Home Cultura Brinquedos montessorianos utilizam métodos cognitivos para promover desenvolvimento infantil

Brinquedos montessorianos utilizam métodos cognitivos para promover desenvolvimento infantil

São Paulo, SP 10/3/2021 – O método montessoriano foi proposto a partir da observação do comportamento das crianças e apresenta benefícios latentes no seu processo de desenvolvimento. O método montessoriano foi proposto a partir da observação do comportamento das crianças e apresenta benefícios latentes no seu processo de desenvolvimento.

Tanto em ambientes estruturados, como também não estruturados, a perspectiva educacional desenvolvida por Maria Montessori e seus colaboradores visou contribuir para a vida da criança de maneira integral e profunda. Maria Montessori foi uma médica, pedagoga italiana e todo o método montessoriano foi baseado em seu livro Pedagogia Científica.

A fundamentação é a observação, de forma a desenvolver a criança nos aspectos cognitivos, sociais, emocionais, conteudistas e físicos. 

Maria Montessori criou um conjunto de princípios básicos que norteiam sua perspectiva educacional. Dessa maneira, as escolas Montessorianas possuem características específicas que são baseadas nos princípios defendidos por sua filosofia.

Os princípios da educação Montessoriana são:



  • Autoeducação
  • Educação Cósmica
  • Educação como Ciência
  • Ambiente Preparado
  • Adulto Preparado
  • Criança Equilibrada

Autoeducação

Maria Montessori chegou à conclusão de que as crianças em liberdade são capazes de aprender sozinhas. Isto acontece em habilidades como andar, falar, comer, reconhecer a voz.

Muitas crianças podem ser estimuladas a isso, mas em geral elas aprendem sozinhas e conseguem desenvolver essas e outras habilidades de forma independente e livre. Para isso, é necessário que a criança tenha a oportunidade de ver os adultos fazendo essas coisas, experimentando a repetição sem ajuda e sem interrupções.

Neste processo, é interessante que ela perceba o próprio erro e corrija espontaneamente, superando possíveis desafios particulares para cada ritmo de aprendizagem.

Educação Cósmica

O interesse das crianças pelo que está ao seu redor se manifesta de muitas maneiras e manter esse interesse aceso é um dos princípios da metodologia Montessoriana. Ter essa visão de mundo permite que a criança desenvolva conexão com tudo ao redor, percebendo a ordem dos elementos da natureza.

Para manter esse interesse vivo, através de perguntas, histórias e pesquisas que ativem tais curiosidades, é necessário compreender esse olhar da criança que vai além do currículo oficial. O que a educação cósmica propõe é uma visão ampla do mundo, do cosmo como a ordem do universo. 

Educação como Ciência

A estrutura herdada pela Revolução Industrial e pelo modo de agir dos meados do século XVIII, com cadeiras enfileiradas, o mesmo conteúdo para todos, imobilidade e submissão dos alunos e sistemas de recompensas e castigos como forma de disciplina são ainda hoje vistos como o padrão para a educação infantil.

O método Montessori propõe algo diferente, trazendo um ambiente semiestruturado, que permitisse liberdade à criança para o seu desenvolvimento natural e fluido, e não para uma educação a partir das crenças dos adultos.

Assim, as casas e escolas que consideram essa metodologia de educação observa antes de qualquer decisão, para compreender quais as reais necessidades e melhor abordagem a ser adotada a cada momento, com as crianças.

Por isso, um dos grandes benefícios dessa abordagem pedagógica é que as crianças atingem excelente desempenho acadêmico e usufruem, ao mesmo tempo, do prazer de estarem no convívio da escola, especialmente diante das tarefas desafiadoras.

Ambiente Preparado

As condições do ambiente devem permitir que a criança se desenvolva com liberdade. Por isso, esse ambiente deve estar preparado de maneira segura e com ferramentas físicas, emocionais, mentais e sociais necessárias para seu convívio. 

É importante que tudo seja acessível, em primeiro lugar. Desta forma, a criança tem acesso a água, alimentos, ao banheiro ou até mesmo ao seu lugar de descanso sem a necessidade de autorização prévia do adulto.

Além disso, é necessário que o ambiente seja neutro e não hiperestimulante. Por isso, se recomenda que os móveis e as paredes sejam neutros. E que seus brinquedos não estejam espalhados por toda a casa, mas que sejam bons e poucos. Além disso, materiais como folhas de papel, tintas e brinquedos não estruturados também são bem-vindos.

Adulto Preparado

Todos os princípios só funcionam bem quando o adulto interage com a criança de maneira preparada. Não é necessário deixar de ser adulto e atender a todas as necessidades da criança, sentindo-se com isso humilhado. 

É necessária uma preparação profunda, psicológica e espiritual, que faz do adulto um observador que confia na criança.

De todo modo, esse facilitador não atua de maneira passiva, mas age oferecendo os meios para que a criança supere suas necessidades e faça daquilo um aprendizado que a fortaleça para os próximos desafios.

O adulto preparado nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, para garantir a independência e a progressão da criança. 

Criança Equilibrada

O distanciamento que criamos, paulatinamente, entre a vontade e a ação da criança no seu processo de desenvolvimento é o que combate o método Montessori.

Então, essa criança vai para a frente da televisão, ambiente considerado seguro e não há mais o equilíbrio entre a vontade e a ação. Seus movimentos tornam-se desordenados e a criança se desinteressa pelo ambiente a sua volta.

O caminho proposto pelo método Montessori é o curso equilibrado do desenvolvimento da criança, para que ela desempenhe atividades com interesse e que exijam do corpo e da mente o aperfeiçoamento inteligente das ações realizadas. 

Conclui-se que o método Montessori tem como primeira função o desenvolvimento da concentração da criança para que ela alcance equilíbrio entre mente e corpo (vontade e ação). E desta forma, se desenvolva com liberdade, independência, autodisciplina e confiança em si mesma. 

Benefícios do Método Montessori:

  1. As crianças aprendem conforme seu próprio ritmo e interesse;
  2. Os utensílios do cotidiano são utilizados no processo de aprendizagem;
  3. O currículo é multidisciplinar;
  4. Salas com alunos de idades variadas;
  5. Estímulo ao autoconhecimento e autodisciplina.

Os benefícios dos brinquedos Montessorianos, assim como as atividades, que são lúdicas e divertidas, são percebidos no desenvolvimento das crianças que obtém resultados positivos, cada uma em seu ritmo, na aquisição de habilidades e competências necessárias para a convivência. 

Para maiores informações sobre brinquedos educativos acesse: https://desenvolvaseufilho.com/brinquedos 

Brinquedos montessorianos utilizam métodos cognitivos para promover desenvolvimento infantil

Website: https://desenvolvaseufilho.com/brinquedos



Previous articleO Centro de Pesquisa do Instituto de Inovação Tecnológica faz parceria com a Universidade de Purdue em projeto revolucionário de segurança de VANT
Next articleConheça a TV ideal para você acompanhar tudo sobre seu reality show favorito