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Money Monster reuniu líderes do setor financeiro

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Foi realizada no último dia 3 de abril, no Learning Village, em São Paulo, a terceira edição do Money Monster. O evento reuniu especialistas e lideranças do setor financeiro e foi promovido pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), com patrocínio da Veritran, Sinqia+Evertec e Caixa Econômica Federal.

De acordo com Rodrigoh Henriques, diretor de inovação e estratégia da Fenasbac, a terceira edição do Money Monster consolidou o evento como um dos mais relevantes sobre inovação no sistema financeiro brasileiro. 

“Com casa cheia, painéis densos e um público altamente engajado, conseguimos promover reflexões, provocar novos olhares sobre o setor e conectar lideranças que realmente estão construindo o futuro do dinheiro”, afirma.

Entre os temas que geraram mais engajamento e debates, Rodrigoh destaca a tokenização da economia, as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), os impactos da inteligência artificial sobre o sistema financeiro, o avanço da identidade digital no Brasil e os desafios regulatórios diante de inovações cada vez mais descentralizadas. Além disso, a sustentabilidade financeira também se destacou como uma das pautas importantes, com discussões sobre modelos econômicos mais resilientes, éticos e inclusivos.

Um dos painéis mais comentados, “Eu sou da América do Sul: o que o mundo precisa vir aprender aqui?”, aprofundou o debate sobre os aprendizados e soluções originais que emergem nos dias atuais. “Também provocou o público a enxergar o papel do Brasil e da região como protagonistas no desenvolvimento de tecnologias financeiras adaptadas a contextos complexos, como os de baixa confiança institucional e informalidade econômica. Além disso, o debate sobre regulação mostrou como é possível equilibrar segurança jurídica e estímulo à inovação, algo crucial para o nosso cenário”, detalha o profissional.

Outro ponto alto do Money Monster foi o painel “Sociedade Digital: a promessa da inclusão financeira será cumprida?”, que discutiu a necessidade não apenas de criar novas tecnologias, mas de entender a quem elas servem. “Não basta digitalizar o dinheiro, é preciso garantir acesso, equidade e educação financeira em um sistema cada vez mais complexo”, analisa o diretor. 

Tendências para o futuro

Entre as tendências discutidas no evento que devem ganhar mais espaço no mercado nos próximos anos, Rodrigoh frisa a interoperabilidade entre moedas digitais, stablecoins e tokens. Segundo ele, o uso de inteligência artificial para otimização de processos financeiros e análise de risco também deve ganhar força, da mesma forma que a integração entre identidade digital e sistemas de pagamento.

“Outro ponto recorrente foi o fortalecimento do Open Finance como um mecanismo de democratização do crédito e personalização de serviços”, relembra.

O profissional ainda ressaltou os insights do Money Monster que podem impactar políticas públicas, regulação e o papel do Banco Central no incentivo à inovação. De acordo com ele, o evento reafirmou o protagonismo do Banco Central na inovação regulatória no Brasil.

“Os insights levantados em painéis como o de ‘Governança e Inovação’ e ‘CBDCs e Tokenização’ evidenciaram o quanto a escuta ativa e o diálogo entre reguladores, mercado e academia são essenciais para que o país continue trilhando um caminho de vanguarda. Muitos dos tópicos debatidos no evento devem inspirar ajustes em marcos regulatórios e impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas mais alinhadas com a nova realidade digital”, explica.



Realização de cirurgias robóticas cresce no Brasil

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O número de cirurgias robóticas feitas de 2018 a 2022 (88 mil), é 417% maior que as operações realizadas com o uso da técnica entre 2009 e 2018, período em que somam 17 mil, de acordo com dados publicados pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgados pela Associação Médica Brasileira (AMB).

De acordo com a matéria, a primeira cirurgia robótica foi feita no Brasil há 15 anos e a chegada de dois novos fornecedores de equipamento no Brasil ampliou de 51 para 111 robôs. O aumento da concorrência permitiu a redução de 30% a 50% no custo do procedimento para os pacientes e ampliou o número de estabelecimentos de saúde que oferecem o serviço.

Dr. Sebastián Bustos, médico-cirurgião oncológico e especialista em cirurgia robótica, esclarece que a cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico que se acopla ao paciente no ato cirúrgico e é controlado pelo cirurgião para a realização dos procedimentos com maior precisão.

“O robô é um instrumento e a cirurgia é desenvolvida única e exclusivamente pelo cirurgião. Ele controla os braços robóticos a partir de um console, onde visualiza a área operada em alta definição e 3D. Os movimentos do cirurgião são traduzidos pelo robô em ações mais precisas e estáveis, eliminando tremores e ampliando a capacidade de manobra em espaços reduzidos”, explica o cirurgião.

Segundo o médico, as pinças do sistema robótico possuem articulações que imitam os movimentos da mão humana. “Uma dúvida frequente é se o sistema opera de forma autônoma. Não, o robô não opera de forma autônoma, ele funciona como uma extensão das mãos do cirurgião”.

Dr. Sebastián Bustos destaca que, por permitir incisões menores, a cirurgia robótica reduz a exposição a agentes infecciosos e a necessidade de suturas extensas, o que diminui significativamente o risco de infecção hospitalar. “A menor agressão aos tecidos resulta em menos dor pós-operatória, menor resposta inflamatória ao trauma, menor necessidade de analgésicos e possibilita um tempo de recuperação mais rápido para o paciente”.

Cirurgia robótica oncológica ginecológica

De acordo com o médico, atualmente os especialistas reforçam os benefícios da tecnologia robótica, principalmente em cirurgias urológicas e ginecológicas, devido ao aumento do nível de precisão e por reduzir, consequentemente, o risco de complicações e sequelas e o tempo de recuperação. 

O cirurgião Dr. Sebastián Bustos, que atua no tratamento de câncer ginecológico e colorretal no Rio de Janeiro (RJ), pontua que a recuperação costuma ser mais rápida do que na cirurgia aberta e muitas vezes o paciente tem alta em poucos dias.

“Com menos dor e menos complicações pós-operatórias, como infecções e sangramentos, a necessidade de reabilitação prolongada diminui. Além disso, nos casos que necessitem de quimioterapia adjuvante, o menor tempo de recuperação pós-operatória permite que o tratamento seja iniciado mais rapidamente, o que impacta positivamente os resultados oncológicos”, ressalta o profissional.

No entanto, Dr. Sebastián Bustos assinala que apesar dos benefícios, a cirurgia robótica oncológica ainda enfrenta desafios. “Nem todos os tipos de câncer ou estágios avançados da doença são candidatos ideais para cirurgia robótica. Em casos de tumores muito grandes, por exemplo, muitas vezes a abordagem convencional é preferida porque, para retirar a peça cirúrgica, é necessário realizar uma abertura da cavidade abdominal”.

O especialista enfatiza que entre as tendências futuras da cirurgia robótica oncológica está a incorporação da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a precisão dos movimentos, da realidade aumentada para melhorar a visualização intraoperatória e o uso de novas plataformas para otimizar a remoção dos tumores com mais segurança. 

“Os avanços em biomarcadores e imagem intraoperatória poderão auxiliar na delimitação mais precisa das margens tumorais, tornando os procedimentos cada vez mais eficazes”.

