Home NOTÍCIAS Guia de como plantar flores e hortaliças no inverno

Guia de como plantar flores e hortaliças no inverno

São Paulo, SP 1/7/2021 – Por mais que no inverno os dias costumam ser mais fechados, as plantas ainda precisam ter exposição solar. Muitos não sabem os cuidados que se deve ter ao plantar no inverno. Sejam frutas, flores ou até mesmo hortaliças. Sendo assim, é preciso considerar o perfil climático de cada lugar para plantar. Além disso, onde pretende ter as plantas também é decisivo na escolha.

A primavera e até mesmo o verão são estações conhecidas por serem propícias ao plantio de flores e hortaliças. No entanto, o que muitos não sabem que é possível plantar no inverno, tomando alguns cuidados.

O Brasil tem na extensão territorial diversas características climáticas. No sul do país, por exemplo, o inverno é bastante rigoroso entre os meses de junho a agosto, tendo bastante chuva e formação de geada. Já na região Norte, a época com menor incidência de chuvas fica entre os meses de junho a setembro.

Sendo assim, é preciso considerar o perfil climático de cada lugar para plantar horta no inverno . Além disso, onde pretende ter as plantas também é decisivo na escolha das frutas para plantar no inverno.

Cuidados que se deve ter no plantio de inverno
Antes de escolher o que plantar no inverno, é preciso entender sobre os principais cuidados para fazer a plantação. Fertilizar a terra onde foi feita a plantação é um dos cuidados. Através de composteiras e adubos orgânicos, o cultivador pode deixar as plantas mais resistentes para o inverno.



Outro cuidado interessante para plantar horta no inverno é com a exposição solar. Por mais que no inverno os dias costumam ser mais fechados, as plantas ainda precisam ter exposição solar.
Por isso, deve se escolher locais abertos para colocar as plantas, mas sem deixar de protegê-las em momentos de chuvas mais fortes.

Aliás, falando em chuvas, a rega também deve ser controlada ao no plantar no inverno. Como o solo está mais úmido, devido ao clima chuvoso, deve-se diminuir o volume de água para a irrigação. Isso porque as plantas precisam absorver oxigênio para prosperar, o que fica mais difícil com acúmulo de água.

No mais, a seguir há uma lista com alguns cuidados vitais para plantar no inverno com mais tranquilidade:

Usar sempre terra adubada e úmida nos vasos e recipientes;
Regar as plantas com o volume indicado em períodos chuvosos;
Deixe um espaço maior entre as plantas. Com menor incidência do sol, a terra leva mais tempo para secar;
Proteger as flores, frutas e demais plantas dos eventos climáticos. Em muitas regiões do país é comum ter formação de geada, granizos e ventos no inverno.

Flores para plantar no inverno
Entre os tipos de plantas mais buscados para plantio, as flores certamente são as preferidas. Além de colocar plantas pela casa e deixá-la mais arejada e oxigenada, são belas opções de decoração.

De acordo com a cor e o formato da flor, é possível ornamentar com as paredes e mobílias da casa.

Um perfil comum entre as flores de inverno é a resistência às baixas temperaturas, mesmo precisando das radiações solares. Desse modo, é interessante mantê-las em locais arejados e abertos, mas que possam estar protegidas de geadas e granizos.

Ademais, o adequado para plantar flores de inverno é fazer o plantio no período adequado, entre os meses de abril e maio. A seguir a lista de algumas outras flores de inverno:

Boca de leão;
Azaleias;
Camélia;
Papoula islandesa;
Begônia;
Gardênia;
Cerejeiras;
Cíclames.

Frutíferas brasileiras no inverno
Uma boa dica para quem quer plantar no inverno são as frutíferas brasileiras. Na flora brasileira existem diversas árvores com frutos que se adequam mais às mudanças no clima.

Nesse sentido, o cacau pode ser usado como exemplo, sendo uma das plantas que mais resiste à baixa temperatura. Outra frutífera brasileira que se indica para o inverno é o melão, principalmente para os produtores que estiverem no Centro-Oeste do país.

Entretanto, há outras frutas plantar no inverno que podem ser cultivadas durante o inverno, mas exigem cuidados mais específicos ao longo da estação. A pitangueira, por exemplo, leva até três anos para dar frutos, mas precisa receber podagens no início do inverno, além de estar o maior tempo possível exposta ao sol.

O que plantar na horta durante o inverno?
Apesar de frutas e flores sempre chamarem a atenção dos cultivadores, a horta acaba sempre tendo mais destaque, principalmente pelos chás e temperos possíveis em pouco espaço. Desse modo, vale a pena entender como plantar horta inverno de maneira adequada.

Como mencionado anteriormente, há variações climáticas entre as regiões do país. No entanto, há como saber o que plantar em cada lugar. A região Sul, por exemplo, que registra as temperaturas mais baixas, é adequada para cebolinha verde, ervilhas, beterrabas, agrião, mostarda e radiche, que são resistentes ao frio.

No Sudeste, onde as temperaturas no inverno são mais amenas, porém, com bastante chuva, o ideal é escolher entre pepinos, espinafre, berinjelas ou tomates. Ademais, é sempre importante trocar o tipo de plantação em cada terra, além de oferecer os nutrientes necessários para germinar o plantio.

Guia de como plantar flores e hortaliças no inverno

Website: https://www.sitiopema.com.br/blog/



Previous articleSete métricas de e-mail marketing para acompanhar as campanhas de marketing digital
Next articleH.I.G. Capital anuncia a venda da Bigsal para a Nutreco