Takeda anunciou hoje que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu autorização 510 (k) para o HyHubTM e o HyHubTM Duo, dispositivos para pacientes com 17 anos ou mais que permitem HYQVIA® [Infusão de Imunoglobulina (Humana), 10% com Hialuronidase Humana Recombinante] para ser transferida de frascos sem uso de agulha em ambiente doméstico ou clínico.2 O processo de administração do HYQVIA consiste em unidades de frasco duplo (DVUs), incluindo um frasco de imunoglobulina (IG) e um frasco de hialuronidase. O HyHub e o HyHub Duo, que funcionam como estações de acoplamento para estes frascos, foram desenvolvidos para simplificar a administração do HYQVIA, reduzindo o número de etapas necessárias para preparar a infusão de duas DVUs ou mais.1

O HYQVIA é uma combinação de IG e hialuronidase para infusão facilitada de imunoglobulina subcutânea (SCIg), aprovada para tratar adultos e crianças de dois anos de idade ou mais com imunodeficiência primária (IP) e como terapia de manutenção para adultos com polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC) nos EUA.2 Dependendo da indicação, o HYQVIA pode ser administrado por infusão até uma vez por mês (a cada duas, três ou quatro semanas).

“Este marco exemplifica nossa dedicação em desenvolver soluções inovadoras que possam aperfeiçoar a experiência de administração de tratamentos para pessoas que dependem de infusões de imunoglobulina facilitada, como o HYQVIA”, disse Kristina Allikmets, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Negócios de Terapias Derivadas de Plasma da Takeda. “Criamos o HyHub e o HyHub Duo, os primeiros dispositivos personalizados da Takeda para uso com terapias derivadas de plasma, com a cooperação de pacientes e cuidadores, o que demonstra nosso foco em aproveitar a tecnologia e o profundo conhecimento para oferecer um ecossistema de suporte centrado no paciente durante toda a jornada de tratamento.”



O HyHub e o HyHub Duo reduzem o número de etapas necessárias para preparar a IG e a hialuronidase da infusão do HYQVIA até a metade em comparaçãoàinfusão com uma bolsa de agrupamento, dependendo do dispositivo e do número de DVUs utilizadas.1* O HyHub e o HyHub Duo também reduzem os suprimentos auxiliares necessários para preparar a infusão, sendo que uma bolsa de transporte dedicada está disponível para maior conveniência, permitindo a mobilidade de um quarto para outro.3

“Para pessoas que vivem com imunodeficiência primária, dispositivos inovadores que podem ajudar a simplificar o processo de administração do tratamento com imunoglobulina podem ser especialmente significativos, já que muitos precisam de tratamento vitalício para a doença”, disse Jorey Berry, Presidente e Diretor Executivo da Immune Deficiency Foundation.

O HyHub e o HyHub Duo devem ser utilizados apenas com o HYQVIA, sendo que os dispositivos estarão disponíveis sem custo adicional aos pacientes.

A Takeda prevê disponibilizar o HyHub e o HyHub Duo nos EUA a partir do segundo semestre do ano fiscal de 2025. A Takeda também enviou um pedido de marca CE para o HyHub e o HyHub Duo na União Europeia durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 e irá avaliar a disponibilização do dispositivo em outros mercados no futuro.

* O HyHub reduz o número de etapas em cerca da metade para quatro DVUs. O HyHub Duo reduz o número de etapas em cerca de um terço para duas DVUs.

Sobre o HYQVIA®[Infusão de Imunoglobulina (Humana), 10% com Hialuronidase Humana Recombinante]

O HYQVIA® é um medicamento líquido contendo Hialuronidase Humana Recombinante e Imunoglobulinas (IG), sendo aprovado nos EUA para tratar adultos e crianças de dois anos de idade ou mais com imunodeficiência primária (PI), e como terapia de manutenção para prevenir reincidência de deficiência neuromuscular e comprometimento em pacientes adultos com CIDP. Também é aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como terapia de substituição em adultos, crianças e adolescentes com PI e com imunodeficiência secundária (SID) que sofrem de infecções graves ou recorrentes, tratamento antimicrobiano ineficaz e falha comprovada de anticorpos específicos (PSAF) ou nível sérico de IgG < 4 g/l. Além disto, é aprovado pela EMA como terapia de manutenção em adultos, crianças e adolescentes (0-18 anos) com CIDP após estabilização com terapia de imunoglobulina intravenosa (IVIG). O HYQVIA é infundido sob a pele no tecido subcutâneo adiposo. O HYQVIA contém IG coletada do plasma humano. IG são anticorpos que mantêm o sistema imunológico do corpo. A parte hialuronidase do HYQVIA facilita a dispersão e a absorção de IG no espaço subcutâneo entre a pele e o músculo. O HYQVIA é infundido até uma vez por mês (a cada duas, três ou quatro semanas para CIDP; a cada três ou quatro semanas para PI).

