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Atlantar integra inteligência para impulsionar o crescimento digital

Atlantar integra inteligência para impulsionar o crescimento digital
Atlantar integra inteligência para impulsionar o crescimento digital

O BD Grupo passa a adotar o nome Atlantar e anuncia a aquisição da Moinho Digital, ampliando o portfólio de soluções em estratégia, tecnologia e marketing. A mudança reforça o posicionamento do ecossistema como uma plataforma de inteligência integrada para acelerar crescimento e transformação em empresas privadas, instituições públicas e ambientes acadêmicos.

O Atlantar nasce para apoiar organizações que buscam ganho de eficiência, modernização dos processos e expansão de mercado. O ecossistema atua tanto na criação e evolução de marcas quanto na implementação de tecnologias capazes de impulsionar crescimento e competitividade, conectando estratégia, cultura e inteligência de dados em um só ambiente.

Na prática, isso permite que marcas contem com um único parceiro para ampliar competitividade, acelerar inovação, desenvolver novas capacidades digitais e construir presença estratégica em mercados altamente competitivos.

Mais de 12 anos no mercado

Fundado em 10 de dezembro de 2013 por Júlio Feiden, o grupo surgiu com a proposta de oferecer suporte estratégico em diferentes frentes. Em 2017, conquistou presença nacional e passou a atuar com visão 360º, incorporando soluções que conectam branding, tecnologia, marketing e transformação digital.

Hoje, o ecossistema mantém sedes em Tupandi, São Leopoldo (Unitec/Unisinos), Porto Alegre (Instituto Caldeira) e São Paulo, atendendo demandas de todo o Brasil, além de clientes em 10 países da Europa e América do Norte.

Inspirado na amplitude do oceano Atlântico

O nome Atlantar faz referência ao movimento constante, à expansão e à busca por horizontes estratégicos, valores que orientam a atuação do grupo desde sua fundação.

Com a nova aquisição, o ecossistema passa a ser composto por cinco frentes principais:

● SPO Tecnologia – criação de agentes de inteligência artificial capazes de automatizar tarefas, otimizar processos e apoiar decisões, além de integrar hardware, software e soluções para transformação operacional.

● BD&co. – branding, design, estratégia, produto e experiências de marca, criando conexões que geram valor, relevância e legado.

● Moinho Digital – marketing digital com foco em performance e conteúdo, agora integrada ao Atlantar a partir de dezembro.

● Atlantar Culture – preparação de lideranças e alinhamento de cultura organizacional para absorver inovação, garantindo que a tecnologia gere resultados através do engajamento das pessoas.

● Atlantar Labs – inteligência preditiva para antecipação de mercado. Cruza análise de tendências com ciência de dados para mapear oportunidades e desenhar jornadas de inovação que mantêm a empresa à frente do tempo.

Além de empresas privadas, o Atlantar atende setores governamentais e instituições de ensino, oferecendo soluções para ambientes B2B, B2G e universidades. Na carteira de clientes, estão organizações como Fórmula 1, Embraer, USP, Mercado Livre, Instituto Eurofarma e outras. Outras aquisições e parcerias estratégicas seguem em negociação via M&A, reforçando o plano de expansão do ecossistema.

Construção de verticais de negócios em 2026

Para 2026, o Atlantar prevê a redistribuição do seu ambiente em cinco verticais de negócios:

● Tech (tecnologia e IAs);
● Brands (branding e design);
● Culture (pessoas e organizações);
● Labs (inteligência preditiva, análise de dados e mapeamento de oportunidades);
● Growth (performance e vendas digitais).

O objetivo é ampliar capacidade, acelerar inovação e desenvolver soluções escaláveis, conectando tecnologia e estratégia em um modelo integrado. “Nosso foco é fortalecer, construir e trazer resultados para os atuais e futuros clientes, apresentando o poder do Atlantar e de todas as suas empresas”, afirma Júlio Feiden, CEO.

Culturas integradas para oferecer soluções mais estratégicas

Com a chegada da Moinho Digital, equipes e culturas passam oficialmente a trabalhar de forma integrada, unindo expertises complementares para oferecer soluções mais completas, inteligentes e estratégicas aos clientes em todo o Brasil.

Para os clientes atuais das empresas do grupo, isso significa um ambiente com 360º de oportunidades, somando tecnologia, estratégia, performance, visão e posicionamento em um único ecossistema colaborativo.

A Moinho Digital conta com mais de 9 anos de atuação, tendo atendido mais de 50 clientes, gerenciado mais de R$ 3 milhões em verba de anúncios e administrado mais de 125 marcas. Suas estratégias são desenvolvidas com foco em três pilares (criatividade, dados e estratégia), apoiando empresas em três momentos essenciais: posicionar, gerar oportunidades e escalar.

“Estamos em crescimento e em desenvolvimento. Esta união fortalece nossa estrutura, expande nossa expertise e amplia nossos recursos de inteligência estratégica e capacidade operacional”, destaca Ina Cunha, CEO da Moinho Digital.

Na última sexta-feira (5), ocorreu a primeira convenção que reuniu todas as equipes no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Além de apresentações institucionais e conversas com os sócios, o encontro promoveu networking, integração cultural e mapeamento de oportunidades internas entre as unidades de negócio.

Sobre o Atlantar

O Atlantar é um ecossistema de inteligência integrada que impulsiona negócios por meio de tecnologia, estratégia e inovação. Fundado em 2013, o grupo atua em múltiplas frentes conectando inteligência artificial (IA), branding, performance digital, cultura organizacional e inteligência preditiva, atendendo organizações privadas, governos e universidades. Com presença nacional e internacional, o Atlantar opera com foco em gerar impacto sustentável, relevância e transformação nos mercados e setores em que atua.



EcoRodovias doa mais de 26 mil brinquedos

EcoRodovias doa mais de 26 mil brinquedos
EcoRodovias doa mais de 26 mil brinquedos

Neste mês de dezembro, a EcoRodovias realiza mais uma edição da campanha "Papai Noel Existe", iniciativa que completa 20 anos reforçando o compromisso social do grupo. A ação beneficiará 26.027 pessoas com brinquedos educativos produzidos com materiais sustentáveis. Entre os contemplados, além das crianças, estão 1.977 adultos com deficiências para os quais os brinquedos também têm função terapêutica e de estimulação cognitiva.

A campanha deste ano alcançará 101 instituições de ensino e acolhimento em 43 municípios distribuídos por Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Segundo Marcela Laires, especialista ESG da companhia, a iniciativa reforça a atuação social da empresa e sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). "É um movimento coletivo que fortalece vínculos e amplia nossa atuação junto às comunidades atendidas. Mas também percebemos uma intensa mobilização interna dos colaboradores de nossas unidades para fazer toda a logística que envolve essa campanha funcionar".

Criada em 2006, a campanha nasceu da decisão da EcoRodovias de substituir presentes corporativos por doações que mobilizam parceiros, fornecedores e colaboradores. Desde então, mais de 280 mil crianças já foram presenteadas.

Investimentos e programas contínuos

Em 2024, a EcoRodovias ampliou em 50,9% seus investimentos em iniciativas voltadas ao desenvolvimento local, somando R$ 27,3 milhões. Foram beneficiados 56 municípios e 79 mil pessoas, por meio de ações alinhadas às necessidades regionais, incluindo educação no trânsito, educação ambiental, diversidade e inclusão, capacitação profissional, além de incentivo à cultura, esportes e saúde.

Agenda ESG 2030

A campanha "Papai Noel Existe" reforça o conjunto de compromissos assumidos na Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que inclui o fortalecimento de práticas socioambientais e a geração de valor para sociedade, meio ambiente e negócio. Em 2024, a empresa iniciou um processo de mapeamento de impactos positivos e negativos de suas operações, resultando em um Mapa Estratégico Socioambiental. O instrumento estabelece uma base relacional inédita, reunindo dados públicos e privados nas cidades localizadas ao longo dos 4.800 km administrados pelo grupo. O levantamento orienta a escolha de localidades que recebem projetos e ações sociais e ambientais, ampliando a assertividade e eficiência das ações socioambientais do grupo.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias administra 12 concessões de rodovias que somam 4,8 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Controlada pelo Grupo ASTM, a companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO₂, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança.



Quase 500 atletas participam da Travessia do Canal SOAMAR em edição histórica

A 27ª edição da Travessia do Canal a Nado SOAMAR movimentou o fim de semana na Baixada Santista e entrou para a história do evento. Realizada neste sábado (6), a prova reuniu 476 nadadores — entre civis e militares — no percurso entre a Praia do Góes, no Guarujá, e a Praia da Aparecida, em Santos, em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa. O número expressivo consolidou o recorde absoluto de participantes e reforçou o crescente interesse pela competição.

Mesmo após a ampliação do limite inicial de vagas, todas as inscrições se esgotaram rapidamente. “A procura superou todas as expectativas. Tivemos lista de espera e adesão imediata quando abrimos novas vagas. Foi, sem dúvida, uma edição marcante”, destacou Enio Faria, responsável pela organização.

A movimentação começou logo ao amanhecer, com concentração e orientação aos atletas antes do congresso técnico. A largada ocorreu às 9h15, com início oficial da prova às 9h30. Ao longo de todo o trajeto, a segurança foi prioridade: mais de 30 embarcações de apoio atuaram para garantir tranquilidade e suporte aos nadadores. “A travessia é desafiadora, e buscamos aprimorar o atendimento a cada edição para que todos tenham uma experiência segura e positiva”, reforçou Enio.

