponíveis também em sua versão gravada, dentro desses próprios canais.

“Nosso mundo digital traz muitos desafios, mas também traz muitas oportunidades e lives como essas podem fazer a diferença no futuro de empreendedores, performers e artistas”, comenta Munhoz.

Já para a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival, é através da colaboração, da troca de experiências e de ideias que a inovação acontece. “Conectando-se ao vivo com ex-alunos e profissionais que atuam no mercado, é possível ganhar repertório, além de contribuir com perguntas, sugestões, comentários, e passar a fazer parte dessa corrente de reinvenção do mercado do entretenimento”, finaliza.

Serviço:

Live: Arte, Entretenimento e Conexões

Facebook: https://www.facebook.com/FullSailBrazilCommunity

Data: todas as quartas-feiras das 19:00 às 19:30

As lives ficam disponíveis em vídeo no Facebook e não precisam ser assistidas ao vivo.

Assessoria de Imprensa

Rafaela Ferreira: pauta@clacri.com  (11) 6115-7063

Claudia Cristina: claudiacristina@clacri.com  (11) 97360-2100



Vacinação e a importância da aplicação na prevenção e controle de doenças por todo o país

São Paulo, SP 15/1/2021 – A vacinação consiste em colocar um indivíduo saudável em contato com um vírus ou bactéria, preparados de forma que não causem patologiasO objetivo das campanhas de vacinação é evitar a proliferação de doenças contagiosas mediante imunização em massa

O Brasil é um dos países que possui o maior programa público de imunização do mundo, onde são distribuídas mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos, anualmente, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. E advertem que para o cidadão se manter imunizado, não é apenas uma questão individual, mas sim de proteção de toda uma sociedade.

No atual cenário da pandemia da covid-19, e com o distanciamento social, houve diminuição na cobertura de aplicações das imunizações, o que deixou em alerta o Ministério da Saúde. A vacinação é primordial para o controle e prevenção de doenças ao longo de muitos anos, e este método foi o responsável direto para eliminação de várias enfermidades não só no Brasil, mas em todos os países, segundo o Júlio César de Oliveira, graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA de Minas Gerais.

As vacinas foram criadas para reduzir as mortes causadas por doenças contagiosas, relata o enfermeiro, e seu início se deu na China onde médicos e pesquisadores contaminavam pessoas saudáveis com crosta de pele de indivíduos contaminados para que manifestassem a doença de forma branda, porque acreditavam que não adoeceriam novamente, e de testes em testes surgia a vacina. O profissional também lembra que esse método deu inicio a pesquisas sobre imunizações, e que no Brasil apareceu por volta de 1804 no combate à varíola.

“A vacinação consiste em colocar um indivíduo saudável em contato com um vírus ou bactéria, preparados de forma que não causem patologias. Assim seu sistema de defesa, através de anticorpos, fica preparado para quando um desses organismos, na sua forma agressiva, entrar em contato com ele. Tornando, assim, a pessoa imune àquele tipo de doença, sendo capaz de se defender”, informa Oliveira, que possui vasta experiência em assistência de enfermagem nas salas de vacinação, pelo Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, também tem curso de Estágio de Resgate Básico e experiência em supervisionar equipe técnica de enfermagem em unidade de Pronto Atendimento, além de assistência em saúde do trabalho.

O programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde, visa erradicar a proliferação de doenças contagiosas mediante imunização em massa. Segundo o profissional de saúde, é uma missão não só do Estado, mas também de todos os cidadãos. E explica que com objetivo de reforçar a importância das vacinas, foi criado o Dia Nacional da Imunização. “No dia 9 de junho, comemoramos e reforçamos a importância das aplicações das vacinas, no país. Lembrando como ela erradicou enfermidades como a varíola em todo o mundo, e como diminuiu a incidência de outras patologias graves como sarampo, poliomielite, rubéola, tétano, caxumba, gripe, entre outros. Repassamos como as imunizações são essenciais contra doenças que ameaçam nossa saúde, em todas as idades”, menciona Oliveira.

Nas campanhas de vacinação, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), conta-se com cerca de 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o país, sendo que, contabilizadas as realizadas anualmente, este número chega até 50 mil postos e 51 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

“A grande maioria das vacinas não possui uma eficácia de 100%, mas no meio militar elas são comparadas a um colete à prova de balas. O colete à prova de balas, assim como as vacinas, muitas vezes não consegue proteger o corpo todo, mas é muito melhor estar com ele para a batalha do que estar sem”, conclui o enfermeiro Júlio Cesar de Oliveira, que tem experiência em Unidade de Pronta Atendimento com acolhimento de pacientes com classificação de risco; assistência de enfermagem em sala de emergência; em unidade de internação e supervisão da equipe técnica de enfermagem.



Cursos on-line são alternativa para capacitação em vagas de tecnologia

São Paulo, SP 15/1/2021 – Cursos on-line podem ser uma solução tanto para as empresas que têm dificuldade de preencher as vagas, quanto para quem busca ingressar no setor de tecnologia.De acordo com estudo, 71% dos brasileiros estão mais interessados em aprendizado e treinamento on-line desde o início do isolamento social

O mercado de tecnologia segue aquecido mesmo durante a pandemia. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE) entre janeiro e setembro de 2019 havia 8.049 vagas abertas no país, este ano o número subiu para 12.682, um aumento de 63%. O setor é um dos que mais possuem vagas disponíveis, um contraste em relação aos números de mais de 14,1 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE.

