Home Cultura Grupontapé volta à estrada com espetáculos e atividades formativas

Grupontapé volta à estrada com espetáculos e atividades formativas

Uberlândia-MG 20/10/2021 – Depois de quase dois anos de isolamento, a Cia. mineira reencontrará o público presencialmente com apresentações teatrais e atividades formativas.

Depois de quase dois anos sem contato presencial com o público devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, coloca o pé na estrada para a primeira circulação, a partir deste mês. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela produtora parceira Balaio do Cerrado, o Grupo levará apresentações da peça Balaio Popular em Ipameri-GO (23/10), São Simão-GO (30/10), Itumbiara-GO (30/10) e atividades formativas em São João del Rei (dias 28 e 29 de novembro).

As apresentações serão realizadas em locais públicos, abertos, em todas as cidades. “Uma ótima oportunidade para levarmos um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua. Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo reencontrar o público”, comenta o diretor de produção da Cia., Rubem dos Reis.
Os horários das apresentações variam em cada município. A primeira apresentação será em Ipameri, na Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade, às 17 horas. Os locais e horários nas outras cidades serão divulgados posteriormente.

O projeto “Grupontapé na estrada” empreendido pela Produtora parceira Balaio do Cerrado, aprovado em 2017 foi responsável pela circulação do Grupo nas cidades de Contagem-MG, Itumbiara-GO, Pirapora-MG, São Bernardo do Campo-SP e Uberlândia antes da pandemia. “Não quisemos transformar em online as ações que faltavam, justamente por acreditar que este dia chegaria e que seria importante este encontro do Grupo com o público das cidades”, destaca o produtor da Balaio do Cerrado, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

“Balaio Popular” é um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio

O projeto “Grupontapé na estrada” tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a empresa Caramuru, que acredita na arte como ferramenta para o desenvolvimento humano.

“Estamos muito felizes de, aos poucos, voltar a nos encontrar com o público. Será uma grata satisfação visitar as cidades e o seu povo, fazer teatro como a gente mais gosta, presencialmente, de pertinho. A nossa expectativa é a melhor possível”, declara a atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Bizinotto.

Serviço:

O quê: Espetáculo Balaio Popular – Projeto Grupontapé na Estrada
Onde e quando: Ipameri-GO (23/10)
Local: Praça João Emídio Carneiro, no centro da cidade
Horário: 17h

Grupontapé volta à estrada com espetáculos e atividades formativas

Website: http://www.mfcomunica.com.br

Previous articleComo as mulheres que gostam de vinhos podem aprender a degustar online
Next articleFiat apresenta o Pulse, SUV que quer se tornar nova referência do segmento