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A universidade de inteligência artificial de Abu Dhabi cria departamentos dedicados à robótica e às ciências informáticas para responder à crescente procura mundial

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, Aug. 04, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — A Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI) estabeleceu dois novos departamentos e quatro programas de pós-graduação associados dedicadosàrobótica eàciência da computação, satisfazendo a crescente procura global por estas disciplinas, sendo esperado que atinjam, respetivamente, os 225 mil milhões de dólaresi e os 140 mil milhões de dólares até 2030ii.

Os novos departamentos complementam os atuais departamentos de visão computacional (CV), aprendizagem automática (ML) e processamento de linguagem natural (NLP) da universidade, que estão classificados entre os 20 melhores a nível mundial pela CSRankings.

Em paralelo com a formação dos novos departamentos, a universidade lançou programas de mestrado e doutoramento em robótica e ciências informáticas. Estes programas ajudarão a desenvolver o ecossistema de IA mais alargado dos EAU e a reforçar a sua posição de centro internacional de investigação e inovação em IA.

O Presidente da MBZUAI e Professor Universitário, Eric Xing, afirmou: “A adição destes dois novos departamentos representa o esforço duradouro da MBZUAI no desenvolvimento de uma base sólida para a excelência da investigação e a inovação no domínio da inteligência artificial. A universidade continuará a atrair para Abu Dhabi professores e investigadores de renome mundial nestes domínios e a preparar os estudantes para se tornarem pioneiros com competências muito procuradas no desenvolvimento de ferramentas e aplicações avançadas de IA em todas as indústrias. Dado o renascimento digital da IA em que nos encontramos, a procura de competências nestas disciplinas está a aumentar”.

O Departamento de Robótica centrar-se-á na investigação rigorosa, original e de grande impacto, dando ênfaseàaprendizagem e aos algoritmos dos robôs e não ao desenvolvimento de novo hardware para robôs. O Departamento de Informática proporcionará uma profundidade técnica sem paralelo nas tecnologias fundamentais que deram origem ao crescimento fenomenal e ao impacto das TI nas últimas quatro décadas.

O Reitor em exercício da MBZUAI, Professor Timothy Baldwin, afirmou: “A MBZUAI está na vanguarda da educação e investigação em IA, tornando os nossos programas distintos e competitivos a nível mundial. O Departamento de Robótica centrar-se-á numa investigação em robótica autónoma e centrada no ser humano, bem como no desenvolvimento da próxima geração de profissionais de robótica com competências profundas em IA e robótica, apoiando carreiras na vanguarda do mundo académico, da indústria e da administração pública”.

A robótica é uma tecnologia transformadora, que revoluciona setores como a indústria transformadora, os cuidados de saúde, a agricultura e os transportes. A investigação indica uma forte procura de conhecimentos especializados em robótica nos próximos anos, prevendo-se que o mercado da tecnologia robótica ultrapasse os 225,6 mil milhões de dólares em valor até 2030iii. Esta procura será fortemente dificultada por uma previsível escassez de talentos a nível mundial, com um potencial de 85 milhões de postos de trabalho por preencher até 2030 devidoàfalta de pessoas qualificadas para os ocupariv. Do mesmo modo, o mercado de trabalho global das ciências informáticas também está em expansão, com projeções de uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 14,5% entre 2021 e 2027 e uma estimativa de 3,5 milhões de empregos até 2026v.

As candidaturas para o ano de admissão de 2024 serão abertas a 1 de setembro de 2023. Para mais informações, visite mbzuai.ac.ae ou contacte admissions@mbzuai.ac.ae


i Pesquisa de precedência
ii Pesquisa de precedência
iii Pesquisa de precedência
iv Korn Ferry
v CS job market projections (The Most Surprising Computer Science Job Statistics And Trends in 2023 • GITNUX)

Uma fotografia que acompanha este anúncio está disponível em https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/eb82e469-758c-46ca-b84c-ddeb1502171d 



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1000833222)



A POTTERY BARN KIDS E A POTTERY BARN TEEN LANÇAM A MAIOR COLEÇÃO DE VOLTA ÀS AULAS DE TODOS OS TEMPOS, INCLUINDO UMA COLEÇÃO ACESSÍVEL DE MOCHILAS E MESAS

A Pottery Barn Kids e a Pottery Barn Teen, marcas do portfólio da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE: WSM), a maior varejista de artigos para o lar digitais, conceituais e sustentáveis do mundo, anunciaram hoje o lançamento da maior coleção de volta às aulas das marcas para crianças e adolescentes, incluindo uma nova coleção acessível de mochilas e móveis de estudo adaptáveis. Com belíssimo design, qualidade e funcionalidade aprimorada, a nova coleção acessível combina os designs mais populares das marcas com recursos inteligentes que oferecem compatibilidade com dispositivos para mobilidade. A coleção de volta às aulas completa, que inclui mochilas, lancheiras, recipientes para alimentos, móveis de estudo, acessórios e decoração, já está disponível na Pottery Barn Kids e na Pottery Barn Teen.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230804499878/pt/

Pottery Barn Kids (Photo: Business Wire)

Pottery Barn Kids (Photo: Business Wire)

A Pottery Barn Kids e a Pottery Barn Teen oferecem mais opções do que nunca para se preparar para a temporada de volta às aulas. Os clientes podem comprar por idade, categoria de produto, cor, design ou estilo de personalização para encontrar exatamente o que precisam. As novas coleções estão disponíveis on-line, nas lojas físicas e podem ser compradas com facilidade de dispositivos móveis com os novos aplicativos Pottery Barn Kids e Pottery Barn Teen. As marcas também oferecem um guia aprimorado de equipamentos on-line, que apresenta os designs de mochilas e lancheiras com guias de tamanhos para visualizar facilmente o que cabe em cada mochila. Veja o guia on-line em www.potterybarnkids.com/gear-guide e https://www.pbteen.com/shop/backpacks-luggage/bags-gear-guide.

“Estamos orgulhosos de apresentar nossa maior coleção de volta às aulas na Pottery Barn Kids e na Pottery Barn Teen, incluindo novos estilos produzidos com materiais ecológicos, funcionalidade aprimorada e uma variedade de designs acessíveis para usuários de dispositivos para mobilidade”, disse Jennifer Kellor, presidente da Pottery Barn Kids e da Pottery Barn Teen. “Com esta coleção, ainda mais pessoas podem encontrar o que precisam nos designs modernos que elas adoram, com a qualidade pela qual nossas marcas são conhecidas, para se prepararem para o ano letivo.”

Ao conceber as coleções acessíveis, as equipes de design da Pottery Barn Kids e da Pottery Barn Teen receberam contribuições de crianças e adolescentes que usam dispositivos para mobilidade, de seus pais e de cuidadores, para adicionar novos recursos aos designs mais vendidos de mochilas e mesas, aumentando a acessibilidade.

Para a Pottery Barn Kids, a Mochila Adaptável Mackenzie é fabricada com poliéster resistenteàágua feito a partir de garrafas plásticas recicladas, equipada com um compartimento principal de abertura plana com puxadores de zíper de fácil manuseio, um compartimento acolchoado para laptop ou tablet, bolsos para materiais e um bolso externo isolado. As aberturas externas permitem acomodar tubos ou cabos. Na parte externa, alças acolchoadas ajustáveis facilitam a fixação e remoção da cadeira de rodas ou dispositivo de mobilidade, e as alças podem ser guardadas em um compartimento próprio. Os clientes podem personalizar a mochila com um nome ou iniciais para um toque ainda mais especial. A coleção de Lancheiras Adaptáveis Mackenzie combina perfeitamente com a mochila, completando o conjunto. Para espaços de estudo, a Mesa Pottery Barn Kids Morgan, mais vendida, possui dimensões compatíveis com cadeiras de rodas e gavetas deslizantes.

Para a Pottery Barn Teen, a coleção de Mochilas e Lancheiras Adaptáveis Gear-Up é repleta de estilo e concebida para ser facilmente adaptada a uma cadeira de rodas. A mochila possui um bolso isolado, um bolso interno acolchoado e um compartimento para itens pessoais, além de aberturas que acomodam tubos e cabos e um bolso escondido para guardar as alças da mochila. A lancheira combinando possui uma alça para carregar e um interior espaçoso para armazenar alimentos. A Mesa Adaptável Hampton possui uma abertura para acomodar uma cadeira de rodas, puxadores de gaveta de fácil manuseio e um belo acabamento para criar um espaço de estudo harmonioso.

Para comprar a coleção completa de volta às aulas da Pottery Barn Kids e da Pottery Barn Teen, visite www.potterybarnkids.com e www.potterybarnteen.com. Participe de conversas nas redes sociais com @potterybarnkids e @potterybarnteen.

SOBRE A POTTERY BARN KIDS

Lançada em 1999, a Pottery Barn Kids oferece artigos exclusivos para o lar, disponíveis on-line e em lojas no mundo inteiro, para criar espaços infantis ecológicos, elegantes e inovadores. A missão da Pottery Barn Kids é levar o máximo em design de qualidade, sustentabilidade e segurança para todos os lares. Os produtos são rigorosamente testados para atender aos mais altos padrões de segurança infantil e são habilmente fabricados com os melhores materiais para durar além dos anos da infância. A Pottery Barn Kids é membro da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE: WSM) e participa do The Key Rewards, um programa de fidelidade gratuito que oferece aos membros benefícios exclusivos em todas as marcas do grupo.

