NOVIDADES

Quer economizar combustível nestas férias? Confira essas 8 dicas

Quer economizar combustível nestas férias? Confira essas 8 dicas


by 5 de janeiro de 2017 0 comments

8_dicas_para_economizar_combustivelFérias finalmente, aí você pensa em pegar estrada, ir até a casa da sogra no interior ou pedir emprestado para o cunhado a casa na praia. Tudo organizado até se lembrar do preço dos combustíveis.
Sim, está caro, bem caro mas com essas 8 dicas você pode fazer uma boa economia.
1 – Tanque amigo
Quem nunca deixou o tanque ficar na reserva? Mas saiba que este é um dos vilões do consumo do carro. Para ter uma ideia, os veículos com injeção eletrônica têm uma bomba de combustível que é refrigerada pela gasolina ou álcool. Quanto menos combustível tiver ali, menor será a refrigeração. Isso pode danificar a bomba. E aí, quando a bomba pifa, o carro para de funcionar e não liga mais.

Além disso, ao deixar o tanque com menos de ¼ de combustível, ou seja, na reserva, todas as impurezas e sujeiras ficam alojadas no fundo do compartimento e são transportadas para os bicos injetores quando o combustível está acabando, e isso pode provocar entupimento e aí o motor também falha. O ideal é deixar o tanque cheio ou, no máximo, na metade de sua capacidade. Assim, pouco volume de ar fica armazenado no tanque do carro, evita a evaporação do combustível e não deixa a sujeira chegar nos bicos injetores, além de refrigerar a bomba.

2 – Calibre os pneus
A pressão dos pneus abaixo do indicado no manual do proprietário faz o motor trabalhar mais e portanto gastar mais combustível. Isto acontece pelo aumento da área de atrito do pneu com o solo. De acordo com o instituto canadense Natural Resources Canada, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

3 – Desligue o motor apenas em paradas prolongadas
Outra maneira de economizar é desligar o carro sempre que estiver inativo por mais de 60 segundos. Quando você estaciona para esperar alguém, manter o automóvel parado, com o motor ligado, por mais de 60 segundos, consome mais do que desligar e ligar novamente.

4 – Acelere e freie suavemente
Essa é uma prática importante em qualquer momento ao dirigir um veículo: evite acelerar e frear bruscamente ou sem necessidade. Uma condução mais agressiva gasta mais combustível – até 15% a mais na cidade, segundo o Natural Resources Canada. O sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.

5 – Elimine o peso extra
Se você tem o hábito de carregar a casa no porta-malas, vai consumir mais, pois o peso da bagagem interfere no consumo. Dados da mesma pesquisa canadense mostram que o consumo pode aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados. A recomendação também vale para bagageiros externos, que também afetam a aerodinâmica e eficiência do veículo.

6 – Use o ar-condicionado com moderação
Sabemos o calor que este verão está, não tenho palavras para descrever. O ar-condicionado, na maioria dos casos, usa a potência do motor e diminui sua eficiência. A pesquisa aponta que, conforme o veículo, o ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 20%.

7 – Observe as rotações corretas do motor
O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, indica as rotações por minuto (RPM) do motor. Cada marcha tem sua rotação adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será o combustível utilizado. Procure no manual do veículo a velocidade ideal para fazer as trocas de marcha.

8 – Motores eficientes
Hoje, muitos carros têm motores extremamente eficientes. É claro que uma série de fatores particulares de cada carro, como o conjunto de motorização e aerodinâmica, influencia no gasto de combustível. Por isso, ao comprar um automóvel novo ou usado, é importante verificar o potencial por meio do Ranking do Inmetro, que informa sobre a eficiência em termos de consumo e emissões.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal VOIT – A Voz da TI – www.voit.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.