Home Cultura Saiba como evitar e tratar as lesões durante a prática esportiva

Saiba como evitar e tratar as lesões durante a prática esportiva

Ortopedista esclarece sobre as principais lesões ocasionadas durante as atividades físicas

Joint pain, sports injuries, At gym, damaged section, Sportsman, knee bone injury, sports accidents

Na prática de esportes, a chance de sofrer uma lesão, até mesmo sem notá-la, é grande. Inúmeros fatores aumentam a chance de se machucar, contudo, a mais frequente é a falta de orientação adequada aos praticantes amadores.

“Tais lesões vão desde as mais simples, e felizmente mais comuns, como câimbras, bursites, tendinites, contraturas musculares, até as mais graves, como rompimento de ligamentos e tendões e fraturas por estresse”, explica o Dr. Rodrigo Vetorazzi, Coordenador da Ortopedia do Hospital Albert Sabin (HAS).

Além da já citada falta de acompanhamento profissional e especializado, muitos atletas amadores não respeitam, até por desconhecimento, seus limites físicos e tempos de repouso e recuperação necessários, gerando desconforto físico e lesões.

“A pessoa que inicia uma atividade física por conta própria acaba, até inconscientemente, por querer iniciar uma ‘competição consigo mesma’, ou seja, quer melhorar marcas e tempos pessoais e/ou exageram na carga na academia. Somados aos problemas de execuções erradas nos movimentos, falta de hidratação necessária e alimentação incorreta antes dos treinos, o indivíduo constrói a condição exata para as lesões esportivas”, diz o Dr. Vetorazzi.

Aos corredores amadores, por exemplo, o uso de calçados inadequados e escolha de terrenos irregulares são as principais causas de se machucarem durante ou após a prática.

Tais lesões são, em sua maioria, evitáveis, porém, quando ocorrem, os tratamentos indicados pelo ortopedista são a fisioterapia, a acupuntura e o uso de anti-inflamatórios. Em casos mais graves, como rompimentos de tendões, ligamentos e fraturas, o paciente poderá passar por procedimento cirúrgico.

“A dica mais importante em casos de suspeita de lesão esportiva é, de forma alguma, fazer uso da automedicação ou tentar o tratamento por si mesmo. O correto e ideal é procurar sempre atendimento especializado, pois, somente um ortopedista poderá fazer o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais conveniente”, adverte o ortopedista do HAS.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleWhatsApp é a segunda ferramenta mais utilizada para pedidos deliveries
Next articleEscolas se preparam para o fim do ano letivo e já planejam o ano seguinte