SOBRE A POTTERY BARN TEEN

Lançada em 2003, a Pottery Barn Teen oferece artigos para o lar e soluções para criar espaços que reflitam quem os adolescentes são e como vivem. Disponível on-line e em lojas no mundo inteiro, a Pottery Barn Teen traz o melhor em design de qualidade, com foco em materiais ecológicos e sustentáveis que têm baixo impacto no meio ambiente. A Pottery Barn Dorm, lançada em 2010, é a oferta da Pottery Barn Teen de móveis e itens essenciais para dormitórios, com a mesma qualidade e compromisso com o estilo. A Pottery Barn Teen é membro da Williams-Sonoma, Inc. (NYSE: WSM) e participa do The Key Rewards, um programa de fidelidade gratuito que oferece aos membros benefícios exclusivos em todas as marcas do grupo.

WSM PR

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Molly Terrell

Relações públicas, Pottery Barn Teen

mterrell@wsgc.com

Lauren Sanchez

Relações públicas, Pottery Barn Teen

lesanchez1@wsgc.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Fundo Saudita para o Desenvolvimento assina contrato de empréstimo de US$ 75 milhões em Santa Lúcia para reconstruir e reabilitar o Hospital St. Jude

O CEO do Fundo Saudita para o Desenvolvimento (SFD), Sultan Al-Marshad, assinou hoje o primeiro contrato de empréstimo de desenvolvimento do SFD no valor de US$ 75 milhões com o primeiro-ministro de Santa Lúcia, Philip Joseph Pierre, para financiar o “Projeto de reconstrução e reabilitação do Hospital St. Jude” em Santa Lúcia.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230804337303/pt/

(holding the agreement from left to right): The Saudi Fund for Development (SFD) Chief Executive Officer, H.E. Sultan Al-Marshad, and the Prime Minister of Saint Lucia, Hon. Philip Joseph Pierre (Photo: AETOSWire)

 

(holding the agreement from left to right): The Saudi Fund for Development (SFD) Chief Executive Officer, H.E. Sultan Al-Marshad, and the Prime Minister of Saint Lucia, Hon. Philip Joseph Pierre (Photo: AETOSWire)

Também esteve presente o Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Aviação Civil de Santa Lúcia, Alva Baptiste, o Ministro da Saúde, Bem-estar e Assuntos da Terceira Idade de Santa Lúcia, Moses Jn. Baptiste, o Conselho de Ministros e funcionários de ambos os governos.

O empréstimo do SFD ajudará a fornecer um centro de saúde integrado que oferece atendimento médico secundárioàpopulação local, com capacidade para cerca de 100 leitos. O projeto também renovará várias de suas alas e prédios anexos e, como parte disso, o hospital será equipado com instalações de última geração que ajudarão a oferecer excelentes serviços de saúdeàpopulação de Santa Lúcia.

Na ocasião, o primeiro-ministro de Santa Lúcia, Philip Joseph Pierre, disse: “Hoje, estamos um passo mais perto de compensar o povo de Santa Lúcia, particularmente o povo do sul da ilha, garantindo financiamento para a reconstrução do Hospital St. Jude. Conseguimos atingir esse marco com o apoio do Reino da Arábia Saudita por meio do SFD, ao abraçarmos uma nova era de colaboração para encontrar soluções sustentáveis para lidar com problemas prementes”.

Por sua vez, o CEO do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, Sultan Al-Marshad, comentou: “O acordo de hoje significa um passo importante na cooperação para o desenvolvimento entre os dois países. O projeto de reconstrução e reabilitação do Hospital St. Jude não apenas ajudará a capacitar as comunidades locais, mas também contribuirá para fortalecer a capacidade do setor de saúde para atender às necessidades dos moradores de Santa Lúcia e arredores”.

O Ministro da Saúde, Bem-estar e Assuntos da Terceira Idade de Santa Lúcia, Moses Jn. Baptiste, afirmou: “O Hospital St. Jude é muito especial para o povo de Santa Lúcia e, particularmente, para o povo do sul de nosso país. Podemos ter uma população pequena, mas o Hospital St. Jude está no nosso coração, atendendo em torno de 50 mil pessoas por ano”.

* Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Nawaf Alojrush

alojrush@sep.gov.sa

Fonte: BUSINESS WIRE



Atenção a medidas pode prevenir incêndios em empresas

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais interditou quinze empresas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) em 2022. Dos empreendimentos que foram interditados, 11 receberam a interdição parcial e, quatro, a interdição total por conta da falta de medidas de segurança, segundo dados dos Bombeiros publicados pelo jornal O Tempo.

Ao longo do último ano, foram realizadas 1.742 fiscalizações de aplicação na capital mineira. Destas, 409, cerca de 23% foram em imóveis regularizados. Dentre os locais irregulares, 1.111 foram advertidos de forma escrita (63,7%) e 193 (11%) receberam multa.

Ainda segundo o levantamento, foram realizadas 4.272 visitas de liberação na cidade a fim de fiscalizar as medidas apresentadas e fornecer o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) – totalizando 6 mil vistorias.

Nesse cenário, João Luiz, proprietário da Sansei Válvulas – negócio especializado em produtos para manutenção industrial -, ressalta que um bom sistema hidráulico é essencial para o combate a incêndios nas empresas e indústrias. 

“O sistema hidráulico de proteção deve ser dimensionado para uma vazão mínima de 80 a 100 litros por minuto”, informa. “A instalação deve ser realizada em todos os pavimentos, em locais de fácil acesso e próximo às saídas, de modo que não fiquem bloqueados pelo fogo, não podendo ser localizados nas caixas de escadas”, completa.

Luiz observa que os equipamentos e dispositivos usados para combater um incêndio que já começou costumam ser visíveis: “Esse tipo de equipamento é utilizado nos mais diferentes tipos de edificação, independentemente do tamanho ou da lotação máxima”.

De acordo com o empresário, alguns exemplos de equipamentos para combater incêndios em andamento que devem fazer parte das empresas e indústrias são: extintores, hidrantes, chuveiros automáticos – sprinklers, alarmes, sinalização, iluminação de emergência e o controle de movimento de fumaça.

“Prepare uma brigada de incêndio para alocar pessoas capacitadas para o manuseio de equipamentos e para atuar na prevenção, no abandono e no combate a um princípio de incêndio”, recomenda Luiz. “Mantenha o sistema de combate a incêndio em ordem, pois a prevenção é uma necessidade absoluta”, complementa.

Prevenção é essencial

O primeiro trimestre de 2023 foi marcado por um salto nas notícias de incêndios estruturais – que envolvem componentes estruturais de vários tipos de edifícios residenciais, comerciais ou industriais -, em todo o país, segundo levantamento do Instituto Sprinkler Brasil.

Segundo o balanço, foram registradas 588 ocorrências de incêndios estruturais entre os meses de janeiro e março deste ano – um aumento de 12,6% em relação a igual período do ano precedente, quando o instituto registrou 514 notificações. Ainda de acordo com a análise, é possível observar uma alta progressiva em comparação com janeiro de 2021 e 2020, quando foram capturadas 561 e 281 reportagens, respectivamente. 

O proprietário da Sansei Válvulas chama a atenção para o fato de que uma série de elementos podem causar incêndios nas indústrias, motivo pelo qual as empresas devem redobrar a atenção.

“A chave para uma segurança eficaz contra incêndios no local de trabalho é ser capaz de reconhecer e eliminar potenciais riscos de incêndio antes que esses se tornem um problema”, diz ele. “Quando você e sua equipe sabem o que observar, o time pode trabalhar em conjunto para manter o local de trabalho seguro”, acrescenta.

Luiz lista os principais cuidados para prevenir incêndios nos tópicos a seguir:

  • Relatar qualquer perigo elétrico. A fiação defeituosa ou ruim representa um risco para incêndio. Se os funcionários virem qualquer tipo de risco elétrico no local de trabalho, é importante reportá-lo de forma imediata.
  • Não sobrecarregar as tomadas e os circuitos. O ideal é conectar apenas aparelhos eletrônicos que estejam sendo usados e certificar-se de usar tomadas que não estejam sobrecarregadas. Conectar muitos itens em um circuito pode causar sobrecarga, o que também aumenta o risco de incêndio.
  • Não usar tomadas ou cabos elétricos danificados. Ao encontrar uma tomada ou cabo elétrico nessas condições, é importante descontinuar o uso e informar a liderança. Cabos desgastados e fios expostos podem ser fatais.
  • Garantir o armazenamento adequado de materiais inflamáveis. Se a empresa manusear materiais inflamáveis, estes devem ser armazenados em um armário específico. Certos produtos químicos não podem ser armazenados juntos ou podem entrar em combustão.
  • Manter combustíveis longe de equipamentos elétricos. Lixo empilhado e reciclagem são riscos de incêndios combustíveis. É preciso manter lixo, reciclagem e quaisquer outros combustíveis, como pilhas de papel, longe de equipamentos elétricos que possam causar incêndio.
  • Elaborar um plano de segurança contra incêndios.
  • Reservar um tempo para treinar todos os colaboradores sobre as diretrizes de segurança e praticar um plano de evacuação seguindo as diretrizes estabelecidas.