O Instituto Vencer o Câncer divulgou que 60% dos tumores podem ser curados exclusivamente por cirurgia e que o Brasil ocupa a 9ª posição em número de plataformas e a 10ª em número de cirurgias robóticas no ranking global, considerando todas as cirurgias, não apenas oncológicas. Segundo a organização, atualmente os robôs são equipados com softwares de gestão de tempo, de qualidade e de utilização de material, em que a própria IA consegue perceber e, por questões de segurança, ajustar os movimentos para evitar lesões em outros órgãos.

Para saber mais, basta acessar: https://drsebastianbustos.com.br/



Avanços digitais trazem mais precisão à rinoplastia

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De acordo com o último relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS, em inglês), realizado em 2023, a rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. O procedimento figura em quinto lugar no TOP 5 de mais realizados mundialmente, com mais de 1,1 milhão de operações. 

Para o otorrinolaringologista especialista em cirurgia plástica da face, Dr. Maycon Baltazar, o levantamento confirma uma tendência que ele tem observado nos últimos anos. Segundo o profissional, a rinoplastia vai além da estética, representando uma busca pelo equilíbrio facial, harmonia e autoconfiança.

“Esse crescimento mundial reflete uma mudança de comportamento social, em que o cuidado com a aparência está diretamente associado ao bem-estar emocional e psicológico. No Brasil, especialmente, os pacientes buscam excelência nos resultados”, explica.

O médico também destaca que o avanço de tecnologias, como imagem 3D e realidade aumentada, tem ajudado os pacientes a visualizar os resultados antes do procedimento cirúrgico, o que é fundamental para alinhar expectativas e realidade.

“A possibilidade de visualização permite ao paciente enxergar, de maneira objetiva, as transformações faciais possíveis, resultando em decisões mais conscientes e seguras. Isso fortalece a relação de confiança entre paciente e cirurgião, aumentando a satisfação e reduzindo a ansiedade em relação aos resultados”, detalha.

A medicina estética tem evoluído para oferecer procedimentos cada vez mais personalizados, minimamente invasivos e com períodos de recuperação mais curtos. A combinação de tecnologias digitais de ponta, biomateriais compatíveis e técnicas cirúrgicas de precisão milimétrica representa o futuro da área.

“Hoje, a medicina estética adota protocolos anestésicos modernos e menos invasivos, que favorecem uma recuperação mais rápida, reduzindo edemas e desconfortos no pós-operatório. Esses avanços garantem não apenas maior segurança, mas também melhor qualidade no período de recuperação”, acrescenta o cirurgião. 

Além disso, o acompanhamento digital revolucionou o pós-operatório, permitindo um contato mais próximo entre médico e paciente, com orientações personalizadas. Segundo o Dr. Maycon Baltazar, essa possibilidade de monitoramento remoto promove conforto, segurança emocional e evita deslocamentos desnecessários.

A busca pela naturalidade

Atualmente, a naturalidade se tornou um grande diferencial nas cirurgias faciais. “Hoje, um resultado impecável é aquele que harmoniza perfeitamente com os traços originais do paciente, valorizando sua identidade e realçando sua beleza de forma sutil e sofisticada. Esse conceito responde diretamente à expectativa de um público que deseja melhorar sem transformar radicalmente, preservando sua essência e elevando a autoestima”, afirma o especialista.

De acordo com o Dr. Maycon Baltazar, “pacientes que buscam resultados de excelência devem considerar a formação acadêmica sólida do profissional, sua experiência em casos complexos e refinados, referências no mercado e, principalmente, sua sensibilidade estética. Mais do que a técnica, o especialista ideal é aquele que compreende profundamente os objetivos do paciente, estabelecendo uma relação de confiança que garanta segurança e resultados à altura das expectativas mais elevadas”.

Ele também ressalta que as chamadas rinoplastias secundárias e terciárias desempenham um papel importante na correção e aperfeiçoamento de procedimentos anteriores, seja para ajustar detalhes que não corresponderam plenamente às expectativas iniciais, seja para corrigir alterações surgidas com o tempo.

“Para garantir um resultado de excelência, é essencial compreender que cada rosto possui proporções únicas. Um planejamento personalizado permite respeitar e valorizar essas características individuais, alcançando uma harmonia natural, elegante e autêntica”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://mayconbaltazar.com.br/ 



Biomagistral lança suplemento para regulação do sono

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A Biomagistral Farmacêutica, rede de franquias de farmácia de manipulação brasileira, acaba de lançar o UltraNight PHG, suplemento formulado com ingredientes 100% naturais, com o objetivo de auxiliar na regulação do sono. O produto foi desenvolvido com a finalidade de promover o relaxamento, facilitar o adormecimento e estimular um sono de qualidade.

De acordo com a farmacêutica Kamilla de Oliveira Neves, responsável pelo desenvolvimento do produto, uma das características do UltraNight PHG é que ele não causa dependência e não apresenta efeitos colaterais por conta da sua composição natural.

“Sabemos que uma noite mal dormida impacta diretamente no desempenho cognitivo e na qualidade de vida. Nosso objetivo é oferecer uma alternativa natural para quem busca uma rotina de sono mais equilibrada”, afirma.

A especialista enfatiza que uma noite de sono reparador vai além da disposição e concentração, atuando na regulação hormonal e na redução dos níveis de estresse e ansiedade. “O descanso é fundamental para a recuperação do organismo, impactando diretamente na qualidade de vida e no bem-estar geral”, destaca Neves.

Para muitos brasileiros, uma noite de sono de qualidade se tornou um desafio crescente. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), noticiada pelo Jornal da USP, revelou que 72% da população brasileira enfrenta distúrbios relacionados ao sono.

Essa condição, frequentemente ligada ao uso excessivo de telas, rotinas irregulares e até mesmo questões clínicas ou emocionais, pode ter sérias implicações para a saúde e o bem-estar. Segundo a Academia Brasileira do Sono (ABS), a privação do sono está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, demências, diabetes, transtornos metabólicos e um sistema imunológico comprometido.

Em contrapartida, uma noite de descanso reparadora é fundamental para a melhora da memória, redução da ansiedade, aumento da concentração e um humor mais equilibrado, preparando corpo e mente para enfrentar o dia a dia com mais disposição. 

Ações simples, grandes resultados

A farmacêutica da Biomagistral afirma que adotar hábitos saudáveis é um passo crucial para otimizar a qualidade do sono. Manter uma rotina regular, com horários consistentes para deitar e acordar, ajuda a sincronizar o relógio biológico, facilitando o adormecimento e tornando o descanso mais eficiente.

“Especialistas também alertam para a importância de evitar a exposição a telas de celulares, tablets e televisores antes de dormir, pois a luz azul emitida por esses dispositivos interfere na produção de melatonina, o hormônio essencial para o sono”, complementa.

Atenção à privação de sono

A privação do sono pode desencadear sérias consequências para a saúde física e mental, incluindo alterações de humor, crises de ansiedade e, em casos extremos, paranoias e alucinações. A falta de descanso eleva os níveis de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, desregula o ritmo cardíaco e enfraquece o sistema imunológico, tornando o organismo mais vulnerável a doenças, alerta Neves.

