Home Cultura Banda recifense lança música e clipe inspirados no minimalismo

Banda recifense lança música e clipe inspirados no minimalismo

Recife, PE 4/5/2021 – A intenção era trazer uma mensagem de positividade para o ano de 2021, em meio ao contexto de pandemia. E também um chamado ao minimalismoAs colaborações para a criação da canção e do videoclipe da Sargaço Nightclub contaram com integrantes da cena musical de Pernambuco e de outros estados

O minimalismo prega que viver com menos posses pode dar liberdade para se ter uma vida com mais propósito. O termo tem origem em movimentos de arte do século 20, os quais procuravam usar o mínimo de elementos visuais nas criações. Pouco a pouco, a palavra foi sendo transportada para a área social e seu sentido foi tomado como uma contraposição ao consumismo desenfreado, que ainda domina a sociedade. A mais recente pesquisa do Instituto Akatu mostrou que 76% dos cidadãos brasileiros ainda não praticam o consumo consciente.

As pessoas que seguem o minimalismo procuram manter uma postura existencial que estimula o desapego dos bens materiais, a valorização do tempo, maior foco na saúde e em realizações pessoais.

Foi baseado nesse estilo de viver que a banda recifense Sargaço Nightclub buscou inspiração para compor a música “Minimilaze Já!”. “Esses tempos de isolamento nos fizeram refletir sobre a ideia de que não precisamos de muita coisa para sermos felizes. Também aproveitamos para levar uma mensagem de positividade para o ano de 2021, em meio ao contexto de pandemia”, diz Marcelo Rêgo, vocalista e guitarrista.

Para criar a canção, a Sargaço Nightclub desenvolveu um projeto visando aproximar o público do processo de composição do grupo. Surgiu assim o “C’MON – Construção Musical On-line”, iniciativa que se dividiu em duas etapas.



Na primeira, as pessoas se cadastraram em uma ficha de inscrição e sugeriram ideias para a criação de uma nova música.

Na segunda, a banda apresentou o resultado do brainstorm coletivo com o lançamento de “Minimalize Já!”. O single estreou, no dia 27 de abril, nas plataformas digitais. O clipe pode ser visto no canal da banda no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=ZoyiJtB-UAY .

Novos nomes da cena pernambucana

As colaborações contaram com integrantes da nova cena musical local de Pernambuco, como a cantora Carina Mayara e de integrantes das bandas Lady Newton, Conspiração Alienígena e Travadores. Do Sul e Sudeste participaram o gaúcho Carlos Negrito e o poeta Ricardo Guima, de Belo Horizonte. Ele é autor de “A Cor do Desejo”, música gravada por Ney Matogrosso no CD “Beijo Bandido”. O arranjo de “Minimalize Já!” ainda contou com a participação especial do violoncelista Gabriel Conolly, que reside atualmente em Lisboa.

Formada por Marcelo Rêgo e Sofia França, a Sargaço Nightclub lançou seu disco de estreia “Istmo”, em setembro de 2020. O trabalho contou com a colaboração de diversos músicos da cena local e foi gravado no SB Music Studio e no Estúdio Apollo 17. O primeiro single de “Istmo”, batizado de “Hibakusha”, ganhou um clipe com participação especial da atriz Hermila Guedes.

O projeto “C’MON – Construção Musical On-line” e a gravação da música e do clipe de “Minimalize Já!” foram viabilizadas com recurso da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura de Pernambuco por meio de edital da Secretaria de Cultura Pernambuco. Banda recifense lança música e clipe inspirados no minimalismo

Website: https://linktr.ee/SargacoNightclub



Previous articleBIG Festival 2021 começa hoje com mais de 100 jogos para jogar de graça
Next articleMicrosoft estende assinatura do Microsoft 365 para a partir de 1° de maio