Para concluir, o empresário também destaca que um procedimento de segurança contra incêndio pode incluir:

  • Designar e atribuir as funções necessárias para o plano de evacuação de incêndio.
  • Programar simulações de evacuação de incêndio recorrentes, de acordo com os requisitos de prevenção a incêndio locais e do seu setor.
  • Estabelecer um local de chamada de colaboradores.

“A implementação dessas dicas de segurança contra incêndios no local de trabalho por meio de educação, observação e inspeção, pode ajudar a reduzir o potencial de um incidente”, finaliza Luis.

Para mais informações, basta acessar: https://sanseivalvulas.com.br/



Software ajuda na implementação de backoffice para Startups

O TIC (mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação) deve chegar a US$ 80 bilhões (R$ 379,45 bilhões) no Brasil em 2023, segundo uma projeção divulgada pela consultoria IDC Brasil. Trata-se de uma expansão de 5% em comparação ao ano precedente. 

O setor de TI (Tecnologia da informação) deve crescer 6,2% até dezembro, impulsionado pela demanda das companhias, que deve crescer 8,7%. Para o segmento de telecomunicações, por sua vez, o estudo IDC Predictions Brazil 2023 prevê um avanço de 3%, na esteira da “crescente importância da conectividade”, sobretudo pela expansão do 5G e da nuvem. 

Na análise de Thomaz Reis Damasceno, CTO da Tiggomark – empresa que fornece soluções em softwares para startups e empresas de SaaS (Software as a Service, na sigla em inglês) -, o cenário de investimentos na área no Brasil é promissor.

“Estima-se que mais da metade dos aportes em software do país serão dedicados a SaaS em 2023, indicando uma expansão significativa nessa área”, afirma, citando dados do IDC.

Além disso, prossegue, projeções indicam que o mercado SaaS no Brasil irá crescer 20% ao ano nos próximos cinco anos, evidenciando, ainda mais, a força dessa tendência. “O crescimento é motivado pela digitalização das empresas, principalmente PMEs (Empresas de Pequeno e Médio Porte), que estão começando a reconhecer os benefícios da adoção de soluções SaaS”.

Como o Software de gestão de SaaS e produtos de recorrência auxilia as empresas?

De acordo com Damasceno, o software de gestão de SaaS é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que oferece produtos ou serviços por assinatura, pois facilita a implementação de backoffice, facilitando o gerenciamento de  planos, processamento de pagamentos, automação de marketing, gestão de leads e relatórios.

“O processo de implementação é simples: basta configurar os meios de pagamento, cadastrar os planos e colar o script de integração no produto de destino”, instrui. “Isso permite que os clientes do produto onde o software foi integrado estejam aptos a realizar assinaturas”, completa.

Software de gestão de backoffice é opção para startups e negócios de recorrência

Segundo Damasceno, o gerenciamento eficaz é essencial para qualquer produto de assinatura, uma vez que, sem ele, as empresas não têm controle sobre seus clientes e a parte financeira do negócio. “A implementação de software de gestão de backoffice é crucial para startups e negócios de recorrência. Além disso, evita que as empresas percam o foco do produto principal, tentando resolver problemas de gerenciamento do negócio”, articula.

O CTO da Tiggomark lista três características da adoção de soluções SaaS. A primeira delas dá conta que a adoção de uma ferramenta de gestão de backoffice para negócios SaaS permite que as empresas mantenham o foco em seu produto principal. “Isso é importante para startups e negócios de recorrência, pois possibilita economizar tempo e dinheiro que seriam gastos na construção de soluções próprias”, diz Damasceno.

A segunda diz respeito ao fato de que as soluções SaaS são mais acessíveis do que as soluções on-premise. pois eliminam a necessidade de infraestrutura com altos investimentos e manutenção contínua. Além disso, elas [soluções SaaS] são escaláveis e podem ser acessadas de qualquer lugar, o que é útil para empresas com equipes remotas.

Por fim, pontua o profissional, praticamente todos os setores podem se beneficiar das soluções SaaS. “No entanto, áreas que lidam com grandes quantidades de dados, como o segmento financeiro, de saúde e de tecnologia da informação, podem achar essas soluções particularmente úteis”, diz ele. “Além disso, startups e PMEs de todos os setores podem se beneficiar da acessibilidade e eficiência das soluções SaaS”, conclui.

Para mais informações basta acessar: https://intersaas.tiggomark.com.br/ 



SISQUAL® WFM participa do SBF 2023 em Agosto

A SISQUAL® WFM, empresa de gerenciamento da força de trabalho, marca presença na 20ª edição do Saúde Business Fórum (SBF), que este ano acontece de 3 a 6 de agosto na Ilha de Comandatuba, na Bahia. 

Com o tema ‘Liderança e Conexão’, a edição de 2023 será focada em tecnologia e na consolidação da transformação digital no setor de saúde. O SBF reúne anualmente os principais hospitais, prestadores de serviços, laboratórios e empresas farmacêuticas do Brasil.

“Participar este ano no SBF é voltar a um modelo de evento que gostamos muito por privilegiar o contato direto com os principais atores da saúde do Brasil. Seja nas reuniões agendadas ou na informalidade de um almoço. Todo o momento e cada lugar é distintivo neste evento”, afirma José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL® WFM. 

Nestes dias de agosto, a empresa pretende apresentar sua experiência de campo com os clientes, com exemplos de automatização de todos os processos relativos à gestão da força de trabalho na saúde, que garante a interoperabilidade entre equipes, os níveis de serviço hospitalar e, sobretudo, a segurança do paciente. “O mais importante é cumprir com as expectativas pela qualidade dos intervenientes, e pelo seu comprometimento em casar ofertas técnicas com demandas operacionais”, completa José Pedro Fernandes.

A SISQUAL® WFM conta com uma experiência de mais de 30 anos em tecnologia e inovação, tendo posição destacada no mercado de Workforce Management (Gestão de Força de Trabalho, em tradução livre) no Brasil, com mais de 400 hospitais e mais de 400 mil colaboradores abrangidos pela solução.

Para saber mais, basta acessar: www.sisqualwfm.com 



Startup lança programa de locação audiovisual para empresas

Do preto e branco ao streaming, o mercado audiovisual brasileiro passou por diversas transformações e vem se desenvolvendo cada vez mais. Um relatório da ANCINE (Agência Nacional de Cinema) mostrou que de 2002 para cá houve um aumento de cerca de 55% no número de famílias que passaram a consumir filmes, sejam eles na própria televisão ou nas salas de cinema.

Além disso, de acordo com uma análise recente realizada pela plataforma on-line Cuponation, o Brasil é o terceiro país com mais usuários do YouTube em 2023. Segundo o estudo, cerca de 142 milhões de brasileiros assistiram a vídeos na plataforma de streaming do Google somente em janeiro deste ano. Índia e EUA ocupam o primeiro e o segundo lugar da lista, com 467 milhões e 245 milhões de usuários mensais, respectivamente. 

O Instagram, por sua vez, é uma das principais plataformas de fotos do mundo e a terceira com o maior número de usuários no Brasil (113 milhões), atrás apenas do WhatsApp (169 mi) e YouTube (142 mi), mas à frente do Facebook (109 mi) e TikTok (82 mi), segundo o relatório de fevereiro de 2023 produzido pela We Are Social, de forma conjunta com o Meltwater.

Leandro Ferreira, CEO-Founder da Mov Locadora – startup que atua com o aluguel por dia ou assinatura anual de equipamentos audiovisuais e tecnologia – destaca que, além do Instagram, as outras redes sociais digitais que compõem o “top cinco” também trabalham com fotos e vídeos. Para ele, os dados ajudam a entender por que, cada vez mais, as empresas do país vêm investindo no segmento audiovisual.

“Existe um movimento intenso de empresas brasileiras montando internamente o próprio departamento audiovisual”, afirma Ferreira. Ele conta que, atenta a esta movimentação, a startup lançou um programa de locação de equipamentos audiovisuais exclusivo para empresas que pretendem trocar o parque de equipamentos ou adquirir novos para atender a demandas internas e externas. 

“Ouvindo nossos clientes  e acompanhando as tendências do mercado de locação internacional, decidimos criar um produto para as empresas que estão em expansão ou que precisam fazer um upgrade de equipamentos”, explica.

O empresário destaca que o programa é uma alternativa para as empresas que desejam apostar no audiovisual – o que demanda, muitas vezes, altos investimentos, financiamentos com bancos ou o uso de cartões de crédito.

“O programa funciona por meio de planos de 12, 24 e 36 meses e prevê o pagamento mensal, por boleto bancário. Assim, o cliente pode investir no ‘core’ do próprio negócio e tem acesso à gestão de equipamentos”, afirma Ferreira.

De acordo com o CEO da Mov Locadora, as empresas que participarem do programa poderão contar com equipamentos backup em caso de problemas, manutenção preventiva e corretiva, equipamentos novos e seguro contra roubo. “Como uma locadora audiovisual, buscamos oferecer crédito para as empresas do setor a fim de contribuir para o crescimento de produtoras de foto e vídeo em todo o país, além de apoiar empresas que buscam construir sua área interna audiovisual O pagamento é realizado através de boleto bancário, o que por sua vez, não ocupa os limites de crédito em bancos ou cartão de crédito”, conclui Ferreira.