O aumento das vagas pode ser explicado pela crescente adoção de tecnologia pelas empresas, principalmente durante a pandemia. “As empresas estão acelerando a transformação digital em suas operações, o que tem demandado mais profissionais para operar as soluções adotadas. O mundo cada vez mais digital já exigia esse movimento, com a pandemia e o isolamento social, que forçou uma migração mais forte para o digital, as companhias precisaram acelerar a mudança e investir mais em tecnologia e em pessoas”, explica Fabio Costa, general manager da Salesforce para o Brasil. 

Esse grande número de posições abertas indica o desafio das empresas em encontrar candidatos com as habilidades necessárias para preenchê-las. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) o Brasil tem um déficit de 24 mil profissionais de tecnologia por ano.

Nesse contexto, os cursos on-line podem ser uma solução tanto para as empresas que têm dificuldade de preencher as vagas, quanto para quem busca ingressar no setor de tecnologia. Hoje em dia é possível encontrar diversos cursos, plataformas e conteúdo on-line, muitos deles gratuitos, que podem ajudar a desenvolver habilidades necessárias para atuar em tecnologia.

Algumas empresas e organizações oferecem plataformas gratuitas de capacitação como a Fundação Bradesco, o Movimento Brasil Digital e a própria Salesforce, com o Trailhead, que ajudam a contribuir para a transformação digital das áreas de vendas, atendimento ao cliente, marketing e comércio eletrônico. Estas organizações oferecem conteúdos que ajudam qualquer pessoa a se aprofundar em assuntos atuais como a gestão e análise de dados, gestão de CRM, programação e desenvolvimento de soluções.

De acordo com o estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, realizado pela Salesforce, empresa que produz soluções de CRM, com mais de 2 mil brasileiros, 71% dos entrevistados no País estão mais interessados em aprendizado e treinamento on-line desde o início do isolamento social e 84% dos brasileiros gostariam de ter acesso gratuito a plataformas de capacitação.

“Entendemos que as empresas têm um papel fundamental a desempenhar na preparação de trabalhadores qualificados para ocupar as vagas disponíveis atualmente e aquelas que surgirão no futuro. Muitas já adotaram o treinamento on-line, principalmente negócios relacionados à tecnologia, que são as que mais sofrem com a escassez de profissionais capacitados. Ao preparar os cidadãos para o mercado de trabalho, essas plataformas gratuitas ajudam a tornar o país e sua indústria mais competitivos e qualificados”, contextualiza Fabio Costa.

Website: https://www.salesforce.com/br/?ir=1



Transição de carreira sempre é desafiadora ainda mais em tempos de pandemia

São Paulo 15/1/2021 – As pessoas estão mudando de carreira, algumas por escolha, outras por necessidade, e uma consequência é que elas optam por ter maior controle de sua carreira.As áreas que tiveram mais profissionais em transição de carreira recolocados durante a pandemia.

Transições de carreira sempre são desafiadoras e requerem muita estratégia e empenho, e em época de pandemia global o cenário demanda ainda mais cuidados para se obter o resultado esperado. Uma pesquisa elaborada pela Success People — empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas situada em São Paulo — demonstra quais as áreas tiveram mais profissionais em transição de carreira recolocados durante a pandemia.

À medida que acontece a preparação para saltar de 2020 para 2021, deixando um ano cheio de incertezas, mudanças radicais, algumas vezes indesejadas, demissões ou resiliência excessiva, os questionamentos sobre carreira tomam outro curso. 2020 foi um ano atípico, a pandemia global desempregou milhares de pessoas e muitos profissionais que planejavam transições de carreiras e novos rumos, desistiram ou foram impulsionados à reestruturação forçada.

De acordo com os indicadores sobre o mercado de trabalho da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho nos próximos meses, com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços e o Indicador Coincidente de Desemprego o (ICD), que mostra a avaliação dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, houve queda em novembro apresentando piora na passagem de outubro para novembro. O ICD, que tem escala invertida (quanto maior a pontuação, pior o índice sobre o mercado de trabalho) subiu 3,2 pontos e atingiu 99,6, o maior nível desde maio de 2020. Já o Iaemp demonstrou sua primeira queda após seis altas consecutivas. “O cenário para os próximos meses, com elevada incerteza, principalmente sobre a velocidade da retomada da economia brasileira após o fim dos benefícios do governo, é desafiador e sugere que ainda não é possível vislumbrar uma recuperação robusta no curto e médio prazo”, disse o economista da FGV Rodolpho Tobler”, segundo reportagem da Agência Brasil.

A Success People desenvolveu um relatório de emprego atualizado em janeiro de 2021, relatando que há uma série de comércios e de indústrias que agora estão experimentando um crescimento de empregos após a Covid-19. Embora o período entre agosto de 2019 e agosto de 2020 tenha visto os anúncios de emprego diminuírem na indústria, o mercado de trabalho em todos os estados e territórios na área está agora se recuperando em taxas diferentes, com alguns estados já retornando aos níveis de anúncios de emprego anteriores à Covid-19.

No relatório da Success a recolocação durante a pandemia nas áreas Comercial e Vendas somaram 20% dos profissionais, seguidas pela área Industrial com 18% e em terceiro lugar a área de Supply Chain, com 15%, na sequência aparecem a área Financeira, com 13% e a área de Tecnologia, com apenas 10%. “A tecnologia sem dúvida é a área que mais cresce e apresenta fortes índices de crescimento exponencial em 2021, os profissionais de tecnologia nunca estiveram tão em alta. Esta é uma área bem estruturada que entende o mercado atual e uma das principais expectativas de surgimento de profissões no futuro”, comenta Neiva Gonçalves, Diretora responsável pela pesquisa na Success People. As outras áreas foram RH, Jurídico, Marketing e Meio Ambiente, que juntas somaram o total de 24%.

