As inscrições para a segunda edição do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil estão abertas para que os Podcasts do Brasil inteiro possam participar desse que é o maior evento da categoria do país.
A premiação nasceu em 2024 para educar o mercado sobre a diversidade e inovação dos podcasts, incentivar os novos talentos e inspirar mais pessoas a explorar esse já consolidado meio de comunicação, moldar o futuro do áudio e vídeo digitais e impactar positivamente milhões de ouvintes.
Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de podcast e sirva para valorizar os projetos que se enquadram nesse formato. Durante o processo de inscrição as regras devem ser respeitadas e aceitas.
A fase de inscrições irá durar 40 dias corridos a partir da data do seu lançamento – dia 7/7 – e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.premiompb.com.br
O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades: somente Áudio ou Áudio e Vídeo. Não será possível se inscrever nas duas opções. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 28 disponíveis para a votação pública. A inscrição é gratuita e não existe qualquer taxa ou valor a ser pago. O único requisito é preencher o cadastro disponível no site.
“O Prêmio MPB nasceu há um ano para preencher uma lacuna histórica de atenção e valorização dentro da indústria do audiovisual. Nosso objetivo é conectar projetos inovadores, incentivar a criatividade no setor e, acima de tudo, promover um movimento de educação e formação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem esse meio de comunicação tão dinâmico e impactante”, afirma Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.”, informa Gabriel Tripodi, jornalista e um dos idealizadores do Prêmio MPB.
As categorias
Veja a seguir as categorias disponíveis para a inscrição dos interessados
- Assuntos diversos
- Automotivo, Automobilismo e Moto
- Autocuidado e Autoajuda
- Cinema e TV
- Ciências
- Comunicação, Marketing e Vendas
- Crimes Reais / Investigativo
- Cultura e Literatura
- Cultura POP
- Direito
- Diversidade e Inclusão
- Educação
- Esporte
- Espiritualidade e Religião
- Família e Infantil
- Ficção & Fantasia
- Gastronomia
- Grande Mídia
- Humor
- Mundo Animal
- Música
- Natureza e Meio Ambiente
- Negócios, Finanças e Empreendedorismo
- Relacionamento
- Saúde & Bem-estar
- Tecnologia e Telecomunicações
- TOP VideoCast (acima ou igual a 1 milhão)
- Viagem e Lazer
Como será a votação?
Terminado o período de inscrição, a premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts.
Na primeira fase de votação – que irá durar 30 dias corridos, 24h/dia -, o público irá escolher os 10 podcasts mais votados em cada categoria, que passarão para a segunda fase.
Cada pessoa poderá votar em um podcast por categoria e em quantas categorias quiser ao longo da votação. Ao votar em um podcast na categoria escolhida ela será inibida e essa pessoa não poderá votar mais nela. Porém, todas as demais permanecerão disponíveis para votação, respeitando sempre a escolha de um podcast por categoria.
Top VideoCasts – Quem são eles?
Essa categoria será composta obrigatoriamente pelos videocasts com mais de um milhão de inscritos comprovados em plataformas como YouTube, Vimeo e outras semelhantes, independente de temas.
Nela não estarão presentes Podcasts somente em áudio, pois as plataformas em áudio não disponibilizam publicamente o número de inscritos dos seus cadastrados.
Os Top VideoCasts irão competir entre si e não terão um embate direto com os inscritos nas demais categorias.
Categoria Grande Mídia
Os veículos da grande mídia são inscritos automaticamente por sua importância no mercado e porque todos têm uma área de Podcast nos seus sites ou em suas contas do YouTube. Isso comprova que os principais veículos de comunicação têm o Podcast na sua grade de programação para os internautas e é um importante indicativo para o mercado.
“Com essa votação vamos ver a preferência do público com os podcasts da grande mídia, pois dos cadastrados 10 passarão para a segunda fase de votação e dela sairão os Top3”, explica Guido Orlando Jr, jornalista, publicitário, um dos idealizadores do prêmio e empresário de comunicação.
Segunda fase de votação
A data da segunda de início da fase de votação popular será amplamente divulgada e irá durar 30 dias corridos, 24h/dia. Dela sairão os três podcasts finalistas e deles o vencedor de cada categoria, o que tiver mais votos.
“Tanto na primeira quanto na segunda fase de votação cada podcast inscrito deverá ser um “cabo eleitoral” de si próprio, pois provavelmente irá chamar sua base de inscritos – e mesmo quem ouve e vê seu podcast – para votar nele e essa é uma maneira de engajar o público no prêmio de maneira consistente”, explica Guido.
Premiação
Está previsto um evento para a entrega dos troféus para os primeiros colocados das categorias, mais os Top VideoCasts e Grande Mídia no dia 17 de novembro de 2025, que será em um evento no auditório da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing na unidade da Vila Mariana em São Paulo – SP.
Responsividade
O site do Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil é totalmente responsivo, adaptando-se de forma dinâmica e inteligente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos utilizados pelos usuários. Isso significa que, independentemente de ser acessado por um desktop, tablet ou smartphone, a experiência de navegação será otimizada, proporcionando uma visualização confortável e interação intuitiva.
Segurança, tecnologia e auditoria de dados
Como todo o processo do prêmio será online, com as inscrições e votação popular em duas fases, o planejamento da premiação deu especial atenção à segurança e veracidade dos dados, como explica Guido: “Sem a segurança contra invasão de hackers, vazamento de dados e sistema consistente de prevenção quanto à votação por robôs esse prêmio não seria possível”, afirma.
“Da mesma forma, o desenvolvimento do site e sua infraestrutura são o estado da arte da tecnologia para que não aconteçam travamentos ou queda do sistema e acessos durante as votações”, completa Guido.
Para que tudo isso funcione de maneira segura e contínua, foram feitas parcerias comerciais com as empresas de tecnologia Add Value – infraestrutura e segurança -, a Zivit Tecnologia – desenvolvimento e manutenção do site – e a Witec para cuidar do dia a dia de tecnologia do projeto. Todas elas são empresas 100% brasileiras.
Cotas de patrocínio
Estão disponíveis cotas de patrocínio nas categorias Platinum, Gold, e Silver, além de cotas pontuais como patrocínio de encosto de cadeiras no evento de premiação, canecas e ações personalizadas ao longo da premiação e ações de ativação de marca no dia do evento.
Para obter informações sobre as cotas de patrocínio e formas de pagamento entrar em contato pelo e-mail comercial@premiompb.com.br
Serviço
Término das inscrições – 16/8/2025 às 23h59
Link para as inscrições
https://www.premiompb.com.br
Link para conhecer o regulamento
https://www.premiompb.com.br/regras
Link da política de privacidade
https://www.premiompb.com.br/politica-privacidade
Preço da inscrição – GRATUITO