Para mais informações, basta acessar: https://movlocadora.com.br/



Café Palestra Bar em Stand impulsiona inovação e networking

O evento Expert XP 2023 é uma conferência de investimentos e mercados financeiros no Brasil, que contará com a presença de nomes como Tom Brady e Steve Wozniak. Nesta edição, o Grupo Studio, uma empresa brasileira, atuará como Patrocinador Diamante e terá o Café Palestra Bar como espaço exclusivo em seu estande.

O Café Palestra Bar será uma das  atrações do stand do Grupo Studio na Expert XP 2023. O espaço apresentará conteúdos sobre temas relevantes para o cenário empresarial, financeiro e soluções corporativas. Com um ambiente exclusivo para networking, debates e workshops, o café proporcionará interação com profissionais de diversas áreas do mercado B2B.

O Grupo Studio, atua com soluções corporativas inteligentes, assumirá papel como Patrocinador Diamante na Expert XP 2023, oferecendo sua expertise para auxiliar as empresas brasileiras.

Pedro Botelho, Diretor de Marketing do Grupo Studio, expressou sua empolgação com a parceria: “Estamos extremamente empolgados em compartilhar com todos vocês a notícia da parceria que estabelecemos para a Expert XP 2023. A XP Investimentos e o Grupo Studio se uniram como Patrocinador Diamante. O Café Palestra Bar, nosso espaço exclusivo, será o local para interações e debates. Juntos, estamos empenhados em fazer desta edição da Expert XP o maior festival de investimentos do mundo.”



Manual da IATA designa normas para transporte aéreo de pets

A IATA, “Associação Internacional do Transporte Aéreo” em tradução livre, é uma organização global que representa, lidera e atende todo o setor de companhias aéreas, que atualmente congrega por volta de 300 companhias representando cerca de 83% do tráfego aéreo total no mundo. Dentre outras prerrogativas a IATA é responsável por normatizar diversos procedimentos operacionais envolvidos no transporte aéreo, como transporte de produtos perecíveis, transporte de carga perigosa, transporte de animais entre outros. 

No Brasil, todas as companhias aéreas que transportam animais tanto em trechos domésticos quanto em trechos internacionais fazem parte da IATA e por isso estão subordinadas ao cumprimento das normas do manual Live Animals Regulations. O manual LAR foi desenvolvido e é atualizado anualmente por diversos especialistas em transporte aéreo, medicina veterinária, biologia, comportamento animal dentre outras expertises ligadas a segurança e ao bem-estar animal, e dispões sobre rigorosos procedimentos de segurança que devem ser adotados durante todas as etapas do transporte aéreo.

“Ao contrário do que a maioria dos usuários pensam, as companhias aéreas não definem suas próprias regras ao seu bel prazer”, declara Leonardo Dias, fundador da Petwork Travel, empresa especializada em transporte aéreo internacional de animais. “O manual da IATA até permite que as companhias aéreas criem regras adicionais, desde que não sejam menos restritivas do que o LAR”, completa Leonardo Dias.

Para se ter uma ideia da abrangência do manual da IATA, antes de se confirmar a reserva de um animal que viaja desvinculado de um passageiro (carga viva) por exemplo, a companhia aérea deve verificar se possui estrutura para atender ao embarque e desembarque em segurança tanto na origem, como no trânsito (se houver) e no destino. Dentre outras verificações a companhia aérea deve checar se possui aeronaves compatíveis com o transporte de animais disponíveis para cada trecho, deve checar as condições climáticas, se há funcionários capacitados para realizar o manuseio deste animal de forma segura e etc. 

O manual também dispõe sobre rigorosos critérios para a aceitação das caixas de transporte, que dentre outras exigências devem ser construídas em material resistente, ser a prova de fuga e dispor de espaço suficiente para que o animal consiga se sentar e se deitar em posição natural, além de ser capaz de girar em torno de si próprio de forma confortável. 

A regulamentação da IATA é aceita pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES) e pela Organização Mundial de Saude Animal (OIE) como diretrizes a respeito do transporte aéreo de animais, que inclusive recomenda que seus signatários (CITES) incorporem o manual IATA LAR em seus ordenamentos jurídicos.
Especialistas em transporte aéreo, como o Leonardo Dias da Petwork Travel, defendem que o manual da IATA seja incorporado no ordenamento jurídico Brasileiro afim de trazer muito mais segurança aos usuários e possibilitar um maior fiscalização no setor por parte da ANAC.



Cirurgia bariátrica pode ser uma opção para viver com mais saúde

A obesidade é um problema de saúde global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade, 51% do planeta, ou seja, 4 bilhões de pessoas serão obesas ou terão sobrepeso até 2035. A condição é complexa e multifatorial, resulta da interação de diversos fatores, entre eles três principais: genética, comportamento e ambiente.

Para aqueles que sofrem com o excesso de peso e suas complicações, a cirurgia bariátrica promove eliminação significativa do peso, o que além de melhorar a saúde geral, torna-se uma possibilidade para viver melhor.

Segundo o ex-presidente da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Transtornos Metabólicos – IFSO, além de também ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o cirurgião bariátrico Almino Cardoso Ramos, optar pelo procedimento é uma decisão importante e transformadora para aqueles que sofrem com a obesidade.

“A pessoa obesa, além do excesso de peso, convive com as condições trazidas pela obesidade, que são doenças de alta gravidade como as cardíacas, o diabetes, a hipertensão, entre outras. Se submeter à bariátrica pode possibilitar uma melhor qualidade de vida, com mais saúde, inclusive”, analisa o cirurgião.

Existem diferentes técnicas para o procedimento, a escolha da mais adequada está em uma avaliação individual, onde se leva em consideração fatores como o índice de massa corporal (IMC), condições de saúde, histórico médico e preferências pessoais. “É importante discutir as opções com um especialista para determinar a melhor abordagem”, alerta Ramos.

Algumas técnicas bariátricas, explicadas pelo cirurgião bariátrico Almino Cardoso Ramos:

Bypass gástrico ou gastroplastia redutora: Também conhecido como cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux. O procedimento reduz 80% da capacidade do órgão, que é dividido em duas partes. Uma pequena bolsa estomacal é criada para limitar a ingestão de alimentos. Em seguida, uma porção do intestino delgado é desviada e conectada à bolsa estomacal, permitindo que o alimento contorne parte do estômago e do intestino delgado. A estimativa de eliminação de peso está entre 30 e 35%, com a possibilidade de alcance maior. 

Gastrectomia vertical ou Sleeve Gástrico: Nesse procedimento, uma grande parte do estômago (curvatura) é removida, criando um estômago em formato de tubo ou “sleeve”. A capacidade do órgão é significativamente limitada. Além disso, como é retirada a grande curvatura do estômago, o paciente perde o estímulo da grelina (hormônio da fome), que é produzido exatamente no fundo do estômago e que não existe mais. A estimativa de emagrecimento está entre 20 e 25% do peso atual.

Balão Intragástrico: Nessa técnica, menos invasiva, um balão flexível é colocado no estômago por endoscopia e preenchido com uma solução salina ou ar. Como ocupa espaço, faz com que a pessoa se sinta satisfeita com menos quantidade de alimento. É um procedimento temporário. A nova versão dispensa internação hospitalar, sedação ou anestesia. É um balão deglutível ou de engolir.

“Por meio de uma tecnologia especial, o balão é colocado em uma cápsula que pode ser engolida com água, o paciente está acordado e sentado. Ao chegar no estômago, será preenchido, por meio de um tubo minúsculo, que depois é removido pela boca. Cada técnica tem a sua especificidade. Cabe ao cirurgião, em conjunto com a equipe multidisciplinar, orientar o paciente para o procedimento que melhor atenda as necessidades dele”, finaliza o cirurgião. 



Empresas firmam parceria para ajudar profissionais de saúde

Nos dias atuais, o cenário do mercado de consumo tem passado por mudanças significativas, impulsionadas pelo avanço tecnológico e a disseminação da internet. A facilidade de acesso à informação tem revolucionado a forma como os consumidores interagem com as marcas e tomam decisões de compra. De acordo com o Forecast E-Marketeer, cerca de 72% dos consumidores realizam pesquisas online antes de adquirir um produto ou serviço, seja através de compras online ou presenciais.

Essa tendência do consumidor moderno traz consigo um aspecto importante e desafiador para os profissionais de saúde: a necessidade de estarem bem sintonizados com as ações de marketing. Outra pesquisa realizada pelo Google com a BCG The Fast Track to Digital Marketing Maturity revela que a maturidade digital eleva a receita empresarial em 18%, e diminui os custos em 29%. Duplicando assim, a participação no mercado.

E dentro desse contexto a Rock Lemon, agência especializada em marketing para negócios da saúde, e a Plataforma Guia SaúdeLAB, conhecida por seu buscador de profissionais da área, além de site no segmento de saúde e bem-estar, acabam de selar parceria. O objetivo, segundo garantem, é expandir horizontes para impactar ainda mais profissionais e estabelecimentos de saúde. 

