11/5/2021 – História da Arte no Brasil, A Construção de Uma Nação e Pensamento Clássico e Contemporâneo são temas de outros cursos que serão disponibilizados

A agenda de cursos da Casa do Saber para o mês de maio terá o lançamento de quatro cursos inéditos, todos com certificado. Após as aulas gratuitas no final de abril, Christian Dunker volta todas as segundas e quartas-feiras de 10 a 26 de maio para o curso pago “A Arte de Amar”. Segundo o psicanalista “O amor é uma forma de se transformar em outro. No amor está aquilo que você ainda não sabe sobre si mesmo” e esse é o mote desse novo curso, que pretende mostrar o que é o amor e como ele acontece, além de apresentar recursos para se conhecer melhor, compreender as relações com os outros, desejos e medos, quebrar padrões, e, possivelmente, tornar o ato de amar mais interessante, prazeroso e leve.

Serão seis aulas com um dos maiores psicanalistas do país, conhecido por apresentar temas complexos da psicanálise de forma acessível ao público. Dunker também receberá diversos convidados especiais que tornarão as aulas mais interativas, são eles os psicanalistas Vera Iaconelli, Jaqueline Conceição, Lucas Bulamah e Pedro De Santi, além da romancista Tati Bernardi e do amigo e palhaço profissional Claudio Thebas, coautor do livro “O Palhaço e o Psicanalista”.

Já durante as sextas-feiras de 07 de maio a 02 de julho será possível acompanhar o curso “Introdução à História da Arte no Brasil”, ministrado pelo historiador e pesquisador Felipe Martinez. O destaque do curso será na produção do modernismo no Brasil e na Semana de Arte Moderna de 1922, agora às vésperas de seu centenário, bem como os elementos que a geraram e as consequências que ela provocou. As aulas traçam uma trajetória desde a época colonial, passando pelo modernismo brasileiro até a criação de instituições como o MAM (SP e RJ), o MASP, o MAC-USP e a Bienal de São Paulo.

Entre 17 de maio e 07 de junho, o professor e historiador Saulo Goulart encabeça as quatro aulas do curso “A Construção de Uma Nação”, que apresenta uma história do Brasil neste pouco mais de século desde a Proclamação da República, tratando das contradições, desentendimentos, trajetórias e projetos de nação, um caminho repleto de alterações de regime, golpes, mudanças sociais e econômicas, que raramente mostrou a busca coletiva pelo bem comum. No decorrer da história recente, o tema democracia ainda é frágil nas vozes dos representantes, bem como nos enunciados cotidianos. Problemas estruturais transpassam a trajetória republicana brasileira e as mudanças e melhorias, ainda que notáveis e cumulativas, parecem caminhar com passos de tartaruga.

Por fim, a partir de 21 de maio, o jornalista e mestre em ciências sociais, Luís Mauro Sá Martino provoca o questionamento sobre expressões como “só sei que nada sei” ou “penso, logo existo”, que são repetidamente citadas, mas elas vão muito além do que parecem querer dizer. O curso “Pensamento Clássico e Contemporâneo” abordará diversos filósofos de Sócrates a Julia Kristeva e quais foram as expressões mais difundidas desses pensadores. Serão seis aulas ao todo, uma a cada sexta-feira até 2 de julho.

Além do certificado em todos os cursos, os inscritos também têm acesso prolongado após as aulas terminarem. Para os cursos Introdução à História da Arte no Brasil, A Construção de Uma Nação e Pensamento Clássico e Contemporâneo, o prazo é de três meses. Já para o curso A Arte de Amar, do Dunker, o acesso continua liberado por seis meses.

Serviço:

Nome do Curso: Introdução à História da Arte no Brasil
Professor: Felipe Martinez
Número de aulas: 8 aulas
Datas e horários: 07 de maio a 02 de julho – sextas-feiras – 18h às 19h30
Formato: DNA – Ao vivo e Online
Link para inscrições: https://casadosaber.com.br/home/cursos/introducao-a-historia-da- arte-no-brasil/

Nome do Curso: A Arte de Amar
Professor: Christian Dunker
Número de aulas: 8 aulas
Datas e horários: 10 a 26 de maio – sextas-feiras – 18h às 19h30
Formato: Ao vivo e Online
Link para inscrições: https://cursos.casadosaber.com.br/a-arte-de-amar-psicanalise-christian-dunker?utm_source=website&utm_medium=organico&utm_campaign=home

Nome do Curso: A Construção de Uma Nação
Professor: Saulo Goulart
Número de aulas: 4 aulas
Datas e horários: 17 de maio a 07 de junho – segundas-feiras – 18h às 19h30
Formato: Ao vivo e Online
Link para inscrições: https://casadosaber.com.br/home/cursos/a-construcao-de-uma-nacao/

Nome do Curso: Pensamento Clássico e Contemporâneo
Professor: Luís Mauro Sá Martino
Número de aulas: 6 aulas
Datas e horários: 21 de maio a 2 de julho – sextas-feiras – 20h às 21h30
Formato: Ao vivo e Online
Link para inscrições: https://casadosaber.com.br/home/cursos/pensamento-classico-e-contemporaneo/Cursos sobre Amor, História e Filosofia fazem parte da agenda de maio da Casa do Saber

Website: https://casadosaber.com.br/home/