Todos os atletas que concluíram o percurso receberam medalha de participação e um kit especial com camiseta, touca de silicone e sacola personalizada. A disputa premiou 21 categorias — 16 civis e cinco militares — com troféus para os três primeiros colocados de cada uma. Houve, ainda, troféus para os três primeiros colocados gerais (masculino e feminino) entre civis e militares, totalizando 12 premiações.

As equipes também tiveram destaque: as cinco melhores foram premiadas, e o Troféu Jiro Hashizume — entregue em posse transitória à campeã — celebrou novamente o legado de um dos maiores nomes das maratonas aquáticas da região. “O Jiro é uma figura histórica, vencedor de provas de grande relevância, incluindo a edição de 1971 desta travessia”, recordou Enio.

Além das disputas, o evento também foi marcado por homenagens especiais a personalidades relevantes para a comunidade náutica e esportiva da região. Foram homenageados Manoel dos Santos Junior, Paulo Cezar Battisti, Peter Arthur Bydliwski, Elmer Alves Justo, o Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva e Bayard Freitas Umbuzeiro Neto, reconhecidos por suas contribuições e apoio ao esporte e à tradição da travessia.

A XXVII Travessia do Canal a Nado SOAMAR tem promoção e organização da SOAMAR Santos, com apoio da Capitania dos Portos de São Paulo – PROMIFAEE, Secretaria Municipal de Esportes de Santos, Prefeitura de Santos, Grupamento de Bombeiros Marítimos, Guarda Portuária de Santos e CET-Santos.

Serviço:

Classificação Feminino

1° lugar: Luisa Rabotzke Ferreira – Equipe Kikuda Training
2° lugar: Eduarda Palmieri Galletta Salles – Equipe Kikuda Training
3° lugar: Isabella Cony Siniscalchi – Equipe Círculo Militar de São Paulo
4° lugar: Nicole Cury Donato – Equipe Círculo Militar de São Paulo
5° lugar: Anna Clara Almeida Batista – Equipe Kikuda Training

Classificação Masculino

1° lugar: Bruno Santos – Equipe Círculo Militar de São Paulo
2° lugar: Gabriel Santos Galluzzi – Equipe AABB/MLatuf
3° lugar: Isaac Ferreira Cassilhas – Equipe Kikuda Training
4° lugar: Gabriel Rodrigues Alves Bezerra – Avulso
5° lugar: Bruno Yoshinori Yamamoto – Equipe Círculo Militar de São Paulo

Sobre a Soamar Santos

Fundada em 13 de dezembro de 1972, em Santos (SP), a SOAMAR Santos — originalmente como ASAM (Associação Santista dos Amigos da Marinha) — tem por missão reunir pessoas ligadas à vida naval e marítima, promovendo cultura, história e cidadania.

Ao longo dos anos, a entidade evoluiu para ASPAM (Associação Paulista dos Amigos da Marinha) em 1974 e tornou-se parte integrante da rede nacional da SOAMAR.

Hoje, com atuação voltada à comunidade santista e à preservação da memória naval, a SOAMAR Santos organiza eventos culturais, educacionais e esportivos, fomentando o vínculo com o mar, a história e o patrimônio da Marinha do Brasil.

SantosPress Comunicação Empresarial

Diretor de Atendimento – Rogério Amador
rogerio@santospress.com.br l (13) 97410-9725

Assessor de Imprensa – Jornalista Lucas Campos
lucas.campos@santospress.com.br l (13) 99795-9790



Elanco projeta ciclo de crescimento em Dia do Investidor

Elanco projeta ciclo de crescimento em Dia do Investidor
Elanco projeta ciclo de crescimento em Dia do Investidor

A Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN) apresentou, em seu primeiro Dia do Investidor em cinco anos, um novo plano estratégico para impulsionar um ciclo de crescimento sustentável apoiado em três frentes: Inovação, Portfólio e Produtividade (IPP). As projeções incluem crescimento orgânico anual da receita em um dígito médio, expansão do EBITDA ajustado em um dígito alto e evolução do lucro por ação ajustado em dois dígitos baixo a partir de 2026. A companhia também prevê gerar ao menos US$ 1 bilhão em caixa livre entre 2026 e 2028, além de reduzir sua alavancagem líquida para menos de 3 vezes em 2027.

"Estamos entrando em um novo ciclo de crescimento sustentável", afirmou Jeff Simmons, presidente e CEO da Elanco. "Nossa estratégia está funcionando, nosso motor de inovação nunca foi tão forte e nossas equipes têm construído relações profundas com clientes ao redor do mundo. Isso reforça nossa confiança na capacidade da Elanco de liderar o futuro da saúde animal."

Durante o evento, a empresa anunciou um pacote de investimentos para os próximos cinco anos, que inclui a ampliação das operações de P&D na sede global em Indianápolis e no OneHealth Innovation District. A expansão da planta de anticorpos monoclonais no Kansas deve acelerar a produção de novas imunoterapias. O USDA concedeu um caminho acelerado de aprovação condicional para um imunoterápico promissor que pode se tornar blockbuster em saúde pet nos próximos anos.

A Elanco projeta ainda US$ 1,1 bilhão em receita gerada por inovação em 2026, um aumento de mais de US$ 200 milhões sobre as estimativas de 2025. A nova fase do pipeline inclui oito áreas estratégicas e duas plataformas internas — anticorpos monoclonais e imunoterapia — com mais de dez projetos com potencial blockbuster. Entre cinco e seis deles podem chegar ao mercado entre 2026 e 2031, representando valor de pico estimado superior a US$ 2 bilhões.

No pilar Produtividade, a companhia prevê capturar entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões em economias no EBITDA ajustado até 2030, por meio do programa Elanco Ascend, com cerca de 30% desse valor já sendo entregue em 2026.

Elanco Brasil – no país, a Elanco segue em trajetória de crescimento, impulsionada pelos lançamentos de Zenrelia™, Elura™ e Varenzin™ em Pet Health; SuiShot Circo-ONE™ e Proteck™ em Suínos; e pelas novas soluções para Ruminantes, Bovigam™ XTRA VACAS SECAS e Ezatect™. Outro avanço importante no último ano foi a aprovação, pelo MAPA, da indicação do Zimprova™ para redução de emissões de metano — o primeiro aditivo melhorador de desempenho para bovinos com indicações para melhora de desempenho e redução de emissões de metano.

Segundo Fernanda Hoe, diretora-geral da Elanco no Brasil, o portfólio robusto e o foco contínuo em inovação fortalecem o relacionamento com clientes. "Nosso compromisso é entregar soluções que elevem a qualidade de vida dos pets, apoiem médicos-veterinários em decisões clínicas ainda mais assertivas e fortaleçam a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas de produção. Atuamos para gerar valor real em toda a jornada do cuidado, do tutor ao produtor, conectando inovação, ciência e responsabilidade com o futuro do setor", afirma.

Para ler o release global na íntegra, basta clicar aqui.

Sobre a Elanco

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é uma empresa em saúde animal, dedicada à inovação e ao fornecimento de produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e de companhia, com foco em agregar valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade. Com 70 anos no setor, a companhia está comprometida em quebrar barreiras para ajudar os clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, enquanto busca gerar impacto em comunidades locais e globais. Na Elanco, os colaboradores são guiados pela visão "Alimento e Companheirismo Enriquecendo a Vida" e pelo propósito Go Beyond for Animals, Customers, Society and Our People (Ir Além pelos Animais, Clientes, Sociedade e nossos Colaboradores). Mais informações sobre a empresa no Brasil estão disponíveis em www.elanco.com.br.



Judicialização soma 1,49% dos custos dos planos de saúde

Judicialização soma 1,49% dos custos dos planos de saúde
Judicialização soma 1,49% dos custos dos planos de saúde

Os gastos judiciais dos planos de saúde somaram R$ 3,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, o equivalente a 1,49% das despesas assistenciais totais do setor, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No mesmo período, as operadoras registraram lucro líquido de R$ 7,1 bilhões, resultado 114% superior ao de 2024. Embora os custos com ações judiciais tenham triplicado desde 2020, quando eram de R$ 1,2 bilhão (0,65%), o peso da judicialização permanece abaixo de 2% das despesas totais.

O advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, analisa que o alto volume de ações se explica por negativas de cobertura para procedimentos previstos em contrato. Ele aponta que 62% dos gastos judiciais se referem a demandas relacionadas a procedimentos incluídos nas obrigações das operadoras. "O dado revela que 62% das demandas tratam de procedimentos já obrigatórios, indicando que o foco do problema não está no sistema de Justiça ou na judicialização em si, mas na falta de mecanismos eficazes que evitem que o consumidor precise recorrer ao Judiciário", pondera o especialista em Direito da Saúde.O que chega à Justiça contra os planos de saúde

O relatório "Diagnóstico da Judicialização da Saúde Pública e Suplementar", publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2025, aponta que o aumento das ações relacionadas à saúde suplementar acompanha a tendência iniciada em 2010.

Em 2023, cerca de 570 mil novos processos de saúde foram registrados no Judiciário, dos quais 41% envolviam planos de saúde. Entre agosto de 2024 e julho de 2025, entraram 231 mil novas ações contra planos de saúde em primeira e segunda instâncias.