Informações importantes sobre HyHub/HyHub Duo para profissionais de saúde

Uso pretendido: HyHub/HyHub Duo são dispositivos de acesso a frascos descartáveis, autônomos e de uso único.

Indicações para uso: HyHub/HyHub Duo são indicados para pacientes com 17 anos de idade ou mais, a fim de permitir que o HYQVIA (Infusão de Imunoglobulina (Humana), 10% com Hialuronidase Humana Recombinante] seja transferido de frascos sem o uso de agulha, conforme prescrito, em ambiente doméstico ou clínico.

Contraindicações:

  • Não utilize o HyHub/HyHub Duo com uma bolsa de agrupamento.
  • Não conecte o HyHub/HyHub Duo a uma bomba de infusão com controlador de seringa.

Informações selecionadas para pacientes:

  • O HyHub/HyHub Duo se destina ao USO ÚNICO, mesmo que todas as bases não sejam utilizadas durante uma única infusão. A reutilização aumenta o risco de infecção. Os pacientes devem sempre usar um novo HyHub/HyHub Duo para cada infusão.
  • Use o HyHub/HyHub Duo somente quando os pacientes estiverem prontos para administrar o HYQVIA.
  • Os pacientes não devem usar o HyHub/HyHub Duo em suas residências até receberem instruções e treinamento de um profissional de saúde.
  • O HYQVIA é o único medicamento que pode ser utilizado com o HyHub/HyHub Duo.
  • Os pacientes não devem exceder o volume máximo de infusão por local de infusão ou a taxa de infusão conforme indicado nas informações de prescrição do HYQVIA.

Para uso seguro e adequado do HyHub/HyHub Duo, consulte as instruções de uso completas incluídas com os dispositivos quando estiverem disponíveis no segundo semestre do ano fiscal de 2025. Para obter informações sobre o HYQVIA, consulte as informações de prescrição para o HYQVIA.

INDICAÇÕES PARA O HYQVIA

O HYQVIA é indicado para tratar a imunodeficiência primária (IP) em adultos e pacientes pediátricos com dois anos de idade ou mais, e para polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC) como terapia de manutenção, a fim de prevenir reincidências de deficiência e comprometimento neuromuscular em adultos. O HYQVIA é somente para uso subcutâneo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA PARA O HYQVIA


ADVERTÊNCIA: TROMBOSE

  • Pode ocorrer trombose com produtos de imunoglobulina (IG), incluindo HYQVIA. Os fatores de risco podem incluir idade avançada, imobilização prolongada, condições de hipercoagulabilidade, histórico de trombose venosa ou arterial, uso de estrogênios, cateteres vasculares permanentes, hiperviscosidade e fatores de risco cardiovascular. A trombose pode ocorrer na ausência de fatores de risco conhecidos.


  • Para pacientes com risco de trombose, administre o HYQVIA na dose e na taxa de infusão mínimas possíveis. Garanta hidratação adequada em pacientes antes da administração.


  • Monitore sinais e sintomas de trombose e avalie a viscosidade sanguínea em pacientes com risco de hiperviscosidade.
  • Contraindicações

    • Histórico de reações anafiláticas ou de hipersensibilidade sistêmica graveàIG humana
    • Pacientes com deficiência de IgA com anticorpos para IgA e histórico de hipersensibilidadeàIG humana
    • Hipersensibilidade sistêmica conhecidaàhialuronidase, incluindo hialuronidase humana recombinante do HYQVIA
    • Hipersensibilidade sistêmica conhecidaàalbumina humana (na solução de hialuronidase)

    Advertências e precauções

    Hipersensibilidade: Podem ocorrer reações de hipersensibilidade graves, mesmo em pacientes previamente tratados com produtos IG. Se ocorrer uma reação de hipersensibilidade, interrompa a infusão imediatamente e institua o tratamento adequado. Pacientes com deficiência de IgA e anticorpos contra IgA apresentam maior risco de desenvolver reações de hipersensibilidade potencialmente graves, incluindo anafilaxia.

