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Pneus: impacto ambiental e formas de mitigação

 por Eliel Bartels*

É de conhecimento geral que um pneu descartado tem potencial para se torna um problemão para o meio ambiente. Mas até que ponto essa concepção é verdadeira? É importante, especialmente para quem dirige e está preocupado em fazê-lo de maneira sustentável, entender os reais impactos ambientais que um pneu rejeitado pode produzir e, ainda mais importante, como é possível reduzi-lo por meio de ações simples e eficazes.

O Brasil possui cerca de 20 fábricas de pneus, que produzem mais de… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…70 milhões de unidades por ano. Isto equivale a um pneu por ano para cada 3 brasileiros! Independentemente de estarem em veículos novos ou se foram substituídos por conta do desgaste em carros usados, o fato é que dezenas de milhões de novos pneus estão rodando todos os anos nas nossas ruas e estradas. E eles precisam ir para algum lugar depois que cumprirem seu papel.

Se descartados inadequadamente, em lixões e terrenos baldios, os pneus podem se tornar vetores de mosquitos transmissores de doenças, como o aedes aegypt. Quando queimados, produzem uma fumaça ácida e deixam um resíduo de óleo contaminante. Mas há uma boa notícia! Pneus são 100% recicláveis. A alta qualidade do aço e de outras matérias primas empregadas em sua construção fazem com que, quando descartado corretamente, possa ser reutilizado em diversos outros processos produtivos.



Um caso bem conhecido é a produção de asfalto com pneus triturados, que chega a ser 40% mais durável que um asfalto sem pneus em sua mistura. O reuso de um pneu pode ser feito por meio de perfurações, fatiamento, trituração total e até mesmo o pneu todo pode ser empregado em alguns processos. Confira algumas possibilidades.

Pneu inteiro
· Arrecifes artificiais e quebra-mares
· Equipamentos de playgrounds
· Controle de erosão
· Barreiras e proteção em estradas
· Combustível para alto forno

Pneu perfurado
· Juntas, vedações, arruelas, calços e isoladores
· Tapetes, cintos e solas de sapato
· Protetores para docas e estacionamentos
· Suportes de silencioso (escapamento)

Pneu em tiras
· Material de construção de estradas leve
· Substitutos de cascalho de playgrounds
· Compostagem de lodo

Pneu triturado (pó)
· Produtos de borracha e plástico (ex.: tapetes moldados, paralamas, base para estofamentos, adesivos plásticos)
· Base para cruzamentos de nível de ferrovias
· Asfalto ecológicos

*Eliel Bartels é especialista do Centro de Treinamento, Tecnologia e Inovação do Grupo DPaschoal

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