“A privação prolongada do sono pode comprometer seriamente a qualidade de vida, aumentando os riscos de problemas crônicos de saúde”, reforça a farmacêutica.

Biomagistral Farmacêutica chega a 200 unidades em 20 estados

A Biomagistral Farmacêutica ultrapassou a marca de 200 unidades em 20 estados do Brasil em 2025. A empresa, que iniciou sua trajetória em 1979, possui atuação abrangente em manipulação humana e veterinária, além de vacinas.

“A Biomagistral Farmacêutica reforça a importância de buscar orientação médica ou farmacêutica antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, garantindo assim a segurança e a adequação do produto às necessidades individuais”, enfatiza a farmacêutica Kamilla de Oliveira Neves.

Para mais informações, basta acessar: www.biomagistral.com



Gulf Oil Brasil participa da FEIBANANA 2025

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Para esta edição, a Gulf traz sua linha de insumos agrícolas. Entre os destaques está o Agefix E8, adjuvante emulsionável formulado com óleo mineral refinado e tensoativos que ajuda na otimização da aplicação de defensivos em cultivos como banana, citros, soja, milho e algodão. Já o OMA, é um óleo mineral de alta pureza que potencializa a ação de fungicidas e é amplamente utilizado no controle da Sigatoka Negra e Amarela na cultura da banana, com desempenho em aplicações aéreas, tratorizadas e costais. Completa o portfólio, o Argenfrut RV, defensivo à base de óleo mineral emulsionável, indicado para o controle de cochonilhas, ácaros, pulgões e os principais fungos da bananicultura, também com aplicação recomendada em culturas como citros, videiras e culturas de climas temperados.

Com essas soluções, a Gulf reforça sua atuação no apoio à produtividade agrícola e à adoção de práticas mais seguras e eficazes no campo.

Durante a feira, o público também poderá participar do Banana Fit, evento técnico organizado pela EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. Realizado paralelamente à FEIBANANA, o encontro reúne especialistas para discutir desafios fitossanitários e propor soluções voltadas à sustentabilidade e rentabilidade na produção de bananas.

A presença da Gulf na FEIBANANA 2025 reafirma a determinação da marca em estreitar o relacionamento com produtores e especialistas do setor, e apoiar o avanço do agronegócio no país.

Serviço:

FEIBANANA 2025 / BANANA FIT
13 a 15 de maio de 2025
Centro de Eventos de Pariquera-Açu (Av. Olímpica, s/n, ao lado da Rod. Abílio Previdi SP226, Pariquera-Açu – SP)



Pearson apresenta IA para preparação de aulas de inglês

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A Pearson (FTSE: PSON.L), empresa global de aprendizagem ao longo da vida, apresenta o Smart Lesson Generator, ferramenta impulsionada por inteligência artificial (IA) que cria, em segundos, materiais de aula de inglês alinhados ao currículo pedagógico, ajudando a reduzir a carga de trabalho e a aliviar a pressão sobre os educadores.

Um estudo da companhia constatou que 76% dos professores dedicam pelo menos uma hora de seu tempo livre por semana ao planejamento de aulas, com 43% dedicando mais de três horas.

O Smart Lesson Generator se propõe a reduzir significativamente essa carga, gerando atividades adequadas ao nível de ensino e seguindo objetivos de aprendizagem, tópicos e vocabulário específicos de cada professor. A ferramenta é ainda pautada pela Escala Global de Inglês (GSE) da Pearson, um padrão global de proficiência em inglês.

Enfrentando os desafios da IA ​​na educação

O Smart Lesson Generator visa garantir que todas as atividades estejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem do GSE, permitindo que professores e alunos acompanhem o progresso regularmente, ao longo da escala de proficiência.

Dessa forma, a ferramenta complementa o material didático existente da Pearson, possibilitando que os educadores criem conteúdo mais relevante dentro de seus planos de aula. Educadores que usam materiais de outras empresas também podem gerar atividades com base em tópicos e níveis selecionados.

“Como ex-professora, sei quanto tempo e energia são investidos na criação de aulas significativas”, disse Sharon Hague, presidente da Pearson English Language Learning. “Pesquisas mostram que 90% dos educadores ingressam na profissão para fazer a diferença na vida dos alunos, mas muitos dedicam mais da metade do seu tempo ao planejamento de aulas, o que é um obstáculo que precisa ser superado”.

“O Smart Lesson Generator foi projetado para fazer exatamente isso. Ele evita que os professores precisem vasculhar recursos infinitos, combinando a eficiência da IA ​​com a experiência da Pearson em aprendizagem de idiomas. Em apenas alguns segundos, ele cria atividades adequadas ao nível de cada aluno, liberando os professores para concentrar seu tempo e habilidades onde mais importam: interagindo com os alunos e gerando impacto real na sala de aula”.

“O Smart Lesson Generator é como ter um assistente de ensino pessoal do futuro, mas aqui e agora. Ele oferece uma infinidade de ideias para os professores”, comentou Hebatallah Morsy, instrutora de inglês, consultora e formadora de professores.

“Além disso, ele auxilia nas atividades de avaliação formativa: busca garantir que as atividades sejam precisas — nem muito fáceis, nem muito difíceis, na medida certa. Tudo está alinhado com o currículo e pronto para ser executado”.

Aprendizagem impulsionada por IA

Segundo a Pearson, mais de 4.000 professores em todo o mundo já obtiveram acesso ao Smart Lesson Generator como um recurso da plataforma da empresa, com a expectativa de que mais educadores se beneficiem a cada mês ao longo do ano. A ferramenta reforça o compromisso da Pearson em integrar pedagogia com IA avançada.



Evento traz tendências da IA na comunicação corporativa

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A Knewin, empresa de soluções de inteligência para comunicação e reputação, convida profissionais da área para o webinar “Tendências da IA: Novos rumos para a comunicação corporativa e reputacional“, que acontecerá no dia 06 de maio, às 14h.

Este evento on-line e gratuito reunirá especialistas do mercado para discutir como a inteligência artificial está transformando a comunicação das empresas e a gestão de sua reputação. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o potencial da IA e como aplicá-la em suas estratégias e processos. A mediação dos painéis será conduzida por Leandro Bianchi, diretor de marketing e vendas da Knewin.

O webinar contará com quatro painéis, que terão os seguintes temas e painelistas:

  • O papel da inteligência artificial na comunicação corporativa, com Gustavo Stork;
  • Reputação corporativa na era da IA: desafios e oportunidades, com Sheila Magri;
  • A reinvenção das relações públicas na era da inteligência artificial, com Guga Peccicacco;
  • O papel estratégico da liderança na comunicação em tempos de IA, com Renato Avanzi.

“Estamos entusiasmados em promover este debate fundamental sobre o impacto da inteligência artificial na comunicação. Acreditamos que este webinar vai trazer ideias práticas para os profissionais que buscam inovar e se destacar neste novo cenário”, afirma Leandro Bianchi, diretor de marketing e vendas da Knewin e mediador do evento.

Durante o evento, os especialistas compartilharão informações sobre como a IA está transformando a comunicação das grandes empresas, o futuro das relações públicas e da reputação em ambientes digitais, a importância da liderança e cultura em um mundo automatizado, e as novas ferramentas e competências que os profissionais de comunicação precisam desenvolver.

Além da chance de aprendizado, o webinar oferece certificado de participação aos inscritos. E para ampliar ainda mais a rede de conhecimento, a Knewin preparou um programa de indicações especial. Ao convidar colegas e amigos para se inscreverem, os participantes podem ganhar prêmios exclusivos conforme o número de indicações realizadas.

Este webinar é uma oportunidade para profissionais de comunicação que desejam se manter atualizados sobre as últimas tendências e liderar a transformação da comunicação corporativa e reputacional.

Para se inscrever, basta acessar: https://www.knewin.com/webinar/tendencias-da-ia



Yakult patrocina Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação

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A Yakult do Brasil foi uma das patrocinadoras do Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, que reuniu atletas no Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, de 21 a 26 de abril. A competição é uma das mais tradicionais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e de suas Federações Aquáticas Estaduais filiadas. Um dos pontos mais importantes foi a finalização da seletiva das 12 vagas para a Seleção Brasileira de Natação que vai para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Singapura, de 26 de julho a 3 de agosto.

A competição foi composta de 21 provas distribuídas pelas categorias femininas, masculinas e mistas. O Minas Tênis Clube (MG) ficou com a primeira colocação geral do Troféu Maria Lenk 2025, seguido pela Unisanta (Santos/SP) em segundo lugar e pelo Esporte Clube Pinheiros (SP), que fechou o pódio com o terceiro lugar. Entre os destaques estão os nadadores Guilherme Caribé, que fez o melhor tempo do mundo no ano, e Stephanie Balduccini, que quebrou o recorde sul-americano nos 100m livre – ambos da Unisanta.

O Troféu Maria Lenk também teve seletivas para o Campeonato Mundial de Natação Júnior da World Aquatics (AQUA), que será na Romênia de 19 a 24 de agosto; e para os Jogos Pan Americanos Júnior que serão realizados em Assunção, no Paraguai, de 10 a 14 de agosto. Além disso, os classificados poderão participar das Universíades, promovidas e organizadas pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) com os critérios de convocação pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A Yakult, que é patrocinadora oficial da CBDA desde 2022, fez uma ação de degustação de leites fermentados e produtos destinados para atletas e Comissão Técnica durante todo o campeonato. “Queríamos aproveitar o Troféu Maria Lenk para oferecer aos atletas da natação produtos saudáveis, especialmente para a microbiota intestinal”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. 

Parceria
O primeiro apoio institucional da Yakult do Brasil para a CBDA foi em março de 2022, quando a multinacional japonesa foi a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil. Naquele ano, a empresa também apoiou a competição que definiu a Seleção Brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e para o Campeonato Mundial Junior de Natação.

Em seguida, a multinacional firmou o contrato de patrocínio para os demais eventos, que foi renovado em 2023 e 2024. A marca Yakult fica estampada nas placas de publicidade, nos pódios e backdrops. “A natação é um esporte que proporciona uma excelente qualidade de vida para seus praticantes, assim como os produtos da marca comercializados em todo o mundo”, acentua o presidente da Yakult do Brasil. Desde 2005, a Yakult Honsha (matriz da empresa) também é a patrocinadora oficial da World Aquatics em seus principais eventos de natação.

Sobre a Yakult
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 57 anos em 2025. Para outras informações, basta acessar o site: www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.



Atualização da NR-1 impulsiona debate sobre saúde mental

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A atualização da NR-1, que amplia a responsabilidade das empresas sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho, tem acelerado a discussão sobre saúde mental e exigido das organizações uma atuação mais estratégica. Essa pauta foi o foco do Passaporte RH, webinar promovido pelo Férias & Co no dia 23 de abril.

Reunindo especialistas em saúde corporativa e gestão de pessoas, o evento contou com Bruno Carone, CEO do Férias & Co; Suzie Clavery, Chief Talent Officer da TotalPass; e Caio Infante, cofundador da Employer Branding Brasil. A mediação foi conduzida por Mariana Cremonesi, coordenadora de comunicação do Férias & Co.

Segundo Bruno Carone, a nova NR-1 é uma oportunidade para transformar a cultura empresarial. “Mais de 40% dos afastamentos em 2023 estiveram ligados à saúde mental, com impacto bilionário na Previdência. Se isso não for um alerta para as empresas, o que será? É hora de parar de tratar saúde emocional como custo e começar a enxergá-la como investimento em produtividade, retenção e imagem institucional”, afirma.

A NR-1 como catalisador de mudança

A NR-1, que desde 1978 tratava da prevenção de acidentes físicos, agora exige também a gestão de estresse, ansiedade e burnout. O descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 300 mil e até a interrupção das atividades. Para os especialistas, a mudança tem o potencial de nivelar o mercado e exigir ações efetivas mesmo de empresas com pouca maturidade no tema. “Tem muita empresa com boas intenções, mas que esbarra na falta de aprovação da alta liderança. Agora, com impacto direto no negócio, o cenário muda: ignorar a saúde mental pode custar caro”, reforçou Carone.

Para Suzie Clavery, o caminho começa pelo diagnóstico: “A escuta ativa é a primeira ação. O que funciona para uma empresa pode não fazer sentido para outra. Personalizar e comunicar bem os benefícios é essencial”, afirma. Suzie apresentou o modelo da TotalPass, que atua com base em três pilares integrados: saúde física, nutricional e mental. O benefício oferece acesso a academias, orientação alimentar e, conforme o plano, sessões de terapia. “Entendemos a saúde de forma holística. Alimentação, atividade física e apoio emocional caminham juntos no cuidado com o colaborador”, destacou. Ela acrescentou que o plano mais completo também é disponibilizado aos próprios colaboradores da empresa.

Caio Infante destacou o papel da liderança: “Não adianta fazer uma política bonita no papel. A liderança tem que viver essa cultura. O exemplo arrasta. Empresas que promovem escuta, empatia e confiança constroem ambientes mais seguros e produtivos”, diz.

Apesar da possível prorrogação da obrigatoriedade da NR-1 para 2026, os participantes foram unânimes: a mudança deve começar agora. “Não vamos esperar o medo da multa. Temos mais de 365 dias pela frente. O tempo de agir é hoje”, concluiu Carone.

O webinar Passaporte RH está disponível na íntegra no canal do YouTube do Férias & Co. e pode ser assistido clicando aqui.



Empresas brasileiras: 48% esperam contratar no 2º trimestre

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Para o segundo trimestre, 48% das organizações brasileiras pretendem aumentar sua força de trabalho, um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior. É o que aponta a Pesquisa de Expectativa de Emprego Q2 2025, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, empresa global de soluções de força de trabalho. 

Atualmente, o Brasil ocupa o 12º lugar do ranking na Expectativa Líquida de Emprego — calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar. Para o período de abril a junho, essa taxa média é de 26% no país, apontando uma redução de 1% em relação ao trimestre passado.  

Entre os segmentos com expectativas mais altas, o de Tecnologia da Informação (TI) lidera (39%). Em seguida, vem o setor de Serviços de Comunicação (38%). Antes, a segunda posição era ocupada pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública. 

Mesmo que o setor de TI esteja otimista com contratações, outra pesquisa de 2025 do ManpowerGroup, sobre escassez de talentos, aponta que 84% dos empregadores de TI indicam ter dificuldade em encontrar talentos ideais para as vagas. Ainda segundo o levantamento, as habilidades mais difíceis de se encontrar estão em TI & Dados (39%). Ou seja: a expectativa de contratação é alta, mas a demanda por profissionais também. 

“Para enfrentar tal dilema, empresas brasileiras devem adotar novas estratégias para atrair e reter talentos. Um exemplo de solução, apontado na pesquisa por 40% dos empregadores, é o upskilling e reskilling dos funcionários, uma alternativa interessante para fomentar o engajamento e o desenvolvimento dessas pessoas”, comenta Wilma Dal Col, Diretora de RH do ManpowerGroup Brasil. 

A pesquisa sobre expectativa de emprego também aponta que os estados de São Paulo (50%) e Rio de Janeiro (34%) estão entre as regiões brasileiras com maior intenção de contratação. Em relação ao trimestre passado, o Paraná saiu da liderança de 32% para uma expectativa de 23% para o segundo trimestre. 

Já no cenário global, 40% das empresas planejam contratar, com uma Expectativa Líquida de Emprego média em 25%. Empregadores da Ásia-Pacífico destacam-se pelas intenções de contratação mais fortes (30%), seguidos pelas Américas (29%) e pela Europa e Oriente Médio (20%).  

Entre os países que lideram o ranking de expectativa de contratação estão Índia (43%), EUA (34%) e México (33%). Por outro lado, as intenções estão enfraquecidas em países como Grécia (7%), Romênia (6%) e Argentina (0%). 

“O início do ano costuma ser marcado por incertezas econômicas e 2025 não foi diferente. No entanto, à medida que o cenário vai se consolidando ao longo do primeiro trimestre, as empresas começam a ter uma visão mais clara sobre o que esperar e, consequentemente, aumentam os investimentos em contratações. Como já observamos há algum tempo, o setor de TI segue sendo um dos principais responsáveis por essas contratações. E essa tendência deve continuar, especialmente com a consolidação da Inteligência Artificial e do aumento dos ataques cibernéticos. Conforme a Avanade, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar os orçamentos destinados à IA Generativa”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil. 



IA viabiliza crédito para quem não tem histórico financeiro

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No Brasil, mais de 35,3 milhões de pessoas são consideradas “invisíveis” para o sistema financeiro tradicional, segundo um levantamento da Serasa Experian. Isto representa um obstáculo para a inclusão financeira da população que mais precisa de acesso a crédito e outros serviços financeiros. Para mudar esta realidade, fintechs têm se empenhado no uso de tecnologia.

Um exemplo é o praticado pela Juvo, fintech de microcrédito voltada para pessoas da classe C e D. A empresa utiliza tecnologia e Inteligência Artificial para construir um score de crédito para a população sem histórico financeiro. Nos últimos quatro anos, a Juvo disponibilizou mais de R$1,3 bilhão em microcréditos para este público.  fintech concede empréstimos de até R$ 4.500 com taxas de juros abaixo do mercado, usando o celular como garantia. Além do crédito pessoal, a Juvo tem, no modelo white label, parcerias com empresas de telecomunicações para oferecer o serviço de adiantamento de recarga de celular, que atende mais de 100 mil brasileiros diariamente.

No último ano, a Juvo registrou crescimento no faturamento de mais de 150%, e já captou R$500 milhões em investimentos. A fintech deve receber novos aportes ainda neste semestre, incluindo uma série FIDC em andamento.

“A inclusão financeira ainda é um desafio no Brasil, e a Juvo está empenhada em transformar esta realidade. Nosso objetivo é eliminar barreiras financeiras, criando oportunidades para milhões de brasileiros. Com o uso de tecnologia e Inteligência Artificial, estamos tornando o crédito mais acessível. Impulsionados por esta missão e com o apoio de nossos investidores, estamos expandindo nossa base de clientes e parceiros”, afirma Steve Polsky, fundador e CEO da Juvo.



Imóveis na Flórida despertam interesse por segurança e valorização

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O mercado imobiliário da Flórida tem chamado a atenção de brasileiros que buscam mais segurança, estabilidade e valorização patrimonial. Dados divulgados pela National Association of Realtors (NAR) indicam que o Brasil está entre os cinco países que mais compram imóveis nos Estados Unidos. Dentre os destinos preferidos, a Flórida lidera com mais de 20% das aquisições internacionais, impulsionada por fatores como clima ameno, qualidade de vida e ambiente econômico favorável.

Segundo levantamento da Florida Realtors, as regiões de Orlando, Miami e Tampa seguem entre as mais procuradas por compradores estrangeiros. A busca por propriedades de alto padrão tem crescido, especialmente entre famílias que desejam fixar residência nos EUA ou investidores interessados em dolarizar parte do patrimônio e diversificar seus ativos.

O consultor imobiliário Luis Campos, especializado em propriedades de alto padrão, explica que os motivos mais citados pelos brasileiros incluem segurança jurídica, valorização imobiliária e qualidade dos serviços públicos. “A estrutura das cidades da Flórida, aliada a um sistema educacional acessível e à boa oferta de saúde, torna o estado uma escolha frequente entre famílias que buscam uma nova etapa de vida no exterior”, afirma.

Luis Campos também destaca que o setor tem recebido atenção de investidores que buscam rentabilidade em imóveis destinados a aluguel por temporada ou de longo prazo. Segundo ele, o retorno sobre investimento em algumas regiões pode variar entre 5% e 8% ao ano, dependendo da localização e do perfil da propriedade.

Além da rentabilidade, a estabilidade do dólar e a proteção patrimonial oferecida pelo mercado americano são elementos decisivos para quem deseja investir fora do Brasil. Para André Duek, líder do Duek Lara Group, a tendência é que o interesse por imóveis nos Estados Unidos, especialmente na Flórida, se mantenha em alta ao longo dos próximos anos.



Manpower abre 100 vagas de logística em Guarulhos

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Atuando no mercado de Recursos Humanos, a empresa ManpowerGroup Brasil, em parceria com a Shein, está contratando 100 funcionários para atuarem na área logística. Na busca por profissionais interessados em ingressar no mercado de trabalho, a organização abrange para todos os públicos, inclusive aqueles sem experiência anterior.
 
Para serem elegíveis às vagas de auxiliar logístico, é necessário possuir Ensino Fundamental completo e conhecimentos em técnicas de armazenamento e controle de estoque. A atuação é presencial em Guarulhos, e moradores de Itaquaquecetuba também podem se candidatar, pois há disponibilidade de fretado na região.
 
Como auxiliar de logística, o profissional será responsável por uma variedade de tarefas relacionadas ao controle de entrada e saída de mercadorias, coleta, conferência e separação de produtos, além de atividades de carga e descarga, armazenamento e controle de estoque.

Entre suas principais atribuições estão registrar movimentações para garantir precisão nos pedidos, receber e conferir os produtos assegurando sua integridade, realizar a carga e descarga de forma segura e eficiente, armazenar os itens em locais adequados para facilitar o acesso e preservar a qualidade, além de monitorar o estoque, mantendo os registros sempre atualizados para garantir a disponibilidade dos materiais.

A vaga oferece o salário compatível com o mercado, e entre os benefícios concedidos aos colaboradores estão: transporte fretado, refeitório no local e seguro de vida. 