A Rock Lemon e o Guia Saúdelab

Apesar de ser jovem no mercado (apenas 5 anos de existência), a Rock Lemon, nascida no interior de São Paulo, na cidade de Jaguariúna, hoje tem em seu portfólio empresas como Instituto Ferrari, Biodontos, UniFAJ, ReMA Fisioterapia e CLASI – Instituto de Transpessoal. Atualmente está presente em 13 estados brasileiros, contando com uma equipe diversificada de especialistas. É ainda parceira de mais de 100 negócios na área de saúde. 

O Guia SaúdeLAB, por sua vez, tem centenas de assinantes em sua plataforma e entrega diariamente informações sobre saúde para milhares de pessoas. 

O que as empresas dizem sobre a parceria 

Lucas Dal’ Bó, fundador da Rock Lemon, expressou sua satisfação em firmar a parceria com a plataforma Guia SaúdeLAB, afirmando que a colaboração abrirá novos horizontes para as empresas.

“Como implementamos estratégias de marketing digital para profissionais e estabelecimentos de saúde e o Guia SaúdeLAB, por sua vez, oferece sustentação para essas estratégias, entendemos que essa parceria irá agregar muito para todos nossos clientes”, afirma Dal’ Bó.

Ele ainda continua dizendo que, “uma presença online forte e bem gerenciada pode influenciar positivamente a decisão dos pacientes, aumentando a confiança e a probabilidade de escolher um profissional de saúde. E é nesse contexto que trabalharemos juntos. Estamos imbuídos do mesmo sentimento que é o de levar nossos clientes ao sucesso”, assegurou. 

Eliz Costa, uma das idealizadoras da Plataforma Guia SaúdeLAB, também se mostra entusiasmada com a colaboração entre as partes. “Estamos muito felizes e confiantes em entregar o melhor para os nossos clientes. Poderemos compartilhar recursos, conhecimentos, tecnologias e competências complementares. E os nossos clientes só terão a ganhar com isso”, declarou Eliz.



STJ determina a revisão de contrato bancário

O Superior Tribunal de Justiça, no dia 26 de junho deste ano publicou decisão tomada por unanimidade, pela sua Terceira Turma, determinando a revisão do contrato entre um banco e uma empresa que teve suas atividades paralisadas em virtude da pandemia de Covid-19.

A decisão que determinou a revisão contratual se fundamentou em decisões anteriores do próprio STJ que consideram a pandemia Covid-19 evento imprevisível e extraordinário, o que é suficiente para ensejar a aplicação das teorias da imprevisão e da onerosidade excessiva, previstas nos artigos 317 e 478 do Código Civil.

O fato de que a empresa teve suas atividades interrompidas por determinação do poder público, foi outro aspecto que colaborou para que a Terceira Turma, do STJ determinasse a revisão do contrato, na busca de seu reequilíbrio econômico financeiro.

Para Jose Campello, da Vivacqua Advogados, este posicionamento dos tribunais não é surpresa pois desde 2020 vem alertando que face ao ineditismo da pandemia de Covid-19, as pessoas físicas e jurídicas deveriam buscar de maneira administrativa, uma solução equitativa, respeitando os princípios da transparência, lealdade e boa fé que guardam os contratos antes de buscarem a tutela judicial.



Utilização de cabos não halogenados exige cuidado específico

A instalação elétrica é fundamental em qualquer tipo de edificação e precisa de planejamento, dimensionamento correto, materiais certificados e ter principalmente segurança. E no caso das edificações com grande afluência de público, é obrigatório que os profissionais envolvidos na construção especifiquem cabos elétricos não halogenados que potencializam a proteção de prédios, comércios e outros tipos de construções, pois evitam diversos riscos às instalações em casos de incêndios.

A principal característica desses condutores é o seu material isolante que não possui em sua composição o cloro, que é um material altamente tóxico em casos de incêndio.

“Os cabos não halogenados são produzidos com materiais livres de halogênio que emitem baixa quantidade de fumaça e não emitem gases tóxicos e corrosivos. Além disso, o material ainda oferece maior segurança por apresentar características especiais de não propagação das chamas e de autoextinção do fogo”, explica o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

Para a correta utilização e escolha dos cabos não halogenados, o professor recomenda algumas dicas:

1 – Os cabos não halogenados devem ser aplicados obrigatoriamente em locais com grande afluência de pessoas, como arenas esportivas, escolas, cinemas, teatro, shopping centers, hospitais, hotéis, centros de convenções, torres comerciais e residenciais de grande altura conforme recomendado pelas normas NBR 5410 e 13570 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Mas isso não impede que os cabos não halogenados sejam instalados em casas ou em outros locais já que o ponto forte do produto é garantir ainda mais a segurança das pessoas”, observa Moreno.

2- Os cabos não halogenados devem ser escolhidos e instalados de acordo com a ABNT NBR 13570 (Instalações Elétricas em Locais de Afluência de Público). Essa norma estabelece os requisitos para as instalações elétricas de edificações com grande afluência/movimentação de pessoas. Seu principal objetivo é garantir o funcionamento adequado às instalações, a segurança das pessoas e a preservação do patrimônio.

3- Assim como os demais tipos de cabos elétricos, os condutores não halogenados devem ser adquiridos com muita atenção e cuidado, pois de nada adianta ter o melhor projeto de instalação elétrica se os materiais adquiridos não tiverem os requisitos mínimos estabelecidos nas normas. “A economia inicial com a compra de condutores elétricos irregulares, por exemplo, sempre resultará em prejuízos e gastos maiores com a revisão da instalação elétrica, uma vez que, para resolver o problema, será necessário comprar novos produtos certificados e gastar com a mão de obra para essas correções”, adverte Moreno. 

4- Antes de comprar cabos não halogenados, é indicado buscar referências sobre a marca que está sendo adquirida, sobre a empresa que o fabrica, quantos anos está no mercado, entre outros. “Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, também é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro. Deve ser inclusive checado no site desse órgão certificador se o número de registro do fabricante está válido, pois também existe a falsificação desse selo”, afirma o consultor técnico da COBRECOM. 

5- Também é importante conferir se o fabricante é associado da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos), que é mais uma garantia de confiança na hora de comprar condutores elétricos seguros e de qualidade, já que a entidade testa e avalia com muito rigor os produtos tanto de fabricantes associados, como também os das empresas não associadas. 

6- Ter o apoio de profissionais do segmento elétrico experientes na hora de adquirir os cabos não halogenados, além de outros materiais elétricos, é sempre uma alternativa interessante para comprar produtos de qualidade e segurança comprovadas. 

7- É recomendado comprar os cabos em lojas idôneas que prezam por vender materiais de boa qualidade. “Porém, é importante fazer uma pesquisa de preços e, se houver uma marca de cabo extremamente mais barata do que as outras, pode ser que esse condutor elétrico esteja fora de norma”, orienta Moreno.

8- Os cabos não halogenados também devem ser dimensionados corretamente. Caso contrário, o funcionamento e a segurança da instalação elétrica ficarão comprometidos. “Para fazer o projeto elétrico do imóvel e dimensionar todos os componentes adequadamente, deve ser contratado um profissional habilitado e qualificado como um engenheiro eletricista, tecnólogo ou um técnico eletrotécnico”, aconselha Moreno.

9- Também é importante que os condutores elétricos sejam compatíveis com os disjuntores instalados no quadro de luz para que a rede seja adequadamente protegida contra sobrecargas e curtos-circuitos.

COBRECOM possui livro sobre cabos não halogenados

Escrito pelo professor, engenheiro eletricista e consultor técnico da empresa, Hilton Moreno, o livro Cabos elétricos de baixa tensão para locais de afluência de público possui 52 páginas e além das explicações sobre o produto, também é possível ver exemplos, figuras, tabelas, entre outros.

Totalmente baseada na norma NBR 13570, a publicação trata dos seguintes assuntos: tipos de cabos elétricos e condutos admitidos em locais de afluência de público; escolha das linhas elétricas em locais de afluência de público de acordo com as influências externas; ligação de equipamentos móveis ou estacionários em locais de afluência de público; uso barreiras corta-fogo; produtos da COBRECOM para instalações elétricas em locais de afluência de público, entre outros.

O livro também é destinado para todos profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com projeto, instalação, operação, manutenção, consultoria, inspeção, comercialização e ensino na área de instalações elétricas como engenheiros, técnicos, eletricistas, vendedores de lojas de elétrica e material de construção, professores e alunos, profissionais da construção civil, entre outros.

Para o download gratuito da obra basta acessar o site: https://cobrecom.com.br//arquivos/downloads-24-cabos-eletricos-de-baixa-tensao-para-locais-de-afluencia-de-publico-.pdf



Empresa global chega ao Brasil para atender demanda crescente por IA

A Databricks anuncia a expansão das operações no Brasil com a abertura de um escritório em São Paulo. A movimentação visa fortalecer o ecossistema de inovação da companhia na América Latina, por meio de um suporte ainda mais próximo a cada cliente e parceiro. A empresa tem planos de continuar investindo no mercado local e espera ampliar o quadro de colaboradores em 50% até o final do ano fiscal.