Na análise mais detalhada dos 1.992 processos avaliados pelo CNJ no relatório, 69% das demandas tratam de acesso a medicamentos ou tratamentos (1.382 processos). Desse total, 50,2% dizem respeito a itens fora do Rol de Procedimentos e Eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), enquanto 21% envolvem procedimentos incluídos na lista de cobertura obrigatória.

Pedidos de indenização por danos morais aparecem em 18,7% dos casos, tratamentos médicos em 12% e reembolsos em 7,2%. Oncologia representa 16,5% das ações, e demandas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), 10%. De acordo com o CNJ, as decisões judiciais tendem a favorecer os beneficiários: 82% são procedentes na Justiça estadual, e liminares são concedidas em 69% das ações.

Porém, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), em nota, manifestou preocupação com o "descumprimento sistemático de decisões judiciais por operadoras de planos de saúde". Além do crescimento da judicialização, relatório da ANS registrou também aumento nas Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs), reclamações abertas por consumidores junto à agência reguladora: de 91.875 em 2019 para 301.893 em 2024.

O conjunto desses dados revela um cenário que ainda não foi estabilizado. "Apesar do volume expressivo de ações, o lucro das empresas tem crescido e não há qualquer sinal de que o setor esteja à beira do colapso. No mais, é preciso reconhecer que o Judiciário atua como instância final de proteção da cidadania e, embora o ideal seja reduzir a necessidade de litígios, é próprio de um Estado democrático que divergências relevantes sejam submetidas ao crivo do juiz", explica Elton Fernandes, advogado especialista em Direito da Saúde em São Paulo.

Resultados financeiros das operadoras em 2025

Apesar da alta nas despesas judiciais, o desempenho econômico das operadoras reforça o baixo impacto relativo da judicialização. Dados da ANS mostram que o lucro obtido pelos planos no primeiro trimestre de 2025 foi o maior desde 2018. O segmento médico-hospitalar registrou saldo operacional positivo de R$ 4,4 bilhões.

O resultado financeiro, influenciado pelas taxas de juros, atingiu R$ 3,6 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 58,6% em relação ao ano anterior. O setor atende atualmente 53,3 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares e 35,1 milhões em odontológicos. A sinistralidade média permaneceu em 81,1% no primeiro semestre de 2025.

Para o advogado especialista em planos de saúde, Elton Fernandes, o desempenho financeiro contradiz a tese de que a judicialização compromete a sustentabilidade. Ele argumenta que um gasto equivalente a 1,49% das despesas assistenciais não afeta de maneira estrutural o setor. O problema, segundo o advogado, é o aumento de litígios decorrentes de negativas de cobertura que poderiam ser evitadas.

Impacto da decisão do STF na cobertura dos planos

Em setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n.º 7.265 e definiu que o rol de procedimentos da ANS é referência para os contratos firmados após 1999.

Para consumidores e operadoras, a decisão passou a orientar a interpretação das autorizações a partir de critérios técnicos definidos pelo tribunal, como prescrição médica qualificada, inexistência de negativa expressa da ANS, ausência de alternativa disponível na lista, comprovação de eficácia por evidências científicas e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O STF reforçou que o objetivo é padronizar parâmetros técnicos e reduzir a variabilidade entre decisões, sem extinguir a possibilidade de acesso a tratamentos não listados. Para Elton Fernandes, a decisão reorganiza o debate, mas não elimina a judicialização. "A decisão do STF fixa parâmetros técnicos relevantes, mas não é suficiente, por si só, para reduzir a judicialização, porque o núcleo do conflito permanece: a tensão entre a necessidade clínica indicada na prescrição médica para tratamentos fora do rol e a interpretação das operadoras de que sua obrigação se limita ao conteúdo expresso na lista da ANS", completa o advogado.



Vida mais longa expõe desafios da perimenopausa

Vida mais longa expõe desafios da perimenopausa
Vida mais longa expõe desafios da perimenopausa

Com o envelhecimento global da população feminina e o aumento da expectativa de vida, cresce também a demanda por cuidados de saúde integrados para a vida adulta e a maturidade. Uma fase que afeta muitas mulheres entre os 40 e 60 anos é a perimenopausa, período de transição hormonal que precede a menopausa e pode durar de 2 a 10 anos.

Pesquisas recentes revelam dados expressivos: em um estudo populacional, 81,2% das mulheres na perimenopausa relataram sintomas associados à transição, ondas de calor, alterações de humor, insônia e fadiga. Em muitas delas, os sintomas se apresentam com intensidade moderada a grave, impactando a qualidade de vida e o bem-estar físico e emocional.

Além disso, a ginecologista especialista em mulheres 40+, Dra. Rebeca Filgueiras, (CRM 98890 / RQE 127041), explica que, se ignorada, a perimenopausa, pode estar associada a riscos maiores de saúde a longo prazo. "Perda de massa óssea, alterações metabólicas, piora do perfil cardiovascular e comprometimento da saúde mental são alguns dos quadros que afetam a saúde quando os sintomas são ignorados", afirma Dra. Rebeca.

Mesmo diante desses dados, muitas mulheres não se sentem preparadas ou informadas para lidar com essa fase: um estudo apontou que mais de 90% nunca foram ensinadas sobre menopausa na escola, e mais de 60% relataram sensação de desconhecimento total a respeito da transição.

Com base em evidências científicas e protocolos contemporâneos de saúde da mulher, a Dra. Rebeca destaca que, com avaliação individualizada, é possível alinhar terapias hormonais seguras, hábitos de vida saudáveis e suporte emocional, ajudando mulheres a atravessarem essa fase de forma mais equilibrada, plena e bem informada, oferecendo um olhar atento e atualizado para mulheres que atravessam a perimenopausa, orientando não só no alívio dos sintomas, mas na prevenção de problemas futuros e na manutenção da qualidade de vida.

Informações: @dra.rebecafilgueiras



Brasil lidera cirurgia plástica e impulsiona turismo médico

Brasil lidera cirurgia plástica e impulsiona turismo médico
Brasil lidera cirurgia plástica e impulsiona turismo médico

O Brasil realizou 2,35 milhões de cirurgias plásticas estéticas em 2024, segundo o relatório mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês). Com esse volume, o país ocupa o primeiro lugar no mundo, ficando à frente até mesmo dos Estados Unidos — historicamente um dos principais polos globais do setor. Paralelamente, o setor de turismo médico continua em expansão no cenário internacional. De acordo com a Medical Tourism Association, o segmento movimenta bilhões de dólares por ano globalmente. No Brasil, a alta expertise dos cirurgiões, que colocou o país na liderança mundial em procedimentos estéticos cirúrgicos, alinhada às condições de mercado para estrangeiros, tem impulsionado o setor de turismo médico.

Os dados da ISAPS mostram que lipoaspiração e mamoplastia de aumento estão entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados no país. Diante dessa demanda, o Dr. Bruno Amorim, cirurgião plástico com mais de 15 anos de experiência em contorno corporal e cirurgias mamárias, observa que, em seu consultório em Ipatinga – MG, esse fluxo de pacientes que vêm de outras regiões e do exterior tem ganhado força:

"Recebo pacientes de outras regiões e de fora do Brasil que chegam com uma visão muito clara sobre o que desejam, mas o planejamento cirúrgico é desenvolvido de forma individualizada e responsável", afirma o Dr. Bruno.

Para quem viaja ao país visando uma intervenção cirúrgica, o especialista reforça a importância de uma preparação estruturada: "É um processo que exige organização, alinhamento com a equipe e acompanhamento após o retorno ao país de origem", complementa o cirurgião.

A segurança do paciente, segundo orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), começa pela escolha do profissional. Por isso, pacientes devem buscar membros especialistas da SBCP, que possuem formação reconhecida e treinamento específico para conduzir intervenções.

Dr. Bruno reforça que verificar o registro e a especialização é fundamental: "A cirurgia plástica exige precisão técnica e responsabilidade, e a escolha do profissional adequado é uma parte essencial do processo", destaca o Dr. Bruno Amorim.

O crescimento do turismo médico também tem impacto operacional: exige protocolos mais robustos, integração entre equipes e organização administrativa capaz de atender aos pacientes.

Com a liderança global em volume de procedimentos e a alta qualificação de seus profissionais, o Brasil reafirma, segundo o Dr. Bruno Amorim, sua posição como referência, unindo técnica apurada e estrutura qualificada para acolher pacientes de diferentes partes do mundo.



Vila Mariana ganha nova boutique da Giuliana Flores

A Giuliana Flores mantém ampliação no varejo físico e inaugura uma nova unidade na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Instalada na rua Vergueiro, nº 3.574, a loja, 3ª no formato boutique, foi projetada para proporcionar uma experiência personalizada em um espaço de 70 metros quadrados.

De acordo com a empresa, a escolha da Vila Mariana se justifica pela forte atividade cultural, ampla oferta de serviços e presença residencial com um comércio dinâmico, além de ser importante polo de educação e lazer.

A loja possui ambiente climatizado e área exclusiva para montagem de arranjos. Nesse espaço, o cliente é convidado a vivenciar uma experiência de compra mais emocional, consultiva e detalhada. Além dos tradicionais arranjos e buquês, a boutique oferecerá a linha completa da Giuliana Flores e parcerias exclusivas com marcas premium, ampliando as opções de presentes afetivos para todas as ocasiões e datas comemorativas. Mesmo atuando no e-commerce de flores há mais de 30 anos, a empresa preza pela experiência física para aproximar os clientes da marca.

