Home INOVAÇÃO Skate voador de De Volta Para o Futuro já é realidade. E...

Skate voador de De Volta Para o Futuro já é realidade. E daí?

A Lexus divulgou novas informações de seu projeto de hoverboard – um skate que flutua no ar – inspirado no filme De Volta Para o Futuro. Desta vez, a empresa de automóveis de luxo gravou um vídeo em Barcelona. É possível ver o skate em ação pela pista. Mas não apresse-se em conferir sua conta bancária para ver se há saldo para comprar a novidade. Por enquanto tudo é só um protótipo e a Lexus vem reforçando em todo comunicado que não está a venda.

O skate funciona com flutuação magnética. A prancha carrega uma carga com um tipo de pólo. A pista contém outra carga que a repele. É o mesmo funcionamento quando tentamos grudar dois imãs e não dá certo – pólos opostos se atraem, pólos iguais se repelem.

Empresas criando “brinquedinhos” fora de seus ramos de negócio já deram alguns dos mais bem-sucedidos produtos que o mundo viu. O Walkman, o ancestral do iPod e de todos os tocadores de mp3, foi uma invenção de um engenheiro da Sony para seu chefe que queria escutar ópera no trabalho. O jet ski é outro. Foi criado na Kawasaki para presentear meia-dúzia de bons clientes e “brincar” com o conceito de que moto não é só pra andar no chão. O sucesso foi tanto que virou um novo veículo que rendeu muito dinheiro para a empresa.

Será esse o objetivo da Lexus?
Difícil saber pelo pouco de informações que estão disponíveis. O que se sabe é que não só um imã carrega cargas positiva e negativa. Outros materiais podem ser usados ou congelados com nitrogênio líquido e ampliarem as propriedades do campo magnético. Nenhuma dessas opções é barata nem foram pensadas para esporte ou entretenimento, como o hoverboard. Mas a Lexus semeou um sonho que era só para a ficção científica. Agora será complicado evitar que isso vá se transformando em realidade aos poucos.

O vice-presidente executivo da Lexus International, Mark Templin, disse: “Ao embarcar nesse projeto, decidimos expandir as fronteiras da tecnologia, design e inovação, para tornar o impossível possível. Com esse projeto que chamamos ‘SLIDE’, realizamos um trabalho de colaboração com parceiros que compartilham nossa paixão por criar prazer com o movimento. Apesar de combinarmos nossa tecnologia e expertise, descobrimos que fazer um hoverboard não é um processo fácil. Passamos por altos e baixos e tivemos de vencer algumas dificuldades, mas graças à determinação mútua criamos uma demonstração de nossa filosofia em design e tecnologia para criar a Amazing in Motion”.



O projeto do hoverboard da Lexus começou há 18 meses, através da colaboração com uma equipe de cientistas da IFW Dresden e da evico GmbH, que se especializam em tecnologia de levitação magnética. A tecnologia de hoverboard da Lexus tem dois reservatórios de “criostatos”, nos quais material supercondutor é mantido a 197 graus, através de imersão em nitrogênio líquido. A prancha é colocada, então, acima da pista que contém imãs permanentes. O CEO da evico, dr. Oliver de Haas, disse: “O campo magnético da pista é efetivamente ‘congelado’ nos supercondutores na prancha, mantendo a distância entre a prancha e a pista — fazendo, essencialmente, a prancha levitar (hover). Essa força é intensa o suficiente para permitir ao skatista ficar em pé e mesmo saltar na prancha”.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – wwwvidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleA tecnologia mudou: 10 coisas que você não discutia há 10 anos
Next articleCyberterrorismo: Estado Islâmico cria app para “fãs”