Depois de ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em receita no último ano fiscal, a expansão da Databricks visa atender à crescente demanda de companhias brasileiras que buscam alavancar o uso de dados e IA para agregar mais valor aos negócios. Com o aumento da popularidade dos modelos de linguagem em grande escala (do inglês Large Language Models – LLMs), o mundo passou a reconhecer o vasto potencial da inteligência artificial. Nesse contexto, as melhorias dos modelos e os novos produtos no mercado incentivam o mercado a priorizar estratégias de dados e IA. Nessa linha, a Databricks recentemente comunicou a aquisição da MosaicML, plataforma líder em IA generativa, com uma visão compartilhada de permitir que os clientes construam, mantenham e protejam modelos de IA generativa com dados proprietários.

A Databricks conta com mais de 20 escritórios e 5.500 funcionários ao redor do mundo. A companhia atende mais de 10 mil clientes globalmente, incluindo líderes de diversos setores como Adobe, Atlassian, Condé Nast e Shell. A plataforma Lakehouse, desenvolvida pela Databricks, é capaz de unificar dados, analytics e Inteligência Artificial, e a solução funciona em todas as principais nuvens, incluindo AWS, Azure e Google Cloud.

“Estamos orgulhosos de celebrar a expansão da Databricks no Brasil, local estratégico para nossas operações na América Latina”, afirma o VP de vendas da companhia na América Latina, Marcelo Souza. “O novo escritório é um grande marco para nossa presença na região, e estamos animados para ampliar a equipe local e trabalhar próximos aos clientes em toda a região para ajudá-los a otimizar suas operações de negócios por meio do uso estratégico de dados e IA”.

Escritório em São Paulo apoiará base de clientes locais e equipe em crescimento

Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o escritório de São Paulo visa fortalecer as operações da Databricks no País, e a empresa pretende continuar investindo no mercado Latinoamericano. A equipe local em expansão se concentrará no desenvolvimento de negócios, field engineering, professional services e marketing, à medida que a companhia continua apoiando o crescimento dos negócios dos clientes em toda a região.

​​A empresa já trabalha com companhias brasileiras orientadas por dados, como o iFood, o PicPay e o Bradesco. Na parceria com o Bradesco, a plataforma Databricks Lakehouse permitiu entregar produtos de dados para vários workloads de negócios com consistência e um time-to-market notável em Open Finance. Com mais de 180 casos de uso de analytics e IA na ferramenta da Databricks, o banco reduziu o tempo de desenvolvimento de novos aplicativos de dois dias para menos de duas horas.

Amplificando a inovação em dados e IA por meio de eventos mundiais – incluindo o Brasil

Em junho deste ano, a Databricks organizou o Data + AI Summit em São Francisco, um evento global promovido anualmente pela companhia com foco em profissionais de dados. O evento, que teve os ingressos esgotados, reuniu clientes, parceiros e especialistas do setor para aprender sobre LLMs, inovações recentes de produtos da Databricks e novas contribuições para a comunidade de código aberto. Na ocasião, especialistas e empresas pioneiras como a JetBlue, a JP Morgan Chase and Co. e a Rivian dividiram as melhores práticas e conhecimentos sobre a sua jornada de dados.

Pela primeira vez na história, a Databricks trará o Data + AI Summit para o Brasil. Em 29 de agosto, a companhia sediará o Data + AI World Tour São Paulo, no Tivoli Mofarrej, que contará com palestras instigantes do cofundador da Databricks, Arsalan Tavakoli, demonstrações de produtos e histórias de sucesso de clientes de líderes do Banco Bradesco, PicPay, Santander Brasil, iFood e muito mais.



LedWave é reconhecida em premiação da Revista Exame

Pelo segundo ano consecutivo, a LedWave, empresa especialista em painéis de LED no Brasil, entra para o ranking do Prêmio “Exame Negócios em Expansão“, evento que reconhece os negócios brasileiros e celebra o empreendedorismo no país. A premiação, organizada pela Revista Exame e BTG Pactual, é realizada uma vez por ano, e é uma das principais iniciativas da revista para o empreendedorismo, reconhecendo e listando as empresas que mais cresceram no Brasil de um ano para o outro.

Nela, as empresas são divididas em cinco categorias de acordo com o seu faturamento, que parte de R$ 2 milhões a R$ 300 milhões. Das 335 empresas listadas, a LedWave figura na posição 42 do ranking geral da categoria de empresas que faturaram até R$ 150 milhões. Quanto maior o crescimento, melhor posicionada a companhia. Para a análise, as empresas enviaram documentos como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o balanço financeiro para a aferição, realizada pela PwC Brasil.

Participou do evento da premiação, que ocorreu nesta quinta-feira, 27/07, em São Paulo, a diretora Izabella Esper, representando todo o time LedWave. “É com muita alegria que estamos mais uma vez no ranking do Prêmio Exame Negócios em Expansão. Esse é o resultado do trabalho árduo que todo nosso time vem fazendo ao longo de mais de 11 anos, com muita dedicação, responsabilidade e criatividade. E vem muito mais inovação pela frente. Gratidão traduz nosso sentimento em celebrar mais essa vitória”, afirma Izabella.

A LedWave é uma empresa especialista em projetos customizados para vários segmentos do mercado. Atende marcas de abrangência nacional e internacional, desenvolvendo projetos no meio phygital.

Para saber mais sobre painéis de LED, basta entrar em contato com a equipe da LedWave e agendar uma visita.



Os resultados financeiros da Tecnotree no primeiro semestre demonstram crescimento consistente em condições econômicas incertas

A Tecnotree, plataforma digital global e líder de serviços para tecnologia 5G e nativa na nuvem, anunciou seus resultados do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2023, demonstrando crescimento estável em receita e lucratividade. A empresa mostrou desempenho sólido, com vendas líquidas 10,2% maiores para o período em revisão comparado ao ano anterior; o crescimento foi primariamente impulsionado pela região do Oriente Médio e América do Norte.

Destaques consolidados dos resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2023:

Primeiro semestre (janeiro a junho de 2023)

  • As vendas líquidas aumentaram 10,2%, para EUR 34,8 milhões

  • Os resultados operacionais aumentaram 37,3%, para EUR 9,8 milhões

  • O resultado líquido aumentou em 11,1%, para EUR 5,5 milhões

  • Os ganhos por ação foram de EUR 0,02

  • O livro de pedidos no final do período registrou EUR 68,4 milhões

Padma Ravichander, CEO da Tecnotree Corporation, afirmou: “À medida que chegamos na metade do ano de 2023, tenho o prazer de compartilhar os resultados consistentes da Tecnotree no primeiro semestre, que demonstram agilidade e crescimento durante desafiantes condições de mercado. Esses resultados são prova da riqueza da nossa pilha de Digital BSS (Sistemas de Suporte a Negócios Digitais) e sua previsibilidade para entrega automatizada. Nossos investimentos em P&D para fornecer produtos e plataformas de próxima geração habilitados para a nuvem, integrados com o Tecnotree Sensa Fabric para insights de IA/AM embutido nos nossos conjuntos D Stack, Moments e Fintech, foram recebidos extremamente bem pelos nossos clientes. Isso foi validado ainda mais pela renovação de confiança por parte dos nossos clientes mais antigos na região EMEA.

Receitas substanciais foram reconhecidas oriundas da região do Oriente Médio e da América do Norte no T2. Ainda mais crescimento foi possibilitado por entregas contínuas da nossa pilha de Digital BSS na África e Oriente Médio, bem como entregas de IA/AM do Tecnotree Sensa em Saúde e Fintech nos Estados Unidos. Acreditamos que o crescimento imediato para operadores de telecomunicação será impulsionado por investimentos em IA/AM, IoT, monetização baseada na nuvem. Com nossa entrada no mercado norte-americano de telecomunicações, a Tecnotree agora tem uma presença nas principais economias de 5G”.

Outros marcos significativos da Tecnotree:

  • A Tecnotree obteve conformidade e certificação oficial em Estrutura de Processos de Negócios da TM Forum (eTOM), por Relacionamento com Parceiros e Sistemas de Suprimentos.

  • A Tecnotree continua entre os fornecedores líderes quanto a normas de certificação de Open APIs da TM Forum, com 45 APIs certificadas pelo órgão de normas da indústria, a maior na comunidade de serviços pela internet.

  • As plataformas Digital BSS, Moments e Sensa da Tecnotree foram nomeadas para o prestigioso Prêmio de Excelência TM Forum 2023 e reconhecidas como finalista na categoria de Experiência do Cliente por sua implementação com a MTN.

  • A Tecnotree vem sendo consistentemente reconhecida pela Gartner em vários relatórios por fornecer soluções incomparáveis aos clientes. A empresa foi reconhecida pela Guia do Mercado da Gartner novamente no T1 de 2023 por Experiência e Gestão de Clientes, e vem sendo consistentemente reconhecida na mesma categoria desde 2020.

  • Além disso, para 2023, a Tecnotree foi reconhecida pelo Guia de Mercado da Gartner por Monetização e Gestão de Receitas, e vem sendo consistentemente reconhecida na mesma categoria desde 2020.

  • A carteira DiWa da Tecnotree obteve conformidade com PCI DSS (Padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento), o que aumentará significantemente as oportunidades de crescimento para sua oferta de fintech globalmente.