Para quem está buscando uma transição de carreira este é um momento em que o mercado se abre para novas oportunidades. Para Luciano Mello, CEO da Success People, as turbulências no mercado de trabalho de 2020 continuarão em 2021 e é neste ponto que surgem oportunidades: “As pessoas estão mudando de carreira, algumas por escolha, outras por necessidade, e uma consequência é que as pessoas estão optando por ter maior controle de sua carreira. Embora os tempos de turbulência possam causar preocupações, eles também podem permitir que os profissionais pensem em se preparar para o futuro. O que devemos nos perguntar é: quais são seus valores? Quais impactos você quer causar no mundo? Qual o seu propósito de vida? E o que considerar como estratégia de carreira para 2021?”

Se 2020 ensinou alguma coisa, é que adaptabilidade e flexibilidade são fundamentais para a existência. Do trabalho remoto à reestruturação organizacional, enquanto algumas pessoas tiveram que mudar completamente de carreira e funções devido à Covid-19, outras tiveram que dinamizar suas funções internamente e prioridades organizacionais mudavam durante a noite, conforme destaca Neiva: “2020 estimulou um rápido aprimoramento de habilidades e aprendizagem em movimento, durante o processo, empresas e profissionais se adaptaram juntos a este novo modus operandi. Aprimorar nossas habilidades virou um conceito. Este novo ano pode nos identificar as lacunas de habilidades que gostaríamos de abordar daqui para a frente. É só ficar conectado”.

 

Website: http://www.successpeople.com.br



Mercado hoteleiro inicia retomada das atividades e expansões de unidades surgem como estratégia

São Paulo, SP 15/1/2021 – Rede B&B Hotels reabriu as portas após garantir medidas de proteção e já aspira ampliação

O mercado hoteleiro está sendo um dos segmentos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Órgãos do setor estimam R$ 14 bilhões de prejuízo, ao mesmo tempo que hotéis, hotéis-fazenda, resorts e pousadas tiveram que fechar as portas esse ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), normalmente, o segmento oferece mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos, gerando cerca R$ 31,8 bilhões para a economia nacional.

As unidades da rede francesa de hotéis B&B Hotels, no Brasil desde 2016, tiveram as atividades voltados ao público em geral temporariamente suspensas em Março, buscando adaptações e reabrir com os protocolos de segurança e higiene atendidos. Como forma de contribuir no combate à COVID-19, a marca disponibilizou os hotéis para os órgãos de saúde neste período de fechamento para o público. Passados quase 6 meses, a marca, que retornou otimista, reforçou nos últimos dias os detalhes das reaberturas de suas unidades, que passaram por constantes processos de auditoria junto ao órgão Bureau Veritas e conseguiram o selo Safeguard. A rede informou que a próxima unidade que passará pelo processo de certificação será o B&B Hotels São Paulo Luz – Centro, que reabriu há poucos dias. Com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos e em Uberlândia, a rede já planeja um plano de expansão, almejando ter 20 novos hotéis no Brasil até 2025, além da ampliação do grupo globalmente.

“O mercado hoteleiro está sendo diretamente impactado pela pandemia e sabemos que, neste momento de retomada de nossas unidades, os protocolos de proteção, como o selo Safeguard, são essenciais para entregar a segurança necessária aos hóspedes”, afirma Olivier Coustet CEO da B&B Hotels Brasil.

Além da menor ocupação e a queda no faturamento nos últimos meses, o mercado hoteleiro precisou se reinventar para atrair de volta o público. Entre as diversas ações anunciadas, a rede B&B Hotels apostou na estrutura dos hotéis para atingir as pessoas que estão em home office, mas querem realizar reuniões, receber clientes ou apenas escapar de casa: o room office. No caso, as camas são removidas e substituídas por componentes de escritórios, como mesas.

“O momento é de cuidado e atenção a todas as medidas de higiene recomendadas e de apoio para a retomada econômica. Por isso nosso compromisso em relação a esse assunto está sendo rigorosamente cumprido: abrir nossas portas, mostrar aos hóspedes que eles estão protegidos conosco e que podem contar com a gente para se hospedarem de forma segura, independentemente da finalidade”, complementa Coustet.

Website: https://www.hotelbb.com.br/



Crescimento de portarias remotas abrem novas vagas de emprego

15/1/2021 – Em pesquisa realizada pela ABESE, 62,9% das empresas estão com vagas abertas e 28,6% pretendem abrir novos postos de trabalho em 2021

Com atendimento realizado à distância, as portarias remotas têm atraído condomínios em busca de mais segurança e economia. Estima-se que a tecnologia custe cerca de 30% a 40% a menos do que uma portaria tradicional e represente uma economia de até 70% nas contas do condomínio – podendo resultar até uma diminuição no valor repassado aos moradores. Em plena expansão, as empresas de portaria remota enfrentam um grande desafio: a falta de mão de obra qualificada para ocupar as vagas de emprego.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) com representantes do segmento de portaria remota mostrou que 62,9% das empresas estão com vagas abertas imediatamente, enquanto 28,6% pretendem abrir novos postos de trabalho ao longo de 2021.

