Home CORPORATE Carreira A metodologia 5S pode ajudar não só empresas, mas também a vida...

A metodologia 5S pode ajudar não só empresas, mas também a vida pessoal

Campinas, SP 10/2/2021 – O termo 5S é originado das cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke, em uma tradução livre, ordenar, organizar, limpar, padronizarStartup de educação localizada na Unicamp oferece curso que aborda a ferramenta

A ferramenta 5S é um sistema para organizar o ambiente de trabalho de maneira a torná-lo mais produtivo, evitando desperdícios. Ela é uma das ferramentas mais famosas da metodologia Lean, podendo ser aplicado em diversas organizações, como fábricas, hospitais, escritórios, e outros ambientes.

A metodologia 5S teve início no Toyota Production System (TPS), o método de fabricação iniciado pelos líderes da Toyota Motor Company no início do século XX. Este sistema, muitas vezes chamado de Manufatura Enxuta no Ocidente, tem como objetivo aumentar o valor de produtos ou serviços para os clientes, eliminando-se o desperdício dos processos de produção.

A Manufatura Enxuta envolve o uso de muitas ferramentas: 5S, kaizen, kanban, jidoka, heijunka e poka-yoke. O 5S é considerado uma parte fundamental do Sistema Toyota de Produção porque traz resultados por pequenas mudanças possíveis de se fazer no cotidiano – melhorias na organização no espaço de trabalho, por exemplo, podem gerar mais eficiência na produção, otimizando tempo e reduzindo desperdício.

Cada S é originado das cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke, em uma tradução livre, ordenar, organizar, limpar, padronizar. E, individualmente, representam uma parte de um processo de cinco etapas que podem melhorar a dinâmica geral da empresa.



Mas, para além da aplicação em empresas, a ferramenta 5S pode ajudar também na organização da vida pessoal. Tudo pode começar com o Seiso, o senso de limpeza, o primeiro passo para manter o espaço pessoal com higiene e conforto. Seiri e Seiton, ou senso de ordenação e utilização, podem auxiliar a separar em casa as coisas em uso ou não, dando os devidos destinos àquilo que não tem utilidade – eliminação ou doação. O seiketsu envolve senso de higiene e saúde, um modo de prestar atenção consigo mesmo, destinando os devidos cuidados com a própria saúde. Esses passos são importantes para que o quinto passo seja dado, o shitsuke, o senso de disciplina – adquirir hábitos cotidianos em prol dos cuidados de si e do alcance dos próprios propósitos.

Essas metodologias e ferramentas são abordadas nos cursos da FM2S, startup de educação localizada na Unicamp. A startup oferece sua Assinatura que inclui mais de 50 cursos EAD, como o de Introdução ao Lean, materiais de apoio (apostilas, planilhas, etc.) disponibilizadas no site, além de blogs de conteúdo relacionado à melhoria contínua, como o Lean Seis Sigma, o 5S, entre outros.

O assinante FM2S conta ainda com grupos de networking exclusivos para assinantes, conteúdo prático, mentoria online e professores com ampla bagagem teórica e prática, materiais e cursos exclusivos, webinars e outros eventos.

Para saber mais, acesse os canais FM2S, ou entre em contato:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/
Site: https://www.fm2s.com.br/
WhatsApp / Telefone: (19) 99941-1281 / (19) 4101-0234

A metodologia 5S pode ajudar não só empresas, mas também a vida pessoal

Website: https://www.fm2s.com.br/



Previous articleJBL JR apresenta duas novidades “baratas” para quem quer aproveitar seu fone de ouvido desde cedo
Next articlePlanos de saúde ultrapassam a marca de 47,5 milhões de vidas em 2020