Já a estratégia omnichannel fortalece a jornada do cliente e amplia as possibilidades de compra e relacionamento. As lojas também funcionam como ponto de retirada rápida (click & collect), integrando as vendas online da região.

Com a inauguração na Vila Mariana, a companhia chega à 19ª unidade, que se junta às lojas já estabelecidas em todas as cidades do ABC e regiões da capital paulista, como Higienópolis, Guarulhos, Mooca, Moema, Perdizes, Ipiranga, Tatuapé e Vila Nova Conceição. Além das lojas próprias, a empresa iniciou em 2025 sua expansão por meio de franquias.

Atualmente, a Giuliana Flores conta com oito quiosques, uma rede de 800 floriculturas associadas e 300 parceiros em marketplaces. Com um centro de distribuição de 2,7 mil metros quadrados localizado em São Caetano do Sul (SP), é possível entregar até 85% dos pedidos em até uma hora. Outro destaque são as máquinas de venda automática em locais estratégicos da capital e da Região Metropolitana, como aeroportos, teatros e centros de eventos.

“Nós estamos vivendo um momento de consolidação e expansão de marca, após 35 anos de história e mais de duas décadas de liderança no e-commerce. Queremos que o cliente vivencie uma experiência de compra sensorial, com o desejo de aproximar ainda mais do consumidor, unindo a tradição artesanal ao DNA digital”, compartilha Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores.



Axi Conquista Dois Prêmios da Finance Magnates 2025

SYDNEY, Dec. 12, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Axi, fornecedora líder de serviços de negociações online CFD e FX, anunciou que foi reconhecida com dois prêmios de prestígio* no Finance Magnates Awards 2025, realizado em Limassol, Chipre. A marca Axi recebeu o prêmio de “Corretora Mais Inovadora” e a provedora de liquidez institucional da Axi, AxiPrime de “Corretora de Melhor Execução”.

Hannah Hill, Diretora de Marca e Patrocínio da Axi, compartilhou seu entusiasmo pela dupla premiação da marca: “Esses prêmios são um reflexo da nossa busca contínua pela excelência. Proporcionar aos nossos clientes e parceiros uma vantagem competitiva e impulsionar a inovação em tudo o que fazemos está profundamente enraizado no nosso núcleo. A inovação não é apenas parte da nossa estratégia – é o que impulsiona o nosso sucesso, e estamos muito orgulhosos de ver o nosso compromisso reconhecido pela Finance Magnates com não um, mas dois prêmios.

Kraig Noble, Chefe de Trading (EMEA), falou sobre um sentimento semelhante, observando: “Estamos incrivelmente orgulhosos de ver a Axi ganhar o prêmio de “Corretora de Melhor Execução” pela AxiPrime no Finance Magnates Awards 2025. Este prêmio é um testemunho da precisão, confiabilidade e transparência que definem nossas soluções de liquidez. A AxiPrime sempre busca oferecer uma execução de nível institucional que proporcione aos nossos parceiros uma verdadeira vantagem competitiva – e esse reconhecimento é um exemplo do nosso compromisso com a inovação, a excelência e a confiança em todas as negociações.”

Fundada em 2007, a marca comercial com sede na Austrália cresceu de uma startup de duas pessoas para um grupo global altamente respeitado de empresas, com mais de 400 funcionários de mais de 45 nacionalidades em nove escritórios em todo o mundo.

As premiações recentes dão seguimento a uma série de conquistas notáveis da Axi – em outubro, a corretora recebeu o prêmio* de “Melhor Experiência de Negociação” na Money Expo Dubai 2025. Além disso, a corretora também foi nomeada Melhor Corretora (MENA), Melhor Corretora (LatAm) e Corretora Mais Confiável (Ásia) de 2025 pela Global Forex Awards.

Sobre a Axi

A Axi é uma marca global de trading de FX e CFD online, com milhares de clientes em mais de 100 países em todo o mundo. A Axi oferece CFDs para vários tipos de ativos, incluindo Forex, Ações, Ouro, Petróleo, Café e muito mais.

Para mais informações ou comentários adicionais da Axi, contate: mediaenquiries@axi.com

Promovido pela AxiTrader LLC. Os derivativos OTC apresentam um alto risco de perda de investimento. Este conteúdo pode não estar disponível na sua região. Não se destina a um conselho de investimento.⁠

*Concedido ao Grupo de Empresas Axi.


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001144612)



Empresas ampliam interesse por liderança consciente

O debate sobre novas formas de gestão tem ganhado força no ambiente corporativo. Modelos tradicionais, baseados em controle e foco exclusivo em resultados imediatos, já não acompanham a complexidade atual das organizações. A necessidade de uma liderança mais consciente tem se tornado um movimento crescente entre empresas de diferentes setores.

Segundo Daniel Spinelli, especialista em liderança, palestrante, mentor e autor da obra A potência da liderança consciente, essa mudança é resultado de transformações profundas na relação entre pessoas, trabalho e cultura organizacional. “Resultados alcançados sem consciência se tornam frágeis e pouco sustentáveis. Liderar hoje exige alinhamento entre desempenho, humanidade e a capacidade de criar ambientes seguros para colaboração e inovação”, afirma.

A tendência também amplia o papel estratégico do RH dentro das empresas. De acordo com o especialista, cabe aos profissionais de gestão de pessoas estimular práticas que integrem aspectos técnicos e humanos. “É fundamental que o desenvolvimento da consciência faça parte da jornada de liderança. Presença, empatia e propósito precisam ser considerados na formação dos líderes”, acrescenta.

Quatro pilares da liderança consciente

Spinelli ainda aborda o conceito sobre os quatro pilares da liderança consciente, explicando que é resultado de anos de pesquisa e prática, estruturado no método apresentado em sua obra. A abordagem se baseia na ampliação da percepção do líder sobre si, sobre o outro e sobre o sistema organizacional.

Autoconhecimento

O processo começa pela compreensão das próprias emoções, valores e padrões de comportamento. Segundo o autor, “nunca devemos subestimar o impacto da transformação pessoal do líder sobre todo o time”.

Segurança psicológica

Ambientes de confiança favorecem a troca aberta de ideias, o aprendizado e a criatividade. O especialista reforça que esse cenário depende diretamente do comportamento do líder no dia a dia. Uma pesquisa da Gitnux contextualiza essa visão, em que 89% dos entrevistados afirmam que segurança psicológica é essencial para um trabalho mais eficiente.

Visão sistêmica

A liderança consciente também está associada à capacidade de reconhecer a interdependência entre equipes e áreas. O autor cita a pesquisadora Kathy Allen ao lembrar que “precisamos enxergar nossas conexões e acreditar que os outros nos apoiarão, se permitirmos”.

Legado

Para Spinelli, o legado não é construído apenas no futuro, mas nas escolhas diárias. “Cada conversa e cada decisão deixam marcas. Liderar é plantar sementes que influenciam o presente e moldam o que virá”, destaca.

A adoção desses princípios, segundo o especialista, contribui para resultados sustentáveis com base em ambientes saudáveis e relacionamentos mais consistentes. O movimento também reforça o papel do RH na transformação da cultura organizacional, fortalecendo práticas capazes de apoiar líderes e equipes em contextos cada vez mais desafiadores.



Learning Tree International Lança Soluções Abrangentes de IA para Força de Trabalho para Capacitar Empresas e Agências Governamentais a Aproveitar ao Máximo os Benefícios da IA na Era Digital

HERNDON, Virgínia, Dec. 12, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Learning Tree International, fornecedora líder de soluções de treinamento em tecnologia, anunciou hoje o lançamento do AI Workforce Solutions, um programa abrangente criado para ajudar as empresas navegar com sucesso a revolução da inteligência artificial (IA). O AI Maturity Framework da empresa oferece soluções de treinamento direcionadas e adaptadas às necessidades organizacionais específicas.

O novo programa modular é baseado em uma Estrutura de Maturidade de IA de três níveis pioneira que apoia as empresas em todas as etapas da integração da IA: AI ReadinessAI Enablement, e AI Adoption.

  • AI ReadinessA desenvolve o conhecimento básico e a confiança nos conceitos da IA.
  • AI Enablement enfatiza a aplicação de ferramentas e práticas de IA diretamente no trabalho diário, apoiada pelo design modular do programa que se expande nas unidades da empresa.
  • AI Adoption garante que ela seja incorporada em escala, tornando-se parte confiável e integrada dos sistemas, fluxos de trabalho e tomada de decisões.

“Como líder em soluções para a força de trabalho, a Learning Tree está ajudando as empresas a transformar a disrupção da IA em oportunidades”, disse David Brown, CEO da Learning Tree International. “A Inteligência Artificial está redefinindo a forma como aprendemos, trabalhamos e lideramos – e o futuro pertence a quem prepara seu pessoal agora. Temos por missão criar forças de trabalho prontas para IA que impulsionem a inovação, a resiliência e o crescimento sustentável.”

As soluções de força de trabalho de IA da Learning Tree vão além das equipes de TI e ciência de dados, estendendo-se aos usuários de empresas, gerentes de projetos, líderes de recursos humanos, profissionais e executivos de finanças que dependem cada vez mais da IA nas suas tomadas de decisão diárias. O programa foi criado para unir o conhecimento técnico com funções estratégicas de negócios, para garantir que o valor da IA seja alcançado em toda a empresa. O programa une habilidades técnicas e necessidades estratégicas de negócios, garantindo que a IA forneça impacto mensurável em toda a empresa.