“O ano de 2021 prevê um nível de contratação de operadores de portaria remota maior que nos últimos anos girando em torno de aumento de 20% nas contratações. Essas podem ser profissionais do mercado de atendimento ou telemarketing e do programa de qualificação de porteiros físicos para operação de portaria remota”, informa José Antonio Talarito, diretor operacional da Energy Portaria Remota.

Contudo, 94,3% das empresas apontam que sentem falta de mão de obra qualificada para ocupar as vagas remanescentes. Para suprir essa lacuna, 62,9% das empresas realizam projetos de capacitação internamente. Muitas dessas iniciativas são voltadas aos porteiros que são realocados em novas funções após a chegada da tecnologia. Cerca de 60% dos entrevistados já contrataram porteiros para realizar uma nova função após a implantação da portaria remota, 54,3% durante a pandemia.

“Temos grandes expectativas para 2021. O setor está em alta e o mercado cada vez mais maduro. É uma excelente oportunidade de novos empregos e, para isso, criamos uma plataforma de treinamentos para capacitar interessados nessa nova profissão de operador remoto e requalificar os porteiros presenciais”, explica Cassio Kienen, diretor de operações da Folk Portaria Remota.

O fenômeno aponta para o posicionamento que a Abese vem construindo ao longo dos anos para desmistificar a relação entre portaria remota e desemprego. Primeiro, porque muitas vezes a função do porteiro não desaparece completamente, muitos condomínios optam por uma operação híbrida – o porteiro continua atuando no período diurno e a portaria remota no período noturno e de madrugada quando o movimento é menor. Assim, os benefícios garantem uma economia importante, uma vez que não há adicional noturno, por exemplo.

“Esse tipo de transição se parece muito com a antiga profissão de telefonista, os profissionais acabaram sendo incorporados em outras funções. É preciso ter em mente que a tecnologia também cria muitos novos postos de trabalho como ofertas de trabalho para atividades pertinentes ao atendimento, ao monitoramento externo, instalações de sistemas, desenvolvimento de softwares, dentre outras funções”, finaliza a Presidente da Abese, Selma Migliori.

Website: https://abese.org.br/



Pragas: como evitá-las no ambiente doméstico?

São Paulo – SP 15/1/2021 – Durante a pandemia, comércios fechados tornaram-se foco de pragas como roedores, baratas, mosquitos e cupins. Ainda assim, com a chegada do verão e temporada de chuvas, o ambiente doméstico também precisa ser assistido

Um alerta feito por Sérgio Bocalini, vice-presidente da Aprag, Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, chamou a atenção para cuidados especiais com a chegada do verão: as altas temperaturas são chamariz para roedores, cupins e também o mosquito da dengue. 

O porta-voz explicou que com o advento da pandemia e, consequentemente, situação de exaustão nos hospitais, a postura em relação às pragas deve ser ainda mais responsável este ano.

Atenção e cuidado

Durante a pandemia, os comércios fechados tornaram-se foco de pragas como roedores, baratas e cupins. Ainda assim, com a chegada das altas temperaturas, surge a preocupação com o lar: o que pode ser feito para evitar a chegada e proliferação de pragas no ambiente doméstico? 

Para Vinicius Finavaro, sócio-fundador da Offpragas Dedetizadora, existe uma série de cuidados que podem ser aplicados a fim de antever o problema e até mesmo resolvê-lo. Em muitos casos, a dedetização profissional será um passo indispensável. “Com os produtos certos, aplicados diretamente no foco do problema, é possível controlar as pragas. Ainda assim, é necessário manter os cuidados para que as mesmas não retornem”, acentua. 

Pensando nisso, o especialista traz à tona alguns cuidados que podem fazer a diferença para evitar e também conter infestações de pragas. 

Higiene

Os cuidados com a higiene e organização devem ser mantidos na rotina. Entretanto, no verão, é preciso redobrá-los. Evitar caixas amontoadas, lixos e outros descartes é um começo – principalmente se existe acúmulo de água nos mesmos. 

“É importante avaliar o estados dos móveis. Se algum deles estiver oco, pode ser sinal de cupins. Além disso, a limpeza dentro dos armários é importantíssima, uma vez que os mesmos passam a maior parte do tempo fechados e não conseguimos checar se existe movimentação”, conclui.

Acessórios

Apostar em telas contra mosquitos, protetores de ralo e de vão da porta também são boas pedidas, uma vez que evitam que pragas adentrem o lar. 

Para uso tópico, inseticidas também podem ser eficazes, basta checar se os mesmos são autorizados pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fim de assegurar os moradores e animais de estimação. 

Infestação

“Se durante a auditoria da casa o morador identificar algum tipo de infestação, é hora de partir para cuidados especializados”, explica Vinicius. Quando as pragas se instalam, é preciso contar com uma dedetizadora, capaz de avaliar o local e agir dentro dos conformes de segurança para aplicação e manuseio dos produtos. 

A Offpragas Dedetizadora foi criada por dois farmacêuticos que pelo amor pela química decidiram inovar nos processos buscando métodos e soluções mais eficazes no controle de pragas. Vale ressaltar que a empresa atua de acordo com todas as diretrizes e certificações exigidas pelo setor.

Para saber mais, basta acessar: https://offpragasdedetizacao.com.br/

Website: https://offpragasdedetizacao.com.br/



Cadeia logística das empresas: por que essa área seguirá em destaque?

