Home Cultura Reposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialista

Reposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialista



Tema que ainda divide opiniões médicas e enfrenta certa resistência entre os pacientes, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) atua para melhorar uma série de sintomas desagradáveis que podem surgir no decorrer da vida. O tratamento consiste na restituição de hormônios que apresentam declínio na produção natural pelo organismo com o avançar da idade. Tais como: o estrógeno e a progesterona no caso das mulheres e a testosterona no caso dos homens. Para se ter uma ideia, durante a transição para a menopausa (nas mulheres) e andropausa (nos homens), a produção dessas substâncias pode diminuir em mais de 90%.

Algumas das polêmicas que rondam o tratamento estão relacionadas a possíveis efeitos colaterais que a reposição das substâncias pode trazer, como aumento do risco de cânceres, AVC e doença venosa tromboembólica. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a correta condução da restituição pode enfraquecer os sintomas da menopausa e da andropausa que vão desde disfunção sexual a depressão e ansiedade, além de gerar redução de risco cardiovascular, de fraturas por osteoporose e de demência. “É fundamental compreender que a TRH não está isenta de riscos. Os hormônios usados ou a não utilização, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados por médicos especialistas após avaliação criteriosa que considerará as necessidades individuais de cada paciente”, afirma Flávia Ribeiro, farmacêutica Sócia-Fundadora da Quality Farmácia de Manipulação.

Considerando a individualidade dos tratamentos, a manipulação do medicamento costuma ser a mais indicada por permitir personalizar a dosagem e a forma de administração que pode ocorrer de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. “Desde a concentração dos seus componentes até a maneira de aplicação: tudo pode ser selecionado conforme o desejo do paciente. A manipulação permite um tratamento sob medida que valoriza a beleza natural de cada um e atua para cuidar do que precisa de atenção, a depender do tipo de pele e dos objetivos a serem alcançados com os procedimentos. Nós prezamos pela qualidade dos produtos manipulados, alta tecnologia em equipamentos e atendimento particularizado para cada caso”, defende.

Reposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialistaReposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialistaReposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialistaReposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialistaReposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialistaReposição hormonal necessita avaliação médica individual, afirma especialista



Previous articleMedicina para todos: quais são os caminhos para ingressar no curso?
Next articleCusto de insumos e matérias-primas aumentou acima do esperado no mês de março