Home Gartner Alerts Servidores estão prestes a assumir uma função mais abrangente na arquitetura dos...

Servidores estão prestes a assumir uma função mais abrangente na arquitetura dos Data Centers, diz Gartner

O Gartner Inc. revela as principais previsões para os servidores digitais durante a Conferência Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2016, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, em São Paulo (Segunda e Terça-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Com novos recursos de memória, aplicativos de rede de software e arquiteturas hiperconvergentes que tornam o hardware atual obsoleto, os servidores estão prestes a assumir uma função mais abrangente na arquitetura dos Data Centers. Por isso, os CIOs devem planejar novas estratégias de implantação de servidor para cortar custos e ganhar flexibilidade.

O Gartner alerta que:

• Sistemas hiperconvergentes se tornarão aplicativos de software, impulsionando em 70% as compras de Data Center e aumentando materialmente suas transações de banda larga.
• Novas tecnologias aumentarão o consumo de memória do servidor de 5 a 10 vezes, dentro dos planos de custo atual. Servidores de 5 TB se tornarão acessíveis, permitindo novas implementações de processamento de operação, análise e aprendizado de máquina.
• Aplicativos de software utilizarão servidores para transferir equipamentos de rede, uma tendência que já está deslocando hardware em ambientes de escala virtual. Os hardwares de rede mais simples substituirão o orçamento do capital para licença e manutenção.

Principais previsões
• Até 2018, 70% das vendas de infraestrutura hiperconvergente para servidores básicos serão somente licenciadas.
• Até 2018, 15% do armazenamento de memória dos servidores utilizarão tecnologia de memória no composto metal.
• Até 2018, 20% da capacidade dos novos servidores serão utilizadas para deslocar rede e equipamentos de segurança, em comparação aos menos de 2% utilizados hoje.

Recomendações
• Identifique, otimize e economize nos orçamentos de Soluções de Infraestrutura Hiperconvergente (HCIS) disponíveis, como deslocar o software HCIS para hardware de armazenamento que seja autônomo.
• Faça inventário dos aplicativos que podem utilizar grandes quantidades de memória e planos de correção para acomodar novas tecnologias de memória antes de 2018.
• Projete orçamentos para mudar o capital de compras de equipamentos de rede para servidores que executem softwares de rede funcionais e sob acordos de licença e manutenção.



Anote em sua agenda: Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center
Data: 4 e 5 de Abril de 2016 (Segunda e Terça-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Sobre a Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center
A Conferência Gartner Infraestrutura, Operações de TI e Data Center 2016 ajudará os líderes estratégicos de TI na busca pela excelência operacional com a oferta de serviços fundamentais confiáveis, melhorando os níveis de produtividade e inovação. O evento vai abordar novas oportunidades para otimização de valor e do custo de TI, equilíbrio entre riscos e oportunidades na Nuvem e como manter a excelência em operações de TI em um mundo de mudanças constantes. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site: https://www.gartner.com/events/pt/la/data-center.



Previous articleGartner destaca papel do Data Center para o mundo digital
Next articleCombate à corrupção demanda mais do que um programa de compliance