São Paulo – SP 15/1/2021 – Com a ascensão do digital, diante da pandemia causada pelo novo Coronavírus, os ERPs, Sistemas de Gestão, tornam-se ferramenta importante para corporações

O ano de 2020 foi marcado por novos formatos: as ressonâncias da pandemia, assim como seus “efeitos colaterais”, fizeram com que muitos hábitos fossem revistos, incluindo pequenos detalhes da rotina. Sendo assim, muita coisa mudou.

A forma de realizar compras é uma delas. Durante o ano de 2020, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% apenas no primeiro semestre, segundo dados disponibilizados pela 42ª edição do Webshoppers, estudo realizado pela Ebit | Nielsen. A alta foi a maior dos últimos 20 anos. 

Diante desse cenário, o mercado de tecnologia como um todo se destaca. Entretanto, algumas ferramentas mostram-se essenciais. Entre elas, estão os ERPs, Sistemas de Gestão. 

“O mundo estava em processo de digitalização. Com a pandemia, houve uma aceleração. Dessa forma, o crescimento do mercado logístico foi um reflexo inevitável, uma vez que o mundo online não irá regredir – muito pelo contrário, estará cada vez mais presente”, diz Wilson Martins Botino Junior, especialista em Supply Chain. 

E os dados já comprovam isso: segundo levantamento “Impact of data effectiveness on business outcomes at medium-sized business in North America and Europe”, empresas que utilizam ERPs crescem até 35% mais rápido. Além disso, também demonstram 10% mais produtividade. 

Tecnologia a favor 

Ainda citando o estudo anterior, foi possível compreender que os Sistemas de Gestão podem fazer a diferença para uma corporação, entregando otimização e qualidade para seus clientes com superioridade de até 9% quando comparado às empresas que deixam a ferramenta de lado. Outro ponto de atenção é a rentabilidade, que pode ser até 2,2% mais alta graças à inteligência de negócios.

Sendo assim, Wilson afirma: “os desafios logísticos não podem ser um impeditivo de crescimento para uma empresa. Com o aumento das compras on-line e a mudança no formato que já conhecemos, sabemos que o mundo não será mais o mesmo”, comenta.

“Por esse motivo, olhar para o Supply Chain como oportunidade e superar possíveis desafios é uma ótima aposta, uma vez que este mercado só cresce – e continuará assim mesmo depois da pandemia, pois a realidade mudou”, aponta.

Para concluir, Wilson ressalta que por mais que a pandemia tenha afastado uns dos outros fisicamente, mais do que nunca existe uma integração com as empresas. “O destaque virtual será cada vez maior daqui em diante. Tivemos muitas mudanças: a forma de consumo, de trabalho e até mesmo de comunicação. Por isso, aderir a um ERP pode ser uma solução importante para dar um passo a diante”, finaliza. 

Especialização

Wilson Martins Botino Junior é especialista em Supply Chain e profissional da área de Compras e Suprimentos. Com MBA na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-graduação em Compras e Suprimentos pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, Wilson já compreende o mundo dos ERPs e atua na área há 10 anos.

Para saber mais, basta acessar: https://www.linkedin.com/in/wilson-botino-junior-12603b25/

Website: https://www.linkedin.com/in/wilson-botino-junior-12603b25/



Hotéis investem cada vez mais em proteção em busca de segurança dos hóspedes

15/1/2021 – Pandemia leva hotéis a atenderem protocolos cada vez mais rigorosos e exigentes

O mercado hoteleiro, historicamente muito dependente do turismo, é um dos que mais sofrem devido à pandemia da COVID-19. Se em 2019 o cenário era favorável (segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, 2019 foi o de melhor desempenho do setor dentre os últimos 4 anos estudados), em 2020, o segmento foi diretamente impactado pela pandemia e ainda se recupera das consequências da COVID-19 globalmente.

Os hotéis que não tiveram que abrir processo de recuperação judicial, foram “forçados” a fechar as portas no início do ano. Passados alguns meses e ainda com a pandemia em curso, alguns hotéis começam a abrir as portas, mas não da maneira que estavam acostumados. Assim como outros mercados e segmentos, o hoteleiro precisou se adaptar e seguir uma série de recomendações e protocolos.

“Adotamos a higienização das mãos e sapatos dos hóspedes, a verificação de temperatura, preenchimento de formulário de saúde e a obrigatoriedade do uso de máscara  como comportamento padrão em nossas unidades. Dependendo do setor, os colaboradores usam toucas, luvas, aventais e viseiras. As malas e demais materiais são recebidos fora do hotel e também passam pelo processo de limpeza. Além disso, comunicados internos estão servindo para alertar sobre a prevenção da doença”, indicou Olivier Coustet, CEO da B&B Hotels Brasil.

A rede francesa de hotéis B&B Hotels, no Brasil desde 2017, paralisou temporariamente as atividades em Março e completou recentemente a reabertura de suas unidades. No intervalo entre fechamento e reabertura, a rede ofereceu os hotéis para possíveis necessidades de órgãos de saúde e do governo. Assim como outras marcas do mercado hoteleiro, a rede ainda busca alcançar os resultados de antes da pandemia, mas estão otimistas.

“O bem-estar do hóspede vem em primeiro lugar. Nossas unidades passaram por auditorias e receberam o selo Safeguard, um marco importante para mostrar que estamos seguindo todos os protocolos. Em breve, vamos adotar o pré check-in de forma online e o check-in através de totens, evitando aglomerações e reduzindo contato entre hóspede e equipe da recepção. São pequenas atitudes, mas que fazem uma grande diferença no atual momento que vivemos”, complementa Coustet.

