NOVIDADES

Startups brasileiras partem para conquistar investidores chineses


by 9 de agosto de 2017 0 comments

 

Uma miss√£o organizada pela CBIPA (China Brasil Internet Promotion Agency) levar√°, em setembro, um grupo de 26 empres√°rios brasileiros para apresentar seus modelos de neg√≥cio e perspectivas de expans√£o a mais de 150 investidores chineses, para o evento ‚Äú2017 Brazil Roadshow: Beijing‚ÄĚ. O encontro acontecer√° ao mesmo tempo em que chefes de Estado se reunir√£o na cidade de Xiamen, durante a 9¬™ c√ļpula dos BRICS.

Desde 2008, a China √© o maior parceiro comercial do Brasil e, nos √ļltimos tr√™s anos, o capital chin√™s j√° presente em projetos de infraestrutura e commodities, passou a ter presen√ßa tamb√©m entre as empresas locais de internet, como demonstram os casos do Peixe Urbano, adquirido pelo Baidu, e a 99, que recebeu US$ 200 milh√Ķes do player chin√™s Didi, em parceria com o Softbank. Segundo a consultoria inglesa Dialogic, at√© abril de 2017, o capital chin√™s foi respons√°vel por 52% de todo o investimento estrangeiro feito no Brasil em projetos de compra e fus√£o de empresa (M&A)

De acordo com o presidente da CBIPA e CEO do Baidu no Brasil, Yan Di, parte dos investidores em Beijing j√° tem conhecimento pr√©vio do cen√°rio digital brasileiro. Em maio, o 30 investidores e empres√°rios de tecnologia da China, cujos ativos somam US$ 190 bilh√Ķes, participaram do Chinnovation 2017, em S√£o Paulo.

‚ÄúAl√©m de recursos financeiros, fundos chineses podem oferecer expertise e transfer√™ncia de tecnologia, j√° que o pa√≠s asi√°tico vive um boom criativo e a ascens√£o modelos de neg√≥cios inovadores e validados em um mercado com 700 milh√Ķes de usu√°rios de internet‚ÄĚ, afirma Yan Di. Maior mercado digital do mundo, a China √© tamb√©m a maior fonte de venture funding global, com US$ 100 bilh√Ķes captados para aplicar em startups.

Economia digital
O CEO da CBIPA, In Hsieh, apresentar√° durante o roadshow o venture builder Marco Polo, programa de acelera√ß√£o que replicar√°, no Brasil, modelos de neg√≥cio na China. ‚ÄúVamos investir em startups brasileiras que trar√£o, aos consumidores locais, projetos inovadores e j√° validados na economia digital chinesa‚ÄĚ, diz Hsieh.

Entre as empresas nacionais que se apresentar√£o na China, est√£o nomes brilhantes da economia digital brasileira, como a plataforma de frete Truckpad, o servi√ßo de contrata√ß√£o de profissionais Parafuzo, o meio de pagamento BestPay, a startup Delivery Center e a Indigo, empresa global de solu√ß√Ķes para estacionamentos. Somadas, o valor de mercado das empresas nacionais supera um bilh√£o de d√≥lares.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.