O conteúdo do currículo é mapeado com casos de uso do mundo real, como automação de atendimento ao cliente, otimização de recursos humanos, aprimoramento da análise de dados, gerenciamento da cadeia de suprimentos, monitoramento de conformidade e personalização de marketing. O treinamento também aborda plataformas e ferramentas de IA amplamente adotadas, incluindo Microsoft Copilot, ChatGPT da OpenAI e Google Gemini, preparando os alunos para aplicar essas soluções de forma eficaz em contextos de trabalho.

Reconhecendo o papel estratégico da liderança na transformação digital, a Learning Tree introduziu um AI Leadership Program para preparar executivos e gerentes para orientar suas empresas de forma responsável por meio da adoção da IA. Além disso, a Learning Tree também continua a fortalecer seu portfólio de treinamento de conformidade com novas ofertas, como o curso CMMC Auditing e as certificações AAIA (Advanced Audit in AI), AAISM (Advanced AI in Security Management)  para atender aos padrões regulatórios e de segurança cibernética em evolução.

Para mais informação, visite Artificial Intelligence Training and Talent Solutions | Learning Tree ou contacte Inquiries@Learningtree.com.

Sobre a Learning Tree International:
Há mais de 50 anos a Learning Tree International tem sido um parceira confiável na transformação da força de trabalho, oferecendo treinamento em IA, habilidades técnicas, liderança, segurança cibernética e muito mais. Com o apoio de instrutores especializados e conteúdo do mundo real, a Learning Tree ajuda indivíduos e empresas a desenvolver as capacidades necessárias para ter sucesso no ambiente de trabalho dinâmico de hoje. 

Contato com a Mídia: 
Learning Tree International
Email: press@learningtree.com
Website: https://www.learningtree.com/


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9601407)



Global Water Awards 2026 abre nomeações com oportunidades expandidas de pré-seleção

OXFORD, Reino Unido, Dec. 12, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Depois de passar por uma mudança da marca, o Global Water Awards 2026 abre suas inscrições para até 27 de fevereiro às 23h59 GMT. Uma nova categoria focada em IA e uma lista restrita expandida oferecem agora mais oportunidades para a promoção das suas conquistas em uma rede global de profissionais da água.

O Global Water Awards é uma iniciativa da Global Water Intelligence (GWI). Reconhecendo a excelência em 15 categorias em água, águas residuais, tecnologia e dessalinização, esses prêmios são a mais alta honra da indústria internacional da água.

Muitos dos pré-selecionados para os prêmios fecharam algumas das maiores negociações do setor. Os vencedores anteriores vão desde empresas transnacionais de gerenciamento da água, investidores e empresas de EPC, até serviços públicos, usuários de água industrial e fornecedores de água sem fins lucrativos. Veja uma lista completa dos vencedores anteriores em: https://globalwaterawards.com/winners.

As indicações estão abertas a todos, e a lista é promovida para o público de mais de 40.000 leitores da GWI. Os vencedores serão anunciados ao vivo na cerimônia do Global Water Awards no Global Water Summit em Madri. As indicações devem ser enviadas antes de 27 de fevereiro, 23h59 GMT, em um portal seguro no site do Global Water Awards: https://globalwaterawards.com/.

Para consultas gerais, entre em contato com: awards@globalwaterintel.com.

Sobre a Global Water Intelligence

A Global Water Intelligence é a principal empresa de inteligência de mercado e eventos que atende a indústria internacional da água. Nos últimos 25 anos, estabelecemos nossos negócios em torno de ser uma interface confiável para os nossos clientes e seus mercados, fornecendo aos nossos clientes inteligência de alto nível que permite a tomada de decisões estratégicas mais informadas para seus negócios. Cobrimos mercados municipais e todas as verticais industriais, bem como tecnologia, finanças e economia.

CONTATO: Emma Little
EMPRESA: Global Water Intelligence
TELEFONE: +44 (0) 1865 954972
EMAIL: awards@globalwaterintel.com
WEB: https://globalwaterawards.com/


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GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001144608)



Vitrines Digitais viram novo canal de mídia das marcas

Vitrines Digitais viram novo canal de mídia das marcas
Vitrines Digitais viram novo canal de mídia das marcas

Em 2024, o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 37,9 bilhões, com crescimento de 8% em relação a 2023, segundo reportagem da revista Exame baseada no estudo Digital AdSpend 2025, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media. O mesmo material aponta que a chamada mídia de varejo — que inclui o uso de canais próprios de redes varejistas para veicular comunicação — movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões no período, o equivalente a aproximadamente 8% do total destinado à publicidade digital e com alta de 41% frente ao ano anterior.

Paralelamente, análises sobre o mercado de mídia externa indicam expansão dos formatos digitais. Matérias recentes com dados da Kantar Ibope Media apontam que o out-of-home (OOH) movimentou cerca de R$ 3 bilhões em 2024, com aproximadamente 29% dos displays já em formato digital e projeções de aumento dessa participação. Outras sínteses da pesquisa Panorama DOOH 2025 indicam que parcela relevante dos profissionais de marketing e comunicação declara intenção de ampliar os investimentos em Digital Out-of-Home (DOOH) nos próximos meses, reforçando o avanço de telas digitais em ambientes físicos. Nesse cenário, vitrines digitais se consolidam como um dos canais por meio dos quais empresas utilizam seus pontos de venda como plataformas de mídia.

Mídia de varejo e canais próprios de comunicação

No contexto brasileiro, a expressão "mídia de varejo" é utilizada para descrever o uso de canais físicos e digitais mantidos por varejistas — como sites, aplicativos, monitores internos, totens e vitrines digitais — como inventário publicitário operado pelo próprio estabelecimento. Em discussões internacionais, esse modelo é frequentemente associado ao conceito de retail media, no qual o varejo passa a explorar a audiência gerada em seus ambientes como ativo de comunicação.

Supermercados, farmácias, redes de conveniência, clínicas, restaurantes, instituições de ensino e outros tipos de estabelecimento vêm estruturando, em diferentes níveis de maturidade, espaços para veiculação de conteúdos informativos, institucionais e comerciais em seus próprios canais. Em vez de apenas expor produtos ou serviços, esses locais passam a organizar posicionamentos, formatos e grades de conteúdo, integrando o ponto de venda a planejamentos mais amplos de publicidade digital e mídia offline.

Dados e pesquisas sobre a expansão dos formatos digitais

As estatísticas mais recentes em publicidade digital e OOH ajudam a contextualizar o avanço das vitrines digitais. Além dos R$ 37,9 bilhões em mídia digital e dos R$ 3,5 bilhões em mídia de varejo destacados pela Exame com base no estudo Digital AdSpend 2025, outras publicações setoriais apontam crescimento contínuo do DOOH e da oferta de inventário digital em ambientes físicos.

Relatos de mercado com base na pesquisa Panorama DOOH 2025, do IAB Brasil em parceria com a Galaxies, indicam que a maior parte dos profissionais de marketing entrevistados declara intenção de aumentar seus investimentos em DOOH.

Aplicações das vitrines digitais em diferentes setores

A adoção de vitrines digitais se distribui por setores que trabalham com presença física e fluxo recorrente de pessoas. Em redes de varejo alimentar, as telas em fachadas e entradas de loja são usadas para exibir informações sobre categorias, campanhas sazonais e conteúdos institucionais. Em farmácias e drogarias, monitores próximos à vitrine apresentam comunicações sobre serviços, horários e orientações de saúde.

Em segmentos como educação, serviços financeiros, telecomunicações e saúde, vitrines digitais em unidades de atendimento funcionam como extensão da comunicação institucional, alinhadas a outras peças de mídia digital. Em todos esses casos, as telas passam a compor a arquitetura de mídia indoor do estabelecimento, em conexão com outros pontos de contato no interior do espaço físico.

Tecnologia e gestão de conteúdo nas vitrines digitais

A adoção de vitrines digitais envolve uma combinação de infraestrutura tecnológica e processos de gestão. Do ponto de vista técnico, projetos desse tipo exigem telas, equipamentos de reprodução de conteúdo (players) e conectividade para atualização remota.

Na camada de gestão, são utilizadas plataformas que permitem organizar playlists, definir horários de exibição e segmentar conteúdos por estabelecimento. Em muitos casos, o mesmo sistema permite administrar todas as telas remotamente, o que facilita a padronização de conteúdos e a coordenação de campanhas em diferentes pontos de contato.

Empresas especializadas em mídia indoor e comunicação para pontos de venda, como a Yeloo, atuam na implementação e operação dessas redes, oferecendo soluções tecnológicas e serviços de apoio para que os estabelecimentos utilizem vitrines digitais como parte de seus canais próprios de comunicação.

Nesse contexto, executivos do setor têm destacado o papel dos canais proprietários na relação com o público. Para Silvio Matos, CEO da Yeloo, "marcas que criam canais próprios não vendem apenas produtos — vendem experiência, presença e influência".