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Café expresso: forma de preparo é capaz de realçar o sabor da bebida

São Paulo – SP 15/1/2021 – O erro mais comum no preparo do café é a falta de critério no uso da água.

O brasileiro é apaixonado por café, o que se observa nas grandes quantidades vendidas todos os dias em supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes. O café é consumido de diversas maneiras, com diferentes grãos e cada lugar tem suas características e culturas na hora de degustá-lo. No entanto, especialmente nos últimos anos, tem se tornado muito popular o café expresso, uma maneira rápida e forte de consumo. Mas, para a preparação do café é necessário utilizar um ingrediente fundamental: água de qualidade. E para garantir o bom gosto da bebida, o processo de obtenção da água é crucial e um dos métodos mais utilizados é o de filtração.

Seja qual for o estabelecimento, é muito importante purificar a água para fazer café, para um produto de qualidade. O erro mais comum no preparo da bebida é justamente a falta de critério no uso da água. A água da torneira pode ser a solução mais prática e econômica, mas não a correta. Se ela tiver impurezas ou excesso de cloro, por exemplo, a qualidade do que está sendo preparado será afetada.

Diante disso, o melhor caminho é usar água filtrada. De acordo com a Asstefil , empresa do segmento de tratamento de água e filtração, a água é um elemento de suma importância no preparo da bebida. “Em termos de porcentagem, ela é responsável por cerca de 95% do café, ou seja, ela é um ingrediente que merece grande atenção”, afirma.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A mudança de hábito fez com que o brasileiro começasse a ingerir o produto fora de suas casas. Trinta e seis por cento do consumo total de café é feito em cafeterias, restaurantes e padarias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

O café expresso é feito com os mesmos grãos que o café tradicional. Porém, o que difere em gosto e aroma é o método de preparo, já que o expresso é feito pela passagem de água quente em alta pressão pelo grão. Esse método, portanto, requer uma máquina especial, que realize esse serviço.

A qualidade da água é influenciada pela quantidade de produtos químicos usados durante o tratamento e também pela concentração de minerais. Por isso, para a venda de café expresso a recomendação é o uso do filtro purificador, responsável por reduzir os contaminantes químicos e mecânicos da água. “O filtro HQW-CM reduz o gosto e odor de cloro e outros contaminantes ofensivos que podem afetar negativamente o sabor do café”, destacou a Asstefil.

O café traz diversos benefícios para a saúde se consumido adequadamente como: prevenção contra câncer e Alzheimer; auxílio no combate dos sintomas da depressão; rejuvenescimento das células do corpo; digestão, entre outros. Assim, para extrair o melhor que o café tem a oferecer, atentar-se ao uso da água filtrada traz a qualidade tão almejada dos degustadores natos da bebida.

Website: https://asstefil.com.br/



Em meio à pandemia, doações aliviam grupos de maior necessidade

15/1/2021 – Doação ajudam ONGs a se sustentarem em tempos de COVID-19

Desde os primeiros meses de 2020, o mundo vive um período de incertezas e adaptações, devido à pandemia do novo coronavírus, que está cada vez mais tornando vulnerável a população mais carente. Segundo a BBC, a pandemia pode levar 14 milhões de pessoas à pobreza, apenas no Brasil. No mundo, 150 milhões de pessoas podem chegar à extrema pobreza em 2021.

A rede B&B Hotels Brasil está promovendo diversas ações em suas unidades para arrecadar recursos que serão revertidos para organizações não governamentais (ONGs).

Desde a retomada das atividades de suas unidades, a rede está com a ação “Roleta Premiada” nas recepções dos hotéis. Para girar a roleta, é necessário que o hóspede tenha efetuado a reserva através do site da B&B Hotels. Além de oferecer a possibilidade de ganhar brindes instantâneos, como uma diária cortesia, a ação propõe a doação de R$ 10 (valor pago pela rede) para uma ONG local: na unidade em São Paulo, está ajudando a UNEAFRO, que tem como um dos seus trabalhos mais conhecidos os cursinhos pré-vestibulares comunitários, que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas; na unidade em São José dos Campos, o Grupo de Assistência à Criança com Câncer, especializado em atender jovens até 19 anos; na unidade em Uberlândia, o Hospital do Câncer, que oferece atendimento totalmente gratuito e de qualidade aos pacientes da cidade e região; e na unidade do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural Fazendo Arte, projeto social que atua na comunidade do Turano, oferecendo oficinas culturais de teatro, capoeira, dança e cinema.

Outra ação que reforçou a contribuição da B&B Hotels em 2020 foi a doação de equipamentos e materiais, como mesas e toalhas, entregues em um caminhão, para a ONG Espaço Cultural Fazendo Arte, no Rio de Janeiro.  

Além disso, a rede de hotéis também disponibilizou, nas recepções das unidades, caixinhas de doações que terão os recursos integralmente revertidos para essas ONGs.

Website: https://www.hotelbb.com.br/



Itaú Unibanco Holding S.A. – Pagamento de Dividendos Complementares

São Paulo 14/1/2021 – Aprovado o pagamento, até 30.04.2021, dos seguintes proventos aos acionistas citados no texto abaixo, tendo como base de cálculo a posição acionária final registrada no dia 22.01.2021

FATO RELEVANTE

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. comunica aos seus acionistas que seu Conselho de Administração, na data de hoje, aprovou o pagamento, até 30.04.2021, dos seguintes proventos aos acionistas, tendo como base de cálculo a posição acionária final registrada no dia 22.01.2021:

JCP – juros sobre o capital próprio no valor de R$ 0,050160 por ação, com retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,042636 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos.