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro, até dia 12 de maio, por meio do link: Vagas Guarulhos

Para mais informações sobre as posições, basta acessar: https://vagas.manpowergroup.com.br/

E para se conectar a outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.



Tendências da inteligência artificial moldam 2025

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O ano de 2024 marcou um ponto de virada para a inteligência artificial (IA) no Brasil, e os números da editora Casa do Código, especializada em livros técnicos de tecnologia, reforçam essa tendência. Os três livros mais vendidos da editora no último ano abordaram o tema da IA, evidenciando o crescente interesse de profissionais e empresas em dominar essa tecnologia transformadora. Em primeiro lugar, destaca-se Engenharia de Prompt para Devs, de Ricardo Pupo Larguesa, seguido por Introdução à Estatística para Ciência de Dados, de Tatiana Escovedo, Marcos Kalinowski e Thiago Marques, e Inteligência Artificial e ChatGPT, de Fabrício Carraro. Esses títulos refletem a busca por conhecimento prático e aplicável em um mercado que já sente os impactos da revolução da IA.

Ricardo Pupo Larguesa, autor do best-seller Engenharia de Prompt para Devs e professor de Machine Learning na Fatec Santos, além de diretor-executivo da T2S – uma software house com mais de 20 anos de experiência em soluções tecnológicas –, comenta o fenômeno: “O fato de os três livros mais vendidos da Casa do Código serem sobre IA mostra que o mercado está sedento por especialização. Os profissionais da área já perceberam que as mudanças são inevitáveis e estão acontecendo agora. Quem não se preparar, ficará para trás”. A afirmação encontra respaldo em dados globais: segundo o relatório AI Index 2024 da Stanford University, o investimento em IA cresceu 13% em 2023, atingindo US$ 189 bilhões, com previsão de expansão ainda maior até 2025.

O que esperar da IA em 2025?

A IA está remodelando setores inteiros, desde a automação de processos até a criação de conteúdos personalizados. Rodrigo Lopes Salgado, também diretor-executivo da T2S, revela que a demanda por soluções de IA nas empresas brasileiras disparou. “Temos recebido demandas tanto para modelos preditivos baseados em Machine Learning quanto para soluções integradas a modelos generativos, como ChatGPT e Gemini, que automatizam tarefas e geram conteúdos”, explica. Segundo a pesquisa ‘The state of AI in early 2024’ da McKinsey, 72% das organizações já utilizam inteligência artificial em pelo menos uma função empresarial, indicando uma tendência crescente na adoção dessa tecnologia.

Ricardo Larguesa destaca o potencial subutilizado dos dados corporativos: “As empresas têm um tesouro escondido em seus bancos de dados. Organizar essas informações históricas para treinar modelos preditivos é mais simples e acessível do que muitos imaginam. Projetos iniciais podem ser pequenos, com investimento baixo, e ainda assim gerar provas de conceito que projetam o retorno sobre investimento (ROI) com precisão”. Ele exemplifica que, diferentemente dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, que exigem milhões de dólares e infraestrutura robusta para treinamento e operação, modelos menores podem ser desenvolvidos em poucos dias com hardware acessível.

Por outro lado, o uso de modelos generativos também está longe de atingir seu limite. “Estamos apenas no começo. Esses modelos evoluem rapidamente, e muitas empresas ainda não exploram todo o potencial de personalização disponível”, afirma Larguesa. Técnicas como fine-tuning (ajuste fino), Retrieval-Augmented Generation (RAG) e engenharia de prompt – abordadas em seu livro – permitem otimizar os resultados da IA para necessidades específicas. Além disso, o ecossistema de modelos abertos, como o LLaMA, DeepSeek, Mistral e o Gemma, oferece alternativas seguras e eficientes para implementação em infraestruturas próprias, reduzindo custos e aumentando a privacidade dos dados.

A T2S, sediada em Santos (SP), está capitalizando esse momento de efervescência tecnológica. “Há alguns anos, criamos um programa interno de inovação para acelerar startups dentro da empresa. Hoje, já temos dois produtos de IA no mercado: o Relpz.com e o HRelper.com”, conta Rodrigo Salgado. O Relpz é uma plataforma que permite criar IAs corporativas personalizadas com poucos cliques, oferecendo integração com outras ferramentas e controle de acesso. Já o HRelper é uma solução de gestão de recrutamento assistida por IA, que simplifica processos seletivos e aumenta a eficiência das equipes de RH.

A empresa também aplica IA em projetos práticos. Um exemplo é o portal Tecnologia Portuária, onde um agente automatizado gera sinopses dos vídeos do YouTube e as publica, impulsionando o tráfego orgânico por menos de R$ 0,10 por publicação. Hellen Xavier, responsável pelo conteúdo do portal, destaca: “A IA nos permite escalar a produção de conteúdo com agilidade e custo reduzido, mantendo a qualidade com revisões humanas”. Outro caso é o EvoluRP, uma plataforma de gestão da informação que integra assistentes e agentes de IA para tarefas diversas. “Podemos criar desde assistentes simples até agentes complexos que executam processos em várias etapas”, explica Bryan Santos de Oliveira, desenvolvedor da T2S.

Preparando-se para o futuro

A perspectiva para 2025 é clara: a IA será um diferencial competitivo indispensável. Especialistas do setor projetam que a adoção de soluções de IA continuará a oferecer vantagens competitivas significativas nos próximos anos. Para Ricardo Larguesa, o segredo está na combinação de conhecimento técnico e aplicação estratégica: “A IA não é mágica, mas sim uma ferramenta que, quando bem utilizada, transforma dados em resultados reais”.

A busca por conhecimento em IA e a demanda por soluções personalizadas impulsionam o mercado. Empresas de tecnologia desenvolvem plataformas voltadas à aplicação prática da inteligência artificial, incluindo iniciativas como as da T2S, sediada em Santos (SP), que atua no desenvolvimento de soluções para automação e gestão de dados.



Alta das dívidas reforça importância do planejamento

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Manter a organização financeira tem se tornado um verdadeiro desafio para as famílias brasileiras. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelam que cerca de 78% das famílias do país iniciaram o ano com algum tipo de dívida — reflexo direto do aumento do custo de vida, da alta dos juros e da instabilidade econômica. Nesse cenário, a falta de planejamento para lidar com situações inesperadas pode comprometer ainda mais a saúde financeira de muitas famílias, especialmente em situações que impõe gastos elevados e inesperados, como no caso do falecimento de um ente querido.

A contratação de seguros, planos de saúde, planos funerários e outros serviços preventivos têm se mostrado uma alternativa eficaz para evitar o endividamento em momentos de crise. Um levantamento do Grupo Zelo aponta que, sem qualquer tipo de cobertura, os custos de uma cerimônia de despedida simples podem chegar ao valor de R$7 mil, pesando de forma significativa no orçamento de quem não se planejou para essa despesa.

“Além de proporcionar um momento de despedida digno, os planos funerários evitam que a família precise lidar com burocracias e gastos elevados em meio à dor da perda. Essa previsibilidade financeira permite que o orçamento familiar siga protegido, mesmo em situações tão delicadas”, explica Alessandro Oliveira, Diretor do Grupo Zelo.