Perspectivas para vitrines digitais no ponto de venda

Os dados disponíveis sobre investimento em publicidade digital, crescimento da mídia de varejo e expansão do DOOH indicam que vitrines digitais tendem a permanecer presentes em projetos de modernização de pontos de venda no Brasil. A utilização de telas em fachadas, ambiente interno e áreas externas se alinha à prática de tratar o ponto de venda como canal de mídia próprio, com inventário definido e conteúdo gerenciado de forma contínua.

Em um cenário em que empresas buscam organizar seus canais físicos e digitais de forma integrada, vitrines digitais passam a ser consideradas parte da infraestrutura de comunicação dos estabelecimentos, compondo, ao lado de outros dispositivos de mídia indoor, a rede de pontos de contato entre marcas e públicos em ambientes presenciais.

Para mais informações, basta acessar: http://instagram.com/yeloo



Subsidiária da AI/R, Compass UOL conquista especialização da AWS em Agentic AI

SÃO PAULO, Dec. 12, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Compass UOL, subsidiária da AI/R e líder em Enterprise AI Transformation, anunciou a conquista da especialização em Agentic AI da Amazon Web Services (AWS), uma nova categoria na Competência de IA da AWS. Essa especialização reconhece a Compass UOL como parceira AWS qualificada para ajudar clientes a implementar sistemas inteligentes e autônomos de IA, capazes de pensar, planejar e executar processos de negócios complexos com mínima intervenção humana.

“Conquistar a especialização da AWS em Agentic AI reforça nosso compromisso em entregar sistemas autônomos de IA que transformam operações empresariais”, afirma Alexis Rockenbach, CEO Global da AI/R. “Ao combinar a inovação da AWS com nossa profunda expertise em Agentic AI, permitimos que as organizações avancem além da experimentação e alcancem resultados de negócio mensuráveis e escaláveis.”

A especialização em Agentic AI destaca a Compass UOL como parceira AWS com expertise técnica comprovada e histórico de sucesso junto a clientes na construção de soluções autônomas de IA prontas para produção, evidenciando a excelência da empresa na implementação de Amazon Bedrock Agents e outros frameworks compatíveis com a AWS, ajudando empresas a adotar sistemas autônomos que entregam ROI tangível, indo além de protótipos ou projetos piloto.

Um exemplo dessa expertise é o portfólio de soluções em Agentic AI da Compass UOL disponível no marketplace da AWS. Desenvolvidas para acelerar a adoção de fluxos de trabalho autônomos nas empresas, as soluções incluem agentes de IA para serviços financeiros, de compliance e de educação — como Antilavagem de Dinheiro, Assistente de Negociação de Dívidas e Assistente de Auditoria. Essas soluções utilizam fluxos de trabalho baseados em IA generativa e componentes RAG pré-configurados, sendo oferecidas nos formatos SaaS e conteinerizadas, permitindo uma implantação rápida e repetível, além de ganhos mensuráveis de eficiência em processos críticos.

Ao conquistar essa especialização, a Compass UOL se mostra como um parceiro confiável para arquitetar, construir e escalar agentes de IA de nível empresarial, capacitando organizações a implementar sistemas autônomos em uma ampla gama de casos de uso, incluindo operações de conhecimento empresarial, automação inteligente de processos, operações autônomas de atendimento ao cliente, automação financeira e otimização de cadeias de suprimentos.

Sobre a AI/R
AI/R, sediada na Califórnia, é uma empresa de “Agentic AI Software Engineering” que combina seu ecossistema de marcas tecnológicas superespecializadas, plataformas proprietárias de AI e plataformas de parceiros estratégicos para ampliar o potencial da inteligência humana e impulsionar a revolução em todas as indústrias, estabelecendo padrões eficientes de inovação e produtividade empresarial. Incorporando a AI em todos os aspectos do seu negócio, a missão da AI/R é fazer da revolução da AI uma revolução para todos, empoderando o talento humano enquanto eleva os padrões de transformação digital. Let’s breathe in the future.

Sobre a Compass UOL
A Compass UOL é uma empresa global integrante da AI Revolution Company, que impulsiona a transformação de organizações por meio da Inteligência Artificial, IA Generativa e das Tecnologias Digitais. Projetamos e construímos plataformas nativas digitais usando tecnologias de ponta para ajudar empresas a inovar, transformar negócios e promover o sucesso em seus mercados. Com um foco na atração e desenvolvimento dos melhores talentos, criamos oportunidades que melhoram vidas e destacam o impacto positivo das tecnologias disruptivas na sociedade.

Milena Buarque Lopes Bandeira, milena.bandeira@aircompany.ai



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9601393)



Memórias 2025: Lark Player lança resumo musical do ano

Memórias 2025: Lark Player lança resumo musical do ano
Memórias 2025: Lark Player lança resumo musical do ano

O gerenciador e reprodutor de arquivos de música Lark Player acaba de lançar um resumo exclusivo para relembrar os melhores momentos sonoros do ano de seus usuários. Com o "Memórias 2025", os ouvintes poderão conferir estatísticas detalhadas sobre seus hábitos na plataforma, incluindo as músicas mais ouvidas mês a mês e os artistas favoritos.

Segundo informações difundidas pelo Lark Player, o lançamento do "Memórias 2025" tem como objetivo atender a um pedido antigo dos usuários. A ação também visa transformar dados em memórias e dar protagonismo para a coleção pessoal de cada usuário.

"A proposta é mostrar que os ouvintes de música off-line e de arquivos locais também possuem uma vida musical rica, que merece ser registrada, celebrada e compartilhada", afirma Sasha Luo, gerente de marketing do Lark Player.

Por meio do resumo anual, os ouvintes poderão encontrar dados sobre o tempo total de escuta no ano, dias ativos e número de faixas reproduzidas. O resumo também apresenta o Top 10 de músicas e artistas favoritos. Além disso, foram incluídos dados mensais, como o artista mais ouvido de cada mês (com o tempo de duração) e o mês em que o usuário mais ouviu música.

Para Luo, o resumo ajuda os usuários a se reconectarem com suas próprias experiências musicais ao longo do ano. "Os usuários poderão acessar essa retrospectiva visual e personalizada diretamente no aplicativo Lark Player. Sabemos que a música faz recordar momentos".

"Por isso", prossegue, "ao apresentarmos o histórico de reprodução de forma visual, ajudamos o usuário a relembrar a sensação e o contexto das situações especiais que marcaram o seu ano".

Na visão da gerente de marketing do Lark Player, é possível enxergar a retrospectiva como uma ferramenta de identidade. "Quando o usuário compartilha seus resultados nas redes sociais, ele está mostrando quem ele é através da música. Ao facilitarmos essa expressão, o aplicativo de música offline deixa de ser apenas uma ferramenta utilitária e fortalece seu papel como um parceiro diário que entende e valoriza o gosto pessoal do usuário".

A música faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Prova disso, dados da 48ª edição do Data Stories – Inside Audio 2025 realizada pela Kantar IBOPE Media revelam que 92% da população ouviu rádio, música, streaming ou podcasts nos 30 dias anteriores ao estudo.

O levantamento também identificou a ampla aderência ao consumo digital. Em média, metade dos ouvintes de rádio ouviram ou baixaram podcasts nos últimos três meses. "O áudio é presença, performance e emoção. Ele acompanha os consumidores em diferentes momentos do dia, criando experiências imersivas e próximas", afirma Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar IBOPE Media, em entrevista divulgada pela marca.

Ouvir música com som alto é tendência

O Lark Player observou que os usuários brasileiros têm uma demanda específica por volumes altos para a reprodução em "som aberto" (sem fones). Por conta disso, em 2025, a empresa focou em iterar sua tecnologia para permitir que o volume ultrapasse o limite do sistema em 200% ou até 300%.

"Essa melhoria foi uma resposta direta ao comportamento do nosso público e foi extremamente bem recebida", relata Luo.

Novo recurso se conecta à visão de futuro do Lark Player

Segundo Luo, o novo recurso se conecta à visão de futuro do Lark Player em termos de inovação e experiência do usuário: "O Memórias 2025 prova que o futuro do Lark Player vai além do gerenciamento de arquivos. Nosso foco agora é a hiperpersonalização: inovar ao usar a tecnologia para entender o contexto do usuário e entregar valor emocional".

Para a gerente de marketing do Lark Player, isso consolida a visão da marca de criar um reprodutor de música off-line "bom de ouvir, lindo de ver e fácil de usar", garantindo que a experiência de música off-line seja moderna, envolvente e adaptada às necessidades locais.

O Lark Player se enquadra na categoria de "Reprodutor de Mídia Local", funcionando como uma ferramenta para organizar e reproduzir os arquivos de áudio e vídeo que o usuário já possui salvos na memória do seu dispositivo. O aplicativo opera estritamente como uma ferramenta de reprodução – similar ao VLC ou ao player nativo do celular. Ele não oferece download de músicas protegidas por direitos autorais e não hospeda conteúdo em seus servidores, cabendo ao usuário a responsabilidade sobre a origem dos arquivos salvos.

"O lançamento do Memórias 2025 é mais uma iniciativa do Lark Player, que busca oferecer cada dia mais diferenciais como um gerenciador e reprodutor para as mídias que o usuário já tem, oferecendo recursos de melhoria de áudio e organização", conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.youtube.com/@larkplayerbrazil



Gold Spell anuncia patente do composto Capillenzine

Gold Spell anuncia patente do composto Capillenzine
Gold Spell anuncia patente do composto Capillenzine

A Gold Spell e Everk Cosméticos anunciou que patenteou o composto Capillenzine, que atua na saúde do couro cabeludo e no fortalecimento do crescimento capilar. Trata-se de um ativo que fará parte de novos produtos da marca, somando-se a um portfólio que já possui itens como shampoos, condicionadores, séruns, máscaras de nutrição, hidratantes, entre outros.