Sobre a Tecnotree

A Tecnotree é uma provedora digital de Sistemas de Suporte a Negócios Digitais (BSS, na sua sigla em inglês) prontos para 5G, com recursos de IA/AM e extensibilidade em várias nuvens. A Tecnotree está entre as primeiras empresas do mundo a obter o Platinum Certified pelos padrões Open API da TM Forum, e nosso Digital BSS Stack ágil e de código aberto compreende toda a gama (order-to-cash) de processos de negócios e gerenciamento de assinaturas para telecomunicações e outras indústrias de serviços digitais criando oportunidades além da conectividade. A Tecnotree também oferece um mercado digital multiexperiência de Fintech e B2B2X para sua base de assinantes por meio da plataforma Tecnotree Moments para capacitar as comunidades conectadas digitalmente em jogos, saúde, educação, OTT e outros ecossistemas verticais. A Tecnotree está listada na Helsinki Nasdaq (TEM1V).

Para mais informações, acesse www.tecnotree.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Padma Ravichander, CEO da Tecnotree

E-mail: marketing@tecnotree.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Promissora abordagem modificadora da distrofia muscular de Duchenne com Neu-REFIX® Beta 1,3-1,6 glucano* do Japão é o primeiro relato clínico desse tipo

Os pacientes com distrofia muscular de Duchenne (DMD) apresentaram sinais de desaceleração do progresso da doença após o consumo oral do Neu REFIX ß-glucano por 45 dias junto com os medicamentos de rotina. As melhorias clínicas publicadas nos relatórios da IBRO Neuroscience podem ser um feito inédito no mundo, em que um suplemento alimentar seguro atenuou os biomarcadores relevantes para a disfunção muscular na DMD sem nenhum efeito colateral. O aumento da distrofia plasmática em 32%, o que indica melhor circulação sanguínea, juntamente com melhora da força muscular, é um grande avanço e mostra o potencial multifacetado do Neu-REFIX, que também reconstituiu beneficamente o microbioma intestinal na DMD. De acordo com o Dr. Raghavan, principal autor do estudo, isso dá esperança de melhorar a qualidade de vida e prolongar a expectativa de vida de pacientes com DMD.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230803776050/pt/

Duchenne Muscular Dystrophy (DMD); Progress of disease & gradual disability with aging, current therapies & Neu-REFIX Beta glucans' multipronged potentials, illustrated. A rare genetic disease with approximately 5000 patients in Japan, 3000 in GCC, fewer than 50000 in USA. Lack of dystrophin in DMD causes muscle dysfunction and makes the patient wheelchair bound in early teens. Lung function deterioration followed by myocardial fibrosis and heart failure causing early death in 20s ~ 30s. Gene therapy targets gene defect correction, exon skipping therapies mask the defect of specific exons. Safety proven Neu-REFIX Beta glucans from Japan, a food additive with multipronged potentials: (i) controlled muscle damage, (ii) enhanced muscle regeneration (iii) improved blood supply marker: plasma dystrophin & (iv) improved 6MWT & NSAA, yielding hope of delaying the disease progress, worth further validation; is not a drug or remedy; Not GRAS or EFSA certified. Approval status varies country wise. (Graphic: Business Wire)

Duchenne Muscular Dystrophy (DMD); Progress of disease & gradual disability with aging, current therapies & Neu-REFIX Beta glucans’ multipronged potentials, illustrated. A rare genetic disease with approximately 5000 patients in Japan, 3000 in GCC, fewer than 50000 in USA. Lack of dystrophin in DMD causes muscle dysfunction and makes the patient wheelchair bound in early teens. Lung function deterioration followed by myocardial fibrosis and heart failure causing early death in 20s ~ 30s. Gene therapy targets gene defect correction, exon skipping therapies mask the defect of specific exons. Safety proven Neu-REFIX Beta glucans from Japan, a food additive with multipronged potentials: (i) controlled muscle damage, (ii) enhanced muscle regeneration (iii) improved blood supply marker: plasma dystrophin & (iv) improved 6MWT & NSAA, yielding hope of delaying the disease progress, worth further validation; is not a drug or remedy; Not GRAS or EFSA certified. Approval status varies country wise. (Graphic: Business Wire)

O Neu-REFIX é um ß-glucano livre de alérgenos, único por sua fonte, como um exopolissacarídeo de Aureobasidium Pullulans, produzido em uma instalação certificada no Japão, possuindo pureza, funcionalidade, solubilidade em água e padronização de dosagem como um medicamento, conservável em temperatura ambiente e para consumo oral puro ou com alimentos. Efeitos imunomoduladores em estudos pré-clínicos, em voluntários japoneses saudáveis e pacientes com Covid-19 mostraram seu potencial como um adjuvante modificador da doença, que vale a pena realizar um ensaio clínico em DMD, para produzir efeitos benéficos no controle da inflamação e da fibrose.

O Neu-REFIX reduziu a fibrose e a inflamação, melhorou a regeneração muscular em camundongos mdx e em um estudo clínico de seis meses em meninos e melhorou NSAA, 6MWT e MRC. Esses potenciais modificadores da doença foram apresentados na MDA Conference 2023. O Neu-REFIX pode ser consumido em qualquer estágio da DMD, com medicamentos padrão de atendimento. Portanto, vale a pena avaliar como medicamento adjuvante porque, conforme relatado, o Neu-REFIX como agente único ajudou a conseguir o que os tratamentos atuais modificadores da doença, as terapias baseadas em células e as abordagens de angiogênese estão tentando alcançar, disse o Prof. Naoki Yamamoto, copesquisador.

A GNCorp, que liderou esse estudo, assinou um acordo com a MAP Healthcare, uma subsidiária da SHBK International Holding Group (Emirados Árabes Unidos), e pretende colaborar com organizações afins para validar o Neu-REFIX em ensaios maiores. Pesquisas clínicas em distrofia muscular de cintura (DMC), esclerose múltipla e psoríase estão em andamento, para avaliar a eficácia do Neu-REFIX como um modulador imunológico universal.

*O B-1,3-1,6 glucano é um aditivo alimentar listado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) do Japão. Não se trata de um medicamento ou remédio para qualquer doença. Os resultados da pesquisa não devem ser interpretados como aconselhamento médico. Não possui status GRAS nem está certificado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Samuel JK Abraham

info@gncorporation.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto

O Dia Nacional da Saúde, segundo o Ministério da Saúde, foi criado para promover a educação sanitária e despertar a consciência do valor da saúde, além de homenagear e recordar a vida e a obra do médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, responsável pelo combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Foi ele também o fundador do Instituto Soroterápico Federal, em 1900, transformado em Instituto Oswaldo Cruz oito anos depois.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu, em 1946, saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comuns com a definição de saúde.

“A busca por uma vida mais saudável tem que ser diária e vai muito além de, simplesmente, não estar doente. A base de uma vida saudável está no equilíbrio do corpo e da mente, olhando para o que comemos, nos atentando à necessidade de praticar exercícios físicos, de ter tempo para descansar e desfrutar do lazer”, afirma o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes.

O médico ainda dá dicas de cuidados que contribuem para uma vida mais saudável:

  • Alimentação balanceada: não é preciso radicalizar e cortar tudo que se gosta de comer, mas escolher com consciência, pois a escolha do que comer interfere diretamente na vida da pessoa. Quando pensada de maneira adequada, trazendo nutrientes necessários, dá força e disposição para o dia a dia;
  • Exercícios físicos: manter-se ativo traz benefícios, com inúmeras vantagens. Sair da inércia e se movimentar é essencial para aumentar a vitalidade da pessoa, reduzir o estresse e manter a mente funcional. Escolher o exercício apropriado para cada pessoa (caminhar, nadar, correr, praticar ioga, meditação, esportes coletivos ou qualquer outro) é o primeiro passo;

  • Hidratação: sem água o corpo não funciona. A ingestão do líquido ajuda na digestão, circulação, fortalece os músculos, contribui com o cérebro e até mesmo com o funcionamento do coração;

  • Descanso: dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Sendo assim, a qualidade do sono está diretamente ligada a qualidade de vida e a promoção da saúde;

  • Check-ups: é preciso ir ao médico regularmente para prevenir enfermidades, fazer exames, vacinar-se, cuidar bem de si mesmo.

Além disso, o médico ressalta que “a busca da mudança do estilo de vida é uma trajetória. Lembre-se de onde você está e onde quer chegar. Isso é o reflexo das mudanças que você pode fazer por você e pela sua vida. A saúde é algo que você não consegue mensurar, nós só percebemos quando a doença bate à nossa porta”, completa. 



Senado e MCTI sinalizam mudanças na Lei do Bem

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) conduziu uma audiência pública nesta quarta-feira (2), visando fomentar um debate público sobre a expansão dos incentivos fiscais previstos na Lei nº 11.196/06. Esta Lei estabelece benefícios fiscais voltados para a inovação tecnológica das empresas que operam sob o regime de tributação do Lucro Real.

A Lei do Bem é o principal incentivo fiscal para inovação tecnológica do Brasil e permite que empresas que investem em ciência em tecnologia deduzam despesas e investimentos através de abatimentos imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na compra de equipamentos destinados a laboratórios que se concentram em estruturas de inovação.