Esse foi o caminho escolhido por Maria Aparecida Costa de Araújo, aposentada de 57 anos, que cuidava dos pais idosos e percebeu a importância de se preparar financeiramente para o futuro. Pouco tempo depois, em 2022, enfrentou a perda do pai e pôde contar com todo o suporte de um plano funerário em um dos momentos mais difíceis da sua vida.

“Eu não sabia o que fazer e poder contar com este serviço nos trouxe um alívio enorme, no aspecto financeiro e emocional. Desde então indico a todos, porque é um cuidado diferente e o valor cabe certinho no orçamento da família. Minha mãe, inclusive, pediu para ser cremada, e o plano já cobre esse desejo dela”, conta Maria Aparecida.

Benefícios em vida fortalecem o planejamento financeiro

Além da assistência funerária, as empresas de planos vêm investindo em parcerias para oferecer descontos aos clientes para usar ainda em vida. O Grupo Zelo, por exemplo, investe na expansão da DU, plataforma de benefícios que oferece descontos em produtos e serviços de mais de 4 mil empresas parceiras, com foco em saúde e bem-estar. Somente no primeiro trimestre de 2025, a Du já gerou aos associados do Grupo Zelo mais de R$ 1,5 milhões em descontos em serviços de saúde e bem-estar e uma variedade de outros produtos.



DRC Pneus amplia operações no Brasil, anuncia fábrica e estreia na Agrishow 2025

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A DRC Pneus, fabricante de pneus com sede no Vietnã e presença consolidada nos EUA, está intensificando sua atuação no Brasil com produção e distribuição próprias. Após 15 anos no país, operando por meio de um distribuidor, a marca dá um passo decisivo para a consolidação no mercado brasileiro e estreia sua participação na Agrishow 2025 — uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo — que acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Com produtos para caminhões, ônibus, veículos agrícolas e industriais, a DRC soma 50 anos de trajetória e comercializa cerca de 12 milhões de pneus por ano em mais de 50 países. Agora, com planos para instalar sua primeira fábrica no Brasil, a empresa pretende produzir 360 mil pneus anualmente no país, o que representará 25% do volume total global da marca para mercado TBR.

“O Brasil é estratégico para o crescimento da DRC. Com as atuais incongruências do mercado chinês e dos EUA, somadas ao aumento de tarifas, o Brasil larga na frente ao oferecer oportunidades sólidas, especialmente no segmento agrícola”, explica Marcelo Griebler, CEO da DRC Pneus Brasil. “Ter uma fábrica no Brasil vai representar a união da tecnologia global e eficiência local para atender o setor com qualidade e agilidade”, completa.

Outro destaque da marca é a parceria com a Shelby, conhecida pelos veículos de alto desempenho, o que reforça a versatilidade presente em sua linha de produtos — do agro ao automobilismo esportivo.

Agrishow 2025

A estreia da DRC na Agrishow 2025 representa um novo marco na expansão da marca no Brasil. Durante o evento, a empresa apresentará sua linha de pneus voltada aos segmentos agrícola e de transporte de carga, com destaque para os modelos D601, D722, D941 e D851 — desenvolvidos para alcançar alta performance, tração e durabilidade em terrenos exigentes.

Griebler fala sobre projeto de nova fábrica no Brasil, a representatividade para o setor e economia local ao citar dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP): “Hoje, cerca de 40% dos pneus vendidos no país são importados. Com produção nacional, queremos ampliar a competitividade do mercado e oferecer um produto robusto, adaptado à realidade do campo brasileiro”.

Com foco em tecnologia, sustentabilidade e resposta às demandas do agronegócio, a DRC chega com força renovada ao país e visa ser uma aliada para empresários do agronegócio e frotistas.

Os representantes comerciais da marca estarão no estande para atender os clientes e interessados nos produtos. O ambiente ainda conta com um serviço premium de atendimento com coquetel para receber os visitantes e no segundo dia da feira (29/04), o espaço será privilegiado com um show exclusivo do cantor Bruno Castro.

Para trazer a imersão para os presentes na Agrishow 2025, a área externa terá uma relíquia tradicional americana, o caminhão Peterbilt. O endereço da DRC Pneus dentro da Agrishow 2025 é: H20a.

Para mais informações, basta acessar: www.drc-pneus.com.br

Serviço: Agrishow 2025

Espaço: Estande DRC Pneus – Agrishow 2025

Data da feira: 28 de abril a 2 de maio

Horários: 8h às 18h

Endereço: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto – SP

Cidade: Ribeirão Preto (SP)

Estande DRC Pneus: H20a



Parceria internacional de educação é anunciada no WebSummit

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A Faculdade Sirius anuncia uma parceria estratégica com a Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (ASU), lançando oficialmente no Brasil a iniciativa global Najafi 100 Million Learners. A divulgação foi feita durante o Web Summit Rio, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo, que reuniu mais de 34 mil participantes. A apresentação oficial foi conduzida por Arnóbio Morelix, CEO e cofundador da Sirius Education.

Por meio da parceria, Sirius e ASU passam a oferecer conjuntamente o Bootcamp Global de Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de capacitar estudantes brasileiros com competências empreendedoras fundamentais para a economia digital. Os participantes que concluírem o programa com sucesso receberão dois certificados, emitidos pela Arizona State University e pela Faculdade Sirius. A previsão é que o bootcamp alcance 2 mil alunos brasileiros ao longo de 2025.

Além disso, a Sirius irá incorporar certificados internacionais reconhecidos da ASU aos seus próprios programas, ampliando ainda mais o valor acadêmico e a empregabilidade global dos seus egressos.

“Somos profundamente gratos à Faculdade Sirius por liderar essa iniciativa e reafirmar o compromisso de tornar a educação de qualidade acessível a todos”, afirma Charla Griffy-Brown, diretora-geral e reitora da Thunderbird. “Essa parceria representa uma oportunidade única de causar um impacto transformador na vida de milhares de pessoas, começando pelas suas próprias comunidades. Juntas, Sirius e ASU podem reduzir lacunas educacionais, fomentar a inovação e construir um futuro mais promissor para os aprendizes em todo o mundo.”

De acordo com Arnóbio Morelix, CEO da Faculdade Sirius, “esta parceria representa um marco importante para o Brasil e para a Sirius. Ao integrar certificações internacionalmente reconhecidas e padrões globais ao nosso portfólio, estamos preparando nossos alunos com as competências críticas exigidas pela nova economia orientada por inteligência artificial. Em conjunto com a ASU, ampliamos horizontes e estabelecemos um novo patamar de excelência educacional no país.”

A iniciativa Najafi 100 Million Learners é liderada pela Thunderbird e oferece programas educacionais on-line com foco em inovação e empreendedorismo, financiados por bolsas integrais, sem qualquer custo para os participantes, viabilizados por apoio filantrópico.

As pessoas que estiverem interessadas em participar do bootcamp podem se inscrever pelo site.



Exposição Emilio Goeldi e as Aves Amazônicas chega em São José dos Campos

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No dia 5 de junho, em celebração ao Dia do Meio Ambiente, São José dos Campos será palco da exposição “Emilio Goeldi e as Aves Amazônicas”. Esta mostra é uma homenagem ao naturalista Dr. Emilio Goeldi (1859-1917), responsável pela catalogação destas aves amazônicas entre 1900 a 1906, demonstrando uma de suas muitas contribuições para a ciência e a conservação da biodiversidade amazônica.