O Capillenzine combina ácidos esfoliantes suaves, extratos botânicos, cafeína, vitaminas, minerais, aminoácidos e peptídeos bioativos selecionados. Embora cada ingrediente possua níveis diferentes de evidência científica (variando entre estudos in vitro, ensaios clínicos ou análises de blends cosméticos), todos foram escolhidos por apresentarem mecanismos biológicos relevantes para o crescimento capilar ou para a saúde do couro cabeludo.

"Estamos trabalhando e testando a união de componentes há cerca de dois anos para obter resultados satisfatórios e significativos quando o assunto é redução da queda capilar e estímulo do crescimento saudável dos fios. Com isso, investimos em estudos e testes para conseguir desenvolver um novo blend exclusivo visando diferencial de mercado", destaca Anderson Morais, CEO da Gold Spell e Everk Cosméticos.

Morais cita que, de acordo com os testes laboratoriais realizados pela IPClin, foi constatado um resultado de 90% de eficácia em diferentes tipos de pessoas e etnias. Com isso, o blend é liberado para todos os tipos de adultos, afirma ele.

O composto patenteado atua simultaneamente em diversos pontos do ciclo do fio e age como estímulo ao folículo piloso, estrutura na pele responsável por produzir e sustentar o crescimento do cabelo.

"O complexo também reúne ativos botânicos amplamente estudados, como Serenoa serrulata (saw palmetto) — tradicionalmente relacionado à inibição da 5α-redutase, com estudos sugerindo benefícios em alopecia androgenética", diz Morais. A alopecia androgenética ao qual ele se refere é um tipo comum de queda de cabelo em homens e mulheres.

O Capillenzine inclui extratos já consagrados em formulações capilares, como o Ginseng, com estudos mostrando ativação de vias proliferativas e efeitos semelhantes aos observados com estimulantes capilares tradicionais, acrescenta o CEO.

"Há também extratos da planta Scutellaria baicalensis, rica em baicalina, com ação anti-inflamatória e estímulo ao desenvolvimento folicular, além de extratos clássicos como arnica, urtiga, lúpulo, capsicum, centáurea e bardana, presentes em trabalhos sobre tônicos e xampus voltados para queda capilar, atuando principalmente em microcirculação e equilíbrio inflamatório", informa Morais.

A presença de ácido salicílico, láctico e sodium salicylate promove uma esfoliação suave e controlada, removendo sebo, células mortas e resíduos. Isso facilita a penetração dos demais ativos e cria um ambiente mais favorável ao desempenho biológico dos ingredientes estimulantes, acrescenta.

"De forma geral, o Capillenzine foca em: estímulo do folículo, modulação androgênica, fortalecimento da ancoragem do fio, melhora da microcirculação, equilíbrio inflamatório, otimização do ambiente do couro cabeludo. O conjunto apresenta um racional técnico completo e coerente para reduzir a queda e promover fios mais fortes, densos e resistentes", resume Morais.

Para saber mais, basta acessar o site da Gold Spell e Everk Cosméticos: https://goldspell.com.br/



WhatsApp supera e-mail, mas exige monitoramento nas empresas

WhatsApp supera e-mail, mas exige monitoramento nas empresas
WhatsApp supera e-mail, mas exige monitoramento nas empresas

As mensagens enviadas pelo WhatsApp são entregues em 9 de cada 10 vezes e abertas por 98% dos destinatários, com taxas de resposta entre 45% e 60%, enquanto e-mails registram abertura de 20% a 25% e cliques inferiores a 3%, conforme dados divulgados pela plataforma Retainful.

A análise da plataforma aponta que a diferença nas taxas está ligada ao uso frequente do aplicativo ao longo do dia — uma ferramenta que possibilita comunicação bidirecional e consequente abertura natural para relacionamentos —, ao passo que o e-mail é percebido como mais formal e menos imediato.

Frederico Groth, CEO da plataforma de gestão para WhatsApp corporativo Zapper, afirma que a diferença revela o novo padrão de interação do consumidor. “O consumidor atual vive num ritmo de instantaneidade. Para chamar sua atenção, a empresa precisa estar em um canal que ele acessa continuamente. As pessoas priorizam canais que estão no centro de sua rotina”.

Para o executivo, o WhatsApp eliminou barreiras que existem em outros meios de comunicação. “Diferentemente do e-mail, que carrega formalidades e baixa frequência de uso, e do SMS, associado a cobranças ou notificações, o WhatsApp oferece uma experiência simples e com recursos que atendem tanto usuários pessoais quanto contas corporativas”.

Desafios do uso corporativo do Whatsapp

Groth pontua que apesar das vantagens, o uso do WhatsApp como canal corporativo ainda enfrenta desafios importantes, principalmente relacionados à falta de visibilidade, rastreabilidade e segurança nas conversas empresariais. Segundo ele, a ausência de mecanismos de controle gera perda de uma enorme quantidade de conversas entre colaboradores e clientes.

“Isso abre espaço para riscos como, linguagem inadequada ou incompatível com a política da empresa, comportamentos impróprios, informações e evidências importantes que se dispersam, promessas fora do padrão de atendimento, perda de mídias e documentos relevantes”, detalha o especialista.

O CEO avalia que a falta de controle no WhatsApp afeta várias áreas ao mesmo tempo. Em compliance, dificulta detectar desvios e comprovar condutas, já no atendimento, gera perda de histórico, retrabalho e respostas incoerentes.

Na área comercial, pode prejudicar o acompanhamento de leads, follow-ups e performance dos vendedores, enquanto em proteção de dados, pode aumentar o risco de vazamento e violações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), uma vez que informações sensíveis ficam armazenadas nos celulares de colaboradores.

A Zapper oferece recursos de controle e inteligência que permitem gerenciar e monitorar o WhatsApp corporativo. A plataforma monitora todas as conversas dos colaboradores, permitindo rastreabilidade de diálogos sensíveis e identificação de condutas suspeitas. Além disso, realiza o armazenamento de mensagens e mídias, preservando histórico para auditorias, compliance e tomada de decisão.

A tecnologia da Zapper converte as conversas do WhatsApp em informações acionáveis para a operação. Ao passo que a ferramenta monitora e armazena todas as interações gera relatórios inteligentes, a partir desses dados, que mostram indicadores como a performance dos colaboradores, o engajamento dos leads e os pontos de otimização no processo comercial.

Segundo o executivo, a camada de inteligência conversacional com inteligência artificial (IA) analisa o conteúdo das mensagens em profundidade, identificando sentimentos, intenções, temas recorrentes e oportunidades ocultas.

De acordo com o especialista, isso permite priorizar atendimentos, entender o comportamento do cliente e transformar diálogos comuns em insights estratégicos reais para vendas, atendimento e gestão.

“Sem visibilidade e rastreabilidade, a comunicação que deveria ser um ativo estratégico se transforma em um ponto cego que pode gerar retrabalho, inconsistências e até riscos jurídicos. Muitos gestores desconhecem o quanto essas conversas revelam padrões de comportamento dos clientes, dados importantes para personalizar atendimentos, antecipar necessidades e melhorar processos”, conclui o CEO da Zapper.

Para mais informações, basta acessar: zapper.to/



Brasileiros ampliam participação em produtos financeiros

Brasileiros ampliam participação em produtos financeiros
Brasileiros ampliam participação em produtos financeiros

A parcela de brasileiros que investem em produtos financeiros é de 37%, segundo o estudo anual Raio X do Investidor Brasileiro. Do total da população brasileira, 27 milhões aplicam em mais de um tipo de produto e 32 milhões investem apenas na poupança.

A pesquisa Perfil e Comportamento dos Investidores 2024 revela crescimento no interesse por educação financeira, registrado em 42% dos entrevistados; na busca por rentabilidade, com 45%, e na diversificação da carteira, também com 42%. De acordo com o levantamento, o principal objetivo em comum dos investidores brasileiros é a formação de reservas para a aposentadoria.

Elisiane Moreira, advogada e criadora de conteúdo financeiro, identifica mudanças significativas no perfil do investidor brasileiro nos últimos anos. Ela observa uma crescente busca por conhecimento, por liberdade financeira e por alternativas ao sistema público de previdência.

"O investidor brasileiro está amadurecendo aos poucos, ainda que a passos lentos. Há alguns anos, investir era tão somente sinônimo de guardar dinheiro na poupança. Existe uma virada de mentalidade e espero que isso seja cada vez mais crescente. As pessoas estão mais conscientes de que o dinheiro precisa trabalhar por elas, não apenas o contrário", comenta.

A criadora de conteúdo financeiro aponta os investimentos em criptomoedas como um dos principais interesses dos investidores brasileiros atualmente. "O investimento em criptomoedas é uma tendência, impulsionado pela promessa de dinheiro fácil, mas são investimentos de alto risco que exigem cuidado na hora de comprar e ao armazenar".

Entretanto, Elisiane afirma que a diversificação de produtos financeiros vem ganhando espaço. "Outro movimento evidente é a diversificação. Apesar da renda fixa atrativa, devido à Selic alta, o investidor atento entende que só ela não será suficiente na construção de patrimônio a longo prazo".

