Home NOTÍCIAS Entenda o que é um ataque cibernético

Entenda o que é um ataque cibernético

Os furtos assim como a tecnologia também evoluíram e uma nova categoria de crimes foi criada com o passar dos anos

Atualmente a maior parte da população mundial possui acesso à internet, seja por celulares ou computadores, a cada ano que passa a tecnologia vai avançando e torna tudo conectado a esta grande rede de informações desde o seu computador até mesmo a sua geladeira tudo tem acesso às redes.

Os furtos assim como a tecnologia também evoluíram e uma nova categoria de crimes foi criada com o passar dos anos, os crimes cibernéticos. A muita discussão sobre o que é e não é um crime cibernético, mas geralmente eles são crimes que ocorrem através do uso de um computador ou celular.

Assim como todos os crimes eles também são passiveis de multa e prisão, mas mesmo com as punições firmes que existem para estes atos eles continuam ocorrendo. Muitos criminosos utilizam da tecnologia para aplicar golpes e até mesmo clonar cartões!

Como são os crimes cibernéticos?

Existem diversos tipos de crimes cibernéticos, o mais comum é o uso de sites falsos para clonagem de cartão, outro crime cibernético bem comum é o ato de espalhar um vírus para computadores visando estragá-los ou capturar informações.



Os crimes cibernéticos não são utilizados apenas buscando atingir pessoas físicas, eles às vezes são utilizados para invadir computadores de grandes empresas e fazer grandes desvios de verbas ou para roubar ideal que esta empresa estava desenvolvendo.

Estes atos criminosos são mais frequentes do que você imagina, por exemplo: Em março de 2021, cerca de 223 milhões pessoas do Brasil tiveram seus dados expostos à venda na internet, este vazamento de dados em massa foi o segundo que ocorreu no país no mesmo ano.

Este escândalo de vazamento de informações vem acontecendo com muita frequência e necessita de que as grandes empresas e usuários finais tomem mais cuidados quanto a sua segurança nas redes.

Como evitar crimes cibernéticos?

Aposto que após ler sobre estes crimes que você deve estar preocupado sobre como se manter seguro nas redes. Diversos especialistas afirmam que para se manter seguro nas redes a maneira mais eficiente é ficar atento aos sites que acessa, muitos golpistas utilizam de falsos domínios para roubarem dados.

Por exemplo, se o cite que deseja acessar é a amazon.com, fique atento se o nome do site está escrito corretamente, às vezes os golpistas usam de domínios falsos com nomes semelhantes, por exemplo, aazom.com. Para se manter seguro nas redes nada melhor do que prestar atenção a estes detalhes!

Nem sempre os golpistas utilizam de ferramentas tão ousadas, em alguns casos eles utilizam de sites que não participam do protocolo de seguranças de rede o HTTPS. Evitar domínios que não utilizam deste protocolo pode te salvar de boas encrencas.

Em alguns casos é impossível evitar sites que estejam utilizando de outro protocolo, para se em segurança o melhor recurso é utilizar de VPNS para evitar que tenha suas informações vazadas e poder navegar sempre em segurança.

As VPNS são redes privadas que garantem a segurança de seus dados, elas existem exatamente para evitar que dados sejam vazados durante o uso da internet, este recursos já é famoso entre as grandes empresas, e vem se tornando mais popular a cada dia!

Existem diversas VPNS no mercado, as melhores VPNS para você estão disponíveis. Acesse o site e encontre as melhores VPNS que podem manter seus dados e sua navegação na internet segura!

A tarefa de escolher uma VPN é a parte mais difícil de uso, é fácil instalar uma VPN no Windows, você pode consultar o tutorial curto para te auxiliar.

Se manter seguro na internet é evitar de ter problemas por usar seu computador, adotando os métodos de segurança sugeridos no texto é muito improvável que você se torne vítima de algum destes golpes, mas caso já tenha ocorrido um com você não sinta medo, denuncie!

Muitas pessoas são vitimas de cibercrimes e não sabem como devem agir. Se for vítima de algum destes crimes procure uma delegacia próxima e faça um boletim de ocorrência formal para evitar que outras pessoas utilizem os seus dados para os próximos crimes!



Previous articleEmpresa de água mineral e bebidas coloca responsabilidade social em seu DNA
Next articlePhilips anuncia grandes novidades em sua nova linha de áudio