Esta exposição é uma oportunidade para todos os públicos que apreciam a natureza, a arte e ciência. Com o objetivo de proporcionar uma experiência inédita através da Realidade Aumentada, a mostra busca reforçar a necessidade de preservar os biomas brasileiros e valorizar o trabalho de pesquisadores que dedicam suas vidas à proteção da biodiversidade.

Segundo a curadora da exposição Lani Goeldi, bisneta de Emilio Goeldi: “As aves desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico da Floresta Amazônica, elas atuam como dispersoras de sementes, polinizadoras e predadoras naturais de insetos, contribuindo para a regeneração e saúde dos ecossistemas, e esta exposição visa oferecer uma experiência interativa e educativa”.

Os objetivos da exposição estão pautados na educação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das aves e do ecossistema amazônico, a valorização da cultura científica, destacando o legado do Emilio Goeldi e sua influência nas ciências naturais do Brasil, e a interação com o público, oferecendo uma experiência interativa e educativa, com tecnologia de realidade aumentada relacionada à fauna e à flora amazônica.



PUMA lança o podcast Go Wild, com representantes e porta-vozes da marca que inspiraram e redefiniram o esporte

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A empresa esportiva mundial PUMA lançou o podcast “Go Wild”, ampliando e reforçando ainda mais sua filosofia Go Wild. Os episódios iniciais são apresentados por Colin Jackson, lenda britânica das corridas de 100 e 60 metros com barreiras, e contarão com entrevistas íntimas com um grupo de embaixadores e embaixatrizes, atletas e influencers de alto nível associadosàPUMA – também conhecidos como “The PUMA Wild Ones” – que incorporam a filosofia Go Wild da PUMA, redefinindo sem medo seus campos no esporte.

Este comunicado de imprensa inclui multimídia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250430077635/pt/

Global sports company PUMA launches the ‘Go Wild Podcast’ as the brand continues to amplify its ‘Go Wild’ philosophy.

A empresa esportiva mundial PUMA lança o podcast “Go Wild”, ampliando e reforçando ainda mais sua filosofia “Go Wild”.

O primeiro episódio começa com uma conversa interessante entre Colin Jackson e o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, em uma entrevista de 30 minutos. As pessoas podem esperar um bate-papo animado e divertido, mergulhando em momentos de triunfo, picos emocionais e avanços que definiram a extraordinária carreira de Bolt, incluindo a superação de situações difíceis, como a infame desqualificação de 2011.

O podcast “Go Wild” aborda tanto o esporte quanto o estilo de vida, com conversas baseadas na autenticidade, coragem e autoexpressão. Por meio dessas histórias, a PUMA pretende se conectar com seu público em um nível mais profundo, abraçando as aspirações de uma nova geração.

Julie Legrand, diretora sênior global de Estratégia da Marca e Comunicação da PUMA, afirmou: “O lançamento de nosso novo podcast ‘Go Wild’ permite que nosso público conheça melhor o DNA da marca PUMA, contado através das lentes de pessoas inspiradoras que realmente incorporam a filosofia da PUMA. Na PUMA, queremos promover as pessoas que têm a coragem de ser elas mesmas, e este primeiro episódio com Usain Bolt faz isso com perfeição. Com os bate-papos íntimos do podcast, nosso objetivo é inspirar uma nova geração a abraçar a ousadia, a autenticidade e a autoexpressão”.

Após o lançamento (em março) da maior campanha mundial da marca PUMA feita até hoje – que defende o valor próprio e a alegria do esporte –, o podcast “Go Wild” mergulha fundo nas jornadas pessoais de quem incorporou essa filosofia.

Os episódios farão parte de uma série de conteúdo Go Wild mais ampla da PUMA, que lançará vídeos de perfil sobre figuras notáveis do esporte e da cultura, juntamente com conteúdo dos principais eventos esportivos internacionais deste ano, como é o caso da Maratona de Boston e do Campeonato Europeu de Futebol Feminino.

Para assistir ao primeiro episódio completo do podcast “Go Wild” com Colin Jackson e Usain Bolt, acesse aqui. Para saber mais sobre a campanha mundial da marca Go Wild, acesse www.puma.com ou acompanhe nossa jornada nas mídias sociais @PUMA.

Notas de edição:

Lista de reprodução do podcast Go Wild no YouTube: LINK

Primeiro episódio no YouTube: LINK

Imagens: LINK

PUMA

A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA tem o compromisso de redefinir o esporte e a autoexpressão, capacitando atletas e consumidores a darem o melhor de si, mantendo-se fiéis a quem são. Com foco em inovação, autenticidade e alegria, a PUMA continua ultrapassando os limites do desempenho e do estilo esportivo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

PUMA

Kseniia Iliushina

Gerente global de Relações Públicas da marca

Kseniia.iliushina@puma.com

Mario Almeida

Diretor global de Relações Públicas e Ativações da marca

mario.almeida@puma.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Processo de reciclagem contribui para a preservação do meio ambiente

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O Brasil é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, com uma taxa de mais de 99%. Isso significa que a maioria das latas de alumínio consumidas no país volta para a cadeia produtiva, economizando energia e recursos.  

A Coreia do Sul promove o uso de plásticos biodegradáveis e designs ecológicos que facilitam a reutilização e a reprodução, por meio do K-Circular Economy. Nas Maldivas, a proibição de plásticos de uso único e parcerias com a indústria visam preservar os oceanos.

“Nem todo material pode ser reaproveitado e voltar à cadeia produtiva. Resíduos como plásticos, metais, papel, vidro e outros materiais podem ser processados e transformados em novos produtos, evitando o desperdício e diminuindo a extração de novos recursos”, relata Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Um relatório da Fundação Ellen MacArthur destaca que a economia circular pode ajudar a reduzir até 45% das emissões de gases de efeito estufa na indústria. Esse dado evidencia a importância de repensar práticas em setores em escala global como o de cuidados animais, onde a produção envolve um alto consumo de recursos naturais. 

Produtos feitos com materiais reciclados do plástico das embalagens estão se popularizando e mostram que práticas sustentáveis podem se tornar mais acessíveis à medida que são adotadas em escala. Grandes redes de varejo têm ampliado suas ofertas de linhas que seguem esses princípios, permitindo que mais consumidores se engajem nesta proposta.

Para Gilberto Novaes, fundador e CEO da Furest Peta ainda existe uma visão de que sustentabilidade é algo caro, mas isso está mudando. “Investir em economia circular ajuda a reduzir custos no longo prazo e atende às expectativas de um consumidor mais consciente”, afirma.

De acordo com a empresa de inteligência de dados e consultoria Mordor Intelligence, o tamanho do Mercado de Embalagens Sustentáveis ​​foi estimado, no ano passado, em US$ 292,71 bilhões, e deverá atingir, até 2029, US$ 423,56 bilhões até 2029.

“Embalagens sustentáveis não são apenas uma resposta necessária ao meio ambiente, as atividades de coleta, separação e comercialização de materiais recicláveis contribuem para fortalecer a economia local e promover a inclusão social”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 



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