Em caso de dúvidas, por favor, acesse www.itau.com.br/relacoes-com-investidores e siga a rota: Fale com RI > Atendimento.

São Paulo (SP), 14 de janeiro de 2021.

RENATO LULIA JACOB

Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado

 

Observação: Os valores de dividendos e juros sobre o capital próprio são pagos igualmente para as ações ordinárias (ITUB3) e preferenciais (ITUB4).

Website: http://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores



Jovem engenheiro fala sobre importância da construção civil para o ano de 2021 no Brasil

Curitiba, PR 14/1/2021 – Quero poder contribuir para a melhoria das novas construções, para que a sociedade possa ter moradias que sejam seguras e que não apresentem problemas futurosEngenheiro Ubirajara Jacques conta sobre sua história dentro da construção civil e seus grandes projetos como uma das maiores obras de Belo Horizonte do século 21.

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira com previsão de crescimento de 4% de seu PIB em 2021. E ser um especialista é de grande importância para estar em conformidade com o mercado atua, para que este profissional esteja atendendo todas as necessidades do mercado e mostrando a importância dos projetos de engenharia civil para o perfeito funcionamento de uma construção.

Ubirajara Jacques é um engenheiro civil, com pós-graduação em Sistemas Prediais e que atua no ramo há mais de 10 anos. Com apenas 30 anos de idade, o engenheiro já se tornou uma das principais referências em elaboração de projetos de engenharia no Brasil. É dono de um escritório de engenharia em Belo Horizonte, onde realiza projetos necessários para a construção de um edifício, estrutural, elétrico, hidrossanitário, telecomunicação, SPDA, gás, incêndio e ar-condicionado.

Ao longo dos últimos anos ele já realizou mais de 500 projetos em todo o Brasil, tendo participado de grandes obras. Uma destas foi uma das maiores construções realizadas na cidade de Belo Horizonte no século 21. Trata-se de um Shopping Center de grande porte.

Questionado sobre seu maior objetivo dentro do seu trabalho, o engenheiro conta que deseja que as pessoas possam ter moradias dignas e seguras. “Quero poder contribuir para a melhoria das construções novas e existentes, para que a sociedade possa ter moradias que sejam seguras e que não apresentem problemas por falta de projetos de engenharia. Sabemos, por exemplo, que a falta de um bom projeto estrutural pode causar o desabamento de uma estrutura”, completa.  

Ubirajara fala sobre importância de se planejar antes de iniciar qualquer coisa, lição esta que leva para sua vida pessoal. Os projetos de engenharia podem ser um exemplo de planejamento que antecede a construção de uma obra. Quanto mais tempo se planeja nesta etapa, melhor será. Segundo ele, é nesta fase que se tomam as decisões que trazem maior repercussão nos custos, velocidade de execução e qualidade da obra. Diversos estudos apontam os projetos como responsáveis por mais da metade das patologias que ocorrem nos edifícios, enfatizando sua importância para que não ocorram erros no futuro, como, por exemplo, a ciclovia Tim Maia. 

Nos últimos meses o engenheiro tem recebido uma grande atenção por conta de suas redes sociais e é constantemente procurado pelas maiores empresas do Brasil para elaborar projetos de engenharia e prestar consultorias na execução de obras complexas. Seu maior público são pessoas que procuram orientações para sanar algum problema em suas moradias e profissionais da Construção Civil que querem viabilizar projetos de novas construções ou querem que reformas sejam feitas de acordo com as solicitações do mercado, atendendo as normas técnicas mais modernas.

Em seu Instagram de mais de 150 mil seguidores, Ubirajara sentiu a necessidade de falar sobre o seu trabalho quando percebeu muitos problemas que ocorriam nas edificações, prejudicando as pessoas que faziam uso destas. E notou que muitos desses problemas aconteciam por falta de projetos de engenharia e orientações técnicas. Nas suas redes sociais, além de falar desses problemas, o engenheiro gosta de trazer novos conteúdos e inovações tecnológicas relacionadas à engenharia que podem trazer melhorias e qualidade de vida.

Ubirajara acredita na importância extrema dos projetos de engenharia da hora de construir ou reformar, pois muitas construções antigas, por exemplo, foram construídas sem projetos. A falta destes trazem grandes problemas para os moradores. Os problemas mais comuns são devidos à falta dos projetos estruturais, elétricos, hidrossanitários, de telecomunicação, de incêndio, SPDA, de gás e de ar-condicionado.

É possível citar como exemplo a falta de projetos de telecomunicação dentro dos prédios. A falta de bons serviços de telecomunicação nas residências e empresas é um assunto constantemente levantado e debatido pelos moradores nas reuniões condominiais. Muitas vezes o sinal da operadora chega até a entrada do condomínio normalmente, mas não tem como ser distribuído adequadamente para as unidades. Claramente a falta de infraestrutura dos condomínios é resultado da falta de projeto de telecomunicação. É o aspecto de maior relevância, responsável por cerca de 80% do problema, mas, teoricamente, o mais fácil de resolver, já que depende exclusivamente dos moradores. Por mais óbvio que possa parecer, a importância de fazer o projeto não é de conhecimento da maioria das pessoas. Os condomínios e residências continuam sendo construídos sem projeto de telecomunicação, provocando sempre o mesmo problema.

Ubirajara conclui que para seu futuro irá continuar trabalhando com os projetos de engenharia e que deseja mostrar para a sociedade a importância dos seus serviços para o perfeito funcionamento de suas moradias.

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-12/pib-da-construcao-civil-deve-crescer-4-em-2021

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/crea-rj-falha-de-projeto-foi-uma-causas-do-desabamento-de-ciclovia-no-rio

 

Website: https://www.instagram.com/engenheiro.ubirajara/



Hidrelétricas alertam para falhas na Lei da Política Estadual de Atingidos por Barragens em Minas Gerais

Minas Gerais 14/1/2021 – O veto à Lei nº 24.745/2020 não afeta direitos já garantidos de pessoas atingidas por barragens.Geradores de energia limpa recomendam veto à Lei nº 24.745/2020 que passará por Zema ainda esta semana.

Aprovada no dia 18 de dezembro de 2020, após tramitar cerca de 5 anos na casa legislativa do Estado de Minas Gerais, a Lei nº 24.745/2020 que institui a Política Estadual de Atingidos por Barragens, embora tenha o legítimo objetivo de resguardar os direitos de pessoas atingidas, pode se tornar um problema e mais um conflito a ser sanado na área. Isso porque o texto, cujo prazo para sanção ou veto do Governador do Estado, Romeu Zema, é de 15 de janeiro, apresenta problemas de inconstitucionalidade, além de medidas que poderão acarretar prejuízos econômicos ao Estado e insegurança jurídica ao setor.

Neste sentido, empreendedores hidrelétricos, representados pela a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (ABRAGEL), apresentaram ofício detalhado ao Governador, no qual recomendam o veto à Lei nº 24.745/2020, destacando que o veto não causará nenhum prejuízo aos direitos já garantidos por leis vigentes aos povos atingidos por barragens. Segundo alerta a entidade, a Lei não teve uma avaliação prévia de impactos regulatórios e econômicos para prever as suas consequências na economia. Além disso, conflita com o próprio processo de licenciamento ambiental e outras leis estaduais que já regulam o processo de Assistência Social e indenizações aos atingidos, criando uma nova instância concorrente e deliberativa (os novos comitês previstos pela nova Lei).

Segundo explica o presidente da ABRAGEL, Charles Lenzi, dentre outras falhas em sua elaboração, a referida Lei fere a Constituição quando retroage seus efeitos sobre empreendimentos em operação, criando insegurança jurídica em relações já consolidadas. “A Lei coloca os empreendedores do setor hidroelétrico do Estado numa situação muito vulnerável e sujeitos aos novos ônus dessa legislação. Tão grave ainda é a composição do Comitê Deliberativo criado pela Lei, formado paritariamente por representantes do Governo e dos atingidos por barragens, sem participação do setor produtivo”, observa.

A entidade alerta que são inúmeras as interferências caso a Lei nº 24.745/2020 venha a ser sancionada pelo Governador. A exemplo, cita-se o processo de definição dos atingidos por barragens, as negociações e o valor das indenizações a serem realizadas, assim como os diversos programas e planos que buscam garantir a proteção dos direitos sócio assistenciais das pessoas atingidas, todas estas matérias já amplamente disciplinadas pelo licenciamento ambiental e pela Lei Estadual nº 12.812/1998, tornando a nova lei desnecessária e burocrática, segundo afirma a Associação.

Abaixo os pontos observados pela ABRAGEL em relação à Lei nº 24.745/2020:

-ABRAGEL é favorável às políticas públicas de proteção e preservação dos direitos das pessoas atingidas por barragens, entretanto, recomenda veto à Lei nº 24.745/2020 por inconstitucionalidade e prejuízos econômicos a Minas Gerais.
-A entidade entende que é legítimo o objetivo da referida legislação no que se refere a coordenar e implementar ações que reduzam os conflitos decorrentes do processo de remanejamento e reparação dos atingidos por barragens. Entretanto, o texto da lei, além de chocar-se com outros dispositivos legais vigentes, entra em conflito a normas da Constituição.

-Os atuais instrumentos de licenciamento ambiental, juntamente com a Lei nº 12.812/1998 que institui o Plano de Assistência Social (PAS), já asseguram a proteção dos atingidos por barragens, prevendo ações de remanejamento e reparação aos atingidos, assim como medidas de prevenção de acidentes inseridas no Plano de Ação de Emergência (PAE). Sendo assim, é injustificável a criação de um ambiente adicional que se dá de maneira conflitante, e em desacordo com as diretrizes contemporâneas de simplificação e desburocratização do Estado e de eficiência da atuação estatal.

-As ações e medidas propostas pela Lei nº 24.745/2020 deverão interferir na viabilidade de projetos em setores estratégicos para a economia mineira e nacional, notadamente os de geração de energia hidrelétrica, além de outras áreas de infraestrutura. Por isso, é essencial que as medidas sejam precedidas por um devido planejamento, com análise de impacto regulatório, sob pena de, ao final, prejudicar-se toda a população e a economia regional e nacional.

-A nova Lei deve gerar ainda mais custos e burocracia à fase de licenciamento ambiental dos empreendimentos hidrelétricos, na medida em que sugere a criação de mais uma instância a ser acionada (os comitês) para fins de liberação de empreendimentos de barragens em Minas Gerais.

  • A nova lei, além de gerar tais problemas, dificultando novos investimentos no Estado, cria insegurança jurídica no setor, pois propõe medidas que irão retroagir em licenças já adquiridas de empreendimentos hidrelétricos em andamento, inclusive, daqueles que já contam com licenciamento ambiental e que já estão em operação.
    Website: https://www.abragel.org.br/


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