Impulsionada pelo turismo doméstico, a retomada das viagens já começou no Brasil. E, como de costume, destinos no Nordeste são um dos mais procurados pelos viajantes, principalmente para a alta temporada de verão no país.

Locais como Jericoacoara (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Una/Comandatuba (BA) e Porto Seguro (BA) são alguns dos preferidos dos turistas. 

Antes de reforçar o que torna cada um deles tão especial, é importante lembrar que esses destinos oferecem uma característica que os viajantes nesse “novo normal” levarão muito em consideração: proporcionam contato com a natureza e muitas atividades ao ar livre, além de toda a cadeia de turismo local também ter implantado os protocolos de saúde necessários para receber os viajantes com segurança. 

Jericoacoara, no Ceará, é uma pequena vila repleta de belezas naturais. A mais tradicional das praias é a de Jeri, ideal para relaxar à beira-mar ou praticar kitesurf e windsurf. Pela região, é possível visitar dunas e lagoas e outro passeio imperdível é Mangue Seco, com um viveiro natural de cavalosmarinhos e a Velha Tatajuba, vilarejo engolido pela areia.

É imperdível visitar a Pedra Furada, cartão-postal do destino, e assistir o final do dia na Duna do Pôr do Sol.

Já a capital de Alagoas, Maceió, é conhecida com uma das orlas urbanas mais bonitas do Nordeste, com águas transparentes, piscinas naturais e coqueirais. Destaque para a Costa dos Corais, com praias desertas como São Miguel dos Milagres. Além das praias, o Centro de Maceió, com construções históricas, também é um passeio imperdível e os bares e restaurantes servem a autêntica gastronomia nordestina.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, os turistas encontram 400 km de litoral, dunas, recifes, falésias, piscinas naturais, tudo isso com média de 300 dias de sol por ano. As praias de Ponta Negra, da Costeira, dos Artistas, de Areia Preta e do Forte são algumas das mais famosas da capital potiguar. Ponta Negra, por exemplo, é a mais badalada da cidade e sua marca registrada é o Morro do Careca, duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação. 

Já na Bahia, dois dos destinos favoritos são Una/Comandatuba e Porto Seguro. Em Una, a 65 km de Ilhéus, também está a sofisticada Ilha de Comandatuba, com hotéis de luxo e aeroporto. A Mata Atlântica e as corredeiras do rio Unam, banho de lama negra e as praias belíssimas estão entre os principais atrativos do município. 

A Ilha de Comandatuba, uma estreita faixa de terra separada do continente, com fauna e flora intocada em meio a um vasto coqueiral, é ideal para os fãs de esportes náuticos. 

E Porto Seguro, no sul da Bahia, é sinônimo de belas praias e muito agito. A animação toma conta nas megabarracas pé na areia ao som do axé e outros ritmos. Um dos principais destinos de turismo brasileiro, a cidade é sempre procurada por formandos, casais e famílias pelas atrações, natureza e clima de férias permanente. Uma das vantagens de Porto Seguro é ser dividida em distritos charmosos, sendo os mais conhecidos Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva. 

Verão chegando: confira os destinos preferidos no Brasil

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA