Home Qualidade de Vida Mobilidade Volkswagen cria empresa de mobilidade

Volkswagen cria empresa de mobilidade

A Volkswagen anunciou hoje, 5 de dezembro, sua nova marca para mobilidade. Batizada de Moia, a unidade funcionará sob o guarda-chuva do grupo e deve fabricar, numa primeira etapa, ônibus e frotas de carros conectados como soluções de transporte urbano. Posteriormente, os carros autônomos (sem motorista) devem fazer parte da oferta. A unidade já nasce sendo vista como o segundo pilar de negócios da montadora.

O comando da nova unidade ficará com o atual CEO da VW, Ole Harms, que havia comandado uma diretoria de soluções de mobilidade no grupo. A montadora vem lutando para recuperar prestígio depois do escândalo de adulteração de estudos de emissão de gases tóxicos em seus veículos. O caso causou uma série de crises na empresa, com trocas seguidas de executivos e um prejuízo em vendas e percepção da marca de alguns milhões de dólares.

Durante o anúncio da Moia, Harms disse que a empresa trabalhará sem grandes modelos polêmicos ou que causem atritos com o que existe. O foco será nas soluções para os grandes centros urbanos, que estão crescendo cada vez mais e tornando-se complicados para locomoção. “Nos vemos como parceiros das cidades e vamos procurar soluções complementares para o que existe”, destacou.

Início na Alemanha
A Moia começará a implementar as soluções de transporte pela Alemanha, casa da VW. O grupo tem um contrato recente com Hamburgo para fornecer novos meios de transporte que desafoguem o trânsito e emitam menos poluição. Há grandes chances de Berlim ser outra cidade a usar a Moia em breve. A montadora já detinha uma negociação avançada com a administração da capital alemã.

O sucesso nas duas cidades pavimentará o caminho da Moia como fornecedora de carros conectados, e futuramente carros autônomos, para toda a Europa. A expectativa é que ao final de 2017, ambas as cidades tenham soluções rodando da Moia.



Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleQuase 73% dos brasileiros querem sair das mídias sociais
Next articleCaixa Seguradora aposta em outsourcing de TI