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PC em baixa: brasileiros preferem o smartphone para transações bancárias

 

…suas informações confidenciais, como dados, senhas, números de conta ou cartão de crédito; 87% dos brasileiros esperam que os bancos monitorem as transações de seus clientes e detectem atividades suspeitas, como uma transferência de fundos incomum.

O aumento da utilização de serviços bancários móveis é geral em todas as regiões, com 52% dos entrevistados respondendo que utilizam esses serviços, em comparação com 44% em 2014. América Central e México são regiões em que a utilização é superior a 56% e 55%, respectivamente. De todos os canais transacionais, a preferência dos usuários pelo mobile banking vem crescendo ano após ano, embora o Internet banking ainda seja o favorito.

O estudo também revela uma mudança de atitude entre os usuários e maior consciência de seu papel na segurança, já que diante da pergunta “quem possui a maior responsabilidade na segurança das transações eletrônicas?”, 42% dos entrevistados disseram que a responsabilidade é do usuário. No entanto, mais de 40% dos brasileiros acreditam que seus bancos ou empresas que possuem portais, têm a maior responsabilidade na segurança das transações eletrônicas.

“Encontramos algo muito interessante nos resultados obtidos no estudo. 67% dos usuários estariam mais dispostos a fazer transações eletrônicas se para realizar essas operações tivessem de utilizar mais uma senha, por exemplo. Isso demonstra a abertura dos usuários para utilizarem uma autenticação mais forte, mesmo que isso implique em algum trabalho adicional para eles no sentido de aumentar a segurança”, explica Silvia Lopez, diretora de Marketing da Easy Solutions. “84% dos brasileiros acreditam que os bancos devem aplicar medidas de segurança mais fortes, além de um nome de usuário e senha para identificar os clientes e permitir-lhes o acesso a serviços eletrônicos”, finaliza. O relatório “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica em 2015” pode ser acessado neste link.



Algum-as das principais conclusões do relatório de 2015 são:
– 36% dos latino-americanos com conta bancária não utilizam a Internet para transações por medo de fraude, ou porque não tem certeza de que a operação é realizada corretamente 30%;
– 47% dos latino-americanos com conta bancária que utilizam a Internet para transações, não usam os serviços móveis bancários por medo de fraude, ou porque não têm certeza de que a operação é realizada corretamente 21%;
– 39% dos usuários utilizam a mesma senha em diferentes sites, o que aumenta o risco de acesso não autorizado à sua conta. No Brasil, esse grupo representa 46,7% dos entrevistados;
– 65% dos usuários de serviços bancários móveis conectam-se ao seu banco através do aplicativo móvel (app);
– – 88% esperam que o seu banco ofereça uma autenticação mais forte e monitoramento de transações;
71% dos usuários só fazem compras em sites de empresas reconhecidas, como medida de segurança.

 

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