Home NOTÍCIAS Posts que imploram por likes e comentários terão fim no Facebook

Posts que imploram por likes e comentários terão fim no Facebook

A rede social Facebook começou a testar uma forma de eliminar os posts chamados de “iscas de engajamento” (engagement baits). São aqueles textos às vezes engraçadinhos, mas no geral fúteis, que pedem que os usuários marquem um amigo que se identifica ou pedem likes, comentários e compartilhamento de forma autoritária, apelando para o lado psicológico e até mesmo a boa fé das pessoas.

De acordo com um comunicado da empresa, esses posts possuem um problema principal. Eles se aproveitam que o algoritmo do Facebook foi construído para que o conteúdo com mais interatividade seja beneficiado e, ao pedir engajamento forçado, acabam sendo priorizados pela rede social para que apareçam primeiro nas linhas do tempo de usuários. Com isso, eles tiram a atenção de outros posts informativos, mensagens de amigos e – principalmente – anunciantes da rede.

A empresa diz que as postagens que pedem ajuda de pessoas, conselhos ou recomendações, como arrecadar dinheiro para instituições de caridade, que pedem indicações de serviços ou conselhos de viagens, não serão afetadas pela atualização.

No geral, essas postagens são inofensivas aos usuários. Mas chamadas como “marque um amigo que também é assim”, “Dê like se você também ama este signo”, etc estão sendo consideradas spam pelo Facebook. Não é raro que esse tipo de conteúdo traga uma mensagem de “compartilhe com 10 amigos para ter mais chance de concorrer a um prêmio”.

Para fazer essa limpeza, o Facebook montou uma equipe de editores que revisou e categorizou centenas de milhares de postagens. Engenheiros trabalharam essas categorias em um modelo de aprendizado de máquina (machine learning) para detectar os diferentes tipos de iscas de engajamento.



A empresa diz que dará algumas semanas para produtores de conteúdo se adaptarem às novas determinações de postagens. “Queremos reduzir a propagação de conteúdo que seja spam, sensacional ou enganador, a fim de promover conversas mais significativas e autênticas no Facebook”, esclareceu a empresa no comunicado. Páginas que usam repetidamente essas iscas de compromisso estão sendo já monitoradas,

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleCinco inovações que irão melhorar o varejo em 2018
Next articleNova loja online voltada para o público masculino oferece boas opções para os homens