    Trombose: Foi relatado que ocorre após o tratamento com produtos IG, incluindo HYQVIA, e na ausência de fatores de risco conhecidos. Em pacientes de risco, administre na dose e na taxa de infusão mínimas praticáveis. Garanta hidratação adequada antes da administração. Monitore sinais e sintomas de trombose e avalie a viscosidade sanguínea em pacientes com risco de hiperviscosidade.

    Imunogenicidade da hialuronidase humana recombinante (rHuPH20): Foi relatado que ocorre após o tratamento com produtos IG, incluindo HYQVIA, e na ausência de fatores de risco conhecidos. Em pacientes de risco, administre na dose e na taxa de infusão mínimas praticáveis. Garanta hidratação adequada antes da administração. Monitore sinais e sintomas de trombose e avalie a viscosidade sanguínea em pacientes com risco de hiperviscosidade.

    Síndrome da meningite asséptica: Foi relatado que ocorre com o uso de IG, incluindo HYQVIA. A síndrome geralmente começa dentro de algumas horas a dois dias após o tratamento com IG.

    Realize um exame neurológico completo em pacientes que apresentem sinais e sintomas, para descartar outras causas de meningite. A interrupção do tratamento com IG resultou em remissão em poucos dias, sem sequelas.

    Hemólise: O HYQVIA contém anticorpos de grupo sanguíneo que podem causar reação positiva de antiglobulina direta e hemólise. Monitore os pacientes quanto a sinais e sintomas de hemólise e anemia hemolítica tardia e, se presentes, realize os exames laboratoriais confirmatórios apropriados.

    Disfunção/falha renal: Disfunção/insuficiência renal aguda, necrose tubular aguda, nefropatia tubular proximal e nefrose osmótica podem ocorrer com produtos IG, incluindo HYQVIA. Certifique-se de que os pacientes não estejam com depleção de volume antes da infusão. Em pacientes com risco devido a insuficiência renal preexistente ou predisposiçãoàinsuficiência renal aguda, administre HYQVIA na menor taxa de infusão possível. Avalie a função renal antes do início e durante todo o tratamento e considere doses mais baixas e frequentes. Se a função renal piorar, considere a interrupção.

    Propagação de infecção localizada: Não infunda HYQVIA em ou ao redor de uma área infectada devido ao risco potencial de propagação de uma infecção localizada.

    Lesão pulmonar aguda relacionadaàtransfusão: Edema pulmonar não cardiogênico pode ocorrer com IG administrada por via intravenosa. Monitore os pacientes quanto a reações adversas pulmonares. Se suspeitar, realize testes apropriados para a presença de anticorpos antineutrófilos e anti-HLA no produto e no soro do paciente. Supervisione utilizando oxigenoterapia com suporte ventilatório adequado.

    Agentes infecciosos transmissíveis: Como o HYQVIA é feito de plasma humano, há risco de transmissão de agentes infecciosos (por exemplo, vírus e outros patógenos).

    Interferência com testes de laboratório: Resultados falso-positivos de testes sorológicos e certas leituras de ensaios, com potencial para interpretação enganosa, podem ocorrer como resultado de anticorpos transferidos passivamente.

    Reações adversas

    As reações adversas mais comuns observadas em mais de 5% dos pacientes nos ensaios clínicos foram:

    Imunodeficiência primária (IP): Reações locais, dor de cabeça, formação de anticorpos contra rHuPH20, fadiga, náusea, pirexia e vômito.

    Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (CIDP): Reações locais, dor de cabeça, pirexia, náusea, fadiga, eritema, prurido, aumento da lipase, dor abdominal, dor nas costas e dor nas extremidades.

    Interações com medicamentos

    A transferência passiva de anticorpos pode interferir temporariamente nas respostas imunológicas às vacinas de vírus vivos atenuados (por exemplo, sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

    Uso em populações específicas

    Gravidez: Dados humanos limitados estão disponíveis sobre o uso de HYQVIA durante a gravidez. Os efeitos dos anticorpos contra a Hialuronidase Humana Recombinante no desenvolvimento embrionário ou fetal humano são desconhecidos. Não se sabe se o HYQVIA pode causar danos fetais quando administrado a gestantes ou se pode afetar a capacidade reprodutiva. O HYQVIA deve ser administrado a gestantes apenas se claramente necessário.