Home Cultura Como desidratar as flores: cuidados em cinco passos

Como desidratar as flores: cuidados em cinco passos

São Paulo, SP 29/3/2021 – O trabalho de decoração com flores secas é amplamente usado. Entretanto, o processo de desidratação delas deve levar cinco etapas em consideração.

Desidratar flores consiste num processo de retirar a água das plantas, mas que conserva sua aparência, cor e formato. Secas, elas podem ser guardadas por tempo indeterminado ou utilizadas na decoração.

Antes de escolher o modo de desidratar flores, é preciso conhecer a necessidade de cada espécie. As rosas, por exemplo, podem ser desidratadas no ar, por serem robustas. Já para as flores que precisam ter suas cores e estruturas protegidas, como as tulipas, as gérberas e os crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. O ideal é que elas não estejam maduras, pois há chances de se despedaçarem ou estarem danificadas, o que fica mais evidente depois da secagem.

É necessário conhecer cinco etapas para esse processo:

1) Primeiro, deve-se retirar toda a folhagem em excesso do caule e cortá-lo no comprimento desejado, sem deixá-lo muito comprido. Para preservar a cor das flores, é preciso evitar a entrada de luz solar no ambiente depois de apará-las.



2) Encontrar um local seco, com sombra e circulação de ar. Suspender as flores de cabeça para baixo com um grampo na ponta inferior da haste, o qual será fixado ao fio. Após duas ou três semanas, verificar se secaram completamente antes de retirá-las. Por fim, remover as flores e finalizar através de pulverização com laquê de cabelos para oferecer uma proteção a mais.

3) Separar uma vasilha própria para micro-ondas e cobrir o fundo com gel de silicone. Organizar as flores no gel, com sua abertura virada para cima e, cuidadosamente, cobrir as mesmas com mais gel para garantir que todas as pétalas sejam envoltas. Ao terminar, colocar a vasilha descoberta dentro do aparelho.

4) Iniciar o processo por 2 minutos e com potência baixa. Conforme o processo, aumentar a potência e o tempo até que as flores estejam secas. Quando isso ocorrer, é necessário cobrir rapidamente a vasilha e retirá-la do micro-ondas. Abrir a tampa em poucos milímetros. Deixar repousar por 24 horas.

5) Passado esse período, limpar as pétalas com cuidado e com o auxílio de uma escova. Feito isso, as flores secas estão prontas.

*Por Giuliana Flores, e-commerce de flores pioneiro no comércio de flores on-line do país.
Como desidratar as flores: cuidados em cinco passos

Website: http://www.giulianaflores.com.br



Previous articleCursos online da área da beleza e estética são a aposta de muitas pessoas durante a Pandemia
Next articlePara o Dia Mundial do Backup (31), Western Digital traz dicas importantes para dados bem armazenados e em segurança