Durante os 18 anos de operação, a Lei do Bem foi responsável por destinar mais de R$ 170 bilhões para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os setores da economia. Os dados do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) também demonstram que a Lei do Bem beneficia mais de 17 setores da economia e cresceu mais de 50% em valores brutos em investimentos totais e renúncia fiscal entre 2020 e 2021.

A audiência pública ocorreu em consonância com a visão do MCTI, que vem desde o início do ano afirmando o compromisso com o setor. Luciana Santos, ministra da pasta, já havia afirmado em maio deste ano o desejo do governo de ampliar o acesso à Lei do Bem, dando a entender que esse movimento compõe a estratégica de ciência e tecnologia do governo federal.

Os movimentos legislativos

A Lei do Bem passou por modificações ao longo dos anos, em um processo contínuo e natural de refinamento. A apresentação de novas propostas é uma ocorrência comum e busca instituir mudanças que possibilitarão aprimoramentos significativos, além de otimizar a utilização dos benefícios concedidos.

Atualmente, dois projetos de lei estão em tramitação no legislativo: o PL n.4944/2020 no congresso e o PL n.2838/2020 no Senado. O primeiro, de autoria da deputada Luísa Canziani (PSD) e o segundo do Senador Izalci Lucas (PSDB/DF). Ambos defendem, entre outros pontos, que o excedente do percentual dos dispêndios com pesquisa tecnológica excluído do lucro líquido das empresas possa ser aproveitado em exercícios subsequentes e que possam ocorrer a contratação de serviços de empresas de médio e grande porte, desde que a concepção técnica, o gerenciamento e o risco empresarial sejam de responsabilidade da empresa contratante.

O PL n.2838/2020 também sugere expandir incentivos fiscais para empresas fora do regime de tributação do Lucro Real. O Senador Izalci Lucas justifica isso pela exclusão das micro e pequenas empresas da Lei do Bem e menciona a tendência global de ampliar subsídios para a inovação. Ele enfatiza que incentivos fiscais para atividades inovadoras são fundamentais para promover pesquisa e desenvolvimento no setor privado.

O que foi discutido no CCT

O debate, requerido pelo senador Astronauta Marcos Pontes e aberto ao público, teve como objetivo aperfeiçoar a legislação em prol de um ambiente mais favorável aos investimentos privados em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Estiveram presentes na reunião José Afonso Cosmo Júnior, do MCTI; Gianna Sagazio, da CNI; Vitor Lippi, deputado federal; Antonio Carlos Teixeira Álvares, da Fiesp; Israel Guratti, da Abinee; e Hugo Giallanza, da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps).

Além do debate acerca da importância da Lei do Bem para o cenário nacional, projetos de Lei em tramitação e possíveis melhorias, também foi colocada em pauta a subutilização dos benefícios concedidos, visto que das mais de 150 mil empresas sob o regime de lucro real, menos de 2% utilizam o incentivo, levantando questões relevantes sobre o aproveitamento adequado da Lei e sobre as inseguranças jurídicas das empresas.

Os principais tópicos discutidos foram:

  • Redução do imposto na compra de equipamentos de 50% para 0%;
  • Inclusão de empresas fora do regime de Lucro Real;
  • Prorrogação da dedução fiscal para empresas em prejuízo;
  • Aumento para 100% da dedução em gastos de RH com ICTs;
  • Aquisição de equipamentos não exclusivos para P&D;
  • Refinamento da segurança jurídica dos usuários do incentivo;
  • Expansão do conhecimento sobre a Lei.

Gianna Sagazio, ao comparar o Brasil a outras nações, destacou o contraste entre a posição do país no IGI (54ª entre 132 países) e o fato de sermos a 12ª maior economia do mundo. Para ela, há uma notável discrepância entre a capacidade brasileira de inovação e o porte econômico do país. “Nosso grande desafio é converter conhecimento e ciência em inovação que seja viável no mercado”, observou, ressaltando que, em produção científica, o Brasil mantém uma posição robusta (14ª).

André Maieski, especialista em inovação e sócio da Macke Consultoria, reforça as palavras de Gianna e destaca que, embora o avanço no ranking do IGI e o aumento de empresas beneficiadas pela Lei do Bem pareçam encorajadores, a revisão da lei é essencial, considerando a comparação com outros países e a baixa adesão das empresas elegíveis. Ele ressalta que essa medida é crucial para que o país alcance destaque no setor, com impactos positivos na economia e na sociedade.

A atualização da Lei do Bem

O Governo Federal e o MCTI têm demonstrado prioridade na agenda de inovação. A exclusão dos gastos com ciência e tecnologia do arcabouço fiscal, o descontingenciamento do FNDCT, a alteração do indexador Finep e BNDES e a nova política industrial são algumas das conquistas até agora.

As potenciais alterações na Lei do Bem ainda dependem de aprovação. Contudo, é possível argumentar que tal ajuste, especialmente no que diz respeito à possibilidade de utilização do benefício fiscal em anos futuros em casos de prejuízo fiscal, representa uma “justiça tributária”, como Maieski classifica. “Não há porque a empresa ser desfavorecida, dado que outros incentivos fiscais, como a Lei das TICs e o programa Rota 2030, já oferecem essa flexibilidade”, complementa.

As discussões sobre a expansão dos incentivos fiscais da Lei do Bem sinalizam um futuro mais favorável para a inovação no Brasil, com potenciais mudanças focadas no aprimoramento e flexibilização do uso dos benefícios e tendência de fortalecimento de PD&I no país.



Errata: Seguro de automóveis registra alta no preço

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 6º parágrafo. Segue a versão corrigida:

 

Para as pessoas que fazem uso do carro para ir e voltar do trabalho, ou motoristas que utilizam seus veículos como fonte de renda, o seguro – que registrou alta nos últimos tempos – pode se tornar indispensável. O desabastecimento na produção de veículos novos e nas peças de reposição, o impacto da pandemia no Brasil e no mundo e o aumento da Tabela Fipe foram os principais motivadores para esse crescimento no custo de seguros de automóveis, de acordo com os dados da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais). 

Segundo levantamento da consultoria Jato, o preço médio dos carros novos vendidos no Brasil no ano passado foi de R$ 130.851,00. O valor representa uma alta de 85% em cinco anos. Em 2017, a média do valor de um veículo era de R$ 70.877,00. Em 2018, houve um crescimento de 4,8%, cerca de R$ 74.313,00. Antes da pandemia do covid-19, em 2019, o custo era de R$ 76.430,00. 

Ainda de acordo com a consultoria Jato, a alta no preço médio dos veículos ocorreu entre maio e junho de 2020, que foi caracterizada pela queda no número de vendas de carros novos associada ao isolamento social que o Brasil e o mundo viveram no período. O grande aumento iniciou-se em dezembro, momento de falta de matérias-primas e semicondutores que começou a impactar na cadeia produtiva global. 

Outros motivos foram a alta no preço dos fretes internacionais, a instabilidade do dólar e o desenvolvimento tecnológico. Para André Brunetta, Diretor de Digital & Inovation da Estapar, o seguro automotivo ficou mais caro por causa da elevação do preço dos carros e peças no Brasil nos últimos anos. 

Para ele, o principal motivo foi a pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, que provocou o fechamento temporário das fábricas de semicondutores no mundo todo e prejudicou a produção dos modelos zero quilômetro. “O aumento da busca pelos seminovos e usados fez com que, seguindo a lei da oferta e da procura, os veículos subissem de preço. A menor quantidade de peças também surtiu o mesmo efeito”, destaca.

Maneiras para manter o seguro do carro

Segundo a CNseg, entre janeiro e novembro de 2022, o seguro de automóvel acumulou alta de 33,6% em relação ao mesmo período de 2021, com R$ 45,8 bilhões arrecadados. Um levantamento da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), que faz parte da CNSeg, mostrou que, cerca de 30 a 35% da frota de veículos que circulam atualmente no país está segurada, indicando um forte potencial de atração de novos consumidores para o setor.

“Para driblar essa alta e não deixar o carro sem seguro, a principal dica é contratar exatamente a necessidade de risco que o segurado necessita. Existe uma prática no mercado de ofertar sempre coberturas a mais. Na atual circunstância, o mais indicado é adquirir o seguro adequado para a exposição ao risco, assim como a sua capacidade de pagamento além, é claro, de pesquisar muito entre as várias empresas seguradoras, que tem sua próprias políticas de precificação em relação aos veículos de suas respectivas carteiras”, comenta Marco Gonzaga, Head de Seguros da Zul, uma das empresas do Grupo Estapar. Segundo ele, os aplicativos como do seu negócio, conseguem entregar para os motoristas diversas propostas, e assim eles não precisam ir e consultar várias seguradoras para fazer essa comparação. 

Vale a pena destacar que não existe apenas um tipo de seguro para um veículo: carros podem ter proteção contra roubos e furtos, cobertura em desastres e indenização em perda total. Além disso, há seguros de veículos de terceiros, acidentes de passageiros e pacote completo, chamado de seguro de veículos compreensivo.

Todos os tipos de seguro de veículos possuem vantagens e limitações. Levantar as necessidades do auto e definir a modalidade que mais se encaixa na realidade do motorista é uma ideia.

Para saber mais, basta acessar: https://www.zuldigital.com.br/



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