Fatores que impulsionam a mudança de comportamento

Para Elisiane Moreira, a influência digital é um dos fatores que mais influenciam o comportamento dos investidores brasileiros atualmente. No entanto, ela alerta que o medo e a desinformação ainda são os maiores vilões, que impedem muitos de começar ou de agir com o devido cuidado na hora de investir.

"Nunca tivemos tanto acesso a conteúdo sobre dinheiro, mas também nunca tivemos tanta confusão entre o que é conhecimento e o que é ruído. O investidor precisa ter uma lente criteriosa na hora de tomar as próprias decisões", pondera.

Segundo ela, o surgimento de novas fintechs com o propósito de ser uma ponte acessível para brasileiros que querem investir fora do país, sem ter que enfrentar a barreira do idioma, incentiva uma mudança de mentalidade profunda.

"É notável uma geração de investidores que não quer mais apenas depender do Brasil, mas também estão compreendendo a importância da proteção em moeda mais forte e em economias mais robustas. Nos próximos anos, veremos cada vez mais pessoas buscando internacionalizar parte de suas carteiras e investir em empresas globais", declara a advogada.

Primeiros passos para começar a investir

Elisiane adverte que antes de aplicar o dinheiro, é fundamental investir em conhecimento. "O investidor deve entender o básico sobre funcionamento do mercado, sobre setores mais consistentes na distribuição de dividendos, que fazem parte de uma economia mais tradicional, de serviços essenciais".

A criadora de conteúdo orienta ainda que o investidor iniciante comece pela reserva segura: antes mesmo de estar na bolsa, parte do dinheiro do investidor precisa ser direcionado a uma aplicação de baixo risco.

"O objetivo é oferecer segurança em caso de emergências, o que permite ao investidor seguir a estratégia e manter os investimentos na bolsa para médio e longo prazo, sem resgatar a curto prazo, por necessidades urgentes", explica Elisiane.

De acordo com a especialista, um terceiro passo é ter clareza de propósito e de qual papel cada investimento cumprirá. Elisiane destaca que o autoconhecimento é fundamental para o novo investidor, pois a decisão de investir é individual e cumprirá objetivos personalizados em um contexto particular.

"O autoconhecimento financeiro é tão importante quanto o técnico. É preciso entender que a escolha dos investimentos não é como tirar um pedido no fast food, algo que se pode copiar do outro ou sair por aí seguindo dicas aleatórias".

A advogada lembra que o investidor iniciante pode responder aos questionários obrigatórios de perfil de risco nas corretoras para identificar o seu de forma realista, todavia, o perfil de risco se revela na prática.

"Só quando você vê sua carteira oscilar é que entende seu verdadeiro limite emocional. Por isso, é importante dar o primeiro passo, começar com pouco, mas começar", finaliza Elisiane Moreira.



Giuliana Flores prevê aumento de 25% nas vendas no Natal

Giuliana Flores prevê aumento de 25% nas vendas no Natal
Giuliana Flores prevê aumento de 25% nas vendas no Natal

No Natal, considerada a data mais importante para o comércio brasileiro, a Giuliana Flores projeta um crescimento de 25% nas vendas, somando site e lojas físicas. A expectativa segue a tendência positiva apontada pela Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), que prevê um faturamento de R$ 26,82 bilhões no e-commerce nacional para a data em 2025. Para impulsionar os pedidos, a empresa preparou uma seleção de promoções válidas de 1º a 30 de dezembro, como descontos progressivos, kits e benefícios para clientes do Clube da Giu.

A marca prevê que os arranjos florais representarão 40% das vendas, seguidos pelos itens presenteáveis, como chocolates, bebidas, pelúcias e caixas especiais, que devem atingir 25%. Os kits que combinam flores e presentes têm expectativa de responder por 22% do total, enquanto as cestas de café da manhã e opções gourmet devem alcançar 13% da demanda.

O fortalecimento das vendas em datas comemorativas tem sido essencial para a estratégia de crescimento da companhia. Em 2025, a Giuliana Flores projeta alcançar a marca de 800 mil entregas, apostando nessas ocasiões sazonais para atingir os resultados. Esse desempenho reflete não apenas em números, mas também no compromisso da marca com um portfólio de mais de 10 mil produtos. Presente em todo o território nacional, a empresa oferece entregas expressas que, em algumas regiões, são realizadas em até três horas.

“O Natal é um momento mágico, quando famílias e amigos se reúnem para celebrar a paz, a união e a esperança. Presentear nessa época vai além de um gesto de amor, é uma forma de expressar carinho e gratidão. Queremos estar presentes nesse momento especial, ajudando as pessoas a fortalecer os laços com quem amam”, afirma Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores.



Golpistas se passam por banco e tomam controle de celulares com app legítimo

Golpistas se passam por banco e tomam controle de celulares com app legítimo
Golpistas se passam por banco e tomam controle de celulares com app legítimo

Cibercriminosos estão se passando por funcionários de um banco argentino nas redes sociais para enganar usuários e assumir o controle de seus celulares. A fraude, identificada pela ESET, utiliza um aplicativo legítimo de acesso remoto, disponível na loja oficial do Android, para manipular as vítimas e acessar informações bancárias e pessoais. Embora o caso tenha sido detectado no país vizinho, esse tipo de golpe, conhecido como “mão fantasma”, já é aplicado no Brasil há pelo menos três anos, com o mesmo método de induzir usuários a instalar apps de controle remoto para roubo de dados e dinheiro.

O esquema, segundo a empresa de cibersegurança, começa com anúncios falsos em redes sociais que prometem descontos em serviços voltados a idosos. Para obter o suposto benefício, a vítima é orientada a entrar em contato com o banco por uma ligação de vídeo. Durante a conversa, o golpista convence o usuário a baixar um aplicativo “necessário” para confirmar a promoção.

Após o download, a vítima compartilha um código de acesso que permite o controle remoto do celular. Assim, o criminoso consegue ver a tela, abrir aplicativos, transferir arquivos e até realizar operações financeiras em nome da vítima.

O app usado no golpe é uma ferramenta legítima que serve para oferecer suporte técnico ou administrar dispositivos à distância. “Instalar um aplicativo de controle remoto não é uma técnica nova, mas é incomum em fraudes bancárias. Isso mostra uma mudança considerável nas estratégias dos golpistas, que agora buscam driblar a conscientização sobre o não compartilhamento de senhas”, explica Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET Brasil.

Na página da loja oficial do Android, usuários argentinos vêm relatando casos semelhantes desde maio de 2024. Segundo a ESET, outras empresas conhecidas também tiveram sua identidade falsificada em campanhas que usaram o mesmo aplicativo. Algumas vítimas afirmaram ter sofrido roubo de dinheiro ou contratação de empréstimos após o controle remoto de seus dispositivos.

Histórico do golpe no Brasil

A ESET reforça a importância de estar alerta para este tipo de golpe que, além do nome “mão fantasma”, também pode ser encontrado com o nome de “golpe do acesso remoto”, seguindo basicamente o mesmo princípio apresentado: criminosos induzem as vítimas a instalar aplicativos de controle à distância, sob o pretexto de resolver problemas na conta, atualizar a segurança do banco ou “verificar uma atividade suspeita”.

Casos documentados desde 2022 mostram que vítimas brasileiras já perderam grandes valores após terem seus dispositivos controlados dessa forma. Em muitos deles, aposentados e pessoas com menor familiaridade tecnológica foram os principais alvos, contatados por falsas centrais bancárias via ligação telefônica ou por vídeo.

Bancos e entidades de defesa do consumidor alertam em campanhas de conscientização para nunca instalar aplicativos de acesso remoto sob orientação de terceiros, nem compartilhar códigos gerados por esses apps.

De acordo com dados de 2024 e 2025, o número de fraudes digitais baseadas em controle remoto de dispositivos cresceu substancialmente no país, atingindo milhares de brasileiros e gerando prejuízos expressivos, especialmente via Pix.

“O golpe relatado na Argentina é semelhante aos ataques que já vêm sendo observados no Brasil desde pelo menos 2022, com diferentes variações. Isso reforça a necessidade de campanhas educativas constantes sobre segurança digital e canais oficiais de atendimento”, acrescenta o pesquisador da ESET.

Como se proteger

A ESET alerta que a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar golpes digitais. A primeira dica da empresa é desconfiar de perfis não verificados que se passam por bancos, lojas ou órgãos públicos, além de evitar clicar em links de promoções, sorteios ou descontos exageradamente vantajosos. Outra prática essencial é nunca baixar aplicativos recomendados por desconhecidos, mesmo quando estão disponíveis em lojas oficiais, já que criminosos exploram esse tipo de vulnerabilidade para instalar softwares maliciosos.

A proteção também passa pelo uso de tecnologia de forma preventiva: instalar um antivírus confiável, manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados, trocar senhas com frequência e monitorar qualquer movimentação bancária são medidas simples que reduzem a superfície de ataque. Vale lembrar que bancos brasileiros nunca solicitam a instalação de aplicativos para resolver problemas na conta, e que toda comunicação oficial deve ocorrer exclusivamente pelos canais verificados da instituição financeira.

“Os golpistas estão cada vez mais criativos e exploram emoções como medo e empolgação para convencer suas vítimas. Ter calma e verificar as informações em canais oficiais é essencial”, reforça Barbosa.



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